quinta-feira, 15 de junho de 2017

Viagem a Oklahoma City

           Eu já visitei muitas cidades e estados desde imigrei para os EUA em 2009. Eu tenho uma lista dos lugares que eu quero conhecer nos EUA e, Oklahoma não estava na lista. Nem sei o por quê. Acho que pelo fato de ser a terra dos Tornados talvez. Talvez pelo fato de que é um lugar central nos EUA que nunca se ouve falar ou mesmo tem algo de interessante. Pois eu pensava assim até que o Alex me convidou para ir conhecer a família dele em Oklahoma City.

            De Orlando, a Southwest tem vôo direto que dura, 2hs e meia de viagem. Segundo o Alex, Oklahoma pode ficar mais quente que Orlando (será?) no verão e no inverno é frio como um freezer. Como estamos na primavera (e falaram isso pra todo mundo menos pra Orlando pois o calor daqui começou já nos últimos dias do inverno e não parou) não ia ter problema pois a primavera lá tem temperaturas amenas. 

     Desde que chegamos no aeroporto fiquei muito impressionado. Descer no aeroporto de Newark é como levar um balde de água+decepção juntos. É feio e sujo. O aeroporto de Oklahoma city é lindo, arrumado, limpo, cheiroso e as pessoas parecem "americanas" (a interpretação é sua).

         


          Eu sei que pra quem mora no Brasil, Orlando parece um paraíso. Realmente quando estamos de visita não notamos muitas coisas que só percebemos quando moramos aqui. Claro, nada assim tão ruim que dê para ficar se queixando, mesmo porque eu sou da turma dos "incomodados que se mudem", por isso saí do Brasil. Mas se comparar Orlando com Oklahoma city dá pra perceber muitas diferenças. A primeira na quantidade de imigrantes. Não se vê tantos como se vê em Orlando, especialmente no Sul da Flórida. Outra diferença é na educação das pessoas. Se os brasileiros acham que os americanos de Orlando são educados, vá para Oklahoma city. Essa região é conhecida pela polidez dos cavalheiros (southern gentleman) e é mesmo!

          As pessoas se vestem muito bem, as ruas são muito bem cuidados, os carros são limpos, etc. Tudo muito organizado, muito mais do que Orlando. Sabe o preço da gasolina? 
USD 1,49 um galão de 3,78L 








           Fomos também visitar o museu dos ossos de Oklahoma City. Muito interessante o museu. 





          Também fui no centro de Oklahoma city passear à noite. Tem uma mini-veneza com um passeio de barco de 1 hora aproximadamente. O lugar chama-se Bricktown. Tudo com um charme de faroeste. 









          Há uma história muito triste sobre como os índios americanos foram tratados pelos colonizadores. Eles foram obrigados a deixar a costa leste e a Flórida para viver em Oklahoma. Dezesseis mil foram forçados a ir à pé desses lugares para Oklahoma e 4 mil morreram na viagem. 




          Em todos os lugares como em prédios do governo há imagens, pinturas e esculturas que descrevem a vida dos índios no estado. 

           Há lojas em Oklahoma que são o paraíso dos designers de interiores!! Veja só:










Na "At Home" havia 5 corredores só de almofadas!!!!

Uma variedade de espelhos incrível




















      A Overholser Mansion foi um dos passeios que mais gostei pois a casa está quase 100% do modo quando foi construída. Pesquise a vida de Henry Overholser, o pai de Oklahoma City, é interessantíssimo!!





         Passeando sozinho com o carro da madrastra do Alex, visitei algumas casas à venda e deu uma raiva danada de viver em Orlando. Essa casa que fotografei custa 390 mil dólares. O dobro do tamanho da minha e quase o mesmo valor. :@




             Por fim, foi um prazer conhecer a família do Alex, especialmente sua madrastra Mama Fran e seu filho peludo Zeeke. Só não mudaria pra lá nunca por causa dos tornados. Na mesma noite que chegamos não pudemos sair por causa da ameaça de tornados. As casas têm abrigos para tornados que ficam no quintal ou mesmo na garagem. Naquela noite, 16 tornados passaram por Oklahoma e 10 pessoas morreram. :(


O abrigo para se proteger dos tornados



Eu e meu novo amigo Zeeke

Alex e eu













29 comentários:

  1. Olá Renato
    Que linda essa Oklahoma, adoro seus posts pois tem muitas fotos e de muito bom gosto, obrigada por compartilhar conosco.
    Bjs
    Alessandra Haak

    ResponderExcluir
  2. Realmente lugar paradisíaco Renato! Reportagem ótima!

    ResponderExcluir
  3. Nao tinha ideia que Oklahoma era tão linda assim!

    ResponderExcluir
  4. Pessoas como vc, merecem toda a atencao! Sabe como entrar e sabe como sair! Vc 'e de Sao Paulo, sabe o que quer dizer! E ainda mais, temos o prazer de ver suas viagens transformadas em lindas fotos. Um grande abraco e muito sucesso! marcia

    ResponderExcluir
  5. Oi Renato. Adoro suas postagens. Escreva mais por favor. Amo as fotos também. :) Um abraço. Heloisa

    ResponderExcluir
  6. meu comentario não tem nada a ver com o post. Só queria tirar uma duvida, e esse é o post mais recente. Você sabe me dizer se uma pessoa que morou nos EUA em 2009 e tirou o ITIN, voltou para o Brasil ja faz 6 anos e agora ta voltando para os EUA novamente, pode usar o mesmo número ou teria que fazer outro?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite , Renato. Gostaria que voce voltasse a escrever mais sobre os USA, os textos a, as fotos,como voce fazia no blog em 2009 e 2010.Sei que voce é ocupado mas essas informações saõ importantes pra nós que queremos imigrar pra America. Boa sorte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cesar
      Você diz como esse post de agora. O que acontece é também falta de tempo, mas os assuntos se esgotaram. Eu fico sem inspiração para achar do que escrever pois parece que eu já escrevi sobre tudo. Outras pessoas querem que eu escreva sobre planos de saúde, etc
      Bom esse não é bem o objetivo do blog, ser manual para viver nos EUA. É sobre o povo e a cultura principalmente

      Excluir
  8. Olá Renato, me chamo Tatiana. Conheci você em vídeo do Paulo Paternes. Estou amando seu blogueira, muito interessante e inteligente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Lindo, lindo!!! Fico impressionada com a organização e estrutura das cidades americanas tipo as ruas todas organizadas, limpas, calmas, casas bonitas e grandes, boa gente, tudo arrumado etc. As cidades do Brasil são horrorosas, mal cuidada, sujas, casas feias sem reboque e sem pintura, uma grudada na outra, além da poluição visual podem acumular insetos nos buracos dos tijolos e causar várias doenças, sem arborização, sem calçadas adequadas para pedrestes, sem falar que as ruas cheias de buracos que tem até risco de cair lá dentro, ruas estreitas, fios elétricos expostos, ruas cheia de lixo, cachorros abandonados pra todo lado, praias sujas e inapropriada para banho, muita imundice, encardido, mal acabado e por ai vai... povinho construido na beira de rios, mal urbanizadas, escolas parecem presídios com péssimo ensino aprendizagem. A saúde é precária, falta médicos, pessoas jogadas no corredor, morrendo por falta de atendimento, os hospitais são sem estruturas, os consultórios são sujos, não tem mesas decentes, faltam medicamentos e assim por diante... A arquitetura das cidades brasileiras é horrível com suas paredes pixadas com seus becos e casas tortas (o povo não tem dinheiro para construir uma casa decente) e quando chove ai é bonito demais as águas da chuva se misturando com a do esgoto. Os centros urbanos é uma bagunça total e o interior nem se fala. Sem contar na violência que tem nesse país, assalto, roubo, assassinato, cracolandia, muito drogado, muito bandido, muita mendigancia. Sem falar na falta de educação da
    [ ] massa populacional que joga lixo nas ruas, pixa as ruas, suja as praias ou seja as pessoas não tem um mínimo de educação nesse país, agem como vândalos, não respeitam a privacidade dos outros e nem o patrimônio público. A maioria dos brasileiros tem uma cultura lastimável parece gostar de imundice e ainda tem a classe criminosa esquerdita... Resumindo nada no Brasil presta... Acho que o mundo vai acabar e não teremos nem sequer esgotos, calçadas a mínima ordem. A maioria do povo não sabe o que é verdadeiramente uma cidade organizada, limpa, estruturada, pois não tem ideia do que é um país desenvolvido e próspero. Admiro a arquitetura das cidades americanas e européias, linda! É uma coisa pra se admirar! Tanto que quando vejo sinto vontade de chorar em pensar que o Brasil nunca vai chegar a esse nivel. Infelizmente recebem migalhas daqueles que tem a obrigação de fazer o melhor e não fazem. Estamos a anos luz e sem luz no fim do túnel!!!

    ResponderExcluir
  10. Lindo, lindo!!! Fico impressionada com a organização e estrutura das cidades americanas tipo as ruas todas organizadas, limpas, calmas, casas bonitas e grandes, boa gente, tudo arrumado etc. As cidades do Brasil são horrorosas, mal cuidada, sujas, casas feias sem reboque e sem pintura, uma grudada na outra, além da poluição visual podem acumular insetos nos buracos dos tijolos e causar várias doenças, sem arborização, sem calçadas adequadas para pedrestes, sem falar que as ruas cheias de buracos que tem até risco de cair lá dentro, ruas estreitas, fios elétricos expostos, ruas cheia de lixo, cachorros abandonados pra todo lado, praias sujas e inapropriada para banho, muita imundice, encardido, mal acabado e por ai vai... povinho construido na beira de rios, mal urbanizadas, escolas parecem presídios com péssimo ensino aprendizagem. A saúde é precária, falta médicos, pessoas jogadas no corredor, morrendo por falta de atendimento, os hospitais são sem estruturas, os consultórios são sujos, não tem mesas decentes, faltam medicamentos e assim por diante... A arquitetura das cidades brasileiras é horrível com suas paredes pixadas com seus becos e casas tortas (o povo não tem dinheiro para construir uma casa decente) e quando chove ai é bonito demais as águas da chuva se misturando com a do esgoto. Os centros urbanos é uma bagunça total e o interior nem se fala. Sem contar na violência que tem nesse país, assalto, roubo, assassinato, cracolandia, muito drogado, muito bandido, muita mendigancia. Sem falar na falta de educação da
    [ ] massa populacional que joga lixo nas ruas, pixa as ruas, suja as praias ou seja as pessoas não tem um mínimo de educação nesse país, agem como vândalos, não respeitam a privacidade dos outros e nem o patrimônio público. A maioria dos brasileiros tem uma cultura lastimável parece gostar de imundice e ainda tem a classe criminosa esquerdita... Resumindo nada no Brasil presta... Acho que o mundo vai acabar e não teremos nem sequer esgotos, calçadas a mínima ordem. A maioria do povo não sabe o que é verdadeiramente uma cidade organizada, limpa, estruturada, pois não tem ideia do que é um país desenvolvido e próspero. Admiro a arquitetura das cidades americanas e européias, linda! É uma coisa pra se admirar! Tanto que quando vejo sinto vontade de chorar em pensar que o Brasil nunca vai chegar a esse nivel. Infelizmente recebem migalhas daqueles que tem a obrigação de fazer o melhor e não fazem. Estamos a anos luz e sem luz no fim do túnel!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, somos duas a reclamar dos mesmos e ainda nos acham erradas por reclamar,KKK mas há algumas cidades pequenas no Sul, que a vida corre menos estragada, há algumas ilhotas por aí que é menos ruim...assim me dizem, até ando pesquisando Maringá-Pr...será??

      Excluir
    2. Esses "defeitos" que vocês "preconceituosas" criticam nas cidades brasileiras, comportamentos, enfim o lado ruim! É o que nos chamamos de cultura de ignorância aliada a um descaso dos poderes públicos que não fazem a sua parte com rigor! Como pode por exemplo um fiscal sanitário da prefeitura retirar um ambulante do meio da rua, sem enfrentar a ira popular por estar implicando com um "trabalhador" tentando sustentar a família? Como pode a prefeitura regulamentar as casas feitas sem projetos arquitetônicos na periferia sem enfrentar o vespeira da moradia popular da população carente? Há milhares de juízes e promotores prontos a entrarem com liminares impedindo a ação do poder público em todos estes casos! Em Fortaleza há um metrô de superfície empacado há mais de 20 anos, principalmente por causa das tais desapropriações de invasores em áreas de escape da antiga ferrovia metropolitana que vai receber o novo traçado. Junte a isto a colossal corrupção capitaneada pelos partidos de esquerda e centro durante os últimos vinte anos no Brasil e tudo só piora! Então desçam do pedestal meninas! E não votem em ninguém que seja de esquerda ou centro por que a merda vai continuar se assim for!

      Excluir
    3. KKK você não conhece o EUA. Os brasileiros só mostram o lado bonito, o lado podre que existe e muitas vezes pior que no Brasil, fica no anonimato.

      Excluir
  11. Que linda cidade, apaixonante mesmo...eu que fico procurando uma cidade menos óbvia pra visitar os EUA de novo, me entusiasmei,mas ao saber dos tornadosssss....por isso as casas sao baratas, que coisa, nada pode ser 100% legal,hahaha A carinha do Zeeke te olhando nao tem preço!!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, Renatinho! Escrevo para pedir-lhe que continue nos mostrando a cultura e sociedade americanas, seu blog é muito interessante ,acompanho desde 2009.Há muita coisa na internet sobre a America, mas seu blog é o mais inteligente e interessante, sempre nos contando os habitos e curiosidades do maios país do mundo. God bless you!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Renato! Como vai?!

    Meu Nome é Lígia e sou de Sp.

    Estou escrevendo esse comentário pela segunda vez.
    Então não sei se deu pau no meu cel, mas se caso apareça aí o anterior pode desconsiderar 😂

    Bom vamos ao assunto.

    Eu conheci seu blog hoje e já amei! Aqui no Brasil sou formada em Desgin de Interiores, mas já vi que em Orlando a "coisa" muda. Embora tbm aqui aprendemos tudo relacionado a segurança, ergonomia, pequenas mudanças estruturais, funcionalidade, Estetica e beleza (claro), vejo em programas de televisão que aí as estruturas são muito diferentes. Mas fico feliz que posso fazer um trabalho de Decoração, ambientação, produção... que Tbm amo!

    Meu pedido é o seguinte: em setembro agora irei com minha família (esposo e baby) e amigos passar pouco mais de 10 dias de férias. Gostaria muito de receber dicas de lojas, exposições, mostras, workshop (se tiver) voltado para essa área que amamos! Seria muito bom agregar Em minhas experiências novidades pelos olhos Norte Americano!

    Sabe que em 2014 eu trabalhava para um arquiteto aqui de Sp que fez parte da mostra De uma loja brasileira em Coral Gables nesse mesmo ano, e pude estar à frente da Adm (juntamente com a equipe da loja) do projeto desse espaço! Foi uma experiência enriquecedora no período em que aproveitei minhas férias em Orlando para correr em Miami e prestar essa visita ao espaço que ficou lindo dias depois.

    Bom se puder me ajudar eu ficaria muito feliz não quero simplesmente descansar, mas quero, assim como disse acima, agregar e casar interesses tão enriquecedores quanto foi em 2014 !!

    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ligia
      Olha, eu to por fora hehehehe. Eu trabalho tanto que não tenho tempo de ir workshops e outros. Nem sei se existem!?
      Vá nas seguintes lojas:

      - Hobby Lobby
      - Home Goods
      - At Home
      - Scan Design
      - Haverty's
      - Ashley

      Algumas avenidas como a Orange tem um segmento de lojas de coisas antigas. Mas são tão caras que nem compensa. Para brasileiros, que pagam o dolar acima de 3, tem que conseguir o mais barato com a melhor qualidade possível. Pagar 12 mil reais em uma mesa antiga NÃO DÁ!

      Ah vá também na Ikea
      abs!!

      Excluir
  14. Ah que legal!! Muito obrigada!!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  15. Como ficou sua cidadania? Ela passou do marido anterior para o atual? O Alex curte mais coisas culturais? O outro não parecia dar muita bola para o tema. Você já postou fotos da casa nova ou continua morando na casa da mãe do marido anterior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadir
      A cidadania pertence ao indivíduo não ao marido. Eu ainda não sou cidadão mas tenho o green card permanente.
      Eu comprei uma casa para mim
      Abs

      Excluir
  16. Oklahoma é um estado conservador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu que mala, porque vc não pesquisa? Ô raça preguiçosa...

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...