sexta-feira, 18 de junho de 2010

As Primeiras Notícias...

O texto abaixo faz parte do primeiro email que mandei pra meus amigos da escola e parentes. Muita gente pediu pra colocar aqui no Blog, então...

De: Renato Silveiro (rs_alves@hotmail.com)
Enviada: quinta-feira, 7 de janeiro de 2010 16:33:31

Olá meus amigos!
Como vai tudo por aí? “Por aqui” (hahaha) tudo bem...Já estou com saudades...

Cheguei dia 24 de Dezembro, depois do estress do avião. O avião decolou do Brasil sem escalas chegou aqui em Orlando às 5 da tarde. Rapidamente passando pela imigração, mostrei toda a documentação da faculdade e respondi todas as perguntas dos oficiais que estavam um pouco desconfiados pelo fato de eu ter um visto de 4 anos (e quarenta anos de idade :( ). Queriam saber o curso, quem estava pagando, onde eu ia ficar, etc...Foi tudo muito fácil e rápido...Não demorou 5 minutos!

A temperatura estava muito boa, por volta de 18 graus. Já estava escuro embora fosse apenas 5 horas da tarde. Nos dias seguintes o frio chegou pra valer. Hoje por exemplo, a temperatuda fora de casa é 1 grau, mas dentro de casa 24 graus, por causa do aquecimento. Um sol maravilhoso lá fora, mas ao abrir a porta -  choque térmico.

A primeira coisa que desejei ver quando cheguei aqui foi meu carro. O carro que eu achei pela internet e pedi pra meu amigo comprar pra mim. Um toyota Hilux (aqui se chama 4 runner) 1997, 200 mil km. Preço 3,900 dólares - na época da conversão paguei em reais 6.700,00
Fiquei um pouco decepcionado, porque realmente, pelas fotos o carro parecia estar em melhores condições, mas o que a foto não mostra os olhos percebem. Vários amassados, algumas coisas quebradas etc. O motor está ótimo, o a/c funciona bem e o aquecimento também. Pneus excelentes. Bom, o resto eu arrumo depois.

Os americanos respeitam muito as leis de trânsito. Aqui todo mundo dirige como as senhoras de idade no Brasil. Beeeeeeeeem devagar! Voce é obrigado a parar em TODOS os sinais de STOP mesmo que não tenha carro ou pessoas. Existem muitos sinais de STOP numa mesma rua. E se você não parar? Bom, se acontecer alguma coisa...você está em apuros. Interessante....não vi nenhum cachorro ou gato de rua desde que eu cheguei.
No Brasil, as pessoas páram para os carros passarem. Aqui os carros páram para as pessoas. Uma diferença fundamental. Por causa disso, quase tudo muda. A velocidade, a atenção, etc

É bem perigoso! A pessoa abaixa a cabeça e atravessa, nem olha pra você. Se você esquecer.....atropela! E vai pra cadeia imediatamente, mesmo que a pessoa tenha atravessado num lugar que não é de pedestres. Até que se prove que "focinho de porco não é tomada", você fica de molho lá. Se a pessoa morrer então...

Num cruzamento onde todas as vias tem sinal de STOP, sai primeiro quem parou primeiro. Organizadamente sai um, depois outro, etc....é bem impressionante heheheh

Uma coisa que ainda não me acostumei é que, no sinal vermelho, você pode virar à direita. Sempre esqueço e fico parado no sinal até o carro atrás de mim dar uma BIG BUSINADA na minha orelha!!! Tomo um susto e me “dano” pra direita!
Passados os feriados, tudo volta à rotina normal. Alunos de volta às aulas já no dia 4 de janeiro, pessoas indo para o trabalho, etc

E esta semana começaram as minhas aulas. Por dois meses terei aulas de desenho duas vezes por semana. Após o primeiro bimestre minhas aulas serão 3 vezes por semana e terei que cumprir 40 horas de lição de casa e trabalhos. Trabalho remunerado só depois de um ano. Mas daqui uns meses eu posso começar a trabalhar na faculdade e receber algum desconto.

O primeiro dia na faculdade foi bem confuso e estressante. Cheguei na sala de aula, após dar voltas e voltas, subir e descer, perguntar e não entender a resposta, só dizendo uhumm, thank you!! :-) e tentando achar a sala sozinho de novo. A faculdade é um labirinto de laboratórios, classes, bibliotecas, salas multimídeas, salas de games, salas de projeções, salas, salas, salas, escadas,escadas, OH My GOD!!! (OMG)

Finalmente chegando lá, algumas mesas já estavam ocupadas. Aula de desenho com a professora artista talentosa Geri Konstantin http://artontheedgeinc.com/konstantin/index.htm

De cara ela já me perguntou:

Ela:Where are your stuff?? (Onde estão suas coisas? )

Eu: What stuff?? (Que coisas? )

Ela: Your kit???? (Seu Kit)

Eu: Kit? What Kit?

Ela: What's you major? (Qual é o seu(...) ????)

Eu: Major???? (???)

Ela: What are you here for? (para quê você está aqui?)

Eu: Drawing classes (aula de desenho)

Ela: Course you are!! But what's your major? (Claro que é aula de desenho! Mas qual é o seu major???)

Eu: What is major? (o que é major??)

Ela: Don't you know what major is?? (você não sabe o que é major?????)

Eu: Oh, I'm sorry. I'm from Brasil and these new words will take a little time for me to learn (Oh, desculpe, eu venho do Brasil e estas novas palavras vai demorar um pouco pra eu aprender)

Ela: I'm sorry! I didn't know that! So sorry (Me desculpe! Eu não sabia, me desculpe mesmo)

Daí ela me explicou o que era "major" e eu descobri que é meu curso - Interior Designer (Arquitetura de Interiores) e que eu deveria estar com o Kit de desenho. Ninguém me disse nada...aqui também tem desorganização.
Na sala de aula tem alunos de vários cursos. Expliquei que meu "advisor" não compareceu ao encontro que eu tinha com ele e por isso eu estava sem o Kit. A minha sorte é que outras pessoas também estavam sem o kit e descemos todos pra pegar o Kit de desenho. Um saco cheio de coisas, uma prancheta de ITU, quase nem consegui carregar e mais um monte de tralhas, tintas, lápis, pincéis, carvão.... 200.00 dolares :-(

Chegando lá com o kit, ela vem até minha mesa e diz: This is not the right one, you have to go back! (esse não é o correto você tem que voltar lá....)  OMG!!!!
Sobe, desce, vira pra lá, vira pra cá, encontra o Book Store. Pega a fila de novo, explica, pega outro Kit. Parte da confusao é porque as pessoas trabalhando no Book Store são estudantes. Eles falam muito rápido e com um sotaque variado. Nova Iorquino, Texano, etc. Então pra mim soa:

What's hauramointogomrinstuff deingrauong sitroneionsh your &redseffijhytredsaaa you need for hh&&ehelkjhiuwb jahgaygt classes?

What???????????? Quê??????? Entendo algumas palavras soltas na frase.

Finalmente lá....com a droga do KIT!!!!!! Ô Distino! Depois de uma longa introdução ela nos deu nosso primeiro "assigment" (tarefa).
Colocou um banco em cima da mesa com uma tesoura gigante e pediu que desenhássemos o que víamos de nossas posições.

Minha classe tem 18 alunos, 3 porto riquenhos, 1 brasileiro e o resto americanos, a maioria acabou de sair do High school (colegial). Como eu já previa, sou o mais velho da turma, mas também o mais experiente. Nunca havia desenhado assim, um obejto. Só estava acostumado a desenhar plantas e outras coisas. Mas todos na classe já haviam desenhado coisas assim no colegial então parecia que eles estavam mais preparados que eu.
No resultado final meu desenho foi o melhor da classe e a professora me elogiou por estar desenvolvendo um estilo próprio. Após a explicação de técnicas de observação e introdução de linhas, desenhamos o banco de novo. E desenhamos, e desenhamos e desenhamos. Já estava com ânsia de vômito quando finalmente ela nos dispensou. 5 horas desenhando - a mesma coisa!!?. Mas a cada hora, intervalor de 10 minutos. Todos na sala comendo batatinhas fritas, chitos de todos os tipos e refrigerante. E eu com a minha banana, maçã e limonada. Todos olharam pra mim com cara de.....what the hell??? (que inferno é isso???) hahahahhaha Moorrrraaaa comendo porcaria!!



Lição de casa: Visita ao Museu Ringlin ( http://www.ringling.org/ ) escolher uma obra e desenhar. Adorei!!! Vou no final de semana...
Todos aqui tem sido muito amáveis e compreensíveis. Minha rotina tem sido acordar, limpar a casa (parte do combinado aqui com a família – não que eles tenham exigido, mas eu me ofereci), ir pra escola, fazer compras, cozinhar, fazer lição, assitir tv, etc.
Parece que ainda estou de férias, mas logo logo acaba. Vou ter que arrumar um emprego nem que seja na faculdade. Mas ainda tenho um tempo.

Daqui um tempo, quando tiver algo interessante pra escrever o farei com certeza. Coloquei algumas fotos pra que nem tudo fique somente na imaginação.
Um abraço a todos!!
Saudades
Renato

Abaixo, fotos da casa onde estou hospedado


15 comentários:

  1. Muito Show esse post, vc se da bem muito facil na facul hein !! vlw

    ResponderExcluir
  2. Ola, meu nome é Diego Souza e estou no Brasil mesmo. Este é o terceiro post que leio e estou tendo o blog como um livro, e estou gostando muito!
    (Gostei do texto abaixo sobre etiqueta em comentários, rs)

    Obrigado por compartilhar suas experiência com todos nós. abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi , eu só tenho 16 anos e ja to pensando em fazer pós graduação de design de interiores ai nos EUA , msm não sabendo falar nada de inglês rs. Eu gostaria de saber se é dificil arranjar uma casa de familia pra morar ai nos eua , e como você conseguiu contato com eles ? e se não for pedir muito passa a lista de afazeres p/ fazer antes de ir estudar la nos EUA !

    desde ja agradeço. bjs espero sua resposta em !

    ResponderExcluir
  4. Oi meu nome é Laura , moro no Brasil , e só tenho 16 anos mas ja penso em fazer pós graduação nos EUA , mas cada vez que leio seus post's fico cheia de perguntas a fazer rsrs , uma delas é Como é que se consegue uma casa de familia pra morar nos EUA ?? e como saber se é seguro ou não rs ? se não for pedir muito , passa a lista completa de afazeres que devemos fazer antes de ir estudar nos EUA ?

    Por Favor me responda rs . Beijos fcD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura
      Vc precisa ler muitos blogs, muitos textos. Se vc colocar no google "casa de família para estudantes nos eua" já aparece um monte de coisa. Aqui chama-se "host family". Termine a faculdade primeiro, depois pense na pós aqui nos EUA. Até lá tudo o que eu te disser pode ter mudado.
      Abs
      Ps. Leia meus posts no site "brasileiros nos EUA"

      Excluir
  5. Olá Renato, descobri seu blog as 4 da tarde e até agora nao consegui parar de lê-lo... E meti na cabeça que vou ler desde o primeiro post =DD
    Minha dúvida que ficou desse post é a seguinte: essa casa onde você está hospedado é perto da faculdade? Se sim, você usou isso como critério para escolhê-los? Foi difícil achar uma família perto da faculdade?
    Abraços! Obrigada desde já!
    Ana Luíza Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Ana Luíza, eu já conhecia o Robert e a Loiuse. Não é difícil achar, só precisa ter dinheiro porque host family costuma ser caro
      Abração!!

      Excluir
    2. Mais caro que ficar no alojamento da faculdade?
      Ana Luíza Oliveira

      Excluir
  6. Oi Renato
    Resolvi reler seus posts e agora, já tendo conhecido vc pessoalmente, ficou bem mais interessante.
    E vendo as fotos e dizendo "já estive ai!!" rsrsrs
    é outra coisa
    snif....tá dando saudade
    bj
    Leila

    ResponderExcluir
  7. Eai renato. sou novo aqui, to lendo o seu blog ja faz 1 h, é muito bom. mesmo...

    agora me bateu uma duvida. voce foi no fim do ano pra la, e começou a sua aula em jan/10. digamos que vc tivesse o visto negado, voce teria que esperar ate jan/11 pra poder entrar pra facul, ou abre novas "classes" durante o ano

    abs
    fabio

    ResponderExcluir
  8. "What's hauramointogomrinstuff deingrauong sitroneionsh your &redseffijhytredsaaa you need for hh&&ehelkjhiuwb jahgaygt classes? "

    Essa foi boa Renato hahahahha, me identifiquei com minhas primeiras lições de inglês.

    My name is Antoni, 18 (Joinville, Brasil).
    I follow your blog around 2 months. Congratulations!! Very good histories and very good tips too! Hugs.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...