domingo, 26 de janeiro de 2014

O Mud Room


            Faz algum tempo que eu não escrevo sobre Design. Design é uma coisa que eu penso todos os dias. A verdade é que o tempo está curto mesmo. Depois vou fazer um post sobre a casa em Celebration que fiz pela minha empresa no final de Dezembro. Pra ter uma ideia, emagreci 5 kg antes do Ano Novo por conta desse projeto. Além disso tenho 73 clientes interessados em adquirir imóveis de locação em Orlando. É MUITO trabalho.

            Mas vamos ao Mud Room, o que é isso? Deve ter sido uma invenção de uma esposa com TOC que pediu ao marido que construísse um cômodo na entrada dos fundos da casa por causa da limpeza. Ao pé da letra esse quarto se chamaria Quarto da lama. E o próprio nome já diz. É aonde supostamente as botas, sapatos e tênis sujos deveriam ficar sem entrar na casa. Principalmente em estados onde há neve no inverno, o Mud Room é uma bênção. Deixa-se alí os casacos pesados (não é preciso levar ao quarto e pendurar nos closets toda vez que entra e sai de casa), as botas sujas de neve, os sapatos sujos de lama, a roupa molhada e por aí vai.




            O cômodo como já disse fica, normalmente, na entrada lateral ou dos fundos, antes da cozinha mas já vi casas que têm o Mud Room na frente mesmo. O Mud Room tem ganchos para pendurar roupas e casacos, gavetas, portas, sapateiras e lugar para sentar. Afinal, é melhor tirar os sapatos sentados, não é mesmo?





            Geralmente o piso é frio (azulejo ou pedra) mas pode ser aquecido também. É alí que toda sujeira de fora deve ficar mantendo a limpeza da casa mais fácil e eficiente. Casacos molhados ou com neve secam rapidamente devido ao aquecimento da casa ou mesmo ar condicionado. Aqui na Flórida por exemplo, no verão eu chego molhado, com um calor de 38 graus e com os sapatos molhados e sujos de folhas e areia. Ai como eu queria um Mud Room! Ao contrário, tenho que tirar a roupa molhada na lavanderia, tirar os sapatos e se quiser lavá-los, tem que ser na pia da cozinha ou no chuveiro porque as lavanderias nos EUA dificilmente têm tanque. Ou voltar ao quintal e lavar com esguicho debaixo de chuva mesmo. A quantidades de folhas que grudam nas solas dos sapatos e tênis não estão escritos nos gibis. Eu encontro folhas secas (no outono e inverno) até na minha cama!




            Enquanto eu não tenho a minha casa dos sonhos e meu Mud Room, fico aqui sonhando e admirando essas fotos.













Gostou da ideia?
;-P

15 comentários:

  1. Nao sabia disso nao, mais uma novidade powered by Renato S. Alves

    ResponderExcluir
  2. Por esse nome não conhecia, mas acho bem necessário, porque realmente com as sujeiras que tem aqui, talvez por aí seja menos pois usam mais carro, eu por andar muito a pé, tenho uma estante nos fundos ao lado da cozinha, lavanderia, justamente pra deixar os calçados imundos e o carrinho das compras, com chuva ou sem chuva, já me acostumei principalmente pra proteger meus Pets e sujar menos a casa, o que pouco adianta. A poeria é invencível,rsrs Parabéns Renato por ter bastante trabalho!! que benção!! realmente vc encontrou seu caminho, muito legal de ver.

    ResponderExcluir
  3. Olá Renato, conheci o seu blog por acaso, procurando notícias sobre o canal HGTV no google (gosto dos programas do canal mas aqui no Brasil eles passam em vários canais diferentes e nem sempre são os mais novos)...Sou arquiteto e moro em São Paulo, e assim como você - até por força da nossa profissão - adoro design também! Curiosidade: os americanos são muito resistentes a novidades? tipo uma lavanderia com tanque? fiquei aqui tendo ideias com mud rooms, tanques, lavanderias, rsrs...o que você acha? Parabéns pelo blog (como tantos outros, estou "devorando") e também pelo seu estilo incrível, que transparece o quanto você deve ser um cara bacana; boa sorte sempre aí e ótima semana!
    Jamerson Farias - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamerson
      Há muitas lavanderias com tanques. Tenho certeza que os Americanos não se oporiam. O problema é que quase nunca é deixado espaço nos projetos de arquitetura para isso.
      Eu já vi imagens de Mud Room com lavanderia junto, pia (em vez de tanque) e chuveiro para cachorros, na altura que tem nos petshops. Fantásticos!
      Abração pra vc!

      Excluir
  4. Renato, o bom desses projetos seus é que você no final sempre emagrece 5 kilos, não ?
    Fica super na linha !

    Rapaz, taí algo que já tinha percebido no blog Home Bunch: os mud rooms americanos. Invenção prática que holandês desconhece. E olha que holandês é povo muito prático, eficiente e tem paixão por casas limpas. Acho que por falta de espaço as casas são projetadas com um hall mínimo, cozinha compacta... mud room então nem pensar ! Quando há festinhas na casa de amigos vejo que o pessoal geralmente coloca os cachecóis dentro das mangas e joga os casacos na escada. No final da festa a casa está cheia de folhas e a escada com uma pilha alta de cascos de inverno. Maior confusão, horrível. Na minha casa entrou no hal tem que abrir a porta lateral que dá para a garagem e pendurar o casaco e deixar as botas lá. Há quem more em casas antigas e/ou são antigos sítios onde há a "bij keuken" (annex kitchen), um espaço na entrada lateral ou dos fundos da casa que se comunica com a cozinha. É uma espécie de espaço multiuso, para casacos, mantimentos, máquina de lavar e secar, tábua de passar roupa, roupas e objetos sem uso e que estão aguardando serem toados, etc.
    Adorei seu post, beijão !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana
      Me parece que os Europeus vivem em espaços mais apertados. Mas em climas frios acho excencial ter um mudroom para casacos e botas como você falou. Fiquei contente que você voltou a blogar!!! Depois vou lá olhar!
      Beijão

      Excluir
  5. Uma das coisas que nunca entendi e ate hoje nao entendo foi esta de nao ter tanque. E foi uma das primeiras coisas que mandei instalar, comprar ou fazer. Tipo assim: "ou eu moro com tanque ou nao moro aqui nesta vida.Podemos adiar para a outra" E o tanque apareceu, na garagem, mas apareceu. Eh o chuveiro dos cachorrinhos, lavagem mais dificeis, ta la meu tanque com agua quente e fria, haha. A entrada da minha casa eh o Mud room, mas nao conhecia por este nome, alias nem sabia que tinha nome, mas eh onde ficam sapatos, casacos e tem entrada para garagem , pro office e pro andar de cima. Mas ate hj me incomoda a quantidade de sapatos que os membros da familia insistem em deixar...me da trabalho, viu? A comodidade em deixar ali e a preguica de guardar outros, parece uma sapataria. Nao gusto, acho coisa de" Americano". haha
    Marilia. BC

    ResponderExcluir
  6. olá Renato
    Adorei o post.
    Aliás como uma pessoa com um leve TOC (sim, minha psicológa, disse que é leve). Eu adorei essa idéia. Um lugar para deixar sapatos sujos, e etc por lá mesmo.
    Uma coisa boa, é que em cada projeto vc emagreçe. Eu tenho de procurar um emprego desses. kkkkk
    OK. Só falta contratar vc pra fazer um MUDROOM aqui em casa, no Brasil, sem esqueçer uma pia para banhar a minha rotweiller, sem que eu tenha de me abaixar.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Renato. Aqui no Brasil não tem neve mas eu sempre sonhei com um lugar deste na minha casa. Abraços. Heloisa

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Renato!

    Como sempre mais um post interessante sobre coisas que desconhecemos, esse mud room é muito inteligente. Moro em apto, quando chego de moto em baixo de chuva tenho que tirar a capa no hall, kkk!

    Abraço!

    Daniel

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post! Sonho de consumo um desses!!! Perfeito! Abs. Elaine

    ResponderExcluir
  10. Olá Renato. Eu estava procurando por mud rooms e encontrei seu blog. Muito bacana seu jeito de expor. Observei pelas fotos que alguns mud rooms se parecem closets e/ou estantes abertas né? Vou construir uma casa nova, térrea e um dos maiores problemas que encontro para manter a casa em ordem são aqueles objetos que nos trazemos da rua e vamos colocando sobre a mesa de jantar ou sobre o sofá da sala. Estou pensando em adaptar a idéia do mud room pra projetar um espaço deste na entrada da casa. Vou conversar com o arquiteto sobre isso.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...