sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Banho de bebê na Pia da Cozinha


               Eu sei que ao ler esse título, as mães brasileiras vão torcer o nariz. Nós brasileiros, me parece e não sei bem o motivo, temos um senso de limpeza (ou TOC) maior do que pessoas de outras nacionalidades. Não me leve a mal se você não é brasileiro, mas brasileiro é um povo meio doente por limpeza. Pelo menos a maioria. Por exemplo, com relação a banhos. Já tive visitas brasileiras aqui que tomavam banho na hora que acordavam. Íamos pra piscina e depois outro banho. Vamos ao restaurante? Outro banho e outro antes de dormir. Três a 4 banhos em um dia é considerado loucura para os americanos. Que diriam os franceses ou os ambientalistas? Afinal, segundo eles a água potável vai acabar. Só se a água for pra outro planeta, porque concorda que não tem como a água sair do planeta Terra? E enquanto houver chuva, haverá água potável. (Renato, olha a prolixidade!)

               Ok, então...eu estava conversando com a Louise um tempo atrás e ela me disse: "porque você não dá banho no Dexter na pia da cozinha?" Achei estranho lavar o cachorro na pia da cozinha. Coisa de gente que tem TOC certo? Porque, afinal, lavando a pia depois com água sanitária, não haveria problema nenhum (lógica). Quem discorda, me dê uma explicação científica. Porque "eu tenho nojo" não serve, é coisa da sua cabeça. Daí que a Louise falou "eu dava banho nos meninos na pia da cozinha" E eu respondi "verdade?? Vocês não tinham banheirinhas?" Ela me explicou que nunca viu uma banheirinha na vida. Quando criança, sua mãe também dava banho nela na pia da cozinha e sua avó também e assim por diante. Fiquei curioso, será que é coisa de família?

               Assistindo TV, semana passada, vi um comercial lindo e no final, a mãe dava banho no bebê na pia da cozinha. Fui para o computador, googolei e vi dezenas de fotos antigas de bebês tomando banho na pia, não só da cozinha, mas também na pia do banheiro. Concluí então que é cultural. Um traço da cultura deles. Mas veja bem, segundo o que me foi explicado, o bebê é limpo antes se estiver cagado feito cocô ou xixí. Depois, vai pra pia da cozinha. Após o banho, a mãe lava a pia da cozinha com detergente e água sanitária (será?). De qualquer maneira, achei tão interessante e depois fiquei pensando. Procurei no google e encontrei aquelas banheirinhas que temos no Brasil, mas nas lojas eu nunca vi. Como é que a mãe vai dar banho na criança sem banheirinha e sem banheira na casa? Ou ela entra no chuveiro com a criança ou põe na pia da cozinha. A grande maioria acha perigoso dar banho na banheira grande quando eles são muito pequenos e também ruim para a coluna. A pia da cozinha é melhor para a coluna da mamãw do que a posição dela na banheira grande, concorda?
Viu a data? Fev/1959
E já tinha água quente!
                Eu ainda fui adiante, parei uma mulher no supermercado e puxei conversa. Ela estava com os gêmeos lindos no carrinho do supermercado. Expliquei que eu era do Brasil e já fui me intrometendo na vida alheia - perguntei se ela dava banho neles na pia e ela disse "lógico?!" Me disse que ela, sua mãe, sua avó, todas tomaram banho na pia da cozinha quando eram bebês. Que legal!

               Ela ainda me disse que cada um ficava em um lado da pia dupla com o Booming Baby Bath. O quê? Booming Baby Bath é uma flôr de espuma que se encaixa em qualquer pia onde o bebê toma banho confortavelmente. Hoje já existem banheirinhas encaixáveis para pias e chuverinhos para acoplar na torneira da cozinha. Mas olha a diferença. Enquanto em 1967 a Louise, pobre já tinha água quente na pia da cozinha eu, até 2009, lavava meu rosto (cara quem tem é cavalo) com água gelada na pia do banheiro do meu apto alugado em SP no inverno. Claro que essa era a minha realidade, com certeza existem meninos no Brasil que nunca devem ter lavado o rosto ou as mãos com água fria no inverno.

Será que essa foto é dos gêmeos dela? :-)
Booming Baby Bath :)




Veja este video:



               Eu adoro quando descubro coisas peculiares como essa. Depois de escrever mais de 180 posts é difícil encontrar algo tão diferente assim para mostrar aos leitores e aos curiosos de conhecer como vivem outras culturas. E olha, pára com esse negócio de nojo, que é tudo coisa da sua cabeça. Eu já ouvi que é nojento lavar o pote de comida dos cachorros na lava-louças ou mesmo na pia da cozinha, o pano de chão na máquina de lavar (mas a fralda cagada não né?), etc, etc, etc. Tanto a máquina de lavar como a lava-louças praticamente esterilizam o que é lavado alí.


               Agora divirta-se com os bebês na hora do banho...Bendita cândida, não concorda? 





Banheiras que se encaixam na pia

Esse ainda está dentro da caçarola!




75 comentários:

  1. Se eu falar isso pra minha mãe ela infarta. kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Dos meus intercâmbios culturais na casa dos amigos gringos o que percebi em todas as casas são duas pias na cozinha. Uma tem o uso mais comum para a louça mesmo e afins. E a outra, na mentalidade brasileira, tem fins mais nojentos, como dar banho no bebê e tals. O que eu amei foi que em quase todas as casas o pessoal tem detergente e sabão líquido para as mãos. Precisa lavar a mão antes de cozinhar? Não precisa mais ir até o banheiro.

    Na primeira vez que fui aí ouvi o neto da minha amiga conversando com a vó, em inglês, claro: Neto: Vovó, eu lembro quando você me dava banho nessa pia.
    Minha amiga: É verdade, o mais legal é que eu também dei banho no seu pai na mesma pia.
    E eu pensando: Eca!!! Povo porco. haha

    Tem uma tal de Puj Tub também que parece ser bem interessante para encaixar na pia, e é fácil de guardar.

    Outra coisa que reparei, é que, em geral, as crianças dormem bem cedo, no máximo 9 da noite. Elas ficam o dia todo atentando e aí sobram umas horas de paz para os adultos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika
      Se fossem porcos não tomavam banho ou davam banho nos bebes
      kkkkkk
      adorei seu comentário!

      Excluir
  3. Eu acho interessante como voce consegue fazer post de coisas simples mas diferentes. Eu nao tenho esse seu olhar para as coisas.

    E olha, acho nojentao! Vou fazer isso nao com meus filhos. primeiro porque eh impossivel voce prever se a crianca vai fazer ou nao as necessidades na pia, especialmente com agua quentinha e relaxante. Eu ate tenho um causo lah no blog sobre isso. Nao da para controlar o esfincter do bebe. Segundo porque lavar prato no lugar que "as partes" do meu filho tocou, nao da certo pra mim. Acho nojentao, mesmo com litros de agua sanitaria. E terceiro pelo trabalho: limpa tudo antes (com agua sanitaria, ou sei lah mais o que), da banho e limpa tudo depois. Nossa, cansei so de digitar. E sim, tem varios modelos de banheiras plasticas por aqui (eu sei que elas tambem precisam ser limpas, mas nada de agua sanitaria e afins) que normalmente sao colocados dentro da banheira ou em cima da pia, comoda do quarto do bebe etc.


    E olha, eu tambem acho que brasileiro eh limpo demais. De algumas coisas nao devemos abrir mao (escovar os dentes pelo menos 3X/dia e banhos diarios), mas tem outras coisas que a gente poderia testar...

    Renato, so agora eu pensei em uma coisa. Eu sempre morei em casa alugada aqui, tipo, as coisas sao meio velhinhas, meio manchadinhas e tal. Vai que na minha casa "popria", com tudo limpinho, eu nao tente isso em casa. A pia do banheiro me parece mais friendly para esse tipo de coisa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POr causa da posição eu acho muito mais benéfico para a mãe. Quando eu tiver a minha casa, vou fazer um chuveiro de cachorro alto também.
      Essa história de nojo é muito engraçada
      :)

      Excluir
    2. E mais Lorna!
      Ninguém morreu contaminado viu? Nem a vó, nem a filha, nem o Bobby ou o irmão
      kkkkkk

      Excluir
  4. Muito interessante Renato, dias atrás uma blogueira muito querida (mora nos EUA, postou um vídeo dela em que lavava os pincéis dela de maquiagem na pia da sua cozinha, uma brasileira chamou a atenção dela, disse q é falta de higiene, que ela deveria lava-lo na pia do banheiro...kkkkk! Eu adoraria que ela lesse esse post!!!Um abraço e obrigada pelo belo Blog!
    Eudilene Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Eudi, com a lava louças gigante aqui, quase nada é lavado na pia da cozinha...

      Excluir
  5. Nossa interessantíssimo. Adorei...hahaha.
    Sempre tive essa curiosidade, do porque dar banho na pia da cozinha. Achava nojento, mas parando pra raciocinar "que mal faz?".
    Aqui no Brasil tinha um quadro chamado Dr. Bactéria. Cada coisa que vc via de arrepiar, e coisas que todo mundo faz.
    É uma verdade, brasileiro tem TOC...rs.

    Outro exemplo aqui no Brasil usamos lixeirinha no banheiro. Eca, eca, eca... Aí fico me perguntando, em alguns países joga-se o papel na privada. Por que no Brasil eles dizem que não pode? Encanamento antigo, tipo de papel????
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhhhhhhh Simone!
      Agora vc me lembrou de algo! Os brasileiros são tão nojentos e guardam os papéis de lixo com chocolate no cestinho. Isso sim é falta de higiêne!
      Aqui se joga tudo no vazo!
      Na Europa também!
      Eu acho que as casas antigamente tinham cano de esgoto pequeno. No Brasil, na casa que eu construí fiz questão te ter uma baita vazão. Já não jogava papel no lixo desde 1992!
      abs

      Excluir
    2. Q sonho se aqui no Brasil o povo fizesse encanamento e papéis apropriados para serem descartados no vazo!Na maioria dos lugares o bicho entope e faz uma zorra!Mas qdo não acho lixeira no banheiro é por q pode, me dá uma alegria!Pior é na minha sogra q tem q abrir uma lixeirinha minúscula ainda por cima!
      Tambem acho diferente qdo vejo nos seriados citarem o tal do "Cloth" pra tomar banho ao invés da esponja q agente usa.Vc usa 'bathcloth" tb querido?

      Excluir
    3. Nem morto
      A louise, até eu chegar lavava louças com cloth.
      Depois apresentei a esponja pra ela e agora ela adora. Mas ela tem um paninho que ela toma banho
      eca
      :)
      (Já pensou se ela sabe que eu falei isso aqui??)

      Excluir
    4. Nossos encanamentos, principalmente de casas não são apropriados. Então, entopem.

      Excluir
  6. Oie Renato

    Olha manter esse blog deve te dar um trabalho.
    Mas sim a mania de limpeza dos brasileiros é conhecida. Estudei com uma garota portuguesa, e ela ficou espantada com a quantidade de banhos que nós brasileiros tomamos.
    Vamos lá não tenho filho. Mas tenho sobrinho. E olha atualmente ele (1 ano e 8 meses) toma banho de chuveiro; mas antes nós fazemos uma limpeza prévia (côco e xixi). E caso seja só trocar fralda (estamos no desfralde agora) damos um micro-banho na pia do banheiro (com água quente).

    E sim meu toc de limpeza (que minha psicológa diz que é LEVE) não me permite lavar panos de chão (limpeza, etc) na máquina de lavar. Não consigo mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pára Regina, lava os panos lá depois roda a máquina vazia ehehe
      Mas a fralda suja ce põe lá né?
      hehehehehe

      Excluir
    2. Só não vou lavar pano de chão com roupas mas, q ponho na máquina, ah, ponho sem dó, ainda mais com essa sua dica,kkkk

      Excluir
    3. Não Renato
      Ele só usa descartável.

      Excluir
    4. Vana
      Eu também ponho sem dó hehehe

      Excluir
  7. Oi Renato meu nome é Mayra, eu não tive coragem de colocar o BB direto na pia, acho nojento, sei la tem cabelo, resto de pasta de dente, etc e por que requer muito trabalho de ficar desinfetando.
    Agora eu sofri com minhas costas porque colocava a banheira dentro da bathtub.
    Sei que é muito comum pelo menos menos em Fortaleza darem banho nos BBs com água mineral, imagina se iriam dar um banho de pia num BB. kkkk

    ResponderExcluir
  8. Oi Renato. Amei este post! São detalhes que só quem vive no país vai descobrindo. Outra coisa que eu estranho muito quando viajo é que nos hotéis em que fiquei nos EUA eles não tinham duchinhas higiênicas. Pelo menos, até hoje só vi em um hotel. Amei este post (já disse? Digo de novo!)Um abraço. Heloisa

    ResponderExcluir
  9. Vc é mesmo incrível, de uma coisa simples como essa faz um texto ótimo.

    Fiquei muuito intrigada ao saber disso, para mim é IMPENSÁVEL, mas confesso que lá no fundo sempre questiono algumas coisas que a gente tem por habito, é o velho MAS O QUE É QUE TEM DEMAIS? kkk
    Mas é cultural, brasileiro tem vários nojos e mesmo achando alguns meio sem sentido a gente vai passando para as próximas gerações huahuahua.

    Lá no trabalho tem várias copas e as pessoas ficam com nojooo porque por não ser na casa deles não tem como controlar exatamente o que cada um lava ali dentro pense só se vissem esse texto, acho que morreriam kkk.

    Muito interessante perceber que além da língua existe tanta mas tanta coisa no cotidiano das pessoas que nos diferencia.

    IZABEL SORAIA

    ResponderExcluir
  10. Oi Renato, bom demais seu post. Acho que isso é a mesma coisa que cemitério. Em todos os lugares do mundo, cemitério é roteiro turístico. E os brasileiros já são famosos por não entrarem nos cemitérios porque têm nojo. Um abraço. Ivana

    ResponderExcluir
  11. Renato, como eu gosto dos seus posts! Se a Louise aprender português vc está ferrado! Kk

    ResponderExcluir
  12. Renato: adorei seu post. Nunca me canso de ler seu blog pois ele detalha bem os costumes dai. Os americanos são muito práticos e gosto de aprender com eles. É por isso que os EUA são uma grande nação. Aqui no BR as pessoas não sabem se virar e ser rápidas. Com uma educação que só piora, a mão de obra daqui tb só piora. As caixas de supermercado não sabem mais nem calcular troco.
    Felicidades, Renato. Vivo torcendo para que você consiga seu green card e não precise voltar para o BR.
    Maria Hermínia

    ResponderExcluir
  13. Olá Renato!
    Seu post é bem familiar para mim,eu sou filho de finlandeses e eu nasci no Brasil,e minha mãe me dava banho na pia do banheiro,desde bebe minha mãe me colocava na sauna,e após a sauna me levava para a pia do banheiro para tomar banho e com água gelada,na Finlândia existe a crença de que o banho gelado após a sauna faz bem para a saúde.
    Até mais!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Affff!
      Até depois de adulto eles fazem isso né? Eu ia na sauna no Brasil e pulava na piscina gelada, me sentia muito bem!
      Abs!!

      Excluir
  14. I apologize, I read some Portuguese but cannot write it! I Googled a 'banheirinho' and it surprised me that your American friend did not know what it was- my mother has pictures of me in a similar little thing, a small plastic tub that fit in the bigger tub. This was 30 years ago and we were certainly not rich or anything like that! My friends that have kids now often use similar things, although it is also very common to put a baby in the sink like you showed. I think parents choose to use the sink because it is easier on their back, plus there is no room for the baby to move. Parents worry that if a baby tries to squirm around in the bathtub, they could fall back and hit their head. I don't have a baby, but I have guinea pigs, and I have bathed them in the sink before, but I also have a little 'banheirinho' that is just their size! I also remember when I was growing up, for a while we didn't have a shower, only a bathtub, so we would shampoo our hair and rinse it off in the kitchen sink! But like you said, we did not wash dishes in the kitchen sink. We rinsed them off in the sink but then they went into the dishwasher.

    I am amazed at how many showers Brazilians take- I *love* showers so I would love to take many of them in a day, but I live in a dry climate so showering more than once a day irritates my skin. But I have a question- how do you pay for water in Brazil? Almost all Americans take quick showers and would never take more than two a day because it would make the water bill very expensive (and the hot water might run out if you have a big family). Are water bills not expensive in Brazil? I'm sure any of your American friends can tell you about growing up with their parents yelling at them to hurry up and get out of the shower, you're costing us a fortune!

    One more question- do Brazilians drink water out of the kitchen or bathroom sink? I always have, except in two places I've been where the water was not safe to drink, but I know a lot of people would think it is disgusting to get drinking water out of a sink even when it is clean and uncontaminated!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. This is the first English comment ever! I loved it! Finally a true English speaking gave his/her opinion. Thank you!
      Like you said, maybe the little tubs were available but the sink is more comfortable for the mom.
      In Brazil the water doesn't cost too much. The problem is the electricity. Very expensive, in some places 5 times more than US. That's what makes a shower costly. But in small cities it is still cheap. I remember when I was a child living in the country side of Brazil, I used to take 1 hour shower, can you believe? hehehe
      In Sao Paulo I wouldn't do that because it was very expensive, very expensive. And most of the houses in Brazil have a instant heating device in the shower so we wouldn't run out of hot water as it heats as it passes through the pipe. You can stay there the whole day if you want. And if you have money :)
      When we were children, Brazilians used to have a "filtro" (filter) made of clay. Everybody had.
      http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/filtro-de-barro-brasileiro-e-o-mais-eficiente-do-mundo.html
      The water was cooler than the sink and it tasted like river water.
      Then it came the purificadores de água for faucets.
      http://www.google.com.br/search?q=purificadores+de+agua+para+torneira&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=6fEZUqqjEqTj2AXV_4HoDQ&ved=0CFcQsAQ&biw=1536&bih=757

      But I remember drinking water from the sink faucet a lot of times. In Brazil we have SABESP in SP which is the water company. It was considered the best in the world for several years, so (they say) it was safe to drink from the sink.
      But, here we drink from the refrigerator door, but the water comes from the sink, right? So what is the difference?
      :)
      What is your name?
      Thank you for your comment
      R

      Excluir
    2. Excuse me, Renato, but I have a small correction. Like most things, water can be very expensive in Brazil... it depends on the state but at least in Rio it is very expensive. I pay about $55/month (R$ 130) for water and sewage! It's completely unfair, since all condos in my building pay equal. If my neighbors take 2-hour showers every day, I'll be paying a little of their water.
      Some regions of Rio do not take part at the public sewage system but the water company charges for sewage regardless of that. Very unfair.
      In Rio, many homes have gas-heated water for showers, so we pay for water + gas heating + electricity, like you said. But not in Minas Gerais, where electric showers are preferred.
      In Minas, water is cheaper but the electricity costs the twice.

      Excluir
    3. Nice comment Alex. I never paid more than $20 dollars of water in Sao Paulo. In Sao Paulo depends on the neighborhood you live. If it is classe A you pay more. As I never lived in class A places, water bills for us were very cheap if we compare with electricity. When you say 130, depends how many people right? For a family of 4 I really don't think is too expensive if we compare to electricity. My father pays 650 electricity bill for his house which has 3 people! Now that is "um assalto!"
      ABração

      Excluir
    4. Hello! I had forgotten that I had replied to this blog post! That is interesting about the water bills. I know some showers in Brazil are electrical. Are they all like that? That sounds SCARY to me but I guess people wouldn't use it if they were unsafe, right? :)

      I forgot about the water that comes out of the refrigerator door! I have never lived in a place that had a fridge like that, but my mother has a new fridge so it has a water and ice dispenser. I love it because the water is so cold! Where I live, you have to leave the sink running for several minutes before the water will be cold enough to drink :(

      My name is Jill, nice to 'meet' you. Have you only lived in Florida or have you lived in other places in the US? I am from Washington state. I have only been to Florida once, in 1996. It is too hot and humid for me! The air in Washington is very dry, so you don't feel sticky like you do in Florida. I would definitely shower several times a day if I lived in Florida because you sweat so much! Other than that, Florida was nice, but I think it is very different than most places in the US because of the Hispanic majority. It has its own special culture!

      Excluir
    5. Alex
      Most of the showers are electrical, it is very safe now, but I remember when I was a child trying to touch the handle and get shocked every time! Not anymore...
      I think also wealthy people will have a heated water tank or solar panels, or both. My father has a heated water tank. His electricity bill is over 500 reais every month :(

      When I arrived in US, I loved Florida, but after living here for 4 years I still enjoy it, but it is too hot and too humid. I don't think people here is very educated and it reflects the way they talk to each other, the way they drive and the way they take care of their houses.
      I would love to hear from you how is washington state. Are you living in Brasil?
      rs_alves@hotmail.com

      Excluir
  15. Renato, que interessante, nunca soube disso, ou não prestei atenção. Deve ser mesmo coisa cultural, porque afinal, americano que inventa de tudo!! como assim? usar a pia da cozinha? e também se aplica mais por aí que as pias são grandonas e tem água morninha. Lembrando agora, que muitas vezes dava banho na minha filha na cozinha, colocava uma banheirinha de plastico na mesa e pensando bem, na pia é mais higiênico porque é como um chuveiro, a água vai descendo,kkkkk, e não precisa jogar a água do banho no tanque,kkk, mas essa banheirinha é até uns 4meses, depois não cabe. Muito fofos, e ainda tiravam fotos, aqui no Brasil se alguém faz isso, não confessa,hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilma!
      VOcê acabou de me fazer pensar em uma coisa! O Banho na pia é mais higiênico porque a água é corrente!
      Na banheirinha você pega a água suja e joga no bebê de novo!
      Puxa como não pensei nisso!?
      hehehe

      Excluir
  16. Eu acho que a Austrália já me mudou demais mesmo, pois 2 anos atrás eu leria seu post e pensaria: “eca, dar banho em bebe na pia”. Hoje li e achei tão natural... Meu TOC foi pro espaço com a “sujismundice” dos australianos. haha
    Na verdade eu concordo que os brasileiros são muito cheios de frescura, o que também tem ligação direta com o fato de ser um país de terceiro mundo onde as coisas são mesmo mais sujas, as ruas são cheias de lixo espalhado, existem muitas doenças de pele/bactérias que em outros países desenvolvidos são praticamente erradicadas. Acho que tudo isso conta.
    Se um dia eu tiver filho vou dar banho na pia sem dó, e ainda deixar engatinhar no carpete do pub (como fazem aqui, aliás já ouvi histórias até de mãe que troca fralda de bebe no chão do bar/restaurante), levar pra passear mesmo recém-nascido, deixar se chafurdar na areia do parquinho, e tudo mais que ele tiver direito pra ganhar bastante vitamina S (ou como meu marido diz, upgrade de anticorpos).
    Minha mãe que não me ouça/veja falando isso... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahah Denise...
      Dei risada. Eu também sempre falo sujismundice!
      Olha, certas coisas eu não vou nem escrever publicamente porque agora tem americanos lendo o blog hehehe. Eu acho que gente porca tem em todo lugar, mas eu não me lembro de, no Brasil, durante a minha vida inteira, entrar em casas que eram um verdadeiro nojo, que as pessoas passavam "ANOS" sem limpar. Aqui acontece. Quanto mais idade, menos a pessoa faz aqui. Claro exceções existem...
      Eu também mudei muito depois que mudei pra cá e se tivesse filho ia lavar na pia da cozinha sim, muito mais depois do comentário da Wilma
      Abs!!

      Excluir
  17. Faz sentido... Eu trabalhei em uma creche e lá davamos banho nos bebês em uma pia bem grande de inox. Ela era especial para isso, era mais higienica que uma banheirinha plástica, tinha chuveirinho quente e a criança não corria o risco de se afogar pois não enchiamos a pia de agua, a agua estava sempre escoando.

    Você comentou que no Brasil as pessoas limpam mais as casas. Será por causa de insetos? Talvez pelo calor ou pelos problemas com a falta de saneamento aqui há muitos insetos, baratas, ratos. Quando chega o verão vejo ruas cheias de baratas a noite (isso em qualquer bairro, já vi em bairros nobres, em bairros mais humildes deve ser bem pior), então quem mora em casa precisa limpar as vezes. Se bem que aqui tem aquelas bizarrices de gente que sai lavando a casa, com mangueira e tudo.

    Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel
      Eu não sei porque, mas aqui tem 1/5 da poeira que tem no Brasil. Talvez o fato de as janelas ficarem constantemente fechadas por causa do ar condicionado. NO entanto, meu carro, depois de 3 meses, não parece sujo. Meu carro depois de 20 dias no Brasil eu não via através dos vidros.
      Acho que esse é um fator. Aqui na Flórida tem muita barata e insetos, mas os americanos tem controle de pestes (obrigatório na Flórida) e uma vez que "spraiamos" a parte externa da casa, as baratas nem sequer se aproximam, embora uma ou outra ainda apareçam.
      Acho que é cultural. Os imigrantes vindos da Europa (onde desde sempre a água é escassa) economizavam muito água. Por isso, banhos e água pra tudo quanto é lado não existe
      Minha mãe era dessas que ia com a mangueira dentro da casa. Só onde era piso de madeira que não jogava água. Mas ela nos fazia polir, encerar e polir novamente TODA SEXTA FEIRA. Eu odiava...kkk
      abs

      Excluir
  18. Hahaha é cultural, mas sinto muito ainda ñ vejo sentido nenhum pra isso. Ainda mais pelo o fato de americanos serem os campeões de inventar e comprar parafernalhas, ñ teriam inventado uma banheira descente e segura para crianças??? (ainda mais aqui que a segurança de kids é aldo levado á sério), Na minha humilde, critica e teimosa opinião, isso é mais uma daquelas manias culturais bobas que eles ñ querem abandonar. E eu ñ acredito que há esterilização MESMOOO, já ouvi cada caso nojentinho de americanos (médicos inclusive) com relação a higiene. Olha só pra ir em um ex. que ouvi. Que uma família americana tinha uma panela em casa que a panela do vomito, quando alguém passava mal, usava-se a panela pra n ter que levantar e ir até o banheiro, até é aceitável (mesmo achando esquisito dormir ao lado de uma poça de vomito, pra ñ ter o trabalho de levantar o traseiro e ir até o banheiro). Mas o detalhe mais nojento é, a familia usava a tal panela pra cozinhar e servir comida. ECA infinitamente, sinto muito Renato, mas meu lado asseado virginiano ñ me permite aceitar com bons olhos certas manias culturais deles. Hahahahahahaha Assim como eles acham uma ofensa usar ketchup no Sandwich, ou limpar a casa com pano molhado, ou tomar 3 banhos ao dia.

    ResponderExcluir
  19. Hahaha é cultural, mas sinto muito ainda ñ vejo sentido nenhum pra isso. Ainda mais pelo o fato de americanos serem os campeões de inventar e comprar parafernalhas, ñ teriam inventado uma banheira descente e segura para crianças??? (ainda mais aqui que a segurança de kids é aldo levado á sério), Na minha humilde, critica e teimosa opinião, isso é mais uma daquelas manias culturais bobas que eles ñ querem abandonar. E eu ñ acredito que há esterilização MESMOOO, já ouvi cada caso nojentinho de americanos (médicos inclusive) com relação a higiene. Olha só um ex. que ouvi. Que uma família americana tinha uma panela em casa que era a panela do vomito, quando alguém passava mal, usava-se a panela pra n ter que levantar e ir até o banheiro, até é aceitável (mesmo achando esquisito dormir ao lado de uma poça de vomito, pra ñ ter o trabalho de levantar o traseiro e ir até o banheiro). Mas o detalhe mais nojento é, a familia usava a tal panela pra cozinhar e servir comida. ECA infinitamente, sinto muito Renato, mas meu lado asseado virginiano ñ me permite aceitar com bons olhos certas manias culturais deles. Hahahahahahaha Assim como eles acham uma ofensa usar ketchup no Sandwich, ou limpar a casa com pano molhado, ou tomar 3 banhos ao dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda
      Nojo é uma coisa psicológia hehehe
      Comemos o pão e tomamos o suco separados e eles se juntam depois. Mistura tudo e olha pra coisa. Sente nojo, mas cientificamente, é a mesma coisa.
      Eu jamais cozinharia na panela do "vumíto", mas depois de lavada (e bem lavada) ela é igual a qualquer outra do gabinete. Fato.
      Depois do comentário da Wilma, a banheirinha brasileira é ANTI-HIGIENICA sim, afinal joga-se no bebê a água sua do corpinho dele. Horrível...prefiro a pia da cozinha que é de água corrente e se um dia tiver filho ele vai pra pia! hahahaha
      Adorei seu comentário :)

      Excluir
  20. Que coisa mais interessante Renato ! Por essa eu nunca iria esperar ! Nunca mesmo !

    PS : E o post sobre o resultado final da reforma do banheiro ???? Tô curiosa !
    Abs
    Lana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lana
      O banheiro ainda está em andamento kkkkk
      Tá complicado, mas daqui umas 2 semanas fica pronto
      abs!

      Excluir
  21. Oi Renato....não tenho filhos mas se tivesse daria banho neles sem dúvida utilizando essa prática....os americanos são realmente práticos, ao contrário dos brasileiros, que perdem tanto tempo com bobagens que não tem a mínima importância, e deixam escapar o que importa....
    Aqui seria difícil porque somos pobres, a maioria nem água quente na cozinha tem...fora o tamanho incômodo das pias e a altura ridícula delas.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson
      Concordo 100%. Como já disse, nojo é coisa da cabeça, lavou tá novo, não é o que dizem?
      Segundo é água corrente, aqui a temperatura é ajustável. Melhor do que jogar a água suja da banheira no bebe de novo não acha?
      Acho que mesmo no Brasil dá, esquente a água e deixe de lado e vai jogando de canequinha que nem no vídeo :)
      Abração

      Excluir
  22. Olá Renato,estou aqui novamente,mas agora para te fazer uma pergunta que me deixa muito curioso,mas eu tinha vergonha de perguntar,mas agora vai,no seu perfil você diz que é ex-engenheiro,você era engenheiro de que?
    Até mais!Desculpa a curiosidade,rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael
      Eu fiz civil, mas detestei o trabalho na área
      Abs

      Excluir
    2. mas sendo engenheiro de formação, acha que ajudou no curso de Interiores? Aliás... já conseguiu trabalho na área? Abs

      Excluir
    3. Sim claro!
      Já sabia tudo sobre plantas, perspectivas, detalhes, coisas que alguns aqui na escola se formaram e nao sabem fazer. Ainda nao, estou abrindo minha propria empresa
      abs

      Excluir
  23. Oi Renato! Gostei dessas fotos dos bebês tomando banho na pia! Principalmente das antigas! É não tem jeito, temos culturas muito diferentes mesmo! Mas imagino que seria preciso esterilizar a pia antes do banho desses pequenos, não? Imagina se junto com o sabão viesse também umas sobrinhas de comida?! rs
    Sempre tive curiosidade em relação a quantidade de banho que as pessoas dos diferentes paises tomam. Eu já vi em muitos filmes quando alguem chega do trabalho, ou de um lugar qualquer e vai direto pra cama, sem banho antes! Sou adepta desses quatro banhos por dia e não imagino chegar em casa e não não correr pro banheiro! rs
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana
      No Brasil, morei com vários amigos. Nenhum tomava banho antes de ir pra cama, chegavam do trabalho, jantavam, assistiam TV e cama. Eu "na maioria dos dias da semana" tomo banho antes de por pijamas. Nos dias de revolta contra a humanidade eu não tomo banho. Aliás não faço quase nada hehehe
      Eu acho que 1 banho por troca de roupa está de bom tamanho, mas não vejo necessidade de tomar um banho antes de dormir e um a hora que acorda. Prefiro antes de dormir...
      abs

      Excluir
    2. hehehe acho que é tudo uma questão de costume! Quando por exemplo eu saio e chego de madrugada, mesmo se estiver frio, eu tenho que tomar banho! Agora, nada melhor que um bom banho pra relaxar antes de dormir! Principalmente se o dia for puxado, mas foi bom saber que até no Brasil, tem pessoas que não seguem a risca a minha mania de banhos, como seus amigos ai! :)
      Abraços

      Excluir
  24. Olá Renato!! Meu nome é Nayara e acompanho o seu blog já há algum tempo. Sempre me divirto com as suas estórias e essa do banho na pia da cozinha, em especial, me tirou algumas gargalhadas. Não sei se pela falta de hábito, se pelo nervoso (eu também tenho TOC com limpeza)ou pelo fato das minhas duas filhas (hoje com 5 e 7 anos) terem tido a "mania" de quando eram bebezinhas de fazer cocô na hora do banho. Eu lembro que até perguntei para o pediatra se era normal (claro que eu tinha que jogar a água fora, limpar as princesas e recomeçar outro banho...trabalho dobrado) e ele me contou que era normalíssimo, já que com a água morninha, os bebês relaxam e se tiverem algum cocô no caminho...vai sair. Entendeu as gargalhadas? Imagina a situação da minha pia da cozinha se tivesse esse costume por aqui? Bom!! Minha mãe diz que a cada gargalhada, rejuvenescemos 6 meses....então, obrigada pelo botox natural. ;) Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei aqui imaginando!
      Aff...que coisa...
      Um beijão
      Boa semana
      R

      Excluir
  25. Vicente Annunciato, São Paulo, Dentista...Adoro seu Blog.
    Criei meus 2 filhos na banheirinha, mas a vantagem do banho na pia:
    -Para com essa bagunça, senão eu ligo o triturador....rsrsrs

    ResponderExcluir
  26. Olá, cheguei ao seu blog por outros blogs e estou adorando todos os posts, mas esse me interessou demais! Estou morando nos EUA há um ano e meio, aqui vi coisas impressionantes sobre limpeza, não que eu seja uma aficionada por limpeza, mas tem coisas aqui que são demais... já ouvi dizer que uma pessoa daqui chamou atenção de uma amiga minha por que ela dava banho todos os dia na filha e isso faria mal a pele da criança!! E tem mais, a criança dela só tomava banho duas vezes por semana!! Me recuso a acreditar que banho diário faça mal!! Agora quanto ao banho na pia, eu acho muito certo, se o bebê fizer coco vai tudo pelo ralo ou pelo triturado de lixo, acabando o banho é só desinfetar com clorox! E é como vc disse, o chuveirinho é muito mais higiênico para o bebê, que vai tomar banho em água corrente! Viva os banhos na pia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o comentário Karen!
      Se tirarmos o preconceito e vermos pelo lado da razão, faz muito mais sentido mesmo!
      Abs

      Excluir
  27. Grande contaminação cruzada, o bebê contaminado com gordura e bactérias dos restos de alimento degradado e a pia contaminada com os resíduos de fezes e urina do bebê!! Jamais faria!!

    ResponderExcluir
  28. Eu faço isso com frequência na pia do banheiro e ainda hoje meu marido e me deu maior bronca, me senti pior mãe do mundo. Não gosto muito do lenço umedecido então faço os aseios dela na pia e uso o lenço na madrugada ou fora de casa. Como ele já foi pai duas vezes e eu mãe de primeira viagem tive que manter a calma e ignorar porque faço isso sempre e ela gosta, além de ser mais prático. Vou levar sempre minha intuição de mãe mais em consideração mesmo ele sendo o pai.

    ResponderExcluir
  29. Olá, eu sempre me questionei porque nas casas norte americanas a preferencia da lavanderia é no segundo anda (no caso de ser de andar). Então cheguei à conclusão que é pra facilitar na hora de tirar da secadora e já guardar. Beleza até aí. Depois me questionei sobre a limpeza da casa. Onde os esfregões são lavados? Concordo com você. Nós brasileiros somos meio neuróticos com limpeza, rsrsr. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os esfregões são lavados no próprio balde. A água é geralmente jogada no vaso do banheiro.
      Mas não se limpa acasa como se limpa no Brasil. Minha mãe trazia até mangeira pra dentro de casa!
      Abs

      Excluir
  30. É tanta ignorância e burrice já no primeiro parágrafo que eu desisti de ler o resto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso só mostra o quão mente fechada você é, atrelado às suas idéias fixas e imutáveis, inapto a considerar outro ponto de vista, ofendendo com palavras grosseiras por trás do anonimato...

      Excluir
  31. Só de pensar em ver alguém dando banho em um bebê na pia já infarto. Eu sei que tem questão de ser mais confortável,tanto pro bebê e pra quem vai dar banho. Mas acredito que pra isso tenha aquelas banheiras que podem regular a altura. Nossa! Agora imagina um cachorro cheio de pelos. E pelos não são tão fáceis de tirar,falo isso por que tenho pets,sofro com a troca de pelos.Sem falar que os americanos não lavam só bumbum de bebê e sei lá o que mais. Eles lavam o cabelo,CABELO!!! Talvez parece normal pra alguns. Mas gente! Imagina você tá comendo a comida com tanto gosto e tá lá no prato um cabelão. Tá,eu sei que vão falar que lavando tudo sai. Mas cabelo é o fim da picada. E a questão do bebê,misericórdia. Querendo ou não eles fazem suas necessidades. Se fosse assim eu tomava banho com a água do vaso kkkkk. Mas respeito a cultura,embora eu torça o nariz. Mas espero não dá de cara com alguém lavando algo que não seja vasilhas rsrsrs acredito que pra isso existe o tanque,pra lavar coisas e bebês. E assim,por mais que limpamos não vemos as bactérias. Sem que tem em todo lugar e não podemos evitar,somente prevenir. E aí fica a questão, você vai colocar seu bebê em um mesmo lugar que um cachorro tomou banho? Por mais que o pet também seja da família. Os germes que ele carrega não é o mesmo que o bebê leva. Sei que limpando "sai". Mas as vezes só sossegamos quando acontece algo... e pra mim cozinha é cozinha e banheiro é banheiro. Se quer praticidade modifica. Mas quem sou eu pra me meter. Só estou dando minha opinião. Desculpe o texto enorme!

    ResponderExcluir
  32. Engaging and enjoyable put up. You designed me chortle. Fantastic humor. Funniest sauna second?  saunajournal.com

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...