segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A Desorganização da Gol nos EUA

Inteligentes...jura??
       

            Sábado de manhã, às 7:45hs, lá estávamos nós colocando as malas do André no carro para ir ao Aeroporto Internacional de Orlando. Chegamos na fila (depois de muito procurar, porque no aeroporto não havia nenhuma sinalização da cia aérea GOL), exatamente às 8:10hs. Nenhuma pessoa no check in da Gol ou da Tam, que são adjacentes. Havia já umas 20 pessoas antes de nós, incluindo senhores e senhoras de idade, mães, crianças e até bebês. Quando olhei no relógio e já era 8:55hs pensei que alguma coisa deveria estar errada. Se o vôo foi programado para as 10:30 da manhã, como poderia o check in ainda estar fechado. Comecei a rodar o aeroporto perguntando pra quem fosse sobre o vôo ou com quem eu poderia falar sobre o assunto.

            No canto em que as duas companhias se localizam estava vazio de funcionários. Ninguém do aeroporto sabia informar nada sobre os funcionários da Gol ou o por quê de o Check in estar ainda fechado. Olhei no site da Gol com meu telefone e não encontrei nada que falasse sobre o vôo ter sido mudado. Às 10 da manhã, uma funcionária de uma outra Cia parecia estar tentando ajudar alguns brasileiros com dúvidas. Me aproximei do grupo e tive que colocar ordem na baderna. A funcionária só falava inglês e a maioria dos brasileiros alí, naquele momento só falava português e portunhol. A moça ligava para um, pegava o telefone de uma pessoa. Ligava pra pessoa e recebia outro telefone e assim foi por umas 4 vezes.

           É nessas horas que a gente acaba conhecendo a natureza de algumas pessoas. Era evidente que a moça só estava tentando ajudar. Nem funcionária da Gol ela era. Mas parece que bom senso, falta a algumas pessoas. Uma mulher muito mal educada chegou até a levantar a voz e disse em português para a moça "Eu não quero saber, você vai ter que me colocar em um avião AGORA". Em defesa da moça eu olhei feio pra mulher e disse: "Olha não adianta você fazer barraco, porque ela nem é funcionária da Gol, ela só está tentando nos ajudar, quer ter um pouco mais de educação, por favor?" A mulher saiu bufando e me xingando (claro...).

          Tive uma idéia e perguntei para moça se ela tinha algum telefone do aeroporto onde ela poderia ver qual era o horário de saída do vôo 7725 da Gol. Ela disse que isso era fácil de saber. Ligou na Central e descobriu que o vôo sairia às 22:35hs. Que palhaçada! A Gol mudou o vôo das 10:35 da manhã para as 10:35 da noite e não avisou os passageiros? Nesse momento uma comoção entre as pessoas. Alguns diziam "O que a gente vai fazer? Já fizemos check out do hotel, não temos onde colocar nossas malas (eram muitas, pra variar)!

           Fiquei com dó das crianças e bebês que teriam que ficar no aeroporto por mais 12 horas até a hora do vôo. Considerando que chegaram no aeroporto por volta das 8 horas da manhã, ficariam no aeroporto 14 horas e meia, pra ser mais exato. Que fiasco. Voltamos pra casa, checamos emails, site da Gol e nada. Tentei comprar um passagem da Gol Orlando-SP para o mesmo dia e o site dizia 22:35hs.
Leia o artigo aqui
          Eu comentei com o André, "vamos chegar lá às 19:30 porque vai ter barraco no Check in, pode ter certeza". E não deu outra... Brasileiros revoltados com o tratamento, reclamavam sem sucesso para as funcionárias da empresa, que nem eram funcionárias da Gol. Fiquei sabendo que a Gol terceiriza o check in a uma empresa que não tem sequer uma pessoa que fale português. Somente um representante da Gol estava lá para apagar o fogo e fiquei com pena do pobre homem. Quase foi crucificado. Por causa do papelão, famílias estavam inclusive sendo separadas dentro do vôo. À nossa frente, uma briga com uma família de 4 em que todos seriam separados. O problema é que 2 entre os 4 eram crianças de 3-5 anos.

           No entanto, fiquei curioso porque alguns receberam aviso e outros não. Acontece que nenhuma pessoa que comprou (e pagou mais caro!!) a passagem pela internet no próprio site da Gol foi avisada embora a Gol tivesse o email de cada comprador (cerca de 50 pessoas!). Somente foram avisados aqueles que compraram suas passagens através de agências de viagens. Uma vergonha, se pensar que o André pagou R$ 3.700,00 por uma passagem com escala em Santo Domingo na República Dominicana. Isso em si já é uma afronta, sendo que eu, daqui de Orlando já vi passagem "sem escalas" para São Paulo por menos de 1000 dólares. E depois de pagos todo esse dinheiro não ser, ao menos, avisado da mudança do vôo? 

           Infelizmente isso é uma coisa que acontece muito no Brasil. Não me leve a mal, eu sou brasileiro e sempre serei. Mas no Brasil, a maioria das empresas simplesmente não tem respeito ao consumidor. Não há leis (ou se há não são aplicadas) que realmente defendam o consumidor. Já tentou cancelar um telefone, um cartão de crédito ou uma assinatura de TV à cabo no Brasil? Se não, boa sorte quando precisar! E pense bem antes de usar a Gol para vir aos EUA...


Leia a reportagem aqui
          

51 comentários:

  1. Ai Renato que bom ter mais detalhes. Estamos programando uma viagem relâmpago para o Brasil para renovarmos nossos vistos e uma das opções (do marido, porque eu não confio na gol) seria a gol. No nosso caso, temos que chegar no sábado para começar o processo do visto no domingo (agora eles estão fazendo isso) e ficar com a segunda para a entrevista de emergência (porque não podemos esperar que os correio entreguem-ou não- os nossos passaportes). Daí, iremos para Salvador passar uns dias. Você já imaginou se o vôo atrasa e a gente perde a primeira parte pro visto? Quero nem pensar. Olha, você sabe que eu estou querendo voltar para o Brasil, mas é cada coisinha que a gente vê, que desanima...

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    1. Lorna Lorna
      Voltar para o Brasil?
      Dá uma chance, mude para outro estado e veja, vai melhorar. O Brasil está muito perigoso
      Bjs

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    2. Lorna Lorna 2...
      Não volte para o Brasil.
      Não vale a pena. Simples assim. Além das sugestões do Renato sobre outros estados americanos com pescoços de outras cores, que tal o Canadá?
      Voltar para o Brasil para enfrentar um dos custos de vida mais altos do mundo e pagar impostos e mais impostos para a petralhada roubas e nada ser revertido em seu favor? Não mesmo.
      Agora, se você quiser trocar comigo, eu aceito feliz! he he he he!

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    3. Eu vou dar uma chance para outro estado e antes de voltar para o Brasil, tentarei o Canadá. O négocio é que estou cansada de ser infeliz aqui...veremos :)

      Alex, como meu visto é ligado ao do meu marido, acho que ele não iria gostar nadinha de me trocar por você :). Brincadeira a parte, se você quiser vir, tem sempre uma maneira, seja estudando ou trabalhando. Quem sabe você não consegue, né? É tão ruim morar em um lugar que não se gosta...

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  2. Caro amigo,
    desde que comprei minhas passagens para Miami para voo no dia 27/01 entro quase todos os dias em busca de noticias sobre este tal voo da GOL para os EUA.

    Realmente ja estava muito apreensivo com a falta de informação sobre o tal voo e agora lendo seu relato (parabens pelos detalhes) fico ainda mais preocupado.

    O meu voo que sai de Miami já está com horario 22:40 (MIA/GIG). Vamos realmente torcer para que toda esta confusão seja somente porque estão iniciando as operações.

    Enfim, parabéns pelo post e seria otimo ter mais experiencias como esta sua.

    Abcs
    Marcelo Silveira

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    1. Marcelo
      Ligue para o aerporto, eles tem a data e horário da saída do voo certinho. Se a Gol mudar e vc não for avisado, o aeroporto terá o horário certo, pode ter certeza
      Abração

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  3. Renato,

    Já viajei bastante de Gol, tanto voos domésticos quanto internacionais e sei bem que o seu irmão passou. Pode soar conformista, mas a única solução é não viajar pela empresa. Já fiz voo internacional em que criaram uma escala e só fui descobrir dentro do avião, pode?

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    1. A mesma coisa aconteceu comigo com a Iberia. Comprei o bilhete com 1 escala e durante o voo descobri que tinha 2. Fiquei quase 24 horas pra vir da França pro Brasil!!!
      Abs

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  4. Meu Marido acaba de sair de NY num voo daTam com uma hora de atraso e ele se achando sortudo pq só atrasu 1 hora! Serviço aereo tem sido ruim em todos os lugares, resido em NJ e muitas vezes sinto me mau tratada em companhia americanas em voos internos e as passagens a não ser que ache uma promoção muito boa estão absurdas em todos os lugares. Mas as cias aereans no Brasil estão caprichando no descaso com so passageiros! um absurdo e o povo ainda está se preparando para copa do mundo e olimpiada!!!

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    1. É verdade Emanuela. O problema é que no Brasil, a gente até reclama, mas nada acontece.
      Abração

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  5. Estou indo em março para Orlando e a dúvida de qual agencia ir é cruel e os preços são altos e o atendimento é ridiculo poxa vida ta complicado a situação kkkk

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  6. Nossa Renato ....que situacao !

    Feliz que voce estava por la !!! mas era o UNICO que falava ingles ???? serio???
    qual ee o pior ??? enfrentar brasileiros sem educacao que nao falam ingles( e acham que tem razao aqui na AMERICA ) ou empresas desorganizadas , sem lei , sem ordem ????

    Shame on you , BRASIL !!

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    1. Dos 10 que estavam alí na frente da mulher só eu. Claro que outras pessoas dentre as 50 deviam falar inglês. Mas gente mal educada me tira do sério. As sem noção também. Não enxergam, pensam que o mundo gira em torno do seu umbigo. Depois confundem grosseria com "sinceridade" nào acha?
      Abs

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  7. Imagina como vai ser na época da Copa do Mundo ... Salve-se quem puder!!! Isso é uma falta de respeito duplo: falta de respeito ao ser humano, falta de respeito ao consumidor. Como você disse , é um fiasco! Bj e mais sorte da próxima vez! Lana

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    1. Quero estar bem longe aqui na minha casa assistindo pela televisão
      :P

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  8. OLha Renato.
    A GOL... já passei por vários apertos com ela (inclusive uma conexão em Salvador e que eu quase perco, porque o vôo de Brasilia atrasou). E os funcionarios não sabem informar nada. Ninguém sabe nada. Imagina em vôo internancional. É isso que o seu irmão sofreu ou pior.
    Aqui já me recomendaram mudar para a AVIANCA (vôos nacionais) ou mesmo a TAM. Até hoje nas vezes que viajei de TAM nunca me decepcionei. GOL nunca mais.

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  9. Para Londres, no Boeing 777 novinho, a TAM até que funciona bem. Dentro do avião os comissários brasileiros costumam ser atenciosos. Mas de resto... não rola não.
    Sinceramente, eu prefiro dar uma passadinha no Texas ou na Geórgia e pegar uma conexão da American ou da United... se bem que a American opera em Miami. Mas são tantos brasileiros por lá... e o aeroporto de Dallas é tão melhor...
    Tá certo que a maioria dessas companhias voa com os Boeing 767, que são mais antigos do que o 777. Mas eu ainda prefiro. Qualquer uma das duas.

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    1. Eu nunca tive problema com a TAM. Meu problema com a TAM é o preço!!
      Abração!
      kkk

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  10. oi renato,

    outro tema: seguro saúde. minha sobrinha vai ficar nos eua 6 meses. a sulamerica fazia um seguro internacional com validade de 30 dias para quem tinha o plano deles, mas cortaram. mandaram pagar e pedir reembolso.

    e já ouvi de contas milionárias nos eua para o oftalmologista receitar um colírio...

    se tiver alguma sugestão, passa pra nós por favor.

    abs,
    mauricio

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    1. Maurício
      Seguro saúde é um tema complicado. Principalmente se for falar sobre seguro saúde aqui nos EUA. Eu ainda não entendo direito por isso não fiz.
      Agora no Brasil seguro viagem tem aos montes, tem que pesquisar e comprar um e colocar um valor alto
      Abs

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  11. em outubro fui de Brasilia a Atlanta pela Delta e paguei em torno de 1400,00 ida e volta, não tivemos qualquer problema e por um preço ótimooooooooo, será que é porque a empresa é americana? as empresas brasileiras acima de tudo tem aprender a respeitar o direito das pessoas, senão vira bandalheira, abrs Renato

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    1. Que preço bom hein!
      Sabe André, tem muito problema com as Cias americanas também. Mas um erro desses nunca ouvi falar
      Abs

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    2. Viajei 4 vezes na Delta e por duas vezes os voos não saíram .como o Aeroporto de Atlanta e imenso e os trems já não funcionavam na hora que anunciaram que o avião não sairia,dormimos no aeroporto.Me recompensaram ,com um voucher que me permitiu a compra de nova passagem.Novo erro ,nova passagem, so que desta vez ,com direito a hotel e refeição.Erros ocorrem em todas as empresas,nao são so as nossas.

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  12. A GOL é uma lástima em qualquer lugar. No Brasil, é muito comum eles manterem o ar condicionado do avião DESLIGADO quando está em solo. Um absurdo, principalmente se considerarmos que é uma país tropical, com temperaturas que beiram os 40ºC! Eu mesmo já passei por essa situação algumas vezes. Um comissário já me confidenciou que isso é ordem da empresa, no intuito de economizar o querosene. Abs!

    Gabriel

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  13. renato,

    normalmente profissões criativas usam mac, em vez de pcs.

    na faculdade vcs usam mac? e os professores?

    abs,
    mauricio

    ps. consegui editar o meu perfil!

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    1. Tem mas quase só o pessoal de design e cinema que usa. Uma colega de classe comprou um e teve sérios problemas para fazer rodar os programas que usamos. Até um técnico da Mac ela contratou pra olhar o PC dela.
      Deu tanto bode que ela desistiu, colocou de lado e agora usa o PC
      Eu nem quero me aventurar porque estou ótimo com os programas rolando no PC
      Abs
      Ps. Que bom!

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  14. Acredito que tenha sido um caso isolado, e que os passageiros tenham visto o horario errado, o horario devia estar 10:35 PM e os passageiros acharam que era de manhã;

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    1. Coitada da Gol né??
      Vc leu os comentários???

      Sim, nós que erramos e todos nós, 50 pessoas, somos retardados que não sabem a diferença de PM de AM, que nunca viajamos, nunca pegamos um avião, nunca lemos um bilhete aéreo e eu "sem noção total" escrevo um post de vários parágrafos, sendo que eu é que estava enganado...
      Você acredita mesmo que isso seria possível? Com 50 pessoas??
      Você leu o post?
      100 PESSOAS FORAM AVISADAS POR EMAIL OU TELEFONE E 50 PESSOAS NÃO FORAM AVISADAS DA MUDANÇA!!!!!!!
      HOUVE MUDANÇA NO VOO!

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  15. Olá Renato
    Pra começar, to adorando ler tudo o que você postou por aqui.
    Mas agora você me deixou um pouquinho preocupada, pouca coisa, quase nada. Vou relatar porque.
    Estarei em Orlando com minha irmã, filho, namorada do filho e sobrinha em julho. Um período que quase não tem turista, né... Pois é. E sabe o melhor de tudo? Adivinha qual a empresa aérea?
    Se você pensou na GOL, acertou.
    E o pior é que consegui comprar as passagens somente usando milhas.
    Acho que já vou começar a rezar agora. Quem sabe dá tudo certo em julho?
    Obrigada por todas as postagens.
    Abs
    Simone

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    1. Cheque sempre com a Gol se o voo continua no mesmo horário. Faça como eu simule uma compra no dia anterior para assegurar que o voo continua no mesmo horário!
      e........boa sorte hehehe
      Acho que vc não tem que se preocupar
      Abs

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    2. Achei que era a unica trouxa... Com certeza a Gol/Smiles ganha algo quando transferimos pontos para seu maldito progama de milhagens... Comigo foi a ida e a volta! Nao mudarm o horario do voo, mas sim o dia! Por curiosidade simulei uma compra no site da Gol e vi que nao batia com o horario de meu voo comprado com milhas... Chequei meu e-mail, mas nao havia qualquer aviso de mudanca de horario. Liguei para a Gol e pelo localizador da reserva fiquei sabendo da altercao nao so do horario , mas do dia de minha viagem. Anteciparam minha ida e minha volta sem saber se eu podia, sem saber se haveria transtornos de hotel. Eu me pergunto se me avisariam ou eu chegaria no aeroporto em 21/04/2013 e ai sim me falariam que meu voo fora em 20/04/2013. P.S.: paguei para bloquear o assento do meio. Com mudanca unilateral do dia do voo me falaram que nao havia mais tal possibilidade de bloqueio, contudo nao queriam devolver o valor pago pelo mesmo.Ficaram jogando a responsabilidade pelo reembolse da Gol para o Smiles e vice-versa... NOJENTO!!!!

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    3. Que absurdo!!!!!!! Meu irmão comprou novamente o mesmo voo por ser o mais barato do mercado. NOVAMENTE houve alteração sem aviso...
      Uma desorganização digna de Brasil...horrível

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  16. Oi Renato! Obrigada pelo seu depoimento e pelas dicas.
    Comprei passagens pela Gol com saída para semana q vem e, além do problema da organização, outra coisa que me preocupa é o serviço.
    Como foi o atendimento de bordo? Quais eram as condições do avião? Eles conseguiram chegar no padrão internacional?
    Me da até frio na espinha de lembrar o que eles servem nos vôos nacionais... Rs!
    Abs,
    Fernanda

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    1. Pelo único voo internacional que fiz da Gol (Buenos Aires), posso dizer que o serviço foi uma bela m. Não tinha qualquer entretenimento de bordo (nem aquelas televisões coletivas de antigamente), e foi servido um misto frio, pois as aeronaves da empresa não possuem forno para esquentar a comida (o peso do forno aumenta o consumo de combustível). Além disso, na volta, havia uma escala no Paraguai e depois inventaram uma para Curitiba, sendo que esta última só fiquei sabendo ali na hora. Se o serviço para Orlando for o mesmo que eu tive quando fui a B.A, pode ter certeza que será uma longaaaa viagem. Boa sorte.

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  17. Olá, Renato. Meu nome é Elenira Resstel e adorei suas informações sobre o vôo da Gol. Tenho lido seu blog com frequência e quero parabenizá-lo, pois tem sido muito útil. Sempre viajo aos EUA e só tive problemas com o atendimento da American Airlines. Prefiro sempre a TAM, nunca tive problemas, mas é como você disse...o preço é que não ajuda muito, né?? No próximo mês iremos novamente pra Orlando e suas informações ja me ajudaram bastante. Mais uma vez ... Parabéns!!!

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  18. Olá Renato, estou amando seu blog. Tenho acompanhado suas publicações e tem sido muito útil. Concordo com você, podemos exigir nossos direitos mas não precisamos ser mal educados. Amei o que você falou com a senhora-sem-noção, rsrrsrs. Iremos novamente pra Orlando no mês que vem e suas dicas têm me ajudado bastante. Sempre que posso (qdo. o preço é bom) prefiro ir de TAM. Agora ja sei que de Gol, eu não vou meeessmo. Mais uma vez, parabéns pelo seu blog!!!

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  19. Nem sabia que a GOL tinha vôos para os EUA... Na minha última viagem para o Brasil, viajei com o meu passaporte brasileiro zero (sem carimbo nenhum) e o meu green card. Na ida, sem problemas. Na volta, o atendente da TAM em Sao Paulo achou estranho o passaporte sem carimbos e eu com um green card, e disse "Vamos ver se o seu green card não é falso..." dando risada de lado. Jurei nunca mais voar com a TAM, hoje só American, Delta ou United

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    Respostas
    1. Que coisa hein?
      Obrigado por compartilhar...
      Abs

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  20. Comigo aconteceu algo bem parecido em Buenos Aires. Também recomendo fugir da Gol porque essa empresa é péssima!!!

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  21. Oi Renato,

    Voltei de Orlando há uma semana pela Gol, e realmente a empresa contratada para fazer o check in é muito desorganizada. Muita confusão na fila, demora, e o que achei pior foi o fato dos funcionários não falarem portugues. Eu falo ingles, mas não falo nada de espanhol, e a funcionária insistia em falar espanhol comigo. E eu pedia: in english please. Ela fala 2 palavras em ingles e lá vinha de novo o espanhol.
    Durante esse tempo que fiquei no check in presenciei uma funcionária esquecendo de identificar o destino de uma mala, a funcionária que estava me atendendo perguntou se a mala era minha, respondi que não, então, ela parou o check in da minha família para procurar o nome dos passageiros que haviam feito check in antes para ver se lembrava de quem era a mala.
    Depois disso fiquei apreensiva e prestando muita atenção enquanto ela colocava as etiquetas nas minhas malas, e não é que ela esqueceu uma mala minha também? A sorte que eu estava atenta!
    Por fim, já acomodados dentro do avião, vem a mesma funcionária questionar um passageiro que estava sentado na minha frente, alegando que faltava o bording pass dele, o rapaz explicou umas 3 vezes que ela mesma havia cometido um erro no cartão de embarque dele que impossibilitava que se destacasse um pedaço e que por isso ele não tinha a outra parte do cartão. Ela saiu do avião e voltou mais umas 2 vezes até se convencer do seu erro e deixar o avião partir. Definitivamente a Gol precisa rever os serviços prestados, inclusive o de bordo. Ano passado viajei pela Copa, quanta diferença!!!!!

    Parabéns pelo blog!

    Bianca

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    Respostas
    1. Bianca
      Viu como não é um caso isolado como alguém aí postou?
      Obrigado por tomar tempo para compartilhar a experiencia. É bom que todos saibam mesmo.
      Abraços
      R

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  22. Olá, Renato, meu nome é Juliana e estou amando seu blog, e lendo todos os posts mais antigos.
    Essa família de quatro pessoas, você sabe se conseguiu viajar junta? Fiquei de cabelos em pé imaginando separar crianças pequenas de seus pais!

    Abraços

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    Respostas
    1. No final todos viajaram juntos. Pessoas no avião trocaram de assentos com eles. No entanto, gente adulta viajou separado.
      Eu iria odiar!!!
      Abs

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  23. Oi Renato,será que no decorrer do ano de 2013 houve melhora nos voos da Gol? Estou indo em março/2014 para Orlando com a minha família. Estou tensa!

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Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

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