segunda-feira, 5 de julho de 2010

O primeiro acidente de trânsito da minha vida - hoje em Orlando

     Sábado, 3 de julho um amigo meu tentava vender um dos seus carros. Dois sujeitos bem apessoados apareceram pra comprar. A pessoa que ia definitivamente comprar o carro pediu para dar uma volta. Ao sair com o carro em alta velocidade, bateu, de frente com outro carro na esquina. Meu amigo, que estava no carro se machucou um pouco. Chamaram a polícia que nem queria fazer a ocorrência. Muita discussão até que enfim outro carro de polícia veio a pedido do meu amigo e fez a ocorrência. O motorista (o cara que ia comprar o carro) estava com a carteira cassada. Resumindo a história, nada aconteceu com o sujeito que saiu ileso. Meu amigo e o outro motorista ficaram com o prejuízo. Que bonita a nossa lei!

     Agora deixe-me contar o que aconteceu hoje. Eu e meu amigo estávamos voltando da IKEA quando paramos no farol. De repente eu ouço o som de pneus e um estrondo enorme. Na fração de segundo que me viro para olhar o que a conteceu...BUMMM a Toyota do meu amigo é atingida. Minha cabeça sente o banco bater com força e meu corpo é atirado pra frente porém, não bate no painel e no vidro porque o cinto de segurança cumpre o seu papel.

     Achei que o carro do meu amigo tinha se espatifado pelo barulho da batida. Para minha surpresa a Hillux não tinha um arranhão sequer. O engate trazeiro perfurou o carro de trás e impediu que as latarias sequer se tocassem. Que alívio! (veja a foto do buraco que o engate da Hillux deixou pára choques do carro de tras)

     Saímos do carro. Três carros envolvidos no acidente. Uma viatura que passava por perto pára imediatamente. Em menos de 5 minutos 7 carros de polícia e em caminhão de bombeiros estacionam. Todos os policiais inclusive os bombeiros, vêm e perguntam como eu estou. Alguns mais de uma vez!

     Quem foi o culpado? Aparentemente o motorista logo atrás de nós que não percebeu que brecávamos e brecou bruscamente. O carro atrás dele bateu no carro dele e em seguida ele bateu em nós.

     Os policiais pegaram a Carteira de habilitação de todos os envolvidos. Vieram até mim e perguntaram:

     -“Sua carteira de habilitação, por favor”.

     - “Mas eu não estava dirigindo”. Respondi.

     -“Mesmo assim, preciso de sua carteira”

     -“Minha carteira é do Brasil, a minha carteira da Flórida ainda não chegou” falei para o guarda. :-(

     - “Não tem problema, é só por motivo de identificação dos envolvidos”.

     Tinha me esquecido que aqui nos EUA o documento de identificação é a Carteira de habilitação.

     Ao perguntar para o motorista logo atrás de nós sobre sua carteira de motorista “Do you have a valid Florida drive license?”(você tem uma carteira de motorista válida para a Flórida?), o motorista disse “Sim”. Mas ele não tinha. Ele tinha uma carteira de motorista cassada em Ohio e estava tentando recuperá-la. Conclusão, algemaram o fulano e ele foi pra cadeia.

     Claro que não vai ficar lá por muito tempo. Se ele pagar a multa por estar dirigindo sem carteira e tiver seguro que cubra o prejuízo dos carros envolvidos pode sair no mesmo dia(eu não sabia disso!!). Depois vai ter que responder em juízo por estar dirigindo sem carteira, e agora com o acidente vai ser mais difícil de recuperá-la.
    
     Parece que quando se faz algo de errado aqui nos EUA a coisa pega. A lei existe e é severa se você fizer algo errado ou prejudicar outras pessoas. Talvez por isso as pessoas têm muito medo de acidentes por aqui. E não é pra menos.

     Espero que este seja o primeiro e último acidente da minha vida. Ninguém machucado, só foi mesmo o susto! Vai ser fácil de lembrar. Aos 40 anos, um dia depois do feriado de 4 de Julho. O Independence Day dos Americanos! O Feriado foi ontem, mas para comemorar ninguém trabalha ou estuda hoje.

     Nem vou fazer nenhum comentário ou comparação com o que aconteceu com meu pai no Brasil. Vou deixar que você, que está lendo, faça isso...

Feliz 4 de Julho!

























14 comentários:

  1. Seu pai ficou com o prejuízo dele caso tenha havido, o outro motorista correu e a policia não pareceu :P

    ResponderExcluir
  2. Renato, excelente tópico... o engate é liberado nos Estados Unidos? E pelo que percebí, é um engate diferente dos que tem no Brasil. Pergunto isso porque o engate virou uma praga aquí no Brasil, e como se sabe, o penduricalho aumenta muito os prejuízos de uma simples batidinha, pois elimina a função do para-choques (que é feito justamente prá isso, amortecer pequenos choques).
    Um abraço, Ralebr.

    ResponderExcluir
  3. Sim aqui é liberado
    É um pouco diferente sim, não tem a esfera de aço. no Brasil o pessoal acha bonito o engate e poe também pra evitar que pessoas risquem seus parachoques ao estacionar...
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Legal... eu tenho 45 anos, solteiro, mas estou desgostoso com o rumo que o Brasil está tomando, e também estou pensando em morar aí legalmente. Vc não se sente sozinho aí? Seria legal casar com uma americana, eu mesmo pensei nessa hipótese... quer dizer, acho que deve ser difícil um latino ter uma afinidade logo de cara com uma americana, mas de repente... Vc acha que vale a pena comprar um apartamento (ou condom... rs...) aí? E seria fácil? Soube que está com preços baixos.
    Estou lendo seu blog inteiro, muito bom, muito obrigado pelas dicas!
    Abs, Ralebr.

    ResponderExcluir
  5. Ralebr
    Depois de um tempo faz-se amizades, sai com pessoas e muitas americanas AMAM brasileiros. É facil comprar um imóvel sim e com os preços caindo ainda mais é um bom investimento porque em 10 anos os preços vão dobrar pelo menos...
    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Olá Renato, olha eu novamente aqui. Desta vez eu tenho uma dúvida para a qual eu já pesquisei no seu blog e o mais próximo que achei foi este seu post, por sinal, muito interessante.
    No caso de um acidente na Flórida, mais precisamente em Orlando para onde estou indo em julho passar alguns dias de férias com a família (ok, não sou louco...rsrs, é que só posso ir em época de férias e aqui em casa ninguém gosta do frio, que ai faz em janeiro, assim só sobra o 'tranquilo' mês julho), como devemos proceder no caso de um acidente de trânsito? Neste que você citou, a polícia estava passando e parou, será que é sempre assim? Caso contrário, eu tenho que ligar para algum lugar? Para a locadora ou para polícia (911)? Preciso ligar para polícia mesmo que o acidente não tenha vítimas? Nestes casos é muito complicado não ser fluente em inglês?
    Não sei se sou eu que sou muito preocupado ou pessimista, pois tenho amigos que nem falar português direito falam, mas sempre se aventuram em alugar carros em viagens pelos Estados Unidos e nunca tiveram esse tipo de problema. Mas como eu disse no post do abastecimento, gosto de me precaver porque aquela lei de Murphy insiste em me perseguir.
    Agradeço novamente desde já a sua atenção e um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto
      Se o acidente parece ter prejuízo maior que 500 dólares deve se ligar para a polícia. As pessoas ligam para a polícia aqui se for algo que irão acionar o seguro. Uma raspadinha ou um amassadinho não vale a pena. Você liga 911 e depois liga para a locadora. Eles resolvem tudo. O B.O. é feito dentro do carro de polícia e entregue a você. Vc pega o carro e volta para a locadora. Se o carro não andar, espera a locadora mandar o guincho. Por isso é essencial fazer um bom seguro ok?
      Não se preocupe com ingles, o básico dá pra se virar.
      Respondido?
      Abs

      Excluir
    2. Olá Renato, mais uma vez, agradeço as suas explicações. Ajudaram bastante nas minhas dúvidas. Quanto ao seguro, estou cotando o aluguel de carro com os seguros chamados CDW e EP, que, segundo as agências que consultei, me dariam uma boa cobertura no caso de qualquer acidente. Na verdade, estou acreditando nelas. Pela sua experiência, você acha que se faz necessário algum outro tipo de seguro?
      Abraços,

      Excluir
    3. Alberto
      Acho que é isso mesmo. Um bom seguro saúde também definitivamente é bom.
      Abs!

      Excluir
  7. Oi Renato, desculpe ser chato e estar prolongando o assunto, pois sei que você é muito demandado (sem contar as suas obrigações do dia a dia). Mas com relação ao seguro saúde, nunca deixei de viajar sem, só que reparei que de uns tempos para cá estão chovendo reclamações na Internet contra esses seguros. Chega a assustar. Na verdade, muita gente que viajava nem contratava e os poucos que contratavam, quase nunca utilizavam (como eu). Com 'boom' de viagens de brasileiros ao exterior nos últimos 3 anos, houve um aumento significativo na comercialização desses produtos e ai começaram a aparecer o problemas com as empresas picaretas que vendiam seguro saúde internacional. Difícil acreditar que existam empresas sérias nesse segmento, pelo menos as que estão comercializando seguros no Brasil.
    Lendo alguns dos comentários aqui postados, você tocou num assunto interessante que é o fato de alguns brasileiros quererem sempre levar vantagem em tudo. Acredito que isso não seja só com alguns brasileiros, mas também com algumas empresas que estão no Brasil e que se apegam em qualquer brechinha contratual para fugirem de suas obrigações. E nossa lenta (in)justiça é um prato cheio em favor deles.
    Um abraço e grato novamente pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto
      Deixa eu te contar uma história, aliás, duas. Uma amiga minha fez um seguro baratinho de 10 mil dólares. O cunhado teve um ataque cardíaco e precisou colocar uma ponte de safena em um hospital de Orlando. A conta ficou em 80 mil dólares e o seguro deles era só de 10 mil. Agora ele está com a conta para pagar e a cobrança no pé dele.
      Outra amiga fez seguro bom e o filho quebrou o braço na Disney. O socorro, ambulância e a cirugia ficaram 15 mil e o seguro pagou absolutamente tudo, até mesmo os gastos com taxi que a família teve.
      Então amigo, previna-se
      Abs

      Excluir
  8. Oi Renato, sei que não pega bem fazer propaganda, principalmente de graça, mas precisamos da informação de qual seria essa empresa de seguro saúde da sua amiga. Sei dos riscos de que o que pode ter sido bom para sua amiga, pode não ter sido ou não será bom para outra pessoa, mas os exemplos positivos precisam ser divulgados mais frequentemente. Hoje, com os sites de reclamação na Internet ficamos sabendo só dos casos negativos. E não são poucos os que envolvem seguros saúde de viagem.
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de mandar um email pra ela, vamos esperar a resposta ok?
      abs

      Excluir
  9. Ok, mais uma vez grato pela ajuda.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...