segunda-feira, 30 de abril de 2012

Casas Americanas - Family Room



            No Brasil é comum as casas terem a sala de estar e sala de TV. Aqui a formal living room (sala de estar formal) e a family room (sala da família) são mais comuns. Mas tem exceções. Eu já entrei em casas em que não há diferenciação de formal living e family room. É uma coisa só. Mas existe diferença?         
            Sim, existe. A formal living room é a sala de estar que fica geralmente na frente da casa. É a primeira coisa que se vê quando se entra na casa. É lá que a família recebe mais informalmente, expõe obras de arte, não tem TV, etc. A family room fica geralmente ao lado da cozinha, onde a mãe pode preparar as refeições e supervisionar os filhos ao mesmo tempo. Geralmente não existe divisão de paredes entre a cozinha e a family room. A family room é onde a família se reúne todos os dias, onde as crianças brincam, jogam, assistem TV, o marido reúne os amigos para assistir baseball, etc. Geralmente da family room existe uma porta que dá para o “outside” (fora) onde pode existir a screened bach porch (varanda de trás com tela), o deck (deck de madeira), back yard ou garden (quintal ou jardim) e terrace (terraço).

Family room ao lado da cozinha





            Algumas pessoas como a minha professora procuraram uma casa que não houvesse uma sala de estar formal e family room. Segundo ela, não usaria a formal living room para nada. Em muitas casas, especialmente onde não há crianças, as pessoas recebem na family room mesmo. É comum ouvir nos programas de house hunters (caçadores de casas) que a formal living room  é a sala que ninguém usa.

            Neste projeto da faculdade, meu cliente imaginário pediu que no lugar de um quarto fosse criada uma family room. Ele também pediu que a cozinha fosse ampliada para que ele pudesse entertain, que significa receber e entreter pessoas. Seriam as nossas festinhas ou reuniões entre amigos. 

Antes - Planta original com cozinha, banheiro e quarto
Depois - Cozinha maior, com ilha  e family room
Perspectiva da cozinha e family room
Board de apresentação da seleção de materiais. Neste projeto usei
quase toda mobília da loja Restoration Hardware, dá uma olhada que
show. Os eletrodomésticos são todos SubZero-Wolf já que o
cliente era apaixonado por cozinhas e se considerava
"chefe amador". 
             Como os americanos são loucos por churrasco, geralmente na saída da cozinha ou da family room, no deck ou no quintal, eles colocam churrasqueiras fantásticas e especialmente no 4 de Julho, eles assam o churrasco para família e ou amigos. Essas três peças juntas, cozinha, family room  e deck fazem o trio perfeito para festas e reuniões. 

Saindo da family room, encontra-se o deck.
Notou a churrasqueira do lado direito?



O compartimento do lado direito é pra fazer churrasco
defumado, fica muito bom!

           Agora fala a verdade Renato, todas as family rooms parecem como aquelas fotos de revistas acima? Tá bom que toda casa é assim? Não, não são mesmo. Algumas mais arrumadas outras nem tanto. Respondendo a pedidos “real family rooms”!!!





Joselito tem em todo lugar...

14 comentários:

  1. ÔBA!!!Post novo. as férias estão rendendo. Melhor para nós seus fiéis leitores.
    Adorei Renato. Confesso que não conhecia essa diferenciação da formal living room para family room. O máximo que eu já tinha ouvido falar era da "CAVE MAN" (taí uma sugestão pro próximo post).
    Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Regina, falarei sobre a "cave Man". Mas as férias terminam nessa quarta feira. :(
      Bom mas estou ansioso pelo novo trimestre na faculdade
      Abs!

      Excluir
  2. Olá Renato, muito bom seu post!!!!
    Estou gostando muito do teu blog, ainda mais quando vc traz coisas sobre Arquitetura de Interiores.Queria muito saber como funciona teu curso aí, quais são as matérias e a legislação que rege a profissão por ai (sem querer abusar é claro). Ah, e se eu puder contribuir também, estou a disposição. Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. oie Renato.
    Sou eu de novo. Coincidencia enorme. Minhas férias também terminam na quarta feira.
    Me tira uma dúvida ( e isso pode até servir de post novo) nossa como eu tô cheia de palpites hoje.
    A maioria das casas americanas é feita de madeira ou dry-wall? Nada de alvenaria como no brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina
      As casas são de madeira revestida de drywall. O drywall é como o nosso madeirite, tem várias espessuras. No entanto é muito mais seguro, duravel e fácil de dar acabamento. Alvenaria só em prédios de mais de 3 andares. Eu já vi casas sendo construídas o primeiro andar de bloco e o segundo de madeira. Mas a predominância é a madeira. Em poucos meses uma casa grande é construída. E como entre as paredes vai a calefação, a casa não fica um gelo no inverno nem um inferno no verão
      Abs

      Excluir
  4. Ola Renato, me chamo Bruno e moro na cidade de Jundiaí e ontem numa matéria da radio cidade de jundiaí havia uma entrevista com uma corretora de imóveis especializada em venda de imóveis no exterior, e na matéria ela chegou a dizer que é totalmente inviável um brasileiro comprar uma casa nos Estados Unidos sem uma assessoria imobiliaria especializada aqui do Brasil,disse tambem que compra e venda de imóveis é muito burocrática nos EUA, e disse inclusive que na morte do proprietário o governo americano cobra 25% do valor do imóvel dos herdeiros, quando escutei isso me veio na cabeça imediatamente algumas imagens de alguns filmes que os próprios proprietários colocam aquelas plaquinhas de "for sale" na frente da casa, estou tirando o visto B2 no momento pra fazer uma pesquisa na minha areá de atuação profissional e tenho intenção de adquirir um imóvel nos EUA (numa pequena cidade próxima a San Francisco)e nos meus planos pretendo me mudar definitivamente em 2014, tem conhecimento se essas informações dessa corretora procedem?

    agradeço desde já sua atenção. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe eu to cansado de ouvir essa gente falando besteira. Segundo o que ela disse entao todo brasileiro rico eh idiota porque estao comprando sem saber das leis. So ela eh eslerta nao? Os brasileiros sao o povo que mais tem comprado imlveis nos eua. Me responde quand vc recebe uma heranca no brasil vc nao paga IR sobre o dinheiro que recebeu? Esse eh o imposto que ela esta falando. Veja explicado ni site abaixo.
      Sendo que se foi a esposa que recebe ela eh isenta
      Abs

      http://money.howstuffworks.com/personal-finance/personal-income-taxes/inheritance-tax2.htm

      Excluir
  5. Renato,

    Gostaria de saber mais sobre as casas no Canada, você poderia fazer alguns posts a respeito por favor?

    Sei que você não mora lá, mas qualquer coisa que você souber já ajuda !

    Por exemplo, fazer um post mostrando as diferenças entre as casas no USA e no Canada.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabricio
      As casas no Canadá são iguais aos EUA. O canal HGTV que mostra house hunters e outros programas relacionados a casas mostram cidades americanas e canadenses. Pelo que eu assisto, não tem diferença.
      Procure no Youtube por
      House Hunters
      Holmes on Homes
      Property Virgins
      São quase todos passados no Canadá
      Abs

      Excluir
    2. Parabéns Renato pelo blog, acompanho ele a algum tempo, mas não tinha comentado ainda. Sou estudante de Design e estou desenvolvendo nesse semestre um quarto de república e ao invés de fazer toda a apresentação digital (como é comum...), gostei demais da forma de apresentação dos seus trabalhos.
      Segue as dúvidas: o resultado final que está no board: é tudo manual ou vc projeta alguma coisa no computador? Qual o tamanho do board?
      É isso, e sobre o post acredito que a formal living room, está em "extinção" devido ao espaço, as casas / aptos estão cada vez menores,e por questão de funcionalidade,e de $$$ os ambientes estão cada vez mais integrados...

      Excluir
    3. Dado
      Eu faco as perspectivas em Revit e depois ilustro a mao mesmo, com marquers ou aquarela e canetas.
      Os boards sao 30x20 (polegadas)
      Abs!

      Excluir
  6. Caaaaaara, que massa teu projeto! Deve dar um orgulhão né?

    Sabe Renato, eu olho pra esses teus posts mais específicos, sobre interior design mesmo e penso comigo mesmo: "eu consigo fazer isso, é isso que eu quero pra minha vida!"
    Fico só imaginando e planenjando...

    Ana Luíza Oliveira

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...