quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Porque o carro no Brasil custa tão caro?


Acura MDX

Já faz um tempo que eu tenho vontade de colocar um post aqui sobre carros. Quando morava no Brasil, me revoltava com o preço dos carros e a cara de pau do governo brasileiro. Não é a toa que as montadoras no Brasil não encerraram os dois últimos anos no vermelho como aconteceu com as daqui dos EUA.
Mesmo fabricando 14 milhões a menos de automóveis somente em 2009, o Brasil ainda fechou positivo. E muito desse fato se deve ao preço exorbitante do carro no Brasil, o que faz com que o brasileiro inclusive troque menos de carro.
Os americanos trocam muito mais vezes de carro que os brasileiros e por dois simples motivos: A facilidade de se comprar um carro e o preço que pode chegar a 1/5 dos preços praticados no Brasil.
Comprar um carro nos EUA é muito mais fácil que no Brasil. Se você tem o dinheiro para pagar à vista, pode comprar mesmo sendo turista ou vivendo ilegalmente. Porém, se desejar fazer um financiamento, aí vai precisar de alguns documentos. Os bancos dificilmente financiarão um carro para um imigrante que não está em dia com a imigração mas, diferentemente do Brasil, aqui as lojas menores financiam o carro elas mesmas. Você precisará provar que trabalha, tem conta bancária e comprovante de endereço. Os juros serão maiores devido ao risco mas, sem muita burocracia você sai da loja com seu carro em menos de 2 horas.

Considerados altos aqui, os juros não passam de 1% ao mês. Muito engraçado foi eu assistindo TV, vendo os anúncios de carros com juros de financiamento de 3%. Achei muito alto e pensei que alguma coisa não estava certa! Depois descobri que era 3% anual!!?? E eu que já paguei 3,89% de juros MENSAIS no Brasil comprando carros usados. Um financiamento de 4 anos aqui para um carro de 35 mil dólares paga-se mais ou menos 1500 dólares de juros totais. Meu ultimo financiamento de carro no Brasil de 4 anos iria pagar 18 mil reais de juros. Quase 50% do valor do carro que comprei!

Nova Hyundai Tucson - 20 mil dólares 0KM
Isso foi uma das coisas que me deixou mesmo impressionado. Os baixos juros (o certo é ‘o juro’, mas fica tão esquisito!) e a rapidez em que o carro é vendido. Desde o cumprimento inicial, negociação, até você sair da loja com o carro (mesmo zero km!!), não se passam duas horas. Incrível não? Outro detalhe importante, que não posso deixar de falar é que os carros obrigatoriamente tem que ter seguro. Sem seguro você nem mesmo tira a habilitação americana(veja meu posts carteira de habilitação da Flórida ). Se não renovar o seguro, reze...Reze para não ser parado pela polícia ou não se envolver em um acidente em que os danos sejam superiores a 500 dólares. Você vai preso se não arcar com os prejuízos que causou. Veja o post Dirigir nos EUA

Mas afinal, por que o carro no Brasil é tão caro? Infelizmente no Brasil os carros custam muito mais do que valem. Eu sinto pena do povo brasileiro que, se desejar se locomover de maneira mais rápida e confortável tem que pagar 40% do valor do carro em impostos para o governo. Tem IPI, ICMS, PIS, Cofins, IPVA e por aí vai. Isso quer dizer que em um carro cujo valor é 50 mil reais (um volkswagen Polo Sedan), 20 mil reais são impostos e 30 mil reais é o que vai para as montadoras. A coisa fica pior se você pensar em quantos por cento os 20 mil são dos 30 mil, ou seja, quantos por cento o imposto é do valor que fica com a montadora(valor real do carro). Divida 20 por 30 e o resultado é 0,666...Multiplique por 100 e você tem 66,66% !!! O total em impostos somam 66,66% do valor que fica com a montadora.

Agora vem a roubalheira....desses 66,66%, você ainda paga 4% de IPVA e 6% se o carro for importado. Quer dizer que eu pago imposto (IPVA) dos impostos que já paguei?? Sim, paga... Você paga 4% ou 6% anualmente sobre o valor total dos quais 66% já eram impostos. Literalmente paga-se imposto do imposto. Onde já se viu isso?

75 mil reais no Brasil - 15 mil dólares nos EUA
Eu já vi promoçoes na TV por 9.990 dolares
 Na foto acima fala que o preço nos EUA é por volta de 32 mil reais. Mas pense em um americano que tem um emprego médio e ganha 3 mil dólares comparado a um brasileiro que ganhe 3 mil reais. O americano olha para esse carro e pensa que ele custa 5 vezes o seu salário. O brasileiro olha para esse carro e pensa que ele custa 25 vezes o seu salário - E mais um salário inteiro de IPVA por ano - inviável...
Eu sei amigo, uma vergonha... No final das contas são 66,66% + 4% = 70,66% do valor que fica com a montadora que você tem que pagar para o governo brasileiro para sair andando com seu carro novo. Eita presidente Lula!? Assim o povo não vai pra frente!! Nem vou fazer as contas após 5 anos pagando IPVA qual é o valor final dessa brincadeira.

               VALOR FINAL DO CARRO            IMPOSTOS
                      + impostos                      embutidos no valor do carro
BRASIL      50 MIL                 22 MIL  (70,66% do valor que vai pra montadora)
EUA            50 MIL                  3 MIL ( 6,1% do valor que vai para a montadora)

Um carro de 25 mil reais no Brasil é chamado de carro popular e convenhamos, e uma porcaria. Tem itens de segurança como freios ABS, air bags, barras laterais, etc? Tá brincando? Um carro popular nos EUA custa menos de 10 mil unidades da moeda, (menos de 10 mil dólares).
Um carro de 25 mil dólares nos EUA seria um Volkswagen Tiguan ou um Ford Edge.
Ford Edge

Volksvagem Tiguan e Edge, ambos 23 mil dolares
O preço final do carro no Brasil está entre os mais altos do mundo. Aliado a isso tem a ganância e acordos entre as montadoras para que todas mantenham os preços em certo patamar. Isso não acontece nos EUA. A briga pelo consumidor aqui é pra valer. Outro dia eu vi na TV uma promoção da Toyota. A marca estava vendendo o Corolla por 9,990 e o Camry por 13.990,00 dólares. Esse carro no Brasil, o Camry, custa 131.000,00 reais! Os americanos não acreditam quando eu conto. O preço normal desse carro aqui é de 21 mil dólares. O imposto sobre carros nos EUA você paga uma vez na hora da compra. 6,1% é a média nacional. Na Flórida é 6,5% e não existe IPVA. Pagou o carro acabaram-se os impostos sobre ele.
Existe também a briga na TV que é até interessante. Pessoas dirigindo o carro da concorrência e apontando todos os defeitos...isso é bem comum!

Agora para os apaixonados. Quais carros os americanos preferem? Quais carros se vê mais nas ruas americanas? Quais são as marcas mais famosas? Olha, eu poderia ficar escrevendo aqui o dia inteiro. Tem marca que não acaba mais. A grande maioria são americanas(Ford, GM, Cadilac, Lincon, etc) e japonesas(Honda, Acura, Toyota, Nissan, etc), seguidas pelas coreanas (Hyundai, Kia e outras)e depois as Nórdicas (Volvo, BMW , Mercedes e Volkswagem). Em dez meses que moro aqui não ví sequer um Fiat, Renault ou Citroen como é comum na Europa e no Brasil.

Os japoneses e coreanos são os mais acessíveis. A Kia tem carros até de 8 mil dólares. A Toyota tem o Iaris que custa uns 10 mil. O Corolla é considerado um carro barato, “standard” (alguns até dizem ‘de pobre!’) e custa por volta de 15 mil dólares. Um carro considerado caro aqui nos EUA custa por volta de 45 mil dólares. Esses, são poucos os que compram. Não pelo fato de não terem o dinheiro mas porque acreditam que é muito dinheiro a ser pago por um automóvel. É evidente que tem gente disposta a pagar 80 mil dólares em uma Mercedes, mas é bem difícil.

Preciso dizer isso aqui. No Brasil eu nunca vi uma pessoa negra dirigindo uma Mercedes. Aqui já perdi as contas... Eu fico muito contente quando vejo uma pessoa negra em uma Mercedes, um Audi ou uma BMW. Isso é comum, bem comum aqui e eu fico pensando que as pessoas tem mais oportunidades nos EUA e que coisas assim não são só privilégio de uma minoria rica como no Brasil. 

Recentemente lendo alguns artigos da 4rodas e outros sobre os preços de carros no Brasil, lí que um de nossos ministros disse que para nos igualarmos à “argentina” onde os impostos totais somam 24% seria necessária uma reforma “fiscal” e que isso só seria sentido no bolso do consumidor em aproximadamente 20 anos. 20 anos? Vinte anos eu to dirigindo a minha cadeira de rodas! Vai tomar...

Vamos comparar. Deixa eu pegar a minha calculardora...

Automóvel                 EUA + impostos Us$                  Brasil + impostos R$

Toyota Corola                  17.458,00                                             68.858,00

Toyota Camry                  21.007,00                                           136.240,00

Volkswagen Jetta             18.887,00                                             89.336,00

Volksvagem Toureg         43.505,25                                            269.360,00

Ford Fusion                     20.975,00                                              85.446,00

Ford Edge                        28.989,00                                            136.188,00

BMW X5                         48.787,00                                            464.800,00 ??
                                                 (quando eu conto isso aqui as pessoas pensam que eu estou equivocado...)

Eu sei, é de desanimar...Os preços estão em dólares.
Se você for comprar um carro aqui e pagar em Reais precisa multiplicar o valor pela taxa cambial do dólar que hoje gira em torno de 1,70. Eu coloquei os preços em dólar pra ter uma idéia do valor do carro comparado aos salários nos EUA. Por ex, uma pessoa que ganha 1500 dólares pode, com tranquilidade, comprar um volksvagem Jetta, que é bem comum. Jetta aqui nao é carro de gente rica. As prestações ficam menores que 170 dólares para financiamentos maiores que 48 meses. Uma pessoa ganhando 1500 reais no Brasil com muita dificuldade acaba comprando um gol ou outro carro popular. Infelizmente com a taxação de impostos sobre os carros no Brasil, somente uma minoria vai continuar tendo o poder aquisitivo para adquirir carros confortáveis e, o mais importante, com ítens de segurança. Itens de segurança, como freios ABS e Air Bags, não deveriam ser privilegio só de uma minoria brasileira. Toda pessoa deveria ter direito.

Enquanto isso, seu Lula desfila de terno Ricardo Almeida pela bagatela de 10 mil a peça. E o salário dele dá pra isso é?? :-( Gostaria de saber que carro ele dirige...

Leia mais aqui:
http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/carro-tao-caro-brasil-394648.shtml

http://www.sindlab.org/noticia02.asp?noticia=11410

Se quiser consultar os preços dos carros nos EUA vá na página do google em inglês (http://www.google.com/) e nao .br e digite o nome da montadora.

Sabia que você pode importar um carro dos EUA e pagar mais barato que no Brasil?
http://www.youtube.com/watch_popup?v=qFrxPNbJ92A


Os carros que desfilam aqui pelas ruas. Repetindo, são carros da classe média (preços em dólares):

BMW X5 48 mil


Mazda CX7 21 mil

Essa semana na TV - 15.990

Volkswagen Tiguan 23 mil


Acura TL 35 mil



Audi Q5 35 mil


Chevy Traverse 29 mil



New Kia Sportage 18 mil



Buick Enclave 35 mil


Lincon MKZ 35 mil


Cadillac CTS 34 mil



Nissan Murano 28 mil

Carros baratos:

Toyota Yaris 10 mil
Ja vi anunciado por 5 mil dolares

Kia Forte 13 mil


Vi na TV por 8 mil dolares

Todas as fotos usadas neste post foram baixadas dos websites das montadoras.


O primeiro carro que comprei aqui. Uma Toyota Hilux 97 automatica, completa.
 Paguei 3 mil dolares.


222 comentários:

  1. Mas tem um detalhe, olhe o caso do corolla ou mesmo do civic, tirados os impostos, o brasileiro paga 10k a mais para a fábrica e olha que a eletricidade, a materia prima e a mão de obra aqui são mais baratas, logo se eu pago 33% do valor do carro a mais de lucro para a montadora eu sou trouxa que deixo o governo me cobrar tanto imposto e ainda pago mais pra montadora com essa desculpa. o povo devia se unir e passar um ano sem comprar carro pra eles tomarem vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  2. Eu moro no México, aqui nao é muito diferente. Só que aqui as pessoas quase nao tem credito. Aqui quase tudo é a vista. Por exemplo, aqui se vende muito Gol, aqui se chama Pointer, esse carro é vendido aqui pela metade do preço que vendem no BR. Detalhe: Esse carro é 100% Brasileiro. Aqui também tem muito carro americano, Hummer, Mustang e essas coisas.

    ResponderExcluir
  3. Meus parabens pelo post, penso em um dia ir embora do brasil, por isto e outras!!Triste muito triste,

    ResponderExcluir
  4. E pensar que paguei 36mil num GOLF GTI poderia estar andando de JETTA, estamos tentando comprar uma Hillux lá em casa mas pensa em um PARTO. E só corrigindo um cara aqui que ganha 1500 reais só consegue compra um GOL se a entrada for boa, tenta financiar um GOL sem dar nada de entrada as parcelas ficariam na casa dos 1000 reais fácil fácil.

    ResponderExcluir
  5. Pois é..esse é o Brasil, onde o governo tem a coragem de dizer que carro de R$25 mil (ford ka,por exemplo..sei lá) é carro popular!
    Parabéns pra quem votou na Dilma!! se afundem por aqui sozinhos..ano que vem to indo pra Espanha!

    OBS: ótimo post!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, essa semana meu pai comprou um Voyage Comfortline 1.6 por 45 mil , completo e cor metálica.
    Com esse dinheiro lá nos Estados Unidos poderia comprar um Kia Sportage e sobrava dinheiro ainda.
    Nessas horas da vontade de morar nos Estados Unidos ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nessas horas não e todo momento mesmo..sem duvida

      Excluir
  7. Mendigo,
    Obrigado por nos dizer como eh no Mexico. Imaginar que o carro eh produzido no Brasil e vendido no Mexico pela metade do preco?? Parece que o governo brasileiro nao gosta do povo nao eh mesmo?

    Anonimo,
    Acho que a maioria que saiu do Brasil sentia-se revoltado e insatisfeito como voce, como eu. E pelo jeito parece que nao vai mudar muita coisa. Mesmo com o PT no governo, o custo de vida no Brasil continuou sendo um dos mais altos do mundo.

    SNFS,
    Tem razao, quando eu ganhava 1500 no Brasil nunca pude ter um carro zero. Tinha um gol 96 caindo aos pedacos. Ainda bem que o carro era bom porque fiquei 2 anos sem fazer manutencao e sem pagar seguro! :-)

    Elisa
    Boa sorte na Espanha! Quero visitar um dia...

    Nivaldo,
    Se seu pai trabalhasse e ganhasse em dolar, com os 45 mil dispendidos no carro poderia ter comprado um Audi Q5 e ainda sobrava 10.
    Interessante que no Brasil eh comum vermos as pessoas pagando 1000 - 2000 de prestacoes. O americano acha um absurdo pagar mais de 500 dolares de prestacoes em um carro. Por isso os anuncios de financiamento na TV falam de prestacoes de 99 (Kia Forte), 199 (Nissan Altima ou Camry), 399 (Cadilac Escalator ou Volvo XC60)

    ResponderExcluir
  8. Kadu
    Concordo 100% com o que voce falou. Em uma das materias que eu li dizia que mesmo tirando-se todos os impostos as montadoras ainda cobravam mais caro. Infelizmente os brasileiro eh desunido. Pessoas que tem dinheiro nao deixarao de comprar carros para que os precos abaixem pensando no bem da maioria. Eh capaz ate de o governo criar um imposto novo para cobrir os prejuizos das montadoras assim como fez quando criou um imposto novo para os brasileiros pagarem o prejuizo que as empresas de energia tiveram por conta do apagao. O imposto vinha nas contas de luz.
    Se todos os brasileiros se unissem e ficassem, que fosse 1 mes, sem comprar um automovel se quer, alguma coisa teria que ser feita...
    Abs!

    ResponderExcluir
  9. É um absurdo. E isso não se restringe aos E.U.A., recentemente estive no Peru, menos desenvolvido que o Brasil em vários aspectos, e um Corolla custava em torno de USD 21,000.00.

    ResponderExcluir
  10. Jaime
    Bem que este post podia comecar uma revolucao no Brasil nao acha??
    :-)

    ResponderExcluir
  11. Olá Renato,

    Estavamos no trabalho eu e um Amigo e encontramos seu Blog (Trabalhamos com HelpDesk Corporativo TI) .
    Orientativo as referencias nele. Sobre o Valor, diferença, poder de ganho, compra e principalmente os impostos praticados nos veículos Brasil/USA. Interessante pra termos Noçao. No Braza realmente é Surreal.

    Relativo a certificaçao TOEFL muitos detalhes que nao imaginávamos (principalmente a sinceridade quanto a dificuldade), e dica para o pessoal estutar bastante. Reconheço a credibilidade deste exame.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Marcio!
    Sim o TOEFL foi uma das provas mais dificeis que eu fiz. Muito pelo fato de ser 4 horas sem agua e sem comida. So podia entrar na cabine com o RG...

    ResponderExcluir
  13. cara parabens pelo post,
    da até vontade de chora vendo isso,
    e q ele so falo dos carros.

    ResponderExcluir
  14. Bem, o post está otimo, mas a parte de falar que não vê citroen é engraçado pois a Citroen é uma marca boa sim hehe.

    ResponderExcluir
  15. Ola Anonimos
    O Citroen eh bom mesmo! Mas nao se ve por aqui nao sei o motivo, nem citroen, peugeot, renautl ou fiat...
    Abs

    ResponderExcluir
  16. Olá Renato, preciso comentar que seu post está ótimo, muito bem escrito..Parabéns!!
    E sobre os impostos no Brasil, pelo que vi ai em cima não são poucos os que querem sair daqui (inclusive eu); Duvido que melhore; A tendência aqui é só piorar... Nem vou comentar sobre o atual governo..
    Sucesso ai fora! ;)

    ResponderExcluir
  17. Obrigado Priscila
    Infelizmente como voce disse...
    So nos EUA somos 300 mil brasileiros. Em outros paises chegam a casa dos milhoes...Como voce disse muitos desejam ter uma vida melhor e mais justa e nao conseguem isso no Brasil.
    Abs

    ResponderExcluir
  18. Olá Renato.
    Parabéns pelo seu blog.
    Realmente o Brasil é o pais da exploração em tudo, não só nos automóveis.Há muitos anos atrás tive a oportunidade de ir morar nos Estados Unidos e só não fui por que no mesmo ano entrei na Faculdade e fiquei iludido. Hoje me arrependo até o último fio de cabelo. Agora creio que já fica mais difícil para mim pois já tenho 50 anos e não teria muito o que fazer por aí, penso eu. Hoje deposito minhas expectativas em minha filha que está terminando o curso de Inglês. A partir de agora vou acompanhar sempre o seu blog e ficar sonhando. rsrsrs.
    Grande abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  19. Michel
    Eu tambem tive a oportunidade de ficar aqui apos o curso de ingles em 1994. Nao tive coragem na epoca. Vim esse ano com 40 anos. No seu caso acho que deve investir na sua filha. Se ela vem e consegue o green card pode pedir um para membros da familia, pais, filhos e irmaos. Ai vc pode abrir um pequeno negocio aqui ou vem curtir sua aposentadoria em uma cidade segura de praia ja imaginou? Outra opcao que vc tem eh manda-la para o Canada que esta aceitando imigrantes brasileiros. Se eu nao puder ficar aqui eh pra la que eu vou!
    Abs
    Renato

    ResponderExcluir
  20. Tem gente aqui no Brasil andando de New Civic, Corolla, Jetta e pensa que isso é sinônimo de estabilidade, de riqueza. Povinho da mente curta, miseráveis político- culturais, mal sabem que estão sustentando essas quadrilhas que nos governam. É melhor ser pobre nos E.U.A do que ser classe média no Brasil. Salve-se quem puder!

    ResponderExcluir
  21. Muito bom mesmo o blog! Vamos fazer uma revolução no Brasil! Onde já se viu, um país "bom" pra viver não pode ter essa roubalheira toda de impostos!

    ResponderExcluir
  22. Para os que desejam sair do Brasil, vejam esse artigo:
    http://www.diretodaredacao.com/noticia/jeitinho-brasileiro-na-terra-do-tio-sam

    ResponderExcluir
  23. Ótimo post, muito interessante e revoltante ao mesmo tempo . Não é por menos que no Brasil existe aquela famosa frase que todo mundo fala " brasileiro não desisti nunca " . É claro que não desiste pq desistir não é uma opção, com essa " moedora de carne" ambulante que se chama governo brasileiro, as pessoas tem que matar um leão por dia pra sobreviver (mas acho que matar um leão é mais fácil que a vida do brasileiro) .
    Ps: 3º post que eu leio e já virei fã do seu blog .

    Abçs.

    ResponderExcluir
  24. Que bom que gostou William. Obrigado pelos elogios, espero poder sempre escrever posts assim para nos brasileiros nao nos conformarmos com as coisas como sao. Infelizmente essa maquina moedora eh poderosa e uma pessoa sozinha nao consegue fazer muito. Aliado a isso os brasileiros nao se unem pra por um fim nessa palahacada, nao acha? Temos mais poder que imaginamos...
    Abs

    ResponderExcluir
  25. Ola!
    Renato,
    Otimo seu blog, muito esclarecedor.
    Obrigado por me deixar menos ignorante, rs!
    Em relação ao custo de vida(aluguel, alimentação, ect) ai nos EUA, como é? Penso em morar uns meses por ai, talvez um intercâmbio, sei la! Vc falou muito em compra de veiculo, mas existe uma possibilidade de comprar e vir para o Brasil, quem sabe dirigindo?
    Um grande abraço,
    Deus abençoe seus caminhos na terra do Tio San.

    ResponderExcluir
  26. OI Fabio
    Quanto ao custo de vida eh bem menor que no Brasil, o problema eh que, no caso de um intercambio, voce precisara pagar suas despesas convertendo seus reais em dolares entao o custo de vida aumentaria em 1,70 ou seja, o preco do dolar. Mesmo assim muitas coisas sao bem mais baratas que no Brasil.
    Mesmo que voce compre um carro aqui e volte para o Brasil com ele, tera que pagar todos os impostos para registrar o carro. O governo brasileiro recentemente aumentou os impostos para carros americanos para 75% do valor pago e outras taxas alfandegarias. Existem empresas no Brasil que importam o carros dos eua. Eles acabam saindo mais baratos mesmo assim. Pesquise na internet. Venha sim fazer um intercambio. Voce vai gostar bastante
    Um abraco e obrigado pelos elogios
    Renato

    ResponderExcluir
  27. cara seu psoto esta perfeito.
    te juro q me deu vontade de chorar cara.
    sente só,eu comprei um gol ano 2000,valor total dele era de 15.000,dei entrada de 800 reais e fiz em 60x de 486,00 mensais.final da bricnadera. vo pagar 29.160 reais.te juro cara se um dia nessa vida eu tiver condiçoes de sair daki eu vo pro canada ou nos estados unidos.esse buraco aqui nem chamo de pais chamo de ''buraco'',nao tem masi cura.quem puder fuja daki pro a tendencia é piorar com esse novo governo.
    abraço

    ResponderExcluir
  28. Eu ja fiz pior Anonimo, eu comprei um Polo e ia pagar 48x1230 que da um total de 59.040 e o preco do carro a vista era de 40 mil. 19.040 de juros + 16.000 de impostos embutidos no carro + 6400 de IPVA por 4 anos
    Total da palhacada = 41.440 SO PARA O GOVERNO?? Para andar em um carro que nem de luxo eh...
    Como eu pude ser tao estupido? Eu tinha inveja de quem andava de fusca e era feliz...

    ResponderExcluir
  29. Realmente eee revoltante o valor dos impostos brasileiros ..sejam nos carros, casas, roupas etc ..lamentavel.

    ---------------------------------------------
    mudando de assunto :
    Moro nos USA e diferente de muitos patriotas que tem o privilegios de morar fora ..jamais desejo mal como a moca que ira para Espanha disse; afundem sozinhosss ...!!!???..que coisa horrivel ler isso e desejar tudodemal para quem fica......nossa ....quando li isso ...achei horrivel , ate doeuu porque pensei na minha familia ...querdisse: fUCK U para meu pai???? engenheiro ,empresario, pai de 9 filhos , sofre as vezes para receber de suas obras e pagar seus homens e devo eu escutar isso ?? ..o quanto ee dificil ser empresario no pais pelo altos impostos que tem e precisa pagar as vezes precisa pagar seus empregados e nao sobra nada muito menos para comprar um carro com esse valor ..eu devo escutar isso ???? :(...tudo bem ..esta indo para Espanha feliz por vc ..mas alem da mudanca geografica ..mude seu pensamento ...acredito muito na lei do retorno .....enfim fique bem ta moca ^^

    Tenho familias amigos e uma nacao que precisa e merece viver bem ....nao ee porque estou por aqui ..devo dar as costas e dizer : se f..*&^%$@ vcs .....nao ee por ai .....creio que morando fora ..devemos lutar sim para que o Brasil seja pelo menosss nao sonhando muito vai e que seja em breve realizado .... de segundo mundo....ja que ser de primeiro esta longe ......

    O brasileiro ee esforcado e nao merece viver em um pais que o governo ee um verdadeiro circo..

    Desejo que o Brasil encontre pessoas sabias e toletantes para encontrar caminhos novos e assim juntos colocar ORDEM E PROGRESSO na casa !!
    Seja com a Dilma ou quem for ..nao importa mais se eee direita ou esquerda .....O brasileiro so esta cansado e merece ter o seu melhor so isso ...

    So um recado para os brasucas no exterior ; o mundo ee redondo e tudo que deseja ..acredite onde estiver volta ..palavras tem um poder absurdo e de coracao ...nao desejo que ninguem se afunde ...seja brasileiro chineses, vertinamistas, coreanos, mexicanos argentinos, que muitos desdes vivem por aqui ..vieram em condicoes piores e ate hoje nao ouvi nenhum deles falarem o desejarem mal para seus irmaos ..enfim ......

    todos precisam de todos ...ee isso
    FIQUEM TODOS BEM ^^

    Boas festa >^.^<

    ResponderExcluir
  30. Renato Alves, li o seu post e sempre vejo o abismo que separa esses dois mercados automotivos. Sempre comparo a diferença de preços daqui com os EUA. Ótimo post, muito bem detalhado e explicado. Revoltante mas real.
    Meus Parabéns!
    Abs

    ResponderExcluir
  31. O pessoal no Brasil num acredita que nos estamos falando a verdade....
    Eu moro na Republica Dominicana fazem 6 anos e aqui eu tenho um Chevrolet Aveo 2007 que paguei 7000 dolares, no Brasil eu creio que se pagaria o dobro....

    ResponderExcluir
  32. Talvez o triplo. Uma amiga minha da faculdade comprou um Mazda 7 e pagou 15 mil dólares. Esse aí da foto acima. Enquanto isso meu pai pagou 40 mil reais em um Uno Mille completo para a esposa. Esse carro é tão ruim que nem existe por aqui...

    ResponderExcluir
  33. Aqui na Republica Dominicana quem trouxe esses Milles foi a Ambev, para os vendedores, eu axo que eles deviam ter comprado yaris aqui que saia mais barato....

    ResponderExcluir
  34. Kimbras,
    O Brasil vende os carros para outros países por preço de banana e para os brasileiros a preços altíssimos. Um ex é o nosso Gol que é exportado para o México e vendido lá pela metade do prço que se paga no Brasil, pode??

    ResponderExcluir
  35. Tenho um amigo em Panamá que comprou um Palio 1.4R zero por 9.000 USD!!!! Imagina quanto custa um no Brasil....

    ResponderExcluir
  36. Muito bom o post, Renato.
    Bastante esclarecedor, sabia que havia diferenças nesse sentido, mas não tão gritantes assim.. enfim, pretendo aplicar para o visto h1-b em junho, mas já estou olhando uns carangos no site..rs
    abraço

    ResponderExcluir
  37. muito legal o post. é um absurdo mesmo.
    mas não precisava falar do Lula no final.
    afinal foi no governo dele que os mais pobres finalmente tiveram acesso a carro novo, ainda que populares.

    ResponderExcluir
  38. Mas olha, os impostos não baixaram nada no governo lula, o povo simples conseguiu comprar os carros por esforço próprio. Até os juros continuam absurdos no Brasil e o governo poderia ter feito algo a respeito, não concorda?
    As minorias ricas estão até mais ricas e o governo Lula não está nem aí com a Amazônia. Está louco para aprovar a usina Belo Monte que causará um desastre ecológio e tudo por causa do dinheiro que vai "entrar"
    Abs

    ResponderExcluir
  39. Gostei do Post! Já pensou em divulgar também no www.plik.com.br ?

    ResponderExcluir
  40. Sempre quis ter um Ford Mustang, mas por aqui custa cerca de 120 um usada, já nos EUA ele sai por cerca de 20 um novo...

    ResponderExcluir
  41. Pois é! Aqui não é carro de rico. Eu acho o máximo!

    ResponderExcluir
  42. Amigo blogueiro, não precisava de um post deste tamanho para explicar um assunto tão simples.

    Sabe porque o carro no Brasil custa tão caro?

    RESPOSTA CURTA: Porque o brasileiro paga.

    RESPOSTA LONGA (se é que é preciso ainda): Qualquer carroça de fim de linha e o brasileiro acha lindo e parcela em 60 vezes sem entrada, todo mundo desfilando de carroça nova. Ano após ano o Brasil bate recorde de vendas. Por isso que o carro no Brasil custa caro, porque as pessoas compram. Se os carros encalhassem nos pátios, o preço baixava.

    E tem mais, brasileiro paga mais caro do que no mundo todo, para ter um produto inferior.

    Exemplo de absurdo: o FOX. O FOX é um sucesso de vendas no Brasil. Foi exportado para a Europa, onde custa mais barato que no Brasil, e tem ABS, Airbag e muito melhor acabamento. Esta versão não vende no Brasil.

    Sem contar outros absurdos como IPVA que é calculado de acordo com o valor do carro... que isso... um carro mais caro gera mais custos para o governo? por isso paga mais caro o IPVA? aqui em Portugal o imposto de veiculo é igual para todos, o preço varia de acordo com a emissao de carbono de cada carro, nao pelo preço de mercado.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo
    Se aqui fosse o Yahoo eu votava na sua resposta!
    Falou e disse!
    obrigado pelo excelente comentário!
    Abs

    ResponderExcluir
  44. Camaro nos EUA = 23 mil dolares
    Camaro no Brasil = +200 mil reais

    ResponderExcluir
  45. Exelente post. Eu prego essas informações faz tempo.
    Infelizmente, aqui no Brasil, não existe uma vontade real no consumidor de mudar isso, por isso não muda. COmpram carros 1.0 achando que é barato por que consome pouco... se consumisse muito e tivesse menos lucro da montadora, sairia mais barato!
    A questão dos impostos também é pela demanda! Só existem impostos exorbitantes e mais de 5 mil reais de lucro por carro vendido por que existe demanda para isso.

    Sim, estou culpándo a população. Se a concorrência é maior nos EUA, é por que o consumidor exige isso.
    Quando vejo TV americana por streaming, fico impressionado com a propaganda! Dizem que a propaganda brasileira é boa, na minha opinião não é não! Nossa propaganda é calcada em valores emocionais, visa enganar o consumidor, enquanto nso EUA é tudo bem objetivo, mostra a segurança de um carro, a qualidade de um produto, o menor preço, e não o cachorrinho, a criancinha ou o casal feliz como nossa propaganda aqui.

    ResponderExcluir
  46. Os impostos são abusivos no Brasil, concordo!
    mas temos que levar mais dois itens em consideração:

    1) STATUS;
    O Brasileiro paga 100 no que vale 10 apenas pelo status.
    2) MARGEM DE LUCRO;
    A margem de lucro das montadoras é um absurdo. Se você desconsiderar os impostos o preço no Brasil continua ALTISSIMO.

    abraços,
    Marcio

    ResponderExcluir
  47. gostei do teu post mais fiquei mais puto ainda eu acabei de tirar a carteira e queria comprar um carro mais nem tem como pelos preços.
    da uma raiva...

    ResponderExcluir
  48. Pedro e Márcio
    Olhando pra trás hoje, fico puto também comigo porque fui palhaço nas mãos do governo e montadoras. A gente se deixa levar pelo que a maioria faz e nossa... como eu gastei dinheiro com carro. Eu acho também que se a população se unisse isso mudaria. Esses preços não são praticados aqui nos EUA por uma simples razão - o americano não pagaria. Assim como não paga jamais 1000 dólares em um par de tênis, o que no Brasil era comum eu ver nos pés dos meus alunos. Se um dia eu tiver a oportunidade de ir à televisão EU FALO TUDO ISSO!!! Quem sabe muda?
    :/
    Abs!

    Guilherme
    Já passei por isso meu amigo. Meu primeiro carro foi um fusca, o segundo um fusca melhor o terceiro um gol com 10 anos de uso. Se eu morasse no Brasil sabe o que eu faria?
    Compraria um carro com mais de 20 anos que não paga IPVA, arrumaria ele totalmente e jamais pararia na rua...faria um seguro eu mesmo em uma poupança depositando dinheiro todo mês.
    Tenha paciência, você chega lá!
    Abs

    ResponderExcluir
  49. "Enquanto isso, seu Lula desfila de terno Ricardo Almeida pela bagatela de 10 mil a peça. E o salário dele dá pra isso é??"
    E pensar que Fernando Collor foi cassado só porque comprou um Fiat Prêmio e pagou à vista...

    E eu aqui sogrendo com meu Gol 2001 de R$19.000 que ainda faltam 37 de R$450... Só de juro dava para comprar 2 carros iguais.

    ResponderExcluir
  50. já votei parabéns muita saúde fé e garra

    ResponderExcluir
  51. Pois é Fábio eu já passei por isso...
    Obg Luiz!!
    Abs

    ResponderExcluir
  52. Ola Renato!

    Ja faz anos que visito os EUA, e sempre fiquei muito incorfomado com os absurdos que existem aqui no Brasil comparando com os EUA e outros países. Seu post deixou mais claro ainda a sacanagem que existe no governo e seus impostos aqui no Brasil. E ninguem pode dizer que "é porque o Brasil é um pais subdesenvolvido e não pode comparar com a potência que é os EUA". Você deixou bem claro com exemplos de países bem mais pobres que o Brasil, e não existe essa sacanagem que tem por aqui. E como muitos ja falaram, o seu post só falou sobre os carros, imagina o resto?

    Eu tenho 22 anos, terminando a faculdade de Computação em Brasilia, e um dos caminhos que posso seguir é morar nos EUA. Minha tia e primas moram em Fort Lauderdale, uma delas mora em Alabama, e isso facilita meu caminho para morar aí, nem que seja por um tempo como experiência. Só que fico naquela situação... de ter coragem de se afastar da minha família e amigos que tenho aqui para viver nos states.

    Como você ja passou por isso, gostaria de saber a sua opinião!! Um forte abraço, e desejo sorte para você na sua empreitada! ;]

    ResponderExcluir
  53. Yuri
    Milhares e milhares de brasileiros gostariam de ter a oportunidade que você tem.
    Olha os amigos se casam, mudam e depois você pode se arrepender no futuro de não ter abraçado essa oportunidade.
    Família você já tem aqui. Sua família pode vir te visitar e você pode ir 2 ou 3 vezes por ano visitá-los também. Membros da família que moram no Brasil em cidades diferentes se vêm as vezes 1 vez por ano? E com os proços das passagens aqui, com o dinheiro que se ganha em uma semana dá pra comprar uma.
    E os amigos maravilhosos que você vai fazer por aqui também?
    Eu não pensava duas vezes...
    :)
    Abração!

    ResponderExcluir
  54. Parabéns pelo comentarios dos carros eu sabia que era barato já,mas muita coisa que vc disse nao sabia, sobre imposto pago uma vez na hora, nao pagam ipva nada,aqui no brasil é uma maracutaia forte, pagamos imposto pra comprar,pra andar, pra tuso, sendo que as ruas sao estradas de terra ainda, vi uma nota sobre o corola, aqui , é no brasil é vendido no brasil poe 80 mil é fabricado no brasil é exportado para o mexico no valor de 45 mil ???
    pra ver a maracutai forte como é,... logo to indo pros eua com minha namo, brasil nao da pra viver mais, ta fodaaaa

    ResponderExcluir
  55. ola bom dia

    Estive lendo uns artigos seus no seu blog achei muito interessante vc explicando tudo como funciona ai nos eua etc.. bem legal
    uma duvida que ficou é, tenho receio de aprender o ingles, convivendo ai é mais facil e quanto tempo demoro pra aprender, fazer curso é preciso ?
    e sobre a carteira de motorista, vi pelo que vc falou é por estado isso ??
    não é como no brasil vale em todo territorio nacional ?
    ai vc comenta sobre florida, ohio, como funciona ai ??

    valew

    ResponderExcluir
  56. Murilo
    É bom sempre vir sabendo um pouco, as coisas são mais fáceis
    Depois, quando estiver aqui você aprimora. Mas vir sem falar uma palavra eu não aconselho. Um curso aqui também seria muito bom assim você aprende mais rápido. Demora uns 3 meses pra aprender a se comunicar bem estudando todo dia. Se vc estiver em companhia de americanos melhor. Muitos brasileiros só se associam com brasileiros e trabalham para brasileiros. Mesmo depois de 2 anos morando aqui ainda não falam inglês, isso é uma pena.
    Você pode dirigir com a carteira de um estado em outro mas somente por 30 dias depois tem que trocar.
    Abs

    ResponderExcluir
  57. Engraçado esse negocio da carteira rsrs meio estranho por 30 dias só, fazer o quê né? Mas tem outras vantagens muito melhores por ai eu e minha namorada pretendemos ir para os eua esse ano, talves no meio do ano ou no final do ano, ela fala inglês e espanhol ai já fica mais fácil. pretendemos ir para nova york acho, nada definido ainda, estamos decidindo certinho, brasil é um pais bom, o que deixa triste e insatisfeito é essa robalheira desgraçada cara trabalha só pra pagar imposto, viver e gozar a vida que é bom nada, a gota d'água foi quando li sobre os carros no seu blog ahhh, aquilo me deixou irado, puta sacagem kara pra vc ver como são as coisas, eu vi uma nota aqui que recebi por email. O honda city é fabricado aqui no brasil, sabe qunato custa um aqui pra gente? 60 mil reais!! Sabe a a quanto eles expotam pro México? a 23 mil reais, agora me explica como o carro se torna caro pra nós, sendo que o óbvio a exportação era pra sair mais cara ne.... ai vc ja vê a maracutaia toda!! ! ai quando agente tráz algo de fora, quando chega no Brasil dobra o valor.. assim nunca vai pra frente, a ultima daqui nao sei se vc soube os parlamentares pediram aumento de 69% no salario deles.. afff uns tavam ganhado 20 mil por mes e querem aumento de 69% e receberam o aumento!!!!!!!!!!!!!!! Pelo amor de Deus né? Que pais que eu vivo, agora me diz da vontade de viver aqui ??? vc saiu pelo mesmo motivo que eu to pensando ne, sair pra buscar algo melhor em um pais melhor mas se der certo eu ir pros eua ai fica tudo mais tranquilo, porque minha namorada leva uma vida boa aqui ja ganha pensão etc... ai podemos viver bem fora do brasil tambem. abraço

    ResponderExcluir
  58. Ola tenho algumas duvidas sobre dupla cidadania


    Por exemplo o pai de namorada nasceu nos estados unidos e veio morar no brasil, ela nasceu aqui, por direito ela pode ter dupla nascionalidade né ?
    Pretendemos nos casar, ela tendo dupla cidadania automaticamente eu vou ter dupla cidadenia tambem ?
    Caso eu queira trazer minha familia para morar comigo eles tem direito a dulpa cidadania tambem ??

    grato murilo

    desculpe se estou sendo muito chato rs

    ResponderExcluir
  59. Murilo
    Se o pai dela é americano ela automaticamente tem direito à cidadania americana. Você precisa consultar um advogado de imigração porque, eu sei que casado com ela você receberá um green card, depois de, se não me engano, 6 anos com green card, você pode pedir a citzenship (cidadania americana, passaporte americano, etc). Mas tem que passar por um exame (uma prova).
    Eu falei do advogado porque acho interessante você saber se é melhor casar-se antes de ela pedir a cidadania ou depois. Porque eu acho que se você casar-se depois você precisa voltar ao Brasil e esperar a papelada toda que demora em torno de 7 meses a um ano entrar com visto de noivo. No entanto, eu lí que pais americanos só podem pedir para filhos “solteiros” para migrar aos EUA.
    Por isso vale a pena a consulta pra saber se é mais fácil casar-se antes ou depois. Casar-se no Brasil ou nos EUA, entende? Me parece que uma vez com green card, nem precisa ser cidadão americano, você pode preencher uma petição de green card para membros da sua família. Pais, irmãos ou filhos somente.
    Leia bastante a respeito, o que eu te disse foi coisas que lí assim por cima. Tem que pesquisar!

    Veja este site
    http://www.guiadoimigrante.com/materia-3149.Green-Card-Atravs-da-Famlia.html

    Abs!

    ResponderExcluir
  60. Olá Prezado! Excelente a sua iniciativa. Eu mesmo estou preparando um vídeo para colocar no youtube onde faço uma reflexão sobre o absurdo que é viver no Brasil. Completo disparate sem qualquer comparação com qualquer outro país civilizado. Somos tratados como milionários pelo governo e empresas que nos vendem carros atrasados e capengas pelo preço de carrões nos EUA! Devemos nos revoltar e mostrar que quem manda somos nós. Se o brasileiro simplesmente adiar a compra do carro novo por um ano apenas, tenho certeza que os preços cairiam para valores honestos. O governo brasileiro não respeita o povo, e pior, o próprio povo não se respeita!

    ResponderExcluir
  61. Ola ADM
    O que eu sempre falo, o povo tem o poder e não sabe usá-lo. Infelizmente o brasileiro é muito desunido...mas vamos informando a todos!
    Abs!

    ResponderExcluir
  62. A CARGA TRIBUTARIA SOBRE CARROS NO BRASIL VARIA DE 27,1 ATE 36,4 POR CENTO.NO CASO DE UM LOGAN 1.6 COMPLETO QUE FOI O CARRO USADO NA REPORTAGEM DA REVISTA QUATRO RODAS ,OS IMPOSTOS EQUIVALEM A 29,2 POR CENTO,POIS OS CARROS ACIMA DE 1.0 ATE 2.0 FLEX PAGAM 29,2 POR CENTO DE IMPOSTOS.JA OS CARROS ACIMA DE 2.0 PAGAM 36,4 E ATE 2.0 A GASOLINA 30,4.ESSES 42 POR CENTO DA REVISTA EPOCA ESTA ERRADO ,POIS LI A REPORTAGEM E HA VARIAS INFORMACOES ERRADAS NA REPORTAGEM ,QUE PARA MIM NAO TEM CREDIBILIDADE.

    ResponderExcluir
  63. Olá anônimo
    Obg pela visita.
    No artigo que eu escrevi, eu expliquei duas coisas diferentes. O valor do imposto sobre o preço final e o valor do imposto sobre o custo do veículo.
    36,4% faz do Brasil o campeão em impostos sobre carros, sendo a Itália a segunda colocada com menos da metade desse valor.
    Em um veículo que custa 100 e a carga tributária 36,4%, o custo do veículo é 63,6. A carga sobre o custo é de 57,2%, sem contar IPVA que pode chegar a 6%.
    Se calcularmos os 36,4% + IPVA de 4% para carros nacionais que precisa ser pago TODO ANO, chegamos aos 40% dos artigos citados.

    Um absurdo. Não podemos dizer que não dá para comparar o Brasil com os EUA que cujo imposto é de 6,1%, porque países vizinhos ao Brasil e que não são tão prósperos tem impostos muito menores. O pior, nem com impostos altos assim, o Brasil consegue melhorar a qualidade dos serviços públicos. Quem quiser boa educação tem que ir para escola particular e quem quiser ter bom tratamento de saúde tem que pagar um plano de saúde do próprio bolso que era o caso de quando eu morava no Brasil e provavelmente o seu.
    Abs

    Outros artigos que eu consultei:


    Revista 4 Rodas
    http://acessa.me/bbjg

    Car place revista automotiva
    http://acessa.me/bbh8

    G1 em Sao Paulo
    http://acessa.me/bbh9

    Mundo das tribos
    http://acessa.me/bbjf

    ResponderExcluir
  64. NA SUICA O IVA SOBRE CARROS E DE 25 POR CENTO E LA NAO HA SAUDE PUBLICA POR INCRIVEL QUE PARECA E OS SUICOS SAO OBRIGADOS A PAGAR CARISSIMOS PLANOS DE SAUDE,CASO UNICO NA EUROPA.ENTENDI O QUE DISSE,OLHA SO SEI QUE OS IMPOSTOS SOBRE A VENDA DE UM CIVIC POR EXEMPLO SOMAM 11 POR CENTO DE IPI 12 DE ICMS E O RESTANTE E PIS COFINS QUE DA OS 29,2 POR CENTO SOBRE A VENDA.AS MARGENS DE LUCRO SAO ALTAS AQUI E O CAMBIO NAO AJUDA NAS COMPARACOES INTERNACIONAIS.EM 2001 OS CARROS NA ARGENTINA ERAM MAIS CAROS QUE OS BRASILEIROS POR CAUSA DO CAMBIO VALORIZADO DE LA ,LEMBRA DO UM PESO UM DOLAR?RISOSS.LA O IVA E DE 21 POR CENTO SOBRE CARROS.O CERTO E FAZER COMO EU E MINHA FAMILIA ,NAO COMPRAMOS CARRO ZERO HA DECADAS.QUERO COMPRAR UM C3 COMPLETO 2006 E ESTA 24000 REAIS E UM ZERO EM TORNO DE 38000 A 39000 REAIS.SE TODOS PENSASSEM IGUAL A MIM,SERA QUE OS PRECOS SE MANTERIAM NESSES PATAMARES?O HONDA CITY E FEITO NO BRASIL E CUSTA COMPLETO 58000 REAIS ,A HONDA EXPORTA O CITY DO BRASIL PARA O MEXICO E SABE QUANTO CUSTA LA?PASME, 25.800 REAIS,SO IMPOSTOS NAO JUSTIFICAM TAMANHA DIFRENCA AQUI DEVERIA CUSTAR NO MAXIMO 30 000 REAIS ,POIS NO MEXICO O IVA DE CARROS E 20 POR CENTO.E AS MONTADORAS NAO PARAM DE INVESTIR AQUI HYUNDAY FABRICA NOVA TOYOTA OUTRA FABRICA FIAT OUTRA FABRICA,E UMA MINA DE OURO NE?PARA OS TROUXAS BRASILEIROS QUE FALAM AMEM PARA TUDO E NAO SE REVOLTAM.BYE

    ResponderExcluir
  65. Você tem toda razão! Se eu estivesse no Brasil também não compraria carro zero nem morto. Só se fosse milionário e 20 mil reais não fizessem a mínima diferença pra mim. Se todos os brasileiros se unissem eles teriam que reavaliar os lucros, os impostos e o povo sairia ganhando.
    Abs!

    ResponderExcluir
  66. 300 000 BRASILEIROS NOS EUA? NAO E ISSO QUE JA LI EM VARIAS REPORTAGENS .ESTIMA SE QUE HAJA ENTRE 1 MILHAO A 1,3 MILHAO DE BRASILEIROS NOS EUA NO MINIMO.ESSES 341000 A QUE VC SE REFERIU SAO OS QUE RESPONDRAM AO QUESTIONARIO DO GOVERNO,LI ISSO TAMBEM ,MAS O NUMERO REAL DE BRASILEIROS NOS EUA E BEM MAIOR.

    ResponderExcluir
  67. ULTIMA COISA SEM QUERER ENCHER O SACO ,HOJE UM CARRO ACIMA DE 1.0 ATE 2.0 FLEX PAGA 11 POR CENTO DE IPI ,MAS EM 1998 CASO VC NAO SAIBA O IPI ERA DE 30 POR CENTO ,ISSO MESMO 30 POR CENTO,NAO SEI PORQUE RESOLVERAM BAIXAR,RISOSS BYE BYE

    ResponderExcluir
  68. Desculpe, esse número é só na Flórida. 200 mil são residentes legais, mas estima-se que haja mais 150 mil de ilegais!
    Abs!

    ResponderExcluir
  69. Tenho notado que alguns preços diminuíram mesmo. Por ex, a ford Edge chegou ao Brasil a 159 mil reais e hoje é vendida quase 40 mil a menos!
    Bye!
    :)

    ResponderExcluir
  70. o polo sedan que vc postou acima nao paga 36,4 por cento de impostos como voce postou.o polo sedan nao tem motor acima de 2.0 e como ele e flex, paga 29,2 por cento e somado ao ipva ,da 33,2 por cento, e nao os 40 a que vc se referiu.se fosse um carro 2.4 ai sim passaria dos 40 por cento ,na verdade esses carros acima de 2.0 nem fabricam mais no brasil por causa da tributacao e geralmente sao importados

    ResponderExcluir
  71. O HONDA CITY PARECE QUE BAIXOU O PRECO ,VI VARIOS A VENDA NA NET POR 50.000 REAIS OU 55000 REAIS COM CAMBIO AUTOMATICO ,QUANDO FOI LANCADO NAO CUTAVA MENOS DE 57000 REAIS SEM CAMBIO AUTOMATICO,VC VE COMO ESSAS MONTADORAS SAO SEM VERGONHA,ELAS FAZEM O BRASILEIRO DE TROUXA.

    ResponderExcluir
  72. Para quem gosta de carros estas notícias são de chorar. No final das contas são apenas carros, se o Brasileiro parar de reclamar e ir nas ruas fazer protesto como ta acontecendo no Egito, a gente já teria mandado este novo uno para a PQP.

    ResponderExcluir
  73. Ai meu Focus 2.0 ta chorando humilhado.

    ResponderExcluir
  74. CARA PARABENS tambem acho que aqui no brasil ta muito dificil, quem é pobre ta achando que melhorou porque conseguiu comprar uma geladeira ou conseguiu financiar um veiculo popular em 60 vezes que no passado era só em sonho, tenho muita vontade de ir embora para os eua mas hoje em dia tenho 37anos casado,e duas filhas de 2 anos ( gemeas) entao tenho muito medo de naop dar certo , penso em ir e depois busca-las mas nao sei se aguento fdicar longe delas, entao passo o que passo por aqui por elas ,mas o que se pode fazer por ai eu digo ( trabalho ) o quanto se ganha um imigrante brazuca ilegal ou legal? consegue-se viver uma familia com 4 pessoas sem passar nescessidadese ainda com filhas tao pequenas? tbm temos parentes por ai em WashingtonDC. sera que la é como vc escreveu (moradia, carro, educação,saude etc. )mas emfim parabens otimo blog vou procurar estar em contato sempre e pode ter certeza de que divulgarei o seu blog pra muitos .....obs:aqui no brasil (governo) só tem ladrão er corrupto que formam e obrigam-nos a se submeter as leis que só favorecem a eles .

    ResponderExcluir
  75. Me desculpe não me apresentei , meu nome é Alexandre sou de sp capital zona sul Jabaquara sou taxista e sou pai das gemeas que estão morando no litoral norte por falta de grana pra comprar uma casa ou alugar estão com a mãe na casa da sogra . Se possivel poderia mandar mais informações pra mim meu email paranhosale@ig.com.br atenciosamente desde já obrigado

    ResponderExcluir
  76. Lucas
    Aqui nos EUA não existe IPVA, só o imposto que se paga quando se adquire o carro que é de 6,5%. Uma vez o carro pago aí é só gasolina e manutenção - se tiver!
    Abs

    ResponderExcluir
  77. Olá Renato, excelente seu blog, parabéns!

    Encontrei seu blog na procura por informações dos EUA pois estaremos (eu, minha esposa e filho de 4 anos) nos mudando por causa de um doutorado dela em Illinois este ano.
    Suas informações tem sido muito úteis e, colocando tudo na balança, concluimos que será mesmo melhor morarmos aí, apesar dos tornados, frio, familia.
    Tratando especificamente de carros, outro ponto a considerar, além do que jah foi dito, eh que apesar do brasileiro comprar carro ruim e pagar caro, ainda por cima temos que encarar as estradas horriveis e o transito caótico das grandes cidades. Aquí em Salvador as ruas travam a partir de 7h e 11h da manhã e das 17h até 20h. O prefeito e vereadores picaretas (pra não ser desrespeitoso)disseram que o problema é porqueo povo tá comprando muito carro. Mas tratar de desafogar as pistas ou oferecer um transporte urbano coletivo, eles não tão nem aí. Pior, um tal de metrozinho de 6km de extensão já consumiu uma fortuna dos cofres publicos e, mesmo depois de 10 anos do inicio das obras, nao tem previsao de quando vai ficar pronto e nem sabe por quanto vai ser a tarifa a ser cobrada pelos 6 km da linha. Piada! Estamos com uma amiga americana conosco e ela está simplesmente chocada com o alto custo de vida por aquí, a violencia, o transito caótico.
    Gente, eh dificil a qualidade de vida por aquí.

    ResponderExcluir
  78. Dificil acreditar quando so em 2010 os brasileiros pagaram 21 bilhoes de reais em IPVA. Onde vai esse dinheiro todo? Um total desrespeito pelo povo brasileiros. Sim, muitos como eu e voce acabamos percebendo que as coisas nao melhoram ou tendem a piorar e para o bem proprio e a seguranca da familia e a qualidade de vida, acabamos resolvendo viver em algum lugar melhor, ou pelo menos em um lugar onde o cidadao eh tratado com o minimo de respeito...
    Abs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  79. em contar os pedagios das estradas que nao existem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk moro na italia o Brasil virou uma piada mesmo o pior que iludem o povo a comprar e se endividar cada vez mais.

    ResponderExcluir
  80. A maioria das estradas nao tem mesmo. Por exemplo, daqui pra Miami nao se paga nada. Mas se quiser ir por uma estrada mais rápida paga-se 12 dolares pelo percurso. De SP ate a casa da minha mae 288 km ida e volta eu gastei na ultima vez 80 reais!!!

    ResponderExcluir
  81. porque a gasolina custa 1,50 no paraguay? e aqui em Goiânia 3,19, (gasolina brasileira),porque carro Brasileiro custa a metade do preço lá também? porque nós troxas, sim todos somos troxas, vai para o nordeste do pais e procura uma pessoa para trabalhar para vc ver, vão te falar assim semana que vem o benefício do governo vai sair ( bolsa miséria, ou chamem com quiser, e quem paga essa merda para esse povo que só quer mamar na teta do governo, nós os troxas, vai falar mau do lula nessa região para vcs verem, quase me mataram lá, só porque falei que tinha que dar a vara para pescar em vez de dar o peixe, ano que vem meu irmão vira cidadão americano, conto os dias para sair desse pais que não valor em quem o costroi, as vezes tenho vergonha de ser brasileiro em ver meu irmão sempre contar como são as coisas são no outro lado do continente, se não tiver união e for de contra o governo de nada serve mostrar como é a vida em outros paises.
    Vergonha de ser Brasileiro!!

    ResponderExcluir
  82. Anonimo
    Obrigado por comentar. Se seu irmao se tornar cidadao americano ele pode pedir um green card para vc e vc pode morar nos EUA
    Nao entendi a ultima parte do seu comentario. Voce acha que nao vale a pena mostrar como é a vida em outros paises como eu faço aqui no blog?
    Abs

    ResponderExcluir
  83. Legal que o blog consertou, Renato BFF!
    17 anos atrás...chego em Miami para um giro pela Disney, Cancun etc. Era empresário na ativa. Passei dois dias só tomando cerveja e refrigerante pq não conseguia pedir Water. Voltei revoltado para o Brasil quando descobri q lá, só pagava +/- 6,5% de imposto sobre a mercadoria comprada.
    Hoje, nada mudou. É a politicalha a todo vapor.
    Cmte

    ResponderExcluir
  84. Veja só, 17 anos e a coisa continua a mesma. Acho que o americano jamais aceitaria coisas que nós brasileiros acabamos aceitando. O brasileiro é muito manso viu
    Abs BFF!!! hehehe

    ResponderExcluir
  85. Concordo com Kate Adu, se as montadoras ficarem sem compradores destes veículos por apenas 3 meses e ao contrario tivessemos oportunidades de importar veículos chamados de luxo, semi novos dos EUA, talves chegaria pra nós por 2/3 de um popular brasileiro e muito mais conforto e status.

    ResponderExcluir
  86. Anselmo
    Os brasileiros não se unem. Os americanos deixaram de consumir gasolina por um período e o preço do galão caiu de 4 dólares para 3,85 já!
    Imagine o que isso faria no Brasil?
    abs

    ResponderExcluir
  87. iNFELIZMENTE NOSSA SOCIEDADE VIVE DE APARENCIAS, MESMO QUE POSSA COMPROMETER O ORÇAMENTO FAMILIAR PELA COMPRA DE UM CARRO, MELHOR UMA CARROÇA POR UM PREÇO ALTISIMO E EM 60 VEZES. o CUSTO DE VIDA DOS BRASILEIROS É MUITO ALTO, OS BRASILEIROS EM GERAL PREFEREM TER UM CARRÃO O QUE UMA CASA. tERMOS QUE TER CONSCIENCIA PLITICA E ECONOMICA(FAMILIAR) E ISTO SOMENTE SE ADQUIRI COM EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir
  88. de acordo com o ibpt os impostos diretos e indiretos nos eua sobre carros somam 24 por cento .no brasil varia.mando outro post para voce explicando.6 por cento ou ate 13 dependendo do estado e o imposto direto sobre a venda e ha outros que sao indiretos ,nao estou inventando nada li isso no ibpt instituto brasileiro de planejamneto tributario.bye

    ResponderExcluir
  89. ESTAREI APOSENTANDO DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERIAS NO FINAL DE 2011 E COM CERTEZA IREI DESFRUTAR DAS MARAVILHAS QUE EXISTEM NA TERRA DO TIO SAM.PODEREI POSSUIR MEU CAMARO AMARELO E VIVER EM PAZ COM UM MINIMO DE VIOLENCIA.FORT MYERS ME AGUARDE.TUDO DEPENDE DE MEU AMIGO MARÇAL PARA EU PODER MORAR EM MINHA CASA.

    ResponderExcluir
  90. Que bom Nicolau!
    Espero que dê tudo certo!
    Boa sorte!!
    Abs

    ResponderExcluir
  91. O frustante é que parece que TUDO aqui é mais caro do mundo. Até o McDonalds daqui é o mais caro do mundo. R$15 por um Big Mac, sendo que nos EUA ouvi dizer que é cerca de 3~4 dólares.

    Alguns lanches do BurgerKing aqui chegam perto de R$20,00!

    Revoltante!

    ResponderExcluir
  92. Shadow
    O combo do McDonalds (o N. 1) completo aqui custa 6 dólares. Com 14 duas pessoas comem. Só o sandwiche é isso mesmo que vc disse. Sim o Big Mac mais caro do mundo é o do Brasil
    Infelizmente
    Abs

    ResponderExcluir
  93. Ah, obrigado por responder Renato.

    Você conhece o canal desse rapaz?
    http://www.youtube.com/user/DanielFragaBR

    É o canal do YouTube dele onde ele posta vídeos constantemente sobre a situação política, econômica, etc, do país. Acho um ótimo canal.

    Se puder, dê uma olhadinha nesse vídeo em especial: http://youtu.be/q6EqcvUUPKo

    Até!

    ResponderExcluir
  94. Shadow
    Eu respondo todos os comentários kkk
    Rapaz olhei o vídeo e fiquei muito chateado. Chateado de ver o país que eu nasci nesta situação. Chateado por ver outros brasileiros que deviam estar fazendo o mesmo chamar o Daniel de anti-patriota. Chateado de ver como parte da população é conformista e está alienada pelo governo e rede Globo e acha que isso é ser patriota.
    Eu escrevi um post similar aqui e fui muito criticado. Leia "e aí? Quando volta para o Brasil?"
    Obrigado pela indicação
    Abração

    ResponderExcluir
  95. Ola Renato, tudo de bom para vc, venho tentando sem sucesso convencer minha mulher a passar um tempo nos Estados Unidos. Acho o cuscto de vida mais elevado aqui no Brasil, para ser sincero muito alto para os serviços prestados em alguns casos. Sem contar os impostos que matam o cidadão de bem.

    Acho que em dois ou trÊs anos devo voltar aos EUA, já residi entre 89/99 em Pasadena e Anaheim na California, gosto mais do estilo de vida americano, e também dos preços dos produtos que me deixam louco aqui. Vamos torcer muito para que as coisas mudem, que melhore para o povo e que este venha poder comprar carro, eletros e etc mais em conta.

    ResponderExcluir
  96. Amém! Boa sorte pra você rapaz! Aí ou aqui!
    Abs!

    ResponderExcluir
  97. o que justifica de fato essa diferença é o olho grande dessas montadoras comilonas, ganham 3x mais aqui em lucro liquido do que em paises da europa ou nos states, ano que vem vou pegar meu primeiro carro zero, já tinha decidido não comprar volks, ford, chevrolet ou fiat, esses já tinham dançado, quase provavel seria um sandero, mas de fato vou partir para um china, nem que espere mais um ano para ver o mercado, mas é quase certo que será um china

    ResponderExcluir
  98. os chinas chegaram, sei que não é o melhor dos mundos mas já está assustando os corvos da vw, fordm, fiat e outros menos votados, os chinas não são baratos, os brasilque são caros demais,no maximo em 15 meses compro meu zerinho, os corvos NÃO verão meu suado dinheirinho

    ResponderExcluir
  99. Rapaz, como é o seguro nos EUA?

    Na Inglaterra, pelo que pude perceber, você paga uma determinada quantia de seguro e pronto. Você já está segurado, não precisando pagar parcelas anualmente.

    É assim nos EUA também?

    ResponderExcluir
  100. Shadow
    Qualquer lugar é como na Inglaterra. No Brasil o seguro é por volta de 4% do veículo. É uma determinada quantia. Se você tiver dinheiro pra pagar à vista não tem que pagar parcelas. Pagamos parcelas porque não podemos pagar de uma vez só. Aqui nos EUA é a mesma coisa. Pode-se pagar à vista ou mensal.

    ResponderExcluir
  101. Legal Empório!
    Nem sabia que esses carros chineses chegaram ao Brasil. Carro zero é uma delícia. Tomara que a concorrência beneficie o povo e os chineses não entrem na maracutaia da combinação de preços entre as montadoras brasileiras...
    Abs

    ResponderExcluir
  102. Oii meu nome é nathalia ,tenho 16 anos ,e desde que fui fazer um intercambio em 2010 nos eua tive mais ctz ainda que era isso que qria pra miim ,sonho com esse lugar desde muito tempo ,tenho intenção de fazer arquitetura entao qndo acabar o colegial me mando prai ,vou com intuito de um intercambio ,mas tenho ctz que vou pra ficar ...espero que meu sonho se realize espero mesmo

    ResponderExcluir
  103. nao so os carros chineses ,MAS DUAS FABRICAS CHINESAS ESTAO SENDO CONSTRUIDAS NO BRASIL ,A JAC NAO DEFINIU LUGAR AINDA E A CHERRY EM JACAREI.A TOYOTA QUE JA TEM FABRICA EM INDAIATUBA E VAI ABRIR OUTRA EM SOROCABA E A HYUNDAY EM PIRACICABA ,E A NISSAN TAMBEM VAI CONSTRUIR FABRICA ,A CHINESA LIFAN E A MITSUBICHI,OS ASIATICOS INVADIRAM O PAIS LITERALMENTE.RISOSS BYE

    ResponderExcluir
  104. O CARA TA LOUCO BIG MAC A 15 REAIS ,NA VERDADE CUSTA9,50 REAIS ,ATE ABRIL ESTAVA 6 REAIS NA PROMOCAO ,MAS SAIU,SEMPRE HA LANCHES NA PROMOCAO.E O COMBO N 1 SAI A 17 REAIS.O BIG MAC BRASILEIRO SO E MAIS BARATO QUE O DA SUICA E DA NORUEGA,GRACAS AO REAL FORTE.EM 2003 ERA UM DOS MAIS BARATOS DO MUNDO ,MAS HOJE NAO,GRACAS AO SUPER REAL BYE

    ResponderExcluir
  105. Então está pior do que eu pensava. Quando falei big mac me referi ao combo. Aqui só o big mac custa menos de 3 dólares. O combo com batata e refri LARGE custa 6,50
    Gastar quase 20 pra comer no McDonald's é ridículo...

    ResponderExcluir
  106. É isso aí Nathalia
    Planeje direitinho que as coisas dão certo. Faça bastante pesquisa.
    Boa Sorte!
    Abs

    ResponderExcluir
  107. Já sabe que o governo brasileiro aumentou em 30% o IPI para carros importados?

    Brasil é um país de tolos mesmo:
    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/976213-imposto-maior-para-carro-importado-comeca-a-valer-veja-detalhes.shtml

    ResponderExcluir
  108. Vi sim
    Tentamos fazer uma conscientização e boicote pelo facebook mas não acho que muita gente vai aderir...
    Abs

    ResponderExcluir
  109. Concordo.

    Milhões de pessoas enchem as ruas pra passeata de religião, centenas de milhares seguem um caminhão estúpido com uma mulher de meia-idade cantando "trê-lelê, trê-lelê, trê-lelê" no carnaval, mas apenas algumas centenas de pessoas saem as ruas para protestar contra o governo.

    Pode isso?
    Claro, aqui no Brasil pode quase tudo.

    ResponderExcluir
  110. Ola Renato, Muito bom seu post. O que penso do brasil, é revoltante, o brasil é o pais dos mercenários, e o maior deles estão nos governos, aqui o governo esta do lado das montadoras, deixam ela abusarem de nos, as montadoras são protegidas com medidas de aumento de imposto p/ carros importados ,penso que as coisas só iram mudar depois de uma revolução civil.penso também que deveria desimar (MATAR) esse políticos corrupidos que debocham das nossas caras.

    ResponderExcluir
  111. É isso mesmo. Se for pra festa o brasileiro está dentro, mas para uma conscientização, etc pula fora
    Uma pena
    Abs a todos!

    ResponderExcluir
  112. Estou tentando me cadastrar legalmente na receita federal (RADAR) para tentar comprar um carro nos EUA, não quero comprar nenhum carro de Luxo, apenas um carro na faixa dos 18.000 Dólares, sei que vai ser trabalhoso, porém, não vou dar o gosto de pelo menos dar meu dinheiro para aumentar ainda mais o lucro das montadoras instaladas em terras tupiniquins.....e claro, buscar reaver o IPI pago com a ajuda de um amigo advogado.

    ResponderExcluir
  113. Muito bem!!
    Se tudo der certo, já te convido a escrever um post sobre o processo e eu publico aqui no blog para outros brasileiros saberem que é possível.
    Abs

    ResponderExcluir
  114. Cara, boa postagem, parabéns pelo levantamento de informações, temos que deixar disponível para os brasileiros, temos que pensar em algo, como um site que posta as diferenças de valores entre bens de consumo tanto automóveis como bens eletrônicos etc...

    ResponderExcluir
  115. Hey
    Dá uma olhada nesse post:
    http://brasileirovivendonoseua.blogspot.com/2011/06/caros-amigos-algumas-atras-lu-do-viver.html

    Abs!!

    ResponderExcluir
  116. ai maluco esse governo ladrao e corrupto do brasil so quer roubar, tenho um honda civic 2007 aqui nos usa que vale mais ou menos 9000 dollars e no braza o mesmo voce nao compra por menos de 40,000 reais cerca 24,000 dollars com esse dinheiro compro um honda 2012 si top de linha e ainda sobra 2000 dollars para gastar com as minas.

    ResponderExcluir
  117. Ola, achei o texto excelente e bem explicativo!

    ResponderExcluir
  118. Há 5 anos adquiri um Siena fire 2004,com dois anos de uso, por R$21.000,00 (uma pechincha na época),achava, isso porque não sabia dos preços dos automóveis nos EUA, dá vontade de chorar! Mas esse quadro pode mudar, não sabemos quem são os políticos honestos, porque o voto deles é secreto (absolvição da dep fed Jaqueline Roriz), então estarão sempre lá, PORÉM, podemos balançar a economia do nosso país boicotando os carros 0km durante dois ou três anos,A INDUSTRIA AUTOMOBILÍSTICA RESPONDE POR 5,4% DO PIB NO BRASIL (2007), seria uma forma de manifestar nossa indignação com essa sacanagem.

    ResponderExcluir
  119. se quiserem conferir só pesquisar qualquer carro no http://motors.shop.ebay.com civic usado 2011 ou 2012 por exemplo.. entr U$ 10.000,00 a 16.000,00
    brasileiro sempre levando ferro

    ResponderExcluir
  120. VC SABE QUE A DIFERENCA DE PRECOS ENTRE OS CARROS BRASILEIROS E ARGENTINOS DIMINUIU MUITO,AS PESSOAS AS VEZES SE ESQUECEM DE PESQUISAR E AINDA ACHAM QUE LA E MUITO MAIS BARATO ,MAS ISSO NAO E VERDADE PARA MUITOS MODELOS DE CARROS.O PEUGEOT 308 QUE E FABRICADO NA ARGENTINA E VENDIDO AO BRASIL POR 59.500 REAIS ,E VENDIDO NA ARGENTINA POR 54.500 REAIS,UMA DIFERENCA DE MENOS DE 10 POR CENTO ,HA UNS DOIS ANOS A DIFERENCA CHEGAVA FACILMENTE AOS 70 POR CENTO.E A INFLACAO ARGENTINA EM ALTA.O RENAULT FLUENCE FEITO NA ARGENTINA E VENDIDO LA POR 45000 REAIS , AQUI E VENDIDO EM MUITAS CONCESSIONARIAS POR 55000 A 57000 REAIS.AGORA.JA O COROLLA FEITO AQUI NO BRASIL E VENDIDO POR 60 000 REAIS E LA NA ARGENTINA POR 40 000 REAIS.O LUCRO BRASIL PARECE EXAGERADO, ASSIM COMO NA EPOCA EM QUE O PESO ARGENTINO ERA DOLARIZADO E OS PRODUTOS ARGENTINOS ERAM VENDIDOS MAIS BARATOS AQUI ,AGORA A HISTORIA MUDOU.AMO O SEU BLOG ABRACOS DANILO

    ResponderExcluir
  121. Danilo
    Obrigado pelos esclarecimentos. O argumento de que o carro era mais barato na argentina, chile, peru e mexico é só para mostrar que essa desculpa de que país pobre tem carro caro, não cola mais entende? Se esses países pobres são mais justos nos seus impostos o Brasil poderia ser também.
    Um abração pra vc

    ResponderExcluir
  122. EU ERREI o peugeot 408 e nao 308.quanto aos impostos,no brasil um carro 1.0 paga 36,82 por cento de impostos diretos e indiretos.um carro acima de 1.0 ate 2.0 flex paga 41,2 por cento de impostos diretos e indiretos.os impostos diretos sao 27,1 de carros 1.0 e 29,2 de carros ate 2.0.nos eua os impostos diretos variam de 6 a 13 por cento e somando aos indiretos que sao aqueles como imposto de renda pessoa juridica ,que nos eua e maior que no brasil e outros como imposto sobre folha de pagamento,somam 24 por cento.sao dados do INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO TRIBUTARIO.NA EUROPA ALGUNS PAISES COBRAM 40 POR CENTO DE IMPOSTOS DIRETOS E INDIRETOS COMO E O CASO DA SUICA.NA ARGENTINA ,TAMBEM ULTRAPASSA OS 40 POR CENTO DE ACORDO COM O JORNAL VALOR ECONOMICO.ENTAO , OS SEUS DADOS SOBRE IMPOSTOS NO BRASIL E NOS EUA NAO ESTA CORRETA.PARA EU CHEGAR A ESSES NUMEROS PESQUISEI MUITO NA INTERNET.SO POR CURIOSIDADE ,UM NOTEBOOK PAGA NO BRASIL 24,3 POR CENTO DE IMPOSTOS DIRETOS E INDIRETOS,MUITA GENTE ACHA QUE PASSA DE 50 POR CENTO ,RISOSS ,E HILARIO.BYE ABRACOS

    ResponderExcluir
  123. E ae, td bom? Eu vou me mudar pra Boston em janeiro, e acabei de tirar a habilitaçao. Queria saber se tem problema eu dirigir la, ou o que precisa pra dirigir. Voce sabe aonde eu posso achar carros bons e baratos? Nao quero nada sofisticado nem de luxo, mas só pra me locomover mesmo... Obrigado

    ResponderExcluir
  124. Leia o post "dirigir nos Eua" para saber se você pode dirigir por lá.
    Quanto a carros, procure no autotrader.com ou no craigslist. Porém cuidado com o Craigslist especialmente se for particular. Tem gente mal intencionada em todo lugar
    Se tiver mais duvidas depois é só escrever mas deixe pelo menos o nome
    Abs

    ResponderExcluir
  125. AH, mas o povo não se incomoda com nada disso. ADORAM o PT! ADORAM o LULA! O povo aqui é uma piada...

    ResponderExcluir
  126. Olá, meu nome é Michel Santos, estou com 20 anos, tenho vontade de morar nos eua, só que se fosse para o eua iria começar do zero, sem ter onde morar, sem ter emprego, amigos, família...iria com o ensino médio completo e falando fluentemente inglês e gostaria de saber se é fácil e como faço para conseguir essas coisas a respeito da cidadania americana e depois de conseguir isso se é possível estudar em alguma universidade dos eua.
    E também sobre o custo de vida o salario dai, sobre as melhores cidades para morar nas condições humildes na qual eu vou me encontrar quando ir morar ai, os lugares para empregos, se esta é uma boa hora para morar ai...
    Também vendo reportagens observo que ai tem muito preconceito sobre os latinos e quero saber se isso é verdade.
    é só o começo das duvidas e aguardo pelas respostas, abraço e Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  127. Michel
    Há alguns anos atrás eu tinha essa mesma vontade que você. No entanto, não pedi a ninguém respostas mastigadas. Corri atrás de toda a informação e pesquisei por muito, muito tempo. Lí blogs, notícias, procurei tudo o que se pode imaginar no google. Não me leve a mal, mas se eu fosse responder em detalhes a todas estas suas perguntas e as de todos os comentários e emails que recebo por dia, eu ficaria escrevendo 12 horas por dia, 7 dias por semana.
    Eu sei que é difícil achar respostas mas não é impossível. Não pense que não quero ajudar. Por este motivo escrevi este blog. Aqui você encontra informações que não encontra em lugar nenhum. Mas preciso ser sincero com você. A gente não pode entrar em um ambiente como esse aqui, que é um blog pessoal, com diversas perguntas, ainda dizer que "é só o começo" e terminar dizendo que aguarda as respostas. Assim como você, muitos outros fazem o mesmo.
    Eu gasto horas por semana para responder coisas simples, comentários, escrever posts e não recebo nada por isso, mas tem um limite.
    Eu faço esse tipo de trabalho, mas eu cobro. Se tiver interesse olhe na página consultoria e entre em contato pelo email.
    Uma última coisa, você percebeu que em momento algum disse ao menos "por favor" ou "obrigado"?
    Até para empregados devemos usar estas palavras, quanto mais quando a gente está pedindo "um favor"...
    Feliz 2012 pra vc também
    Abs

    ResponderExcluir
  128. Renato! Cara o post ta show de bola !!
    Me responde uma coisa.
    Será que comprando Ai nos Estados Unidos tem como eu vir dirigindo para o Brasil!!

    E ao invés de pagar imposto ao governo vou investir o dinheiro nos policiais !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sei não
      Pra seu carro ter documentos no Brasil teria que pagar quase 100% do preço que pagou aqui, mais toda a viagem, etc... Sei não
      Abs

      Excluir
  129. Renato, boa tarde, estou indo fazer um curso em Miami por 3 meses, e mesmo com o transporte público, eu pretendo ter um carro por lá. Algue o por 3 meses, fica bem "Salgado". Você poderia me dizer se a burocracia de comprar um carro é muita a ponto de não valer a pena, pelo curto tempo que irei ficar.

    Obrigada, Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela
      Com certeza comprar um carro sai mais caro. Primeiro porque você terá gastos com a carteira de habilitação, depois a documentarção do carro e seguro. Por tres meses você pode dirigir com sua carteira do Brasil mesmo.
      Comprar um carro que sai mais barato que um aluguel vai ser um carro mais velho que também pode acabar te dando manutenção
      Abs

      Excluir
  130. cara, vo muda pro eua. falow ;O
    ps: otimo blog! me esclareceu praticamente todas as duvidas que tinha quanto aos EUA. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  131. Da vontade de comprar nos Estados Unidos e vir andando !!!
    Será que é possível?

    ResponderExcluir
  132. Dá, mas vai ter que pagar imposto quando regularizar o carro no Brasil...
    Abs

    ResponderExcluir
  133. você sabe como funcionam os tributos em cima de instrumentos musicais? já te fiz uma pergunta lá no post dos parques!
    é que eu queria trazer um gibson jumbo daí, e aqui no Brasil ele saí por uns 20 000 reais! e aí uns 3000 dólares! sabe se eu consigo "fingir" que já levei ele daqui do brasil pra tocar aí? conhece algum lugar com bons preços de instrumentos musicais? mais uma vez obrigado!

    ResponderExcluir
  134. Puxa Lucas, não sei
    Mas acho que o governo brasileiro vai cobra imposto. No máximo 50%.
    Traga o violão. Não acho que eles vão pensar que você comprou lá.
    Mas esteja preparado para pagar o imposto senao eles tomam de você
    Abs!!

    ResponderExcluir
  135. Olha!!! Estou boqueaberto..... muito bom o post, alias, esse blog é tudo de bom, estou muito feliz por ter encontrado vocês....Parabéns...
    Victor

    ResponderExcluir
  136. TERIA COMO FINANCIAR UM CARRO AI MORANDO AQUI NO BRASIL?

    ResponderExcluir
  137. A verdade é que tudo isso só acontece, por conta da inércia de nosso povo, e da roubalheira dos empresários, capitaneada por vários governos corruptos, antes da direita, hoje da esquerda "popular"!

    ResponderExcluir
  138. É um absurdo realmente, as concessionárias no Brasil lucram e relucram uma verdadeira extorsão legalizada. Cara parabéns pelo blog é excelente, dei umas fuçadas (quero ler com mais calma) e gostei do que vi. Só a título de curiosidade há um agregador de conteúdos chamado Agrega Pais, que é voltado para pais e mães (mas é tão versátil que acaba tendo audiência da família toda, pois, vai dos blogs de mães até blogs geeks ou sobre mma) uma ótima forma de divulgar seu blog para um público bem específico no geral e que está adentrando a internet e uma ótima forma de virar referência para este público. E no mais continue com o blog que está impecavelmente magnífico. Wonderful.
    Romano Sifredi

    ResponderExcluir
  139. Laercio - São Paulo
    Amigo, gostei muito do seu blog, me tirou varias duvidas, mas mesmo tendo raiva dos politicos, ficarei aqui lutando, tenho muita vontade de conhecer os estados unidos e toda a europa, de conhecer pessoas com a sua coragem de viver em outros paises. Por favor, me informe se voce estando em outro pais vc não encotra preconceito, como pessoas imaginando vc roubando seu emprego.Por favor o relacionamento com vizinhos é amigavel ou só informal, amigo desde já agradeço, e aprendi muito com vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laercio
      Eu escrevi um post sobre preconceito, procure na busca na barra lateral direita.
      O relacionamento com os vizinhos é amigável. Nos convidam para festinhas, vêm conversar quando estamos cuidando do jardim, etc. É muito legal
      Abração!

      Excluir
  140. Graças a Deus estou indo ai pros EUA começo do mes, quantos q custa um honda civic nos EUA?

    ResponderExcluir
  141. Graças a Deus estou indo para os eua começo do mes, a diferença de preços de carros em relação ao brasil chega ser até o triplo mais caro no brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte sua!
      O preço do honda civic vc encontra no site da Honda
      Abs

      Excluir
  142. Olá Renato,

    Para seguir sua linha de pensamento o que torna os carros realmente caros aqui, é chamado de LUCRO BRASIL. Da uma olhada nessa reportagem deste site especializado em carros no Brasil. (Não vendido igual a nossas tradicionais revistas).

    http://www.noticiasautomotivas.com.br/lucro-brasil-faz-o-consumidor-pagar-o-carro-mais-caro-do-mundo/

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio
      Sabe que a imagem neste artigo que vc citou é a mesma que eu peguei em um artigo da época. Até o preço do corolla nos EUA está o mesmo. Sim, o lucro Brasil é 3 vezes maior que em qualquer outro país, mas também nossos impostos contribuem e são uma ver-go-nha.
      Abs

      Excluir
  143. Ai renato parabens pelo seu blog irmaozinho.. show de bola...

    gostaria de saber se e mto dificil ir para fora do brasil morar sera que vc pode me responder???

    Willian Ponta Grossa PR obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willian
      Gostei do irmãozinho ehehe
      Olha, leia todos os posts deste blog e os meus textos no blog SairdoBrasil e BrasileirosnosEUA.com
      Vai responder a sua pergunta ok?
      Tá tudo escrito já, só precisa de tempo pra ler porque tempo pra eu escrever está curtíssimo
      Abração

      Excluir
  144. Oi amigo .
    Goste muito do seu blog e de jogar as verdades aqui .
    O único que discordo e dos preços muito baixos do Corolla, Yaris e Camry da Toyota . Você mesmo disse que um yaris custa por volta de US 9.000.00 dólares o que nao e verdade mesmo no ano em que você escreveu aqui.
    Eu morei quase toda a minha vida nos USA e voltei para o Brasil agora em 2012 e tudo você descreveu aqui sobre a vergonha dos preços de automóveis e impostos eu concordo com você plenamente . Acabei de comprar uma porcaria de um carro de nome Fiat Mille ou Uno sei la 1994 por $8.000,00 Reais este carro nos USA pela marca e ano vale uns $300 dólares ou menos , nem $600 reais eu penso. No entanto minha esposa tinha que viajar e eu ficaria sem condução para ir trabalhar , entao comprei esta porcaria que nao tem nada de conforto . Só comprei porque na cidade onde estou morando só tem um ónibus velho para percorrer a cidade inteira . Na primeira oportunidade que tiver voltarei para os USA se Deus quiser .
    Obrigado pelo seu blog VALEU amigo. keep up the good work
    A. Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A. Reis
      Obrigado por escrever! Sim, eu recebo muitos comentários de pessoas que voltaram ao Brasil e querem voltar novamente aos EUA.
      Torço por vc!
      Abs!!

      Excluir
  145. Amigo .
    Gostei muito do seu blog.
    Eu morei quase toda a minha vida nos USA e apenas voltei para o Brasil porque minha esposa trabalha aqui e esta neste preciso momento doente .
    Isto dos impostos e preços altíssimos com respeito a aquisição de veiculo e mesmo uma vergonha.
    Minha esposa teve que viajar agora e levou o carro. na cidade em que vivemos só tem um ónibus para percorrer a cidade inteira , estamos falando de uma cidade de mais de 50 mil habitantes . Então eu tive que comprar uma porcaria de um carro velho de nome fiat uno ou Mille sei la para ir para o trabalho . Esta porcaria ano 1994 me custou $8.000,00 Reais e isto porque comprei de particular porque nos lugares onde vendem carros usados queriam $14.000,00 Reais e os carros em condicoes piores comparada ao que comprei. Este carro no E.U.A nao vale nem $300 dólares ( uns $700 Reais) mas eu nao pude fazer nada porque tinha que ir para o trabalho .
    Uma coisa eu digo para você : Na primeira oportunidade que tiver voltarei para os E.U.A .
    Abracos e KEEP UP THE GOOD WORK.
    A. Reis

    ResponderExcluir
  146. Amigos.
    Vocês nao podem comprar um carro nos E.U.A),e vir dirigindo para o Brasil . O carro tem que sair de la e entrar no Brasil com ( O MILHAS) ou seja ( O KM)no velocímetro e novinho em FOLHA de acordo com os recibos e documentacoes .
    A. Reis.

    ResponderExcluir
  147. cara ...to revoltado em ser brasileiro,o povo tupiniquin é muito manso mesmo.....

    sem falar que um CAMARO NOS USA CUSTA 23,000 $ E NO BRASIL CUSTA A BAGATELA DE 140,000 REAIS O MAIS BASICO..

    ResponderExcluir
  148. Renato, inicialmente parabéns pelo blog. Acabei de comprar uma casa em Kissimmee e gostaria de saber se com a habilitação do Brasil conseguiria comprar um carro na Flórida ou teria que tirar uma carteira de motorista local?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo
      Para comprar o carro precisa ter:
      1- DINHEIRO (cash mufunfa), entende? kkk
      2- Endereço de correspondência nos EUA
      3- Passaporte e visto
      e só
      A carteira de habilitação é pra dirigir e não tem nada a ver com a compra
      Abs

      Excluir
  149. Renato, me chamo Rudney e parabéns pelo blog, é muito interessante, mas para comentar esse post apenas, pense comigo no seguinte: vamos usar uma simples empresa de acessórios (seja carro ou qq outro produto)

    1- uma empresa precisa comprar a matéria prima para fazer o produto (primeiro imposto pago a 18% do valor bruto)

    2- a transportadora que leva a matéria prima a empresa tb paga impostos, porém nesse caso impostos de 23% em cima do valor do frete (sim, é isso mesmo, impostos de serviços são 23% no Brasil)

    3- a empresa produz o produto final e paga mais 18% do valor final do produto em impostos

    4- as lojas de acessórios compram o produto da empresa e o que acontece? imposto no transporte e imposto no produto para a loja tb ter seu faturamento. basta fazer só algumas contas, mas imposto sobre imposto é normal em qq lugar do mundo, o problema real é que aqui no Brasil ele é muito "salgado"

    infelizmente é revoltante, mas como diz um amigo meu "brasileiro gosta de reclamar da vida tomando caipirinha na praia" enquanto o "indispensável" ministério da pesca (apenas um único exemplo de como nossos impostos são bem utilizados) compra 28 lanchas a valores superfaturados apenas para desviar dinheiro público e financiar campanhas políticas, quer ler sobre o assunto? salvei 2 posts:
    http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2012/03/29/ministerio-da-pesca-comprou-28-lanchas-pagou-r-31-milhoes-e-nao-sabe-o-que-fazer-com-elas/

    http://www.istoe.com.br/reportagens/paginar/170192_PEIXE+CARO/2

    ahhhh o velho "jeitinho brasileiro" de se tirar vantagem em tudo...

    ResponderExcluir
  150. Ola renato, fiz uma pergunta mas nao consegui visualizar se me respondeu , sou o Claudio de Goiania, Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudio
      Não consigo achar seu comentário. Eu respondo todos os comentários. Foi neste post? Quer perguntar novamente. Se souber eu respondo
      Abs

      Excluir
  151. Ok Renato, devo ter errado no envio, então...
    Parabéns pelo Blog, pela iniciativa gratuita de informar seus irmãos conterraneos, carentes de uma ajudinha e graças a internet podemos conhecer pessoas nesse nosso mundão de uma forma tão rápida que de outro modo levaria séculos e não teriamos a capacidade de aprender tanto, não é? Filosofias a parte, rsrs...Sou empresário na área de informática aqui em Goiânia e acabei de voltar de miami com a minha esposa, Sempre alimentei essa vontade de conhecer esse País, confesso estar muito apaixonado com o que vi e senti nesses 6 dias que estive ai, parece que vivi um sonho de mundo de uma outra galaxia muito distante de nosso Brasil largado de meu Deus, diferente do que experimentei na Europa , quando estive na Espanha, Suiça. Hoje tenho 38 anos, 2 filhas e depois de 3 casamentos ainda alimento essa vontade de morar ai por um tempo, ainda mais depois do que vivi ano passado aqui; tive a minha loja roubada por 2 vezes, e uma camionete com 10 dias de uso,um prejuizo de R$ 100.000,00, pensa num ser que ficou sem chão? agora meses depois cheio de dividas e a loja indo mal , esse sonho louco, volta com muito mais força , não aguento mais buracos nas ruas , esgotos a céu aberto, noticias nos jornais de desvios de dinheiro público, assassinados gratuitos nas ruas, casas roubadas, aff... Aqui ta assim. Somos obrigados a conviver com isso todo dia, e ainda nem me recuperei dos traumas dos roubos, todos a mão armada. Desculpe o desabafo Renato, mas acredito que nós brasileiros gostaríamos muito que tudo isso fosse diferente; Pergunto, da pra conseguir greecard comprando imoveis ai? ou abrindo uma empresa? da pra se viver ilegal enquanto não conseguimos o documento? desculpe o incomodo renato, se caso não souber já valeu te conhecer, um abraço, amigo. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala rapaz
      Puxa sinto muito pelo roubo que coisa hein? Olha eu devo ter sido roubado no mesmo valor no brasil com impostos e juros mas não olhe pra traz não.
      Olha a vida de ilegal aqui é muito difícil. Só dá pra trabalhar por salário mínimo e pior, para brasileiros. Muita gente aceita porque mesmo assim ainda é melhor que o Brasil. No entanto, na sua situação de empresário, não sei se você se sujeitaria a isso, porque esses que trabalham aqui assim não têm muito a perder entende? Vieram com uma mão na frente e outra atrás. Hoje está difícil conseguir documentos por meio de anistia que se vier, será dada só para quem já está aqui antes de 2009.
      Eu se fosse você consultaria um advogado de imigração para ver como você e sua família podem vir pra cá. Tem jeito sim, só é preciso procurar. Eu sei que vc pode abrir uma filial da sua empresa aqui mas tem muitas outras maneiras. Um advogado te falaria direitinho. Vindo legalmente e trabalhando se consegue muita coisa por aqui. Que pena que você não teve essa idéia quando as coisas iam bem e antes do roubo. Talvez tenha que esperar um pouco mais agora, mas não importa não é mesmo?
      Consulte um advogado e veja suas possiblidades. Não veja somente EUA, o Canadá também é muito bom e está aceitando muitos brasileiros, principalmente profissionais na área de informática.
      Um abração e tudo de bom pra vc e sua família
      Renato

      Excluir
  152. Renato - parabens pelo site. Mas parabens por se expressar facilmente e colocar assuntos interessantes no blog. Qto aos automoveis no Brasil, os impostos são altos mas nao explicam tudo, veja que a diferença entre um corolla e um camry é de US$ 5.000 nos EUA, mas no brasil a diferença é de mais de R$ 50.000,00...note que proporcionalmente o carro deveria ser mais barato, concorda? Busca-se aqui no Brasil um lucro muito mais que em outros paises, veja que os mesmo carros na argentina e no chile sao muito mais baratos que estes carros no Brasil!

    ResponderExcluir
  153. Renato, parabéns cara... pelo blog, pelo compartilhamento da sua experiência, conhecimentos e etc...
    Hoje estou com 29 anos, sonho desde os 16, 17 em ir morar nos EUA... Atualmente estou cursando Sistemas de Informação, aqui numa faculdade particular da minha cidade...
    Não sou materialista, mas todos sabemos que com a modernização do ser humano, a evolução do mesmo, ajuda a ter um estilo de vida mais saudável e confortável... lendo essa matéria, até chorei, tamanha a minha vontade de um dia ser um imigrante legalizado com green card... Quem sabe um dia, após me formar, eu consiga realizar meu maior sonho...
    Estou na faculdade por esse motivo... Tentarei entrar em contato com vc, pra saber qual o caminho terei de fazer pra realizar meu sonho, assim como voce o fez... abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio
      Obrigado pelo contato
      Assista a esse vídeo
      Abração e nunca desista dos seus sonhos!
      R

      Excluir
  154. me diga, se a questão é somente impostos porque o

    Volksvagem Toureg e a BMW X5 possuem valores em real tão distantes se em dólar é quase semelhante?

    ResponderExcluir
  155. se a questão toda refere aos impostos porque o valor em real dos carros BMW X5 e Toureg são tão distantes se em dólar são próximos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza tem o "lucro Brasil" aí no meio, certo?
      Troxa são os ricos brasileiros que pagam 200% de lucro + 70% de impostos. São roubados descaradamente e pra quê?
      Status...

      Excluir
  156. Tománocuuuuuu!

    Vomembora dessa porra de país! Tão me roubando, que absurrrrrrrrrrrrrrrrrrdo.

    Vou pros States e comprar um Mustangão.

    ResponderExcluir
  157. Agora que vi, três mil dólares nessa Hilux linda! Tá louco! Somos realmente o povo mais imbecil do mundo, Brasil potência é o caralho, dinheiro só pra encher o cu do Estado.

    ResponderExcluir
  158. Gostei do seu post, vç podia atualizar? Estou escrevendo um post similar e me serve como referência, Parabéns e sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, se você está escrevendo um similar vai acabar atualizando as informações. Senão, fica a impressão que você quer que eu atualize para você copiar ou que você quer que eu procure as informações pra você.
      Abs

      Excluir
  159. Por que custa mais caro?
    Por que o IPVA vai ser maior o estado ganha as montadoras ganha e nos os trouxas paga.

    ResponderExcluir
  160. Porque o carro no Brasil custa tão caro?

    Porque os valores na tabela FIPE são maior o IPVA e cobrado por porcentagem na tabela FIPE o ESTADO ganha as montadoras ganham e os TROUXAS DOS BRASILEIROS PAGÃO SEM RECLAMAR.Em quanto todos nos comprarmos sem reclamar eles vão vender.

    ResponderExcluir
  161. No méxico é vendido sim pela metade do preço! Comprei um punto em 2010, enquanto esperava o carro chegar descobri que o mesmo carro, fabricado em betim/MG ia pro México por R$26.000 (reais) isso ja incluido o frete de navio e o escambau.E eu? Paguei R$ 47.300 no meu na época com motor 1.4!! Eu não sei o porque ainda nao peguei um bote inflável e fui parar la na Europa ou Estados Unidosc como você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :)
      É uma afronta contra o cidadão não? Ser roubado pelo próprio governo. O governo vende para os outros mais barato e para os filhos mais caro...
      Shit

      Excluir
  162. Renato, parabéns pelo post, muito bom realmente, porém você comete um equívoco muito grande quando coloca a culpa da taxação em cima do Lula. Esta taxação é de muito antes dele. Ele pode até ser responsabilizado pela sua continuidade mas nunca pela existência dela. Aliás a culpa dessa taxação não é apenas do governo, as montadoras são omissas a este respeito e o maior culpado é o povo que é ignorante e gosta de pão e circo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gjvialta
      Obrigado pelo comentário, mas desculpe. Onde é que no texto eu falei que as taxas são culpa do Lula? Eu vivi no Brasil 40 anos, tive muitos carros sei muito bem de quando isso vem.
      Eu me referi ao Lula porque ele fez muito, muito, muito menos do que um presidente "do povo" devia ter feito pela classe média e pobres do pais. Ao invés disso, esquecendo suas origens, passou a vestir-se com roupas que custam 15 salários mínimos...
      O governo quer o povo ignorante e cego e trabalha para isso!
      Abs

      Excluir
  163. Como vai meu nome e Samuel, vendo o post acima quase chorei com o valor do BMW x5 aqui no Brasil comparado com o mesmo ai nos steits..Bem disia um fulano ai no Brasil so tem carroça e noq depender do noso governo vai continuar assim...esse ano vo faser um curso de ingles e vou me mandar, aqui infelismente nao da futuro pra ninguem....grande abraçoe parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  164. Eae Renato, Cara muito bom o teu post, é impressionante essa palhaçada governamental. Mas isso não é só com os carros, meu pai tem uma micro empresa e os impostos cobrados são absurdamente repugnantes, pois são capazes de quebrar a firma. Isso me deixa injuriado, com tamanha falta de consideração com o povo brasileiro, nosso governo é corrupto e não sei quando isso vai mudar mas creio que não estarei vivo para vivenciar. Só de pensar que com 50 mil dólares poderia comprar um Camaro tenho vontade de largar o país e me mandar par o EUA. me explica: como um Camaro custa 50 mil dólares e no brasil 200 mil reais, uma Bmw x5 48 mil dólares, e custa 400 mil reais. Isso é ridículo, o Ford Fusion é mais caro que o jetta nos EUA, mas o jetta é mais caro que o Fusion aqui, ta tudo errado esse país... parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Rafael, é revoltante mesmo.
      A propósito, você compra um camaro aqui por 23 mil dólares. O top da categoria sai 30 mil. E um Jetta zero 15.990, pode??
      Abs

      Excluir
  165. Sensacional seu blog, parabéns !
    Um dia pretendo visitar o Canada ou USA.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  166. Olá Renato,

    Estou pensando em ir aos EUA para comprar um Dodge RAM e um treiler, para viajar pelo país e canadá, depois descer até chegar ao Brasil.

    Gostaria de saber se com o visto de turista, posso licenciar o veículo nos EUA? ou seja, ter o veículo legalizado e poder rodar com ele?

    abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não...só como estudante ou com green card. Talvez você pudesse licenciar se tivesse uma casa em seu nome nos EUA. Se cometer uma multa para quem as autoridades enviarão?
      Complicado...

      Excluir
  167. hi,mr. alves rs....adorei o texto,alegre,explicativo,
    c/ fotos,calculos...muito bem feito.ja sabia desses
    disparates "brasil x EUA",mas o carro tb é caro pq
    eles pedem o q kerem e o povo paga!tanto q citou o patamar minimo deles.luz,roupa,comida tb sao bem acessiveis aí e c/ um minimo de uns 1200 dolares.to
    dos reclamam,mas muitos compraram popular pelado
    pq caiu o ipi,dando COLOSSAIS reduzidas de 1000,2000
    mil reais em carros de 30 mil,qdo 10 mil reais ja
    seria muito. abço,felicidades...fernando.
    ps:o governo americano é do povo,pro povo deles.o go
    verno brasileiro,é pra ele mesmo!

    ResponderExcluir
  168. EU SINTO ISSO SEMPRE, VIVO ENTRE MIAMI E O BRASIL, COMPREI UM DODGE CHALLENGER RALLYE SXT, UM MODELO MUITO POTENTE DA MARCA, PAGUEI 29 MIL DOLARES COM OS IMPOSTOS, NO BRASIL O MESMO MODELO ESTA ANUNCIADO NA DUBAI IMPORT POR 215 MIL REAIS.

    MEU PAI FICA INDIGNADO EM SABER QUE O COROLA QUE ELE PAGOU 75 MIL REAIS COMPLETO, CUSTA DEPENDENDO DA LOJA E DA PROMOCAO EM MEDIA 25 MIL REAIS NOS EUA 50 MIL A MENOS QUE NO BRASIL.

    ResponderExcluir
  169. Obrigado Anônimo e Racerbrasil
    Este comentario que estou postando é o de número 200. Após esse, o blogger não aceita mais e eu não consigo nem publicar o comentário nem responder. Se quiser fazer um comentário, comente em outro post, por favor.
    Um abraço a todos
    R

    ResponderExcluir
  170. ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO

    Este comentario que estou postando é o de número 200. Após esse, o blogger não aceita mais e eu não consigo nem publicar o comentário nem responder. Se quiser fazer um comentário, comente em outro post, por favor.
    Um abraço a todos

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...