sábado, 6 de junho de 2015

O que é o Uber?


          Ontem por um acaso vi uma propaganda no meu Facebook dizendo que o CEO do UBER comemorava 1 milhão de "corridas". Pesquisando um pouco na internet achei outro artigo de jornal eletrônico mostrando passeatas de motoristas de taxi contra o UBER e também processos na justiça contra a empresa fundada em 2010. Mas nada que dissesse que raios é esse tal de UBER? Inclusive alguns dos meus amigos no Facebook curtiram a página de fãs deles.

              Pesquisando mais um pouco descobri que o UBER pode ser uma ferramenta muito útil. Há vários videos no Youtube a respeito do UBER. O UBER é um aplicativo de "rides" (caronas ou corridas). Certa vez em Paris, o dono fundador não conseguia achar um taxi disponível e estava atrasado. Pensou então, "como seria legal um aplicativo que pessoas comuns viessem te pegar e recebessem por isso". A ideia saiu da mente e do papel e foi parar na prática, ou seja, nos telefones celulares de milhões de pessoas. Hoje, nem precisa dizer, os donos fundadores estão nadando no dinheiro.

As propagandas do Uber dizem
"Uber é o seu motorista particular"
                O UBER é um aplicativo que você instala no seu telefone depois de se cadastrar pela internet. Há duas maneiras de se registrar e usar o UBER. A primeira é como usuário que precisa das corridas. É preciso registrar um cartão de crédito para pagamento. A pessoa que possui o UBER no telefone precisa de um serviço de transporte, abre o aplicativo (que já reconhece aonde ela se encontra), digita o lugar que pretende ir, o tipo de carro (sedan, SUV, luxo, etc) e o UBER além de calcular o valor da corrida, chama o motorista mais próximo que pega a pessoa e a leva ao local desejado. 

As corridas são mais baratas que os taxis e um programa
é quem calcula por distância ou minutos.
Não é preciso dar gorjetas nem ter dinheiro com você.

                 A outra maneira é sendo motorista. Qualquer pessoa pode ser motorista. Alguém que tenha um carro e esta desempregado pode ganhar dinheiro com essas corridas. A vantagem aqui nos EUA é que não se dá gorjetas do UBER. O dinheiro vai para você, depois que o UBER pega a comissão dele. É possível também para o motorista, dizer quais períodos vai estar disponível para fazer as corridas. Para se cadastrar como motorista, é preciso ter conta bancária e documentos. Assim o UBER faz os depósitos na conta do motorista. 



                 Quem usou gostou muito. Além de ser uma maneira de fazer contatos e amizades, pode ser uma fonte de renda. Eu acredito que possa ser seguro também, pois além de se registrar, fornecer documentos e dados bancários, o UBER registra todas as corridas. Se alguém se meter a fazer algo errado, está tudo registrado. 

                 Outra coisa insteressante é que é possível avaliar o motorista. E também o motorista pode avaliar o passageiro! Já pensou, você cliente, sendo avaliado pelo motorista? O mundo está mudando mesmo... o Uber já está disponível em 300 cidades de 58 países.

                Especialmente para aqueles que estão saindo de férias nas grandes cidades, é uma boa opção ter o Uber, inclusive escolher o carro e o motorista. Não é à toa que locadoras de carros e empresas de taxis estão movendo processos e organizando protestos contra o Uber. É duro ter concorrência e ter que reduzir os preços, não acha?

Com o Uber é possível dividir a conta com amigos que também
possuem o aplicativo


         Infelizmente como a natureza humana é a mais complicada de todas, há relatos não tão bons na internet de pessoas que foram lesadas por motoristas que fingiram não saber a rota e muitas outras coisas mais. Depois de ler e assistir alguns vídeos, eu penso que pode ser bom, se as alternativas mais comuns não estiverem disponíveis. Por exemplo, se você já não contratou serviço de traslado, não há taxis disponíveis e assim por diante. Daí quem sabe não pode arriscar um motorista do Uber?

24 comentários:

  1. Oi Renato, td bem ??? Tivemos um casal de amigos hospedados aqui em casa que usou este serviço de Miami até Davie que é + ou - 1 hora eles pagaram apenas 40 dolares, muiot barato. Porém mesmo aqui nos Eua eu fico com meu pezinho atrás... Quem é brasileiro e já foi lesado alguma vez sempre prefere a precaução que é o meu caso. rs...

    ResponderExcluir
  2. Olá Renato,a ideia pode ser boa ,mas não é nada justo com os taxistas,inclusive houve uma serie de protestos a poucos meses em grandes capitais aqui do Brasil como São Paulo,Rio de janeiro,Brasilia ,etc.,Não sei como é a realidade dos taxistas aí no EUA,mas aqui no Brasil,eles pagam impostos altisimos,tem preço tabelado,e o pior tem que pagar carissimo para comprar ou alugar uma licensa de taxista !Aqui no Brasil na verdade eu não acho caro taxi ,se voce vai pra um local muito distante pode usar trem,metro,taxi acaba sendo pra locais proximo ou tarde da noite depois de beber todas.Abraço carinhoso André!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André!
      Mas é fácil, é só vender o taxi e começar a trabalhar para o Uber. :-)
      Ou o governo baixar os impostos para taxistas, que por sinal, tem grandes descontos na compra dos carros, não é?
      Eu não sei André, me dei tão mal com taxistas no Brasil...e quem trabalha para o Uber, tem que pagar impostos também. Mas confesso que se fosse no Brasil talvez não usasse o Uber por medo...

      Eu sou da livre concorrência. Lembra quando as vans e lotações começaram? Ajuda muito o povo quando há concorrência
      Abração pra vc também!

      Excluir
  3. Boa noite Renato.Eu já fui lesado em Porto Alegre,do aeroporto para o hotel paguei 20 reais e do hotel para o aeroporto me cobraram 40 reais,o malandro deu uma volta gigante e ainda quase perco o vôo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Renato!
    Primeiramente parabéns pela matéria. Gostaria de saber se somente com a carteira de habilitação internacional já posso trabalhar no Uber? E se para quem ficará provisoriamente por um período de 4 a 6 meses, vale a pena já q será necessário adquirir um veículo? Nesse caso, se perde muito dinheiro com compra e venda de usados como aqui no Brasil? Desde já agradeço! Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá... não quero ter que alugar carro em Miami, me preocupar com estacionamento etc. Estou pensando em usar o uber, mas não sei se é ilegal aí. Aqui no Brasil está um problema... é seguro pegar o uber aí, ou se fomos parados a polícia pode nos prender?

    ResponderExcluir
  7. Amigo com o visto de turista ou estudante eu posso trabalhar com o Uber? Quais os documentos são necessários para entrar?

    ResponderExcluir
  8. pra pegra taxi pelo Uber..a unica forma de pagamento é cartão de credito?Pode ser em dinheiro?

    ResponderExcluir
  9. pra pegra taxi pelo Uber..a unica forma de pagamento é cartão de credito?Pode ser em dinheiro?

    ResponderExcluir
  10. boa noite.pra pedir taxi pelo uber..a unica forma de pagamento eh em cartao de credito?ou pode ser em dinheiro?

    ResponderExcluir
  11. gostaria de saber sou brasileiro estou como turista tenho habilatação de Orlando posso trabalhar na uber ?

    ResponderExcluir
  12. Também queria saber. .só pode pagar com cartão? ?

    ResponderExcluir
  13. Eu Ganho bem dirigindo com a Uber e acho que você vai gostar também. Veja os detalhes: https://partners.uber.com/i/pakfcakp7

    Sem burocracia, ativação rápida e ainda ganha uma comissão extra ao completar 20 corridas.

    Para Vc passageiro que alem de desfrutar do excelente serviço UBER quer economizer e ganhar um desconto, se cadastre com esse código e ganhe até 20 reais de desconto: jb48fph4ue

    Boas viagens!!

    ResponderExcluir
  14. Oi o que preciso para trabalhar com uber nos estados unidos começando do zero. Tenho carteira motorista brasileira e internacional e visto válido até 2025. Pode me mandar as respostas pelo email para agente ir tirando as dúvidas? praticad@hotmail
    com

    ResponderExcluir
  15. Oi o que preciso para trabalhar com uber nos estados unidos começando do zero. Tenho carteira motorista brasileira e internacional e visto válido até 2025. Pode me mandar as respostas pelo email para agente ir tirando as dúvidas? praticad@hotmail
    com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não respondo individualmente por email. Se você for à página do Uber nos EUA já saberia, nem precisaria perguntar.
      Precisa de carteira de motorista americana.
      Abs

      Excluir
  16. Presado Renato
    Trabalho em São Paulo como Uber a 3 mês, tenho inglês básico gostaria de fazer um intercambio e nesse período trabalhar como uber para complementar as despesas, para se tronar parceiro com carro Locado e a permissão internacional de dirigir e possível, a localização de parceiros tem algum canal acessível. Muito obrigado pela atenção grato. Gutemberg

    ResponderExcluir
  17. Sei que precisa de documentos americanos, tipo drive license e social security, e sobre a forma de pagamento, só cartão . Entrem no site para ver

    ResponderExcluir
  18. Oi pessoal, para trabalhar no Uber, sei que precisa de documentos americanos, tipo drive license e social security, e sobre a forma de pagamento, só cartão . Entrem no site para ver

    ResponderExcluir
  19. Olá Renato

    Gostaria de saber se um brasileiro que estiver fazendo um curso de inglês de curta duração (dois meses) pode se cadastrar no Uber para ser motorista aí nos EUA. Obrigado.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...