quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Reformando o Banheiro nos EUA



            Você deve se lembrar desse post aqui onde, pela primeira vez, eu me aventurei no DIY - Do It Yourself (Faça você mesmo) - reformando o banheiro da Louise que estava um nojo do chão ao teto. Naquele post eu prometi a mim mesmo que nunca mais faria algo parecido porque o trabalho mostrou-se incrivelmente difícil. Pois bem, eu quebro promessas de vez em quando. Acontece que o segundo banheiro da casa, o que eu e o Robert usamos, estava em situação parecida. Nos anos 80, os anteriores donos fizeram uma tentativa de reforma e colocaram um painel de vinil cinza com flores (imagina?). O trabalho porco e amador era evidente por todo o banheiro. Nos anos 90, segundo o Robert, depois que ele compraram a casa, muitos vazamentos foram observados até que em 2000 eles trocaram o telhado. No entanto os painéis que molhavam e secavam foram se deteriorando e em frente à pia do banheiro, eles descascaram e uma areia preta caía constantemente na louça branca que me deixava LOUCO!


Triste é a única palavra que eu consigo encontrar pra esse espelho
e essa luminária...


Me pergunta se eu aguentava essa areia saindo da parede?

            Faculdade terminada, eu aqui de bobeira esperando por entrevistas, acabei me convencendo que eu seria capaz de reformar esse banheiro também, afinal, não tem coisa melhor que tomar banho e usar um banheiro novinho em folhar, não acha? Poxa vida, pra quem tem toque de limpeza como eu, tomar banho tem que ser feito em um local prazeiroso, coisa que este banheiro não proporcionava. Geralmente aqui nos EUA, um banheiro pequeno como este, fica em torno de 5-8 mil dólares pra refomar com um empreiteiro, já incluídos o material. Acredite-me 5-8 mil dólares é dinheiro difícil de ganhar sendo assalariado nos EUA. Embora um banheiro como esse (5x7 pés) seja pequeno, dependendo dos materiais, pode-se gastar até 20 mil. O preço de um carro zero km. Como eu devo ter alguma doença que não me deixa ficar parado, resolvi propor ao Robert e Louise de reformar o banheiro se eles pagassem pelos materiais. O Robert disse: "You gonna get us in trouble" (você vai nos arrumar um problema) ao que eu respondi: "I got this!" (deixa comigo!). Infelizmente tenho que reconhecer que ele estava totalmente certo e eu, realmente nos coloquei em meio a um PROBLEMA.

Designer que sou, não vejo utilidade ter uma meia parede
em um banheiro de 1,5 por 2 metros. Parede retirada

Atrás dessa parede é o escuro chuveiro que não tem luz no teto

            Na minha "ideia" (de girico) eu iria tirar os painéis, o azuleijo, o piso e colocar tudo novo. Mal sabia eu que ao arrancar os painéis que estavam totalmente colados no Drywall, pedaços desse drywall, saíram junto e ficaram irreparáveis. Solução? O pior pesadelo, mas algo que pra ser feito corretamente não tinha saida: Arrancar todos os drywalls e começar o banheiro do zero. Você não tem idéia do trabalho. Foram 25 sacos de entulho pesadíssimos colocados do lado de fora da casa. Aqui, como no Brasil, pode-se alugar um pequeno container (é assim que se chama?) para o entulho, mas também fica caro. Descobri que tem um saco gigante que se compra na HomeDepot chamado que custa 30 dólares e você coloca na frente da casa, uma vez cheio, liga para a empresa que fabrica o saco e eles retiram sem cobrar nada. O preço do saco já está incluído a retirada.

Kabul?

Os filha da ....mãe colocaram os painéis sob o papel de parede!

Descobrimos uma porta que dá para o escritório!
Mas vai continuar fechada


Não dava mais pra recuperar esse drywall, teriam que ser
completamente retirados
            Dores por todos os lados é o que senti desde o primeiro dia. Dor nas mãos, nos braços, na cabeça, nas pernas, na coluna, nos pés, de estômago, etc. Afinal eu não tenho mais vinte anos não é? Mas agora que começamos temos que terminar. Posso dizer que aprendi muitas coisas com esse banheiro. O Youtube é fantástico e tem tudo o que você precisa em termos de tutorials pra fazer, praticamente qualquer coisa referente a DIY. O Robert coitado, resolveu ajudar, porque viu meu desespero. Então eu faço o que posso e sei e depois do trabalho ele continua.





            Ontem colocamos a Shower Pan, bem complicado de fazer. A Shower pan é uma peça de concreto que vai no box do chuveiro. Tem que fazer a massa e tudo. Eu encontrei no Youtube uma coisa chamada QuickPitch (fácil caída). Um acessório de plástico que ajuda a fazer com que o piso fique nivelado para a água escorrer pelo ralo. Tivemos que no final contratar um encanador para soldar os novos canos porque ficava o mesmo preço de comprar todos os aparelhos para fazermos nós mesmos. Ele cobrou 100 dólares e talvez venha amanha.

Despois de retirados os drywalls vê-se a antiga Shower Pan




Tudo limpo para a nova shower pan e o novo drywall

Nova shower pan, nova membrana e o quick pitch para dar o caimento no piso

Ontem à noite terminamos a shower pan. Sangue, suor e lágrimas


            Da próxima vez que eu postar, espero vir aqui com um banheiro novo. Não espetacular (como meus dotes de designer gostariam), mas modesto, limpo e de bom gosto. O esquema de cores serão branco e cinza, bem neutro. Eu mesmo colocarei o piso e os azuleijos e alguns detalhes arquitetônicos. Espera-se que o valor venal da casa suba 15-20 mil dólares depois que o banheiro for terminado. Se ficar bom!? God help me...

34 comentários:

  1. Boa sorte em sua obra... quero ver o resultado!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que encrenca.. Mas tenha coragem que tomar banho no banheiro novinho não tem preço... Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Renato, parabéns pela iniciativa! Tenho certeza que ficará belíssimo! Toda gota de suor derramada valerá a pena, pode acreditar! Um grande abraço. Estou ansioso para ver o antes e o depois!!!!

    Marcos Heleno.

    ResponderExcluir
  4. As duas coisas que eu mais gosto no seu blog: 1) quando você dá um chega prá lá no povo sem noção 2) quando você fala sobre reformas. Acho essa coisa de reforma e decoração muito interessante ( fácil falar , quem tá dando um duro danado é você né ? ) , rs ... mas o fato é que eu acho bem interessante mesmo...
    Vou aguardar o próximo post com ansiedade. Quero ver o resultado final.
    Bj Renato

    ResponderExcluir
  5. Renato, meu nome é Adérito Valente e já nos falamos pessoalmente. Você é como eu, arregaça as mangas e vai à luta. A mão de obra nos EUA é muito cara e a única forma de contornar o problema é "Do It Yourself". Como você leva geito para essa reforma vá em frente que todos os resultados compensam.
    Eu também tive trabalhar muito nestas "ferias" de julho aí. Tinha uma porta trancada sem chave que tive que danificar com furadeira para abrir e depois substituir a mesma e aproveitei substitui também a fechadura da porta de entrada da casa. Puxei fio telefônico pelo rodapé de sala, garagem e furei os blocos desta última até atingir a caixa de entrada externa. Usei uma WAP para lavar intensamente os passeios, entrada da garagem e área da piscina. Instalei uma lava-louça, etc. O bom é que perdi 2,5 kg nestas "ferias". Agora estou no Brasil precisando de umas férias de verdade.
    Não exagere muito para não comprometer os dias inciais de trabalho no novo emprego.
    Parabéns pela iniciativa e quero ver o resultado final porque o que você já mostrou é realmente feio.

    ResponderExcluir
  6. Fico desesperado só de olhar as fotos, imagina vendo ao vivo!!!!

    Renato, meus parabéns pela disposição, é algo que eu não me vejo fazendo...

    Só não esqueça de nos mostrar quando terminar o serviço.

    Abraços.

    Diogo

    ResponderExcluir
  7. Será duro,grosseiro e perturbador. Boa Sorte, até semana que vem ficará tudo novo de novo. Em minha opinião , se planejar tudo e aprender algumas modalidades na reforma, livra-se de pilantras incompetentes que só sabem extorquir, trazendo mais problemas do que já tem, e sem falar no dinheiro gasto todo no processo. No final, ficará tudo bem e mais um leão derrotado. A gente sabe que você não é de ficar parado, e essas habilidades incorporaram na sua Cover letter e no Resumè. Queremos o resultado e esse trabalho todo já está ótimo , mesmo não terminado.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! bacana, mas é muito trabalho e obra dentro de casa sempre é uma enorme dor de cabeça. Me tire uma dúvida por favor, quando assisto aos filmes e outros programas, vejo que a maioria das casas usam papel de parede até nas cozinhas e banheiros, pelo menos é a impressão que eu tenho, procede? Ou os pisos e azulejos são parecidos com os do Brasil? Sim outro dia eu assistindo super nany (USA, H&H), percebi que a casa era estilo americano, aquelas casa enormes, mas de madeira, mas o piso era todo em cerâmica, parecendo um porcelanato. Abs e boa sorte! tenha certeza que vai ficar show.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente usa papel de parede. Eles eram muito populares décadas atrás e quem pos ainda não tirou. ELes costumavam colocar em todas as paredes. Hoje só em uma parede e olha lá. A maioria dos que converso são contrários ao papel de parede> Mas sabendo usar, fica muito bonito.
      Os pisos e azulejos são iguaizinhos aos do Brasil sim
      Abração

      Excluir
  9. Renato,
    Parabéns pela iniciativa, eu sou um fã incondicional do "faça você mesmo", com toda humildade, mas hoje posso dizer que sou um pouquinho marceneiro, pintor, encanador, serralheiro, e algumas outras profissões.
    Quando eu fiz 16 anos eu queria muito uma maleta de ferramentas, então meu pai me deu uma bem completa, logo eu comecei a apertar todos os parafusos da casa e comecei até a trocar o óleo dos carros da casa, desde então sempre que tenho que chamar algum profissional para resolver alguma coisa eu me sinto mal, mas não saio de perto do cara e só deixo ele ir embora depois de ter feito todas as perguntas que acho necessárias. rsrsrs
    Estou aguardando ansiosamente o próximo post com o resultado final. Tenho certeza que ficará um trabalho excelente.
    "Deus nos dá o talento, e o trabalho transforma o talento em genialidade."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor
      Eu realmente queria que fosse como você descreveu, mas é um pouco diferente pra mim. Sou perfeccionista, mas é difícil quando o trabalho exige bastante força física.. :)
      Vamos ver como vai ficar!!
      Abração!

      Excluir
  10. Renato,

    Além de um bom designer, você esta ganhando bastante experiencia como construtor rsrs Força! O sacrificio irá valer a pena no final com o seu banheiro novinho!!

    David

    ResponderExcluir
  11. Oi Renato, que dureza hein ?! Reforma morando na casa não é mole não... Mas com certeza vai ficar lindo !
    Mas agora, se vc puder me tirar uma dúvida, ficarei agradecida: você sente um cheiro diferente na água da Flórida ?
    Nossa, eu e meu marido achamos um cheiro/gosto muito estranho na água daí, meu marido diz que é enxofre, será ???
    Obrigada e boa sorte na obra !

    Sara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa não tem esse cheiro e se tivesse eu saberia porque eu sou um sniffer de tudo!
      Talvez seja na área onde vc fica
      Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
      Você está falando da água que rega a grama? Sim, essa água vem do aquafer (lençol freatico) e não é tratada nem filtrada. Também não se paga por ela.
      Só a eletricidade do sistema de irrigação.
      Quando os sprinklers estão ligados é fedido mesmo!
      Abs

      Excluir
    2. Então, esse cheiro sentimos em Orlando, Miami e Key West, sempre na água do chuveiro.
      Mas também sentimos em alguns parques quando passávamos por uma atração que tinha água, no Sea World até jogamos fora uma coca com gelo dessa água, até a roupa que a gente lavou veio com o cheiro, adoramos tudo aí, só a água da torneira que a gente achou estranha.
      bjs e obrigada por responder

      Excluir
  12. Quanta disposição..e diga-se de passagem necessidade mesmo rsrsr...trabalho braçal aí é muito caro,fiquei impressionada com a estrutura, qdo colocamos quadro na sala aí nem precisa de furadeira é tudo muito simples e oco rsrs,estou com saudades e a foto maravilhosa da rua q vc postou me fez ficar mais feliz..bjosss

    ResponderExcluir
  13. Amigo Renato, tudo bem? Bacana o artigo. Tenho visto que vocês aí nos Estados Unidos utilizam o tal de cimento "mortar"... é o que equivalente ao que aqui no Brasil? Cimento cola? Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliano
      Eu não sei direito, mas acredito que seja o cimentcola do Brasil
      Abs!

      Excluir
  14. Oi Renato!
    E aí? A quantas anda a reforma do banheiro? Ontem estava vendo o programa da Candice (Divine Design) e lembrei de vc e da sua reforma. Estou curiosa para ver o "depois". Aliás pq vc não usa essas reformas para criar um portfólio e começar a vender seus serviços como arquiteto independente aí nos EUA?
    bjs, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula
      Sim, claro que vai pro meu portfolio. Estamos mais ou menos 70% prontos, emperramos em umas coisas muito complicadas, vamos precisar de ajuda profissional hhehehe
      Bjs

      Excluir
  15. Oi Renato e a obra como está? Estou torcendo para acabar logo e poder ver as fotos. Tenho uma curiosidade: por que a maioria das casas americanas é feita de madeira e não de concreto? Num país sujeito a furacões e tornados não seria mais seguro se fossem de concreto? Estou torcendo por você!. Um abraço. Heloisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heloisa
      Está indo bem, logo logo teremos o resultado
      As casas são de madeira por causa da rapidez na construção e custo. Casas de concreto ficariam 3 vezes mais caras.
      Nos locais de furação, como a nossa casa,foi feita de blocos de concreto. Mas hoje em dia só quem tem bastante dinheiro faz
      Abs

      Excluir
  16. Ricardo
    Li o artigo inteiro, olhei alguns dos links relacionados e li todos os comentários. Realmente eu estou pensando em fazer uma análise do texto da Sueli. É um assunto complicado, polêmico que envolve muitas coisas.
    Aguarde o novo post ok?
    Abração

    ResponderExcluir
  17. Olá Renato, primeiro parabens pelos seus posts, acho que tem ajudado muita gente com dicas muito interessantes. Sempre leio, e consigo retirar dicas otimas, vou para Orlando e Miami no proximo dia 13, e gostaria de te perguntar se você indica algum lugar onde eu possa comprar Torneiras de banheiro e Cozinha.. Atraves do Amazon, descobri que vale muito a pena comprar alguma ai, para o meu apartamento em SP e trazer na mala., por exemplo um modelo Delta Faucet que aqui custa 1800,00 ai, custa por volta de us$230,00. O Problema é que nao consegui uma loja fisica para que eu possa visitar... Desde já obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...