domingo, 22 de abril de 2012

Americanos e Suas Garagens




            A segunda vez que vim aos EUA, em 1997, fiquei hospedado na casa de amigos em Templeton CA. Uma coisa que me impressionou muito foi a garagem deles, que era cheia de tralha. Lembrei-me dos filmes que a gente assiste e onde aparecem garagens cheias, abarrotadas de coisas e pensei: Olha, é verdade mesmo.

            O fato é que para a maioria aqui, garagem é também depósito. Em muitos casos, não sei se posso dizer na maioria deles, as garagens tem coisas que a família vem acumulando ao longo dos anos. Nas casas daqui do bairro, muitos moradores deixam seus carros na calçada em frente à garagem, que é chamada aqui de driveway. O motivo é porque suas garagens estão cheias de coisas e os carros não cabem dentro delas.


Exemplos de carros estacionados no driveway
por falta de espaço nas garagens


Me dá até coceiras...

            No norte do país, é imprescindível ter uma garagem em que se possa colocar o carro dentro. Em dias de neve intensa, você precisaria acordar uma hora antes só para tirar a neve de cima do carro antes de ir para o trabalho. Tirar a neve do carro, da calçada e ao redor da casa chama-se Shovelling.



            Por mais que eu limpe a nossa garagem (que não é considerada garagem porque não tem porta e chama-se car port) sempre "coisas" vão aparecendo. Uma caixa, uma ferramenta, uma pá e as coisas vão se acumulando. Mas meu TOC limpa tudo rapidinho, afinal nós temos um pequeno quarto para depósito. Esse quarto já foi esvaziado 2 vezes e 5 tambores de lixo gigantes já saíram de dentro dele e de tempos em tempos o quarto enche novamente. Às vezes dá a impressão que as coisas dão cria lá dentro, que os americanos gostam de juntar coisas, de colecionar ou mesmo de guardar porque podem precisar no futuro. As desculpas aqui na casa pra deixar os closets, quartinho e garagem cheios de coisas vão desde o “posso precisar no futuro”, passando pelo “eu vou arrumar e vender” até o “é bom ter um extra”. :@ E aí se deixar acaba virando isso aqui:







            Eu sou adepto de manter só o que precisa. O que não usou, nunca usou e não há perspectiva de ser usado deve ser descartado. Pergunte ao pessoal do "Feng Shui" sobre a energia negativa que esse entulho todo traz. De qualquer forma, casa ou garagem entulhada além de feio, acumula sujeira e bichos! Eu hein...
Agora exemplos de garagem, porque aqui não tem só trash também né?








           Muitos moradores transformam a garagem em outros cômodos como quarto, sala de jogos ou mesmo the “cave man” um lugar só pro marido se divertir com os amigos quando há jogos de baseball ou superball. Muitas casas têm a lavanderia na garagem o que não me agrada, porque geralmente as garagens não tem ar condicionado e podem ser um forno ou um freezer no inverno.








41 comentários:

  1. Muito bom o post, acho muito intereante como os note-americanos veem e utilizam o seu espaço, ah e muito boa a sua iniciativa de colocar o nome de certas coisas como tirar a neve ou o lugr na frente da garagem !

    Continue assim a cada dia eu gosto mais do blog porque me inspira para conseguir o meu objetivo de viver nos EUA !

    ResponderExcluir
  2. oie Renato.
    Me deu afliçao só de olhar as "tranqueiras". Olha sofremos do mesmo toc. Hoje mesmo arrumei o closet todinho e separei o que não uso há meses, e vai tudo para doação.
    Tenho uma amiga que mora em Seattle, atualmente, mas já precisou "descongelar" o carro, quando morava em massachusetss.
    boas férias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk
      Eu adoro uma boa limpeza e jogar fora ou doar é comigo mesmo!!
      Bjs

      Excluir
  3. Eu sou uma "minimalista" (gosto de ter so o suficiente e evitar me apegar a coisas materiais) e um lado positivo de morar em uma casa pequena eh que isso ajuda a evitar a tentacao de acumular coisas - simplesmente porque nao temos o espaco para guarda-las! Felizmente eu me casei com um homem simples e pratico que tambem prefere guardar somente o que nos usamos ou precisamos.

    Meus pais moram na mesma casa ha quase 3 decadas e a garagem nao ta taooooo feia, mas so cabe um dos dois carros... entretanto, no inverno eles dao um jeito para fazer o outro entrar.

    Minha avo morou na mesma casa mais de 50 anos e, como filha da Depressao nos anos 30, ela tinha o habito de nao jogar nada fora porque poderia precisar um dia. Quando ela se mudou para um apartamento menor, depois de levar as coisas que ela queria levar, ainda restou 2 CAMINHOES de coisas para ser doadas, recicladas, ou jogadas fora! Meu Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que eu gosto de blogar, a gente aprende tanta coisa. Obrigado por esse insight! Jamais tinha pensado nisso que as pessoas que passaram pela depressão de 29 faziam isso. Eu já tinha ouvido alguém falar disso aqui, como avós usavam toda a comida, não jogavam nada fora.
      2 caminhões! Meu Deus MESMO!!
      Obrigado pelo comentário!
      Abs

      Excluir
  4. Eu adoro garagem arrumada!

    Uma coisa que tem de ser levado em consideração é que como os americanos fazem tudo dentro de casa, acaba juntando um montão de coisas mesmo. Fora que com neve, tem de ter as pás e tudo para limpar, o carrinho para "sugar"as folhas no outono e um montão de coisas essencias! Junte isso a cultura de não jogar nada fora, acumular e o resultado está nas primeiras fotos desse post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Lorna
      Tinha me esquecido desse detalhe. Como eles fazem tudo aqui precisam de muitas ferramentas. O Robert além do quartinho lotado ainda tem um de plástico no quintal cheio de cortadores de grama, de folha de palmeira, de tudo o que vc pode imaginar!
      Abs

      Excluir
  5. Visch!! Não sei se ai tem aquelas baratas cascudonas que temos no Brasil, imagine o quanto teriam delas nestas garagens!! O problema da tranqueirada toda é ir guardando só uma coisinha e ai já viu... de grão em grão a galinha enche o papo. Garagem é só para carro :-).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim viu e das grandes. Eu já encontrei um monte no quartinho. Mas aqui o que não falta é "remédio pra barata" como fala minha mãe, ao invés de veneno hehehe
      O dono da casa aqui, "spreia" ao redor da casa a cada 3 mêses para nos livrar dos bichos. O Controle de insectos que se chama "pest control" também é obrigatório na Flórida

      Excluir
  6. Rê, quem acumula muita coisa é porque vive na vibração de "carencia", não é mesmo? Acha que nunca tem o suficiente. A melhor coisa para emagrecer uns quilinhos é se livrar de clutter: na garagem, nas gavetas de roupas, nas estantes de livros e dentro da cabeça (chega de pensamentos repetitivos e pouco originais). Quem tem o essencial (isso é relativo para cada um...) sempre acredita que irá atrair o que precisa no momento certo.

    Renato, uma coisa que eu sou super craque é com roupas para as crianças. Assim que não dá mais no corpo eu já separo. Vejo se tem furos, se dá para reparar/costurar. Se está muuito velhinha eu jogo fora. Se é uma roupa simples, desbotada mas ainda dá para ser usada para uma pessoa carente eu dôo, depositando a roupa (lavada e passada !) num cointainer que há pela minha vila, da Cruz Vermelha. Se é uma roupa/sapato muita bacana eu dou para amigos/colegas do trabalho com filhos ou para meus pais. Afinal meu sobrinho nasceu ano passado lá no Brasil ! Resultado: eu não tenho nenhuma roupinha/sapatinho das crianças que já não caiba mais. Os guarda-roupas deles são sempre organizados, lindos e "magrinhos" (arejados). Delícia !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana minha linda, se você fosse solteira eu casava com você! Sério...
      Te admiro muito!
      Bjs

      Excluir
  7. Oi Renato, só faltou vc ressaltar a importância das garagens para o empeendedorismo(ufa!)americano, ou seja, mencionar que foram dentro delas que se iniciou grande parte das empresas que conhecemos hoje(Apple e Google para citar algumas recentes e Harley-Davidson,uma das antiguinhas...)E como vc está em Orlando, o prório Walt Disney, junto com o irmão Roy, impulsionou seu embrionário negócio dentro da garagem de um Tio,na Califórnia.Como vc vê, a típica garagem americana é um universo sem limites tanto para afazeres cotidianos, quanto para idéias que podem mudar o mundo a qualquer momento.
    Abração
    Márcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado! Eu nem sabia muitas das coisas que você falou!
      Obrigado pelo comentário!
      Abs

      Excluir
  8. Como é fácil juntar tralhas!! aqui no Brasil a desculpa minha é que o lixeiro não leva e encontrar algum lugar que aceite retirar certos objetos, como por exemplo, estou com 3 casinhas de cachorro de madeiras que troquei pelas de plásticos e estão lá ocupando espaço, ainda não sei como me desfazer delas, mas sabe que tenho certeza que tralha dá cria sim, numa velocidade incrível, assim como papelada também aqui em casa, é uma luta diária,kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim dá cria...mas olha, tem uma mágica que eu vou te ensinar. Funciona aqui e talvez funcionem aí também. Coloca na frente da casa que desaparece!
      Já fiz várias vezes e dá certo!! Uma vez uma estante e uma cama inteira desapareceram!
      kkkk
      bjs

      Excluir
    2. hahaha é verdade, tudo q vc não quiser e só colocar na frente da casa q desaparece, quis doar várias coisas para orfanatos, instituições e ninguém vinha buscar, coloquei na rua e sumiu bjs

      Excluir
  9. oi Renato, dei mta risada c/ esse post, presenciei mto isso qdo morei aí, mas fiquei mesmo impressionada mais recentemente, qdo morei no Canada. Lá é igual, carros só nos driveways por conta de garagens lotadas de trash. E o sofrimento do povo nas manhãs de inverno, tirando a neve dos carros e do caminho pra poder ir trabalhar. O hábito de guardar coisas inúteis faz parte do ser humano. Aqui no Br as pessoas entopem armários, na garagem só vi um vizinho em Campinas, brasileiro prefere pôr o carro na garagem mesmo pq c/ a bandidagem q rola aqui, deixar fora é um risco, lol, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É eu sei. inclusive se o carro dorme na rua aí o seguro fica mais caro...uma pena mesmo, um país que tinha tudo pra ser o n.1 não é?
      Bjs

      Excluir
    2. Renato, desculpa se vou decepcioná-lo mas o Br ñ chega lá. O povo sulamericano se acostumou c/ ditaduras e populismos e assim fica difícil chegar no 2° mundo, q dirá no 1°!! Por conta da desgraceira q acontece aqui, tem mta gente q sente saudade da ditadura... aqui ñ existe noção do q é democracia nem cidadania. Ontem as manchetes estampavam em todos os jornais e revistas: o povo quer Lula em 2014! Eles preferem ganhar o peixe do q aprender a pescar. Escolas ruins, saúde péssima e segurança zero é tudo q nossos governantes oferecem mas se chega um populista q distribui cestas básicas o povo ñ entende q seria preferível ter boas escolas, saúde funcionando e segurança p/ andar tranquilo nas ruas, sem medo de assaltos. E aí já viu né vence o popular e assim o país ñ chega lá! bjs, e desculpa o desabafo.

      Excluir
  10. Oi Renato ! Quanto mais acompanho seu blog , mais eu vejo que tenho muito o que conhecer sobre o comportamento dos americanos e nessas ocasiões percebo o quanto a mídia manipula nossas opiniões . Essa coisa da garagem, por exemplo, eu nem imaginava . Que bom que os assuntos do seu blog fogem da mesmice ! Me considero uma pessoa mais... como direi?... Antenada(?) agora. Posso dizer uma frase cafona? Bj no seu coração! : ) E obrigada por não ser um blogueiro esnobe . Lana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lana
      Vou te confessar uma coisa. Eu não consigo acompanhar blogs que as pessoas contam o dia a dia delas. Primeiro porque não me interesso pelo dia a dia nem de celebridades quanto mais de desconhecidos. Sei que alguns blogs assim fazem o maior sucesso. O que eu quero fazer aqui é contar o que há "di" diferente (Luiza Marilac kkk) pelas bandas daqui.
      Sei que também que quem comenta volta pra ver se o blogueiro respondeu e eu mesmo faço isso. Fico meio desapontado quando o blogueiro ignora um comentário meu e dificilmente comento novamente. Tem uns blogs que eu lia de vez enquando que é assim. 40 comentários e nenhum comentário do blogueiro. Acho que isso é como você falou, esnobe, ou mesmo a pessoa acha que é estrela, celebridade. Não tem nenhuma diferença entre o blogueiro e o leitor, a meu ver. Blogueiro que acha que é celebridade devia procurar um psicólogo
      Bjs

      Excluir
  11. Renato, a garagem aqui de casa é entulhada de ferramentas, madeira, piso, lata de tinta, material de jardinagem, etc, etc, etc... Drives me nuts!!! I hate it!!!
    Melhorou muito depois que eu passei a morar com meu marido pq encho o saco dele para organizar aquela tralha. Eu o chamo de Dr. Jekyll and Mr. Hyde, pq ele é tão organizado, não deixa nada fora do lugar no closet, não deixa toalha sobre a cama, os sapatos sempre no closet... mas, a garagem...
    Reza a lenda de que esse verão a garagem estará limpa e sem entulho, vamos ver...

    Bjks
    Boa semana
    Pipa

    ResponderExcluir
  12. Esqueci de comentar. Na minha família rola o sacolão, começa em alguma casa de um membro da família, tudo que pode ser doado, daí passa para outro membro da família, que olha na sacola e vê se tem algo o que quer, tipo um jeans ou sapato, daí essa pessoa limpa o guarda roupa e poe na sacola manda para outra casa, até passar por todas as casas, depois disso deixa a sacola na casa dos meus pais que alguém leva ou para igreja, ou para qualquer lugar que aceita doação.

    Quando cheguei aqui meu marido dizia que aquelas coisas iam para uma garagem sale, menino o furnace room e a garagem cheia de coisa, incluindo moveis em bom estado. quase dois anos aqui e ele com a desculpa da falta de tempo. Fizemos uma obra no porão e ptivemos que remover muita coisa, resumo, meu marido aprendeu a doar! Levamos tudo para a o Exercito da Salvação. Agora ele está separando as roupas que já não servem mais e pede para que eu deixe no Salvation Army.

    Acho o cumulo, essa mania de "ah vou fazer uma garagem sale", quando tem um montão de pessoas sofrendo com os tornados aqui no centro oeste.
    Nada contra garagem sale pq eu amo uma mas, quando tem pessoas precisando não custa nada doar. Como uma frase que li outro dia: aquele que doa algo nunca fica pobre...

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui também funciona essa de doar. Outro dia mesmo doamos 18 sacolas de roupas que o povo aqui já tinha por 20 anos mas que não servem mais. Concordo com vc, precisa doar porque tem gente precisando e muito. Eu me lembro quando pequeno, na cidade do interior em 1979 todo nosso varal foi roubado. Semanas depois andando com meus amigos na linha do trem vi muitas das nossas roupas jogadas fora, coisa que usávamos. Depois tive meu varal também assaltado em SP em 1998. Coisas que doamos a vizinhos, vimos jogados no lixo depois.
      Mas olha Pipa, tem que tomar cuidado aqui pra quem doar também. Muitas empresas que aceitam doações vendem tudo depois, sabia??
      Bjs

      Excluir
    2. Renato, não ouvia a história de varal roubado a muitos anos...
      Aqui em casa doação vai sempre para o Good Will ou para Salvation Army.

      Minha mãe não gostava de doar nada na porta por que o mesmo que aconteceu com suas coisas aconteceram com as nossas. Uma vez lembro dela fazer uma sacola com comida e frutas e dou para umas crianças que sempre vinham pedir na nossa porta, quando ela saiu para me levar para a escola, vimos as crianças fazendo guerra com as frutas na pracinha perto da nossa casa. Minha mãe ficou tão decepcionada que não deu mais nada para pessoas que vinham na nossa parte. Outra vez, ela dou minhas roupas e outras coisas para uma moça que veio na nossa porta com um bebe recem nascido, minha irmã foi levar a moça na casa dela pois estava chovendo, o marido dessa pessoa, que ela dizia ser cadeirante, abriu a porta andando com as "próprias pernas"... Minha mãe só nos deixava doar para locais que conheciamos. Triste, né?!

      Excluir
  13. Eu acho engraçado algumas pessoas aqui, se no Brasil alguém acumula tranqueira na garagem ou no quintal é porque brasileiro é tudo porco, tudo selvagem, eu tenho vergonha de ser brasileiro, quero ir embora daqui, blá, blá, blá, mas se os americanos fazem isso é porque é interessante a forma como eles utilizam e aproveitam seus espaços. Dois pesos e duas medidas. Paulo Vitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo
      Em nenhum momento a bagunceira de uma garagem lotada de tralhas foi mencionada como "interssante uso do espaço"
      Os quartos em garagens talvez ou as garagens organizadas. Mas sujeira e bagunça é sujeira e bagunça seja no Brasil, EUA ou Suíça.
      Ninguém aqui venera americanos não. Inclusive o objetivo do post é mostrar o absurdo das garagens cheias de tralhas
      Abs

      Excluir
    2. Estou me referindo ao comentário do blog do spyware, o primeiro comentário. Abraços, Paulo Vitor.

      Excluir
  14. Distraído como sou, se a garagem da primeira foto fosse minha, com certeza entraria com o meu carro "no bosque" cedo ou tarde!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom. Também vivi nos EUA e a garagem da minha casa era cheia de bicicletas velhas e coisas que nunca nem descobri as suas utilidades. Bom blog esse teu.

    ResponderExcluir
  16. HUHUHUHU to loko pra ir PROS EUA...
    OTIMO BLOG. EXCELENTE POST.

    ResponderExcluir
  17. Nossa Renato excelente post.
    Ano que vem pretendo ir para Orlando viver uma vida
    que eu não consigo viver aqui em SP.
    Aqui tudo é muito caro e a cada dia está aumentando mais, compramos tudo parcelado pelos preços orbitantes, Ah e andar anoite é impossível assaltos frequentes e sequestros olha que eu moro no interior de SP cidade pequena, onde deveria ser mais organizado pois tem uma população pequena , fora a pavimentação e paisagismo (kkk) aqui só tem matagal cheio de escorpião, lixo entulho é um horror. resumindo está muito complicado.
    Emprego aqui tem d+ da pra escolher. mais os salários são ótimos estão nas casas de 600 a 800 reais.
    trabalhando 9 horas por dia 6 dias por semana da pra tirar uns 1200 reais. :)
    Não estou reclamando da minha situação, estou apenas relatando como é a vida na minha cidade e vou correr atrás de algo que vai ser melhor pra mim.
    Pessoas nem sempre concordam com as nossas opiniões mais cada um tem a sua e tem que correr atrás dos seus objetivos.
    Então ano que vem estarei ai. :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michel
      Na cidade da minha mãe de 5 mil habitantes no interior de SP agora já tem roubo de carros, tráfico de drogas e se deixar a roupa no varal e for trabalhar, vc encontra ela passada na porta da casa hehehe desaparece tudo. Em uma cidade de 5 mil habitantes e a polícia?? Totalmente envolvida...
      Triste
      Abs

      Excluir
  18. oi renato,
    muito legal o tema abordado.
    a primeira coisa que pensei foi com as chuvas repentinas de granizo. vai guardar (proteger) o carro aonde?
    imagina o estrago numa situação como essa: http://www.youtube.com/watch?v=OFv2W7Duqiw
    uma dúvida, quando se tem a porta dentro da garagem, normalmente ela tem acesso a lavanderia?
    esse problema de juntar “tranqueiras” somente na garagem parece normal. acho que vc já viu, no canal Discovery Home & Health passa um programa chamado Acumuladores. a casa inteira cheia de “tralhas”, nem mesmo o banheiro se salva. http://discoverybrasil.uol.com.br/web/homeandhealth/na-tv/acumuladores/
    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo
      Eu já fiz um post sobre acumulação compulsiva.
      Sim tem uma porta de dentro da garagem que vai pra dentro da casa, por isso muitas casas tem a lavanderia dentro da garagem.
      Que vídeo é esse da chuva de granizo?? Medo!!
      Abs

      Excluir
  19. Parabens Renato, adoro todos os assuntos, principalmente sobre decoração. Um gde abraço!!! Simone

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...