segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Você e suas paredes brancas…


Desperate Housewives - paredes azuis
da casa da Lynette.
Foi a crítica que eu ouvi o Robert dizer a sua mãe. Embutidos nessas palavras estavam a "falta de imaginação" e o "mau gosto". Logicamente que era a opinião dele. Já vi ambientes contemporâneos muito bonitos e inteiramente brancos.
Porém, assistindo séries da TV Americana nota-se que as casas dos americanos sempre são bem coloridas. Dificilmente se encontra na TV, ou mesmo visitando a casa de americanos, por exemplo, paredes brancas. Os americanos chamam as paredes brancas de “nuas” que precisam de “uma roupa”, ou seja, a cor.

Enquanto os ingleses pegam pesado nas cores em ambientes pequenos, talvez devido ao frio ou ao fato de o céu estar quase sempre nublado (esse é um comentário da minha prima Maria Elvira que morou na Inglaterra), os americanos sabem dar um toque de cor em ambientes maiores. Já que meu desejo é ser um Designer de Interiores aqui nos EUA, preciso aprender bem a lidar com as cores, visto que esse é um segmento forte por aqui. Cor é praticamente 80% do design. Errou a cor, nada fica bom. Por isso aqui deixarei algumas dicas.
Verde e vermelho são cores complementares -
em lados opostos do circulo das cores.
(Color Scheme - can't fail)
No curso de Design de Interiores que estou matriculado atualmente estuda-se muito a cor. Aspectos que talvez nós nem imaginássemos que existissem e que vai muito além das influências psicológicas que cada cor pode inferir. Além das sensações que as cores podem proporcionar em um ambiente, existem inúmeras outros detalhes que um Designer precisa estar atento na hora de escolher a paleta de cores de um ambiente, de uma casa inteira ou mesmo da fachada. Não é dom nem questao de bom ou mau gosto e sim, um estudo. Não vou entrar em considerações extensas mas, darei um pequeno exemplo. Se você estiver decorando uma sala, precisa levar em conta as cores que vêm das janelas. Estas podem ser o verde do jardim, o cinza do asfalto ou do mar de prédios, o branco de um muro lateral ou até mesmo a paisagem do deserto.

Vários fatores influenciam na escolha da paleta e isso muda de pessoa para pessoa. Um bom lugar para se começar é o próprio guarda roupas. Algumas pessoas que nunca usariam amarelo decidem pintar uma parede ou escolher acessórios amarelos e depois de instalados descobre que não gosta nada do visual.


Antes de escolher as cores que deseja colocar no ambiente descubra primeiro qual é o seu estilo. Neutro, romântico, pacífio, moderno, frio, quente, etc...Isso você pode conseguir com um exercício simples. Pegue qualquer revista e comece a recortar imagens que acha atraente. Pode ser de qualquer coisa, paisagens, ambientes decorados, roupas, etc. Olhando depois bem de perto para esses recortes você perceberá quais são as cores que gosta. Recorte pedaços destas cores e comece, em um papel, a colocá-las todas juntas para perceber se é agradável para os olhos a combinação entre elas. Não esqueça de acrescentar ao leque as cores dos moveis já existentes no ambiente.
 
Mono tom (Color Scheme - can't fail)
O estudo da paleta de cores para um ambiente é bem complexo. O livro que tenho aqui e que estudei na faculdade tem dedicado um capítulo inteiro de 75 páginas de letras miúdas sobre o assunto. Não colocarei o conteúdo dele aqui. Mas vou deixar algumas dicas para aqueles que desejam mudar o visual da sua casa.

No site da HGVT encontrei dicas de um especialista que talvez possa te ajudar. São oito passos interessantes:

1- Escolha a paleta de cores proveniente do que você tem de maior no ambiente. Por exemplo, um tapete, um quadro, etc.

O tapete foi a inspiração para a paleta de cores
2- Comece pelas áreas mais formais da casa como a sala, sala de jantar ou corredor de entrada.

3- Decore com cores começando de baixo para cima. A natureza mostra o padrão aqui. Geralmente o solo é mais escuro, depois a paisagem mais clara até o céu que é mais claro ainda. Não é uma regra, mas você não corre o risco de sair muito errado. 


Do escuro para o claro - de baixo para cima
 (Color Scheme - can't fail)

4- Estude as cores das suas roupas.

5- Use as cores da roda das cores. Por exemplo, cores análogas (que estão lado a lado no círculo das cores) dão mais a sensação de “relax”.
6- Use a regra 60-30-10. 60% da cor dominante neutra. 30% da cor secundária um pouco mais forte e 10% da cor mais vibrante.

7- Trabalhe junto com a arquitetura do ambiente. Não pinte ambientes pequenos para parecerem maiores, use cores para torná-lo aconchegante.


Color Scheme - can't fail
8- Siga o seu estilo. Se você não usa roupas vermelhas ou laranjas, não as use em sua casa.


Outro modo bem simples, para aqueles que têm medo de errar, é o de copiar a paleta de cores de ambientes já desenhados. Eu comprei um livro na Amazon.com que gosto muito. Chama-se “Color Scheme - cain’t fail” Esquema de cores – sem erro (fica melhor do que a tradução literal). Ambientes de todos os gostos são mostrados no livro. Escrevi para a editora pedindo autorização para colocar as fotos do livro aqui. Eles gentilmente autorizaram desde que eu coloque os devidos créditos.

Algo interessante que ajuda na escolha da cor para o ambiente estudar o "color scheme" - os esquemas de cores. São 5 os principais esquemas de cores:
- Monocromático
- Análogo
- Complementar
- Tríade
- Tetrad (arranjo de quatro)

Vejamos um exemplo de ambiente para cada esquema de cores acima. Veja qual prefere.

- Monocromático - Vários tons de uma só cor. O mais popular por ser o mais seguro de todos, difícil errar.
foto sem direitos autorais de www.mybrainstorm.com
- Análogo - Sequência de 3 cores adjacentes (uma ao lado da outra) no círculo das cores

creditos
- Complementar - Cores diretamente opostas no círculo das cores.



credito
O Robert não queria mudar as cores das pareces então trabalhei aqui com o desejo
do "cliente" usando cores complementares.

- Tríade - Cores que juntas formam um triângulo no círculo das cores
Veja que pode usar qualquer tom


creditos
- Tetrad - Arranjo de quatro cores no circulo das cores. O mais difícil de fazer e o mais difícil de encontrar exemplos na internet.



creditos
Algumas fotos do livro Color Scheme - can't fail:

Color Scheme - can't fail

Dinamico! Tem gente que gosta...
(Color Scheme - can't fail)
Acrescentar cor a um ambiente pode parecer uma tarefa difícil e frustrante. Eu mesmo, antes de estudar, tentei muitas vezes em minha casa e em algumas delas, tive que pintar tudo novamente. Mas seguindo algumas dicas e pesquisando bastante sobre o assunto qualquer um pode ter, na sua casa, um ambiente que parece ter saído de um livro como este.


Esse parágrafo final ficou de matar - parece extraído de uma revista de "Faça fácil"

Que tal esse?

Sempre gostei de cores nos ambientes, tentei várias vezes e deu tudo errado. Pensava por meses que cor colocar nas paredes. Vinha feliz do Leroy com minhas latas de tintas. Pintava e depois odiava, pintava tudo de novo e dava tudo errado novamente. Sentia uma frustação enorme. Minha impressão era que somente pessoas talentosas e com excelente bom gosto conseguiam usar as cores de maneira correta. Que nada! "bullshit"! Tudo uma questão de estudo! Hoje eu sei disso e aqui na casa já coloquei várias vezes em prática e todos adoraram! Agora são eles que acham que eu sou "talentoso" :-)

17 comentários:

  1. Cara, para um daltônico como eu esse post foi meio cruel! uhauhauhauha mas ainda sim sou designer gráfico e sei bem do valor do conteúdo desse post!
    Valeu mesmo pela dica do Ocioso, já estou usando!
    Vou continuar curtindo teu trabalho, vou voltar sempre que puder! Qualquer coisa é só entrar em contato!
    Abraços e paz!
    Michel
    www.rodandopelomundo.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Michel pela visita e elogios. Eu, assim como voce, tento compartilhar no que posso essa experiencia. Alem de tudo ficar registrado como se fosse um diario (para eu rever no futuro), outras pessoas se beneficiam inclusive dos erros que cometemos nao eh mesmo?
    Sucesso pra vc tambem la do roandopelomundo. Muito bons seus posts! As fotos das maldivas ficaram fantasticas
    Parabens!
    Abracao

    ResponderExcluir
  3. oláá! eu tbm esto design de interiores (mas no Brasil) e gostei muito do seu post. Explicou super bem e a dica do livro foi ótima! vou passar mais vezes por aqui ;)

    ResponderExcluir
  4. Re socorro, preciso do seu talento pra escolher as cores lá de casa, tá dificiiiiiii, fiin....

    ResponderExcluir
  5. Oi Renato, obrigada pela sua visita lá no coisa de casada! A cozinha é realmente sensacional, babo por ela! Vou ficar te devendo de onde ela é! Volte sempre ao meu blog e se quiser me siga! Já to seguindo o seu pq vi que aqui encontrarei muita inspiração pra blogar! Muita idéia boa aqui! =)

    Sucesso por aí! Bj

    Karol
    coisadecasada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Renato, obrigada pelo seu esclarecimento ,sou cabelereira e para colorir os cabelos eu preciso de um pouco de entendimento sobre colorimetria noção de misturas de cores e saber o resultado das misturas de cor,gosto do mundo das cores tanto que sempre estou pesquisando sobre cores,legal mesmo o seus ensinamento obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, Renatinho!Ainda preciso refletir sobre essas coisas todas...mas é um ótimo ponto de partida!

    Ai, como você escreve gostooooosooooo!

    Beijos cheios de saudade!

    ResponderExcluir
  8. É muita ciência para deixar uma casinha bonita. Mas sabe qual a minha dúvida? Como combinar a cor dos móveis com a cor do carpete ou dos diferentes tons do hardwood floor. Você teria alguma dica?
    Tou adorando seu blog :)

    ResponderExcluir
  9. Esse eh um dos mais dificeis Lorna porque geralmente ja se tem os moveis e a casa ja vem com os hardwood floors nao eh mesmo? Uma sugestao para "abrandar" a diferenca entre eles (no caso de nao combinarem) seria um tapete neutro. pode-se colocar tapete mesmo sobre carpete, fica bonito.
    O tapete tambem pode te inspirar na compra dos acessorios!
    Obrigado! Eu li uns 20 posts do seu blog tambem!|Abs

    ResponderExcluir
  10. Cara primeiramente estou aqui para te agradecer por tantas informações que você coloca a disposição de todos com tanta boa vontade , achei seu blog por um acaso fuçando na net e já virei muito fã !!
    Eu gostaria de que você visse umas fotos da minha casa e desse uma avaliada ela é toda verde kkkkkk !!gostaria de fazer uma surpresa para a minha mãe !!hehehe !!
    Muito obrigado por compartilhar tantas coisas gosto muito de saber como funcionam as coisas foras do Brasil , principalmente as coisas mais simples como tirar carteira de motorista até ingredientes para um Kibe heheheh !!

    ResponderExcluir
  11. Oi Leonardo!
    Obrigado pela visita e elogios!
    Posso sim olhar sua casa e te dar algumas dicas com todo prazer. Aproveita que eu ainda sou estudante porque depois... $$$$$$$ :-)
    Mande-as para meu email e me diga o que pretende fazer ok?
    Abs

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post, muito interessante as combinações de cores. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Ótimo post Renato.
    Só fiquei impressionado quando você fala pra não usar as cores no intuito de ampliar o ambiente, e sim deixa-lo aconchegante, ótimo.
    Não sei se é verdadeiro, mas pelo que vejo as casa nos EUA são mansões se comparadas aos apertamentos aqui no brasil que chegam a míseros 42m2 e cada dia ficam menores. Aí não tem jeito de os designers não usarem técnicas diversas para darem a sensação de amplitude aos ambientes, seja com cores ou outros matérias.Pra você ter uma ideia, o que eu mais vendo em minha vidraçaria é espelho, chego a revestir paredes inteiras do living e jantar.
    Os americanos usam muitos espelhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita sala de jantar com espelhos Joilson. Mas acho que foi uma tendência dos anos 90-2000 porque agora ninguém mais quer.
      Abs!!

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...