segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Corretor de Imóveis em orlando



         Ser corretor de imóveis em qualquer lugar do planeta não é uma tarefa fácil, mas pode ser muito gratificante. Há pros e contras, como  há em qualquer outra profissão. Há dez anos eu me mudei para os EUA e corretor de imóveis era a última coisa que eu iria pensar em fazer aqui na cidade de Orlando. Eu inicialmente me mudei para os EUA para cursar Arquitetura de Interiores na extinta IADT Orlando e completei o curso de bacharel depois de 4 longos e árduos anos de faculdade. Durante esse período eu fui obrigado a trabalhar em atividades consideradas "mais simples" como limpeza, pintura, motorista e muitas outras coisas mais. Mal sabia eu que tudo isso que eu fiz contribuiria para a profissão de corretor no futuro. 

      Para ser corretor de imóveis nos EUA é preciso possuir documentos americanos. A não ser que a pessoa possua o SSN (Social Security Number) que é o CPF americano, este sequer consegue se matricular no curso para corretores. Não há possibilidade de vir com visto de trabalho pois a profissão de corretor de imóveis não está na lista de profissões que podem aplicar para uma empresa americana fazer a  contratação de um estrangeiro. Somente após passar por um processo de imigração é possível conseguir o SSN e frequentar o curso de duas semanas. Após a conclusão do curso e aprovação do exame é preciso também prestar o exame estadual para corretores que também não é fácil. Estima-se que somente 20% dos candidatos passam no exame pela primeira vez. Eu conheço brasileiros que fizeram a prova 5 vezes até conseguirem passar. É preciso estudar muito o livro de 500 páginas e saber tudo sobre as leis, práticas do mercado para conseguir a aprovação. Eu estudei muito, muitas horas à fio para poder passar na primeira vez. Quem passa no exame da escola recebe um diploma e a possibilidade de prestar o exame estadual. Depois disso há também cursos obrigatórios antes da licença completar 2 anos. Depois o corretor pode frequentar o curso para Brokers que é o responsável pelos corretores e o único que pode abrir uma imobiliária nos EUA. Na semana passada eu completei e passei no segundo exame para manter a licença de Broker que eu tirei no ano passado. 



        Qual seria o perfil de uma pessoa que deseja trabalhar como corretor de imóveis e, vamos dizer, especificamente em Orlando? Em primeiro lugar a pessoa precisa ser comunicativa, simpática, gostar de interagir com pessoas.  Ter flexibilidade de horário e independência financeira. Depois é preciso também ter um conhecimento mínimo da cidade, de construção, plantas, metragem e outros assuntos. Por fim e talvez o mais importante, a pessoa precisa ser honesta e ética. Há várias situações onde existem as "gray areas". Áreas mais obscuras da profissão onde algo não é necessariamente ilegal, mas é éticamente errado, ou pelo menos questionável. 

         Muitas pessoas têm más experiências com corretores e não é para menos. Existe uma nuvem negra sobre a profissão devido a certos indivíduos ávidos de comissão, mas que não têm muita consideração para com o seu cliente. E o governo da Flórida sabe bem disso. Não é à toa que uma pesquisa criminal é feita para cada indivíduo antes deste prestar a prova estadual. Qualquer registro de crimes ou fraudes barra o candidato de adquirir uma licença para trabalhar como corretor nos EUA. 



     O corretor nos EUA precisa possuir também conhecimento teórico de toda a transação. É inacreditável a quantidade de corretores brasileiros na cidade que sequer falam inglês e sequer leram e entendem todas as cláusulas de um contrato de compra e venda e onde estão os perigos tanto para o comprador como para o vendedor. Depois que algo ruim acontece e o cliente perde dinheiro, estes simplesmente desaparecem. Pode até não ser má fé, mas no mínimo, inexperiência. Por isso na hora de escolher um corretor, escolha alguém que tenha experiência e mesmo que não tenha (pois eu também já fui inexperiente), que pelo menos esteja assessorado por gente que tem e que sejam competentes e honestos. 

       Eu fico às vezes indignado quando vejo no Facebook ou Instagram de "colegas" corretores brasileiros, anúncios de certos condomínios que nós, os que lemos o contrato e sabemos de todas as condições da compra, não anunciamos ou sequer levamos clientes nesses locais até mesmo os desencojarando a comprar o imóvel por se tratar de um MAU negócio para o cliente. Eu acredito que a regra áurea se aplica aqui. Se você não compraria, não empurre ao seu cliente, não importa quanto seja a comissão.

                                                     Ética

      O dicionário brasileiro define ética como sendo "conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade". Como eu disse anteriormente, nem tudo é ilegal, mas pode não ser ético e correto. E algumas pessoas quando precisam escolher entre a ética e o cheque da comissão, escolhem a segunda opção. 


        No curso de corretores aprendemos: Temos que fazer tudo o que pudermos pelo bem do nosso cliente. Pelos interesses do nosso cliente acima dos nossos próprios interesses, ou seja, da comissão. Infelizmente nem sempre isso acontece. E hoje é preciso se tomar muito cuidado porque com o advento das redes sociais, essas histórias se espalham rapidamente. 

          A ética também não serve somente para o corretor. Para o cliente também se aplica e em especial os clientes brasileiros precisam ser informados de antemão que, trabalhar com mais de um corretor nos EUA é anti-ético e por quê? Isso se deve ao fato de que, diferentemente do Brasil, nos EUA os imóveis estão disponíveis para aquisição por qualquer corretor. Eles não pertencem à uma imobiliária como no Brasil onde somente os corretores dessa imobiliária é que podem negociá-lo. Aqui, o corretor do vendedor tem a exclusividade da venda, mas para a compra, qualquer corretor licenciado pode representar seu cliente e fazer a oferta no imóvel. Por esse motivo não há necessidade de se trabalhar com diversos corretores pois todos podem auxiliar seu cliente na compra de qualquer imóvel anunciado no sistema do estado, o MLS.




         É frustrante quando atendemos um cliente, mostramos diversas casas ao redor da cidade. Usamos nossos recursos, tempo, combustível, horas pesquisando e agendando visitas para um certo cliente, além de todo tempo gasto em telefonemas, emails, mensagens de whatsapp para depois ficarmos sabendo que o cliente comprou com outro corretor. 

         Assim como no Brasil, só recebemos se a compra ou a venda é efetuada e se o cliente compra com outro corretor, trabalhamos de graça. É por isso que, quando sou contatado por um novo cliente eu sempre pergunto se o mesmo já está trabalhando com outro corretor. Se o cliente diz que sim eu o incentivo a continuar o trabalho com o atual corretor ou, se não estiver contente com o atendimento, comunique ao corretor a mudança e me contate novamente. Isso é o correto a fazer. 



                                         Pros e Contras

          Uma das maiores vantagens de ser corretor na minha opinião é poder fazer seu próprio horário e ter disponibilidade para fazer outras coisas. A remuneração é boa depois que você adquire uma certa experiência e tem muitos clientes. As desvantagens como eu já disse é receber somente se a venda ou a compra se concretizar. Não ter um rendimento fixo e não saber o quanto tempo vai ficar sem receber nenhuma comissão. É preciso ser muito organizado com o tempo, documentos e também com seu dinheiro. Principalmente no mercado imobiliário que é uma montanha russa. 

         Também aqueles que pretendem ingressar na profissão é preciso saber que não se tem horário para trabalhar. Sim, pode-se atender telefonemas às 11hs da noite, domingos e feriados. Nunca um dia é igual ao outro e nunca se está totalmente de folga. As pessoas não tem noção de quanto tempo um corretor de imóveis passa ao telefone e a quantidade de mensagens e emails que recebe, lê e responde. Mesmo assim eu adoro a profissão. A rotina é não ter rotina.



           Todos aqueles anos trabalhando em diversas atividades me deram as ferramentas para não somente poder fazer meu trabalho de maneira eficiente mas também para poder derivar prazer na profissão. Sim é ruim quando um cliente que achamos que é "nosso cliente" compra com outro corretor, mas isso não é a regra e a satisfação de poder ter ajudado o cliente na procura, escolha e aquisição de uma propriedade em Orlando supera em muito essas pequenas vezes em que isso acontece. Trabalhar de motorista e limpadando casas em Orlando e região me deram conhecimento da cidade. Eu sei onde estão os melhores lugares para se viver. O curso de arquitetura de interiores me deu a visão e entendimento da construção americana e o que é preciso tomar cuidado ao adquirir um imóvel seja novo ou de revenda. O curso de Engenharia Civil no Brasil, os anos trabalhados no Banco do Brasil, em consultoria financeira e depois mais anos trabalhados como professor, toda essa experiência foi fundamental para o êxito na carreira de corretor nos EUA. 

          Hoje eu sou muito feliz nessa profissão. Além de trabalhar como corretor (agora Broker), ainda mantenho minha empresa de reformas e decoração a qual, muitas vezes, é usada pelos clientes para trabalhos após a aquisição do imóvel. A alegria estampada no rosto dos clientes não somente na assinatura da compra ou da venda quando também no review de entrega de um trabalho de reforma ou decoração é o que alimenta minha vontade de não só representar, mas também de lutar e se precisar brigar pelos interesses dos meus clientes. E hoje como dono de imobiliária, é um prazer treinar os novos corretores para que também façam um bom trabalho. 

Muitas vezes após a venda o cliente nos contrata também
para a decoração da sua casa de férias e locação de
temporada

          O processo de aquisição ou venda de uma propriedade pode ser frustrante, porém dá muita satisfação uma vez realizado e de maneira correta. O bom corretor pode suavizar o processo, guiar e proteger seu cliente em todos os passos da transação. Se precisar e desejar trabalhar comigo aqui vão meus contatos. Um grande abraço!

Renato Alves
Licensed Real Estate Broker
renato@unorealtygroup.com
Tel/Whatsapp: +1-407-808-1878
Instagram: renato_s_alves e também renatoalves_realtor

Uno Realty Group

Studio R Interior Design Inc
studiorinteriordesign@gmail.com

Tel/whatsapp: +1-407-808-1878

          


5 comentários:

  1. Gostaria que os agentes de Real State aqui em NY tivesse metade do seu profissionalismo, e nao to nem falando dos brasileiros, em geral mesmo. Eu to a dois anos no mercado tentando achar um apartamento e nao sou chata nem doida, mas ja troquei de agente 3 vezes por nao aguentar a falta de interesse deles.

    Aqui as casas tem precinho "camarada" facil de um milhao pra cima, entao a gente que quer apartamento que e mais barato na maioria das vezes e ignorado ou eles falam na cara da gente que a comissao pra casa e tao passando apartamento. E olha que apartamento aqui nem e barato tambem, mas enfim e muito dificil achar pessoas comprometidas com a gente como clientes. E nao vou nem falar de como e lidar com empreiteras pra obra por que da vontade de chorar...

    Muito legal o jeito que voce se preocupa em fazer o melhor para quem contrata seu servico. Profissionais como voce estao em baixa no mercado.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Monique. Aqui acontece a mesma coisa com aluguéis. Não se paga comissão para corretores de inquilinos, somente o corretor do proprietário. Por isso ninguém gosta de fazer. Eu até faço se o cliente me pagar a comissão, mas a maioria depois que você diz que cobra 1/2 aluguel, desistem.
      Será que eles querem que a gente trabalhe de graça?
      Bjs

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...