quarta-feira, 14 de julho de 2010

HGTV – Home & Garden TV

Tenho que confessar que eu estou simplesmente viciado em HGTV. A HGTV é um canal de TV a cabo americano. Qualquer pessoa nos EUA sabe o que é HGTV. Os programas são muito populares, já que o americano é doente por decoração, paisagismo e jardinagem. Você já assistiu ao filme Grand Torino? Esse filme mostra como os americanos encaram o lar como uma grande responsabilidade pessoal e comunitária. No filme, o personagem principal, um americano, vê seu antes lindo bairro se transformar com a ocupação de imigrantes asiáticos que não cuidam de suas casas.

Clint Eastwood no filme Gran Torino. Repare na impecabilidade
de sua varanda e a casa ao lado com a pintura descascando...
Infelizmente isso acontece bastante aqui nos EUA. Alguns bairros antes bem charmosos foram sendo ocupados por imigrantes e controlados por gangues. Todos os americanos se mudam e o bairro fica feio, mau cuidado, as casas caindo aos pedacos e o pior, um lugar perigoso.

Cuidar da aparência externa da casa é importantissimo para o americano. Mesmo com a temperatura por volta dos 39 graus, eles estão do lado de fora cuidando do jardim ou cortando a grama.

Veja a casa usada para o filme Gran Torino
É por esse motivo que a HGTV virou uma mania nos EUA e no Canadá. A programação gira em torno de coisas ligadas ao Home and Living. A TV tentou colocar alguns programas alternativos como por exemplo, um em que uma psicóloga ajudaria uma casal com problemas e ao mesmo tempo, reformaria uma parte da casa. Não pegou... Ninguém gostou, inclusive eu. Já tiraram do ar. Os programas que fazem mais sucesso são os ligados a Design, reformas, dicas, DIY (do it yourself – faça você mesmo) comprar e vender casas ou apartamentos. Esse são sucesso garantido. São os que estão no horário nobre. Vou colocar uma lista dos meus programas favoritos.

Divine Design – A canadense Candice Olson é Designer de Interiores e seu programa mostra, na minha opinião, o bom gosto que nunca cai de moda. Seus designs são “timeless”. Nunca fica ultrapassado, não pertence a uma época especifica. Chic de doer! É meu preferido. Já aprendi zilhões de coisas assistindo a esse programa. As transformações são impressionantes e o design é realmente Divine.







Sarah’s House – Outra canadense, Sarah Richardson também é Designer de interiores. Neste programa, Sarah procura, compra e reforma todos os cômodos de uma casa. Sarah é uma pessoa encantadora. Inteligente, bem humorada e sincera. Mostra tudo o que dá de errado numa reforma, mesmo quando o culpado é ela mesma. Ela tem como assistente o Tomy que é uma figura. Na primeira temporada ela compra uma casa pra morar com a própria família. Na segunda temporada ela compra uma farm house (casa de fazenda) e reforma a casa inteira no estilo “country side” também pra sua família.


Infelizmente o programa já acabou. Mas como fez muito sucesso, a TV está reprisando as duas temporadas quase todos os dias. Estou curioso pra saber se ela vai comprar mais uma casa ou se vai mudar a cara do programa.
Alguém filmou um dos episódeos da TV e colocou no Youtube. Só pra ter uma ideia...



House Hunters – House hunters mostra uma pessoa, um casal ou uma família à procura de uma casa ou apto para comprar. No programa, um agente imobiliário mostra três propriedades para a(s) pessoa(s). No final o casal ou a pessoa escolhe um dos três. No House Hunters International, a procura é em outros países. É interessantíssimo porque você pode ver como são as casas e como vivem as pessoas em outros países. O orçamento para a compra da casa pode ser de 50 mil dólares até milhões de dólares. Tem de tudo! Inclusive gente louca...


Meu programa preferido

casal a procura de um imovel


Property Virgins – Uma pessoa à procura do primeiro imóvel pra comprar . A “host” é Sandra Rinomato. O programa é no estilo house hunters mas as pessoas envolvidas nunca compraram um imóvel antes. Por isso o nome “proprietários virgens”. A apresentadora é um doce de pessoa. Muito querida nos EUA e o sucesso do programa (está no horário nobre) se deve muito à sua personalidade.

Sandra Rinomato


Color Splash – David Bromstad é o apresentador. Ele foi o ganhador do primeiro Design Star . No desejo de incorporar cor aos ambientes mas não sabendo como fazê-lo, os proprietários chamam David que muda completamente o visual de um ambiente da casa pegando forte nas cores. Em quase todos os episódeos, os amibientes ficam espetaculares! Dá vontade de sair correndo e comprar uma lata de tinta. Agora David foi pra Miami(sua cidade natal) e o programa chama-se Color Splash Miami. Ficou ainda melhor.

David, um dos mais talentosos designers da HGTV

Design Star – Reality show. Uma competição entre Designers para ter um programa na HGTV. Poucos continuam com o programa depois da primeira temporada. David Bromstad é um dos poucos que tem conseguido ficar no ar já por 4 anos. O show dele, Color Splash Miami, é um sucesso!
     O ganhador da temporada passada, Antonio, comecou com seu show "The Antonio Treatment". Não teve audiencia, pricipalmente por culpa dele mesmo. Durante o Design Star ele se mostrou ser arrogante com outros candidatos. Os americanos não gostam disso e boicotam mesmo!! O show, foi primeiramente colocado no horário nobre, saiu depois de 2 semanas. Começou a ser exibido depois da meia noite. Agora, já tiraram do ar!



     Existem muitos outros shows na HGTV. Procure no Youtube também por Holmes on Homes, Design to Sell, Spice Up Your Kitchen, Income Property (excelente!!) e muitos outros. Eu assisto todos dias! Primeiro porque eu gosto. Passei muitos anos me sentindo culpado quando assistia muita TV e pra quê? As pessoas ficam falando: Você tem que ler, você tem que isso, você tem que aquilo....Quer saber? Eu adoro ficar em casa e assistir TV! Também leio só o que eu gosto,o quanto quero e sou feliz assim. :-)

    Outro motivo pelo qual estou muito ligado no HGTV é porque aprendo muitas coisas que já estão sendo úteis no curso de Arquitetura de Interiores na IADT.

     Se você gosta de arquitetura, reforma, construção e também decoração vá no site da HGTV 
Tem muitas dicas, soluções, fotos de antes e depois, mas obviamente tudo em inglês. Infelizmente do Brasil eu não conseguia assistir “online” aos shows. No site tem um link para você assistir aos shows que passam aqui na TV mas computadores que estão fora dos EUA, Canadá e Japão são bloqueados. Existe uma saída(como pra quase tudo). Eu sei que existe uma maneira de “esconder” seu IP. Assim você pode acessar o site e assistir a qualquer programa online da TV americana. Procure na internet como se faz. Para aqueles que estão acostumados com aquivos “torrent” o Isohunt tem alguns dos episódeos de Design Star.

     Se vier de férias aos EUA, ligue a TV antes de dormir e assista, das 9 até as 11 da noite, o Property Virgins, o House Hunters e House Hunters International.

14 comentários:

  1. Oi renato aqui é o giuliano bandoni
    To adorando seu blog e entro todo dia para saber se você postou algo de novo.
    Espero que esteja adorando morar nos EUA
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Giuliano! Que bom que esta gostando. Vou colocar mais postes sim! To gostando muito daqui.
    Abraco pra vc e seus pais
    Saudades

    ResponderExcluir
  3. Roberta de Aquino Lemes10 de fevereiro de 2011 às 18:36

    Oi Giuliano. Estive por quase 60 dias nos USA, na Carolina do Sul e assisti muito o canal HGTV. Adorei!!! Amo decoração!!!.
    Se vc puder me ajudar, gostaria de saber como posso assistir esse canal aqui no BrasiL? Você sabe?
    Agradeço desde já a sua atenção.

    ResponderExcluir
  4. OI Roberta
    Olha eu tentei de tudo e não consegui assistir do Brasil. Nem o website da HGTV deixa brasileiros assistir HGTV...
    Peça para amigos gravarem episodeos em DVD e manda-los pra vc!
    hehehe
    Abs

    ResponderExcluir
  5. O programa Divine Design passa no Brasil no canal Discovery Home Health pela tv paga. Vários outros programas de decoração também estão disponíveis. Já os programas Property Virgins e House Hunters passam no canal Fox Life. Vale a pena assistir, dicas super interessantes.

    ResponderExcluir
  6. É possível assistir a hgtv.com do Brasil usando algum programa de VPN. Um bom e gratuito pode ser baixado desse site: www.anchorfree.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Design Star tb passa no fox life aqui no Brasil. TambÉm tem ótimos programas no TLC e Glitz , principalmente os de culinária, como Hells kitchen e Masterchef.Os melhores realmente sao os da Candice. Quem nao se apaixona por Design? É impossivel nao se apaixonar pelo belo. Acabei de construir minha primeira casa, já vendi e estou partindo para a segunda. Os programas me ajudaram muito Fiz Odontologia, mas vou recomeçar, quero mesmo Arquitetura. Belas Dicas!

      Excluir
  7. Oiê,

    Salvei seu blog nos meus favoritos. Amo os programas do HGTV, pena que nem todos passem aqui no BR. Temos os já citados anteriormente, mas tenho a curiosidade de ver mais. Gostaria mesmo de assistir os demais programas, devem ser o máximo. Que inveja. Boa sorte. Bye

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sol
      House hunters é meu preferido. Mas agora estou viciado em Love it or List it!!
      ABs

      Excluir
  8. Gostei do blog,cheguei aqui através de uma procura sobre o House Hunters International,é muito bom mesmo,assim como o Property Virgens,a host é realmente muito simpática. E uma boa noticia,a programadora dona do HGTV estreará no Brasil este ano :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Eu adoro house hunters! Principalmente o international. Assisto todos os dias
      ABs!

      Excluir
  9. Renato, adorei ler teus comentários. Por acaso, no momento, estou assistindo a HGTV - que também viciada nela - quando resolvi ver se já havia salvado o site da HGTV e ví teu comentário. Já estava me sentindo mal por estar viciada no canal. Mas é, como vc falou, um aprendizado constante. Amo decoraçao, construçao, reformas, restauraçao, jardinagem, reaproveitamento, novas idéias.. Enfim adoro o canal HGTV. Como venho sempre aos EU, aproveito para assistir todos os dias. Valeu ! Bj, Virgínia.

    ResponderExcluir
  10. Renato ! Bom conhecer vc ! Também sou viciada nos programas da HGTV quando estou nos EU - venho sempre aqui e passo meses. Adoro construçao, reformas, decoraçao, paisagismo, arquitetura, novos materiais, recuperaçao, compra e venda de imóveis, como barganhar, como escolher um imóvel, e encontro tudo isto nos programas da HGTV, além de "viajar" para outros países e conhecer seus habitos, arquiteturas, preços, enfim, o jeito de viver de cada cultura. Aprendo muito. Parabéns a vc. Sucesso sempre e... vou acompanhar teus escritos. Um abraçao, Virginia.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...