terça-feira, 3 de agosto de 2010

Na Terra do DIY eu também queria tentar....Nunca mais!

     Nunca mais....sempre me disseram que nunca se deve dizer nunca. Nunca se sabe se o nunca vai ser mesmo pra sempre ou se o nunca irá se repetir. De uma coisa eu sei. DIY não é pra mim. Mas afinal o que é DIY? DIY é a abreviação de “Do It Yourself”. Faça você mesmo. Aqui nos EUA e Canadá tem até mesmo um canal de TV pra isso, o DIY Network. Você pode assistir no DIY como fazer diversas coisas você mesmo. Pequenas reformas, consertos, artesanato, costura, pintura, instalação e por aí vai...Pode ver os shows online.

     Muitas pessoas acham que o americano é louco por DIY. Claro que dá uma satisfação danada fazer alguma coisa que outras pessoas vão considerar o máximo. Mas eu acredito que não é por esse motivo que o americano ‘pratica’ DIY. O americano é louco sim, mas por outra coisa. Economia. Tema principal de quase 100% dos comerciais de TV. Onde economizar...Por esse motivo o americano se mete a fazer qualquer coisa. A mão de obra de reforma, construção, pintura, etc é ca-rís-si-ma! Muito mais que no Brasil!! Então se você quer economizar tem que fazer você mesmo – DIY!

     A rede de lojas Home Depot é a mais famosa aqui. É como se fosse um C&C construção do Brasil. Eu sempre fico muito impressionado com os preços. Barato, eu acho. Eles nem tanto. Talvez seja a minha memória sul americana que me faz pensar assim.

    Muito interessante também são as invenções. Um exemplo: Um copo de por tinta para pequenos detalhes com suporte anatômico para a mão e ímã que segura o pincel dentro dele enquanto você faz coisas com a outra mão. Demais! hehehe. Fita adesiva que sai facil mesmo depois de 2 anos!

Mas vamos à minha experiência.

Projeto: Reforma completa do Banheiro e pintura no quarto da Louise (mãe do Bobby)

Tempo: 5 dias (o tempo que ela passaria em Las Vegas visitando seu filho Jimmy)

Orçamento: 300,00 dólares

     Inspirado por tantos programas de TV no HGTV e DIY resolvi tentar. Já enfrentei muitas reformas no Brasil, mas nunca pus a mão e fiz completamente sozinho. O Bobby nem poderia ajudar porque trabalha de dia e vai na faculdade à noite.

     Minhas férias começariam no mesmo dia que ela embarcaria para Las Vegas. Ela não sabia de nada, eu e o Bobby faríamos tudo por debaixo do pano. :-)

     O Banheiro da Louise estava terrível. Anos atrás eles tiveram um vazamento no telhado que corria por dentro do Dry Wall (parede de gesso) e foi deteriorando tudo. Um refinanciamento da casa possibilitou a troca completa do telhado que custou 16 mil dólares. Mas o banheiro ficou parado no tempo...

     O papel de parede do banheiro metade já tinha caído, a outra metade estava embolorada. O chão repleto de poeira, o vazo sanitário – sem comentários...

Dia 1 – Movi a maioria dos móveis do quarto para a sala de jantar. Aglomerei o resto dentro do quarto no centro. Cobri. Comecei a retirar o papel de parede do banheiro.
Para tirar o papel de parede primeiro você precisa tirar a primeira pele. A segunda pele fica presa à parede com a cola. Então agora você precisa aplicar um spray que você pode fazer em casa mesmo com água fervendo e amaciante. Espera-se uns 5 minutos e raspa-se com uma espátula. Trabalho árduo, cansativo, me deixou com dores nos braços. Depois de retirado precisa-se lavar as paredes e secar. Fiquei até 9:30 da noite somente no banheiro com o papel de parede.

Dia 2 – Comecei a pintura do quarto. A Louise disse um dia enfaticamente que não queria cor nenhuma nas paredes. Ela adora purple (púrpura ou violeta) mas não queria nas paredes. Que chato! Mas não me intimidei. Fiz um desenho para quem estava financiando o projeto (Bobby) e ele aprovou. Uma moldura em meia parede ao redor do quarto dividiria a parede em duas cores. Branco na parte de baixo e um violeta claro na parte de cima. Decidi colocar o violeta na parte de cima porque embaixo seria totalmente escondido pelos móveis. Completei a pintura do quarto inteiro, incluindo o teto. Fui 4 vezes ao Home Depot. O violeta que escolhi achei muito escuro na parede por isso fui trocar. Mais 25 dólares!

Dia 3 – Pintura do Banheiro. No processo de retirada do papel de parede, muita parede saiu também. Hehehe Então tive que “arrumar” as paredes com massa antes de pintar. Passei o dia inteiro preparando as paredes, lixando e pintando. A essa altura já estava arrependido. A cada hora pensava...Onde eu estava com a cabeça? Eu não consigo ficar quieto no meu canto mesmo...

Dia 4 – Já estava pensando em desistir. As dores no corpo estavam insuportáveis. Os braços pareciam que iam cair de tanto pintar, esfregar, raspar, desparafusar, lixar, e mais outros “ar” que eu não me lembro agora. A tia do Bobby faleceu nesse dia e ele foi dispensado do trabalho quinta e sexta feiras. Deus ouviu minhas preces. Ele vinha em meu auxílio. Fomos ao Home Depot e compramos o vaso sanitário, válvulas novas, pia e gabinete, torneira, e madeiras para a reconstrução do mini gabinete de parede que os cupins comeram. Ficamos até 11 da noite só no banheiro sem instalar nenhuma das peças. Só reconstruindo o mini gabinete, paredes, e buracos na parede. Também instalamos a moldura (rail chair) no quarto.

Dia 5 – Ultimo dia. Graças a Deus! Umas 10 viagens ao Home Depot. A cada hora um problema novo aparecia, uma peça faltava, uma peça de medida errada, um novo vazamento, um parafuso que não segura, etc, etc, etc. Estávamos esgotados e não víamos a hora de acabar. Louise chegaria no dia seguinte de manhã. O quarto tinha que ficar pronto essa noite. No meio do dia saímos ao Target (adoro o Target!!) pra comprar alguns acessórios. Também ao Bed Bath & Beyond pra comprar um novo edredom púrpura para o quarto. Tudo ficou pronto à 1 da madrugada, incluindo toda a limpeza. Tomei um comprimido pra dor e fui dormir.



Sábado – Abro meus olhos e vejo o relógio digital. 9:53 da manhã. Louise chega às dez e meia. Tenho que levantar! Quase não consigo, meu corpo todo dói. Parece que fui atropelado ou que levei uma surra. Buscamos a Louise no aeroporto. Ela entra na casa e dirige-se para seu quarto e...WOW!? OH My God!! O que vocês fizeram? E chorou...abraçou, beijou, etc...Completamente feliz da vida. Adorou a pintura das paredes do quarto(uuffaaaa!!)

Valeu a pena? Sinceramente não sei. Financeiramente sim. Emocionalmente e fisicamente não. O estress encurta sua vida. Te consome e demora bastante tempo pra você se recuperar.

Com todos os contratempos e extra despesas a reforma totalizou 792,36 dólares. Quase o triplo do orçamento original. Muito pelo fato de que o Bobby quis trocar tudo por peças novas (válvulas, canos, etc). Pelo menos, muito mais barato que o orçamento do construtor: 3.500,00 dólares pelo mesmo serviço. Mas para falar a verdade, com eles ficaria mais profissional. Acabamento bem mais perfeito.

Nunca mais?! Não sei, talvez eu precise. Talvez não. Mas se tiver dinheiro pago pra alguém fazer. DIY não tem graça nenhuma hehehe. Eu sei que tem gente que adora. Sinceramente não é pra mim. Não tenho força fisíca nem as habilidades pra tal tarefa o que torna tudo mais difícil. A facilidade com que você vê as pessoas fazerem na TV é mentira viu? Quando se pega em uma pá cheia, ou se passa 30 minutos pintando um teto com o rolo, sente-se que não é fácil coisa nenhuma. 1 quilo vira 5. 5 vira 10!! Principalmente se você não está acostumado.

Para minha salvação eu ainda tinha uma semana de férias. Passei todos os dias fazendo ABSOLUTAMENTE NADA!!!!! Afinal todo trabalhador tem direito ao seu descanso. Todos os dias seguintes entrei no quarto e me senti orgulhoso ao ver o que eu tinha imaginado se tornar realidade.









24 comentários:

  1. Droga, não to conseguindo postar comentários no blog, mas olha...não! Pára! Tinha que ser o Chaves pra se meter a besta mesmo, né? Vc não tem jeito!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Mas pra quem olha valeu a pena pq ficou uma graça, Re, um sonho realizado pra dona da casa, né? Gostei muito e acho q depois vc vai ficar feliz tb.



    Love u always!

    ResponderExcluir
  2. Rolei de rir aqui com sua aflição e humor no jeito de contar. Mas eu acho o máximo esse costume do americano e confesso que adoto quase sempre, mas você foi ousado, reconstruir um banheiro, mudar a cor de tudo e ainda pintar um quarto com teto e tudo, é dureza mesmo, porém você arrazou!!!

    ResponderExcluir
  3. Pior Wilma que tive que beber dessa água novamente kkkkkkkkkkkkkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. eu adoro suas postagens ja li todas, e todos os dias entro no blog procurando algo novo kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Renato que coragem! Tô pasma. Eu já vários "Extreme makeover" que as pessoas desistem no meio do caminho, aí não tem dinheiro pra contratar um profissional e fica tudo lá abandonado. Uma vez eu troquei o papel de parede e o piso vinílico do antigo consultório e...meu Deus, jurei também que nunca mais!!! Mas seu trabalho ficou lindo e a intenção foi melhor ainda. Nada como fazer alguém feliz!!! Eu imagino a satisfação dessa senhorinha na hora que ela foi dormir naquele quarto limpinho e fazer pipi num banheiro tão asseado. Parabéns pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  6. Simone
    Eu tive que engolir as minhas palavras. Depois disso o povo se empolgou e reformamos o escritório, a sala de jantar, o corredor e também instalamos cortinas e limpamos e reformamos todo o jardim. Nada como aquele banheiro maldito, mas a casa está toda em ordem e bem agradável de se viver...
    Obrigado e Abs!

    ResponderExcluir
  7. Renato, ficou muito bom. Principalmente o banheiro, uma gracinha. Classe !
    Aqui na Holanda DIY vale a pena, a hora de um pintor, marceneiro, jardineiro holandes e' igual a de um medico, 100 euros a hora ou mais.
    Olha, eu passei marco e abril podando varias arvores, plantas e retirando erva daninha agachada na minhacasa nova. Isso tendo febre do polen, tendo meu periodo, etc.. E semana passada pintei um armario de quarto portas, todo neoclassico, cheio de paineis e ranhuras. Lixei, passei tinta base, lixei, passei tinta base de novo, lixei, e mais duas camadas de tinta "lak". Isso com quatro criancas brincando pela casa vazia e depois indo pra casa, cozinhar, botar no banho, etc. Fiquei como voce, toda alquebrada, andando quase de quatro. Vou postar sobre o jardim amanha e os moveis (ainda ha mais 2 armarios de quatro portas...) semana que vem. Ai, ai. Mas esta tudo lindao ! Sem uma gotinha escorrida, sem nada errado. Mas tambem essa pintura vai ter que durar, 20, 30 anos, hehehe...

    ResponderExcluir
  8. Ana
    Demorou pra eu fazer uma "relação" básica da Ana do Facebook com a Anita que comenta aqui ehehhee. Me perdoe
    Poxa mas você hein? Olha, isso é coisa de mulher mesmo. Mulher quando pega pra fazer uma coisa faz até o FIM! Eu não teria paciencia de lixar não sei quantas vezes...OMG
    Quero ver as fotos!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. AMEIIIII a cor violetaaaaaaaaaaaaaa minha favorita
    Preciso fazer umas decoracoes aqui em casa quer ser meu Professional ...falo serio !!!

    JDG !!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JDG
      Eu adoraria mas atualmente tenho muitos trabalhos. Se não for muita coisa, pego sim.
      rs_alves@hotmail.com
      Abs!!

      Excluir
  10. Oi Renato, sou arquiteta pós graduada em design de produto, amei ler seu blog, a seção de Arquitetura e queria deixar um comentário neste post em especial! Além de ser uma curiosa, talvez num futuro bem distante moradora norte americana, sempre procuro estar conhecendo o modo de vida nessas bandas dai! E apaixonada pelo DIY sempre soube que aí isso imperava. Assisto os programas pela tv a cabo e amo em especial os After/Before! Acredito que a satisfação de ver seu ambiente do modo como vc sempre sonhou é muito gratificante e tentador a levar isso a frente e continuar a reforma da casa toda,como vcs fizeram! Queria te parabenizar primeiro pela redação lá do "Rude" e por tantas outras coisas legais que li por aqui! Adorei e me identifiquei bastante com seu blog por vc estar ai estudando um pouco da minha área! É mto bom ver seus trabalhos, mesmo que pintados a mão, do meio pro final do meu curso já nao fazíamos mais assim, e sim no corel! Mais vamos combinar que o trabalho manual fica muito mais bonito!
    Sobre essa reforma DIY do banheiro e do quarto, diga se nao foi gratificante ao final mesmo que cansado dizer que foi vc que fez?! Eu amo isso, agente extrapola limites que havíamos posto sem nem saber realmente até onde achávamos que fosse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neyva
      Muito obrigado pelo comentário. Eu estou gostando muito do curso. Agora chegamos no ponto de fazer as ilustrações todas no computador, mas eu acho que à mão fica mais bonito, mas demora tanto tempo né?
      Quanto ao DIY, eu faria novamente. Na MINHA casa e para MIM hehehhe
      Abração!!

      Excluir
  11. Oi Renato,
    Estou adorando o blog, parabéns e que continue assim!!!

    ResponderExcluir
  12. Renato, parabéns!!!
    Deve ter dado bastante trabalho mesmo, mas o banheiro ficou muito, muito bom!!!
    O quarto também está bem agradável!
    Abraços!
    Lisandra

    ResponderExcluir
  13. "A tia do Bobby faleceu nesse dia e ele foi dispensado do trabalho quinta e sexta feiras. Deus ouviu minhas preces"

    essa frase ficou engraçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!
      Pareceu que eu rezei pra Deus levar a mulher! Juro que não foi, as minhas preces foi para que ele viesse me ajudar!!
      kkk

      Excluir
  14. Bom dia Renato. Moro em Brasília. Parabéns pelo Blog.
    Se eu puder faço todos os consertos na minha casa: pela economia, pela segurança (vc não fica contratando gente que as vezes vc não conhece pra vir na sua casa e conhecer sua rotina e informações que podem ser repassadas para o mal), mas acho que o principal motivo é esse: "Todos os dias seguintes entrei no quarto e me senti orgulhoso ao ver o que eu tinha imaginado se tornar realidade." SATISFAÇÃO (é como vc disse na sua casa vc fará novamente)(sonho quando aposentar morar nos EUA)

    abraços Francisco

    ResponderExcluir
  15. Eu já me meti a besta no faça você mesmo. Sei bem como é.
    Mas acho que você é muito exigente com você mesmo.
    Ficou ótimo o quarto. O banheiro então...

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...