sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Estágio nos EUA




            Finalmente este post chegou. Confesso que eu estava muito nervoso com a possibilidade de um estágio e explico porque. Alguns alunos na faculdade deixaram para fazer o estágio no último trimestre e não encontraram. E então eu pensei que se eles, americanos, não acham estágio, como é que eu brasileiro vou encontrar? Mas primeiro, deixa eu escrever algo que tenho certeza que vai chover de emails na minha inbox.
            Eu recebo muitos emails de pessoas perguntando o seguinte: "Ei, quero fazer estágio nos EUA, como eu faço?" Essas perguntas me dão vontade sentar no sofá e assistir televisão. Eu fico totalmente contagiado com um sentimento de desânimo e preguiça. É como se alguém me perguntasse: "Ei, como faço pra ser cidadão americano? Como é que eu "pego" (escreveram assim mesmo) um green card? Ei, visto de estudante dá direito a green card né? Como eu faço pra conseguir uma bolsa pra estudar nos EUA?" Bom essas pessoas que caíram de pára-quedas no blog, não tem a mínima idéia da dificuldade de conseguir cidadania, green card, bolsa ou estágio. Eu fico desanimado porque sinceramente, do fundo do coração eu queria ajudar e responder todas as perguntas. Mas fico desanimado porque para explicar uma coisa dessas eu teria que escrever, pelo menos, umas 1000 palavras. E o fato é que essa informação já existe na internet. Muitos não sabem procurar e outros querem mastigado mesmo, como papinha pra nenê.
            Eu sei que escolas no Brasil têm convênios com escolas americanas e dão bolsas de estudo e estágio remunerado nos EUA. Mas essa informação tem que ser conseguida NO BRASIL e não aqui. Por isso não adianta perguntar pra mim aqui se a SUA faculdade aí no Brasil oferece bolsa nos EUA porque eu não faço a MÍNIMA IDÉIA e não vou perguntar pra você (em resposta a um email, perdoe o desabafo). Para saber se a faculdade "tal" dá bolsa para brasileiros é fácil. Pega o dedinho da mãozinha, coloca no mousezinho, clica em "entrar em contato" na página da faculdade que vc quer a bolsa e PERGUNTE PRA ELES porque eu não trabalho lá e não sei ok? Kkkkk Porque eu tenho que escrever essas coisas Meu Deus? Kkk

Estudar nos EUA é caro. Bolsa de estudos 100% todos querem,
inclusive eu e os americanos...
            Agora vamos a minha história do estágio. Acontece que quando eu estava fazendo a apresentação do restaurante, uma moça a Katie também estava fazendo uma apresentação. No entanto não era restaurante, era um projeto de verdade que ela estava trabalhando. Ela disse inclusive que tinha conhecido a Candice Olson em uma feira que foi por essa empresa. Se inveja matasse eu teria ficado sequinho alí no chão. Really? Candice Olson? :@ Katie foi contratada pelo escritório depois que fez estágio na empresa no trimestre passado. Claro que esse é o objetivo de todos os alunos que ouviam o relato da Katie.

            Quando foi a minha vez ela disse que meu trabalho era realmente impressionante. Meses depois recebo um email da Katie (que pegou meu contato na faculdade) com assinatura da empresa Jacki Arena Interiors Inc me convidando para fazer um estágio com eles. Só tinha um problema...o estágio é em Tampa, 185km da minha casa e "não remunerado" o que é muito pior. L Eu pensei muito se deveria aceitar o estágio. Em primeiro lugar eu queria fazer estágio em uma empresa que fizesse residências mas depois pensei que seria bom aprender sobre o comercial, porque residencial é mais fácil.

185 kms - 2:15 minutos... 
            Jacki Arena Interiors trabalha só com hospitality. Demorei muito tempo pra entender o que essa palavra significa. Não tem nada a ver com hospital. Hospitality vem de hospitalidade e refere-se a hotéis, restaurantes, bares, etc. Jacki, a dona da empresa, deve estar ganhando muito bem porque tem projetos em vários estados dos EUA e atualmente está tocando 12 projetos com 3 designers (todos vindos da IADT Tampa). A empresa está com muito trabalho e precisando de ajuda de onde quer que viesse.
            Agora olha só a sacanagem. O estágio é considerado como uma matéria da faculdade. Em vez de ir para a sala de aula você vai para o estágio. São doze horas por semana que você trabalha, não recebe um centavo e ainda tem que pagar a mensalidade referente ao estágio para a faculdade? Parece até coisa do governo brasileiro. Eu não só trabalho de graça, eu tenho que pagar para trabalhar e "aprender". E tem mais, pago para a faculdade que não está me ensinando e sim a empresa. WTF?

http://www.jackiarenainteriors.com/

Da esquerda para a direita
Não sei quem é (saiu do escritório), Jacki, uma famosa qualquer, Whitney e Katie


Alguns dos interiores projetados pelo escritório...







            Então minha maratona começa na terça às 5:30 da manhã quando acordo, faço café, coloco na minha cup que encaixa no console carro, pego tudo que preparei no dia anterior, roupas, comida, material escolar e caio na estrada às 6 da manhã. Para chegar no escritório, levo 2 horas e 15 minutos. Depois que passo pelo centro de Tampa pego a 60 que atravessa a baía...é a coisa mais linda. Fico no escritório das 9 às 13, depois vou direto para a faculdade e tenho duas matérias até às 11 da noite. Passo a noite em Tampa (mas a empresa ainda não decidiu se quer dois dias seguidos ou não) e faço estágio no dia seguinte das 9-17, cumprindo assim com as minhas 12 horas e volto para Orlando.

Saindo de Orlando antes das 6 da manhã ainda está escuro até o horário
de inverno ser implantado

8 da manhã já na 60 em direção a Palm Harbor
A baía de Tampa que eu atravesso para chegar no escritório...

Em direção a Orlando, 5:15 da tarde de quarta feira

            E como está sendo o estágio? Muito bom até agora, porém sem muitos desafios. Ainda não posso avaliar porque estou na segunda semana. A primeira semana só organizei a grande bagunça em que o escritório se encontrava. Já na segunda semana ela me deu um carpete de um lobby para fazer o design e escolher as cores. Moleza...e depois fiquei ajudando a Katie a fazer as elevações e ilustrações de um projeto que ela está trabalhando. Ela teve muita sorte. Tão jovem (24), saiu da faculdade empregada e está fazendo o projeto de design do interior de um hotel Renaissance IN - TEI - RO .....  SO - ZIN - HA !!!!!! Que ME - DO!! Para você ter uma idéia de como a profissão do Designer de Interiores é reconhecida e respeitada nos EUA. Enquanto no Brasil a categoria nem existe, aqui os arquitetos e engenheiros responsáveis pela planta do hotel, confiaram o interior todo do hotel a um Designer de Interiores ou Arquiteto de Interiores.
            Essa romaria tem duração de 10 semanas, portanto tenho mais 8 semanas de dois dias inteiros para cumprir em Tampa, nada mal. Em 8 semanas termino as duas matérias e o estágio, daí só faltam mais dois trimestres e me formo em junho do ano que vem. Dá pra acreditar?? Wow!

No mundo de hoje é só o que a maioria das pessoas desejam. Eu tenho
desejos diferentes e o American Dream não é um deles...

47 comentários:

  1. Caraca Que fantástico!!! Hahaha Really!
    Não a nada mais gostoso de fazer o que agente está planejando para nossa vida curta, por isso acho que devemos acreditar e perseverar sempre e não desistir nunca, pois Deus não impõe limite nas pessoas, quem impõe o limite é a própria pessoa. E se a pessoa não se esforça ao máximo, nunca saberá onde é o limite de onde ela pode chegar? Hoje como o Renato disse as pessoas querem tudo mastigado! Deus da ferramentas necessárias para as pessoas bastam elas saberem usar!
    Em Março Estarei ai em Orlando Hahaha
    ah e parabéns amigo Renato Deus te abençoe sempre e te capacite pra enfrentar todas as dificuldades.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo estágio, Renato!!! Pelo jeito o escritório é bom mesmo, pois as fotos que você postou dos projetos da Katie são belíssimos! Há alguma chance, ainda que remota, de ser efetivado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, na verdade os trabalhos são do escritório da Jacki. Alguns ela mesma quem fez outros foram designers e ela supervisionou. A Katie ainda não tem nenhum projeto publicado, ainda estão em construção
      Existe a possibilidade, mas não sei se quero ou poderei viver em Tampa com o salário que nem sei quanto é!
      Abs!

      Excluir
  3. Esse Renato!... Rs... Coisa de governo brasileiro né? Rs... Acho que você se enganou, se fosse coisa de governo brasileiro a ideia nem teria saído do papel, ou melhor, talvez nem tivesse ido para lá. Rs... Que veneno! Rs... Bj Lana

    ResponderExcluir
  4. Oi Renato, gostaria de saber se vc ja teve algum pedido de visto negado, Como foi sua entrevista?

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Renato, você se esforça e merece isso e muito mais (podia ser renumerado né, mas...)
    "O céu é o limite!!!"
    Um abraço
    Alessandra Haak

    ResponderExcluir
  6. Fala Renato!!!
    Vida dura essa de estudante ... estágio não rmunerado e ainda por cima longe de casa. A recompensa pode vir mais a frente, e sempre vem. É claro que que sempre queremos algo que esteja ao lado, mas como não conheço (... ainda) o mercado americano e principalmente, o local (Orlando), é dificil avaliar quais oportunidades possam aparecer aí.
    É fato que nada ensina mais do que a vida profissional. Quando sai da faculdade e entrei em minha primeira supervisão de obra, foi "casca". Pensei que precisava voltar e fazer mais um ano ...rsrsrs. Nesta linha, por pior que seja o estágio e a distância existe sempre o aprendizado e uma coisa que acho ainda mais importânte, a convivência com profissionais da área. Desse envolvimento é que podem surgir contratações, etc....
    Meus parabéns pelos bons resultados que tem tido e por sua breve formatura. Quem sabe em próximo ano, vc me contrate para seu estagiário...rsrsr. Estou indo fazer a mesma carreira, apenas na Seminole.
    Abraço
    JL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte JL. Se vc for talentoso, fazemos uma sociedade, que tal?
      kkk
      Abs!

      Excluir
  7. Aeeeeeee que feliz em ler isso. Amigo, vai ser um esforço necessário. Tu és super batalhador e tenho certeza de que conseguirá algo muito bacana muito em breve. 8 semanas passarão num piscar de olhos. Torcendo muito aqui viu. Dê notícias.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Força, Renato (ou como dizer os japoneses: Ganbare - com "n" mesmo)! ^^

    ResponderExcluir
  9. Olá Renato, meu nome é Clarissa sou de Porto Alegre - RS. Parabéns pelo blog, ele está na minha lista de favoritos.
    Sou formada em Cinema e atualmente me aventuro na corretagem de imóveis, então sei bem como é não ter a profissão reconhecida no Brasil, hehe.
    Sua rotina está puxada agora mas tenho certeza que irá aprender muito e vai valer a pena mesmo não sendo remunerado! Continue firme forte e parabéns!
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Oi Renato, tudo bem?
    Ahh...não sei quais são os seus desejos, mas não tenho dúvidas de que irá alcançá-los!
    Parabéns! Abraços!
    Simone

    ResponderExcluir
  11. Oi, Renato!

    Meu nome é Thaisa, venho acompanhando o seu blog desde que meu marido o descobriu e também sigo sua página no face. Adorando acompanhar e quando vejo que saiu post novo, fico toda alegre.
    Torcendo muito para que o estágio possa ocorrer da melhor forma possível e que vc tenha muita disposição para enfrentar essa maratona.

    Beijos

    Thaisa Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Thaisa
      Os comentários de todos e saber também que muita gente se inspira na minha luta me dá vontade de continuar relatando
      Bjkas

      Excluir
  12. Por favor, ajude a divulgar! os índios Guarani Kaiowá estão sendo extintos pela ganância de alguns! A Justiça Brasileira não toma providência! Divulgue na mídia local! http://www.brasildefato.com.br/node/11016

    ResponderExcluir
  13. Renato, ja deu p/ perceber que vc eh um cara simples e que certamente vai conseguir se manter com um salario pequeno de inicio de carreira. Acompanho sua SAGA e seu sucesso esta garantido. Agora diz ai, que parte do american dream que vc descarta pois acho que vc esta a caminho dele...
    Abs
    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio
      Muita gente vem pra cá trabalhar porque quer ter uma casa com piscina, uma BMW e voltar do shopping cheio de sacolas. Muitos americanos pensam assim também.
      Eu quis vir pra cá porque causa da segurança, depois porque sempre tive vontade de viver em um outro país. Se eu me der bem, ganhar bastante dinheiro terei uma casa em que me acomodarei bem. Se ficar rico acho que jamais terei uma mansão por exemplo. Isso nem passa pela minha cabeça...
      Abs!!

      Excluir
    2. Renato, nada mais bacana que o estilo low profile... Em tempos de extrema exposicao como vivemos, isso ate destoa.Agora que vc passa bom tempo em Tampa, como eh comparado com Orlando? Eh melhor?
      Abs, Marcio

      Excluir
    3. Márcio
      Me parece que Tampa é melhor que Orlando em muitos sentidos. A faculdade fica em uma área não muito boa. Tem pobreza e malandros pelas ruas. Dentro da faculdade porém, é completamente diferente de Orlando. Em Orlando a maioria era hispanica e afro americanos. Menos de 5% dos alunos eram de outros tipos (se vc me entende). Esses dois grupos faziam muito barulho, sujeira e até intimidavam outros dentro da sala de aula. Já em Tampa é o completo oposto, menos de 5% são desses grupos, tudo é muito quito, organizado, limpo e os alunos estão sempre tentando dar o melhor e superar-se. Em Orlando estavam atrás somente do diploma e se queixavam DE TUDO!
      Me parece que em Tampa, pelo que observo existe mais cultura, as pessoas se vestem melhor, as ruas são mais limpas, me parece que a renda per capta é maior, parece mais com a cara dos EUA que eu tinha quando visitei a Califórnia, NY e Boston.
      Quando tenho que renovar a carteira de motorista aqui em Orlando, por exemplo, já sei que será um dia difícil. Barulho, sujeira e crianças mal educadas por todo lado incomodando a todos. Meu problema não é com raça nenhuma, nós brasileiros temos isso de bom. Meu problema é com educação e nível cultural, que todos os americanos que converso dizem que em Orlando isso está se tornando um problema. Todos dizem que a parte norte do país tem um nível cultural e educacional infinitamente maior que na Flórida.
      Abs

      Excluir
  14. Esse blog me motiva muito a construir meu objetivos na terra dos yankees , Renato tenho que agradecer muito a ti , aqui no brasil se nao for Deus , já desistiria de tudo mesmo , os brasileiros (digo os leigos que querem ser fragmentados pelo resto da vida numa situação mediocre) por que quem quem o melhor pra ti , não questão de nação , mas sim empirismo de si mesmo , temos que acreditar em nos mesmo e na força divina pra tudo , porque sempre existira pessoas que não querem aceitar o seu progresso, mais uma dadiva completada , parabens
    abçs

    ResponderExcluir
  15. Olá Renato,

    Em primeiro lugar, queria dizer que eu te entendo completamente, que não tem nada mais detestável que abrir sua caixa de e-mail e ver 10 pessoas perguntando como faz para morar no seu país e/ou para conseguir bolsa de estudo, auxílio moradia, alimentação etc etc etc.

    Eu moro em Israel e conheci seu blog há uns meses atrás quando estava pensando em começar a escrever o meu, que é sobre a vida aqui.

    Acabei lendo seu blog inteiro porque gostei muito do seu jeito de escrever e desde de então acompanho suas postagens.

    Boa sorte no estágio! Torço muito por você aí.;)
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Yaheli!
      O que me incomoda é que a pessoa quer saber como faz para ter um green card e se digitar exatamente essa frase no google aparecerá mais de 1000 resultados. Mas é casativo ter que ler tantas páginas não é mesmo? Outra coisa é que a página do consulado no Brasil tem 95% das respostas que as pessoas querem mastigada.
      Agora bolsa de estudo, etc é o que eu falei acima, tem que perguntar pra faculdade nao pra mim hehehehe
      Abração!!

      Excluir
  16. Muito legal o post, Renato. Parabéns pela sua perseverança e dedicação! Sucesso para você! Tenho certeza que logo logo você será muito bem recompensado!

    Abraço,

    Marcos Heleno.

    ResponderExcluir
  17. Renato, boa tarde!
    Me chamo Andréa, e sou sua fã.rsrsrsrs
    Viciei no seu blog, mas essa é a primeira vez que comento.
    Quero então te parabenizar pelo seu empenho, dedicação e pela total ausência de preguiça!!!
    Muita gente não chega a lugar algum justamente porque fica pensando no trabalho que terá!!
    Te admiro! Parabéns!

    Andréa Navarro
    Joinville/SC - Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Andréa!!
      Deixa até vc saber dos meus "defeitos" kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Abs!!

      Excluir
  18. Renato, só não entendi uma coisa... Nesse trecho "Fico no escritório das 9 às 13, depois vou direto para a faculdade e tenho duas matérias até às 11 da noite. Passo a noite em Tampa". Sua faculdade é em Tampa? Não era Orlando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eve
      Leia o post de 3 semanas atras International Academy of Design and Technology Tampa que vc vai entender tudinho
      Abracao

      Excluir
  19. Oi Renato, adoro quando tem post novo, quem não, né?? mas odeio quando a minha conexão me impede de comentar imediatamente. Leio todos, e li esse último dias atrás e agora vim comentar.
    Fico feliz em saber que está mais perto do seu objetivo, e me alegro em saber que muitos dos seus planos e sonhos são próximos dos meus. Concordo com você que o "American Dream", já foi, hoje o que precisamos é um viver sossegado, confortavelmente e em segurança, se é que é possível nesse mundo doidão, porém nada de mansão, muito "ão"...o melhor mesmo e esse aprendizado, e toda essa vivência em um país escolhido por você pra viver, isso é tudo e meu sonho de consumo maior!!! Estou torcendo pra você sempre, você é uma inspiração!! Envio alguns dos seus posts pra minha filha em Porto/Pt pra ela se inspirar também,kkk Força aí e muito Sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Wilma
      Obrigado! Leitores como você me motivam a continuar escrevendo também...abração!

      Excluir
  20. Oi Renato!
    Voce esta indo de encontro ao que voce sonhou, pois agora as
    coisas comecam a acontecer.Muito breve voce estara iniciando
    outra etapa, e desta vez como profissional. ainda vou ouvir falar de voce aqui. Parabens
    Grande abraco

    ResponderExcluir
  21. oie Renato
    adorei seu post!
    PARABENS pelo estário (que é de graça, como vc bem lembrou) mas que no fim das contas, vai te dar o aprendizado necessário.

    ResponderExcluir
  22. Oi Renato, tudo bem? Como está o estágio? muito corrido?
    Tenho uma curiosidade que você já deve ter estudado. Tanto hotéis como casas, não tem janelas nos banheiros. É costume americano ou tem outro motivo?
    Um abraço! Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone
      Não tem uma resposta específica. É costume mesmo.
      Pode ser por custo, pode ser por privacidade, mas mesmo sem janela (porque no inverno ou verão nem mesmo se abrem) há ventilação.
      No entanto, eu já fui em muitas casas que têm janela no banheiro
      Abs!

      Excluir
    2. Quando fiquei em um hotel em Orlando este ano, deu um pouco de aflição. Mesmo com a ventilação dos dutos. Confesso que deu vontade de lavar o banheiro (traços de TOC),mas não tem ralo.
      Abraços!!!

      Excluir
  23. ae Taniel Ferreira aqui :) já comentei algumas vezes no seu blog.
    td bem ae? faz um tempo que não entro aqui pra ler,os posts,mas ai quando vou ler acaba rapidão.. sinal que ta bom o negócio (Y)
    só queria te dar os parabéns mais uma vez pelo jeito que você escreve muito bom mesmo,e parabéns pelas realizações né, de ter conseguido um estagio,mesmo sendo não remunerado já é um começo e tomara que alguma empresa ae te de um visto h1b né :)
    força na caminha renato, um abraço!
    Taniel Ferreira.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...