Vivendo em São Paulo quase toda a
minha vida eu ouvi falar de alergia a pólen uma vez na vida. O fato é que na
Flórida e em outras partes dos EUA é bem comum este tipo de alergia e no
Mississipi está localizada a cidade com maior índice de pólen no ar e isso é um
grande problema para muita gente.
Os que são leitores do blog sabem
que eu tenho uma cocker spaniel chamada Annabelle (pronuncia-se Anabél). Já no
primeiro ano em casa ela teve uma "rash", ou seja uma reação
alérgica. Na verdade duas. Uma nas costas, causada por alergia a picadas de
pulgas (na época eu a levava para o Dog Park e ela voltava infestada). A outra
em toda a barriga e chamamos a veterinária para olhar. Ela nos perguntou se no
dia que começou havíamos cortado a grama e dissemos que sim. Estranhamente
começou depois disso e ela estava no quintal quando cortamos. A veterinária
então diagnosticou como alergia a pólen. Pólen que vem do ar e se deposita na
grama e o pólen da própria grama. Agora toda a primavera é o festival da "cocação"
para a Annabelle e em alguns dias que está muito ruim, além do usual Benadryl
ela toma também um corticóide mais forte chamado Prednisone. Mas tomamos alguns cuidados. Ela fica dentro de casa quando cortamos a grama e além disso, molhamos com esguicho após o corte, pois até pelas patas o pólen pode entrar no organismo dela. O pólen é tão intenso na Flórida que em certos dias os carros ficam com uma camada verde.
Mas na semana passada o André, meu
irmão começou com uma alergia nos pés que passou para os braços que passou para
a barriga e que se espalhou pelo corpo inteiro. Foi meio assustador. Como ele
chegou somente há 6 meses e ainda não chegou o Green Card, Social Security
Number, etc ele não fez seguro saúde. Tomou benadryl mas de nada adiantou.
Quando ele me enviou uma foto que eu quase caí de costas, falei pra ele que era
hora de levá-lo no Centra Care. Eu escrevi sobre o Centra Care neste post.
Lá no Centra Care, o médico viu
mesmo que era um problema de reação alérgica e não doença de pele. Disse também
que o benadryl não iria resolver e passou o Prednisone mais um outro medicamento
para a coceira por 7 dias. A conta total, incluindo os medicamentos foi de USD
209.00.
Quando ele acordou e mandou essa foto, eu disse a ele é hora de ir ao médico! |
O André ficou paranóico tentando
descobrir a causa da reação alérgica pensando em tudo o que comeu e tudo o que
fez. Nada fazia muito sentido. Foi então que 2 dias atrás, ele resolveu nadar
na piscina do condomínio e notou que na superfície da água havia uma camada
verde de pólen. Mesmo assim entrou na piscina e depois de 15 minutos, a reação
alérgica tinha voltado de forma intensa. Descobrimos, ele é alérgico a pólen.
Depois tudo fez sentido. Quando começou a aparecer, o horário que piorava, as janelas abertas do apartamento dele, dirigir com as janelas do carro abertas, etc. E eu vou
escrever aqui alguma coisa, resultado da minha pesquisa e que o André fez
também. Erros que pra quem tem alergia, é melhor tomar muito cuidado pois
dependendo do grau de alergia, pode levar a morte.
Erros comuns a se evitar
1- Não ir atrás para saber que tipo de alergia possui. Há vários tipos de pólen. Uma vez que alguém vai aqui nos EUA a um clínico geral, pode pedir a indicação de um especialista em alergia para fazer o teste de vários tipos de pólen e outras agentes também.
2- Evitar o contato com o agente a que se é alérgico em vez de manter o contato e tomar remédios. Por exemplo, quem é alérgico a pólen deve ficar dentro de casa nos horários de pico, evitar caminhada entre árvores e ou parques com flores. Não cortar a grama (pedir para alguém ou pagar para cortar), etc. Há um website que mostra o grau de pólen no dia e até por bairro e horários!
https://www.pollen.com |
3- Abrir as janelas para deixar entrar o ar fresco é um erro comum na primavera para quem é alérgico. O pólen entra e se deposita na mobília, nas camas, etc. Em Orlando, na Flórida e em quase todo o país, as casas são equipadas com ar condicionado que possui filtros que barram o pólen de entrar dentro da residência.
4- Tomar banho de manhã. Brasileiros tomam banho de manhã, na hora do almoço, no café da tarde e à noite. Não vejo como isso pode ser um problema para nós. Mas quem é alérgico deve tomar banho antes de dormir ou levará o pólen para a cama. Também é preciso lavar toda a roupa que se usou dourante o dia, todas as vezes.
5- Dirigir com as janelas do carro abertas. Quem é alérgico, na primavera tem que andar com o ar ligado e fechar as janelas.
6- Não secar as roupas ao ar livre. O que, nos EUA, nas cidades, pode até ser proibido se ficar aparente a vizinhos. Aqui todos têm secadora, até pobres.
7- Eu acrescentaria mais um por experiência pessoal. NÃO NADE EM PISCINA QUE NÃO ESTÁ COM O FILTRO E MOTOR LIGADO E QUE HÁ CAMADA DE PÓLEN NA SUPERFÍCIE. Pode custar caro :-)
Há muita informação sobre alergia a pólen na internet. Meu intuito não é dar aula sobre o assunto e sim algumas dicas para quem vive ou vai passar férias nos EUA e tem essa preocupação.
Olá Renato
ResponderExcluirFiquei pasma com a alergia do seu irmão, não imaginei que existia esse tipo de alergia. O pior é que o pólen voa para todo lugar, difícil de controlar...
Abraços
Não é?
ExcluirBjs querida
Oi Renato, quanto tempo...anda trabalhando muito, neh??? Coincidência que hoje foi que eu descobri esse remédio PREDNISONA(aqui é esse nome)procurando alguma resposta pros meus Pets tanto a gata quanto a dalmata,não sei se tem relação,depois que foram castradas, estão sempre com problema de pele, agora é a Dalmata. Está sob controle,mas tenho q descobri a causa real. Vi esse medicamento aqui:http://pt.wikihow.com/Diagnosticar-e-Tratar-os-Problemas-de-Pele-de-seu-Cachorro, muito esclarecedor,justo hoje, nunca tinha ouvido falar desse remédio, que é muito forte, por enquanto uso vinagre de maçã, melhora e alivia. Que bom q seu irmão descobriu a causa e tomou o mesmo remédio da Anabelle, então serve pra humano também, nem sabia. Um abraço.
ResponderExcluirOi Wilma
ExcluirEntão, a veterinária falou pra dar pra Annabelle em último caso, só se ficar ruim mesmo pois é um remédio forte mesmo. Vamos dando o Benadryl, quando piora muito damos o Prednisone
Bjs!
Renato eu achava que não tinha alergia a nada até viajar para Paris em 2014.Cheguei em plena na Primavera,clima agradavel e a cidade de Paris linda toda florida em uma quantidade que eu nunca tinha visto aqui no Brasil, 2 dias depois fui dormir bem e acordei com muita dificuldade de respirar como se tivesse asma,meu corpo esta inteiro vermelho (igual a foto do seu irmaõ) e me coçava todo,fui ao hospital e descobri que era uma reação alergica a polen,eu não sabia que exitia este tipo de alergia,o médico passou um remédio anti alergico por 7 dias, inje~ção pra acabar com a coceira terrivel que eu estava,mas acabei sendo internado ( a força porque eu não queria) por causa da falta de ar ,fiquei no oxigenio por 2 dias até melhorar,o médico disse que se eu não fosse logo ao hospital poderia ter morrido porque a reação alérgica foi muito intensa.Detalhe com minha mãe que tem rinite não aconteceu absolutamente nada,vai entender!PS:Mesmo ficando internado no hospital ,feito exames,e recebido os remédios eles não me cobraram Nada,fique surpreso de um atendimento tão bom em hospital gratuito em Paris.mesmo eu sendo um turista!Abraço !
ResponderExcluirNOssa Andre que experiência! Isso é França amigo. Todo tratamento médico lá é pago pelo governo e o tratamento é de primeiro mundo. Sim a alergia a pólen é terrivel mesmo
ExcluirAbs!
Renato amigão, sempre esclarecedor e pensando nos amigos, valeu pela dica! Uma dica para a Anabelle. Temos um problema de pulga e carrapatos muito intenso aqui em Fortaleza. Resolvi o caso dos meus Pets passando neles um talco inseticida, que não é tóxico para os cães e gatos!Uso as seguinte marcas aqui no Brasil: Pulgoff,Ecovet, Maddog! Aplica-se passando em todo o corpo do animal, protegendo focinho e olhos e não deixar cair dentro da orelha, depois você escova só um pouquinho sem retirar o excesso do talco. Pulverize o cantinho ou a caminha do animal, casinha, onde ele costuma ficar descansando em geral também. São produtos a base de Piretrina, e são mais eficazes do que as tais coleiras (que podem matar pequenos animais e filhotes!), as gotinhas ou injeções no dorso, e etc. Se o animal estiver infestado, aplique fora de casa, inclusive ajudando a espalhar com as mãos, como se estivesse revirando o pêlo do animal, procure proteger sua boca, olhos e nariz para não respirar o pó do medicamento. Você verá depois de algumas horas, pulgas e carrapatos caírem mortos e secos do animal e nunca mais ele ficará infestado! Deve ser aplicado a cada três meses! Nesse meio tempo não dê banho no cachorro, senão o produto vai embora!
ResponderExcluirEspero ter ajudado!
Abraços!
P.S. Há tempos, sugeri que você criasse um canal no Youtube mostrando seus projetos de decoração de interiores depois de pronto! Pensou nisto?
Oi Galvan
ExcluirObrigado pelo excelente comentário. Aqui na Flórida também é bem pesado o problema das pulgas. Eu resolvi de vez dando um remédio que também é para o verme do coração e mais uma coisa que não lembro. Nunca mais tiveram. Como vivemos em uma área de muitos lagos, os bichinhos precisam tomar, chama-se Trifexis. Nunca mais tiveram pulgas. Também eu jogo um incetiscida de grama e plantas onde as pulgas vivem no quintal inteiro. Após secar, os caes e gatos podem ir ao quintal livremente. Vende no Home Depot, é porreta!
Amigo não tenho tido tempo nem de respirar. Pensei em fazer um canal, mas dá tanto trabalho, quem sabe no futuro?
Abração!!
Renato uma duvida:Vc sabe o porque dessa quantidade tão grande de polen ai na florida,já que o clima e as plantas são parecidos com as regioes quentes aqui do Brasil que não tem esse problema!
ResponderExcluirOi André
ExcluirO que eu ouvi falar é pela quantidade de árvores e plantas. Lembre-se que aqui era um pântano e as cidades são cobertas por árvores que soltam pólen também
Abs