quinta-feira, 22 de maio de 2014

Kitchen Backsplash…back o quê??



            Trabalhando como corrector já por quase um ano observo que, algo que sempre os clientes ficam com cara de paisagem é quando os corretores americanos dizem a eles que há várias opções de backsplashes. Aí eu tenho que entrar e explicar o que é backsplash. Alguns corretores de condomínios novos de temporada falam português. São americanos filhos de portugueses ou brasileiros. Até hoje não vi um somente que tivesse uma tradução para a palavra backsplash. Mas o que é o backsplash? 

            No Brasil é comum vermos as cozinhas com azulejos até o teto. Visitando outros países já vi que não faziam assim então, já em 2004, quando reformei minha cozinha no Brasil, só coloquei azulejo em uma parede. Aqui é diferente. Azulejo só vai na frente da pia e do fogão. Esta área entre o granito e o gabinete é chamada de backsplash. Splash pode ser traduzido como espirro de água. Esta parte impermeável das cozinhas americanas é aonde geralmente espera-se que espirre água, gordura, molho de tomate, etc. Para que colocar azulejo na parede oposta ao fogão? Os americanos não vêm sentido nisto, pois é pouco provável que lá haverá espirros de molho de tomate, etc. Mas e se sujar?

Construção de uma cozinha no Brasil
            Nos EUA as cozinhas e banheiros são pintados com tinta lavável. Com um pano molhado limpa-se facilmente. Mas a parede não engordura?? Neste ponto, vale uma explicação.      

            Não sei se a sua família é como a minha, mas na minha casa, fazia-se fritura, quase todos os dias quando eu era criança. Comprava-se 5-8 latas de óleo por mês! Quando já tinhamos por volta de 20 anos já nos demos conta de que as frituras não eram saudáveis, embora minha mãe insistisse nelas por muito tempo. Agora, eu, quarentão faço uma fritura aqui em casa, talvez uma vez a cada mês ou uma vez a cada 2 meses. Um litro de óleo aqui em casa dura por volta de 6-8 meses.

            Nos EUA a propaganda "anti-frituras-colesterol-free" já tem por volta de 30 anos. Dificilmente um americano faz fritura em casa, principalmente as novas gerações. Se quiser comer um salgado, um empanado, ele sai e come na rua. Mesmo porque, as cozinhas americanas sendo abertas, a fritura pega na casa inteira...Um dos meus clientes me pediu um desenho de uma cozinha externa para que, se fossem fazer alguma fritura, fizessem do lado de fora da casa. Agora fica a pergunta que não quer calar. Prático como é o americano...ele não faz fritura em casa porque não é saudável ou porque dá trabalho para limpar? Hummm...

Fazer batatas fritas em casa? Pra quê?!

Antes e depois de uma cozinha que eu projetei em Miami
para um casal de brasileiros. Veja que a backsplash é só
atrás do fogão elétrico. Frituras são feitas na cozinha
externa...

            Então, da maneira que eu vejo, no Brasil, a gente tem essas cozinhas (ou será que tinha??) totalmente separadas dos outros cômodos da casa, com porta e azulejos até o teto. Afinal o marido quer assistir ao jornal e o barulho das batatas fritas atrapalha. Nesta cozinha azulejada até o teto se faz frituras todas as semanas e  existe aquele exaustor lá em cima no canto da parede (que geralmente é nojento de olhar) que joga o cheiro, a fumaça e "parte" da gordura para fora. Uma vez por semana, traz-se a mangueira do quintal ou carrega-se um balde d'água da lavanderia, ensaboam-se as paredes e joga-se água com cândida em tudo, até no lustre e as tomadas que se cuidem! Se não fizer assim não fica limpo. Não é assim?


Desculpe, esta foi a única foto que achei de alguém lavando a cozinha...

            Pois bem a cultura aqui é diferente, o pensamento é diferente. A cozinha é aberta pois quem cozinha quer também participar das conversas e do convívio que acontece na sala e sala de jantar. A mãe quer cozinhar (ou montar pratos), e quer ficar de olho nos filhos que estão na sala, em frente à TV. Não há ralos nas cozinhas. Não se joga água nas paredes porque os gabinetes são de madeira e as paredes são de drywall. Não se joga água no chão. Aspira-se a sujeira e depois é passado o mop com desinfetantes poderosos e pasme...fica limpo! Não se faz nada muito complicado na cozinha e que demore horas e horas. Não se faz fritura porque o cheiro pega na casa inteira e dá muito trabalho pra limpar. É preferível sair, comer fora, assim a sujeira fica para o outro limpar. E provavelmente, aqui nos EUA, vai sair muito mais barato do que fazer em casa. Entendeu?

Depois de bem aspirados, usamos o "mop" (móóp)
para limpar os pisos...
Leia sobre o mop que eu uso aqui em casa neste post


Esta backsplash é bem interessante. Em vez de colocar azulejo ou pastilhas
o proprietário colocou uma placa de vidro...eu já fiz um projeto assim :)
Muito popular no momento são as backsplashes de mosaico
No Brasil chamamos de pastilhas...
Minha opinião de designer: Tome cuidado porque é uma moda
que vai passar rápido. Escolha algo mais neutro...

Esse é muito comum. Quase TODA casa que reforma cozinha põe
este tipo.
Sofisticado e com a "cara da riqueza" é colocar o backsplash do
mesmo granito-mármore-quartz dos balcões...
Se tiver a torneira para colocar água nas panelas então...a concorrência cai seca no
chão de inveja.

23 comentários:

  1. Oi Renato. Muito legal este post. Realmente o americano é muito prático. Brasileiro gosta muito de gastar água à toa. Não demore a colocar outro post, ok? Um abraço. Heloisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasileiro é louco. Minha mãe era loka, fazia a gente lavar o teto!
      abs

      Excluir
  2. Eu thinking about que azulejos em 100 percentile everywhere da cozinha, não estão na moda e são feios pra caramba. já ouvi falar desses "backsplash", mas não sabia o nome dos dito cujos, são lookin' good e charmosos. Mas americano pelo jeito "quer menos trabalho" no possível, afinal ninguém merece ficar enfurnado numa cozinha de um piloto só e ficar todo"perfumado" de banha no corpo todo. rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. ''A concorrencia cai seca no chão de inveja'' hahahahahahah. Amei o post, acho muito bonito esse fogão/cooktop da ultima foto, mas custa uma fortuna. Abs

    ResponderExcluir
  4. Olá.. as cozinhas são um sonho de lindas.... parabéns pela matéria, bem explicada obrigada

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante e explicativo! Adorei! Abs.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante a sua matéria! Adorei! Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante e explicativo! Adorei! Abs.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante e explicativo! Adorei! Abs.

    ResponderExcluir
  9. Eu lendo esta postagem ,acabei de descobrir que a minha cozinha aqui no Rio é neste estilo,eu pessoalmente nunca gostei de cozinha toda de azulejo porque me da impressão de lugar frio,quando reformei meu AP a cozinha foi aberta pra sala, e retirei todos os azulejos ,em frente a pia e fogao botei um espelho colado nesta parede que deixou um ar moderno e limpo,e a cozinha mesmo sendo aberta não deixa cheiro de fritura por causa do exaustor sempre limpo e olha que faço fritas umas 2 X na semana!Abração!

    ResponderExcluir
  10. Renato, legal esta materia. No Brasil estao fazendo as cozinhas identicas. Nao acho funcional pois os brasileiros cozinham, e muito, e a casa inteira fica com cheiro de comida. Cozinha integrada eh para quem cozinha pouco... Seus projetos estao muito bonitos, e o ultimo entao... (com granito). Parabens. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  11. Renato, sei que toda generalização é perigosa, mas tendo a acreditar que os americanos não fazem fritura em casa pelo trabalho de limpar mesmo. Aqui no Rio de Janeiro, onde moro, alguns apartamentos novos copiam esse modelo de cozinha americana e sempre odiei a ideia por conta da sujeira.
    Porém, acho que a questão vai além. Em razão da relativa facilidade (em comparação com a Europa e EUA) com a qual a classe média dispõe de empregada/ faxineira no Brasil, temos alguns hábitos domésticos impensáveis para um estrangeiro: Jogar água nos banheiros e cozinha? Tirar pó dos móveis e varrer a casa diariamente? Passar praticamente todas as roupas?
    Tudo bem que americano, às vezes, passa do limite de ser prático e chega a ser preguiçoso. Porém, acho que brasileiro, principalmente gerações mais velhas, sente a obrigação de estar com a casa sempre impecável como se, a qualquer momento, a rainha da Inglaterra pudesse aparecer para uma visita. xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é o caso da maioria talvez. Aliado ao fato de não terem empregada + o custo de comer fora ou comprar comida pronta. Aqui é muito barato mesmo, tem coisas que não compensa mesmo fazer em casa. Por ex, pizza. Alguns fazem no Brasil, mas compensa a trabalheira sendo que em um bairro tem 3 ou 4?
      Aqui é mais ou menos assim para todo o resto. Pra que fazer um hamburguer em casa se no MC Donald's vc paga 1 dolar pelo sanduíche?
      Eu não compro, mas principalmente as classes mais baixas compram e dão isso de jantar para os filhos!

      Excluir
  12. Adorei seus posts e seus projetos! Aqui no Brasil agora é moda fazer a cozinha aberta e cada vez mais estamos imitando o estilo de vida americano, almoçando fora ou pedindo comida em casa através da Internet, é prático e não suja a casa, creio que muito pela falta de tempo: marido e mulher trabalham fora e também pela dificuldade de se conseguir uma empregada! Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. oi renato. adorei a matéria. sabe se aqui no brasil onde encontro o backsplash???

    ResponderExcluir
  14. boa noite renato.meu nome é heloisa alves.
    gostei muito da matéria, sabe se encontro Backsplash aqui no brasil????
    será que tem por aqui?? queria tenta fazer algo parecido. Obrigada . Heloisa,

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...