quarta-feira, 13 de outubro de 2010

American Pie – a queridinha dos americanos.

 
Photo by James Carrier
        Levou um tempo para eu entender porque o americano venera sua American Pie. Eu sou apaixonado por culinária mas nunca coloquei um post aqui sobre o assunto.
Navegando eu pela internet e lendo os blogs que costumeiramente visito, encontro, no La Cucineta, uma referência ao filme “Waitress” de 2007. Após pesquisar exaustivamente - dois cliques no google - descubro que o nome dado ao filme “Waitress” em português é...pasmem: "Garçonete". Mas o que é isso hein? Um surto de originalidade? Quando o filme ficaria excelente com a tradução literal do nome original 'eles' mudam o nome para algo idiota. Como fizeram em Portugal com o filme “Brokeback Mountain”. O nome foi mudado para “O Segredo dos Homossexuais da Montanha”. Como assim??? Me desculpem portugueses mas depois dessa não é mais segredo não? Quando a tradução literal do nome original nao cai bem eles deixam a tradução literal como no caso deste que estamos falando. Garçonete... Quem alugaria um filme que se chama “Garçonete”?

Revoltas “aside” resolvi assistir ao filme por recomendação da dona do blog. Gostei muito viu Ana? Principalmente porque acabei entendendo o motivo de os americanos adorarem a American Pie. Realmente essa sobremesa é famosa nos EUA. Os americanos gostam mais da Pie (torta) do que dos bolos e pudins. E um feriado como o “Thanks Given” sem American Pie é o mesmo que um Natal sem perú.

 
Blueberries
Fiquei babando durante o filme porque a personagem principal faz, no mínimo, umas 10 tortas. Totalmente inspirado pelo filme perguntei, no jantar, para a família, qual era a torta preferida deles ao que eles responderam: “Blueberry Pie”. O que? O que é blueberry? Tentaram me explicar mas eu não entendi. O google images conseguiu explicar melhor. Blueberry parece uma uva pequena, mancha como a amora e não tem um gosto que posso descrever. Parece uma amora sem açúcar com um pouco de limão, entendeu? Deixa pra lá...

Disse a eles: “Amanhã teremos blueberry Pie após o jantar” pensando que seria uma moleza fazer a Blueberry Pie. Eles responderam: “Wohoooooo!!” Olha a responsabilidade...

No dia seguinte me danei pro supermercado atrás da fruta que fui saber, no local, que está fora da estação, ou seja, raríssimo de encontrar. Telefonei para meu amigo e ele disse: “Compre congelada, é a mesma coisa”. Comprei e deixei descongelar sobre a pia. Claro que mesma coisa não deve ser, mas enquanto não chega a estação...congelada, vai tu mesmo.

Peguei no site da Joy a receita para a massa que aqui se chama “crust”. Tem também um vídeo de como se faz a massa do “crust”. Assistir ao video ajudou muito porque muita coisa na receita eu não entendia. A receita do recheio de Blueberries eu peguei em um outro site. Prometi a mim mesmo seguir a receita ao pé da letra, pois metido como sou sempre mudo alguma coisa e às vezes sai errado.

Tempo total de preparo 3 horas. Passei uma tarde prazeirosa na cozinha. A casa se encheu do perfume da Blueberry. Enquanto a torta assava no forno, sentei na varanda e fiquei observando a disputa entre os esquilos por um punhado de sementes que eu coloquei no comedor. Ficamos todos ansiosos para experimentar a torta após o jantar. Aprendi que se come a Blueberry Pie com sorvete de creme.

Preço de uma Blueberry Pie feita em casa: 8 dólares
Preço de uma Blueberry Pie feita no supermercado: 15 dólares
Ver a família americana babando por uma legítima Blueberry Pie feita por um "brasileiro" e ouví-los dizer: “A melhor Blueberry Pie que eu já comi”: Não tem preço!

(Há coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras, existe Mastercard... :P)

-Para aqueles que ficaram com vontade aí vai a receita que minha amiga Rose Teixeira teve a paciência de traduzir.
-Para aqueles que acham que estou misturando as bolas colocando uma receita americana aqui: Pessoal, se faz parte da cultura americana, porque não falar aqui sobre isso, concorda?
Abraço a todos!

Blueberry Pie


Ingredientes Recheio

• 1 xícara de açúcar branco
• 5 colheres de sopa niveladas de amido de milho
• 1 / 4 colher de chá de sal
• 1 / 2 colher de chá de canela em pó
• 5 xícaras de blueberries frescas (pode usar amoras)
• 1 colher de manteiga

Montagem.
• Misture o açúcar, a maisena, o sal e a canela e misture nas frutas(reserve)

Massa de torta Buttermilk (receita de joythebaker.com)

Ingredientes para massa

226 gramas de manteiga sem sal, gelada
2 1 / 2 (340 gramas) copos de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 / 2 xícara (162 ml) leitelho (buttermilk) Pegue a receita de Buttermilk no La Cucineta

Como fazer
1. Corte a manteiga em pedaços de 2,5 cm. e coloque no freezer para esfriar por 15 minutos. (Meça o buttermilk e guarde na geladeira para mantê-lo frio, você pode até colocá-lo no freezer por alguns minutos também).
2. Peneire juntos a farinha, o açúcar e o sal numa tigela grande. Pegue a manteiga gelada do congelador e misture-a com a mistura de farinha.
3. Despejar os cubos de manteiga gelada e a mistura de farinha em uma grande área de trabalho para rolar. Com um rolo, abra a mistura, achatando os cubos de manteiga com a farinha em longas e finas folhas de manteiga enfarinhada. Trabalhe rapidamente para garantir que a manteiga permaneça fria.
4. Coloque de volta manteiga achatada e a farinha numa tigela grande e leve ao freezer por 10 minutos. Quando a manteiga estiver fria, retire a tigela da geladeira.

Faça um pequeno buraco no centro da mistura de farinha e manteiga. Adicione o buttermilk de uma só vez. Comece a trazer a massa em conjunto com uma mão (mantenha a outra mão livre para atender o telefone). Umedeça toda a farinha com o leite, usando sua mão para acabar com as grandes aglomerações de leite e farinha. A massa ficará bastante embolada, mas você pode adicionar uma outra colher de sopa de buttermilk, se você notar que a farinha não está umedecida por inteiro.


Divida a massa em dois montes iguais, embrulhe em papel plastico e leve a geladeira por uma hora, eles ficarão mais fáceis de enrolar.

6. Estenda a crosta superior grande o suficiente para cortar um círculo de 30,5 cms. Forre uma assadeira de torta. Coloque o recheio.











Umedeça a borda da crosta inferior escovando-o levemente com água e coloque a crosta superior sobre o recheio. Aparar o excedente da crosta superior, de modo que sobre apenas 1,2 cm de saliência.
Dobre a saliência sob o disco inferior e aperte para baixo em toda a volta para selá-lo.

Faça frisos nas beiradas com um garfo ou com os dedos e ....essa parte eu não entendi (nao tem problema Rose o povo se vira!!!)...1 cm do centro da torta e irradiando para a borda.




Fotos: Renato e seu celular :P
Trailler do filme Garçonete - Assista ao Bônus - Tem uma revelação sobre o filme que você  não vai acreditar!

video


34 comentários:

  1. Parabéns, estou adorando o blog!!!
    Adorei o post sobre os carros, grande diferença Brasil e EUA, fazer o que, só mudando para aí. heheheh

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Da proxima vez deixa o nome ok?
    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. Deu água na boca... vou testar a receita...
    muito interessante você reportar suas experiencias e aprendizado....ah a propósito, como você desenha bem...parabéns....

    fha

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Fha!
    Teste a receita, siga ao pe da letra, fica uma maravilha!! heheh
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Olá Renato
    Bom...aqui está a receita....rsrs e parece deliciosaaaa, aliás muito mais deliciosa que a minha.
    Quanto a minha, não sei se deve fazê-la, meu julgamento sobre receitas estava meio prejudicado já eu fiz a torta estando apaixonada...e nesses casos, vc sabe, tudo parece melhor do que realmente é...
    Quanto ao filme, vi o vídeo aí em cima, e acho que deve ser realmente maravilhoso!!! Me vi no início do filme, já que vivo levando comida pras pessoas...e isso dela utilizar a comida para expressar os sentimentos!! Nossa! Eu faço o mesmo, deve dar pra sentir isso no blog, ou não já que não dou os "verdadeiros " nomes pras comidas relacionadas aos acontecimentos e sentimentos...
    enfim! isso virou quase uma análise psicanalítica oficial...rs
    vc tem futuro na cozinha!!!!!!rsrs Parabéns!
    obrigada

    ResponderExcluir
  6. Oi Uci
    Obg pelos elogios! A torta realmente fica uma delicia. Assim que acabou a primeira fui comissionado a fazer outra para o fim de semana! Eu tambem me identifiquei muito com o filme porque uso a cozinha para desestressar e adoro fazer presentes de comida. Assim nao como tudo que eu faco!
    Continue cozinhando!
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post! Há tempos queria uma receita para uma verdadeira 'american pie' PARABENS pelo blog! está OTIMO! só fiquei triste de apenas decobri-lo agora.. Passei uma temporada em Denver no começo do ano,e seriam otimas algumas dicas.Fernanda

    ResponderExcluir
  8. Pode fazer que eh sucesso garantido. Eu nao faco mais porque da ultima vez comi metade da torta sozinho :(
    hehehe

    ResponderExcluir
  9. Oi Renato,

    Essa sua aventura culinaria pelo mundo das "pies" foi ótima e inspiradora. Estou as voltas com a receita da aple pie e na minha busca pela net, encontrei um site que dá ótimas definições de creme de leite e do buttermilk (que vc usou na sua torta). Espero que estas dicas te ajudem na cozinha!
    Bjs

    Ciça

    ResponderExcluir
  10. Renato, sua torta ficou perfeita! Pena que aqui as blueberries frescas são tão caras e difíceis de achar... Por isso faço o que posso com as congeladas! ;o)
    Abs!

    ResponderExcluir
  11. Cinara
    Eu nunca tinha visto blueberries no Brasil. Nem sabia que existia congelada. Eu fi uma vez com congeladas e uma vez com frescas. Ficou quase a mesma coisa mas confesso que com as frescas, elas cozinharam melhor e o sabor ficou mais acentuado. Agora que aprendi a usar a massa pronta dá uma preguiça de fazer a "pir crust" heheheh
    Abs!

    ResponderExcluir
  12. bacana a matéria. Comi muitas em minha estada nos EUA. Agora estou em são Paulo. Alguem sabe onde encontrar aqui?

    ResponderExcluir
  13. Puxa, não sei onde encontrar em Sp, mas talvez vá no site da Cinara.com e pergunte pra ela. Ela é doida por culinária americana e com certeza deve saber!
    Abs

    ResponderExcluir
  14. blueberry aqui no brasil se chama mirtilo #fikdik ;)

    ResponderExcluir
  15. Que nome não. Fiquei sabendo na época que fiz a torta. Nunca ví nos supermercados brasileiros mas alguém me disse que tem lugares que vende.
    Obg!

    ResponderExcluir
  16. VC E MUITO ENGRAÇADO !PARABENS,DIFICIL ALGUEM ME FAZER RIR ASSIM.OBRIGADA PELAS DICAS ESTOU ADORANDO.

    ResponderExcluir
  17. RENATO ,MORO NO BRASIL,MAS USO MUITO O SITE DE CULINARIA AMERICANO ,THE PIONEER WOMAM ,REE DRUMMOND.EU SIMPLESMENTE AMO AS RECEITAS DELA .E MUITO SIMPLES DE APRENDER ,E TEM TUDO.SO NAO EXAGERA NA MANTEIGA,ELA SIMPLESMENTE AMAR MUITA MANTEIGA.KKKK ATE MAIS

    ResponderExcluir
  18. hehehe Obrigado pela dica Patricia!
    Vou visitar o site e me aventurar na conzinha
    Abração!
    R

    ResponderExcluir
  19. Olá Renato!
    Descobri agora o seu blog!

    Obrigada pela receita, adorei!
    Estava procurando uma receita de massa de torta que ficasse mais adequada na minha torta de amoras com maçã.
    Aliás, é tempo de amoras!! se quiser uma boa receita, memanda um email pedindo, ok?

    Um abraço,

    Manuela Ribeiro.

    P.S.: o meu email é: manuelasantosribeiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Manuela
    Embora o blog não seja de culinária algumas receitas eu ainda postarei aqui. Principalmente as minhas aventuras pela cozinha americana.
    Quero sim a receita
    Vou te mandar um email
    Abração!

    ResponderExcluir
  21. OLá, adorei e receita e vou fazer com certeza. Gosto de fazer doces e por issos esta receita me cahamou muiot a atenção e além disso ADORO tortas.

    ResponderExcluir
  22. PQ.O HOMEM QUANDO SE METE NA COZINHA FAZ COISAS TÃO GOSTOSAS HEIN?!!HHUUUMMMMMM

    ResponderExcluir
  23. oie Renato
    Isso é maldade. Onde eu vou achar bluberrie em FORTALEZA-CE. Ah! isso não se faz. Se fosse em SAO PAULO eu acredito que acharia.
    Eu fiz bolo hoje, e agora to com vontade de comer torta.

    ResponderExcluir
  24. Regina
    No Brasil chama-se Mirtilo, tente achar
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi Renato sou do Espirito Santo e estou lendo o seu Blog todo a 3 dias e estou nessa parte, como eu me casei a pouco tempo receitas me fascinam, só fiquei com uma dúvida, quanto tempo tenho que deixar assando e qual temperatura (perguntas de iniciante, me perdoe).
    Obrigada!! Ah olha seu blog é fantástico, nos instiga a ler cada palavra.
    Grande bju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samyra
      Olha o tempo varia de acordo com o forno. Geralmente é uns 30-40 min no forno a 200ºC. Quando o recheio começar a borbulhar um pouco e a torta já está dourada, está pronta!
      Que bom que gosta do blog!
      bjssssss

      Excluir
  26. muito bom, vou arriscar e fazer, mas tem q ser com blueberry congelada pois aqui é quase impossivel achar fresca. Agora amora dá legal, no meu sitio tem. deve ser deliciosa, essa receita demorei para achar. obrigado

    ResponderExcluir
  27. Olá, Renato

    Andava procurando uma receita de american pie, quando me deparei com o seu blogue. Achei bastante interessante, mas após ler todo o texto e uma vez que sou portuguesa, não posso deixar de fazer um esclarecimento. Não sei onde se informou (devemos ter algum cuidado na escolha das fontes, principalmente quando escrevemos para um público tão vasto) sobre a tradução do título do filme em Portugal, mas asseguro-lhe que está enganado pois o nome pelo qual é apresentado por cá é "O segredo de Brokeback Mountain"... Todos sabemos que nesta matéria sempre vão acontecendo alguns "assassínios" linguísticos, mas não é o caso. De resto, muitos parabéns pelo blog e continue com o bom trabalho! Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Olha foi um amigo meu português que havia me dito muito tempo atrás. Aceite minhas desculas, por favor.
      Um dia ainda pretendo ajuntar um dinheiro e conhecer Portugal, esse país lindo onde meus avós nasceram!
      Abração

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...