sexta-feira, 20 de maio de 2011

Design de Interiores ou Decorador?


"E não é a mesma coisa? Pensei que Interior Design era só um nome “fashion” para decoradores", ouvi outro dia mesmo...

Para a maioria das pessoas que visita o blog não é novidade que eu freqüento um curso de Design de Interiores aqui nos EUA na IADT Orlando. Pouca gente sabe porém, que Interior Design vai muito além de decoração. Quem quiser ser decorador pode freqüentar um curso de 6 meses somente em decoração ou, se tiver bom gosto e jeito pra coisa, pode ser decorador sem fazer curso nenhum.

A diferença entre um decorador e um designer são muitas. Primeiramente o curso de Design de interiores é de 4 anos e você recebe o certificado de Bacharel em Fine Arts – Interior Design. Outra diferença é que o Arquiteto de Interiores (como a profissão será chamada no futuro) lida também com a segurança e bem estar dos usuários. Aprende-se todos os “codes” (códigos de segurança) americanos. O Arquiteto de Interiores também precisa de licença para trabalhar. Assim como o Médico, advogado ou mesmo arquiteto, tem que prestar um exame na NCIDQ (National Consil for Interior Design Qualification) coisa que um decorador não precisa. Por fim,  o Designer de Interiores desenha plantas, estruturas, projetos de diversos tipos que podem incluir desde pequenas remoções de paredes até uma cozinha completa, das tubulações à iluminação, dos revestimentos até o desenho dos gabinetes. Por isso eu fico puto aborrecido quando alguém pergunta: “Você está estudando pra ser decorador?” hrrrr

Designers projetam espaços
Talvez você esteja imaginando qual a diferença então entre Arquiteto e Interior Design. O Curso de Arquitetura vai bem mais além e o arquiteto pode projetar e ser responsável por grandes edicícios como os que serão construídos no lugar das Torres Gêmeas destruídas pelo Taliban. E por que eu não optei por Arquitetura em vez de Interiro Design? Em primeiro lugar a questão financeira pesou. O curso é muito mais caro e por 5 anos. Em segundo lugar eu gosto muito da parte artística da profissão de designer e sempre gostei de pequenos projetos e também um pouco de decoração. Os machistas protestam mas ninguém pode negar o bem estar que se tem de viver em uma casa confortável, segura, funcional e não menos importante, agradável aos olhos. A primeira coisa que um Interior Designer se preocupa é 1º- Segurança, 2º- funcionalidade e por último a parte estética que também é importante.

Arquitetos projetam edifícios incríveis como esse
Museu de Arte de Denver - Daniel Libeskind
Os americanos são apaixonados pelo DIY (Do it yourself – faça você mesmo) e a vida dentro de casa com a família. Não é a toa que a HGTV (Home and Garden TV) é um sucesso tremendo por estas bandas. Eu assisto HGTV todos os dias, faz parte do meu aprendizado. Alguns “designers” da HGTV não são verdadeiramente designers, são decoradores. Isso acontece porque no Canadá e em algumas partes dos EUA a licença para ID (interior designer) não é obrigatória e qualquer um pode dizer que é Interior Designer que só trabalha com decoração. Aqui na Flórida não. É preciso licença.
Esse é o caso de David Bromstad, Genevive Gordon e outros que são famosos na HGTV mas não são designers e sim decoradores. Você pode ver mais sobre os programas da HGTV aqui.

A minha preferida é Candice Olson. A canadense dá um show de design. A loira de água oxigenada de 47 anos e 1,82m já foi jogadora de voley profissional mas desistiu da carreira e cursou Interior Design em uma faculdade em Toronto. Seu antigo show chamava-se Devine Design que, como o próprio nome diz, era divino. O novo show, Candice Tells All que entrou no ar este ano é bom mas como abrange também pessoas com orçamentos pequenos, os “antes e depois” não são tão impressionantes como o programa anterior. Quando eu crescer quero ser igual ela viu? Um designer talentoso. Seus ambientes são espetaculares e no programa você vê ela desenhando, projetando, fiscalizando e até carregando móveis. A mulher tá ryca, tem uma empresa com o marido de construção de casas, trabalha na TV, é jurada no Design Star, tem uma linha de móveis, escreveu dois livros (que eu comprei, é claro) e por aí vai. Agora, nada mais justo do que mostrar um "antes e depois" da Designer também!

"antes" - Candice Olson sem maquiagem

"Depois" - Candice Olson com maquiagem + photoshop
 
Fantástico esse livro
Veja alguns dos seus "antes e depois" e me fala se essa mulher não tem o pudêr? Nos programas aparecem os projetos, as plantas, e as ilustrações que ela faz.








Mas para chegar ao nível da loira eu tenho que ralar muito e também passar por semanas como esta em que eu tenho que entregar vários trabalhos na faculdade eu fico me perguntando aonde eu fui amarrar meu burro. Ou será eu o "burro" amarrado? Onde eu estava com a cabeça de voltar pra escola? Mas depois que a semana final passa e eu tenho o “break” de uma semana de folga, já fico com saudades das aulas e dos projetos.

Esse ano completo 2 anos de curso e é com orgulho que eu posso dizer que das 15 matérias que eu cursei tenho 15 notas “A” e um GPA(grade point avarege – média geral) de 4.0, o máximo que um estudante pode conseguir. Além do que, em 15 meses de curso, nunca perdi um dia sequer de aula ou deixei de entregar uma lição ou trabalho. Gente, não é inteligência não! É trabalho duro mesmo! Como disse Thomas Edison "o gênio é 1% inspiração e 99% transpiração" (e como viu!). E com meu problema de DNA (Data de Nascimento Avançada) não são poucos os dias que eu me sinto traspassado todo com muitas dores por desenhar, estudar, montar, etc às vezes 12 hs num só dia. Mas sabe, quero mostrar aos americanos e outros do que um brasileiro é capaz. Nós brasileiros trabalhamos muito mais no Brasil e temos mais jogo de cintura também. Alguns dos trabalhos você pode ver abaixo.





E hey, posso falar? Alguns estudantes ficam enciumados. Já fui chamado de teacher’s pet (bichinho de estimação dos professores) por alguns estudantes.  Mas ó, sou de raça tá? :P A maioria que ataca são os “pueblitos” (a hispanaiada). Uma americana também ficou queimada comigo em uma das matérias. Mas 99% dos americanos elogiam e pedem ajuda enquanto 99% dos hispânicos torcem o nariz e tentam achar um defeito, mesmo que mínimo...
Tanta dedicação chamou a atenção dos professores e até já fui convidado para jantar na casa magnífica de um deles (segredo hein? A faculdade não pode saber hehehe)

E o futuro? Só a Deus pertence e assim eu vou... “deixa a vida me levar, vida leeeva eu...”

121 comentários:

  1. Com esse seu bom humor e dedicação você vai loooonge ! Voce já tem uma certa experiência de vida que te dá também uma visão maior das coisas.

    ResponderExcluir
  2. Tenho alguns comentários para fazer (estou com cara séria e mão na cintura!):

    Primeiramente, você é maluco? Sim, sim, sei que vc rala e tal, mas dizer que não é inteligente né, não pode. Olha, pra atestar inteligência é necessário um psicólogo (eu no caso) e eu fica P da vida quando pessoas sem treinamento na área (já estou rindo, não consigo fica séria) ficam usando o termo assim. Embora não tenha aplicado nenhuma bateria de testes, tenho certeza que você é inteligente e se fosse aplicar algo, eu esperaria um resultado "superior". É sério, não é só pq sou psicóloga ou pq gosto de você "de graça" não, mas acho você super inteligente. E acho que a proporção de Thomas Edison não é lá muito exata, pois sem inteligência a transpiração não faz milagre. Ah, que orgulho das notas!

    Dito isto, eu adoro a HGTV, assisto bastante. Tenho assinatura de revista de decoração e tal e acho muito legal uma casa harmoniosa. Eu penso que a gente pode fazer a nossa casa ficar bonita, mas um profissional deixa qualquer cantinho um espetáculo. Já falei que curto seus desenhos.
    Quanto a invejinha alheia, sabe, é assim mesmo, quando você sabe o que quer e se dedica, acaba sendo contemplado e gente é gente né? Não espere que todos irão te aplaudir, porque não vão, mas a idéia é focar na sua torcida e nos estudos.
    Para finalizar, vamos fazer um acordo? Quando meu marido for médico "de verdade"e eu psicóloga "de verdade" e comprarmos nossa casa em algum lugar desse país, você faz o meu projeto dos sonhos por um preço camarada? Ainda vai demorar, mas é o tempo pra você aprender tudo, praticar um pouco e pronto. Combinado?

    ResponderExcluir
  3. Oi renato!
    adorei seu problema com o DNA... às vezes tenho esse probleminha mas o meu afeta a memória, como é q a gente pode esquecer coisas tão banais? tenho q exercitar mais a cachola, só leitura não dá...
    fiz curso de decoração no senac e confesso q não foi tudo aquilo q eu esperava... em 1º lugar vinha a estética e a criatividade, o resto era uma pincelada básica...
    fiz paisagismo tb e gostei mais...
    seus trabalhos estão show! continue assim que certamente será recompensado por todo o esforço!

    ResponderExcluir
  4. É Anita, o DNA também não é só coisa ruim né? kkk
    Obrigado e Bjs!

    Lorna
    Adorei o séria com a mão na cintura ehheeh. Eu já fiz esse teste e deu superior mesmo mas eu não acredito heheh Secretamente eu estudo o dobro do resto dos alunos ehehe
    Podexá, compra a casa que eu terei o prazer de fazer um projeto de "babar" pra você e seu maridão serem muitos felizes! E você depois vai dizer de boca cheia "contratei um designer" chique hein?
    Bjs

    Felícia
    Sempre quis fazer paisagismo, quem sabe um dia. Tem exercícios pra memória sabia? Veja na internet, é muito legal
    Obrigado!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato dei de cara com esse blog e seu texto por acaso .
      Percebi que vai longe pois da pra ver o quanto você é dedicado ao seu curso
      Sempre gostei de decoraçao sempre amei organizar e decorar amo muito todo esse universo de decoração de interiores mas tenho 24 anos e infelizmente sou pobre kkkk nao tenho condições alguma pra fazer curso.
      Mas quero te desejar muito sucesso e que dê tudo certo na sua jornada.bjos

      Excluir
  5. é, Renato...eu sei bem o que você pensa com 'por que amarrei meu burro nessa profissão'. 12hs é pouco desenhando né...HAHA
    mas relaxa que suas dores nas costas não são DNA...são MDA (mal de arquiteto) UHAHUAHUAHU
    tenho muitas, também...
    Parabéns pelos seus desenhos, quero desenhar assim quando crescer =)

    ResponderExcluir
  6. R-e-n-a-t-o!!!! A casa vermelha que você fez é o meu sonho de consumo ( só que azul clarinho, teto cinza e uma cerquinha branca na frente )Ah, e de preferência em Orlando.
    Te acho super talentoso e isso ninguém vai tirar nunca de você, pois faz parte do seu pacote. Agora o povo que te pergunta se você vai ser decorador??? Me poupe, né? Só pode vir de brasileiro preconceituoso.
    Para mim não existem salas e quartos mais aconchegantes dos que os dessas casas lindas americanas. Eles tem o dom mesmo de deixar tudo muito confortável. Eu comprei diversas revistas " Country Living" e me apaixonei pelo estilo. Eu adoro o Thom Filicia, você já assitiu o programa dele?Ele é design de interiores e muito talentoso.
    Para mim o seu futuro é ter um big escritório em downtown Orlando num daqueles prédios lindos.
    Você merece e VAI conseguir!!!!
    beijão e um ótimo final de semana nessa cidade esplêndida ( invejinha branca hahaha)

    ResponderExcluir
  7. Monica
    Não sabia que você era arquiteta!! E a Bia, vai pra arquitetura também? Bom acho que então eu tenho os dois, DNA e MDA heheh
    Bjs

    Simone
    Vc não é a primeira que me fala que sonha em viver em uma casa dessas. Linda não? Quem sabe um dia...
    Obrigado pelos elogios!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. AH! Renato eu adoro decoração, e quem não gosta, né?!! Mas também sempre achei que segurança, conforto e estética é um trio inseparável. Gosto tanto que coleciono, hoje nem tanto, idéias q retiro da Internet de interiores/paisagismo em casas/aptos; gostava muito de ver os anúncios de venda e aluguel, tem cada idéia linda de viver!! Mas desenhar é o meu fraco, não sei desenhar nada além de uma flozinha de 4 pétalas!!kkk Vejo Renato que você irá muiiiito longe nessa nova profissão, com certeza,além de tudo,você desenha brilhantemente!!! essa casa primeira foto sua que vc apresentou foi desenhada?!!My God!!linda!! Como se chama essas janelinhas que chamo aqui de entrada de luz extra, que ficam lá em cima? Vou fotografar e enviar a vc uma casinha onde morei em Maricá que não me canso de olhar só por conta dessas janelinhas,são um charme!! e pode deixar que não contarei a ninguém o segredo, tá?!! kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Wilma
    Voce vai adorar esse site
    http://www.ziprealty.com/
    Faz uma conta daí você pode ver milhares, sim milhares de casas por todo os EUA.

    Se for uma abertura de vidro no telhado chama-se sky light e em português clarabóia
    A janela que você mencionou chama-se Domer window não sei o nome em português.
    Dá uma olhada nesse site:
    http://glossario_design_de_interiores.blig.ig.com.br
    Sim, eu desenhei aquela casa e pintei com aquarela e canetas...
    Obrigado pelos elogios!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Renato, acho que nunca comentei aqui, mas tenho vc no meu blog roll e sempre venho ler as novidades !!! Sobre a Candice, eu adoro ela, fico boquiaberta com as trasnformações que ela faz. Por aqui o programa tbem se chama design divino, será que vai mudar? Ela parece mega divertida né?!!!
    Sobre o seu curso, eu tbem acho que dedicação é sinônimo de inteligência, qto mais a gente estuda, mais aprende, não é msm?!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Vivian
    Então você gosta da Candice? Quem não gosta não é mesmo? E..."por aqui" seria aonde mesmo? kkk
    Vc tem razão quanto mais aprendemos mais "sabidos" ficamos!
    Abs!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Renato, vou dar sim uma olhada nos sites. Agora relendo meu comentário, confirmo , que eu entendi bem a diferença de Decorador e Design de Interiores, rsrsrs, talvez fique no futuro o Design para Construções Residências e Arquitetos para Construções Comerciais, para não acontecer como os profissionais de Geografia Física/Humana que os Engenheiros acabam assumindo a área no mercado de trabalho. É meio tênue essa divisão...

    ResponderExcluir
  13. Oi Renato, vou dar sim uma olhada nos sites. Agora relendo meu comentário, confirmo , que eu entendi bem a diferença de Decorador e Design de Interiores, rsrsrs, talvez fique no futuro o Design para Construções Residências e Arquitetos para Construções Comerciais, para não acontecer como os profissionais de Geografia Física/Humana que os Engenheiros acabam assumindo a área no mercado de trabalho. É meio tênue essa divisão...

    ResponderExcluir
  14. Oi Renato,
    To aqui curtindo o Brasilzao, mas nao consigo parar de pensar nos meus projetos pra quando voltar pra casa (aqueles q vc me ajudou).
    Com relacao ao "pueblito", engracado, mas passo pela mesma coisa na faculdade (e no trabalho tbem.). Eles tem uma inveja doentia. Eu penso assim: as pessoas nao sentem inveja do mais fraco e do mais pobre. E isso me da mais animo pra continuar lutando. Eles nao sao de nada. So querem viver as custas do governo.
    Continue assim que vc ira muito longe.
    Um abraco,
    Eliane

    ResponderExcluir
  15. Renato, obrigada pelo site do glossário, li tudinho, tem tudo e muito mais q queria saber o nome,muito bom!!! o outro ainda não deu, eu vejo casas lindas também aqui:http://www.homeexchange.com/, cada uma!!!quase irreal pra mim, rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Eliane
    Mande fotos depois ok? Curta o Brazil!!

    Wilma
    Legal, vou olhar o site...adora ver fotos de interiores

    Abs todos

    ResponderExcluir
  17. Ola Renato, tudo bem?

    Sou estudante universitária e desde pequena tenho vontade de fazer intercâmbio, adoro a lingua inglesa e tenho muita vontade de falar fluentemente.
    Fiz inglês 4 anos nessas escolas tipicas de idiomas como fisk, skill, cna e etc e nunca consegui pegar fluencia na fala, sempre tive um bloqueio para falar em inglês, mas na gramática sempre tirava notas boas nas provas e nunca foi uma dificuldade para mim entender as regras da língua. Já faz dois anos que estou afastada do inglês e esta me fazendo muita falta, não queria voltar a fazer curso de novo, pois o "feijão com arroz" ja me foi passado, a base já tenho, o que acrescentar e melhorar isso, creio que depende de mim. Ai entrei em alguns sites de agencias de intercâmbio e vi que tem uma opção de ir para trabalhar nas férias universitárias, o preço me agradou bastante também, pois devido ao fato de não se incluir cursos nesses programas o valor fica muito mais baixo. Porem tenho medo de ir para trabalhar e não tirar muito proveito quanto ao acréscimo de vocabulário da língua. Como estou nesse processo de decisão, gostaria de perguntar: Você acha que vale a pena eu ir para trabalhar nas férias? 3 meses lá fora trabalhando você acha que terei acréscimos quanto a vocabulário da língua, cultura do pais e um destaque quanto a carreira profissional?
    Se puder me ajudar fico muito agradecida!

    Abraço
    Jéssica Lago

    ResponderExcluir
  18. Oi Jessica
    Olha, sem dúvida nenhuma você deve pegar essas férias para trabalhar nos EUA.
    A minha primeira vez aqui foi em 1994 quando eu passei 45 dias estudando ingles. Voltei fluente
    O mesmo acontecerá com você. Em um mês e poucos você já começa até mesmo pensar em inglês. Mas aqui vai um conselho: Tente anular o português por esse período. Muitos ficam aqui um ano e voltam ao Brasil sem falar e por quê? Só têm amigos brasileiros, trabalham para brasileiros, só se associam com brasileiros e falam inglês somente se necessário, na escola. À noite, não saem do facebook e msn em português. Aí querida, não tem cérebro que aprenda.
    Vá para um lugar que não tenha muitos brasileiros, fique em casa de americanos, faça amizade com americanos, nas horas vagas, leia revistas em ingles. Vc vai ver, com 90 dias vai voltar tinindo!
    Quanto à carreira profissional, claro que sim. O acréscimo de uma língua e uma experiência internacional fazem muita diferença.
    Abs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  19. Renato,

    Parabens pela casa vermelha, tambem gostei muito, voce com certeza tem um talento enorme para o que faz.
    Estou curtindo muito seu blog.
    Entendo exatamente o que voce esta passando com os hispanicos na Florida, passei po uma situacao parecida quando trabalhei em uma empresa em Miami.
    Aguente firme e bola pra frente!

    Forte abraco

    Ray

    ResponderExcluir
  20. Oi Ray!
    Obrigado pela visita! Li muitos dos seus comentários no blog daquela americana que não lembro o nome. Mas como ela fala muito mal do Brasil parei de ler. Obrigado pela força! Eu ainda mudo pro norte hehehe
    Abs!
    R

    ResponderExcluir
  21. Oi Renato!

    é a primeira vez que visito o seu blog, e olha só, show de bola viu?!
    Estou me formando esse ano em Engenharia Civil na Unicamp, mas estou me apaixonando pela área de Design de interiores. Você vê alguma relação entre essas áreas ou são completamente diferentes?
    Outra coisa, estou querendo fazer esse curso no exterior, você pode me dar umas dicas, quais universidades são boas, o custo dá paratrabalhar junto com a faculdade, etc?

    Obrigada e ótimo blog!

    ResponderExcluir
  22. Glenda
    Engenharia Civil e Design de Interiores andam paralelamente assim como civil e arquitetura. Muitos arquitetos trabalham como designers mas eu acredito que o curso de design vai muito além do que provê o curso de arquitetura. O curso de design é bem direcionado com matérias só para comercial e outras só para residencial. Ensina também técnicas de ilustração, pintura, etc. Eu fiz tecnologia em construções civis mas sempre gostei mesmo de design. Se você já vai ser engenheira, vai ter muita bagagem para se dar bem no curso de design.
    A IADT em Tampa é melhor que Orlando mas eu sei que em São Francisco, LA tem ótimas escolas de design, tem que pesquisar.
    Muitos alunos estrangeiros trabalham em diversos tipos de empregos (podendo trabalhar ou não). Você pode trabalhar na faculdade (como muitos fazem) ou pedir uma autorização especial para trabalhar. De qualquer forma é legal se preparar pra ter bastante dinheiro para o curso, materiais e livros. Minha família me ajuda por isso eu não preciso trabalhar por enquanto, mas logo logo já poderei fazer estágio em empresas de design. Não vejo a hora!
    Abração!

    ResponderExcluir
  23. Que ótimo Renato!! Mas deixa eu te perguntar, quanto fica, mais ou menos, por ano,para estudar aí? e você sabe se os institutos de Vancouver têm certificados?

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  24. Glenda
    Não sei nada sobre Vancouver
    Nas paginas das faculdades tem os preços das mensalidades, varia de escola para escola, tem que consultar. Eles dizem que se gasta mais 6 mil dolares anuais com moradia e alimentação.
    Abs!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Renato!

    Desculpe a demora para responder.. Obrigada pela informação! Vou fazer uma pesquisa aqui de orçamentos. Quero muito fazer esse curso no EUA ou Canadá. Bom, boa sorte aí para você e obrigada de novo!!

    Glenda

    ResponderExcluir
  26. Olá..adorei sua postagem...sou atriz formada e apaixonada por Cinema, sou acadêmica de Jornalismo, mas simplesmente amooo design de interiores...Aqui no Brasil você sabe indicar bons cursos? e quanto a nivel técnico e graduação, você achar ruim fazer o técnico? Pretendo morar nos estados unidos para fazer cursos relacionados a Cinema e atuação, poderíamos trocar figurinhas a respeito da vida aí? Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  27. Oi Nathalia
    Nossa parece que tem um monte de coisas rolando na sua vida não? hehehe
    Eu acredito que é melhor fazer o curso de graduação ao invés do técnico. O curso de designer é quase um curso de arquitetura e eu acredito que o técnico não deve ser muito diferente de um curso de decoração. Eu recomendo a graduação. O curso é fantástico.
    Não conheço os cursos do Brasil mas uma mãe de uma amiga minha fez em SP e após terminar já estava trabalhando na Casa Cor. Acho que vale a pena se você deseja fazer Design de Interiores.
    Quanto à vida aqui. Leia os posts do blog. Não tem mais nada que eu possa acrescentar. Aqui eu conto tudo! Mas pode escrever quando quiser, eu respondo todos os comentários
    Abs!!

    ResponderExcluir
  28. Olá Renato,
    Sou estudante de Arquitetura aqui no Brasil e estive pensando em passar três meses por ai fazendo curso de Design (já q a faculdade de arquitetura não tem foco nesta área). Vc poderia me indicar algum curso rápido, de dois ou três meses?
    Obrigado e Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  29. Fran
    Não existe curso de design de 3 meses. O curso é de 4 anos. Acho que o melhor pra você seria fazer um curso de decoração (que é o mais perto de design rápido). A Panamericana em SP tem um curso ótimo...tente pesquisar cursos de decoração nos EUA, pode ser que você ache
    Abs!

    ResponderExcluir
  30. Oi Renato tudo bem????Meu nome é Andréa (não Andreia rsrs), e me matriculei no Curso de Design de Interiores aqui na minha cidade, e começo agora em 2012 (estou hiper, super, mega animada).Na realidade sou formada em Economia arghhhhhh......rsrs......era muito nova na época e nem tinha idéia do que fazer.Bem só sei que eu era a mais nova aluna da sala e hoje afffffff o "DNA" tenho quase certeza que vou ser a "titia" da turma, mas faz parte né? Quanto ao seu comentário sobre um nome fashion para decoradores, eu também já ouvi isso tipo: Decorador é para pobre, Designer é para ricos, ninguém merece....enfim.Achei engraçado o seu comentária sobre o photoshop da Candice Olson rsrs, vc é divertido.Adorei seus desenhos (posso dizer que este é o meu maior PÂNICO, tenho dificuldades até para desenhar um sol hehehe), mas sou extremamente criativa e antenada( entre outras inúmeras qualidades rsrs ). Olha parabéns por suas notas, e repetindo ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIIII seus desenhos (quando eu crescer também quero desenhar assim kkkkkk).Boa Sorte e tenha certeza que com essa " garra toda " você vai longe. E não liga para o DNA, também sofro disso, mas sinta-se um privilegiado por encontrar o que você ama fazer ( a idade não importa ), tem gente que infelizmente nunca se acha nè????? (uma pena).E terminando com uma música (te clonando kkkkk):
    Numa folha qualquer
    Eu desenho um sol amarelo
    E com cinco ou seis retas
    É fácil fazer um castelo...

    Corro o lápis em torno
    Da mão e me dou uma luva
    E se faço chover
    Com dois riscos
    Tenho um guarda-chuva...

    Se um pinguinho de tinta
    Cai num pedacinho
    Azul do papel
    Num instante imagino
    Uma linda gaivota
    A voar no céu...

    Boa Sorte em todos seus projetos, desenhos, sonhos e aspirações.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  31. Andreia
    Eu sabia desenhar quase nada quando comecei o curso. Você aprenderá nas aulas, mas tem uma coisa. Na minha escola, a maioria não quer praticar. Quando a professora pede 5 desenhos, eles fazem 3 e depois não fazem mais nada. Eu fazia 20 porque queria realmente desenvolver esse lado artístico que vai ajudar muito para ganhar os clientes. Eles acham que se você for um bom artista seu design será bom também (o que nem sempre é verdade). Porém um desenho péssimo, um quadro horrível é difícil de demonstrar os pontos fortes do seu design.
    Uma boa apresentação das idéias ganha os clientes em uma competição.
    Te desejo toda sorte do mundo
    Abs

    ResponderExcluir
  32. asuhuhuash!! Adorei suas considerações iniciais!!
    Bom, meu nome é Gabriel, sou Arquiteto, aliás, tento ser já tem um bom tempo.rs! e faço curso de Pós-Graduação em Design de Interiores. Sua história me serviu de incentivo e creio que aos meus colegas também. Portanto, parabéns pelo trabalho e Sucesso!
    Abço!

    ResponderExcluir
  33. Olá, Renato!
    Moro em Salvador-Bahia, faço o curso Superior de Decoração(que está tentando mudar o nome do curso para Design de Interiores desde 2008!!!!) na Universidade Federal da Bahia. Gostei muito do que li no seu blog! Finalmente alguém que tem o mesmo ponto de vista sobre a profissão (e está à caminho dela! rs) gostaria de conversar mais contigo sobre a projeção do curso aqui e aí! só curiosidades mesmo, quando você tiver algum tempo! Se puder, me passe algum contato seu.
    Até mais! Abraço
    Aline Kedma.

    ResponderExcluir
  34. Line
    Pegue meu email aqui no blog mesmo
    Abração!

    ResponderExcluir
  35. Oi....
    Eu gostaria de saber q tipo de curdo q tenho q fazer para ser um interior design????

    ResponderExcluir
  36. Boa noite!

    Me chamo Aline e venho lendo seu blog há umas duas semanas e, como provável futura estudante de arquitetura (ou designer de interiores :P), adorei esse post! É ótimo saber um pouco mais sobre as diferenças entre Arquitura e Interior Design, uma vez que, devo admitir, eu não sabia lá muito sobre o último, apesar de ter curiosidade.

    Agradeço por esse blog escrito com tanta dedicação e boa vontade. Vou cursar um ano de High School no Arizona, e, mesmo que eu não vá pra Orlando, seu blog tem ajudado e eu adoro suas dicas!

    Muito obrigada,
    Aline.

    ResponderExcluir
  37. ola Renato, tudo bem? meu nome é Rudney e como estuda design acredito que você possa me dar algumas informações de como as coisas são por aí na área em que trabalho, sou "próprio otário" de uma oficina de jateamento de vidros aqui na minha região (faço prestação de serviços para vidraçarias)trabalho no ramo desde 1997, enfim, você tem algum conhecimento de como funciona essa minha área de atuação aí nos EUA ? tipo, se tem uma boa aceitação de mercado, falta mão de obra especializada ou se o mercado está saturado ou em crise,ou ainda se desconhece o trabalho, tenho ainda o meu velho sonho juvenil de viver fora desse circo que se chama Brasil, porém minha coragem não foi capaz de vencer meu medo ainda, mas agora com os novos problemas "burrocraticos" que ando tendo estou criando o desejo de pular desse "titanic" não vejo com bons olhos o futuro do meu trabalho por aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Rudney desconheço o mercado. Você deveria procurar na internet empresas do tipo da sua e contatar os donos e oferecer uma sociedade. Você pode também abrir uma filial da sua empresa nos EUA com pouco investimento e receber um visto pelo período que esteja nos EUA. Para tanto precisa consultar um advogado de imigração. Tem um brasileiro consultor de negócios aqui em Orlando, talvez seria bom pagar pra ele fazer uma pesquisa de mercado pra você e ele pode também te informar como fazer a mudança. Tenha coragem meu amigo. Pra mim não foi fácil deixar um emprego bem remunerado no Brasil e me desfazer de tudo que construí a vida inteira e chegar aqui somente com 2 malas. Mas olha, não me arrependo um segundo sequer
      Abs!!
      A webpage do Paulo Maia, ele é bem famoso entre os brasileiros

      http://www.pmbcinc.com/?menu=contactus

      Excluir
  38. Renato, MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO E PELOS CONSELHOS, vou procurar profissionais que fazem o mesmo que eu ai nos EUA e ver se consigo os detalhes do que estou planejando fazer, mas vou aproveitar esta mensagem pra te dizer mais, encontrei este blog por acaso e adorei, pelo que vi você é atencioso e dedicado naquilo que se propõe a fazer (sinal de sucesso).Os seus textos são perfeitos e sua forma de escrever causa inveja (no bom sentido, é lógico), afinal hoje se lê textos (e palavras) escritos no nosso idioma que causam até arrepios, pra finalizar um conselho de alguém que mesmo sem te conhecer aprendeu a te admirar pela sua dedicação com os estudos (e mesmo já tendo formação) procure trabalhos desse serviço que faço aqui no Brasil ai em sua região com profissionais da área, tenho certeza que poderá no futuro impressionar seus clientes, o trabalho nos EUA se chama "etch glass design" sua inteligencia e criatividade poderão fazer parte do algo a mais que muitos clientes procuram.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pesquisar sim. Obrigado pelos comentários.
      Fico na torcida por vc
      Abs

      Excluir
  39. Amei sua casa vermelha, meu sonho é ter uma dessa cor, só que mais abrasileirada,afinal nosso clima não é moleza. Estou quase mandando a planta baixa da minha mini-cozinha/área-de-serviço/banheiro e quarto de empregada/escritório, para vc fazer um milagre.
    Gostei demais de seu blog, estava procurando HGTV, nem sabia o que queria dizer HG, como assisto alguns programas na FOX Life e no final aparece essa informação, vivo no site deles procurando inspiração. Agora encontrei o seu blog e ele será mais uma fonte de referência para mim.
    Um abraço
    Solange

    ResponderExcluir
  40. Olá Renato! Meu nome é Marjorie, é um prazer ter contato com alguem como vc, mesmo que on line ;)
    Estou encantada com seu blog, é tudo muito interessante, criativo e comico, no bom sentido é claro! Nao sou fa de blogs. Minhas amigas estao sempre comentando como sao viciadas em blogs, eu nunca fui, nunca achei nada legal ou interessante e agora... Nao consigo para de ler o seu! hahaha... estou me divertindo muito. Dado que gostei muito de sua trajetoria de trabalho e sua personalidade, vou te incomodar pedindo algumas dicas. Pode ser??
    Vamos la.... Me formei em Arquitetura na PUC-MG em 2006. Logo que me formei trabalhei em escritorio de arquitetura, onde era responsavel por escolha de cores, piso, moveis. Enfim cuidei de toda na area de detalhamento de muitos projetos la. Depois de um ano me mudei da cidade para abrir meu proprio escritorio com um amigo, onde tambem fazia projetos de interiores. Trabalhavamos com projetos residenciais e comerciais. Nessa mesma epoca, como desenhava os moveis para meus clientes e contratava sempre a mesma marcenaria, acabei me tornando a designer de moveis dessa fabrica. Claro uma fabrica pequena em uma cidade pequena.
    Assim me considero Designer de Interiores e nao arquiteta, mesmo sem ter feito curso nenhum nessa area, isso é minha paixao! Realmente amo isso e acredito em meu bom gosto e persepçao, apesar de sentir falta de alguma experiencia, tecnica ou pratica, no sentindo tecnico.
    Bom, nasci nos E.U.A, assim tenho dupla cidadania, entao com minha ambiçao de conhecer mais me mudei para ca. Moro a 2 anos e meio em Illinois. Cheguei aqui sem falar quase nada em ingles, confesso que nao progredi tanto quanto deveria (devido a falta de dedicaçao e convivencia com brasileiros), mas me faço entendida e entendo bem, mesmo falando errado ou "feio" rsrsrs.... Logicamente com esse ingles nao consegui trabalhar an area por aqui ainda. Dessa forma estou tendo aulas de ingles para me preparar para o Toefl ja que pretendo fazer um mestrado. O fato é, antes de tentar um mestrado queria muito fazer algum curso, no Brasil seria algum curso de especializaçao, aqui nao sei como chamar. Algum curso curto como de um ou dois meses que nao seja um absurdo de caro. Em qualquer area de Interior Design, como iluminaçao, trabalho com cores, mobiliario ( que é minha paixao) e outros. E por essa razao estou aqui tomando seu tempo. MInha pergunta é vc me indica algum curso? Algum lugar onde procurar? Ja tentei on line e nao tive muito suucesso. Isso poderia ser em qq lugar nos E.U.A e entre agora e começo do ano que vem. Por favor diga que tem alguma ideia pra mim!! Com toda essa sua energia e conhecimento acho que vc sera a pessoa certa pra me dar essa dica ;)
    Bom, é isso, desculpe o longo texto. Se tiver um tempinho de uma olhada nesse link para ver o estilo dos projetos que eu fazia no Brasil, assim podera entender melhor que linha de curso estou procurando.

    http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150206335090169.340693.654740168&type=3

    Obrigada desde ja! E obrigada por um blog tao legal ;)
    Se preferir conversar por email...

    souza.marjorie.s@gmail.com

    Beijao e boa sorte por ai!!

    ResponderExcluir
  41. Olá Renato! Meu nome é Marjorie, é um prazer ter contato com alguem como vc, mesmo que on line ;)
    Estou encantada com seu blog, é tudo muito interessante, criativo e comico, no bom sentido é claro! Nao sou fa de blogs. Minhas amigas estao sempre comentando como sao viciadas em blogs, eu nunca fui, nunca achei nada legal ou interessante e agora... Nao consigo para de ler o seu! hahaha... estou me divertindo muito. Dado que gostei muito de sua trajetoria de trabalho e sua personalidade, vou te incomodar pedindo algumas dicas. Pode ser??
    Vamos la.... Me formei em Arquitetura na PUC-MG em 2006. Logo que me formei trabalhei em escritorio de arquitetura, onde era responsavel por escolha de cores, piso, moveis. Enfim cuidei de toda na area de detalhamento de muitos projetos la. Depois de um ano me mudei da cidade para abrir meu proprio escritorio com um amigo, onde tambem fazia projetos de interiores. Trabalhavamos com projetos residenciais e comerciais. Nessa mesma epoca, como desenhava os moveis para meus clientes e contratava sempre a mesma marcenaria, acabei me tornando a designer de moveis dessa fabrica. Claro uma fabrica pequena em uma cidade pequena.
    Assim me considero Designer de Interiores e nao arquiteta, mesmo sem ter feito curso nenhum nessa area, isso é minha paixao! Realmente amo isso e acredito em meu bom gosto e persepçao, apesar de sentir falta de alguma experiencia, tecnica ou pratica, no sentindo tecnico.
    Bom, nasci nos E.U.A, assim tenho dupla cidadania, entao com minha ambiçao de conhecer mais me mudei para ca. Moro a 2 anos e meio em Illinois. Cheguei aqui sem falar quase nada em ingles, confesso que nao progredi tanto quanto deveria (devido a falta de dedicaçao e convivencia com brasileiros), mas me faço entendida e entendo bem, mesmo falando errado ou "feio" rsrsrs.... Logicamente com esse ingles nao consegui trabalhar an area por aqui ainda. Dessa forma estou tendo aulas de ingles para me preparar para o Toefl ja que pretendo fazer um mestrado. O fato é, antes de tentar um mestrado queria muito fazer algum curso, no Brasil seria algum curso de especializaçao, aqui nao sei como chamar. Algum curso curto como de um ou dois meses que nao seja um absurdo de caro. Em qualquer area de Interior Design, como iluminaçao, trabalho com cores, mobiliario ( que é minha paixao) e outros. E por essa razao estou aqui tomando seu tempo. MInha pergunta é vc me indica algum curso? Algum lugar onde procurar? Ja tentei on line e nao tive muito suucesso. Isso poderia ser em qq lugar nos E.U.A e entre agora e começo do ano que vem. Por favor diga que tem alguma ideia pra mim!! Com toda essa sua energia e conhecimento acho que vc sera a pessoa certa pra me dar essa dica ;)
    Bom, é isso, desculpe o longo texto. Se tiver um tempinho de uma olhada nesse link para ver o estilo dos projetos que eu fazia no Brasil, assim podera entender melhor que linha de curso estou procurando.

    http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150206335090169.340693.654740168&type=3

    Obrigada desde ja! E obrigada por um blog tao legal ;)
    Se preferir conversar por email...

    souza.marjorie.s@gmail.com

    Beijao e boa sorte por ai!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marjorie
      Seu nome já uma obra de arte não? hehe
      Bom eu preciso dar uma olhada porque no Brasil eu sei que a Belas Artes tem cursos rápidos como esses que você fala. Aqui nos EUA não acredito ter visto nada de dois meses entende? Tudo é um ano pra cima. Cursos rápidos de 2, 3, 6 meses é muito difícil, ainda mais que tem que ser na cidade onde vc mora certo?
      Eu acho que você tem que procurar em escolas de artes, arquitetura e design. Tudo aqui é licenciado, por isso acho que é difícil cursos que te dão só certificado.
      Se eu fosse você não me preocuparia com isso. Se você gosta de design, faça direto o mestrado em Interior Design. Você vai amar...
      E olha, se vc é cidadã não precisa de TOEFL. TOELF só é necessário para estudantes internacionais. Por isso que os Portoriquenhos da minha escola que mal falam inglês entram sem TOEFL
      Pode me adicionar no facebook ok?
      Abração pra vc!

      Excluir
  42. os americanos podem gostar de carpete, mas a candice (pelo menos nas fotos q vc postou) arrancou o carpet e colocou madeira nos pisos.

    tb acho carpete interessante no quarto, fica aconchegante. mas dá pra ter um piso de madeira e um tapetão maravilhoso e enorme.

    piso de madeira natural - não carpete de madeira ou laminado - ou pedra - basalto, mármore - é mais chique, vc não acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. John
      Piso de madeira natural é lindo mesmo mas pode dar problema. No meu caso jamais pagaria o preço alto pra depois ve-lo totalmente riscado pelas unhas dos cachorros que terei, com certeza. Na faculdade, estudamos todos os tipos de revestimentos. Um que me chamou a atenção e talvez seja o vencedor é o "Luxury Vinyl Tile" que é usado em Healthcare. São placas indestrutíveis de vinyl porém você nunca diria que é vinyl. São à prova de scratch, anti-bacterianos (não há orifícios na superfície como a madeira por exemplo que esconde milhões de bactérias), é isolante térmico, entre outros.
      Eu adoro madeira na cozinha, mas todo mundo que tem aqui eu vejo riscos e riscos e há sempre o perigo de um vazamento e destruir o piso para sempre. Com o luxury Vinyl Tile você pode comprar os que tem placas compridas como madeira.
      Eu sei que é fake, mas é mais higiênico para ter bichos que carpet, azulejo ou piso de madeira. Também penso na praticidade

      Excluir
    2. olha, parece um revestimento excelente. segurança, praticidade e conforto. vc tem toda a razão. não pensei na hipótese de um cachorro dentro de casa.

      nos eua tem cada material e solução q nem sonhamos no brasil.

      estou fazendo uma pós-graduação em repertório projetual em design de interiores. tenho q entregar um projeto tb, e está complicado de fazer. parecido com esse q vc entregou.

      aliás, vc encontrou aquele mop redondo?

      abs,

      Excluir
    3. A vantagem que eu vejo é a seguinte
      -É praticamente indestrutível, não risca, não quebra e não tem buracos
      -Pode ser trocado uma peça somente se algo acontecer
      -É freco no verão e não gela no inverno (como os pisos e mármores)
      -pode cair água ou o que for, fácil de limpar.
      -não faz o barulho da madeira, que depois de alguns anos a gente ouve aquele nhek nhek sabe?
      Que mop? Aquele robô que vc falou?

      Excluir
  43. outro produto caro, mas lindo, útil e moderno, e q vc poderia colocar na sua casa (na atual ou na futura) é um termostato nest. conhece?

    não precisa programar. é só girar o botão e em uma semana ele aprende suas preferências de temperatura ao longo do dia, além de baixar enormemente as contas com energia.

    e foi inventado por um dos criadores do ipod da apple!

    http://www.nest.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa já tem. Não é esse bonito, fashion e da apple, mas faz a mesma coisa. Interessante John é que até 1 ano atrás havia o termostato original da casa dos anos 60!
      Enquanto no Brasil a gente andava de carroça e no pelo da mula, uma família aqui nessa casa de classe média já tinha aquecedor, ar condicionado com termostato!!!

      Excluir
  44. hahaha, é outro padrão de vida nos eua. masqdo vc mudar para a sua casa ppria, coloca um termostato nest né.

    te pergunto sobre aquele mop helicóptero. q vc postou o vídeo:

    Perfect Mop 360
    http://www.youtube.com/watch?v=zDcYPtthm4k

    uso um mop no brasil q tem a forma do rodo, mas no lugar da borracha tem uma esponja. e uma alavanca, q serve para espremer a água de volta no balde. muito bom. limpa e não deixa o chão ensopado, pelo contrário, seca rapidinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOssa John
      Tinha me esquecido!!
      Vou comprar agora! OBG!!
      kk

      Excluir
    2. q delícia poder sair pra comprar um produto e achar fácil!

      o mop q uso aqui - e é muito bom - é parecido com esse da rubbermaid:

      http://www.amazon.com/Rubbermaid-G780-04-Pva-Roller-Mop/dp/B00002N60G/ref=cm_cr_pr_product_top

      o vídeo abaixo mostra como funciona a esponja super absorvente de pva (só q não é rubbermaid)

      http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Xh7zLD0bQec

      renato, conta aí se é possível limpar cantos com mop helicóptero!

      abs

      Excluir
    3. Mauricio
      Eu sempre vejo esse mop no supermercado!
      Depois que eu comprar te aviso
      Abs

      Excluir
  45. Oi Renato adorei o seu blog realmente ta me ajudando muito ,queria tira algumas duvidas e algumas dicas também ... meu nome e Isabela e eu achei de Maiiiss o seu blog então eu estou no ultimo ano do ensino médio esse ano pretendo prestar vestibular ,mais tenho muitas duvidas de qual faculdade fazer . Eu pretendo ser decoradora mais não sei por onde começar ..me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa de faculdade pra ser decoradora. Procure cursos de decoração que duram muito menos que a faculdade.
      Abs

      Excluir
  46. Ola Renato, Tudo bem??
    Bom sou estudante de arquitetura aqui em são paulo e estou planejando uma viagem para orlando em outubro( por isso cheguei ao seu blog =P , que é muiiito bom por sinal , passo horass lendo os posts) mas sabe o que eu gostaria de saber, se alguns materias desse ramo são tambem mais baratos por ai, tipo prancheta , lapis de cor etc... Teria como vc me Informar??
    Obrigada desde Já, Adorooo seu blogg
    Beijos

    ResponderExcluir
  47. Oi, Renato! Não sou decoradora, mas adoro assistir o programa da Candice. Gosto muito de decoração, mas não tenho interesse de transformar isso numa profissão. Contudo, noto que hoje existe uma 'padronização' dos ambientes. Aqui no Brasil vc pega uma revista de decoração é tudo igual, os móveis parecem 'caixotes de compensados', tudo seguindo uma mesma linha.... Afê! Por isso gosto tanto do trabalho de Candice. Tudo fica lindo. De todos programas que assiste pela tv paga aqui no Brasil, nenhum, nenhum mesmo posso dizer que foi decepcionante. Claro que às vezes não gosto de uma ou outra coisa, tipo: não gosto de paredes cinzas. Mas isso é 0,7% da obra total que ela faz. Como vê, sou fã mesmo. Bom saber que encontrei algum decorador brasileiro que gosta dela. Parabéns e sucesso nesta nova empreitada. Beijos, Carla Giffoni

    ResponderExcluir
  48. Oii Renato! Preciso da sua ajuda URGENTE! rsrs

    Vou fazer 20 anos e estou prestes a fazer inscrições de vestibular para começar a faculdade agora no primeiro semestre. Porém ainda não fiz nenhuma inscrição e os dias estão passando e eu estou perdendo os vestibulares, e tudo isso por conta da duvida cruel de fazer Design de interiores ou arquitetura!! Amo Design de Interiores, e se fizesse arquitetura me especializaria em Interiores também! Mas quero muito fazer intercambio de Au Pair, que é o intercambio mais barato e que me da a chance de ficar mais tempo no EUA (no minimo 1 ano). Por um lado penso em fazer design, pois aqui no Brasil é um curso rápido, de 2 anos (tecnólogo) e depois fazer o intercâmbio, terminaria a faculdade com 22 anos e depois ficaria tranquila pra fazer o intercambio, Mas por outro lado penso que se fizesse arquitetura, teria mais chances, ganharia mais e seria mais bem reconhecida, por ser uma faculdade mais longa...Tenho muito medo de fazer arquitetura e não ter muitas chances, não ganhar bem... Mesmo que diga que tenho que fazer o que goste e não me importar com o quanto vou ganhar, ninguém quer ganhar pouco!! Alias, ninguém consegue viver bem com pouco nos dias de hoje!!
    Lembrando que: Você faz Design de Interiores no exterior, creio que seja uma faculdade boa, é bem diferente das faculdades do Brasil. Aqui no Brasil as faculdades boas em Design de Interiores, são caríssimas, como a Belas Artes. E não tenho dinheiro pra pagar uma faculdade dessas, por isso faria em uma faculdade não tão boa, por ser bem mais barato! Ai além de ser uma faculdade de SÓ 2 anos, não seria AQUELA faculdade.
    enfim, Por todos esses motivos, eu estou em duvida do que fazer... ARQUITETURA OU DESIGN DE INTERIORES ??

    Obrigada desde já!!

    ResponderExcluir
  49. Oi Renato!! Preciso da sua ajuda URGENTE!!

    Vou fazer 20 anos e estou prestes a fazer inscrição para Vestibular, pois quero começar a faculdade agora no primeiro semestre, porém os dias estão passando e eu estou perdendo os vestibulares e tudo isso por conta da duvida cruel em fazer Design de Interiores ou Arquitetura.
    Amo Design de Interiores, e se fizesse arquitetura me especializaria em Interiores também!!
    Mas quero muito fazer intercambio de Au Pair que é um intercâmbio mais barato e que me da a chance de ficar mais tempo ( no minimo 1 ano e posso estender pra 2 anos), Por um lado queria fazer Design por ser um curso de apenas dois anos (tecnologo) e depois fazer intercâmbio. Terminaria a faculdade com 22 e depois ficaria tranquila pra fazer o intercambio. Mas por outro lado penso em fazer arquitetura por ser uma faculdade mais longa e talvez por isso penso que teria mais chances e ganharia mais!! Tenho medo de fazer Design de Interiores e não ser bem reconhecida, não ter muitas chances e não ganhar bem, por ser uma faculdade de só 2 anos. Por mais que digam que tenho que faOzer o que gosto e não pensar no dinheiro, ninguém quer ganhar pouco!! Alias, ninguém consegue viver bem com pouco dinheiro nos dias de hoje, onde tudo é muito caro, ainda mais no Brasil.
    Lembrando que: Você faz Desing de interiores no exterior, a faculdade com certeza é bem, melhor e bem reconhecida!! Aqui no Brasil, uma faculdade boa é muito cara, tipo a Belas Artes... não teria dinheiro pra pagar, por isso faria numa faculdade não tão boa assim. Ai além de ser uma faculdade de SÓ 2 anos, não seria AQUELA faculdade.
    Já li em um site onde dizia que arquitetura é um curso com muitas áreas e por isso acaba não se aprofundando em nenhuma. Tenho medo também de fazer arquitetura e não aprender muito sobre Design de Interiores.
    enfim, essa é minha duvida... o que devo fazer, ARQUITETURA OU IR DIRETO PRA DESIGN DE INTERIORES ?


    Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  50. Desculpe, achei que não estavam indo meus comentários e acabei mandando vários rsrs
    mas considere o ultimo que mandei, pois escrevi tudo o que queria rsrs obrigada

    ResponderExcluir
  51. Tauani
    Se você vai ficar no Brasil, faça arquitetura em uma FEDERAL. Se mate de estudar, esqueça sua vida social e passe em uma Federal em Arquitetura. Eu fiz tecnologia no Brasil e as pessoas não dão um centavo para tecnologo. Aí tem que ter diploma que valha. E não serve da Uni-Esquina, não!
    Se arquitetura não fosse bom, a casa cor não tinha 80% dos interiores feitos por arquitetos. Depois, se quiser, faça uma especialização
    Abs!

    ResponderExcluir
  52. Olá Renato! Parabéns pelo blog, estou lendo desde o início (posts e comentários) para entender toda a sua trajetória aí nos EUA. Não consigo parar de ler. Excelente texto, e o seu bom humor é um capítulo a parte!
    Adoro decoração, e tenho muita vontade de estudar nos Eua, assim como vc fez! Porém tenho uma dúvida (desculpe se é uma dúvida idiota) e se vc puder responder ficaria muito grata.
    Para fazer o curso de Interior Design é necessário saber desenhar bem?
    Vi seus desenhos, por sinal maravilhosos, e queria saber se vc sempre soube desenhar.
    Eu não sei desenhar e gostaria de saber se essa é uma barreira intransponível para quem quer estudar Interior Design.
    Obrigada! Bjos Priscilla

    ResponderExcluir
  53. Priscilla
    Eu já desenhava, mas na faculdade você tem muitas aulas de desenho, não se preocupe
    bjs!

    ResponderExcluir
  54. Oi Renato! Sou a Priscilla, obrigada por responder.
    Eu te mandei um email há poucas semanas sobre faculdades de Design de Interiores em Boston. Vc me mandou uns links e estou pesquisando bastante!
    Sou advogada no Brasil, mas não exerço a profissão. Meu sonho é estudar o q realmente gosto, q é a parte artística, a decoração interna dos ambientes.
    Meu marido, que é da área de TI, pretende fazer um MBA, e tentar um emprego depois. Como ele já tem uma carreira no Brasil, vamos investir todas as nossas fichas nele! rs. Posteriormente, quem sabe eu consigo estudar o que gosto? Quem sabe... é um sonho...
    Como vc já mencionou, mudar de país requer muito planejamento e juntar dinheiro, o que já começamos a fazer!
    Pretendo consultar um advogado de imigração, mas vc saberia me responder se eu com o visto de acompanhante, poderia "trocar meu visto" por aquele que a empresa brasileira abre uma filial nos EUA e nomeia um diretor (visto L1)? Li em algum post em que vc escreveu que uma família abriu um pequeno negócio aí, está super feliz e não pretende voltar para o Brasil!
    Vender nosso imóvel no Brasil e comprar um aí tb é uma possibilidade... enfim, vou pensando, pesquisando... e se Deus quiser realizar o sonho de viver nos EUA!
    Quem sabe em breve vc ser nosso corretor de imóveis! :)
    Desde já obrigada!
    Bjos Priscilla

    ResponderExcluir
  55. Priscila
    Esta é outra pergunta técnica que você tem que fazer ao advogado, eu não sei responder. Mas profissionais da área de TI tem grandes, grandes chances de conseguir sponsors nos EUA!
    COntinue pesquisando e trabalhando
    Pra eu ser seu corretor, só se comprar em Orlando
    :)
    Abração

    ResponderExcluir
  56. Sim, sim! Só comprando em Orlando, eu sei!
    Meu marido gosta do norte, eu amo a Flórida! Mas também só conheço Orlando e Miami...
    Ele diz que quando visitar o norte, não vou mais querer saber da Flórida! rs. :) Será??
    Vamos ver quem vence essa "batalha"! Norte ou Sul? hehehe.

    Bjoss Priscilla

    ResponderExcluir
  57. Concordo com ele
    É outro país lá pra cima
    bjs

    ResponderExcluir
  58. Oi Renato!
    Estou no 4° período de Design de Interiores na Escola de Belas Artes da Ufrj ! Agora que estou começando a fazer plantas e pesquisando cada vez mais sobre o curso que escolhi! Amei o texto e os desenhos! Boa sorte! Beijos!

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Ola Renato, antes de mais parabéns pela dedicação e coragem, não é fácil ir para um país como os Estados Unidos a correr atrás de um sonho. Provavelmente já deu para entender que não sou Brasileiro como a maioria ou totalidade dos seguidores deste blog, sou Português e sinceramente um fã. Eu também deixei o meu país, mas dentro da Europa para trabalhar em algo que não tem nada haver, com design de interiores, mas se tudo der certo em meio ano vou poder recomeçar o curso superior de design de interiores em Portugal e tenciono ter a mesma força que você mostra ter quando passou pelo mesmo. Infelizmente tem um se não que é esta crise mundial, apesar de achar que quem é realmente bom e faz por o ser consegue sempre o que quer, ou quase sempre. Não só por estes problemas mas também por vontade de conquista e correr esse mundo eu sempre quis ter a oportunidade de conhecer o Brasil e os Estados Unidos, e tendo a oportunidade de trabalho melhor ainda, mas as pessoas por vezes também se iludem por isso que eu procuro muito opiniões de quem passa ou passou pelo mesmo. Espero que continue a dar mais informações sobre o Design de Interiores nos EUA e da sua experiência no país porque para quem lê é importante e de certa forma motiva-nos a pelo menos tentar. comp. Sérgio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sérgio
      Olha, eu acho que você deve fazer o que gosta. Não é ilusão não. Todos os meus colegas da faculdade estão trabalhando. Como você mesmo disse quem é bom vai em frente. As pessoas estão querendo trazer a funcionlidade e beleza para os seus lares e o designer é fundamental. As coisas estào cada vez mais baratas em termos de decoração e quem tem boas idéias, é profissional não fica parado
      Vá em frente! Melhor do que daqui uma década se arrepender de não ter feito. Se der errado, faz outra coisa e assim continua sempre.
      Eu jamais desistiria de fazer o que amo por causa de idade ou o que quer que seja
      Abraço meu amigo

      Excluir
    2. A idade é algo que me assusta porque o tempo passa e eu estou adiando algo que quero muito, mas sei que vou conseguir. Obrigado pelas palavras e pela coragem porque não tem noção da quantidade de vezes que oiço que estou errado e para não seguir esse meu sonho só porque pensam que não vai dar. Como referi no comentário anterior vou continuar a seguir seu blog e quem sabe a comentar mais. abraço e sucesso :)

      Excluir
  61. Olá! Tudo bem?

    Adorei seu blog.. Candice é incrível!
    Meu sonho é estudar nos EUA, me interesso muito por design de interiores.. Gostaria de saber de você, quais as exigências pra estudar em universidades ai? Qual o processo para um estrangeiro dar entrada em algum curso? E o custo?
    Se você puder tirar minhas dúvidas, ficarei agradecida!

    Sucesso aí!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  62. Olá Renato, tudo bem?
    Como você ainda está cursando a faculdade não sei se vai saber me responder, mas de qualquer forma não custa perguntar.. :)
    No início do ano que vem devo me mudar para Atlanta acompanhando meu marido que vai a trabalho. Sou arquiteta formada já há alguns anos e li que é preciso tirar a licença para trabalhar como arquiteto nos EUA. MInha dúvida é se só dá pra trabalhar com essa licença ou se existem empresas que não exigem (mais ou menos como é o CREA, agora CAU aqui no Brasil)? Você sabe alguma coisa sobre o teste que é necessário para esta licença? É preciso fazer algum curso?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não lê o blog né? Acabei a faculdade a um ano!! kkk
      A licença é FEDERAL ninguém sem licença trabalha aqui nos EUA
      Só pode tirar quem tem SSN ou Green Card
      Abs

      Excluir
    2. kkkkk, foi mal, achei essa página só e não li o resto.. :)
      Que bom, parabéns pela formatura!
      De qualquer forma, sabe como é essa prova e se demora para tirar a licença?
      Obrigada.
      abcs

      Excluir
  63. Ola Renato!
    Gostaria de saber o salario nos EUA de um Design de Interiores.
    Grata!

    ResponderExcluir
  64. Ola Renato!
    Gostaria de saber o salario de um Design de Interiores nos EUA.
    Grata! :)

    ResponderExcluir
  65. Ola Renato!
    Gostaria de saber o salario nos EUA de um Design de Interiores.
    Grata!

    ResponderExcluir
  66. Adorei o Post Renato... Sou Arquiteta no Rio e estou indo morar na Flórida com minha família, quero muuuito fazer um curso de design de interiores aí, pode até ser um de 2 anos. Vc me indica algum ao redor de Orlando? Obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Denise,

      Recomendo sim, essa página abaixo: http://visit.artinstitutes.edu/serch/dynamic/resp-cfl.aspx?RIFID=8181&tac=sem&INIT_ID=43700005765073056&SOURCE=PSGSR&gclid=CPmwjpK-ycICFSyC7AodKmUALQ&gclsrc=ds

      Boa sorte e Abs,

      Excluir
  67. Fiz Design de Interiores (no Brasil mesmo, rsrs), e agora quero começar Engenharia Civil, mas já estou me achando meio velha para começar outra faculdade, rsrs (23 anos :p )... Meu sonho mesmo era fazer, pelo menos 1 semestre de intercambio... Será que é muito difícil conseguir??

    ResponderExcluir
  68. Sou a Ana e tenho 16.5 Uaall vc desenha mtt seu eu tivesse metade da sua habilidade ficaria feliz. Queria mt fazer Designer de Interiores mas não sou boa em desenhar mas sou mt esforçada(enquanto eu não consigo não paro) não sou boa com exatas tbm (o q estou querendo nessa profissão não é?kkkk). Vc acha q isso me vai me prejudicar?

    ResponderExcluir
  69. Sou a Ana e tenho 16.5 Uaall vc desenha mtt seu eu tivesse metade da sua habilidade ficaria feliz. Queria mt fazer Designer de Interiores mas não sou boa em desenhar mas sou mt esforçada(enquanto eu não consigo não paro) não sou boa com exatas tbm (o q estou querendo nessa profissão não é?kkkk). Vc acha q isso me vai me prejudicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana
      Prejudica nada. Na minha faculdade ninguem sabia desenhar e se formaram sem saber. Hoje tudo eh feito por computador. Nao esquenta.
      Abs e boa sorte

      Excluir
  70. Olá! Meu nome é Leticia, estudante de Arquitetura e Urbanismo, porém desejo me especializar em Arquitetura de Interiores.
    Estou realizando uma pesquisa de estudantes, desta área que conseguem morar no exterior e mostrar para os americanos o pontencial que temos! E me deparei com este blog, este artigo, Renato querido, espero ler mais artigos como este e sempre nos atualize, sei que vai looonge!
    Boa sorte! Abraço.

    ResponderExcluir
  71. Ol Renato!
    Muito bom encontrar uma pessoa como vc por aqui e viva a internet, né!
    Estou cursando o curso de design de interiores no Senac Santos/SP e gostaria de fazer mais pra frente, um curso somente de decoração, este de curta duração que vc mencionou, nos EUA (de preferência em São Francisco) ou em Vancouver no Canadá.
    Por gentileza, vc teria alguma indicação de escolas nestes lugares?
    Sucesso, Saúde e Felicidades pra vc!
    Muito obrigada,
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia não conheço mas sei que no google vc encontra
      abs!

      Excluir
  72. Parabens pelo seu esforço e dedicação. Ótimos trabalhos. Desculpe a dúvida, mas quanto custa cada ano do curso de Design de interiores ai?? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa entrar em um site de uma faculdade e ver quanto custa. Cada faculdade tem seu valor.
      Tem que pesquisar
      abs

      Excluir
  73. Oi Renato meu nome é Ariadne.
    Gostei muito do seu post, apesar de ter sido escrito há algum tempo.
    Sou arquiteta formada e já trabalho com interiores há alguns anos e tenho planos de me mudar para o Canadá em breve para estudar algo na nossa área.
    Gostaria de saber sua opinião sobre um fazer um curso de Interior Design. Estou com receio que seja um pouco redundante, já que tenho conhecimento na área.
    Conhece alguns cursos de extensão que eu possa fazer que realmente acrescente algo à minha profissão?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  74. Oi Renato, tudo bem? Meu nome é Erica, sou arquiteta. Estou com muita dificuldade em achar um curso (certificate) de interior decorating de curta duração (de 3 a 6 meses) em orlando ou kissimme. Já estou tirando o visto de estudante e pretendo ir em janeiro/16. Pode me ajud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica
      Não existe curso de interior design de 3 a 6 meses. Designer de Interiores nos EUA é uma profissão licenceada e precisa de diploma de bacharel. 3 a 6 meses, talvez decoração, mas nunca ouvi falar de um curso de decoração em Orlando

      Excluir
  75. OLá Renato como vai tudo bem! meu no é Ana Maria.
    Renato gostaria de saber qual é o valor do curso ai , eu fiz o curso aqui no Brasil , aqui tem curso de 2 anos técnico , na vdd eu não conclui o curso. bom mais estou querendo ir para o EUA, qual a cidade que vc mora ai, vc já conclui o curso pode me dizer o valor? aqui está 11mil onde eu estava estudando
    hj trabalho em uma loja de materiais construção fazendo projeto de paginação em casa ap e comércios. desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana
      O curso áqui é de bacharel de 3,5 a 4 anos. A IADT onde eu cursei não existe mais, mas em Orlando tem a Seminole State College que tem o curso e custa mais ou menos 15 mil dólares por ano
      Abs!

      Excluir
  76. Parabens pela su determinaçao.
    Você poderia me indicar um curso de deciraçao em Orlando? Esse de 6 meses que postou. Desde ja, agradeço.

    ResponderExcluir
  77. Olá Renato tudo bem? Me chamo Rafen, meu que legal tudo que escreveu, estudo design aqui no Brasil, já vou me formar e estou querendo dar continuidade aos meus estudos em outro país, ainda não sei qual mas sem dúvidas um que eu consiga aprender bastante pois aqui no Brasil é muito fraco para a área, lhe desejo muita sorte, curti seu jeito carismatico de contar suas vivências. Parabéns .....Grande abraço

    ResponderExcluir
  78. Olá Renato tudo bem? Me chamo Rafen, meu que legal tudo que escreveu, estudo design aqui no Brasil, já vou me formar e estou querendo dar continuidade aos meus estudos em outro país, ainda não sei qual mas sem dúvidas um que eu consiga aprender bastante pois aqui no Brasil é muito fraco para a área, lhe desejo muita sorte, curti seu jeito carismatico de contar suas vivências. Parabéns .....Grande abraço

    ResponderExcluir
  79. Olá Renato, meu que legal tudo que escreveu, estudo design aqui no Brasil, já vou me formar e estou querendo dar continuidade aos meus estudos em outro país, ainda não sei qual mas sem dúvidas um que eu consiga aprender bastante pois aqui no Brasil é muito fraco para a área, lhe desejo muita sorte, curti seu jeito carismatico de contar suas vivências. Parabéns .....Grande abraço

    ResponderExcluir
  80. Essa é uma dúvida muito recorrente e foi muito bem esclarecida no post.

    ResponderExcluir
  81. Oi Renato tudo bem? Quero cursar Desgin de Interiores em 2018 e não sei qual faculdade procurar... você tem alguma dica? Essa que você cursou, você pode me dar mais informações como por exemplo: como ser aceito, custos e etc? Agradeço muito !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla
      Em Orlando tem somente a Seminole State College.
      Tente achar uma estadual ou federal como a UF de Gainsville. Procure se certificar que a escola is acredited for CIDA
      Nos websites das escolas tem os valores
      Abs

      Excluir
  82. Caro Renato, sou arquiteto no rio de janeiro e gostaria de uma indicação sua para um curso de Interior Designer em Orlando.
    Onde você faz é legal ! Tem como passar ideia de custos !
    Um abraço Luis Oliveira luis69@globo.com

    ResponderExcluir
  83. Oi Renato, parabéns!!!!! Inspirador!!! Consegue passar uma estimativa de custo (investimento) mensal para o curso e a carga horária? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que achar as faculdades online. Nos websites tem os valores das mensalidades e também a carga horária. Abs!

      Excluir
  84. Olá, adorei as dicas. Obrigada! Você sabe dizer quais cursos dessa área feitos no Brasil não válidos nos EUA? Curso de 2 anos EAD é reconhecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer. Qualquer profissão que exija diploma, graduação e licença os EUA não reconhece diplomas estrangeiros. Não é uma coisa automática, você tem que passar por uma validação. Cada profissão é diferente, tem profissões que exigem estágios de anos, outras não. ë preciso pesquisar
      Abs

      Excluir
  85. Oláa, amo o conteúdo desse blog, acompanho a muuuitos anos,
    sou Designer de interiores, arquiteta e urbanista, e gostaria de fazer um curso na área de decoração no E.U.A, saberia me dizer quais escolas estão disponíveis esse curso? e em quais cidades posso trabalhar que não seja precisa a licença??

    bjinhoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana
      Obrigado! Eu posso te dizer sobre Orlando. Aqui só tem a Valência e a Seminole Estate College. Para trabalhar com decoração e residencial não precisa de licença. Só comercial mesmo precisa fazer a faculdade
      Abs!

      Excluir
  86. Oi Renato!
    Sei que vc certamente ja se formou e eu queria saber se vc está exercendo sua profissão aqui em Orlando.
    Tbm quero mto entrar nessa área, mas primeiramente quero entrar no curso de decoração. Vc tem algum bom lugar para me indicar aqui em Orlando para eu fazer esse curso?

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...