segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Vantagens e Desvantagens de Morar na Flórida



          Para os que me conhecem sabem que eu sou apaixonado pela costa leste dos EUA. Principalmente a área de Nova Iorque (o estado e a cidade), Boston, Connecticut e por aí vai. Aquela área parece até um outro país diferente da Flórida. Muitos perguntam o porque eu moro na Florida. Bem há suas vantagens. Quais seriam então as vantagens e desvantagens de se morar na Flórida? Tudo isso que eu vou dizer é mera opinião pessoal. Obviamente há os que discordam como há os que discordam de qualquer coisa. Portanto não leve este post tão a sério, mas uma mera opinião de quem vive aqui por 10 anos. 

Vantagens

1- Clima.
Pra quem gosta de calor é um prato cheio. É o que não falta na Flórida. Calor, muito calor. Às vezes insuportável para mim e para meus peludos, mas tem gente que simplesmente adora o clima. O sol aparece em 2/3 do ano e as chuvas são rápidas. É muito difícil ter dias inteiro chuvosos ou semanas nubladas como em São Paulo.

112 Fahrenheit é o mesmo que 45 Celsius 


2- Custo de Vida.
Nós aqui na Flórida pagamos o imposto federal mas não pagamos imposto estadual. Isso se deve ao fato de que o estado tem tanta receita do turismo que somos isentos do imposto estadual. Já outros estados pagam-se os impostos estaduais e federais. Não é à toa que muitos idosos, quando se aposentam em estados do Norte, mudam-se para a Flórida. É mais fácil no organismo a ausência de temperaturas negativas e faz bem também ao bolso. O custo geral de vida também é mais baixo que em muitos estados. Para quem não sabe, a Flórida é considerada um estado pobre - acredite. 



3- Praias.
Noventa por cento do estado fica somente a menos de 1 hora de uma praia bonita. Mesmo que você viva no meio do estado. Já parou pra pensar? Quase 80% do estado é banhado pelo mar.

















4- Turismo
Com tanta praia e com tanto sol não é à toa que o turismo seja um mercado fortíssimo na Flórida. Que imagem o Americano tem da Flórida? Basicamente um cartão postal de uma praia ou da Disney com gente falando espanhol. Os parques temáticos também são um ponto crucial no desenvolvimento do estado. Orlando em 2017 se tornou a cidade n. 1 no mundo em número de visitantes. Foram somente 72 milhões na cidade!! Oito vezes a população de Portugal. Com o turismo também há a grande oferta de empregos. O mercado de casas de aluguel está a todo vapor e você pode entrar em contato comigo se quiser adquirir uma casa para férias e locação de temporada. 



Condomínios como o Solara Resort fazem o maior sucesso.
O condomínio vendeu 200 casas em 14 meses!


5- Natureza. 
Esse pode ser uma vantagem como também desvantagem. Vou falar mais disso na segunda parte. Quando eu fui a Las Vegas fiquei impressionado com a ausência de natureza, pássaros, árvores e bichos em geral. Afinal, trata-se do deserto. Quando se volta à Flórida a gente vê quanto verde existe. Com o verde, também vem a qualidade do ar. Desde que mudei para a Flórida, sarei de todas as minhas "ites". Renites, sinuzites e outras doenças que tinha sob o ar poluído de São Paulo. 

Foto do centro de Orlando que eu tirei do Avião

6- Alto número de imigrantes. 
É fácil notar como há imigrantes na Flórida. A todo momento se ouve gente falando uma língua que não entendemos. Por causa disso o Americano que vive aqui é mais habituado e menos preconceituoso com os imigrantes. Em alguns estados é realmente difícil viver se você não for americano branco ou americano negro. Há um racismo e preconceito com todos aqueles que são diferentes. 

7- Língua
Estamos nos EUA mas na Flórida, em algumas cidades, o espanhol é considerado o idioma oficial (Miami, por exemplo). Na verdade a população da Flórida em 2030 será de 50% hispanos. O espanhol é mais fácil de se comunicar para aqueles que não falam o inglês. Há brasileiros vivendo décadas aqui que não falam inglês e se viram muito bem. 

8- Espaço
Há muito espaço na Flórida. Por se tratar de um estado que era originalmente um pântano perigoso e que demorou a ser habitado e desenvolver e criar cidades, os projetos foram melhores do que em outros estados. A Florida começou mesmo a crescer com a invenção e instalação de ar condicionado nas residências no seçulo 10. As ruas são largas, há estradas em excelentes condições, e estacionamento à vontade. Em 10 anos eu acredito que fiz baliza com meu carro no máximo 5 vezes. 











Desvantagens

1- O clima.
Sim, o clima pode ser bom pra alguns mas pra outros é quente demais. Não há, pelo menos para quem mora abaixo da Flórida central uma divisão das 4 estações. Ou é quente ou é frio. Às vezes pegamos uma semana que parece que estamos no Outono, mas na maioria das vezes vai do calor para o frio em poucos dias e fica assim. Até mesmo ontem na TV eu ouvi o repórter dizendo que estamos no Outono, "que na Flórida, significa verão do mesmo jeito" disse ele. O calor pode ser tão brutal e mortífero quanto o frio intenso.
Além disso há as tempestades e furacões. Ficamos 11 anos sem furacões, e nos últimos 2 anos tivemos 2 furacões que passaram por Orlando. Quem vive na costa, é preciso evacuar...quem mora no meio do estado é só mesmo fazer alguns ajustes na casa e esperar a tempestade passar. Minha casa foi construída em 1955. Já passou por dezenas de furacões sem dano algum.
E se alguém gosta de frio, neve, etc a Flórida não tem nada disso. 

Especialmente para quem trabalha na rua, o calor
é
cruel
2- O pólen
A grande quantidade de vegetação também é um problema. No Outono e também na Primavera os índices de pólen chegam a um nível tão alto e é muito prejudicial àqueles que sofrem de alergias. Mesmo que não tem alergia ao pólen tem reações alérgicas. Ou até mesmo quem não era alérgico pode se tornar, como no caso de meu irmão. Os carros ficam cobertos com uma camada verde de pólen. A água da piscina também. Meu irmão descobriu a alergia após nadas na piscina do condomínio e o corpo inteiro ficar cheio de pipocas. Crianças, adultos e cães que são alérgicos têm que ficar dentro de casa quando as autoridades mostram picos na quantidade de pólen no ar. A minha cachorra sofre demais. Muitas crianças não vão a escola. 



3- A Natureza
A natureza também pode ser mortífera. Há sites e blogs que mostram as várias maneiras de se morrer na Flórida vítima da natureza. Jacarés, cobras, ursos, tubarões, guachinins, aranhas e outros como a ameba comedora de cérebro que podem ser encontrados em qualquer lago e até mesmo na praia. Ataques de jacarés, tubarões, ursos e cobras são muito comuns àqueles que se aventuram nos lagos, rios ou mar. E há todos os anos aqueles que morrem devido ingerirem a tal da ameba. Tem que tomar cuidado. Ah! Já ia me esquecendo. A Flórida é a atual campeã "mundial" em vítimas por raios. Quando começa a trovejar quase tudo é interrompido, natação na piscina coberta da academia (pode?), saída ou entrada nas escolas, carregamentos e descarregamentos, etc.

Até mesmo invadem piscinas

Ataques de tubarões são comuns nas prais da Florida


4- Imigrantes
Eu sou imigrante e não deveria estar falando de imigrantes certo? Não, errado. Justamente por eu ser imigrante é que eu posso falar. É legal viver em um lugar tão diversificado como a Flórida, no entanto, a alta quantidade de imigrantes traz alguns problemas que não vemos em outros estados. Geralmente esses imigrantes vêm de países pobres e subdesenvolvidos. Trazem consigo hábitos e costumes que são comuns em seus países mas que o americano não gosta. Observamos isso na maneira em que as pessoas dirigem, infringindo leis, desrespeitando outros motoristas. Observa-se esse comportamento não tão educado também em vários lugares. Supermercados, ruas, festas, bairros, etc. É óbvio que não são todos e que há aqueles que justamente porque não gostam destas coisas, resolveram sair de seus países onde isso é comum. Mas quando se vai a outros estados, principalmente no Norte do país, nota-se uma grande diferença. Até mesmo uma visita a um bairro de imigrantes observa-se um contraste se comparado com bairros predominantemente de americanos.
Faça um teste. Fique uma semana em Boston e depois vá direto a Miami. Parece realmente dois países diferentes. 

Melhor não dizer nada...


5- Pouco ou Nenhum Transporte Público
Se você mudar para a Flórida vai ter que comprar um carro. Mesmo na cidade de Orlando, depender de ônibus é terrível. Uma viagem que se faz em 30 minutos de carro pode durar 3 a 4 horas de ônibus. Na maioria das cidades com menos de 1 milhão de habitantes não existe transporte público. Não existe sequer 1 metrô em nenhuma cidade da Flórida. Por isso em algumas cidades, o trânsito é horrível como Tampa, Miami e outras. 

6- Crime
Pois é...em muitas cidades do Sul da Flórida o índice de crime é maior que em cidades como Nova Iorque. Miami é o maior exemplo disso. Se parece um pouco com o nosso Rio de Janeiro, porém em escala muito menor. Mesmo assim, há gangues, bairros controlados por estas (onde não se pode entrar), assassinatos, roubos, espancamentos, etc. Mesmo em Orlando e região há áreas que não são seguras, mas que se comparadas com o Brasil parece piada. Porém, se comparado com a média do país, muitas vezes estão muito acima. 

           Eu acredito que não haja no mundo inteiro o lugar, a cidade ou o país perfeito. A felicidade é um estado interior. Se alguém pensa que é infeliz porque mora em certo lugar, provavelmente vai ser infeliz em qualquer lugar. No entanto há lugares muito difíceis de se viver, temos que concordar e a vida pode ser realmente um desafio. É um prazer viver na Flórida quando não está muito calor, tem sol, amigos, etc. Mas dá uma vontade às vezes de viver em um lugar onde as 4 estações são bem distintas. Mas eu também nunca vivi em um lugar assim, será que aguentaria o frio? Não sei, mas gostaria de tentar um dia. Por enquanto sigo feliz levando minha vida na Flórida. 







7 comentários:

  1. Hoje em dia 4 estações no tempo devido estão a ficar raras. Mas sempre pode tentar visitar Portugal que tem as 4 estacoes 😁😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Sim ano que vem vou visitar Portugal!

      Excluir
    2. Mas tem muita xenofobia e maus tratos das crianças nas escolas. Portugal está um caos em diversos sentidos… saúde pública um caos.

      Excluir
  2. Renato, nos EUA tem muito preconceito com esquizofrenicos? Quem é esquizofrenico tem poucas opções de imigração, já que Canadá, Austrália e NZ negam por causa do custo excessivo do tratamento da doença, só tendo a opção de casamento. Só é aceito sem casamento na Europa, principalmente na Alemanha. Queria saber se nos EUA esquizofrenicos são mal vistos pela sociedade na questão de empregos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Essa é uma excelente pergunta que eu acredito que somente um advogado de imigração poderia responder. Eu realmente não sei nada sobre o assunto, me desculpe.
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Esquizofrênicas em Portugal sofrem… falta de conhecimento de profissionais. Há profissionais que falam que foi falta de disciplina.

      Excluir
  3. Olá meu nome é Talita meu sonho ir embora do Brasil poder ter a oportunidade de dar uma vida melhor pros meus filhos 🥰

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...