terça-feira, 30 de abril de 2013

Mall Walking

          Outro dia fui ao cinema no shopping aqui ao lado de casa. Sempre digo que é a última vez que eu vou. Daí, como sofro de amnésia, acabo indo novamente e sou recordado do por quê toda vez me faço a promessa. O Fashion Square Mall que fica a poucas quadras daqui de casa (agora você sabe mais ou menos onde eu moro não é?) e é muito mal frequentado. A diferença entre o Milenia Mall e o Fashion Square Mall podemos dizer que é a mesma diferença entre o Shopping Iguatemi e o Shopping Interlagos. Não entendeu? Entre o Pão de Açúcar e Barateiro...A interpretação é sua.

          Veneno expelido, estava eu a esperar pelo meu filme quando vejo um senhor de idade andar apressadamente. Engraçado é que o mesmo fazia um movimento com os braços muito esquisito para quem simplesmente se dirigia a alguma loja. Cinco minutos depois vejo o mesmo senhor voltando apressadamente enquanto torço o pescoço acompanhando seu trajeto. Cinco minutos depois vejo o mesmo homem voltar e passar por mim novamente, apressado. Fiquei de testa franzida atinando que raio aquele homem fazia pra lá e pra cá. E não é que ele passou mais umas duas vezes? Com meu olhar escrutinador tentei observar alguma coisa que pudesse me dar uma pista do que fosse aquilo. Para minha surpresa, duas outras pessoas (da terceira idade) se juntaram ao senhor e andavam apressadamente ao lado dele. Será que fugiram do hospício, cheguei até a pensar (a vá!?).

          Foi daí que a ficha caiu (gente, é preciso acabar com essa gíria, orelhão nem ficha usa mais!). Lógica dificílima de perceber, os três usavam roupa de ginástica e tênis de caminhada. Os três andavam pra lá e pra cá apressadamente. Depois de muitas considerações e uma consulta rápida no google do meu smartphone android e eis a resposta: Mall Walking! (caminhada em shopping). Sim, depois que atinei e comecei a prestar mais atenção, essa prática é comum nos EUA. Geralmente seniors fazem caminhada dentro do shopping. Até na Wikepédia já tem um artigo sobre isso. E olha, faz sentido, sabe por quê?



1- Dentro dos Shoppings o ar é aclimatizado. Se você pensa que esta é uma má ideia, experimente fazer caminhada em um calor de 40 graus e humidade do ar acima de 80%, volte aqui humildemente e deixe seu comentário.

2- O piso do shopping é uniforme, não tem pedras, buracos, elevações, etc. Minha querida professora Dr Steves torceu o pé e trincou o tornozelo fazendo caminhada na rua.

3- No Shopping tem seguranças e cameras. Dificilmente uma pessoa seria assaltada dentro do shopping porque de outro modo no mesmo dia teria sua cara estampada no noticiário da TV.

4- Caminhar no shopping anula o risco de ser atropelado por um doido no meio da rua.

5- Se a pessoa quiser algo mais intenso pode subir e descer as escadas, coisa que nas ruas é mais difícil de encontrar.

6- Não tem a poluição das ruas (se bem que aqui em Orlando, a poluição mesmo só se sente às beiras de uma avenida movimentada).   

7- Os banheiros estão próximos. Absolutamente necessário.

8- Há restaurantes se precisar depois, repor as calorias...não acha ótimo? Caminha por uma hora depois come hamburguer com fritas, coca-cola e sorvete de sobremesa. Brincadeiras à parte, não acredito que os que se preocupam em ficar ativos na terceira idade vão depois sabotar o plano com um lanche do Mc.

9- Alguns Shoppings passaram a abrir as portas às 7 da manhã para Mall Wallkers.



9- Depois da caminhada, o povo pode socializar no shopping mesmo. Vira um programa legal...porque eu não pensei nisso antes??



Esses americanos são muito engracados...
             Meu recado pra esses adoráveis seniors:



40 comentários:

  1. Oi, sou a Vana de Brasília, lembra? Essa novidade não sabia mesmo,rsrs, faz todo sentido com certeza!

    ResponderExcluir
  2. Enquanto os seniors americanos são espertos e vão se exercitar nos malls, os cariocas sofrem com as pedras portuguesas, o calor... mas ainda assim são mais felizes do que os mineiros. Belo Horizonte sempre me pareceu uma terra onde os seniors ficam isolados, quietos... até porque não encaram tão bem as subidas.
    E os shoppings, claro, devem fazer várias promoções para atrai-los. Afinal de contas eles também compram...
    E eu fico intrigado pensando se essa geração que hoje é senior nos EUA adotou o modo de vida fast-food ou se manteve mais próxima do padrão de vida de sua juventude, onde os fast-foods já existiam mas não era essa loucura... e nem havia televisão direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex
      Acho que eles adotaram o fast food. Primeiro porque é o que a Louise aqui só quer fazer, comprar tudo pronto. Em segundo lugar porque quando vou ao McDonald's (adoro! Mea culpa) a maioria lá são seniors :(
      Abs

      Excluir
  3. Renato, vi essa mesma cena no Brasil!
    Morava proximo a um shopping e pela manhã e no final do dia via muita gente caminhando mas ao contrário dos americanos, as pessoas caminhavam no estacionamento. Como curiosidade pouca
    é bobagem, eu resolvi perguntar pra uma senhora que vi caminhando qual era a razão de se caminhar em um estacionamento de shopping. A senhora prontamente me disse que era mais seguro (cameras e seguranças por todo lado), conveniência pelos motivos que você citou e depois da caminhada ela sempre utilizava o mercado que há dentro do shopping.
    Tudo fez sentido. E se eu fosse administradora de um shopping eu criaria uma pista de caminhada ao redor do estacionamento, pensa que negócio lucrativo, aacrito que ao menos 60% das pessoas que caminham entram e compram algo, é lucro garantido.

    Ótimo texto!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. oie Renato
    Bom dia.
    Eu já conhecia. Aqui no Iguatemi de Fortaleza, tem um programa de ginastica para quem mora perto do shopping. É uma boa. EU tb já torci o pé duas vezes, num simples buraco na rua.
    Ginastica só na academia ou agora quem sabe no shopping.

    ResponderExcluir
  5. Que tudo, como não pensei nisso antes,rsrsrsrs
    Sem falar que se passar mal, tem sempre um brigadista para socorrer. :)

    ResponderExcluir
  6. Olá Renato

    Somente o ar condicionado já me convence, para mim caminhar no calor não rende nada. Mas que caminhar no shopping é uma novidade mesmo. Aqui em Joinville a academia que eu frequento fica dentro de um shopping e até já teve caminhada dentro pelos corredores e dizem que foi bem puxado.
    Um abraço
    Alessandra Haak

    ResponderExcluir
  7. Ótima idéia! Vou adotar esta prática....rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tava pensando também...mas sou preguiçoso, quem sabe quando a faculdade acabar?

      Excluir
  8. Nunca vi nada do tipo, mas adorei a idéia. Procurei no google, mas por aqui não tem nada disso (só tem bastante obeso...). De qualquer forma, na região só há 2 shoppings fechados, sendo que um é tão pequeno que não se encaixaria na proposta.

    ResponderExcluir
  9. Oi Renato!
    Eu ri muito, imaginando a cena de voce prestando atencao no que estava acontecendo. Aqui tem diferentes atividades
    para os senhoras. Temos o Jazzercise {aula de jazz} tres vezes na semana, e Zumba onde vai so senhoras acompanhar o ritmo da
    danca latina.
    Boa semana pra voce
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Cara, se pegar mais de 2 velhinhos andando desse jeito em algum shopping daqui, pode esperar, certamente vão assaltar alguma joalheria!
    abs - Márcio

    ResponderExcluir
  11. hahah Renato você me mata de rir "será que fugiram do hospício".

    Sim, essa prática é muito popular mesmo por aqui. No Arizona via muitas pessoas (não apenas de idade mas jovens também) Mall walking. E exatamente pelos motivos que voce apontou. E sim, muitas dessas pessoas sabem bem e não vão comer hamburguers nem batata frita hehe. Os que comem são os que nem se dão ao trabalho de andar (pelo que reparei).
    Eu e Bryan não gostamos de Mall lotado, mas sempre íamos pra "olhar" as pessoas, "people watch"(adoramos) e sempre víamos pessoas se exercitando no Mall. Interessante né? E é de graça né, não precisam pagar mensalidade como em academias. Imagina num calorzão do Arizona de quase 50 graus alguém se exercitando na rua??? SUICÍDIO!

    Ótima idéia de Post!!!

    BEijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que legal, no Arizona tem! Por enquanto ate agora so nao tem no Alabama
      Serio que eu pensei que eles eram sabe aquelas pessoas de idade que se perdem??? Cogitei
      hahah
      bjs

      Excluir
    2. hahahahah mas seu pensamento fez sentido :)

      Excluir
  12. Ixi, isso nao daria certo comigo... Detesto malhar. Vou pra academia praticamente empurrada pela minha consciencia que nao me deixa esquecer que a balança nao eh estatica, que a idade ja nao esta tao tenra e que o metabolismo marcou um encontro no deloren, e foi de volta pro passado, de tao lento.... Imagina se eu fizesse exercicios no shopping?? Todo dia eu ia lembrar, depois de cinco minutos caminhando, que eu preciso de meias ou calcinhas, veria aquele sapato que eu necessito, ou as promoçoes me seuqetraria... Rsrsrs... Mas de fato, pelos motivos apresentados, eh uma boa opcao! Rs

    Beijso

    Renata Vanzellootti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata!
      Eu pensei nisso também! Fecha o olho e sai malhar no shopping!!hehehe

      Excluir
  13. Olá Renato,

    Concordo em partes com o post. Concordo sobre segurança, piso e logo após poder sair comprando algo caso esteja precisando já que está no "mall"
    Digo em partes, pq na minha opinião fazer caminhada sobre caminho de árvores, parques, onde os passáros cantam, trás a sensação de tranquilidade, além da sensação de esquecer que vive em uma cidade caótica.
    Não trocaria estes benefícios por uma caminhada em shopping.
    Afinal seus posts não podem viver só de concordância. :) rs.

    ResponderExcluir
  14. Claro que pode discordar :)
    Eu também concordo com você, mas nem todo mundo mora ao lado do parque do ibirapuera :)
    E aqui, no verão é simplesmente impossível de caminhar. Se eu passo mal, imagine uma pessoa de idade caminhando em um calor de 40 graus. Às vezes, 42...é simplesmente sufocante...
    Abs

    ResponderExcluir
  15. Gostei! Se tivesse shopping perto de casa eu estava aderindo. Caso ficasse cansada sentava num desses bancos que ficam espalhados pelo shopping. Legal! Um abraço. Heloisa.

    ResponderExcluir
  16. Seu humor é arrebatador, tem como não gostar?

    Achei a prática interessante, onde moro nunca vi isso não, mas aqui tem uma prática engraça, pessoas que caminham na passarela perto da minha cara, vão e voltam 1000 vezes kkk, falam que é pra não se afastar muito de casa pois assim é mais seguro, e claro o bom estado da passarela que é melhor que a das ruas, e o fato de que não correm o risco de atropelamento tmbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Izabel!
      Ao vivo eu sou mais engraçado hahaha
      Bjs!

      Excluir
  17. MUito bom o post e a idéia tbm. Mas se no Brasil pegar essa moda, #deuslivre, aqui a coisa sempre descamba p o excesso.

    ResponderExcluir
  18. Aqui depois de um ano começam a lançar tudo que nos EUA já saiu de moda. Foi assim com o DryWall. È uma excelente idéia. Aqui em Porto Alegre o Shopping Iguatemi tem um calamento em seu entorno com barras de proteção no meio fio para permitir que os moradores do bairro possam caminhar no entorno do shopping. Dentro não seria má idéia para o inverno, só não sei como porque nos finais de semana é superlotado

    ResponderExcluir
  19. Hummm..sentindo falta de novos posts por aqui.
    Apareça Renato...rs
    Eliane

    ResponderExcluir
  20. adorei a comparação de Iguatemi com Interlagos ... ficou beeeeeeeeeeeeeem claro ...eu fujo do Interlagos, mas as vx me esqueço e acabo passando lá ... rsrs

    ResponderExcluir
  21. Hahahaha engraçado. Nossa adorei a desculpa pra ir me exercitar no mall. O meu lugar favorito!!! lkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. Kkkkk, simplesmente adorei!! Quando meu marido ficar enchendo o saco de eu ir de novo no shopping direi que estou me exercitando!! Kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. Seu relato, e as fotos. .muito engracado.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...