quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O Furacão Matthew

   

       Este é o ano que ficará na história como o ano em que o furacão Matthew atingiu a costa da Flórida. Faz quase uma década que a Flórida não era atingida por um furacão. Todos os anos, no início da temporada que vai de Junho a Novembro, os repórteres e meteorologistas dizem, "pode ser esse ano". E esse ano chegou.

          Os americanos estão monitorando essa tempestade por volta de 20 dias. Todos os dias no noticiário alguma notícia da tempestade era transmitida ao público mas, somente na semana passada é que chegaram à triste constatação que a tempestade se organizou à categoria de Furacão e a Flórida está na rota do furacão Matthew. Alguns ficam curiosos de saber o que está se passando por aqui no momento. 




          Em primeiro lugar eu queria dizer que eu fico abismado com a falta de informação (e de interesse) de muitos brasileios que moram em Orlando. Segunda feira muitos sequer sabiam que havia um furacão em nossa direção. Outros diziam que não iriam comprar nada (água, velas, comida em lata, etc). Uma desinformação total e por que? Por que não assistem ao noticiário. Muitos porque não entendem a língua e outros desinteresse mesmo. Estão mais preocupados com o que passa no Instagram!

          A qualquer hora do dia, só se fala nisso. O governador da Flórida Rick Scott deu várias entrevistas durante a semana dizendo que, se realmente essa tempestade viesse em nossa direção, as consequências seriam devastadoras. Principalmente para quem vive no litoral. 


Rick Scott disse: "Fuja! Fuja agora!!"

           A situação no momento é tensa, muito tensa. Uma expectativa incerta terrível, principalmente para mim que nunca enfrentei um furacão e já na minha primeira vez, estarei sozinho em casa com 3 cachorros. 

No começo pensava-se que Matthew iria mais para o oceâno
Pressões atmosféricas empurraram Mathew para a
esquerda trazendo a tempestade mais próxima da
costa da Flórida
 - Os noticiários fornecem a todo momento telefones e endereços de abrigos, abrigos que aceitam animais de estimação, abrigos para animais de estimação, horária de evacuação, obrigatoriedade de evacuação para certas áreas, rotas, listas do que comprar e uma infinidade de outras informações. 

 - É incrível a organização dos americanos. As soluções, o apoio das autoridades, os voluntários, as provisões sem custo. É muito bonito de ver a união, que não é de última hora, tem sido tudo planejado desde que se constatou que o risco era grande, há mais de 10 dias. 

 - Os supermercados e postos de gasolina estavam um caos para quem deixou para a última hora. Já na segunda feira eu fiz a minha lista e me danei para o supermercado. Quem deixou para ontem não encontrou água, comida em lata, nem mesmo gasolina nos postos. Ou filas de até 2 milhas para abastecer. E porque abastecer? Para fugir? Não amigo, quem tiver que fugir já devia ter fugido, o tanque cheio é porque se a luz acabar por uma semana as bombas dos postos não funcionam.




 - Quem tem que evacuar? Basicamente quem está no litoral e em áreas de alagamento. Repórteres e autoridades estão implorando para as pessoas reconsiderarem pois muitos estão se negando a evacuar. São esses que geralmente viram as vítimas do Furacão. As autoridades já avisaram que se algo acontecer a estes durante a tempestade, estes não receberão ajuda até que a tempestade passe. Estão por conta própria. É realmente assustador se pensar que pode haver ondas e alagamento de até 3 metros de altura. Me corta o coração pensar nos animais de estimação dessas pessoas que não têm a mínima idéia da decisão que seus donos estão tomando.



 - Nós que não estamos na costa não precisamos evacuar mas há muitas coisas que devemos fazer. Recolher tudo no quintal que possa sair voando. Cadeiras, mesas, vasos leves, etc. Se preparar com água e mantimentos, também baterias, pilhas, velas, etc. Carregar todos os telefones celulares, pads, etc. 

         Só nos resta agora esperar. Eu, por incrível que pareça, tenho um cliente agora de manhã que veio a Orlando somente para ver um condomínio e volta ao Brasil no sábado. Tem que ser agora de manhã ou esquece. Depois vou dormir porque durante a noite tenho certeza que vai ser difícil pregar o olho. Além do barulho e do fato que meu cachorro Dexter vai surtar, é bom ficar acordado e de olho, pois se algo acontecer há como tomar alguma providência. Uma janela quebrada, um barulho de árvore rachando (pessoas relatam que ouvem) e outros. Vai ser uma longa noite e que Deus ajude a todos. Principalmente que as pessoas ajam com responsabilidade e protejam-se pois o estado está provendo tudo a seu dispor para que ninguém saia machucado ou perca sua vida por conta do Matthew.

A última previsão é que Matthew pode inclusive rotacionar
e voltar novamente em nossa direção.
Um outro furacão Nicole está se formando no Atlântico e
pode também atingir a Flórida

17 comentários:

  1. Terrível, Renato! Não vale a pena "escafeder-se" para o lado oeste, ou algo assim? Abs

    ResponderExcluir
  2. Que Deus proteja vocês todos na Florida e por onde o furacão passar! Estamos orando por todos!
    Vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
  3. Meu caro, boa sorte. Que transcorra tudo bem e possa relatar esta experiência

    ResponderExcluir
  4. Deus te proteja e a todas as pessoas que estão nessa situação! Rezando muito por vcs! Vai passar!!! Abraço

    ResponderExcluir
  5. Se cuida por aí Bro! A coisa aí vai ficar draculeja! Transilvânica mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, boa sorte a todos por aí, estou indo para Miami na segunda e em seguida para Orlando, pelo o que dizem por aí, será que até segunda a situação estará mais tranquila?

    ResponderExcluir
  7. Cuide-se e que Deus te proteja.

    ResponderExcluir
  8. Renato.. tenho compartilhado os seus posts sobre o furacão no face... espero ter ajudado... Desejo de coração q vc e seus bichinhos fiquem bem... cuide-se e cuide deles... vou ficar torcendo pra tudo dar certo... abraços!! Mande noticias sempre q possivel...

    ResponderExcluir
  9. Renato que Deus te de forças e te proteja .Tudo vai dar certo,Deus nao desampara seus filhos.fique com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Interessante como nutrimos carinho por alguem que conhecemos pela net, ontem assistindo ao noticiario me lembrei de voce . Sua casa tem porão ? Nos mande noticias quando der.
    Bjs

    Anna Lara

    ResponderExcluir
  11. Que tristeza! Estou acompanhando tudo, que Deus vos abencoe e vos livre.

    ResponderExcluir
  12. Que tristeza, estou acompanhando tudo que Deus vos abencoe e vos livre.

    ResponderExcluir
  13. Que tristeza! Estou acompanhando tudo, que Deus vos abencoe e vos livre.

    ResponderExcluir
  14. Que Deus proteja todos. Se puder de algo p os cães ficarem calmos. Os animais são muitoooo sensíveis e podem ficar desnorteados e virem a brigar por conta da energia que se concretiza incluindo a sua de apreensão. Fiquem bem!!!!

    ResponderExcluir
  15. Renato não seria melhor mesmo ai, você procurar por um abrigo? Eu ouvi a Leila Cordeiro jornalista que mora por perto e ela também não iria sair de casa pq disse que mora em edificio...porém do jeito que falam desse Furacão,acho por bem ficar bem longe dele...Torcendo que tudo fique bem com voce e seus anjos de quatro patas...

    ResponderExcluir
  16. REnato, desejo realmente que os estragos tenham sido mínimos nesses dias, sem muito caos! Lembrei-me de quando estive em Miami em 2004 e houve ameaça de furação. Brasileiro é sempre desligado dessas coisas e da dimensão de um evento desses! Eu me lembro dos noticiários e das pessoas se preparando para o pior e eu nem estava ligando. Parecia simplesmente surreal, como algo que você ouve falar, mas não vai acontecer contigo! E na época aconteceu assim: 'o acaso vai me proteger, enquanto eu andar distraído' - incrivelmente o furação mudou de rota e escapei por pouco dessa experiência terrível. Desejo suporte bem o Matthew, que já mostrou seu potencial destrutivo no Haiti (pobres haitianos...)...

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...