quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Livros e material escolar, custam caro nos EUA?

Custam! Pelo menos para mim que não tenho financiamento externo. :-(

Na faculdade que estou matriculado, cursa-se 3 matérias por vez. Cada matéria tem a duração de 10 semanas. As aulas de uma matéria têm duração de 5 horas com intervalo de 10 minutos a cada hora. Você pode escolher cursar as 3 no mesmo dia, manhã, tarde e noite(o que não é aconselhável) ou ir à escola 3 dias por semana o que é bem tranquilo. Iniciando o curso no começo do ano pensei que seria uma moleza assistir aula somente 3 vezes por semana, fiquei pensando o que faria com todo o tempo livre que teria entre as aulas.

Bobagem! Para cada 5 horas de aula assistidas na faculdade tem-se, no mínimo, 10 horas de trabalhos e estudos em casa. Alguns trabalhos demoram dias para ficarem prontos, alguns trabalha-se 30-40 horas até a finalização. Posso dizer que fico o tempo todo ocupado, das 8 da manhã até a noite! Principalmente no final do bimestre com os projetos finais! Assim que o bimestre termina, ficamos uma semana descansando. Alunos e professores! :-)


Projeto final Design Fundamentals - Outdoor Kitchen
50 horas de trabalho

Muitos destes trabalhos têm de ser feitos na escola porque eu não tenho os matcutters (cortadores) e a aparelhagem que está à disposição dos alunos. Nos trabalhos usa-se muito material e quanto custa todo esse material? Antes mesmo de aportar aqui em Orlando os representantes da escola haviam me informado que o custo total de livros seria de 5 mil dólares. Somente “em livros” sem contar todo o resto. Tintas, uma infinidade de lápis, lapiseiras, marcadores, canetas, pincéis, réguas, cadernos, papéis de todos os tipos enfim, tudo o que se pode imaginar em termos de material de arte. A faculdade tem uma lojinha onde os alunos podem comprar todo o material de que precisam. Já no primeiro dia de aula fui buscar o “kit” para aula de Introdução ao Desenho. Preço do kit – US$ 105.00, quase caí de costas. Pouca coisa vinha dentro do kit. No segundo bimestre tive que comprar mais 2 Kits para outras matérias – US$ 350.00 pelos dois, fiquei pensando, onde vai essa brincadeira?

Mais decepcionado ainda fiquei quando, no primeiro dia de aula a professora falou mal do livro que compramos que estava incluído nos 350 e que custou 98 dólares. Usamos o livro 2 vezes em dez semanas. Outras matérias, a mesma coisa. A gota d’água foi no bimestre passado que comprei o livro de AutoCad por 105 dólares e o livro foi usado 1 vez. Em todas as aulas a professora distribuiu seus próprios textos e explicações e as lições de casa estavam em meio a estes. Por que o livro então? Tolinho, você acha que a faculdade ganha dinheiro somente com as mensalidades? Não! A escola ganha muito dinheiro na venda de livros também.

Poucos alunos estão preocupados com isso. Simplesmente aportam na lojinha, pedem os livros e materiais e ponto final! Isso se deve porque 95% dos que estudam na IADT têm financiamento do governo americano para estudar. O governo deposita o dinheiro em uma “conta” que eles têm na escola. Desta conta, a escola debita a mensalidade, material, livros e até sobra algum para lanches. Moradia também pode ser financiada pelo governo. Que moleza hein gente! Já pensou se no Brasil fosse assim, quanta gente estaria matriculado nas faculdades? Isso mesmo, aqui só não estuda quem não quer, oportunidade tem pra todos. Os pagamentos iniciam-se 1 ano após a formatura.

Na primeira aula desta semana – Textiles(tecidos) – todos com o livro "Fabric for Designed Interiors" menos eu. A professora veio me perguntar porque eu ainda não tinha o livro. Expliquei que eu estava pagando a faculade e os materiais em “cash”e que o livro, na lojinha da faculdade, custava 150 dólares - o que assustou muito a professora que não tinha noção de que o livro era caro assim. Expliquei para ela que encomendei na Amazon.com um exemplar usado por 55 dólares mas, que este demoraria 6 dias úteis pra chegar. Por enquanto, para as lições e trabalhos, tenho que usar o exemplar da biblioteca, que não pode ser levado para casa.

A diferença de preços entre a faculdade e a Amazon.com é incrível. Mesmo exemplares novos podem ser adquiridos por 50% do preço da faculdade. Outra opção que já tentarei esse bimestre é visitar as turmas que estão mais a frente e me oferecer para comprar os livros usados deles. A maioria pega o livro com o empréstimo do governo, depois o vende para financiar gasolina, lanches etc. Livros comprados por quase 200 dólares usando financiamento com juros, são vendidos por 40 dólares na faculdade mesmo. Pequenas empresas, montam seus quiosques em determinados dias e compram livros usados dos alunos. Depois revendem. Mal negócio para os alunos que após os 4 anos de curso terão que devolver esse dinheiro ao governo com juros de 4,5% ao ano. Um curso como o meu que custa no total 60 mil dólares pode facilmente, pelos descuidados, terminar na casa dos 100 mil. Muitos não dão o devido valor ao empréstimo. Repetem matérias que têm que ser cursadas novamente ao custo de 1500 dólares por matéria. Compram lanches, materiais em demasia etc. Imagine que a cada 100 mil, paga-se 600 dólares em prestações por 30 anos! A bênção se transforma em maldição. Prefiro a minha situação, mesmo com toda a dificuldade.

A dificuldade está em encontrar maneiras de driblar o sistema enriquecedor da “lojinha” da faculdade. Tenho que pegar as listas de materiais antecipadamente, fazer pesquisa na internet, procurar por usados etc. Encontra-se também muita doação de material de arte por gente que não tem mais onde guardar em suas casas. O Craighslist é um site onde encontra-se de tudo. Precisei de uma mesa de desenho que custa 250 dólares em qualquer loja. Comprei no Craighslist por 50. Fico também de olho nas “sales”, ou seja, as promoções das lojas de materiais de arte. E também procuro por “cupons” de desconto, 10% e algumas vezes até 40% de desconto!

Visito também outras lojas. O Foamcore (um tipo de cartolina mas bem mais grosso) custa na faculdade 5,99. Nas 1 dollar Store (lojas de 1 dólar) encontra-se o mesmo papel por 1 dólar. A qualidade é inferior. Em trabalhos que o foamcore é usado só como suporte ou que vai ficar escondido, pode-se usar o de 1 dólar muito bem. Tenho comprado livors na Amazon.com, tenho consultado a internet e colegas da faculdade que estão interessados em vendê-los. Quase todas as vezes pago 50% do preço do novo. Aqueles livros que considero péssimos acabo vendendo na faculdade por 30% do novo. Porém como paguei só 50% minha perda não é muito grande e posso usar o dinheiro para financiar novos livros. E assim se vai...

Quando o curso terminar, terei a minha biblioteca por 50% do valor que a faculdade me propôs no início, ou seja, 5 mil dólares. É importante ter livros em casa ou mesmo no escritório para consultas. Outra vantagem é terminar o curso sem prestações. Estudantes internacionais não podem pedir financiamento do governo americano para seus estudos embora, possam participar de competições por bolsas de estudo na própria faculdade. É difícil agora mas lá na frente, quando todos estiverem recebendo seus boletos de pagamento, o mesmo não acontecerá comigo. A dificuldade de pagar tudo em “cash” (dinheiro vivo!) agora, estes sentirão no futuro não tão distante assim.

6 comentários:

  1. Olá Renato

    Obrigada por deixar comentário no meu blog!
    Queria muito ver seu post sobre a torta, mas aonde está mesmo? Não encontrei!
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, renato

    me tire uma duvida. o seu material custa mais caro justamente por envolver desenhos, essas coisas do tipo?

    tem cursos onde só caneta, mais livros é o basico, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, por ser um curso de arte e design.
      Mas outros cursos tem que comprar livros também!
      Abs

      Excluir
  3. Olá Renato, temos uma filha de 3 anos e estamos indo morar nos USA. Gostaria de saber como é o ensino público infantil.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Que bacana essas dicas Renato, é bom saber disso.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...