sexta-feira, 24 de junho de 2011

Quem pergunta quer resposta!

Um ano atrás quando eu iniciei o blog jamais pensaria que receberia tantas visitas e principalmente comentários. No princípio, recebia em torno de 15 visitas. Sete delas era eu mesmo acessando o blog. Com o tempo as visitas foram aumentando (o número de posts também) e comecei a receber também emails dos leitores. Coisas de todo tipo. Desde cantadas, desabafos até muita gente com dúvidas. De uns tempos para cá os emails contendo dúvidas aumentaram muito e chegou a um ponto que não consigo mais responder. Para responder a todos eles teria que ficar o dia inteiro na frente do computador. Então é disso que eu vou falar. “Como” e “o quê” perguntar. Também como encontrar as repostas.

Certo dia eu li no blog La Cucinetta uma frase que a Ana escreveu: “Pergunte com educação que eu tento responder”. Fiquei pensando, como alguém pergunta alguma coisa de maneira mal educada? E não é que tem mesmo? Por exemplo, se você vai comentar no blog e principalmente se quer fazer uma pergunta, ao menos tem que deixar o seu nome. Uma introdução também é de bom gosto. “Olá Renato! Meu nome Vanderlúzia e moro em Tribuçú do Norte...queria te perguntar...” e assim vai. Nem precisa dizer “adorei o blog”, entendeu? Agumas pessoas perguntam nos comentários ou mesmo por email assim: “O que o americano come no café da manhã?” e nem mesmo deixam seu nome. Acha que eu me sinto impelido a responder? Em primeiro lugar, se não disser as palavras mágicas “por favor”, “obrigado”, “até logo” aí que eu não respondo mesmo porque se tem uma coisa que eu detesto é sentir que sou ‘obrigado’ a fazer algo. Não precisa de beijos e abraços no final, mas gente, educação cabe em qualquer lugar. Até mesmo em um comentário de blog. E o quê perguntar?


Esse é o segundo ponto que eu queria falar. Eu, myself, de bom grado, uso meu tempo para digitar, corrigir, revisar, pesquisar o português, coletar informações, fotos etc e não cobro nada por isso. De ninguém. Mas uma coisa é certa. Escrevo uma vez só. Portanto, antes de perguntar, certifique-se de ter pesquisado bem sobre o assunto. Por experiência própria, quase tudo, com respeito a documentos e processos conseguimos encontrar na internet. O mecanismo de busca do blog também ajuda muito e as pessoas podem localizar por palavras chaves os textos onde expliquei o assunto procurado. Se não encontrou depois de “muito” procurar, aí sim pode perguntar, porque pode ser mesmo uma coisa difícil de saber e que eu ainda não mencionei no blog. Agora, o quê as pessoas me perguntam que me dá rugas na testa quando leio?

Primeiro coisas que eu já falei em outros posts. A pessoa nem leu nada no blog e quer uma entrevista particular comigo. Gente, eu sou quase uma celebridade dá licença? Hehehe... Brincadeiras à parte, algumas pessoas me perguntam: “Hey, quando você chegou aos EUA? Está fazendo o quê aí? Mora com quem? Em qual cidade? Que faculdade?” E eu posso com isso? A pessoa nem se deu ao trabalho de ler o “sobre mim” na coluna lateral do blog. Me fala se não é para a pessoa ter um revertrés? Outras perguntas também são de doer: “O que é Green Card? Eu vou estudar nos EUA, preciso de visto? O Visto me dá direito a Green Card? Como eu faço para arrumar um emprego? Eu quero legalizar toda a minha família, como eu faço?” L Eu fico até com dó mas em um dia eu recebo em média 5 emails como esse. Eu ainda tomo do meu tempo para colocar os links onde estão as informações e a maioria fica brava porque eu não respondi e nem retornam agradecendo. Ficam de mau comigo L

Eu sei que muita gente sincera tem esses tipos de dúvidas básicas. No entanto, uma simples pergunta “como eu faço para arrumar um emprego?” ou “como posso legalizar toda a minha família?” dá para escrever um livro sobre o assunto. E algumas ainda sem detalhes nenhum como  “Hey, 5 mil reais dá bem para passar as férias nos EUA?” e eu tenho que adivinhar quantas pessoas vêm, o lugar visitado, hotel, compras etc...Percebe-se que alguns não fizeram pesquisa nenhuma  e querem as respostas mastigadas.
Outras perguntas básicas nós podemos encontrar a resposta sozinhos no site da embaixada, e lendo os textos de muitos blogs por aí como por exemplo o Brasileiros nos EUA, Viver nos EUA, Sair do Brasil, Brazil com Z e uma centena de outros.

Por esse motivo, eu resolvi criar uma página chamada “Perguntas freqüentes” que ficará na parte superior do blog. Vou colocar ali todas as perguntas que as pessoas me fizeram até hoje. Estou varrendo o blog à procura delas porque eu sei que em 90 textos é difícil achar a resposta que se quer. De qualquer maneira, gostaria de dizer a todos que escrevo para o blog com maior prazer. E sinto prazer de responder as perguntas de todos. Gostaria de ter o tempo necessário para responder a cada um. Eu adoro quando as pessoas me perguntam e fico ainda mais contente quando me perguntam algo que eu não sei ou não havia pensado. Outro dia mesmo um leitor (Alexandre) fez perguntas super relevantes que achei importantíssimo as respostas ficarem registradas no blog. Por esse motivo as dúvidas dele, que devem ser também de muitos outros, constarão do nosso FAQ (Frequent Asked Questions) ou Perguntas Freqüentes.


Concluindo então o assunto para todos os leitores e visitantes. Pergunte o que quiser mas pergunte com educação. Pesquise primeiro, se não achar, pode perguntar. Se a pergunta for muito básica eu tomarei tempo para indicar onde encontrar as respostas e não deixe de olhar a última Coca-cola diet do deserto que é a nova página “Perguntas Frequentes”.  :-)



33 comentários:

  1. Renato,

    Otima iniciativa, desta forma voce vai continuar prestando um "servico" de utilidade publica, sem sacrificar tanto do seu tempo.
    Mas quero dizer de novo, "adoro seu blog", virei seu fa, e ja te adicionei no nosso blog rol ;)

    PS: Alias, agora, quando me fizerem pergunta, vou indicar a secao de "perguntas frequentes" do teu blog ;)


    Abraco

    Ray

    ResponderExcluir
  2. Oi Ray!
    Obrigado! Vou colocar o seu também por aqui. Eu acho que muita gente vai ficar chateada com esse post mas sinceramente não dá pra responder tantas perguntas que chegam por email e algumas muito básicas. Como eu disse muitos querem tudo mastigado. Eu tô mastigando ao máximo mas chega uma hora que não dá mais...devo ter uns 30 emails não respondidos na minha caixa. E ainda tem gente brava comigo!
    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. Ops Ray, pensei que você tinha um blog também ehhe Tem?
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Boa iniciativa ;)

    E no mais, como anda os estudos???

    ResponderExcluir
  5. Ai Renato, ri muito com o seu post. Você é uma figura!!! Dá pra escrever um livro com a quantidade dos " sem noção"!!!
    Bjos
    Simone

    ResponderExcluir
  6. Amei esse post! Principalmente pela educação que vc usou em explicar essas coisinhas. No começo do ano tive a infeliz idéia de escrever sobre residência médica aqui, pois vivenciei a falta de respostas nesse processo. Tem gente que pergunta as coisas que estão escritas no post, você acredita? Meu marido fica p. da vida quado percebe que estou respondendo email de gente que nem leu o post direito. Eu recebo poucos emails (não sou celebridade como você :) ) mas tem cada pergunta boba. E agora algumas pessoas resolveram "gongar" o Alabama, sabe? Falar mal mesmo, sem nem deixar o nome. Vc está sumido, estudando muita matemática ou curtindo sua filhota peluda?

    ResponderExcluir
  7. Simone
    Você rí mas eu é que sei viu! Outro dia uma mulher que mora aqui nos EUA ainda me escreveu assim: "Tô tão sozinha e deprimida, você quer ser meu amiguinho??" hummm O email tinha umas cinco folhas hehehe
    Bjs!

    Lorna
    Que coisa né? Outro dia uma pessoa fez essas perguntas, "você mora em NY? Está estudando o que aí?" Aí eu disse pra 'essa pessoa' ler o blog e sabe o que ela respondeu? "Ah se depender disso...eu não tenho tempo pra ler blogs..." Ai Meu Deus!
    Estou de volta na correria da faculdade e curtinho minha bolinha de pêlos que pisca :)kkkk
    Mas estou sempre por aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Gabriel
    Voltou a correria! Dá trabalho ser um aluno GPA 4.0! kkkkk
    Abs

    ResponderExcluir
  9. Renato,

    Tenho um blog sim, "American Heart, Brazilian Soul" aqui esta o link: http://sbcspbr.blogspot.com/

    Abraco

    Ray

    ResponderExcluir
  10. Oi Re! Como vc está???
    Muito boa a sua iniciativa! Abaixo aos sem noção!!!
    Aproveitando, se eu for para os EUA em Setembro, vou te mandar umas 100 perguntas sobre roteiro, quanto devo levar, aonde devo ficar, o que devo comer...hahahaha! Brincadeirinha!!!
    E a bolotinha Annabelle? nadando muito!? rs
    Saudades!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana!
    Vc vem aos EUA em Setembro??? Onde???
    A bolinha de pêlos que pisca tá ótima. Estamos nos divertindo muito
    Saudades de vc também!
    Bjss
    R

    ResponderExcluir
  12. Olá, Renato!
    Tudo bem?
    Sou o Cidilan, administrador do Sepluganomundo. E também tenho esse problema com comentários, tenho cerca de 100 comentários pendentes, referentes a estudar na Bolívia... perguntas, como você disse, muitas vezes primarias. Não comento, muito, mas sempre tô acompanhando o seu blog. :)

    Té mais!
    Adicionei o seu link no nosso site.

    ResponderExcluir
  13. Oi Cidilan
    Obrigado pela visita. Eu entendo que as pessoas tem duvidas e podem ser primárias. Mas essa atitude de querer as coisas mastigadas é que me mata. Dá para encontrar quase tudo na internet não é mesmo?
    Vou adicionar seu site por aqui também
    Abs

    ResponderExcluir
  14. Oi Renato, a popularidade dá nisso,rsrs Antes eu achava até que não fossem verdadeiras certas perguntas, agora já me convenci que são mesmo, é gente com preguiça de ler e sem noção mesmo. Mas o FAQ será útil, hoje ninguém pode dizer que não sabe algo porque é só googar que acaba tendo uma resposta, até receita de pão, não é?

    ResponderExcluir
  15. Wilma
    Acho que o FAQ vai ajudar mesmo. Pão e hoje estou fazendo Pasteis de Belém! Wohooo
    Graças ao Youtube!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Então, Renato
    Com certeza! O que não falta é conteúdo! É só saber procurar.

    Você poderia me enviar o seu twitter, pra eu puder disponibilizá-lo lá no site?

    Grato,
    Cidilan

    ResponderExcluir
  17. Oi Re,
    Eu vou para Las vegas e NY, mas no ano que vem estamos planejando uma viagem com os amigos e família para Orlando. Afinal, meu sobrinho estará com 7 anos, e será uma idade gostosa para ele conhecer os parques. Sei que ainda está um pouco distante, mas com certeza absoluta vou querer te ver!!!!!!
    Aproveitando...eu adoro o seu blog! É um jeitinho de matar a saudade e tb de aprender um pouquinho sobre a vida aí. Já divulguei para vários amigos!
    Um grande beijo e um aperto na bolinha de pelos que pisca!!
    Ana

    ResponderExcluir
  18. Cidilan
    Meu twitter é Renato_S_Alves
    Abs!

    Ana
    Que legal! Com certeza nos encontraremos. Não deixe de visitar os restaurantes que eu mencino na página "comer". Tem por todos os EUA e realmente vale a pena experimentar.
    Eu gostei de Las Vegas mas, NY é sensacional. Voce vai adorar!
    Bjss

    ResponderExcluir
  19. Sabe, vc tem boa dose de humor e me parece engraçado. Parabéns pelo blog. Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Oi Renato... Faz tempo que acompanho seu blog e tá cada vez mais interessante... Parabéns! Dou muitas risadas aqui... Achei muito boa a iniciativa e acho muito valido, pq eu mesmo tenho planejado passar um periodo com minha esposa ai, e seus textos são super esclarecedores, mas como você disse, tem perguntas que dá pra qualquer um ter um revertrés... Até Deus dúvida... hehe!
    Abraços,
    André

    ResponderExcluir
  21. Obrigado André
    O objetivo não é inibir as pessoas de perguntar mas sim de querer tudo mastigadinho. Em alguns posts as pessoas perguntam coisas que estão escritas no próprio post! Me pergunto se elas não entenderam ou sequer leram o post.
    Ontem no post sobre dirigir na Flórida (que explica TUDO) um leitor perguntou se com a carteira de motorista do Brasil ele podia dirigir aqui. :@ O post explica essa questão!!
    Abs!

    ResponderExcluir
  22. É cada um que aparece né não? ô povo sem noção!!
    Gostei da frase do "pergunte com educação que eu tento responder". Mas, sabe o que é pior? É vc responder antes, receber a pessoa depois quando ela se mudou pra sua cidade , fazer tudo pra ajudar e a pessoa simplesmente, sumir sem dizer ao menos, obrigada. Aì é fogo!!
    Bj

    ResponderExcluir
  23. Nossa Karol
    Que chato hein!
    Sim, alguns não teem noção mesmo
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Renato eu sempre leio o seu blog acho mto louco de verdade, uma vez até pedi pra vc dar uma geral aqui na minha casa hehehe
    Enfim passeu pra avisar pra você que fiz um blog inspirado no seu, nada haver com o tema, mas eu quis usar uma linguagem diferente para falar de amor e gostaria que vc desse uma olhada, e me ensinasse como colocar fotos e tals e aos poucos ir conquistando um publico desde já muito obrigado

    ah o blog é !!

    www.oleonaoquercrescer.blogspot.com

    abraços

    ResponderExcluir
  25. Leo
    Muito legal!
    Vou visitar sim e ler o que você escreveu
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  26. Oi Renato,
    primeiramente quero registrar meus Parabéns pelo Blog, pq irei para Orlando em novembro e não encontrei até agora um blog/site tão "clean", com informações relevantes e dicas boas como as que vc deu aqui, como no caso de passar na ROSS e tudo mais, além dos posts bem humorados =D. Mas queria perguntar sobre algo que ainda não encontrei no blog e, talvez, com tempo de moradia aí, pode ser q vc tenha alguma experiência e outras dicas. Bem, é o seguinte, estarei aí pegando a loucura da Black Friday pela primeira vez, queria saber se vc já "foi à luta" nesse período atrás de promoções, e se sim oq vale a pena comprar, onde ir, e outras dicas.

    Abraços
    e Parabéns mais uma vez pelo bom trabalho!

    Juliana, Natal-RN

    ResponderExcluir
  27. Juliana
    Obrigado pela visita. Irei publicar um post sobre a Black Friday no final desta semana. Fique de olho ok?
    Abs!

    ResponderExcluir
  28. Estou indo para Orlando como devo agir para troca meu dinheiro já que temho muitos doláres antigosne em notas de 50 e 100 reais??Obrigada
    .

    ResponderExcluir
  29. Cara, meus parabéns, seu blog é muito completo e consegue tirar a maioria das dúvidas e expõe pontos de vista diferente das maravilhas que todos acham que é. A dica do aluguel de casas foi de grande ajuda. Abraço.

    ResponderExcluir
  30. Sorry.
    Olá Renato meu nome é Vilma mas sou conhecida como Viky. (A Super Vicky do seriado)
    Completo 38 anos em abril, moro no Pq. São Rafael - Sao Paulo.
    Trabalho na polícia civil a 8 anos. Carreira papiloscopista mas nunca exerci. Sempre estive em desvio de função como investigadora. Trabalho no 49dp de São Mateus.
    Apesar de eu não ter feito nenhuma pergunta e de você ter agradecido todos os meus comentários, me senti na obrigação de me apresentar direito e pedir desculpas pela minha falta de tato ou jeito.
    Obrigada.
    Até logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viky
      Obrigado por todos os comentários ok? Vou responder só este :)
      Não se preocupe, vc comentou com nome, fot etc. Há pessoas que vêm aqui xingar no anonimato. Quando terminar de ler o blog, comece a ler os comentário... é um mundo à parte hahahah
      Beijão e muito sucesso pra vc

      Excluir
  31. Oi Renato.
    Estou em agosto de 2011.
    Leio o post e todos os comentários.
    Até agora não me deparei com nenhum comentário tão bizarro. Acho que um falando de você escolher melhor os amigos, que logo imaginei a Louise e talvez um outro. Sinceramente, comentários maldosos me divertem. As pessoas gostam de atingir as outras. Eu acabo rindo de ataques. Respondo mais ou menos quando ainda merece alguma resposta. Você é como um herói para muita gente que está aqui e queria estar na sua condição. Uma celebridade como você mesmo disse meio brincando. Logo estou achando incrível você ainda dar alguma atenção para a mera mortal aqui.
    De qualquer modo que bom que você escreve todos estes posts. Tenho uma impressãozinha que você ainda escreverá um livro e eu estou me deliciando com as curiosidades.
    Beijos mil para você e ainda mais sucesso.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...