sábado, 7 de outubro de 2017

O Furacão Irma em Orlando

          No dia 10 de Setembro de 2017 o furacão Irma passou em Orlando. Já 15 dias antes disso, no final de Agosto, os olhos atentos das autoridades já estavam sobre os monitores que mostravam esta tempestade, 5 vezes maior em extensão comparada com o Matthew que também passou pela Flórida em 2016. Eu fiquei em casa tanto no Mathew como no Irma. 

          O Matthew passou a 40 milhas da costa leste e embora os ventos foram muito fortes aqui em Orlando, nada se compara a este último. Aqui na Florida central estava previsto o impacto no domingo à partir das 18 horas. Porém já uma semana antes não se encontrava mais água nos supermercados, gasolina nos postos e muitas outras coisas como velas, lamparinas e o que for de material de "acampamento".

           A gente sente um pouco de raiva do estado de euforia que as pessoas ficam. Gente que nunca bebe água e só bebe refrigerantes foi ao supermercado e comprou 4 engradados de 36 garrafas de água e pra quê? Vai passar o furacão bebendo água? Talvez alguém diga: É água para cozinhar. Oras, água pra cozinhar pode ser estocada da água da torneira dias antes da tempestade. Pode se usar água da piscina, encher a banheira de água também. Na televisão explica tudo, até como tratar a água antes de beber. Mas não, o povo que nunca bebe água "ouve" dizendo na TV que a água está acabando e sai correndo comprar. Gente é tudo igual em qualquer lugar. Principalmente na Flórida é bem parecido ao jeito "levar vantagem" e o "eu em primeiro lugar" que as pessoas reclamam no Brasil. 

          O Irma chegou em Orlando na categoria 2. E eu posso te dizer que é tão assustador, que se um categoria 3 vier eu cato meus 3 cachorros, ponho dentro do carro e me dano daqui. É um desgaste emocional muito grande. Não consegue-se fazer nada, o barulho é terrível, você não sabe se uma árvore vai cair em cima da sua casa e você vai se machucar ou seus cachorros. Não podia dormir no quarto pois eu tenho uma Magnolia de 80 anos em frente dele e se ela caísse (especialmente por volta das 3 da manhã quando os ventos viriam do sul para o norte) eu acordava já no paraíso.

          Fiquei na sala a maioria do tempo até que a luz acabou e por volta das 5am melhorou um pouco, foi quando eu consegui dormir. Não se pode tomar nada pra dormir porque se tiver que sair correndo, você não vai querer estar bêbado correndo na rua no meio da tempestade. O barulho não te deixa dormir, melhora um pouco e de repente BOOOOOOOMMMMM e você se assuta. E é assim por horas, na verdade das 18hs até 4 da manhã. 

          O pior é que no domingo durante o dia Tampa seria a maior afetada pelo furacão. Já 9 da noite ele mudou de rota e nós estávamos na rota do olho. Que ótimo...

        Os cachorros ficaram curiosos com o barulho dos ventos e a chuva. O Dexter ficou apavorado. Já as duas fêmeas levaram na boa. Quando melhorava bem eu levava eles pra fora pra fazer xixi. Mas o Dexter não saiu de jeito nenhum, segurou o xixi por 16 horas - coitado :(

Aqui vão alguns videos que eu fiz. Não se ouve 1/3 do barulho mas só por curiosidade





Aqui já estávamos sem luz

         
Olha só o barulho dos sapos!




          Eu fiz um video no dia seguinte de manhã. Uma pena esta plataforma não permite videos maiores que 100MB
Aqui vão agumas fotos




















Depois de 1/2 dia de limpeza, mas só no dia seguinte quando os ventos pararam:






Nos dias seguintes essa pilha cresceu pois ainda cortamos as árvores que ficaram penduradas e até hoje, 7 de Outubro, não foram retiradas das ruas no nosso bairro. 

           Como eu disse anteriormente, no próximo, tô fora. Eu tinha curiosidade, já vi e sei como é. Na próxima eu tiro férias...
Abs!

7 comentários:

  1. Olá , Renato. Realmente o furacão deve ser algo terrível de se ver , coisa que no Brasil as pessoas desconhecem. O barulho do vento ensurdecedor e mortal, levando ao desespero e trazendo prejuizo milionario à sociedade. A natureza é implacavel.

    ResponderExcluir
  2. aqui no sul tivemos um no domingo passado....45minutos....e foi bem devastador....... mas acho que não chegou a nível 1....imagino ae por muitas horas.....
    sorte a todos por ae!
    Abraços
    Vinicius

    ResponderExcluir
  3. Sweet blog! I found it while browsing on Yahoo News. Do you have
    any tips on how to get listed in Yahoo News? I've been
    trying for a while but I never seem to get there!
    Cheers

    Here is my blog :: Cheap Web Sex Cams

    ResponderExcluir
  4. Amigo, não nos abandone. Não fique muito tempo sem escrever. Seu blog é encantador. Posso sugerir um tema? Que tal falar cupons e descontos em mercados e lojas. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alicia
      Estou totalmente sem inspiração. Sim é um bom tema, mas eu não entendo nada do assuntou. Vou pesquisar
      ABs!!

      Excluir
    2. Muito obrigada por ouvir uma leitura e fã. Por conta disso,o seu blog é tão especial. Bjs

      Excluir
  5. Renato assim como a Alicya do comentário acima, estou sentindo falta de postagens suas! Não deixe de compartilhar ^^ Abraços e sucesso sempre!

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...