sábado, 16 de novembro de 2013

Como se Tornar Corretor de Imóveis nos EUA



            Eu não tenho o  número exato, mas deve ser por volta de 50 emails que eu recebi desde que comecei a escrever o blog perguntando como se tornar um corretor de imóveis nos EUA. Não basta ser um corretor de imóveis no Brasil que já é possível ser um corretor na Flórida. Eu vou contar a minha experiência, porque agora eu sou corretor em Orlando (além de designer).

            O site do DBPR (Department of Business Professional Regulation) é o lugar para se começar, se alguém deseja trabalhar em uma profissão específica nos EUA. Quase todas as profissões que envolvem o público, precisam de licença nos EUA. Por exemplo, um "contractor" (empreiteiro), tem que comprovar 4 anos de trabalho com um empreiteiro licenciado, fazer o curso obrigatório (para aprender as leis, códigos e normas nos EUA) e prestar o exame. 

Site do DBPR

            No site do DBPR existe o link para aplicar para licença de corretor de imóveis. 

Quais são os requisitos? Vamos lá:    

1- Ter SSN (Social Security Number), que seria o CPF dos EUA. Não precisa ser cidadão americano, o SSN é suficiente, mas tem que ter um endereço e viver na Flórida. Hoje só se consegue o SSN casando com cidadão americano (ou com alguém que tenha Green Card, fazendo faculdade nos EUA, ser contratado "do Brasil" para vir como trabalhardor estrangeiro, abrindo uma empresa nos EUA ou investindo 500 mil dólares em um negócio americano. Se a pessoa não se encaixa em nenhuma destas, será muito difícil ou quase impossível conseguir um SSN. A profissão de Corretor de imóveis não consta da lista de profissões que podem adquirir um Sponsor nos EUA, pois não é uma profissão que exija Bacharel. Se você não tem SSN é impossível

2- Completar 63 horas obrigatórias de curso em qualquer das escolas credenciadas. Eu fiz o curso na Climer School e foi o inferno na Terra. Aula das 8 às 18, com uma hora de almoço, e o dia inteiro falando de leis durante 6 dias consecutivos. O livro que estudamos em 6 dias tem 500 páginas. O curso custou 220 dólares + 65 dólares para o FBI investigar minhas digitais.

Livro de 500 páginas preparatório para o exame

3- Passar no exame da escola com nota mínima de 70 (em uma prova de 100 questões). Quer saber minha nota? Eu tirei 71 o que foi uma surpresa porque eu achei "que tinha ido muito bem!"

4- Ser aprovado pelo DBPR para fazer a prova estadual. O DBPR e o FBI investigam os antecedentes da pessoa. Se a pessoa teve qualquer envolvimento em qualquer tipo de fraude, mesmo que tenha sido há 40 anos, a petição vai ser negada. Se a pessoa foi condenada por assassinato, cumpriu pena e saiu, isso pode. Mas ter se envolvido em fraude não... (pode isso?)

5- Agendar e passar no exame estadual. Uma vez aprovado, pode-se agendar a prova onde somente 40% dos que prestam passam a primeira vez. A prova custa 31.50 e é feita no computador. Tem que levar o certificado e prova que passou no teste do curso de 63 horas. A prova é composta de 100 questões no computador. Você só entra com a roupa do corpo e a nota de corte é 75. 74, bombou já era...tem que agendar, pagar e fazer novamente.

6- Ser registrado por um Broker. Uma vez que que alguém passou no curso, a licença chega pelo correio. Daí é preciso que se tenha um "broker" que registre a licença junto ao DBPR. A licença passa de inativa para ativa, somente após o registro do broker. Daí, pode-se começar a trabalhar.

            Mas o que é um Broker? Broker é a única pessoa que pode ter uma imobiliária nos EUA. E como se faz para ser um Broker? É preciso ter a licença de corretor por 2 anos, frequentar um curso de 2 semanas, passar na prova do curso, agendar a prova estadual e passar na prova estadual para Brokers. Uma vez Broker, a pessoa pode ter corretores registrados debaixo da sua licença e ganhar comissão das vendas deles, mas também é responsável por qualquer coisa de errado que os corretores fizerem. Mesmo durante o curso eu recebi telefonemas e cartas de imobiliárias nos EUA. Acontece que a lista de novos aplicantes para a prova estadual com telefone, etc pode ser acessada pelos brokers.

            Renato, entendi. Então como eu faço pra ter um SSN? Além do que eu já falei acima, informações adicionais podem ser conseguidas aqui neste post. O site da Seguridade Social nos EUA diz quem pode e quem não pode ter o SSN. 



           A escola onde eu fiz o curso. Mudou de dono e não recomendo. O curso de broker que eu fiz ano passado, fiz na Cameron Academy e gostei bastante. 

Escola onde fiz o curso com mais 54 pessoas.

            O curso terminou, eu passei na prova da escola agora tinha que agendar online a minha prova estadual. A matemática pra mim não é difícil (pra quem não sabe fui professor de matemática por 13 anos), mas os problemas eram atrelados à números de impostos atrelados novamente a leis diferentes. Então não era só questão de matemática, mas também lembrar que lei que se aplicava e qual taxa de impostos, etc. No dia anterior à prova estudei das 2 da tarde às 2 da manhã e me danei pro centro de exames fazer a prova estadual onde somente 40% passam na primeira vez.

              Graças a Deus deu tudo certo e eu passei no exame estadual.

Minha licença!!!!!!!!

            Recebi depois de duas semanas a minha licença de corretor de imóveis nos EUA. Agora eu posso trabalhar como corretor, receber comissões, etc. E na mesma semana eu comecei a trabalhar. Até agora tudo tem dado muito certo. Estou trabalhando com 27 clientes que eu adquiri em 3 semanas de trabalho (e trabalhando como designer também!). Nunca imaginei que havia tantos brasileiros interessados em adquirir um imóvel na Flórida! O estudo ajudou muito e confesso que sem ele não daria para atuar como corretor nos EUA. É bem complexo e envolve muitas coisas, principalmente a ética e o que se diz ao cliente. Agora quero contar algumas curiosidades que aprendi no curso:

Alguns ditados americanos que eles falaram:

"Mind your own business, you'll be busy all the time" Tome conta da sua vida, você estará ocupado o tempo todo.

"If you pay in advance they forget your address" Se pagar adiantado eles esquecem seu endereço.

"A bird in the hand is worth two in the bush" Um pássaro nas mãos vale dois nos arbustos (É melhor um na mão que dois voando - esse é a nossa versão)

"Bear budget and champain taste" Orçamento de cerveja e gosto de champanhe. (minha mãe dizia: Come frango e arrota perú. Mas eu acho que é diferente. Nesse caso a pessoa come o frango e diz que vive de peru. No ditado americano, a pessoa tem um orçamento de cerveja, mas na hora de comprar coisas, só gosta mesmo é de champanhe.
Gosta das casas de 1 milhão, mas só pode comprar as de 200 mil. Aliás, esse sou eu...

"Keep up with the Joneses" Acompanhe os Joneses (refere-se a acompanhar as concecuções do vizinho, no caso os Joneses. Se eles compram um carro novo, você também deve comprar. Esse ditado tem até na wikipedia!)

"Every seller thinks his house worths more than everybody else's" Todo vendedor pensa que sua casa vale mais que todas as outras. (pra pensar não é?!)

Curiosidades:

- De acordo com o Civil Rights Act de 1866 e de 1968 é proibido para um corretor mencionar ao cliente que um certo bairro é composto de minorias protegidas pela lei americana (raça, cor, religião, sexo, nacionalidade) e é proibido também negar alugar sua casa para os citados acima e também a pessoas com necessidades especiais, status de família (se o casal não é casado, por ex) ou orientação sexual.

- Jones x Mayer foi um caso que chegou à suprema corte americana em 1965. O Sr. Mayer se recusou a vender uma casa ao casal Jones por estes se tratarem de afro-americanos. Baseado neste caso foi que saiu o Civil Rights Act de 1968.

- Um corretor, por lei, tem que romper o contrato imediatamente com um cliente que peça para comprar uma casa em um bairro "só de americanos brancos" ou "só de brasileiros" ou "um bairro não hispânico" ou "um bairro que não seja afro-americano", ou seja, qualquer citação referente à raça, cor, religião, sexo, etc...

- 1000 dólares de prestação de carro é considerado pelos americanos "uma loucura"! Algo inimaginável... (meu último carro no Brasil a prestação era 1640?!)

- 51% do IPTU das residências de um bairro vai diretamente para as escolas do bairro. Por esse motivo, quanto melhor o bairro, melhor as escolas.

- Tudo o que é vendido em Downtown Disney em Orlando, 43% tem que ser pago à Disney World! (não adimira os preços então, certo?)

- Nos EUA, imóveis financiados é obrigatório a compra de um "tile insurance" (seguro de escritura). Se algo acontecer no futuro, como por exemplo, o vendedor tinha uma dívida com o governo e a casa não podia ser vendida, o comprador recebe, do seguro, o valor que pagou pela casa corrigido no mercado imobiliário.

- O vizinho tem direito, por lei, de comer os frutos da árvore do seu quintal, mas cujos frutos caem no quintal dele (caso a árvore atravesse a cerca divisória).

- Se alguém mudar a cerca divisória de lugar e você não reclamar por 7 anos, a parte do terreno que era sua, passa por lei a ser de direito da pessoa que mudou a cerca.

- Se alguém provar que cruza uma propriedade pelos últimos 20 anos para cortar caminho, o proprietário da propriedade não pode impedir que as pessoas continuem usando o caminho. E se alguém se machucar dentro dessa propriedade por descuido do caminho, o culpado é o proprietário! E este pode ser processado por isso!

- Um vendedor pode colocar uma "contengency fee" (uma cláusula) "estúpida" em qualquer contrato de venda. Por exemplo "não é permitida jamais que se pinte a casa de vermelho" ou "a casa não poderá jamais ser demolida" ou "certa árvore jamais poderá ser cortada" ou seja, o que a pessoa quiser. É por isso que ao comprar um imóvel, uma Tile Company (empresa especializada em examinar escrituras) tem que certificar que não há esse tipo de cláusulas na escritura ou se houver, que essa cláusula não representa um problema para o comprador.

- Qualquer pessoa que executou um trabalho em um imóvel e não recebeu o dinheiro do proprietário (sofreu CALOTE) pode colocar uma "lien" na escritura do imóvel no valor do serviço. Uma vez que essa propriedade for vendida, para a escritura ser transferida, é preciso pagar o credor. E se o credor morreu ou desapareceu o problema é do proprietário!

- As casas de 120 anos de idade do centro histórico de Orlando (do ladinho aqui de casa) têm escritura de 600 páginas!

- Devido a trabalho de lobistas dos hotéis, a cidade de Orlando conseguiu proibir a locação de imóveis para temporadas na cidade. Só é permitido a locação de longo prazo. Locações para férias só é permitido nos arredores de Orlando e dos parques temáticos.

- Trabalhar como corretor sem ter licença é crime de 1 grau com multa de 5 mil dólares e prisão por 5 anos. 

- Dar qualquer comissão, presente ou o que quer que seja (pode ser até mesmo levar pra jantar) para alguém que indicou um cliente é proibido por lei e o corretor pode ter a licença suspensa ou até mesmo perder a licença.

Se quiser adquirir um imóvel em Orlando e região fale comigo. Será um prazer ajudar


RENATO ALVES
Licensed Real Estate Broker

UNO REALTY GROUP
renato@unorealtygroup.com

Phone/whats app: +1-407-808-1878 

*******************************************************************
ATUALIZAÇÃO EM 03/31/18


Embora eu tenha escrito, acho que talvez não ficou claro pois muitas pessoas me escrevem pedindo o nome do livro e a escola que eu fiz o curso pois querem vir aos EUA para serem corretores.

1- Não é possível fazer nem o curso nem as provas se NÃO TIVER O SSN. Esse documento americano (equivalente ao CPF). 


Abs



186 comentários:

  1. Renato! Cada dia fico mais orgulhosa de vc. Sao estes detalhes de Pessoas iguais ao RENATO, que gostaria de ver cada dia mais, Ele nao tem tempo para mesquinharias(cuidar da vida de outros, invejar, ELE VAI a luta) Lindinho eu te amo! Pessoas com este nivel de capacidade sao muito poucas! Ele trata de polir o Espiritual sem deixar de lado as necessidades da vida cotidiana, Mais uma vez Parabens!!!!!!! marciaf56@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. Esse é o meu amigo parceiro e Renato, sempre batalhando e correndo atrás do que quer.
    Estamos extremamente contentes de ter você como parte da Família Drim
    SUCESSO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, sem o seu empurrãozinho acho que eu não tinha ido não hehehe
      Abração

      Excluir
  3. Renato, fazendo esse curso de corretor de imoveis, da para conseguir um visto de trabalho nos Estados Unidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justamente o inverso amigo. Pra fazer o curso precisa do SSN ou seja, só tem quem já está autorizado a trabalhar. Teria que conseguir um visto de trabalho por outras fontes, tirar o SSN e depois fazer o curso e mudar de profissão.

      Excluir
  4. De quantas coisas somos capazes meu amigo? Henry Ford dizia que "Estar decidido, acima de qualquer coisa, é o segredo do êxito." Acho portanto que você exemplifica bem a frase que ele tanto gostava de repetir.
    Achei especialmente interessante as menções que fez sobre a legislação pertinente. Particularmente no que diz respeito às "contengency fee", é algo que nos remete às nossas malfadadas MP (Medidas Provisórias) recheadas de "penduricalhos e contrabandos" inseridos por nossos (esse lentíssimos) congressistas, ao ponto de serem apelidados de "jabutis". Então, cuide bem dos teus. E, parabéns pela incansável superação! Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre
      A gente vai fazendo coisas que nunca imaginou que seria capaz!
      Abração e obrigado pelo belo comentário
      R

      Excluir
  5. Grande Renato!

    Como sempre um post bem interessante. O seu SSN é ainda da época da faculdade? Fiquei impressionado com o baixo custo da coisa toda, não tenho números mas acredito que por aqui deve custar bem mais caro e claro, não tem o mesmo rigor. Tenho um tio que tirou creci por correspondência nos anos 90...

    Muito interessante essas curiosidades, quanto a pagar 1000 dólares de prestação num carro eu tb acho loucura, aliás, toda prestação eu acho loucura! Essa dos 7 anos da cerca é muito justa!

    Boas vendas e um grande abraço!

    Daniel

    ResponderExcluir
  6. Renato, sou corretor a 4 anos no Brasil, e a 2 anos tenho imobiliária, tenho inglês muito bom (lógico antes moraria aí um tempo faria um curso para aperfeiçoar), tenho SSN (já fiz um intercâmbio anos atrás), o que quero saber é o seguinte, com isso SSN, inglês fluente, visto de turista, consigo atuar aí? E lógico, depois que tirar a licença que é necessário.... (desculpe, mas achei que você aterrorizou quem quer tirar a licença, parece pior que entrar em Harvard, mas com ctz foram boas informações).....Já falei com algum donos de imobiliária, falaram que não viam problemas. Lógico não vou estar 100% legal, eu sei disso, mas tem como? sabe me dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariano
      Há duas coisas diferentes. Seu status e o curso e a prova.
      Com seu SSN você consegue fazer o curso, a prova e tirar a licença, porque o DBPR não sabe o status do seu SSN. No seu SSN há algum tipo de restrição, visto você não ter green card.
      Quando vier aqui, você virá com status de estudante ou turista. Para esses status é proibido exercer trabalho remunerado a não ser que você tenha o OPT ou autorização de trabalho.
      Há, no seu caso que já tem o SSN, uma grande vantagem, porque hoje o SSN é dado pra quase ninguém! E você já o tem.
      Para uma empresa americana te contratar, teria que ser por meio do visto H1-B, pra ser tudo certinho. Agora, eu realmente não sei. Você precisa consultar um advogado de imigração porque os americanos donos de empresa não sabem bulufas...
      Consulte o Sérgio Munguba anunciado aqui no blog e diga que foi eu que indiquei.
      Quanto ao relato, é a pura verdade :)
      Abs

      Excluir
  7. Renato, eu perguntei no comentário anterior e agradeço que dê a sua opinião. Sei que você não tem obrigação nenhuma de responder. Mas agradeço sua iniciativa de estar esclarecendo muitas informações neste seu post e blog. =)

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela conquista Renato !!! Sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela conquista Renato !!! Sucesso !!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Renato.
    Primeiramente parabéns pelo sucesso do blog.
    Após ver os preços de alguns imóveis nos EUA, fiquei bem interessado em adquirir um imóvel para ferias, até mesmo sendo turista podemos comprar casa, carro e moto.
    Quero a casa para ferias, estou indo para Las Vegas em Dezembro e os preços das casa lá são bem convidativos. Você indica outra cidade para turismo de adulto, que tenha bons preços de imóveis?
    Grato Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo
      Em geral, os preços dos EUA caíram por igual. O único lugar que não sofreu quase nada com a crise foi Nova Iorque. Eu recomendo que você compre na cidade que realmente gosta de visitar, aí você usará bem o imóvel.A vantagem de Orlando é que é possível alugar para férias para turistas, pagar as despesas anuais do imóvel e ainda sobrar pra financiar as viagens da família
      Abração!

      Excluir
  11. Olá Renato!
    Lendo essas cláusulas estranhas me lembrei de um texto que li uma vez com algumas leis americanas,que são muito ridículas,(se for verdade,pois não sei se o texto era realmente confiável),como por exemplo: Proibido amarrar uma girafa nos postes. HAHAHA
    Até mais!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Muito boa as suas orientações! Mas realmente tem que ter muita força de vontade e ser bem profissional para conseguir tudo isso! Parabens pela conquista

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Renato, sou corretor de imóveis a que no Brasil, mais estou muito interessado em ir embora para os USA, já morei em LONDRES por 6 anos, e não vejo a hora de sair do Brasil, estava fazendo algumas pesquisas como que eu poderia trabalhar ai, acabei vendo os seus comentários, bem não parece ser tão fácil. Por favor da para você tirar uma duvida minha, quando morava em Londres tinha uma conta em Banco aonde movimentava normalmente, quando vim embora deixei meu cartão com um amigo, que ele mandasse um dinheiro que ficara lar, mais infelismente ele usou para outras coisas sem que eu soubesse. você acha que pode dar problema com o FBI.

    MUITO OBRIGADO.

    ATT; GERRE QUEIROZ.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Ola renato, vc esta de parabéns seu blog tem muita informação boa... bom gostaria de saber se tens alguma dica de como me firmar por ai nos EUA, sou formado em T.I. e estou a 2 anos de terminar direito porem não tenho muita pratica em ti pq trabalho com negocio próprio n me ajudando no HB1.. então penso em ir com minha esposa para aprender inglês e conhecer.. qm sabe fazer algum curso especifico mais na frente, vc acha que conseguiríamos ficar regular e qm sabe conseguir um gc? obrigado desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo
      Se você conseguir um sponsor, tudo bem
      Leia o post "imigrar para os EUA"
      abs

      Excluir
    2. desculpe acho que tava dando problema foram mtas postagens... é justamente essa a duvida já vi muita coisa sobre visto etc mas nunca fui e n sei se por ai é mais fácil arrumar .. ou se posso fazer algum curso pra facilitar esse processo

      Excluir
    3. Como vc é de TI provavelmente não> Mas vai ter que psquisar empresas e ir em muitas entrevistas. E o principal, se oferecer para arcar com os custos do H1-B
      abs

      Excluir
  17. Marcia: Renato EU Adoro seus posts, estou aqui sentada esperando por vc! Um grande abraco a voces dois, por favor nao demore tanto!!!!!!!!!!!! marciaf56@yahoo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok Márcia
      É que a vida está corridíssima e faz 3 semanas que estou com visitas do Brasil!!
      Eles voltam amanhã, daí vou escrever sim!
      Bjs

      Excluir
  18. Ahhh, entao foi por isso que voce tocou no assunto de corretor de imoveis pra mim no fb neh? hehe AMEI este post. Sempre tive curiosidade. Conheco um rapaz em MA que fez anos atras, ele trabalha com isso em Boston e ama. Eu acho que iria gostar sabe? Eh algo que nao descarto. Um dia, quando eu cansar de enfermagem, eu faco. Obrigada por compartilhar o processo. E Parabens pelo sucesso nas provas!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá, boa tarde, Renato.
    Há algum tempo venho acompanhando seu Blog, e vejo o quanto você é bem atualizado em vários assuntos a cerca de viver por ai.
    Eu sou brasileiro, com cidadania Americana. voltei para o Brasil há uns 5 anos e estou pensando seriamente em voltar para os EUA, mas precisamente com intenção de morar em Orlando ou arredores. Mas como toda volta quase sempre significa um recomeço (rsrsrs) gostaria de saber opiniões de pessoas que já estão inseridos no mercado de trabalho. Na época em que eu morava ai eu trabalhei na área de vendes e de tecnologia, mas precisamente computer technician, trabalhei por 3 anos no Citibank. Como atualmente estou um pouco por fora de tudo o que esta acontecendo por ai, qual a dica que você poderia me dar? Desde já agradeço sua atenção.
    Atenciosamente, Shelley Joseph.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shelley
      Você precisa vir e ver o mercado pessoalmente. Como os EUA está saindo da crise rapidamente, hé boas oportunidades de trabalho, mas tem que ter documentação para trabalhar
      abs

      Excluir
  20. Boa noite , Renato.
    Sou Corretor De Imoveis e Trabalho em São Paulo, Gostaria de Saber, se o Salario ae no Eua é apenas a Comissão ou possui fixo mais a Comissão. Obrigado !
    A.t.t

    ResponderExcluir
  21. Renato, gostaria de saber se você teria alguns contatos de corretores brasileiros em Orlando.

    Muito obrigado.

    Marcus Vinicius.

    ResponderExcluir
  22. Sim!
    Eu mesmo :)
    renato@drimproperties.com
    Abs!

    ResponderExcluir
  23. ola RENATO, TUDO BOM/ GOSTEI DE SEU BLOG
    SO ME TIRA UMA DUVIDA, QUAL VISTO DE TURISTA TEM COMO TIRA O SSN AI?
    OU MELHOR DIZENDO QUAL VISTO SERIA O IDEAL PARA MIM TIRAR O SSN , VISTO Q EU AINDA ESTO EM ANDAMENTO COM A FACULDADE, OU SEJA, NAO TERMINEI MINHA GRADUACAO DE ECONOMIA?

    ResponderExcluir
  24. OLA RENATO TUDO BEM? GOSTARIA EDE SABER, POIS NAO CONCLUI O ENSINO SUPERIOR, ESTOU NO MEU SEGUNDO ANO DE FACULDADE.OU SEJA QUAL VISTO SERIA O IDEAL P MIM IR PARA EUA PARA EFETUAR A INSCRISAO DO SSN ,PARA DAR INICIO AO ANDAMENTO DA ESCOLA DO CURSO IMOBILIARIO?

    ResponderExcluir
  25. William
    A única maneira de conseguir o SSN é na do post que eu escrevi. Tem um link neste mesmo post que leva pra ele. Não é possível tirar SSN para curso de corretor
    O visto que permite o estudante internacional ficar é o H1-B, que só é dado para bacharel e mestrado
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ou seja eu não posse ser corretor no eua sem ter uma formação superior?e para intercambista?FAZ DE CONTA Q EU MUDE JA PARA O EUA E TENHO VISTO COM TURISTA OU INTERCAMBISTA QUAL E A MANEIRA MAIS FACIL DE TIRAR O SSN/?

      Excluir
  26. William
    Leia os posts, eu não vou falar tudo de novo
    abs
    http://brasileirovivendonoseua.blogspot.com/imigrar+para+os+eua

    http://brasileirovivendonoseua.blogspot.com/2013/07/social-security-number.html

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde,

    Renato,

    Primeiramente Parabéns pelo comentário, bem informativo.

    Tenho 24 anos, sou corretor de imóveis em SP há 2 anos. Diariamente estudo sobre o mercado imobiliário e investimentos, pois acho de extrema importância saber cada dia mais sobre o assunto. Quero ingressar na profissão de corretor de imóveis nos Estados Unidos, porém, quero aperfeiçoar meu inglês.

    Minha pergunta é:

    Consigo trabalhar em parceria com alguma imobiliária ou até mesmo com outro corretor de imóveis até estar falando fluentemente o idioma ?
    Além das licenças, existe algum curso preparatório para estudar nos Estados Unidos?

    Sucesso pra você

    Muito Obrigado

    Thiago Navarro
    navarroapartamentos@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde,

    Renato,

    Primeiramente Parabéns pelo comentário, bem informativo.

    Tenho 24 anos, sou corretor de imóveis em SP há 2 anos. Diariamente estudo sobre o mercado imobiliário e investimentos, pois acho de extrema importância saber cada dia mais sobre o assunto. Quero ingressar na profissão de corretor de imóveis nos Estados Unidos, porém, quero aperfeiçoar meu inglês.

    Minha pergunta é:

    Consigo trabalhar em parceria com alguma imobiliária ou até mesmo com outro corretor de imóveis até estar falando fluentemente o idioma ?
    Além das licenças, existe algum curso preparatório para estudar nos Estados Unidos?

    Sucesso pra você

    Muito Obrigado

    Thiago Navarro
    navarroapartamentos@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago
      Não sei se você leu e entendeu o texto, mas eles respondem às suas perguntas
      Sem SSN nada feito
      abs

      Excluir
    2. Sim, entendi. Lendo novamente ( depois de sua resposta fui obrigado a reler, haha) esse e outros post's.

      Vou pesquisar muito e continuar lendo seu blog.

      Obrigado e Abraços

      Excluir
  29. Olá Renato! Parabéns pelo blog, ouvir dizer que o corretor só pode atender o estado que se tira a autorização( ex.: vc tirou no estado da Florida, não poderá vender imóveis no estado de Nevada). É verdade? Se for, todos os estados é o mesmo método p/ tirar a carteira de corretor? Obrigada! Pricila

    ResponderExcluir
  30. Sim, é proíbido, a menos que se tire a licença do outro estado também
    abs

    ResponderExcluir
  31. Obrigada pela resposta. Estou postando como anônimo porque não consigo pelo Google. Só uma coisinha, os trâmites são os mesmos em outro estado? Ah! Qual é o seu face, procurei mas não encontrei, gostaríamos de alugar algum imóvel na Florida, vc conhece Pensacola? Ouvir dizer que é muito bom. Obrigada desde já, Pricila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pricila
      Eu não sei como é o processo nos outros 54 estados
      Não conheço Pensacola
      abs

      Excluir
  32. Parabéns Renato pelo seu espaço! Já vivi em NY por um tempo e hoje estou no Brasil trabalhando no mercado imobiliário. Gostaria de saber se o DBPR é equivalente ao CRECI aqui do Brasil ou se dentro dele existe ainda, um outro órgão mais específico que regulamenta as atividades imobiliárias, tendo também o cadastro de todos os corretores?
    É possível trabalhar como corretor autônomo após 2 anos ligado a um Broker, sem ter que necessariamente abrir um imobiliária?
    Obrigado dividir suas experiências enriquecendo o público que tem acesso aos seus posts. Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Boa noite Renato. Parabéns pelo Blog. Quero imigrar com minha família para os EUA de forma legal, tenho recursos. Gostaria que você me passasse o contato do Sérgio Munguba que você comentou. Aguardo contato,
    att

    Felipe Amorim

    ResponderExcluir
  35. Olá Renato, parabéns pelo post, muito esclarecedor...
    Meu nome é Fábio e estarei indo para Houston ano que vem, porém, minha esposa que estará com visto de trabalho, então ainda estou começando a pesquisar como poderei trabalhar sem ficar ilegal (tentarei), mas como já vislumbro poder trabalhar como corretor, e vendo que existe esse mesmo curso online, será que você poderia indicar um curso igual ao seu para o estado do Texas(se conhecer)? E tem que ser um específico para a cidade de Houston? estou pesquisando e como existem vários, se puder indicar um agradeço.
    Obrigado e Sucesso
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  36. Olá Renato, parabéns pelo Blog, realmente muito esclarecedor.
    Estarei indo para Houston ano que vem (2015) e gostaria de entrar nesse ramo de corretagem. Como minha esposa que está sendo transferida, ainda vou resolver minha situação para trabalhar de forma legal, mas já tenho interesse em começar os estudos de forma online. Por acaso vc teria uma indicação de curso no Texas?
    Desde já agradeço pelo post.
    abraço

    ResponderExcluir
  37. Ola Renato, gostaria de saber se a apos receber a licença a pessoa pode adiquirir o visto de trabalho ? ou se a pessoa so podera exercer durante a validade do seu visto atual (supondo que seja o visto J-1 , que tem o SSN e permite estudo e trabalho remunerado) Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O SSN é autorização de trabalho. Não existe "Visto de Trabalho"
      É o SSN
      ABs

      Excluir
  38. Renato parabens mesmo .
    quando morei nos EUA - FLORIDA tive um cheque devolvido que resultou em uma prissão. juiz me absolveu , mas não sei se teria problema . o que acha ?

    ResponderExcluir
  39. Olá Renato.
    A dedicação é uma qualidade imensurável por resultar em benefícios intermináveis..
    Não o conheço e provavelmente nunca o conhecerei, mas lendo todas as informações que forneceste, fico imaginando o tamanho do percurso vivido e o quanto foi necessário abrir mão do lazer em prol desses benefícios.. Mais uma vez parabéns. Abraços, e muito sucesso por toda sua vida! Cristine.

    ResponderExcluir
  40. Não entendo porque tanta DIFICULDADE para ser um Corretor nos EUA.....PARECE COISA DO OUTRO MUNDO....não consigo entender(sem subestimar a inteligência deles....) ...como os gêmeos (Gustavo e Flávio) conseguiram ser Corretores em MIAMI...fácil..fácil..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr Lemos
      Quando fazemos o curso entendemos que a licença é um privilégio e tudo o mais é feito para ptroteger a população de esquemas e pilantras.
      Se os gêmeos têm a licença da Flórida, passaram pelo mesmo processo
      Abs

      Excluir
    2. Ola Renato

      Sou Bilar Anka de SP - Brasil

      Fiquei interessado em fazer o curso de corretor de Imoveis em Miami (real estate). Li seus comentarios e confesso que me desanimou muito, eu estava com outro pensamento em mente. Só pode fazer o curso quem tiver o SSN, só tem ele quem esta autorizado a trabalhar. Esta parecendo mais fácil ganhar na mega sena do que tentar conseguir esse SSN. Nesse caso só poderá fazer o curso se a pessoa tiver um amigo como contato que me dê referências para essa autorização ?

      Excluir
    3. de acordo com o site www.myfloridalicense.com eles não tem licença q quem trabalha sem licença pode ate ser preso por 5 anos

      Excluir
  41. Ola Renato

    Sou Bilar Anka de SP - Brasil

    Fiquei interessado em fazer o curso de corretor de Imoveis em Miami (real estate). Li seus comentarios e confesso que me desanimou muito, eu estava com outro pensamento em mente. Só pode fazer o curso quem tiver o SSN, só tem ele quem esta autorizado a trabalhar. Esta parecendo mais fácil ganhar na mega sena do que tentar conseguir esse SSN. Nesse caso só poderá fazer o curso se a pessoa tiver um amigo como contato que me dê referências para essa autorização ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só com SSN
      É a lei, só pode trabalhar quem tem autorização
      Sorry

      Excluir
  42. Sim, so pode trabalhar quem tem essa autorizacao, mas pra fazer o curso tem que ter essa autorizacao tambem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Está escrito no texto!
      Só tem SSN quem tem autorização para trabalhar!

      Excluir
  43. Obrigado pelas Respostas..
    E a vida de corretor ai, da pra ficar rico igual os gemeos ou pra chegar no patamar deles tem que ser famoso ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Flórida tem mais de 1000 corretores brasileiros. Os gemeos são famosos no Brasil porque eu nunca ouvi falar deles.

      Excluir
    2. Eles vendem muito e pelo W eu vi até ontem no site www.myfliridalicense.com eles não tem licença ativa não .

      Excluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Oi Renato tubem? Se pra ser corretor precisamos da SSN como é que eu consigo isso?
    Gostaria de saber como eu entro no USA e depois conseguir o SSN de uma maneira que seja "facil" e legal... Agente sabe que é muito dificil conseguir encontrar uma outra pessoa que nos ajude antes da gente se conhecer(dividir aluguel, moradia e tals)... na maioria das vezes so da certo quando agente ja la pelo que eu to percebendo... No meu caso, eu penso em entrar nos USA com visto de turista de três meses e apartir dai tentar conseguir um emprego em que a empresa possa me registrar e eu conseguir visto empregaticio... Daí se eu conseguir esse SSN vo pra escola credenciada... Queria que você pudesse da uma esclarecida ou uma opção, quanto que agente tem que levar em dolares pra se sustentar pelomenos uns três messes com apenas o necessário(penso eu 3 a 4 mil dolares), pra gente que tenta esse sonho... Esse ano eu me formo em administração, e ja ouvi falar que formado posso conseguir um visto de 12 meses mais ainda nao sei direito... Outra coisa, agente sabe ja como é todo o processo pra ser corretor como vc explicou tudo bem direitinho e bem realista... queria saber se agente pode conseguir viver bem entende? se ganha bem se da pra comprar nosso proprio carro, casa, se divertir normal entende?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel
      Eu coloquei o link no post você não viu?
      Leia aqui:
      http://brasileirovivendonoseua.blogspot.com/2013/07/social-security-number.html

      Entrando como turista você só vai conseguir emprego ilegal. Para conseguir um emprego legal, tem que conseguir do Brasil, a empresa tem que te patrocinar e ela gastar por volta de 5 mil dólares.
      COnsulte o advogado anunciado aqui no blog.
      O que você está querendo fazer é impossível, me desculpe mas preciso te informar.
      Abs

      Excluir
  49. Você tem muito Ego pra pouco cabelo ;).. Se acha o "Fodao" e não responde nada a respeito de qualidade de vida dos corretores. Você saiu do Brasil mas o Brasil não saiu de Você. Você tem o típico jeitinho Brasileiro "So responderei o que for conveniente a mim e não deixarei nem um pouquinho de sinal de concorrência, vou passar todos pra tras pq eu sou ligeirinho, sou espertinho brasileiro! Já comeu o pao com ovo e arrotou o caviar Hoje ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Bial...podia ter assinado seu nome, não precisava ter feito o comentário anônimo.
      Aliás, no anonimato as pessoas mostram quem realmente são não concorda?

      O seu comentário mostra que em primeiro lugar você tem preconceito contra o Brasil, pois "me xingou" de Brasil. No entanto, o mau educado aqui é você.

      Você quer saber se dá pra vir aqui e ficar rico? Deixou bem claro isso.
      Eu não sei porque este nunca foi meu objetivo. Eu faço o que gosto, porque gosto independente se dá dinheiro ou não. Se eu quisesse ter ficado rico, teria feito medicina como meu pai sempre me falou.

      Para bom entendedor, o post responde a todas as perguntas. Eu fiz de bom grado, não ganhei pra isso e ainda tem os malas como você para responder. Agora se você quer tudo mastigado, uma maneira de vir à America e enriquecer, está no blog errado amigo. Vá ver os vídeos do realidade americana ou o site dos gêmeos que você citou.

      Outra coisa: Eu adoro pão com ovo! Mas para você parece que isso é comida de pobre...quanto preconceito dentro de uma pessoa só. Não é à toa que você desconta a sua infelicidade em mim.

      Abração
      ;P

      Excluir
    2. Trabalhou comigo um corretor que é portugues e morou 14 anos ai. 7 como corretor. Tinha uma casa de 400m2. Uma harley. Um viper conversivel. O cara tinha varios trofeis da inobiliaria q trabalhava. Era bom. Voltou para ps USA. Só se deu mau aqui.

      Excluir
  50. Boa tarde Renato! Sou corretor de Imóveis em Fortaleza desde 2010. Graças a Deus vendo muito bem e estou com uma boa reserva no banco pronto para fazer uma aventura. Pretendo ir morar nos EUA ou na Europa até 2016. No caso dos EUA, morar em Miami e aproveitando a oportunidade, venho lhe pedir uma ajuda quanto à minha mudança para os este país, se é possível. Quero continuar trabalhando como corretor, sou formado em Administração de Empresas e tenho 30 anos, com um inglês muito fluente. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demétrio, você leu o post??
      Não pode a não ser que tenha documentos americanos e conseguir os mesmos é o que 11 milhões de imigrantes ilegais estão tentando há décadas!

      Excluir
  51. Olá Renato td bem? Primeiro queria dizer que seus posts sobre os EUA são muito interessantes! Bom, estou cursanto TTI aqui em São Paulo, e um colega (que sabe que amo os EUA), falou para eu tentar ser Realtor Agent ai! Bom, tenho o visto de turista; com o meu visto seria possivel fazer apenas o curso a principio, e posteriormente tentaria tirar o SSN? ou precisarei tirar o visto de estudante...?
    Muito obrigada!
    Alyne Santos

    ResponderExcluir
  52. Olá Renato

    Quem abre empresa tipo LLC pode conseguir um SSN ?

    Agradeço se puder enviar cópia da resposta para: consultor.manoelpires@gmail.com

    Muito obrigado.
    Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Se fosse assim todo imigrante ilegal teria um SSN e não haveria ilegalidade...
      Não dá para enviar respostas particulares para o email de todo mundo que pede. Tem que vir aqui ler a respota.
      Abs

      Excluir
  53. Olá Renato.
    Minha formação é Administrador de Empresas e uma pós em Gestão Financeira e Controladoria. Após ser dispensado de uma multinacional aqui no Brasil (São Paulo, capital) resolvi ingressar nesse ramo há quase 2 meses. Vejo grandes perspectivas, porém é preciso investir primeiro e é o que estou fazendo.
    Lendo sua história, isso dá mais motivação. Não te conheço pessoalmente e já sou seu fã. Aliás, sou fã de todo aquele que não encontra obstáculos para aquilo que quer.
    Muitas felicidades para você e toda sua família!
    Congratulations!!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  54. Renato, li seu post e todas as perguntas e respostas sobre o assunto aqui no blog. Morei 1 ano em Orlando e Boston com visto de turista , trabalhei ilegal pra se manter e sei como é dificil tirar um SSN. Partindo do pressuposto que se tem, fez o curso , passou nos teste, tirou a licença gostaria de saber como é a remuneração do corretor de imoveis, qtos % da venda, qto da % o broker morde de sua comissao, se existe exclusividade, se o cliente paga a hora trabalhada quando vc vai mostrar um imovel...qto na media um iniciante, um medio e um bem experiente tira de grana....Obg Parabéns e aguardo retorno. Leandro Veri ( veri.imoveis@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3% do valor do imóvel
      Dependendo do broker pode ser de 300 dólares a 50% da comissão.
      Não existe exclusividade para a compra, ele pode olhar com vc e comprar com outro, mas para venda o cliente assina um contrato exclusivo de venda.
      Ninguém paga por hora trabalhada, vc mostra, de graça.
      abs

      Excluir
    2. Boa noite. Mas se vc mostra vc é o pai da crianca. Ou seja. Vc apresentou o imovel. Assim. Ele teve conhecimento por vc. Ele ele pode furar teu olho assim como no Brasil fazem ??

      Excluir
  55. Obrigado Renato pelas tuas informações, as quais foram muito esclarecedoras!
    Retornei anteontem de Kissimee, Orlando e Altamonte Springs.
    Fiquei encantado com a região e inclinado a morar nela, mas estou ciente das dificuldades.
    Te desejo sucesso na tua carteira!
    Felicidades!

    Silvio Menezes,
    Praia do Cassino,
    Rio Grande - RS.

    ResponderExcluir
  56. Olá Renato, excelente post, sou corretor há 9 anos aqui no Brasil, mas penso em trabalhar fora, porém eu li que existe o Agente Imobiliário e o Corretor de Imóveis, qual a diferença entre eles ?
    E como funciona o comissionamento ? quem vende ganha 3% ? que faz a captação do imóvel ganha algum valor ?
    O que mais muda em relação ao corretor do Brasil ?
    Abraço e Boas Vendas!!

    ResponderExcluir
  57. Olá Renato, sou advogada no Brasil e vou me mudar em breve para Nebraska (vou me casar com um cidadão americano) e gostaria de trabalhar com Real Estate. Vi que para realizar a prova preciso validar meu diploma do ensino médio nos EUA. Você sabe se isso é tranquilo?Não encontrei relatos sobre o tema. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalya,

      Obrigado pelo contato.
      Tudo que sei e posso informar está nessa matéria abaixo que publiquei no meu Blog.

      http://brasileirovivendonoseua.blogspot.com/2013/11/como-se-tornar-corretor-de-imoveis-nos.html

      Espero ter ajudado!

      Abs,

      Excluir
  58. Caro Renato,

    Sou corretor de imóveis licenciado no Brasil há 2 anos. Não desejo morar nos EUA, mas gostaria de fazer parceria imobiliária com corretores/imobiliárias estabelecidos nesse país (quem sabe até mesmo c/ vc?!). Recebi algumas propostas de parceria vindas de profissionais estabelecidos nos EUA para indicação de clientes brasileiros que tenham intenção de adquirir imóvel nesse país.
    Existe regulamentação nos EUA sobre divisão de corretagem que permita contratos internacionais nesse ramo, versando sobre divisão de corretagem entre profissionais ou empresas estabelecidos em países diferentes? Permite? Veda?
    No caso de clientes estrangeiros, a área jurídica da imobiliária americana cuida dos trâmites burocráticos (qual o valor/percentual da taxa?), ou somente orienta o cliente informando o script do processo que deverá cumprir antes de fechar o negócio?
    Nos EUA, quem tem a obrigação legal de arcar com a obrigação do pagamento da comissão de corretagem? O cliente vendedor? O cliente comprador? Ambos?

    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  59. Renato

    Gostaria de fazer a aquisição de um imóvel na Flórida para alugar e usar como fonte de renda, você poderia ajudar a não entrar em uma fria? Me passa seu contato que envio mais detalhes.

    abc.

    Joao


    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João,

      Obrigado pelo contato.
      Favor enviar um email para renatoalvescorretor@gmail.com

      Aguardo o seu contato,

      Abs,

      Excluir
  60. Bom dia,renato:o sou corretor iniciante aqui no ceará queria saber se o prazo de entrega dos imoveis são em quanto tempo?Existe um sistema custo-benefício corretor imobiliária?

    Sou seu fã pelas suas conquista e pela humildade conversa conosco aqui do ceará.
    Deus te abençoe mais nas suas conquistas honesta!!!!

    ResponderExcluir
  61. Adorei suas informações. obrigada
    Abs, Telma

    ResponderExcluir
  62. Olá, meu nome é Paulo,moro em São Paulo,só queria agradecer pelas informações.Muito obrigado,manda seu email para mais aulas.Abc...

    ResponderExcluir
  63. Olá bom dia Sr. Renato.

    Eu enviei um e-mail para o advogado que o Sr. apresentou no blog e não obtive retorno!
    O Sr. teria outro profissional da área de imigração para indicar?
    Desde já o meu muito obrigado.

    Respeitosamente,

    Lionel

    ResponderExcluir
  64. Olá Renato, como vai ? Parabens pelo blog.

    Duas duvidas me surgiram, voce disse que quem abre empresa nos EUA pode pedir SSN ? Como seria isso, voce saberia me dizer ? E porque o ITIN nao é válido para o curso de corretor nos EUA ? Muito Obrigado !

    ResponderExcluir
  65. Ola Renato. Sou de Santa Catarina, pretendo fazer o curso de corretor de imóveis.. Quero saber se tem como eu entrar com visto de Turista , logo conseguir o SSN aí e logo me inscrever na escola... ou se vou com visto de estudante? Não entendo muita coisa... E depois do curso, é fácil achar emprego? Pretendo morar em Miame... Muito obrigada de coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou copiar pra você já que você não quis ler os textos:

      O SSN é o que todo imigrante almeja conseguir. Existem mais de 11 milhões de imigrantes ilegais nos EUA. Se fosse fácil tirar um SSN, não acha que eles já o teriam? É difícil conseguir. Só casando, com sponsor ou estudante de final de faculade. Não tem "jeitinho". Não tem como entrar como turista e ir lá bater no escritório e tirar um. Se fosse assim, não haveria ilegais nos EUA. Não haveria essa confusão toda com legalização, não haveria imigrantes há 20 anos tentando conseguir um!

      Excluir
  66. Renato,
    como vai?

    um amigo precisa de indicação de algum corretor para adquirir um imóvel em Miami, quais são seus contatos?

    att.

    Sheila

    ResponderExcluir
  67. Renato,
    como vai?

    meu amigo solicita de um corretor para mostrar imóveis a ele em Miami, poderia me indicar? quais são seus meios de contatos?

    Att.
    Sheila

    ResponderExcluir
  68. Muito bom!
    Sua experiência serviu para confirmar o q já imaginava, o Brasil tem muuuuito ainda pela frente, se é que vai mudar um dia...
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  69. Boa noite Renato, obrigado por dividir sua experiencia com os demais...
    Sou Corretor de imóveis no Brasil, em SC mais precisamente, tenho 42 anos, 3 filhos e vivo buscando nas dificuldades da vida, a oportunidade para me superar, porem os anos passam rápido e quero dar um futuro melhor para os meus filhos. (coisa que com a atual situação do Brasil, não creio ser possível)
    Quero e vou... ser corretor de imóveis nos EUA, como você bem disse, preciso do Social Security, mas para tal, preciso morar nos eu e para morar nos EUA, preciso ter trabalho para poder justificar o Visto, logo, uma coisa puxa a outra.
    Gostaria de lhe pedir uma opinião, conselho o que seja, afim de ter uma luz e que caminho trilhar para poder ir para aí e ser um corretor de imóveis.
    Sei que existe um mercado comprador de imóveis nos EUA, muito forte aqui em SC, talvez isso seja interessante até para iniciar um trabalho nesse sentido.
    Enfim, o que você me sugere ou alguém a quem possa procurar?
    Desde já agradeço a atenção
    Muito obrigado mesmo,

    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo
      Só há estes tipos de conseguir um SSN

      - Casando com cidadão americano.
      - Sponsor (para quem tem bacharel no Brasil e somente na área do bacharel)
      - Abrir uma empresa filial de empresa brasileira
      - Investidor (USD 500,000)
      - Faculdade bacharel qualquer curso

      Não há outras maneiras. Se você vier e começar a trabalhar vai ficar como os 13 milhões de ilegais que estão esperando uma chance da imigração desde a década de 80 quando foi dada a última anistia.

      Só assim amigo. Se você ler o blog vai ver que eu fiz um bacharel aqui. Só assim eu consegui. Foram 4 anos ralando na faculdade

      abs!

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta!
      De forma alguma quero ficar ilegal, quero fazer o caminho correto!
      Embora receie que na minha idade (42), já não seja mais viável...
      De qualquer forma, lhe agradeço

      Excluir
    3. Aos 43 anos vc pode muito... daqui dez anos terá 53, flor da idade para nossos tempos... Se vc tem esta mentalidade, realmente fica difícil empreender e deixar que novas ideias cheguem até vc. Faça uma viagem para os EUA para começar. E comece a praticar seu inglês, já!

      Excluir
  70. Renato queria saber vc chegou ai e já foi conseguindo fazer tudo isso? Ou vc teve que ficar anos tentando ate conseguir? Tenho muita vontade de ser corretora de imóveis nos usa, tenho vinte anos e queria dar um rumo na vida, e vejo você um exemplo me ajude por favor! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo
      Leia o blog do início ao fim. Está tudo registrado aqui. Desde o dia em que cheguei
      Abs!

      Excluir
  71. Parabéns!.....................Renato

    ResponderExcluir
  72. Sou corretor de Imóveis em SP, meu nome é Marcelo Fitipaldi, veja o e-mail que recebí, o que me fez pesquisar sobre o assunto e de acordo com seus comentários, oferecer comissão para quem não é corretor Credenciado nos EUA é ilegal.

    Veja que pode ser feito e aguardo seus comentários.

    Atenciosamente,

    Marcelo

    "Prezado agente,

    Recebemos seu pedido de informações e sabemos do seu interesse em propriedades em Miami.

    Estamos entrando em contato para informá-los sobre um excelente oportunidade em pré-contração, o condomínio Marina Palms Yacht Club & Residences, que já é sucesso absoluto entre os compradores vindos de todo o Brasil.

    Nossa empresa, a Marina Palm Realty, é responsável pelas vendas do projeto, que se destaca por ser o primeiro condomínio de luxo com marina e yacht clube em construção em Miami em décadas.

    O projeto fica em uma área de 750 pés com vista panorâmica da marina, do canal e do Oceano Atlântico e inclui dois edifícios. A torre norte já foi completamente vendida e os apartamentos estão sendo entregues ainda este ano. A torre sul ainda apresenta algumas boas oportunidades, com apartamentos a partir de USD900.000 ou USD500 por pé quadrado.

    Para sua informação, criamos um kit completo com tudo o que você necessita para apresentar o projeto aos seus clientes. Oferecemos comissão de 5% em todas as vendas, e após o registro do seu cliente, nosso time cuida de todo o processo.

    Para mais informações e para efetuar seu registro, clique aqui
    http://www.ddgtechnology.com/marinapalms/braziloptin/indexoi.htm


    Atenciosamente,

    Michael Internoscia, Gerente de vendas
    Marina Palms Realty, LLC
    17201 Biscayne Blvd
    North Miami Beach, Florida 33160
    (P) 1 866 990 1800
    (C) 954 445 4434
    minternoscia@marinapalms.com"

    ResponderExcluir
  73. Olá, Renato!

    Parabéns novamente pelo post rico em detalhes! Nós que estamos diariamente na internet nem sempre encontramos conteúdo de qualidade como o seu.

    Hoje vivo no estado da Geórgia e venho estudando o mercado americano mais de perto para aqui começar a atuar (já estou legalizada e tudo o mais). No momento, continuo prestando serviço para uma agência de marketing digital brasileira e a mesma tem grande experiência em divulgação de imóveis para brasileiros. Interessante ver no seu post como o mercado americano se comporta. Obrigada pelo conhecimento compartilhado!

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  74. Gostei muito das informaçoes sobre ser corretor nos USA. Trabalhei como corretora autônoma por um período de 4 anos aqui em Brasília. Gostei muito do trabalho. Mas fico encantada em assistir os programas de vendas aí. Gostei do Post. Parabéns!

    ResponderExcluir
  75. Cara gostei do seu blog!Muito autentico e informativo!Sou arquiteta e corretora no Brasil atualmente, mas como deve saber a maré aqui não está para peixe!Estou pensando em me mudar para os EUA, minha irmã e mãe tem cidadania americana, estou através da minha mãe tirando a minha!Neste meio tempo estou aqui estudando inglês espero alcançar os meus objetivos assim como você! PS.: Te achei muito engraçado!Parabéns pela sua garra!

    ResponderExcluir
  76. Olá Renato, boa tarde!

    Então, meu nome é Dicia, sou corretora de imoveis aqui no Brasil há 15 anos, legalmente credenciado no conselho. Hoje trabalho na Brasil Brokers, com vendas de imóveis de alto padrao, de renomadas construtoras como: EBM, Opus, Alphaville, Portal do Sol, Jardins Etc. Estou pensando em conseguir alguém daí paraa uma parceria em vendas destes imóveis, visto que, o dólar está no momento aquecido e favorável para compras aqui no Brasil. Depois de ler sua mensagem fiquei bastante interessada em ter vc como parceiro aí. O que acha da idéia. Pode me responder pelo email. mariadicia@hotmail.com.
    Ficarei aguardando sua resposta.

    ResponderExcluir
  77. Renato, Bom dia,
    acabo de receber meu I-20 estou agendando a entrevista no consulado para o dia 1/12 tenho visto B1/B2 mas não quis ir como turista e arriscar, estou tentando fazer o mais correto possível, estou matriculado em uma escola para aprender 1º o idioma e depois fazer o curso de corretor ( sou corretor de imóveis aqui no Brasil), após concluir o curso como faria para consegui um Sponser para me contratar? sei que as custas desse processo seria por minha conta, mas existe a possibilidade?
    antecipadamente Agradeço

    ResponderExcluir
  78. meu e-mail stenioquindere@me.com
    estou indo para Orlando no inicio de Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stenio
      Sponsors só podem contratar profissionais com bacharel. O curso não dá direito de participar dos vistos de sponsors. Só faculdade. Pesquise mais!
      Outro fator é que para fazer os curso de corretor precisa ter CPF americano.
      Hoje só se consegue casando, fazendo faculdade ou abrindo empresa filial de matriz do Brasil.
      http://brasileirovivendonoseua.blogspot.com/2013/02/como-imigrar-para-os-eua_16.html

      Excluir
  79. Oi Renato, adorei suas informaçoes! super completas! e parabéns por ser uma pessoa tão determinada!

    abraço

    ResponderExcluir
  80. Bom dia Renato, gostaria de saber qual o primeiro passo para se tornar um corretor em miame?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você leu e ainda não entendeu vou ser direto. Você precisa casar com um americano(a). Ou fazer uma faculdade nos EUA
      Não tem outro jeito
      Abs

      Excluir
  81. Olá Renato, muito pertinente todas as suas informações.
    Parabéns por sua determinação...
    Hoje, ja com experiencia no mercado imobiliário da Flórida, você indicaria a escola que fez o curso para corretagem?
    O material usado varia de escola para escola ou basicamente é o mesmo?
    Se for diferente, qual o material de estudo que você indica?

    grata,

    Drica Vaz

    ResponderExcluir
  82. Olá Renato! Td bem? Meu nome é Cacilda. Parabens pelo Blog!!! Vc tambem trabalha com locação anual?

    ResponderExcluir
  83. Renato preciso de sua ajuda mandei meu curriculum para a empresa Greene Transport pelo linkedin, teria como verificar se realmente estao contratando brasileiros para trabalhar em Baltimore/Mariland? Pois quero me certificar que realmente não é fraude antes de vender as minhas coisas aqui no brasil. Obrigada meu e-mail: Karoll_souza_1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  84. Olá Renato, como vai?
    Por um acaso cheguei até o seu blog e achei muito apropriado para obter uma informação sobre o que eu estava buscando, pois com alegria vi que você é corretor aí na Flórida. Estou finalizando um curso de T.T.I e gostaria saber/aprender um pouco do "jargão imobiliário americano" para oferecer meus serviços como corretora fluente em inglês (morei na Flórida por 4 anos) para Construtoras ou a quem se interessar em fazer uma venda a algum estrangeiro que só consegue se comunicar em inglês. Por exemplo, quando você vai falar sobre localização do imóvel, "cerâmicas" (incluindo medidas, tipos...), revestimentos, louças sanitárias, pintura, enfim, as formas que se descreve os cômodos de toda a casa. Penso que uma coisa é fazer a descrição completa como nós conhecemos aqui, outra coisa é fazer do modo como o estrangeiro está acostumado a ver/ouvir lá, se é que você entende o meu ponto. Só consegui fazer o comentário aqui como "Anônimo" pois outra forma não deu certo. Meu nome é Fatima e meu e-mail para contato -->> m-c-barros2015@bol.com.br
    Desde já agradeço a sua atenção e aguardo uma resposta no que lhe for possível para me dar essa ajuda.
    Um abraço e boa sorte na sua empreitada nesse mundo do Tio Sam!

    ResponderExcluir
  85. Boa noite meu nome é Cleber, gostaria de ressaltar que ser corretor no Brasil tb não é tão fácil, hoje os cursos técnicos levam até 1,5 anos e o superior 2 anos no mínimo e tb e obrigatório um escritório estágio supervisionado, após esse processo e preciso solicitar a inscrição no Creci da sua região, para tirar essa inscrição é preciso comprovar ideneadade, pessoas com antecedência criminal tb não conseguem, salvo se provar judicialmente inocência ou que já está quite com a justiça.

    ResponderExcluir
  86. Parabéns pelo ótimo site! Renato já li e sempre dou uma repassada nos seus artigos, mas do fundo do coração por favor me diga: O INGLÊS COM O PASSAR DOS ANOS NO MEU CASO LISTENING melhora???? Kkkkk lembra do meu e-mail de uns três anos atrás? Vim para estudar na Geórgia e estudo inglês a três anos mas vou ser sincera, assistindo vendo ouvindo canais com programas de casa de reforma peças de compra às vezes escuto uma coisa é entendo totalmente outra totalmente tipo assim nada a ver o que achei que escutei kkkkkk preciso saber de sua opinião visão kkkkkk sucesso parabéns

    ResponderExcluir
  87. Parabéns pelo ótimo site! Renato já li e sempre dou uma repassada nos seus artigos, mas do fundo do coração por favor me diga: O INGLÊS COM O PASSAR DOS ANOS NO MEU CASO LISTENING melhora???? Kkkkk lembra do meu e-mail de uns três anos atrás? Vim para estudar na Geórgia e estudo inglês a três anos mas vou ser sincera, assistindo vendo ouvindo canais com programas de casa de reforma peças de compra às vezes escuto uma coisa é entendo totalmente outra totalmente tipo assim nada a ver o que achei que escutei kkkkkk preciso saber de sua opinião visão kkkkkk sucesso parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, melhora é claro! Ainda mais se você não tiver contato com muitos brasileiros uma vez aqui
      abs

      Excluir
  88. Bom dia, se eu entendi bem posso abrir uma empresa do tipo LLC para obter o SSL? E aí por diante ingressar no curso de corretor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse assim todo imigrante ilegal abriria uma LLC por 800 dólares e conseguiria um!
      No way

      Excluir
  89. Bom dia, então se aí abrir um LLC posso solicitar o número do SSL e apartir dai ingressar no curso de corretagem?

    ResponderExcluir
  90. Olá prezado, grato pelas informações. Gostaria de saber a % das comissões ? se você trabalha direto com proprietários ou através de imobiliária ? Qual o melhor site para anúncios de imoveis ai nos EUA, aqui temos o Viva Real por exemplo ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As comissões geralmente são 6% divididas entre 2 corretores.
      O melhor site é www.realtor.com
      abs

      Excluir
    2. Obrigadoooo Sucesso para você!!!!

      Excluir
  91. Oi Renato, boa tarde!
    Eu estava pesquisando sobre corretores de imóveis no EUA e achei seu post. Eu vi alguns requisitos para se trabalhar com isso aí, mas por exemplo, se eu já tiver o visto de trabalho através de uma outra empresa, eu poderia fazer esse curso e depois, se passar, começar a trabalhar como corretora? Mas nesse caso o visto nao seria de uma empresa me transferindo pros EUA, mas porque tenho amigos americanos com empresas na Florida que poderiam me ajudar a conseguir um visto de trabalho americano. Obrigada!

    ResponderExcluir
  92. Renato, parabéns pelo esforço e pela vitoria, que Deus continue te abençoando e iluminando, sou proprietária de imobiliária no Brasil e tenho um sonho de morar em Orlando esse é o maior sonho de minha vida no ano que vem vou para Orlando para conhecer e estudar uma forma de trabalhar ai claro que legalmente tudo certinho, quero ver como é a area de advogados por ai e o que tenho que fazer para ser advogada em Orlando, obrigada pelo blog, e parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  93. Oi Renato, boa noite!
    Tenho SSN de quando fui au pair em 2008. Se eu for aos EUA agora, com um visto de turista, por exemplo, sera que consigo realizar este curso com esse SSN? Mesmo sem autorizaçao para trabalhar? E, se por acaso, obtiver a licença, conseguir trabalhar? Obrigada e parabéns pela tua trajetória

    ResponderExcluir
  94. Parabens muito incentivador, e por coincidência sigo o canal no youtube do Diogo da Drim

    ResponderExcluir
  95. Olá Renato!
    Tudo bem?

    Estou fazendo um trabalho de faculdade no qual engloba assuntos relacionados a compra de imóveis nos Estados Unidos. Tenho algumas dúvidas que estão me matando. Peço a gentileza de me ajudar a resolve-las.
    Desde já agradeço qualquer resposta sua.

    1 - É proibido comprar/vender imóveis sem a intermediação de um corretor? Qual a legislação que aborda este assunto ou qual a fonte?

    Qual o imposto equivalente a Taxa de Lixo aqui no Brasil?

    Sobre a locação de temporada em Orlando...Continua vigente essa lei dos Hotéis? Se possivel, me indique uma fonte que possa ter acesso a essa Lei.

    Sobre financiamento: Quais Banco realizam o financiamento e quanto financiam (30%, 40%, 50%, 70%)?

    A quem é pago o HOA? Onde posso consultar esta informação?

    Qual Lei aborda a proibição de registrar um imóvel por um valor menor do que está sendo vendido?

    Qual livro aborda toda legislação referente a compra e venda de imóveis e que legisla a profissão do corretor de imóveis nos Estados Unidos?

    Muito Obrigado.
    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas
      Eu iria ficar 2hs aqui digitando e pesquisando as leis pra vc. Em vez, porque não tenho tempo vou te passar o nome do livro pra vc comprar. Tenho certeza que deve ter a opção online

      https://www.amazon.com/Florida-Real-Estate-Principles-Practices/dp/1475430019

      Se quiser uma consultoria personalizada entre em contato por email, meu trabalho é 50 dólares/hora via skype
      abs

      Excluir
  96. Sou corretor aqui no Brasil e temos esse problema dos clientes comprarem direto da construtora. e nós ficarmos a ver navios. acontece aí. Obrigado.

    ResponderExcluir
  97. Primeira vez que entro nos site mas achei o texto um pouco arrogante...

    ResponderExcluir
  98. Oi Renato, bom dia!
    Meu nome é Mara, sou gestora imobiliária aqui no Brasil, e devido algumas desilusões por aqui, eu gostaria de ir embora pra Orlando. As burocracias para se trabalhar como Corretora em Orlando, continuam as mesmas? Vi que sua postagem é de 2013.... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Mara, continua e agora com o novo presidente as chances de conseguir um SSN diminuíram drásticamente, infelizmente
      abs

      Excluir
  99. Bom dia Renato e parabéns pelo trabalho.

    Não sei se entendi mt bem o texto, mas para ser corretor in usa, obrigatóriamente preciso ser corretor no brasil?

    Obrigado

    Diegosp_sk8@hotmail.com

    ResponderExcluir
  100. Bom dia caro renato,

    Me chamo Glaydston e sou corretor de imóveis aqui no Brasil. Mais exato em Vila Velha E.S..
    Tirei minha cidadania Italiana e estou providenciando meu passaporte, para poder viajar um pouco, sem burocracia. Gostaria de saber de você, se a burocracia para se tornar corretor ai nos USA para quem tem cidadania europeia, é a mesma que para brasileiros?
    Me perdoe os erros ortograficos, estou escrevendo este e_mail para você, pelo meu celular.
    Há quero fazer aqui um elogio, gostei muito de lê seus posts no seu blog.
    Fico no aguardo de um retorno seu.

    ResponderExcluir
  101. Bom dia Renato preciso de um corretor imobiliário pois estou pensando em adquirir um imóvel em orlando, meu email é rafacbrillinger@gmail.com fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafa
      Te mandei um email, vc recebeu?
      Senão aqui vai o meu renato@unorealtygroup.com

      Excluir
  102. Oi Renato tudo bem? Você indicaria a escola que você fez o curso? Ou tem alguma outra opção a mais para indicar? Grande abraço.

    ResponderExcluir
  103. Oi Renato tudo bem? Você indicaria a escola que você fez o curso? Ou tem alguma outra opção a mais para indicar? Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escola que eu cursei não existe mais
      A melhor opção em Orlando agora é a Seminole State College
      Abs!

      Excluir
  104. Olá Renato..vc poderia nos dizer como conseguiu o San e se o tax ID serve para o ingresso no curso de corretor?
    Obrigado.. abraços.. Anselmo

    ResponderExcluir
  105. Olá Renato, parabéns pela atitude. Digo mais, você é um inteligente de atitude! Sou corretor de imóveis no Brasil, na grande BH/MG, estou angariando "como trabalhar com imóveis nos EUA?", deparando com seu blog, tive melhor entendimento. No entanto, os requisitos ainda são os mesmos? O passo a passo que mencionou ainda é o mesmo? Cordialmente VINICIUS ESCRIVANI

    ResponderExcluir
  106. Renato, seu post foi incrível! Te enviei um email em sua conta pessoal! Ficaria muito feliz em ter uma resposta! Obrigada e abraços!

    ResponderExcluir
  107. Boa noite Ricardo, tudo bem?
    Por gentileza, você sabe me dizer se é possível encontrar as provas ( Estadual) passadas em algum site?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim
      Você pode procurar no google por Florida Real Estate Exam
      Meu nome é Renato
      Abs

      Excluir
    2. um corretor credenciado, dono de imobiliaria ai, um broker, pode solicitar contratação de um corretor do brasil, conseguindo assim visto de trabalho para essa pessoa?

      Excluir
    3. Não. Corretores não fazem parte da lista de profissões que estrangeiros podem ser contratados. Somente profissões com bacharel

      Excluir
    4. Renato,
      Bom dia.
      Eu fiz o curso corretora de imóveis no Brasil.
      Tem como eu transferir pra USA?
      Sou residente legal aqui em NY.

      Excluir
  108. Renato, boa tarde.
    Fantastico esse seu blog, parabens! Atuo no mercado imobiliario em BH e estou com planejamento de ingressar no mercado nos EUA. Mas, pelos relatos terei que me preparar bastante para alcançar esse objetivo.

    ResponderExcluir
  109. Desculpe-me por nao me identificar meu nome é Claudio Anjos da Elu Imoveis bairro Castelo, região Pampulha em BH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudio, obrigado pelo seu comentário. Lembrando que é preciso de documentos americanos para ingressar na carreira de corretor nos EUA
      Abs

      Excluir
  110. Boa noite, Renato.

    Inicialmente, parabéns pelo blog e pelas informações prestadas. Gostaria de saber se poderia me indicar um livro mais atualizado para o curso. Estarei me mudando em definitivo apenas em 2022, desta forma gostaria de aprofundar o conhecimento na área.

    Obs: a última edição do livro que postou foi em 2006, por isso peço seu auxilio.

    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  111. Olá Renato...sou Luciene Tiago e agradeço suas informações. Fiquei espantada como e burocrático para ser corretor por aí.... Pois e o que queria pra mim . Mas minha pergunta séria ...antes de vc começar todo esse processo, como vc entrou nos Estados Unidos ? Vc foi fazer o que aí ? Qual era seu visto ? E pode permanecer aí por qual motivo ? Obrigada ja por me responder

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...