segunda-feira, 12 de maio de 2014

Luto...

Queridos leitores

Em primeiro lugar venho agradecer por todas as mensagens enviadas pela página do blog no Facebook. Para quem não sabe, no dia 7 de Maio viajei às pressas ao Brasil para ver minha mãe que só piorava de um quadro de tendinite, lesão na coluna e problemas de estômago. No domingo anterior decidimos interná-la no HC. Embora tivesse passado por 6 médicos no interior, ter feito DIVERSOS exames, ter passado por um médico particular em São Paulo e ter feito um ultra-som no Hospital Alvorada, o câncer em estágio avançado nunca foi detectado. O HC descobriu na segunda feira, em apenas um dia. Cheguei em SP na quarta e tive tempo de conversar um pouco com ela, embora ela já não estivesse fazendo sentido no que dizia. Ela faleceu na manhã seguinte, no dia 8 de Maio. Ainda não entendo e estou um pouco atordoado. 

Sei que foi pela misericódia de Deus (porque eu acredito em Deus) que eu pude vê-la por algumas horas e agradeço a Ele que ela não teve que sofrer por anos a fio como acontece com alguns. Pude me despedir...mas a dor de saber que todos os nossos planos para o futuro não se realizarão é muito forte. A gente ainda ia fazer tantas coisas juntos...ela tinha acabado de receber o visto de turista americano...

Aviso aos queridos leitores que não responderei comentários e não publicarei posts por algumas semanas. Obrigado pela compreensão e que Deus abençoe a todos vocês.

Abs



47 comentários:

  1. Que Deus te abençoe e te ajuda na caminhada.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus a comforte por tudo que ela viveu por aqui...
    Tenha uma ótima semana R.

    ResponderExcluir
  3. Resignação e paciência! Fique com Ele!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Sinto muito Renato. Mas sua mãezinha agora está bem ao lado do Todo Poderoso. Força e fé, que um dia vocês se reencontrarão em um lugar maravilhoso. Camila.

    ResponderExcluir
  5. Caro Amigo,
    Permita-me consolá-lo como eu fui consolado. Na epóca em que perdi a minha querida mãe assim como aconteceu agora com você, meu filho pequeno usou uma frase que ele viu no filme MIB (Homens de Prêto/ No Brasil) e me disse : "- Pai! A vovó não morreu!" Eu olhei para ele e fiquei meio desconcertado com aquela afirmativa, e então ele explicou na inocência dele : "...Ela só voltou para casa!".
    Em todas as grandes obras intelectuais de alguma forma questionamos nossa fé em relação a nossa existência nesse mundo. E o fazemos de diversas formas, com ironia, com curiosidade, e até de forma comparativa.
    Mais tarde assisti o filme para rever a cena, e realmente pude me consolar um pouco. A frase foi proferida quando o protagonista descobre que Elvis Presley como tantos outros artistas e figuras históricas ímpares pela peculiaridade de suas personalidades, eram na realidade extra-terrestres em algum tipo de missão no nosso planeta.
    A morte dele, Elvis Presley, não aconteceu. A missão dele aqui na Terra já estava cumprida. Deixou de existir aqui, voltou para casa.
    Achei isto muito bonito, e mesmo sendo ficção foi uma das coisas que me ajudaram a encontrar paz e aceitação.
    Abraços, fique com Deus!
    Augusto C.G.Galvão
    Fortaleza Ceará

    ResponderExcluir
  6. Compartilhando o triste momento, aceite a minha solidariedade Renato. Como vc disse, ela foi poupada de um sofrimento maior. Meu carinho. Virginia

    ResponderExcluir
  7. nesta hora de dor, meus sentimentos. Tbem perdi minha mae, por um câncer agressivo e não pude me despedir. Era muito pequena e me pouparam. Mas ate hoje não me conformo que esconderam de mim e ela apesar de me chamar para vê-la no hospital, quando eu chegava , ela sempre estava dormindo.(devido a medicação) No teu caso sinta-se abençoado porque ela te esperou para partir. Muita luz, forca e fe para toda a família.

    ResponderExcluir
  8. Renato, sinto muitíssimo pela sua perda. Desejo muita luz e paz para você e sua família. Tenho certeza que Deus estará com todos vocês! Um abraço de um leitor que muito o admira e respeita.

    ResponderExcluir
  9. Já li seu blog inteiro. Fique bem.

    ResponderExcluir
  10. Renato nao esta sendo fácil pra você ne,que Deus te de força a você e toda a família para superar essa dor.
    abraços

    ResponderExcluir
  11. Renato nao esta sendo fácil pra você ne,que Deus te de força a você e toda a família para superar essa dor.
    abraços

    ResponderExcluir
  12. Renato nao esta sendo fácil pra você ne,que Deus te de força a você e toda a família para superar essa dor.
    abraços

    ResponderExcluir
  13. Renato nao esta sendo fácil pra você ne,que Deus te de força a você e toda a família para superar essa dor.
    abraços

    ResponderExcluir
  14. Renato nao esta sendo fácil pra você ne,que Deus te de força a você e toda a família para superar essa dor.
    abraços

    ResponderExcluir
  15. Renato, nao esta sendo fácil ne,
    que Deus proteja você e toda sua família , te dando força nesse momento tao triste da sua vida.
    abraços e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  16. Renato, meus sentimentos. Há um ano também perdi minha mãe, entendo a sua dor. Não há palavras que nos consolem. Apesar disso, ouvimos tudo o que todos tem a nos dizer e continuamos com essa dor. Como você, pensei nos planos que tinha para o futuro e fiquei me questionando o tempo todo, e se tivesse feito isso e se tivesse feito aquilo... um dia, uma pessoa muito querida me disse, hoje você pensa assim, pois agora visualiza cada detalhe de como tudo aconteceu, agora é fácil achar soluções e respostas. Fui aprendendo a não me martirizar tanto. Ter fé é fundamental, acredito que tudo aconteceu da melhor forma possível, a saudade é grande demais e temos que aprender a lidar com ela. A perda também me fez ter medo do futuro, e repensar minhas escolhas. O que posso te dizer é que dia após dia você irá amadurecer tudo isso que está ai dentro te machucando. Leia muito, trabalhe bastante, converse com as pessoas, viva o luto, chore se tiver de chorar e não importa quanto tempo isso dure, um dia você vai acordar mais bem disposto e ficar só com as boas lembranças. Tenha fé! Silvana :)

    ResponderExcluir
  17. Meus sentimentos pela sua perda. Muito bonita a mensagem do Augusto Galvão; vale a leitura quando possível.

    ResponderExcluir
  18. Só quero deixar aqui meus sinceros sentimentos. Abraços Claudia

    ResponderExcluir
  19. Meus sentimentos Renato!
    Muita força para superar esse momento! Ela está ao lado de Deus agora!
    Saudade sim, tristeza nunca!
    Bjos Priscilla.

    ResponderExcluir
  20. Renato, que Deus de forças para você e sua família.
    Fique com Deus e que sua fé não se deixe abalar pois agora ela esta ao lado do Todo Poderoso cuidando da sua família la de cima.
    Deus abençoe você.

    ResponderExcluir
  21. Sinto muito Renato, muito mesmo. A única coisa que posso lhe dizer é confiar em Deus e rezar para que Ele lhe dê o conforto e força que você necessita neste momento. A dor vai passar e no lugar vai ficar a saudade!

    ResponderExcluir
  22. Querido Renato, força e fé nesta hora,que Deus ilumine vc e sua família nessa hora difícil .. um abraço querido amigo ...

    ResponderExcluir
  23. Caro amigo a dor da perda é imensurável, e quero desde já deixar meus sentimentos e minhas orações em vosso favor e de seus familiares para que Deus possa consolar os vossos corações.
    Deixo apenas um breve relato de minha experiência própria, eu não tive mãe e fui criado por minha avó, quando eu tinha 25 anos ela faleceu e me senti muito deprimido, mas Deus me fez entender algo maravilhoso, Ele me disse que ela (minha avó), foi agraciada com todos os dias de um ser humano nesta terra (ela faleceu com 73 anos), ela viveu, casou, teve filhos, não perdeu nenhum, teve netos, também não perdeu nenhum, em fim, teve uma boa vida e chegou a hora dela voltar ao pó, pois do pó fomos todos feito. Caro amigo, a dor foi grande, mas isto me fez entender que infelizmente essas perdas também fazem parte da vida. Deus te abençoe e conforte o seu coração. abs

    ResponderExcluir
  24. Meus sentimentos Renato. Aproveite para recordar os bons momentos com ela. Tem coisas que fazem parte da vida e não temos muito o que fazer. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  25. Meus sentimentos, Renato!!! Que Deus conforte seu coração!!!! Abraço.

    ResponderExcluir
  26. Meus sentimentos, Renato!!! Que Deus conforte seu coração!!! Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Caro Renato,
    Peço a Deus que Ele conforte o seu coração!
    Sei o quanto está sofrendo... tb perdi minha mãe, mas gostaria de sugerir:
    Siga sua vida com honestidade, trabalho e muito amor no coração.
    Sua missão ainda não acabou!
    Planos para o futuro? É frustrante, mas lembre-se que a missão dela acabou!
    Hoje ela já vive a eternidade sem dor e sofrimento. Só alegrias e gozo!!!
    Acima de tudo, eu creio que suas realizações daqui pra frente terão um sabor de vitória plena... especialmente para ela!
    Fique bem! Deus te abençoe sempre!
    Abçs cheios de carinho,
    Beatriz
    By the way... vc se parece muito com ela!!!

    ResponderExcluir
  28. Sinto muito, já perdi pessoas próximas assim e sei como é dificil, mas com o tempo você aprende a lidar. Eu tive uma tia e uma colega de trabalho que passaram pela mesma situação: passaram por vários médicos, fizeram tratamentos e demorou muito para que alguém fizesse o diagnostico correto. Infelizmente, perdi minha tia e minha colega de trabalho ficou com sequelas bem sérias.
    Espero que as pessoas que convivem com você possam conforta-lo, que vc fique bem.

    Raquel

    ResponderExcluir
  29. Que Deus lhe conforte.

    Nosso tempo aqui é muito curto mesmo:

    "Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece."
    Tiago 4:14

    ResponderExcluir
  30. Sinto muitíssimo, Renato… Eu sei bem que esse é o pior pesadelo para quem, como nós, vive no exterior: perder um parente muito próximo de uma hora pra outra. Sei que não é o suficiente, mas que bom que vc conseguiu ao menos se despedir, espero que isso te conforte de alguma forma. Te desejo muita forca para passar por essas primeiras semanas!

    Abs, Denise

    ResponderExcluir
  31. Sinto muito por vc e sua família Renato. Sua mãe parecia ser muito, muito querida. Tenho certeza de q ela está em paz agora. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  32. Sinto muito Renato, que Deus conforte seu coração. Leio seu blog ha anos te acho um cara sensacional.

    ResponderExcluir
  33. Renato que Deus conforte seu coração.

    ResponderExcluir
  34. Meus pêsames e que Deus te abençoe renato..

    ResponderExcluir
  35. Meus sentimentos Renato,apesar da grande tristesa e dor que vc deve estar sentindo agora ,em breve a tristeza vai passar e a saudade é que vai ficar com um sentimento de agradecimentoa Deus pelo tempo que voce pode ficar junto dela,Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  36. Meus pêsames, Renato. Tenha muita fé em Deus. Ele sabe o que faz mesmo quando não concordamos com ele.

    ResponderExcluir
  37. Meus pêsames pra você, Renato! Não sei como é essa dor, então mesmo só você e Deus poderão entender o que estás sentindo, mas eu sei que a dor da perda não é fácil pra ninguém. Morte é algo complicado, mas como já vi que você tem fé, que ela te dê forças para continuar a sua vida e ser feliz, porque pode ser uma frase clichê, mas eu sei que é o que ela queria, ainda mais tendo um filho maravilhoso como você. Ela foi em paz, tenho certeza!

    Abraços e até a sua volta. Se precisar de algo, mesmo que possa parecer que eu não tenho como te ajudar, dá de tentar...
    Priscilla F. Corrêa

    ResponderExcluir
  38. Renato, acompanho sempre seu blog e lamento muito pela fatalidade com sua mãe.
    No Brasil nada mais funciona, infelizmente.
    Desejo muita força para você e toda sua família.
    Procure conforto em Deus sempre.
    Denise Mauá

    ResponderExcluir
  39. Renato, que Deus possa aliviar sua dor, meus sentimentos
    Tania

    ResponderExcluir
  40. Rê, sei bem o que você está sentindo. Ano passado meu pai faleceu em menos de 20 dias, quando detectaram o câncer já em estágio avançado. Nossa família ainda tinha muitos planos futuros, mais infelizmente estamos aqui a serviço de Deus e não sabemos quando será a nossa partida. Então temos mesmo que viver intensamente, com alegria, mostrar e demonstrar o amor para quem amamos e viver até que seja feita a vontade de Deus. Força amigo, bj

    ResponderExcluir
  41. Obrigado Maga
    Bjs

    Obrigado a todas as mensagens!
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  42. Bom dia Renato, me chamo Márcio e acompanho seu blog há pouco tempo, mas gosto muito de ler todas as matérias, sou brasileiro com orgulho, mas admiro demais os americanos, até por ser Administrador e ficar impressionado como por ai as coisas funcionam.....infelizmente ao ver as novidades do blog me deparei com essa noticia tão triste, meus pêsames e que Deus te conforte, aplaque essa dor no seu coração e te dê forças para seguir em frente.

    God bless you!!

    ResponderExcluir
  43. Irmão. Meus sentimentos. Que Deus continue iluminando o seu caminho. Tenha fé. Abraço.

    ResponderExcluir
  44. Eu estava de férias e fiquei um tempo sem ler o blog. Sinto muito pela sua perda. Ainda bem que você pôde se despedir dela. Fique com Deus!!

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...