domingo, 6 de fevereiro de 2011

“Você é Bom, Mau ou Feio?”

Resposta ao artigo “Você é bom, mau ou feio?” publicado no estadão.com.br


Como de costume, pela manhã, conecto-me no twitter e passo a ler os pequenos posts que são colocados no ar por aqueles que eu sigo nessa rede. Tenho interesse pessoal pelos pequenos posts colocados por jornais, assim fico sabendo o que acontece pelo mundo e hoje, me deparei com o texto do Sr. JOSÉ DE SOUZA MARTINS, PROFESSOR EMÉRITO DA USP, AUTOR DE A SOCIABILIDADE DO HOMEM SIMPLES (o maiúsculo foi colocado pelo jornal).

No artigo citado no título, o professor emérito, expõe o que chama de critério de avaliação “cruel e debochado” na concessão de vistos para os EUA. Gostaria muito que o Estadão tivesse a opção de comentários por parte de leitores assim, eu poderia ter deixado minha opinião a respeito do que foi exposto. Como não há essa opção no site, uso meu espaço aqui, onde posso dizer o que bem entendo.

O texto, a meu ver, deveria ser no mínimo, rotulado como hipócrita. Os dicionários definem a palavra hipocrisia como sendo “fingimento de bondade de idéias ou de opiniões apreciáveis”. Outra fonte explica o termo como “manifestação de fingidas virtudes, sentimentos bons, devoção religiosa, compaixão etc.; fingimento, falsidade”. Na língua daqueles que não são eméritos em coisa alguma poderia ser “falar mal de alguém ou algo sendo que a pessoa, às ocultas ou não, faz a mesma coisa”. E porque chamo eu o artigo, de hipócrita? Basta olharmos de perto para a própria sociedade brasileira ou mesmo para a nossa família. Primeiramente vamos olhar de perto o artigo do senhor José de Souza Martins.

No texto ele chama de cruel e debochado o critério usado para a concessão de vistos no consulado americano. Segundo documentos revelados pelo Wikileaks, o critério tem seu nome baseado no filme “The Good, The Bad and The Ugly” de Clint Eastwood. Apesar de se tratar de uma classificação para uso interno, segundo o texto, o consulado classificaria as pessoas em “bons”, aqueles que não vão aos EUA com intenções de viver ilegalmente, “maus”, aqueles que têm intenções de viver ilegalmente no país e, por último, os “feios” que seriam os descuidados, pobres e desesperados. Segundo o texto, aos “maus e feios” é negada a permissão de entrada nos EUA. E o texto segue explicando como o americano precisa do mau e do feio, visto que se recusa a trabalhar em serviços que, no Brasil, consideramos “trabalho de pobre”. E porque, digo eu, que o artigo é hipócrita?



Em primeiro lugar, todos nós fazemos isso. Eu não culpo os americanos por não desejarem ter em seu país, os “maus” e, principalmente os “feios”. Os EUA já têm sua cota de maus e feios, sejam eles naturais ou “importados” de terras como o Brasil e outros países menos favorecidos. Não fazemos a mesmíssima coisa no Brasil? Não é a mesma coisa que o paulista faz com os nordestinos? No texto o Sr José diz que sem os “maus e feios” o americano não teria empregada doméstica barata. Faça-me um favor! Vindo de alguém que trabalha em uma universidade pública (USP) que fecha as portas para os “feios” e onde ricos estudam de graça?? Santa hipocrisia Batman! Estou cansado desses socialistas de "carteirinha e cartão de crédito", que dirigem carros importados e residem em apartamentos nos Jardins ou condomínios fechados onde ao "feio" a entrada é barrada!
Qualquer um que aqui vive sabe, que empregada doméstica não existe na classe média como existe no Brasil. Atire a primeira pedra quem nunca teve uma empregada doméstica nordestina, filha ou neta de nordestinos. Atire a primeira pedra quem não pagou um salário mínimo de menos de 500 reais para uma empregada trabalhar 8 horas por dia, cinco ou seis dias por semana. Ou será que o Sr José paga um salário digno de 1.500 reais para sua empregada? Ou será que ele ou talvez sua esposa, fazem todo o trabalho da casa inclusive, limpar uma privada, coisa que ele bem disse que brasileiro “bom e mau” se nega a fazer. Quem de nós não classifica, da mesma maneira, as companhias de seus filhos? Que rico no Brasil deixa seu filho andar com o “feio”? Fique sabendo também Sr José, que empregada barata existe no Brasil e não nos EUA. Empregada barata é uma espécie extinta por aqui. Há 50 anos não se observa um exemplar. Empregada aqui ganha por hora e tem carro automático, casa com ar condicionado e veste Gap e Zara.


Quem somos nós para criticar o critério de países na seleção dos indivíduos que estes permitem ou não a entrada. Veja o que brasileiros “feios” têm feito aqui nos EUA, em Portugal e em outros países. Se quiser ter uma idéia, leia este artigo que meu amigo Glauco, publicou em seu blog Toth a respeito da vergonha que certos brasileiros fazem todo o resto passar. Ou leia o meu artigo sobre preconceito contra brasileiros aqui.

Em uma parte do texto é dito a respeito dos “maus...que para lá vão para se tornarem novos ilegais, vão para ficar. Não diz o cônsul, que vão para trabalhar em serviços que os próprios americanos recusam.” Pois bem, vivendo aqui vou contar o que tenho observado. Outro dia, no supermercado, fui atendido, no caixa por uma senhora, de mais ou menos uns 50 anos. Eu era seu último cliente, visto que seu turno já tinha terminado. Reparei que todos os caixas e empacotadores eram pessoas de mais de 50 anos. Igualzinho ao Brasil! No estacionamento, fiquei abismado (pois ainda tenho resquícios da sociedade brasileira na minha mente) quando vi a senhora tirar seu uniforme e entrar em uma BMW. Não ficaria admirado se descobrisse que esta, mora também em uma casa com piscina. Diga-me, quem no Brasil, que possua uma BMW, more em uma casa com piscina, se disporia a trabalhar de caixa no Barateiro? Também vi senhoras de mais de 60 anos dirigindo ônibus e trabalhando em diversas funções que “brasileiros” da classe do Sr José se recusariam a trabalhar. Isso não é defeito do “americano”. Isso também fazemos nós brasileiros e é hipocrisia dizer que não.

Pode ser sim que o critério usado pelo consulado seja esse mesmo embora, a verdade, talvez ninguém saiba. Em vez de taxarmos os americanos de “bandidos”, os brasileiros deviam pensar nos por quês de milhares e milhares de brasileiros que desejam sair do Brasil para ir a um país onde, por pior que seja, ainda oferece alguma qualidade de vida e oportunidades que, no Brasil, seria muito difícil o “mau”e o “feio” conseguir. Deveriam pensar também que, se o Brasil fosse rico, tivesse uma sociedade mais justa, impostos justos e mais oportunidades, como este trataria o “mau” e o “feio” que viriam de outros países. Talvez da mesma maneira como todos nós, em pequena escala, na vida doméstica ou não, tratamos os “feios”. Lembro-me das palavras da minha mãe que dizia, quando eu ainda era pequeno, que “o mundo seria diferente se todos nós tivéssemos um espelho retrovisor onde pudéssemos olhar nossa própria bunda suja.”

28 comentários:

  1. Assunto delicado esse...bom, tenho muito respeito pelos americanos, sei que muitos não gostam de imigrantes, mas de forma geral, eles respeitam e convivem bem, tendo em vista a enorme quantidade de aliens que vivem aqui. Acho que se fosse no Brasil, a dança seria diferente. Sou nordestina, baiana e meu sotaque sempre é motivo de chacota e piadinhas dos brasileiros do sul (e sul aqui eu me refiro aos estados abaixo da Bahia), mesmo quando encontro brasileiros aqui nos EUA, se eles forem do sul, sempre fazem piadinha do meu sotaque. Sim, porque ter sotaque carioca, gaúcho, paulista, pode, o sotaque nordestino é que é o feio. Esse é um exemplo light da relação norteXsul do nosso país, pois a gente sabe que a questão é bem grave, tendo em vista tentativas de movimentos separatista, espancamento de nordestinos e campanhas para matar nordestinos pela internet afora, fora a visão do nordestino incapaz, morto de fome...
    Já senti preconceito aqui nos EUA, principalmente de pessoas dos estados do Norte e de empregadores, pois a imagem do brasileiro, pior, da brasileira não é lá essas coisas, o que faz a gente ter de trabalhar dobrado pra mostrar que é inteligente e capaz (o mesmo que um nordestino tem de fazer no Sul do Brasil). Mas de forma geral, aqui no Sul dos EUA, as pessoas são super carinhosas e receptivas a essa "minha condição de brasileira"- que eu amo, diga-se de passagem.
    Se eu fosse os EUA ou qualquer país Europeu também tentaria selecionar quem entra no meu país, "Oxe!", você trabalha, deixa seu país lindo: boa educação, segurança, saúde e depois vem gente que você não conhece, não sabe os objetivos, entrar e quem sabe o que fazer aqui...

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Lorna. Eu até já tive um briga com meu pai sobre esse assunto quando segeri um aumento de salário para nossa empregada nordestina. O que me chateia é gente hipócrita que taxa americano de "bandido" por fazer, a brasileiros, o que os próprios brasileiros fazem entre si.
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Olá Renato,
    Boa tarde!
    Sou brasileira, estudante de psicologia em Lisboa e meu marido é geógrafo e hoje está a viver em Luanda porque o projeto no qual ele atua dentro da empresa em que trabalha está com contratos por lá...
    Li seu blog hoje por muitas horas, gostei muito do que li e temos idéias muito parecidas com as suas, principalmente quanto à postura como imigrante...
    Gostaria muito de trocar umas idéias com você a respeito do curso de inglês, nós fazemos planos de ir em 2013 para os EUA ficar por 1 ano a estudar a língua e se pudesse nos ajudar com algumas questões ficaremos imensamente gratos.
    Um abraço e desde já obrigada ...
    Meu msn: lucianaalexandra@hotmail.com

    Luciana e Amadeu Coutinho

    ResponderExcluir
  4. Renato, não estou defendendo o autor do texto (vai entender depois), mas "talvez" você esteja errado. Digo "talvez" não por que tal percepção sobre o "bom, o mau e o feio" seja subjetiva (eu acredito que não), pois, à partir desse ponto de vista, você argumentou coerentemente. Mas eu acredito que seu erro de pensamento possa estar na falta de conhecimento da obra.
    Explico: Pelo o que eu entendi, o cara não questionou a "justiça" ou a "moralidade" desse "método". Muito menos disse que ele não existe no Brasil. Ele apenas sintetizou as informações que obteve, de acordo com a percepção dele, em uma frase que descreve bem como o processo de imigração americano se dá. Assim, o leitor pode muito bem (e como você exatamente fez) criar analogias entre o "método de seleção" americano e outros possíveis "métodos de seleção" - isso se concordar com a teoria dele. Ele, talvez, não expôs suas outras conclusões sobre outras "aparições desse método" na mesma obra por não ser o objetivo dela, e não por hipocrisia ou por falta de percepção.

    Entendeu esse meu ponto de vista, ou não???

    Ps.: se puder (e quiser) me adicione no msn: gm.billye@gmail.com

    Abraços,
    Gabriel P.

    ResponderExcluir
  5. Oi Renato... Muito bom o texto, principalmente a parte final dele: “o mundo seria diferente se todos nós tivéssemos um espelho retrovisor onde pudéssemos olhar nossa própria bunda suja.” Realmente.
    Abraços,
    André
    www.portodaavida.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. OLAAA

    Dei muita risada como Barateiro...kkkkkkkkk...

    Verdade nua e crua...fato !!


    A proposito : Lembrei de um artigo que estava lendo sobre a Gestao Lula ..inclusive saiu nesse mesmo jornal: Estadao ( que ao meu ver ,perde a cada ano centenas de leitores , pela sua arrogancia e hipocrisia meramente impressa pelos coleguinhas) !!! e para refrescar a memoria de muitos BRASILEIROS ..o ex presidente ; LULA, que muitos paulistanos..como eu ,estavam com medo de sua gestao e da grande besteira que poderia causar, mencionou de forma sutil e inteligente que a mudanca nao se deve apenas em relacao ao campo: Politica-social e economia do pais e sim a MENTALIDADE de cada brasileiro ..PARA SE TER ORDEM E PROGRESSO ee necessario parar de criticar o proximo, parar de ver problemas laaa fora e sim arrumar a casa.! Para isso cada cidadao deve primeiramente saber seu erro e consertar ...vamos comecar a raciocinar !!!
    De todas as gestoes presidenciais, esse foi meu preferencial porque : uma pessoa, como o lULA altamente criticada pela mesma classe senhores , que fazem esse mesmo jornal, mostrou que o problema do pais . fOI CLARO E CONVINCENTE EM DIZER QUE O PROBLEMA nao esta la entre preto-e-branco..o problema esta em cada brasileiro!!

    Achei barbaro vir de alguem que na epoca foi tao : Criticado , humilhado..o Mau o feio ....
    Ta ai ..anos se passam, mudam prefeitos, governadores presidentes, vereadores, deputados, ate as leis brasileiras ( sao poucas ) ..muda de casa, muda de estatus, muda de hierarquia,muda a cor do cabelo..mais..e infelizmente deparando com um TEXTO de um sujeito que se diz colunista de um dos jornais que , na minha opiniao foi bom... ee lamentavel que ainda a mundanca NAO OCORREU !!

    Pena ee uma pena
    Gabriel Alves..a Obra do Estadao sempre foi e por razoes $$$ obvias ee criticar o proximo ...nao vejo nenhum equivoco no pensamento do renato
    Abracos

    ResponderExcluir
  7. Gabriel, Porto da Via e Anônimo. Obrigado pelos comentários!
    Eu já tinha prometido a mim mesmo que não leria mais esses artigos porque eu fico P...da vida ehehe.
    Gabriel eu entendi como crítica sim e hipocrisia dizer que o americano se recusa a fazer quando o Sr José não vive aqui e não sabe. Talvez, como muitos brasileiros, conhece a Disney, Nova York e Las Vegas mas nunca conviveu com classe média americana no dia a dia pra saber como é realmente a conversa por aqui. Se ele tivesse dito "trabalho que recusamos a fazer" daí não seria hipócrita. Duvido que ele, como professor emérito da USP (conheço gente que já estudou e trabalhou lá e diz coisas que vc nao acreditaria...)não tem uma empregada "barata" imigrante de um estado do norte do Brasil. Ou mesmo que ele também não se recuse a fazer uma lista longa de serviços que gente da classe dele aqui faz, como cortar grama, arrumar o telhado ou lavar seu próprio carro.
    Esse não é o primeiro artigo equivocado que leio a respeito.
    Por causa desse tom de arrogância e superioridade desses colunistas que eu me emputesso. Mas tinha que vir em defesa dos americanos (não do governo americano) que a meu ver, são bonzinhos até demais com os imigrantes.
    Abs a todos...

    ResponderExcluir
  8. Pois é, Renatinho...existe, sem dúvida alguma uma posição cristalizada sobre a cultura americana, como se ela fosse o bode expiatório do mundo...sei bem o que é isso. As pessoas ficam tão cegas diante do preconceito que não enxergam,não analisam determinadas questões como deveriam. E aí começam as ilações sobre o modo americano de ser... Muitas vezes tenho a sensação pelos comentários que escuto aqui, no Brasil,que esse povo é um inimigo a ser combativo a qualquer preço. Tenho familiares aí, neste país. Familiares que encontraram possibilidades infinitas nessa terra, possibilidades que aqui não encontraram nunca.

    beijos, meu amigo!

    Norma

    ResponderExcluir
  9. Norma
    Eu lembro trabalhando na Caranda, parece que as pessoas foram ensinadas a odiar americanos assim como Judeus odeiam Cristaos, Alemaes odeiam Judeus etc. Uma coisa que eu sempre soube eh que tem-se que separar o povo americano do "governo americanos". Os americanos, em geral, sao pessoas bondosas, humanas e que ajudam ate demais os estrangeiros, muitas vezes engolindo sapo na propria casa deles. Coisas que brasileiro nunca aguentaria de estrangeiro nenhum e nao eh porque se sentem culpados de coisa alguma mas porque sao pessoas boas preocupadas com o bem estar de qualquer um que vive aqui neste pais.
    Um beijo e obeigado pelo comentario
    Saudades de voce!

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde Renato,

    Concordo em muita coisa com você acho que os americanos tentam mesmo selecionar muita gente e ao meu ver este é um critério, mas acho que as vezes muito rígido, pois sempre nivelam por baixo, talvés pensando que todos gostariam de ficar na América, a seleção é rígida e muitas vezes tem que apresentar muitíssimos documentos preencher o ds 160 co informações do arco da velha que muitas vezes nem lembramos direito e se esquecemos de algo ou se tiver alguma inconsistência pode ser interpretado errado, hoje com nossa economia mais estável preços de passagens, pacotes de viagens e salários melhores, muitos brasileiros poderiam ir, somente pra conhecer fazer umas comprinhas e voltar, mas como disse anteriormente vc tem que provar que é classe A, B não serve, é essa impressão, mas... como disse é um critério e eu respeito, afinal quem determina quem entra em sua casa é você não é mesmo?

    Bom dei entrada em meu visto essa semana, só pra vc ter uma idéia, aqui em Brasília marcaram minha entrevista pra 20 de maio, isto é mais de 100 dias deposi, a coisa aqui deve estar tumultuada, estou esperando sair meu visto, da minha esposa e dos meus filhos para irmos de férias para Miami e Orlando, quem sabe não tomamos um café por ai, um grande abraço.
    Me add depois pra trocarmos umas idéias andrequality1@hotmail.com

    André Luiz

    ResponderExcluir
  11. André
    O bicho não é tão feio como pintam. Se os americanos só aceitassem classe A eu nunca teria conseguido um visto. Nunca tive bons salários no Brasil e bens, além de carro, nenhum e sempre me deram o visto.
    E se você vivesse aqui veria que tem MUITA gente class C e D que vieram com visto de turista. Se a seleção fosse tão rigorosa essas pessoas nunca teriam entrado nos EUA.
    Vai dar tudo certo pra você pode ter certeza!
    Abração!

    ResponderExcluir
  12. Ola Renato novamente
    li seu post e penso o mesmo,sabe o que o Sr josé é?ele é hipocrita sim,mas ele é mais é invejoso...ate parece que os americanos tenque ATURAR PESSOAS COMO ELE,se fosse eu e meu pais fosse como o deles faria o mesmo.Quem é que gosta que suas visitas bagunsem sua casa e depois faça chacota dela?eu não!sou super exigente com a minha.Eu acho que os americanos são muito pacientes com os brasileiros.
    adorei tenque descascar esse sugeito mesmo,pessoas como ele é que contamina o nosso país a nossa terra.

    ResponderExcluir
  13. Ontem eu li em um site que o Brasil já é a 9 economia mundial. Passou a Itália e em dez anos passará a França também. Mas eu me pergunto. Em que isso beneficia o povo brasileiro, especialmente a classe média e os pobres? Os impostos continuam altíssimos, as coisas caríssimas e se quiser viver confortavelmente no Brasil, e com "segurança" precisa-se ter muito dinheiro.
    Quando eu falo aqui que meu irmão comprou um carro blindado porque é celebridade as pessoas não entendem. Carro blindado? Como assim?
    Depois vem esse senhor José criticar os americanos porque fecham as portas aos maus e feios sendo que a intituição que ele trabalha faz a mesmíssima coisa e pior...com os "conterrâneos".
    Leiam esse testemunho aqui:
    http://acessa.me/a63k
    Por esse motivo muita gente "séria" não deseja viver no Brasil
    abs Karol!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pelo comentário, vou aguardar, tomara que sim, abrs

    ResponderExcluir
  15. Oi, Renato

    Meu elogio não é rapapé. Gostei tanto do seu blog que vou inclui-lo na lista de "vale a pena" do meu website.
    Que pena que você vive tão longe de nós.
    Seria um prazer encontrá-lo um dia para trocar idéias.
    Obrigada pela visita.
    Abs!

    ResponderExcluir
  16. Nossa Lilian, vindo de uma pessoa que escreve tão bem como você é realmente um elogio. Gosto muito dos seus textos.
    Se um dia vier à Flórida, especialmente a Orlando me dá um toque que a gente toma um café. Afinal, seu blog não dá a menor "clue" de onde vocês estão! kkk
    Abração!

    ResponderExcluir
  17. O BRASIL SERA A SETIMA ECONOMIA DO MUNDO EM 2011 ,SUPERANDO A ITALIA E ENCOSTANDO NO REINO UNIDO.O BRASIL TERA PIB DE US2,400.000 TRILHOES DE DOLARES.CONCORDO COM VC SOBRE A CARGA TRIBUTARIA QUE E ALTA EM TORNO DE 35 POR CENTO,DEVERIA SER MENOR,SEI QUE NOS EUA E DE 33.9 SOMANDO AS CONTRIBUICOES AO SOCIAL SECURITY,COISA QUE OS AMERICANOS ESPERTINHOS NAO FAZEM NAS COMPRACOES INTERNACIONAIS,RISOSS.MUITA COISA PRECISA MELHORAR AQUI ,EU AINDA ESTUDEI EM ESCOLA PUBLICA MINHA VIDA INTEIRA E SO HA POUCO TEMPO PAGO PLANO DE SAUDE ,MAS CONFIO NA MELHORA DO PAIS.NO ESTADO DE SP JA SE PROLIFERAM OS AMBULATORIOS DE ESPECIALIDADES MEDICAS E AS UNIDAS DE PRONTO ATENDIMENTO DO GOVERNO FEDERAL ,EM RIBEIRAO PRETOSERAO TRES UPAS.INFELIZEMNTE AINDA ACHO POUCO PELA CARGA TRIBUTARIA QUE O BRASILEIRO PAGA,NO CANADA E NA AUSTRALIA AS CARGAS TRIBUTARIAS SAO SEMELHANTES A CARGA TRIBUTARIA DO BRASIL ,MAS O SERVICOS SAO INFINITAMENTE MELHORES.AINDA TENHO ESPERANCAS DE VER UM PAIS MELHOR.BYE

    ResponderExcluir
  18. olá,
    Estou acompanhando seu blog desde o início e estou gostando bastante.
    Você disse que seu irmão é uma celebridade e fiquei bem curioso. Poderia nos dizer quem é ele?

    ResponderExcluir
  19. Olá Richard
    Meu irmão é o Chefe André Meana. Ele trabalha na rede Bandeirantes junto com o Daniel no programa Receita Minuto, acho que é isso...
    Dá um google aí que você encontra ele. Ele também adiciona TODOS no facebook hehehe
    Abs

    ResponderExcluir
  20. Seu irmão é um Chefe de cozinha? Ái que inveja desses americanos que vivem aí com você, só de ler seu blog me dá água na boca! Então o negócio de cozinha está na família, todos os irmão devem saber cozinhar, né? Demais!

    ResponderExcluir
  21. Olá Renato, conheci o seu blog a dois dias, e já li quase todos os posts, muito interessante. Tenho 24 anos e sempre quis ir ao EUA, não somente para estudar, aprender o inglês, mas para viver, criar meus "futuros" filhos, ter uma vida melhor. Infelizmente, cometi o erro de compartilhar essas idéias com pessoas próximas aqui no Brasil. Fui duramente criticado, falaram que eu seria fachineiro, limpador de pratos e seria rejeitado até a morte. Atualmente trabalho com contabilidade em Brasília, e pelo motivo de ser de Manaus, sofro chacotas o tempo inteiro, querem me pagar menos do que os outros, e por aí vai. Não teria uma palavra melhor do que "HIPOCRISIA" para definir isso. Ouço o tempo todo que nos EUA não existi Direitos Humanos... faça-me o favor... como se o Brasil fosse um país que respeita-se o povo. Li um artigo ontem que dizia que o prejuízo da corrupção em 2010 foi de 82 bilhões de reais, isso é justo? De qualquer forma, seus posts estão me dando forças para continuar sonhando em ir à esse país que apesar dos problemas e dificuldades, que diga-se de passagem, todo país têm, admiro muito. Um grande Abraço. Filipe Rodrigues.

    ResponderExcluir
  22. Filipe
    Obrigado pelo comentário e por partilhar os relatos e sentimentos.
    Eu acho que é melhor ser faxineiro nos EUA do que professor no Brasil. Ganha mais, é mais respeitado (como cidadão e pelo governo) e tem mais qualidade de vida.
    Também me chamaram de louco mas percebi que aqueles que me criticaram estavam mesmo é com ciúmes porque não têm a mesma coragem.
    Vá em frente, se quebrar a cara, o pior que pode acontecer é ter que voltar (o que é bem difícil). Melhor do que viver com o sentimento de "eu devia ter ido..."
    Os brasileiros, principalmente os ignorantes, que nunca estiveram aqui não têm idéia do abismo cultural entre essas duas sociedades...Só se percebe mesmo vivendo por aqui.
    Um abraço e boa sorte!!

    ResponderExcluir
  23. oi Renato,
    Conheci seu blog agora e já li bastante!! O blog ta excelente!!
    Estou querendo ir para os USA em 2015.

    Esse texto foi excelente... expressou muito do que eu penso!!

    Parabéns pelo blog!
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Renato,
    Descobri seu blog há uma semana.. e estou adorando todos os posts.
    Vou para os USA em 2015 para fugir daqui. hehe

    O texto é excelente... expressou exatamente o que eu penso!!!
    Parabéns pelo blog!
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Sou americano, mas morei em Portugal há 4 anos, e não conheço:
    1- Comida típica americana- Torta de maça? Tá, vai nessa.
    2- Vestimenta típica americana- Emos? Sei.
    3- Música típica americana- Rock? Ahã.
    .
    .
    Mas o que mais vejo de "cultural" aqui nos EUA é:
    1- Preconceito típico americano
    .
    .
    Acho uma estupenda babaquice reclamar que as pessoas de outros países(cubanos, mexicanos) estão acabando" com a cultura americana, até mesmo porque todos nós somos imigrantes. Quanta ignorância levantar protestos contra algo tão supérfluo. E dá cadeia isso! É crime!
    .
    .
    Sabe por que tem mais pessoas indo para o "Festival Latino"? Sabe por que há mais pessoas em festivais culturais de outros paises? Porque são pessoas unidades. Americanos são extremamente desconfiados uns com os outros. Todos são ladrões, assassinos e estupradores até que se prove o contrário.
    .
    .
    A única coisa que me segura nos EUA é a facilidade com a qual encontro o que me necessita, mas em momento algum "preconceituo" uma pessoa por causa do país em que ela nasceu/viveu/morou.

    ResponderExcluir
  26. Lupin
    Eu aconselho você a procurar um país que goste e ame para viver. Deve ser muito ruim mesmo ter que viver "miserable" num país que você tanto desgosta. Sinto por você.
    Abs

    Ps. Se você quiser conhecer a culinária americana visite o blog da Cinara, uma brasileira que já até foi premiada por explicar aos brasileiros que não conhecem (como vc), as pérolas da culinária americana.
    http://cinarasplace.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...