segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Fazendo Pão nos EUA



             Férias...tem coisa melhor? Mesmo que sejam de 2 semanas e com alguns trabalhos e lições. Eu estava muito ansioso por estas férias. Em primeiro lugar, porque no “break” passado, passei todos os dias ajudando um amigo a pintar um apartamento, 8 hs por dia. Agora sim, sem nada para fazer posso curtir as centenas de possibilidades. Não que a minha vida seja perfeita, que eu não tenha problemas e desafios, mas acredito que tudo é uma questão de escolha. Posso escolher pensar nas coisas que não tenho, como as coisas são difíceis, como a falta de dinheiro, no momento, não me permite fazer um milhão de coisas e ficar choramingando por aí... Mas posso escolher pensar nas coisas que tenho, nas minhas consecussões, e no grande rol de possibilidades  à frente. Sim, podemos escolher. E como os pensamentos alimentam a alma e o espírito, escolhi alimentar-me de coisas positivas e... cozinhar.

            A cozinha sempre foi parte fundamental da minha família. Começando pela minha avó Lídia que era uma cozinheira de primeira. Filha de portugueses imigrantes, sempre derivou muito prazer em cozinhar e eu cresci ajudando-a a fazer muitas coisas e acabei por pegar gosto pela cozinha também. O mais difícil, na minha opinião, é assar. É um mundo à parte, complicado, cheio de opiniões conflitantes. Eu sempre desejei saber fazer um pão daqueles, sabe? Daqueles iguais aos que minha mãe faz e que todos adoram. Tentei algumas vezes, mas não fui bem sucedido. Tinha medo da receita dela até antes de ontem, sábado.

            Aqui nos EUA há infinidade de pães no supermercado. Temos também padaria dentro deles, onde você pode comprar o pão feito no dia. Pães de todos os tipos, com opções de sementes, recheios, etc. Mas eu queria fazer o meu pão. Já no Brasil é difícil comer um pão caseiro gostoso, que não seja muito denso, muito duro e outra inabilidade qualquer do padeiro(a). Mas o pão da Dona Marilena Mascarenhas (mamãe) é imbatível. Dom? Eu prefiro acreditar que é o resultado de pura insistência até chegar no ponto da perfeição. Eu mesmo vi minha mãe tentar por anos. No começo, os pães tinham que ser consumidos no mesmo dia. No dia seguinte viravam pedras. Os pães que ela faz agora permanecem macios e tenros por 10 dias.

Padaria do Publix
            Pesquisei muito sobre o assunto, estudei os tipos de fermentos, assisti os chefes em vídeos do Youtube e percebi que há muita contradição nas informações. Uns falam da segunda fermentação, outros desconsideram e os pães ficam lindos. Uns dizem que é preciso sovar à mão, outros fazem só na batedeira, ainda outros usam os dois. Uns ensinam dar um murro na massa após a primeira fermentação, outros gentilmente, colocam a massa direto na forma. O que fazer com esse mundo de informações conflitantes? Já sei, seguir a receita do melhor pão caseiro que já comi. O da Dona Marilena, que não é chefe, mas é cozinheira reconhecida na pequena e pacata cidade de Águas de Santa Bárbara(SP).

            Imbuído de muita coragem e determinação fui para nossa minúscula cozinha (3x3m) tentar mais uma vez a receita da Dona Marilena Mascarenhas (esse nome não é o que há?), que compartilho com todos aqui no blog:

Ingredientes

- 3 ovos grandes
- 1 xícara de óleo vegetal
- 1 colher de sopa de açúcar refinado
- 1 colher de sopa de sal
- ½ litro de leite morno (da geladeira direto para  1 min no microondas)
- 1 envelope de fermento seco fermix (aqui nos EUA usei 2 envelopes do RapidRise                   Highly Active Yeast)
- 1kg de farinha de trigo e mais um pouco (se precisar)

Encontra-se em qualquer supermercado dos EUA

Modo de preparo

            Coloque no liquidificador os ovos, óleo, açúcar, sal, leite morno e o fermento. Deixe bater por aproximadamente 2 minutos. Junte o líquido à farinha e sove a massa até ela ficar elástica ou desgrudar totalmente das mãos. Deixe crescer até que uma bolinha de massa dentro de um copo com água suba à superfície. Enrole os pães e deixe crescer por mais uma vez. Pincele os pães com gema de ovo. Asse em forno alto até que os pães estejam dourados.

            Quer mais fácil do que isso? No entanto, quem já tentou fazer pães sabe que é mentira não é tão simples assim. Portanto, como sou pessoa generosa, compartilharei aqui os truques ok?



Truques e detalhes


            Penere a farinha de trigo para que ela seja “oxigenada”, ou seja, para que entre ar naqueles pequenos pedacinhos que parecem pedrinhas. As bactérias do fermento precisam de oxigênio para a fermentação. Como eu tenho uma batedeira KitchenAid com gancho, eu bati a massa nela por aproximadamente 2 minutos. Por se tratar de muita massa, a mesma não desgrudou das paredes do pote de metal, por isso tirei a massa de lá e sovei por 5 minutos à mão colocando um pouquinho de farinha até que a massa não grudasse mais nas mãos. A massa ficou lisa e elástica, muito bonita. Coloquei em uma vasilha para crescer e a bolinha no copo com água. Cubri a massa com papel filme (para não ressecar) e coloquei vários panos de prato por cima. A massa cresceu (nos 24ºC dentro de casa) em 1 hora. A bolinha subiu à superfície do copo. Mágica? Claro que não, as bactérias comeram a massa e liberaram gases que fizeram com que a bolinha boiasse...

No Brasil custa por volta de 2 mil reais. Eu paguei
199 dólares na Target, o que os americanos acharam um
absurdo...

Essa foto é de uma outra tentativa com uma massa
menor...
            Sem medo de ser feliz, tirei a massa da vasilha de plástico, e amassei com as mãos mais algumas vezes. Por orientações da mamãe, cortei pedaços do tamanho de uma laranja grande e enrolei até que formassem tiras compridas. Com três tiras, fiz a trança como se faz com cabelo. A massa toda deu para dois pães grandes e um pão pequeno que eu fiz com duas tiras enroladas. Deixei crescer por mais 45 min cobertos com filme e panos de prato. Aos 30 minutos liguei o forno elétrico à temperatura de 460F ou 240C. Ao final dos 45 min eles já estavam bem maiores que as magras tranças que havia feito.

A massa que sobrou enrolei duas tiras e ficou assim

            Quebrei um ovo inteiro em um prato fundo e adicionei 1 colher de sopa de água. Bati o ovo e pincelei os pães. Assei os pães até ficarem dourados o que se deu em menos de 30 minutos. Os pães ainda cresceram dentro do forno. Após saírem do forno foram diretamente para um tupperware fechado o que prevene que a água evapore dos pães e estes fiquem secos e duros. Agora só faltava experimentar.


            Estou vingado! Recebi o diploma de padeiro (quem me dera!). Os pães ficaram deliciosos, tenros, macios. Hoje de manhã eles ainda estavam com a mesma textura e maciês. Coloquei uma fatia na torradeira e a manteiga derreteu sobre ele. Um dos pães foi direto para o casal da casa ao lado que nos presenteou outro dia com um bolo de chocolate e cheasecake. Eles simplesmente não acreditaram que eu tinha feito aquele pão. 
Tá pensando o quê?

êita orgulho do pai...
Claro, depois teve também bolo de chocolate, pudim de nozes,
pastéizinhos de belém e muffins de maçãs...kkkkk
          Louise, Robert e os vizinhos disseram que este foi o melhor pão caseiro que já comeram na vida. No país dos cegos do "compra pronto", quem tem um olho faz pão em casa é Rei!! Rá!
;-)

31 comentários:

  1. Ficaram lindos, parabens, eu também custei a acertar essa massa, mas a minha fica assim agora, eu uso uma receita muito parecida, so acrescento uma colher de margarina na hora de bater no liquidificador, eu coloco na massa também, oregano ou linhaça, fica bom :)
    E se você gostar, dá pra fazer enroladinho de salsicha, as minhas crianças adoram. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Renato, isso sacanagem, minhas lombrigas estão doidinhas agora... hahaha
    Amei a receita e vou fazer para o Natal.
    Feliz Natal e um ano novo repleto de sucesso!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Elisangela
    Esse é o próximo passo, rechear ehheeh
    Obrigado pela dica!
    Bjs

    Pipa, faz um teste antes! Pelamordedeus!!
    Pra vc também!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Estou com agua na boca! Serei obrigada a imprimir esse post, comprar os ingredientes e tentar fazer em casa. E depois rezar pra dar certo e ficar igualzinho ao da Dona Marilena Mascarenhas!! : )
    Obrigada por compartilhar a receita. Feliz Natal e um 2012 de muita felicidade e realizacoes. Bjs, Michelle Depenbrock

    ResponderExcluir
  5. Tenta sim Michele!!
    Bjs e pra vc também!!!

    ResponderExcluir
  6. eu adoro paes. Todos. mas fazer, botar a mao na massa... ah nao e comigo NAO!!

    inaier.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Renato! Essa trança me lembrou o pão a metro que sempre encomendo qdo comemoro meu aniversário em casa...

    É claro que o forno caseiro não permite gdes comprimentos, mas a minha sugestão é vc fazer seu pão, que parece delicioso, na diagonal do forno. E depois de pronto, recheá-lo inteiro para uma festinha em casa, como um big sanduba. Não sei se pão a metro existe aí nos EUA, mas acho que faria sucesso com o povo!!!

    Aliás pensando bem, fiquei com vontade de tentar eu mesma! Obrigada por compartilhar não só a receita da sua mãe, mas principalmente os truques!!beijos!

    ResponderExcluir
  8. Inaer
    Eu entendo. Mas acho que é uma coisa que a gente vai se apaixonando aos poucos..
    Abs

    Paula
    Acho que para sanduba é melhor uma massa mais consistente, essa é tão fofa que iria despedaçar com o recheio. Mas a idéia da diagonal é interessante.
    Aqui tem sim sanduíche de metro. Aliás a invenção é americana, os brasileiros que copiaram hehehe
    No supermercado você pode encomendar com o recheio que quiser. Ele pode vir inteiro ou já cortado em pedaços no pão igualzinho o do Brasil.
    Já estou traçando as metas para as próximas experiências. Esfirra e coxinha?
    Ai ai ai
    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. Rê, parabéns ! Você é um "menino prendado". Eu não ligava muito para pão no Brasil, só vim a apreciar quando comecei a provar os integrais da Holanda, cheios de sementes diferentes, mil e uma possibilidades.
    Em casa faço dois, que elegi como fáceis e supremos. Um salgado, o outro doce. O fino do finório é esse pão de oliva, a casa fica com cheiro de vinho e queijo: http://greetingsfromholland.blogspot.com/2010/02/olives-bread-pao-de-oliva.html
    e o melhor pão de banana do mundo, que fica com uma casca sequinha por fora e molhadinho por dentro até dois dias depois de feito http://greetingsfromholland.blogspot.com/2009/09/banana-cake-bolo-de-banana-banaan-brood.html
    Tente. Quem prova não se esquece jamais !

    ResponderExcluir
  10. Show Ana!
    Vou anotar seus pães e depois tentar!!
    Bjs!!

    Obg Lígia
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Renato eu sou a Andrea de São Paulo e venho acompanhando a algum tempo seu blog, vou para Orlando dia 30.12 e estou seguindo todas as suas dicas, mas hoje amei essa receita de pão!! Vou tentar fazer e depois te conto, adoro tudo o que vc escreve!! Bj grande

    ResponderExcluir
  12. Oi Renato, essa é a primeira vez que posto um comentário aqui, mas sempre visito sua página, adorei a 'cara' dos pães, apetitosos. Um abraço Jamile de Campinas SP

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Andrea!
    boa viagem pra vc aqui na terra do tio sam e faça sim os pães, vai ser um sucesso!
    abs!!!

    Jamile
    Comente sempre ehhehehehe
    Abração!

    ResponderExcluir
  14. Olá Renato !
    Faz muito tempo que acompanho o seu blog e adoro quando você posta receitas e quando dá umas doses de semancol aos sem noção . Hoje gostaria de dizer que amei a introdução desse post . Não que eu não goste de pães , na verdade eu adoro cozinhar , mas é que isso que você disse sobre escolhas levantou meu astral e você nem pode imaginar o quanto sou grata por essas palavras. Parabéns por sua autenticidade. Beijo. Seja feliz!

    ResponderExcluir
  15. OI!!
    Obrigado você por compartilhar sua experiência!
    Eu aprendi isso na terapia. Sempre temos escolhas e nossa alegria e sofrimento derivam delas.
    Um beijo e seja feliz também!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  16. Ok! Meu nome é marcia, moro em Boston MA. e queria comentar que achei muito lindos os paes, muito obrigado pela receita. continuarei a vir aqui para visita-lo. um abraco.

    ResponderExcluir
  17. Aproveite a receita Márcia!!
    Abs!
    Que inveja de vc morando nessa cidade fantástica cheia de neve
    kkkk

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Renato.
    O único pão que já fiz aqui em casa, foi pão de abóbora (vide uma receita retirada da revista Globo Rural) que as pessoas (minhas irmãs) disseram não ter ficado bom, mas até hoje não entendo como não sobrou nenhuma migalha. kkkkk

    ResponderExcluir
  19. Hummmmm, ficaram com uma bela aparencia, Renato!
    com certeza tambem vou testar essa receita maravilha de sua mae ♡! Pena que os fornos daqui sao pequenos, o que faz a gente perder um tempao quando quer deixar feito uma receita que rende..... vai ter que ser meia receita messsmo, snif.
    Bom descanso, otimo Natal pra voces ai e sua familia tambem! bjOs

    ResponderExcluir
  20. Regina
    Não dá pra querer acertar o pão já de primeira né? Eu mesmo fiz muitas e muitas vezes até pegar a mão. Mas é uma delícia fazer....
    Bjs

    Rose
    Obrigado!
    Faz a receita inteira, como minha mãe e vai colocando os pães e tirando. Minha mãe faz pães menores que assam em 15 minutos, tira do forno e coloca novos, e assim vai
    Bjao!

    ResponderExcluir
  21. Oi Renato.

    e vc nao é gordo , adorei essa geladeira .

    abraços

    Lucas

    ResponderExcluir
  22. Oi Renato vim pra desejar a você um Feliz Natal, e tudo de bom nessa vida!! Depois volto pra ler o post todinho, e comentar. Beijos Wilma

    ResponderExcluir
  23. Renato que pão bonito!! eu tenho essa receita só que com apenas um ovo, mas quando faço, faço integral e coloco tudo dentro:farinha de beringela, germe de trigo, aveia...e fica ótimo. Só demora demais pra crescer, vou usar o papel filme. Essa da bolinha no copo, minha avó fazia um tal de "pão de minuto" e eu nunca entendi porque a bolinha subia, pra mim era mágica,kkk Muito legal, fez-me lembrar.

    ResponderExcluir
  24. Fiquei com água na boca. Mas seria a perdição fazer essa receita em casa. Provavelmente teria que repetir muitas e muitas vezes e a balança iria para as cucuias.
    Passei aqui para te desejar um 2012 maravilhoso! E quando puder, venha me visitar um dia! Adoraria te conhecer pessoalmente, Renato.

    ResponderExcluir
  25. Wilma
    Obrigado! Pra você também. Ah, então você já é padeira como a minha mãe hehehe
    Eu não posso ficar fazendo muito essas coisas porque eu ganhei 5kg desde que cheguei :(
    Abs

    Lilian
    Obrigado e pra vc também!
    Onde você mora? Vou sim, adoro viajar!!
    Abs

    ResponderExcluir
  26. Porra,Renato.
    Muito bom,camarada.Gostei dos paes.Bonitos demais mesmo.Também sou chegado da cozinha e aqui em casa é uma das partes que mais gosto de estar(sou ex-sub chef).Peguei até a receita.

    Feliz ano novo a todos e apareça la no blog de vez em quando.

    Happy New Year,buddy!

    ResponderExcluir
  27. Obrigado!
    Irei aparecer no blog. É que tenho estado muito ocupado, com todas as minhas leituras astrasadas por causa da faculdade.
    Mas espera um pouco que apareço
    Abs!!
    Pra vc também!

    ResponderExcluir
  28. Moro em San Diego e nunca me arrisquei a Pao fazer Pao por aqui porque muitas amigas fazem e reclamam da farinha que deixa o Pao muito pesado, mas vendo o seu Blog, os comentarios, a receita, as fotos do passo a passo e a cara do Pao ate me animei a fazer uma experiencia. Otimo para presentear e comer, eh claro. Parabens pelo Blog!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Marcia
    Que nada! A farinha daqui é ainda melhor, pelo menos eu acho. E se fosse assim ruim como é que no supermercado compramos pães excelentes?
    Pode tentar que vai dar certo!
    Abs

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...