domingo, 27 de junho de 2010

Continuação - Carteira de habilitação da Flórida

     Lá estava eu quietinho aguentando a falta de educação do povo latino quando ouço o americano-mexicano chamar o meu nome. Meio assim lacucaracha RRRRenatoo!

     Quando olhei, o homem era enorme. Não somente na altura mas também no peso. Mais de 120kg, com certeza! Me identifiquei e ele disse que me seguiria até meu carro. Nos EUA você faz o exame de direção no seu próprio carro. Por isso o carro precisa ter seguro. Sem seguro, sem exame. Sem exame, sem carteira. A menos que você vá com um carro emprestado e que tenha seguro.

     No caminho até o carro, percebi que o homem não desejava andar ao meu lado. Sempre mantinha uma distância de, pelo menos, um metro. Não queria conversa, amizade, sorriso, nada. Heita! Ok! Entramos no carro, imediatamente ele colocou o banco do passageiro o mais afastado possível do painel, assim podia caber sua barriga enorme dentro do carro. Entrei também, posicionei os espelhos, liguei o carro (todas aquelas coisas que a gente não faz geralmente mas tem que fazer na hora do exame hehe).

     Quando toquei no câmbio automático para colocar na posição R (ré) ele já disse bem grosseiro. “Espera aí! Não faça nada!”. “Ai...tá bom” – falei. Imediatamente ele começa a falar uma frase decorada com uma voz meio mecanizada: “Seu exame de direção começará em alguns instantes. Parte do exame será no estacionamento e parte nas ruas. Não ultrapasse a velocidade de 30milhas/hora. Pare em todos os sinais de stop.....blá blá blá...você tem alguma dúvida? Deseja fazer alguma pergunta?”

     “What the hell?” pensei. Não podia me dizer tudo aquilo de um jeito que não parecesse um robô ou que eu estivesse numa “simulação de vôo por computador”? Ok, vamos lá!

     “Dê ré e saia da vaga posicionando o carro para a esquerda” ele disse. “Ok”. Isso é facil. Daí ele foi falando: “Agora vire à esquerda!” Num tom alto mecanizado. “Agora vire à direita!”. “Agora saia do estacionamento!” Oh MY God...tudo bem saímos e nos dirigimos para uma estrada estreita de duas vias, com acostamento de grama, cercada de árvores bem altas. Subitamente ele disse: “Fique à velocidade de 30m/h. Ao meu sinal freie abruptamente! Você tem que parar o carro absolutamente, o mais rápido que puder e sem que os pneus façam nenhum som, ENTENDEU??” “sim entendi! (Ca...ramba heheh)”. “AGORA!!!!!!!”. Pisei o pé no breque e o carro (que é muito bom por sinal) freou bruscamente, mas sem fazer nenhum som com os pneus! Nós dois fomos jogados pra frente e só não demos de cara com o painel e o vidro porque estávamos usando o sinto de segurança. Mesmo assim nossas cabeças foram pra frente e para trás. Fique com uma vontade incrível de dar uma baita gargalhada, mas a frieza da pessoa me dizia que não seria uma boa idéia. Daí ele disse: “Agora, realize um U turn (retorno 180 graus) de três pontos sem deixar que os pneus toquem a grama. Lá fui eu....tammmmmmmm pronto! Tava feito. “Dirija-se novamente ao estacionamento...” Ufahhhh meu exame terminou.

     Mesmo com o ar condicionado a todo vapor eu sentia as gotas de suor escorrendo pelo meu rosto. Ô Xicano, tinha que fazer isso comigo? Saímos do carro e no caminho de volta a mesma coisa, sem conversa, etc. Ah, antes de sair do carro a voz mecanizada me disse: “Você passou no seu exame de direção! Dirija-se ao lobby e aguarde seu nome ser chamado” Yhoooooooooo!

     No Lobby, de volta ao “país da falta de educação”, esperei uns dez minutos para receber uma autorização para dirigir durante um mês enquanto minha carteira de habilitação não chegasse pelo correio. Saí de lá completamente estressado. Em uma hora aproximadamente eu teria que estar na faculdade para aula de Intro to Interior Design que vai das 6 da tarde até às 11 da noite. Essa é a única aula que tenho à noite. Que canseira, que estress. Fui pra faculdade sentindo dor nas costas, no pescoço, nas pernas, na cabeça, em todo lugar....mas fui aliviado que o pesadelo tinha acabado!

     E a carteira de habilitação Tô esperando até hoje! Lembra? Fui lá dia 7 de junho. Hoje já é dia 27. Talvez chegue esta semana. Espero que sim, porque não estou com vontade de dar outra “continuação” pra está história.

     Domingo de sol e calor. E eu aqui terminando o projeto final de Introdução ao Design de Interiores. Ficou muito bom. Demorei umas 10 horas pra cortar e montar tudo. Tivemos que planejar, desenhar, projetar e escolher a mobília e o esquema de cores para um apartamento. Cada aluno recebeu um cliente. Eu caí com a minha amiguinha Gina. Como ela é chata, mas acabou gostando do seu “condo” (Aqui não se fala apartamento. Apartment é só quando se aluga. Quando você é o proprietário, chama-se ‘condo’, que provavelmente vem de ‘condomínio).

No próximo post, confusão e briga na aula de Inglês com o professor carrasco Kevin Giordanno. Não perca...




13 comentários:

  1. Nossa cara,semana passada consegui o visto pra ir pros EUA, ja arrumei o livro de direção com meu tio e agora tenho que estudalo pra tentar passar, o problema é que nao sei nada de ingles kkkk,mas essa sua historia me motivou pacas, estou com mais vontade ainda de tirar a carteira.... voce escreve muito bem... adorei seu blog...

    ResponderExcluir
  2. Renato, voce sabe se eu posso tira carta de motorista com visto de turista? ou eu tenho que ter "green card" mesmo ou pegar visto de estudante...

    ResponderExcluir
  3. O departamento de trânsito só permite habilitação para residentes, trabalhadores temporários e estudantes. Turistas dirigem com a habilitação do país de origem.

    ResponderExcluir
  4. OMG nao imaginava q era tao estressante tirar a carteira lá!!! ai ai ai ja vou me preparando!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post, bem esclarecedor.

    ResponderExcluir
  6. Meeeeeeeeeu Deeeeeeeeeeeeeeeeeeeus do céu, como fico rindo com seus posts!!!! Muito bom meeeeeeeeeeeesmo, parabéns!! Isso faz com que a leitura nao se torne chata.
    Estou adorando ler seu blog e saber da sua trajetoria até aí. Eu estou com vontade enooooooooooooooooorme de ir embora daki e mudar pros Estados Unidos, eh tudo muito mais organizado que aki né!
    Me diz uma coisa, eu ano que vem comecaria a estudar engenharia de computacao aki no Brasil, se eu me formar aqui, e depois quiser ir trabalhar aí, tem possibilidade ou eles complicam muito? digo na parte burocratica e tal. Terei q fazer outra faculdade ai tuuuuuuuuudo de novo, ou nao precisa? muito obrigada e continue com esse blog maravilhoso!
    Ja li todo o blog da Lú e agora comecei a ler o seu POST por POST! :D
    Kath.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kath
      Você só consegue vir trabalhar aqui se uma empresa americana te contratar, o que é muito difícil para um recém formado. Se você conseguir estudar em uma Universidade Pública no Brasil, muitas delas têm convênios com universidades americanas e daí você talvez consiga uma bolsa para mestrado aqui. Após o final do mestrado é provável que uma empresa americana te contrate.
      Outra coisa que é muito difícil é validar o diploma brasileiro aqui.
      Obrigado e abração!

      Excluir
  7. Ah, outra pergunta que achei curioso... quando vc chegou ai, vc nao sabia taaaaaanto de inglés ne? qual seu nivel de ingles ao chegar ai? vc nao entendia muito o q as pessoas falavam?
    a partir de quanto tempo morando ai, que vc realmente estava bom no idioma?
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu inglês era considerado avançado no Brasil. Todos os testes que eu fiz diziam que era avançado, mas quando cheguei, mesmo assim tive dificuldade com a língua por uns 6 meses. Ainda tenho!
      Abração!!

      Excluir
  8. Olá, Renato! Estou pesquisando umas coisas na internet de uma viagem que farei a Orlando, e cai aqui no seu blog, que por sinal é bastante explicativo! Gostaria de tirar uma dúvida com você, o hotel Comfort Inn na Sand Lake, é um bom hotel? Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá, Renato. Tudo bem?
    Meu nome é Cleverson e tenho lido seus artigos, estão me esclarecendo muita coisa. Muito obrigado!
    Olha, estou indo para Orlando com a minha família, esposa e filha, no final de dezembro, dia 24 e pretendemos passar um ano aí.
    Essa questão de habilitação me deixou curioso e talvez você pudesse me ajudar.
    Estamos indo estudar inglês, mas só minha esposa tirou o visto de estudante (I-20), minha filha e eu estamos indo como acompanhantes (nosso visto é o F-2). Nosso projeto inicial é ficarmos 6 meses, mais um mês de férias. Se tudo der certo, talvez ficaremos em Orlando até o final do ano, ou seja, até o natal ou ano novo. Estamos querendo comprar um apartamento e um carro. Já li seu artigo sobre tirar habilitação aí na terra do tio Sam rsrsrrs. Minha dúvida é: Devido o tempo que vamos ficar aí, teremos que tirar a habilitação americana mesmo? Minha esposa tem o visto de estudante e eu não, será que nós dois podemos tirar a habilitação? Quando você foi tirar a sua, o americano pediu seu I-20, eu não tenho esse documento, só a minha esposa.
    Me desculpe pelo testamento rsrsrsrsrs, coisas de quem está completamente perdido rsrsrsrrs
    Muito obrigado e que Deus te abençoe nos seus estudos aí!
    Cleverson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleverson, como eu expliquei só pode dirigir com a carteira brasileira pelo tempo do visto de turista, como vc vem com outro visto, só pode dirigir por 60 dias. Tem que tirar não tem jeito.
      Lá no órgão eles te informam o que vc vai precisar. Provavelmente vai usar o I-20 da esposa
      Abração!

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...