segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Como Funciona o Date nos EUA?


Para quem não é nascido neste país, o "date", a forma como os americanos cortejam é algo meio confuso. Vê-se nos filmes fulano vai convidar a fulana para um "date". "Did you ask her on a date yet?"(já convidou ela para um date?). Ou, "first you have to ask me on a date baby" (essa frase é clássica s significa, antes "daquilo" tem que me convidar para um date, pode ser um jantar). Mas o que é realmente o date e qual a diferença do date ou simplesmente sair?

Date pode significar sair com a pessoa que se tem interesse romântico por uma, duas ou mais vezes. Quando se diz que alguém está "dating" pode significar que a pessoa está namorando. Eu tenho dificuldade de saber se o dating é namorando ou "se encontrando" e os americanos também. Fazendo uma pesquisa na qual eu li 6 artigos percebi que não sou só eu. Até os americanos não sabem muito a diferença e os "experts" dão as pistas. Por exemplo, se alguém receber flores, é claro que é um date. Se a pessoa vem te buscar em casa e abre a porta do carro, é um date também (no caso dos homens convidando).



Algumas coisas são óbvias e muito parecidas. Em um primeiro date, é claro, não se vai desarrumado, sem tomar banho, não se fala dos "exs" (ex-marido, ex-namorado, ex-emprego), de política, de religião, etc e principalmente de doenças.  Eu fui a um date onde o rapaz me disse que a mochila que carregava continha os medicamentos que ele tomava diariamente, inclusive instruções caso ele tivesse um súbito ataque epilético, sem mencionar o cabelo ensebado, a barba suja, dentes e dedos manchados de nicotina e o fato de ele viver com a ex transgender do falecido marido. Muito complicado pra mim, que nem sequer entendi se a transgender do falecido era mulher que virou homem ou o contrário. Quase todo mundo tem um caso de date do inferno para contar. 


Quando alguém conhece outra pessoa e se interessa por ela, depois de alguns "clues" (insights, pistas) geralmente quem está interessado pede a pessoa em um date (ask on a date). O date pode ser um jantar, uma caminhada no parque, basicamente é um encontro onde as pessoas irão se conhecer. Famosos hoje estão os websites de "online dating" onde a pessoa faz um perfil e sai para conhecer outros com o objetivo de encontrar a pessoa para namorar e casar. 



Nos EUA o date é coisa séria, mas a juventude já se encarregou de estragar um pouco, informalizando bastante o processo. Hoje alguns definem conhecer e transar no primeiro dia como date, embora a melhor palavra para isso seja "hook-up". Mas para quem é romântico, pelo menos um pouco, o "date" é algo bem esperado. Após o primeiro date, quem convidou é quem toma a iniciativa de convidar para um segundo 
date. O convidado tem que deixar claro no final do primeiro date que gostou muito do encontro. Essa é a "deixa" que quem convidou espera para convidar para o segundo date. Se quem convidou para o primeiro date não ligar e não convidar para o segundo date daí quem convidou não gostou e provavelmente o segundo, terceiro, etc até o namoro não irão acontecer. Se conforme!! O melhor a fazer é partir para outra. Se humilhar e correr atrás da pessoa só tem o efeito contrário, mostra falta de amor próprio e quem trata disso é psicólogo. E quando é que passa de date para namoro? 



Em primeiro lugar a palavra usada para namorando é "dating", por isso a confusão. Depois de 10 dates, já está namorando ou não? Ninguém sabe, é preciso prestar atenção a algumas coisas. Diferente de nós brasileiros, alguém só apresenta a família e amigos para a pessoa a quem se está dating, quando o negócio ficou sério. Geralmente quando se apresenta à família, daí virou namoro. Se alguém que você foi a vários dates diz que quer te apresentar para a família, vá mas sem nenhuma pressão. Talvez ele ou ela te apresente como "namorado(a)" ou não, mas neste ponto, todo mundo já sabe quem você é, pode ter certeza. De acordo com o feedback da família, na maioria das vezes a "coisa" avança ou termina alí mesmo! 



Em algum ponto vai surgir a conversa sobre namoro, monogamia, etc. Se a conversa for aberta, essas coisas podem ser decididas e talvez as pessoas decidam já dizer a todos que têm um namorado ou namorada. Mas antes de oficializado o namoro, é preciso passar pelos 
dates. Alguns se perguntam o que fazer e o que não fazer em um date. Eu nem devia falar pois isso deveria ser senso comum, mas entre os americanos aqui vão as estatísticas:

- Beber mais que 1-2 drinks é "faux pass", ou seja erro clássico (ficar embriagado no primeiro date é o fim para 72% dos entrevistados)

- Higiêne, cigarro e peso são os obstáculos para os homens convidar para um segundo date. Para as mulheres é higiêne, cigarro e bebida.

- Para a maioria dos entrevistados, ter bom humor é a qualidade mais atraente (porém saiba que palhaços não são levados a sério)

- Quem convida deve estar preparado para pagar, quem é convidado deve estar preparado para dividir. Se não tem dinheiro diga já na hora do convite e talvez seja melhor ficar em casa. Se a pessoa te disser "we go on dutch" - vamos tipo dutch, significa que cada um vai pagar a sua. 

Alguns outros fatores que impedem um segundo date são o fato de alguém ainda morar com os pais depois dos 25, desemprego, fumo, animais de estimação exóticos como cobras e lagartos, má vestimenta, maus hábitos sobre a mesa (aquilo né? Comer de boca aberta, usar palitos de dente, etc), entre outros. 



A Arte do cortejo e namoro existe desde que o mundo é mundo. A sociedade está muito diferente mas há ainda aqueles que acreditam em dates, namoro sério e casamento de Cinderela e após o casamento, morar no castelo da Cinderela e serem felizes para sempre. Em primeiro lugar o castelo não é da Cinderela, é o do Principe e provavelmente se fosse hoje, ele pediria para fazer um "marriage agreement" onde seria estipulado que a Cinderela não vai ser dona de 50% do que ele tem, nada romântico por sinal.

Uma brasileira chegou pra mim e disse que achava que o cara que chamou ela para um date era gay pois não quis ir pra cama com ela naquela noite (dã?). Se ele convidou para um date é porque ele provavelmente é sério e não vai acontecer até talvez o terceiro ou quarto date, eu disse pra ela. Alguns americanos jovens só querem ter relações sexuais após o casamento, mesmo não sendo religiosos - ainda existe isso aqui.

Talvez a minha mente mais "careta" tenha a percepção de que um homem não vá querer casar com uma mulher que já no primeiro encontro vai para cama com ele. Talvez ele pense que ela seja fácil ou mesmo que faz o mesmo com todos. Infelizmente a mulher que sai com muitos homens é mau vista enquanto para o homem é diferente - vivemos em uma sociedade machista, é verdade. Uma coisa é certa, a natureza humana não muda e não mudou em 6 mil anos. Há uma certa magia na conquista. Tanto homens como mulheres gostam de achar que o companheiro ou companheira é especial. Os "dates" vão deixar isso bem claro.

Última dica: Se quiser "estragar" com o date é só ficar no telefone celular na maior parte do tempo. ;-)


E você? Tem uma história engraçada ou terrível de um date para compartilhar com a gente? :-D

32 comentários:

  1. Renato, que máximo esse post! E que bom saber um pouquinho mais da tua vida pessoal! Acredito que quando gostamos e admiramos uma pessoa, queremos saber mais sobre ela... Adorei! E vc e o Robert, não deu certo? Uma ótima semana pra vc!!! Bjs Camila

    ResponderExcluir
  2. Renato, adorei o seu artigo. Mas e a paquera? A paquera é a melhor parte rsrsrsr, existe esse termo em inglês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paquera seria o flerting. Tinha até me esquecido dessa palavra! Obrigado!

      Excluir
  3. Enviamos um convite para o teu email :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode re enviar por favor com cópia para renatodrim@gmail.com?
      Como não tinha remetente especificado foi pra lixeira e eu esvaziei
      Obrigado

      Excluir
  4. Hey, adorei o post! Ri em algumas partes... Eu vejo muita serie e muito filme americano, ja dava pra perceber bem essa parte do date. Vejo que a parte de levar pra conhecer a familia é quase um casamento ja ne! Parece que so levam para essa parte quando ja esta bem bem consolidado. Bom, aqui no brasil temos o FICAR, que é um verbo que vem antes de NAMORAR ne?! Hehe... Bom, a sociedade vai evoluindo e junto com isso vem as novas percepções... adorei! Abraços! Ju

    ResponderExcluir
  5. Amigo, é confuso mesmo. Um casal casado pode ter date também. POsso ter um date com uma amiga. Crianças têm play date. Agora, que date foi esse que você arrumou, senhor! Tramatiza uma coisa dessas...:)

    ResponderExcluir
  6. Renato, desculpe a curiosidade. Mas voce é homosexual?

    ResponderExcluir
  7. Renato..morri de rir quando disse que esqueceu o flerting, é verdade, até eu nem lembrava mais disso,kkkk, hoje em dia isso é na tela do celular, se escolhe mudando tela: esse nao,esse nao, esse quem sabe...tempos modernos.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está abaixo da minha foto do lado direito, mas em caso vc não tenha visto é rs_alves@hotmail.com

      Excluir
  9. Olá Renato.
    Acho mais respeitoso desse jeito.
    Acho legal aqueles dates q vc só beija no fim (se quiser, se não fica pro outro encontro). Dá mais tempo de "conhecer" a pessoa. Mas nada que não impeça de querer só a parte física. Mas não sei. Acho bonitinho os dates americanos.
    Beijos Bia

    ResponderExcluir
  10. Caro Renato, os dates nunca sao simples pois envolvem seres humanos , e toda psicologia por trás disso, em qualquer país, não acha? Pediria a voce para não ficar muito tempo sem escrever no blog, você inspirou muita gente sobre os USA, volte ao velho estilo de escrever sobre a cultura americana , o que difere os americanos de nós brasileiros , educação, sinto falta disso.Sempre leio seus posts de 2009 e 2010. A faculdade é a melhor maneira de imigrar, certo?? Abração, brother!!

    ResponderExcluir
  11. Renato... não é machismo. É que uma chave que abre todas as fechaduras é uma chave mestra, e uma fechadura que se abre com qualquer chave não serve pra nada.

    ResponderExcluir
  12. Moro nos EUA (Connecticut) à quase 9 anos e já fui em muitos dates antes do meu namorado e o mais "marcante" foi com um americano que em meio a conversa, lançou uma pergunta nada apropriada ou coerente ao que estava sendo conversado. "Do you like it in the butt"? (Você gosta na bunda?). Ainda tentando processar a pergunta, pedi a conta em seguida e ele nunca mais ouviu falar de mim haha.

    ResponderExcluir
  13. Careta e moralista puritano, tipico dos Americanos.

    ResponderExcluir
  14. Velho saudosista e moralista de merda. Date de cu é rola, o negocio sexo e pronto arrombado.

    ResponderExcluir
  15. olá Renato lendo esta matéria me surgiu uma curiosidade. Quais os horários dos dates no Estados Unidos. Costuma ser entre as 6 as 10:00 da noite? pois já que tudo termina mais cedo por lá do que no Brasil. OU não tem horário estipulado, podendo acontecer durante o dia a noite ou tarde da noite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leidy
      Não tem horário, pode ser de tarde, pode ser um jantar, pode ser um café ou até um passeio no parque

      Excluir
  16. Eu olhando sua postagem e traçando espectativa de como faria se o meu crush que não sabe que eu existo me convidasse pra um date kkkk Queria que fosse verdade... Quero mais dicas Rê

    ResponderExcluir
  17. Eu olhando sua postagem e traçando espectativa de como faria se o meu crush que não sabe que eu existo me convidasse pra um date kkkk Queria que fosse verdade... Quero mais dicas Rê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro me desculpe pois só agora olhei os comentários
      Dei risada viu? Faz o seu crush saber de vc ué?
      Tem que ser agressivo ;-)

      Excluir
  18. Olá!
    É comum levar algum presente para o date?

    ResponderExcluir
  19. No primeiro Não!! É considerado muito esquisito!! Depois de algumas semanas ok, mas depende do presente. Algo simples que não mostre que se está desesperado ou tentando comprar afeto
    Abs!

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...