quinta-feira, 30 de junho de 2011

O Tão Esperado 4 de Julho


          Se existe uma coisa que os americanos gostam de fazer é comemorar. E quem não gosta de uma festa não é mesmo? Mas o 4th of July (4 de Julho), data da Independência dos EUA, é um dia memorável para quem vive na Terra do Tio Sam. Esqueça o tédio dos desfiles do 7 de Setembro no Brasil. No feriado do 4 de Julho os americanos “vestem” o país inteiro de vermelho e azul e em todas as cidades, famílias irão fazer o barbecue (churrasco), saborear as tortas de maçãs, os bolos e cup cakes enfeitados de vermelho e azul. Ah, e não esqueça da queima de fogos!
Créditos
          Eu realmente acho digno válido. Eis aqui um bom motivo para comemorar. O dia em que os Estados Unidos se livrou da tirania e da exploração britânicos. Lendo um pouco sobre a Independência dos EUA, coisa que com certeza eu devo ter estudado na escola em uma época que para mim não deve ter feito o menor sentido, aprendi algumas coisas interessantes. Por exemplo, não sabia que a independência havia sido adquirida sob guerra da população contra os exércitos britânicos. Outro ponto interessante  e um dos motivos da guerra foram as altas taxas de impostos cobrados pela coroa para financiar as guerras em outras terras e colônias. Fiquei pensando... Se esse é um motivo válido, cada brasileiro devia ter o direito de se declarar “independente” do governo brasileiro porque, fala sério, se existe um país que explora a população na questão dos impostos esse país é o Brasil. 10 mil brasileiros no ano de 2010 fizeram isso ao se naturalizarem americanos segundo informações da imigração dos EUA. Não deixa de ser uma declaração de independência, não acha? E certamente outros milhares de brasileiros que aqui vivem fariam o mesmo, se pudessem.
          Em todas as mídeas vemos e ouvimos falar dos preparativos para o 4 de Julho. Até minha professora me perguntou ontem quais são meus planos para o feriado da segunda feira. Os jornais das lojas e supermercados que recebemos pelo correio estão enfeitados de vermelho e azul com promoções para a compra dos “pratos típicos” do feriado. E tem de tudo viu? Pratos, copos, bandeirinhas, enfeites para o carro, para casa, etc. Assim como americano enfeita tudo para o Halloween e Natal, assim também faz para o 4 de Julho.



Edicício em Miami com iluminação para o
feriado de 4 de Julho
     
O folheto do "Publix" veio vestido de vermelho e azul com
frases e comentários a respeito do feriado.
          E não é somente as estrelas da bandeira que vão brilhar na segunda feira. As estrelas Pop também terão seu lugar de destaque. Beyonce, Dolly Parton, Justin Bieber e um apanhado de outros cantores e artistas já anunciaram shows na noite da queima de fogos. A obcessão dos americanos para com a perfeição em tudo faz com que esses shows e apresentações sejam realmente um espetáculo para os olhos e ouvidos. Deixam a Ivete Sangalo em cima do trio elétrico parecendo a índia Jupira da República das Bananas.


Não gosto da Ivete nem de Trio elétrico...
          E já que eu estou na Terra do Tio Sam vivendo com uma família americana entrei na dança também. Amanhã vamos ao supermercado comprar alguns itens para o churrasco do feriado e eu, é claro, irei fazer uma torta vermelha e azul  composta de morangos e blueberries. Para aqueles que estão torcendo o nariz saibam que eu não vou comemorar o 4 de Julho porque, afinal não sou americano. Mas perder a oportunidade de preparar e saborear algo delicioso, em companhia de boas pessoas que gostam de mim, ah isso eu não perco!

Tudo azul e vermelho, assim como a bandeira americana.
Até o Google entra na dança

Os fogos são realmente fantásticos...veja o vídeo do Youtube




Ps. Fiz a brincadeira com a Ivete por pura vingança. No Criança Esperança de 2007, ela abraçava e beijava as crianças na frente das câmeras. Na saída do prédio, centenas de crianças esperavam o momento de ver Ivete. Ivete saiu, de cara fechada, sem sorriso e embora todas as crianças gritavam seu nome e ascenavam para a "estrela" ela sequer dirigiu o olhar para eles, preferiu ignorar... Eu queria ser criança nessa hora com um tomate podre na minha mão :@
.
.

26 comentários:

  1. Bom, eu não sou americana, mas adoro sentir um pouquinha a cultura dos outros e como no momento moro aqui, acho legal viver isso um pouco. Se eu te falar que fiquei arrepiada ouvindo o hino americano na fórmula Indy, você acredita? Eu entro no clima mesmo (mas continuo sendo brasileira! Acho que lembrei do meu percurso até aqui e vendo a concentração de todos com o hino, não sei). Claro que preferiria um churrasco brasileiro, com Vanessa da Mata cantando, mas acho válido. Por aqui tem muita festa pré-4 de julho. Hoje mesmo vou a uma. Vai ter bandinha, filme e queima de fogos. Naquele esquema americano: cada um leva sua comida, sua cadeira, lençol. Bom, bonito e barato!
    E ah, aqui a melancia faz sucesso no feriado e no verão tb :)

    ResponderExcluir
  2. Era só o que me faltava, agora que o google viu o nome Ivete Sangalo colocou uma propaganda ENORME do show dela no MEU blog??
    Lorna, eu acho bonito esse amor que eles têm pelo país deles. Também acho bonito como eles zelam pelas coisas deles, pelas cidades, ruas, etc. Se eu fosse americano também teria orgulho. Mas como voc6e disse, já que estamos aqui...hehehe :P
    Ivete sai daqui!

    ResponderExcluir
  3. Oi Renato,
    eu tenho um motivo a mais pra celebrar: pois no dia 4 de julho e o aniversario do meu marido. Imagina o tamanho da festa que sempre fazemos. Tem um site da Kraft foods que tem receitas de todos os tipos de tortas americanas, e por incrivel que pareca minhas tortas sempre ficam lindas (qdo copiadas daquele site).
    (pensei que fosse so eu que nao gostasse da Ivete e dos ridiculos trios eletricos).
    Um abraco e Happy 4th of July. Enjoy it.

    ResponderExcluir
  4. Eliane
    Que legal! Vou visitar o site da Kraft com certeza. Obrigado pela dica.
    Happy 4th of July!

    ResponderExcluir
  5. Ih, vc não sabe que esse pessoal do show bizz e'tudo falso ? Eu nunca levaria meus filhos para darem beijinhos em cantores, artistas, etc. Quando fui ao show do trio feminino infantil K3 e, Amsterdam vi que no final do show muitas crianças queriam dar rosas e desenhos para as cantoras. Eu ignoro essa bajulação.
    (Anita Greetings From Holland, o blogger tá doido de novo e acho que só me deixa postar como anonymous...)
    Se joga aí nas tortas, que tudo que é azul é anti-oxidante - vai te desenferrujar !

    ResponderExcluir
  6. Muita gente tem reclamado que o blogger não está deixando comentar. Que droga de plataforma hein? Eu sei que preciso mudar mas agora não tenho tempo para fazer isso. Enquanto isso, gente, comenta como anônimo e assina embaixo...please?
    Eu vou me jogar nas blueberries e sabe o que vou fazer hoje?
    Pastéis de Belém
    Se jogaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    kkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. adorei seu post.
    bom 4 de julho para vce para a sua familia americana

    ResponderExcluir
  8. A VIDA DO LADO DE CÁ.

    Bom dia Renato, meu nome é Jeferson, sou marido da Andreza, que entrou em contato com você a alguns dias atrás. Gostaria de agradecê-lo pelas informações que passaste de forma tão carinhosa e solicita. Tenho acompanhado suas matérias com um olhar muito atento e confesso-lhe que me assusto em ler sobre assuntos que estão sendo escritos com uma precisão e serenidade que poucas vezes são colocadas para os brasileiros. Você hoje exerce um papel fundamental para aqueles que se julgam corajosos, verdadeiros e que não deixam de ser brasileiros por pensarem em sair do Brasil seja para ir para américa ou qualquer outro continente que possa oferecer condições mais justas, leais e acima de tudo honestas a quem se dispõe a trabalhar e crescer com o fruto do seu trabalho ou e talento. Noto uma linguagem nas suas matérias de quem escreve com um profundo sentimento de alma e que nem por isso deixa de dizer a verdade sobre a situação dos brasileiros que ai estão ou daqueles que aqui estão, porém, logo estarão por ai. Por favor, continue a realizar este trabalho digno de um brasileiro que é capaz de mostrar que tem talento, inteligência e já venceu com o fruto do seu trabalho em uma pátria que pode não ser a mãe, mas que também sabe acolher aqueles que são sérios e justos. Parabéns mais uma vez e espero conhecê-lo em breve pessoalmente. Como última observação, seus trabalhos estão ótimos, você é um vencedor.

    Jeferson

    ResponderExcluir
  9. Olá Jeferson!
    Muito obrigado pelo maravilhoso comentário. Esse é um dos que é para copiar e guardar. Sabe, eu não publico comentário mal educados porque acredito que o blog é minha casa, meu espaço e não admito que ninguém me destrate seja brasileiro ou americano porque eu, não destrato ninguém, nem mesmo os portoriquenhos que me incomodam na sala de aula. Porém algumas pessoas me criticam e no "anonimato" me acusam até mesmo de traidor, desertor de maneira agressiva.
    Às vezes eu desanimo quando vejo o grande preconceito que existe contra os americanos e contra os EUA, principalmente em coisas que não têm fundamento e que eu só descobri a verdade quando mudei-me para cá. É indiscutível que esse país e seus governantes têm defeitos graves porém existem muitas qualidades com respeito a esse lugar que faz com que eu queira morar aqui pro resto da vida. Muitas coisas são diferentes do Brasil. Uma delas é que a justiça aqui é igual para todos, ricos, pobres, negros e brancos, imigrantes e americanos. Ou seja, as coisas aqui não acabam em "pizza" entende? Existe corrupção? Evidente que sim! Mas não soma 1 bilhão por dia.
    Acima de tudo, embora seja brincalhão, eu sou uma pessoa que leva as coisas a sério e nunca me encaixei no Brasil porque não acho que o país, os governantes e a maioria da população é séria. Eu acho que naquela terra impera o desrespeito mútuo entre todos e simplesmente chegou a um ponto que eu não mais aguentei.
    Espero que dê tudo certo para vocês. Se precisar de alguma ajuda ao chegar é só dar um toque. Meu email é rs_alves@hotmail.com
    Quando vocês estiverem por aqui, entrem em contato, será um prazer conhecê-los.
    Abs

    ResponderExcluir
  10. Um "joinha" para o comentário do Jefferson e a resposta do Renato!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia meu amigo Renato, gostaria de agradecê-lo mais uma vez pelas palavras de incentivo e de sentimento da sua resposta. Sem querer abusar do seu tempo, que sei que é escasso, tentarei simplificar o quanto me coaduno com sua forma rica, direta, mas interessantemente simples de colocar a verdade exposta em palavras de um brasileiro consciente.
    Na verdade, todos sabemos que ainda não existe um lugar que seja perfeito, ideal e totalmente justo. Mas, convenhamos, não é possível que nos sintamos bem em um LUGAR que um presidente diz “...se eu ganhasse o salário mínimo eu dava um tiro na minha cabeça”, palavras do então presidente Figueiredo, e como se não bastasse quase toda população que não se matou com um tiro na cabeça e que conseguiu sabe deus como ter alguma economia viu-na saqueada por um outro presidente Fernando Collor. Bom, eu poderia ilustrar este comentário com mil outros exemplos, porém, não se faz necessário, desde que não esqueçamos de alguns escândalos que acompanharam e continuam acompanhando este Lugar, como: o caso capemi, o caso do grupo delfim, o escândalo da mandioca, o caso coroa-brastel, o caso Ibrahim Abi-Ackel, o escândalo das pedras preciosas, o caso Jorgina de Freitas, o escândalo dos precatórios, o escândalo da Sudene, o escândalo da quebra do painel do senado, o escândalo do Brasil Telecom, o escândalo dos cartões corporativos, o escândalo do desvio de verbas no BNDES, o escândalo da varilog e Dilma Roussef, escândalo das obras do PAC, e não podemos esquecer do escândalo do apagão aéreo, e talvez o mais escandaloso de todos os tempos, o escândalo do mensalão. Sei que há uma centena de outros que poderiam ser citados, mas eu teria que pensar por bastante tempo para poder lembra-los, já que são tantos.
    Por favor Renato, não me interprete mal quando chamo-lhe de amigo, digo amigo porque é difícil ver sinceridade e honestidade do lado de cá, e com certeza é por isto que logo estaremos, eu e minha esposa, nesta terra que também não é perfeita, mas que faz acontecer para quem merece. Tenho certeza, pelo que acompanho das suas matérias, que você faz a exata distinção entre a Administração deste lugar e o povo que aqui reside e sabe tão bem quanto eu que estes são maravilhosos, são acolhedores, solidários e extremamente apaixonados por este Lugar. Entretanto, aquele é infiel, desorganizado e extremamente corrupto e como se não bastasse destruidor de talentos como você, que teve que deixar este lugar para poder viver dignamente em outro país, e hoje vive com pessoas tão boas quanto as que ainda estão aqui.
    Peço-lhe que me desculpe por estas linhas, mas acredito fielmente que compartilhamos dos mesmos sentimentos e desta forma sinto-me, com a proximidade da nossa viagem, cada vez mais observador das coisas boas, como exemplo, você e suas matérias, e das coisas não tão boas, como este lugar.

    Obrigado mais uma vez pela resposta.

    Do amigo Jeferson. Por enquanto, ainda com A VIDA DO LADO DE CÁ.

    ResponderExcluir
  12. Jeferson
    Obrigado novamente por comentar e não se desculpe. Acho que este tipo de comentário é essencial para o blog. Como digo sempre, não acho que os EUA ou os americanos sejam perfeitos. No entanto vejo com meus próprios olhos como as pessoas aqui apreciam a lei, não têm medo da polícia como eu tinha no Brasil, e respeitam umas às outras. As que não, geralmente não pertencem a este lugar, importaram-se para cá, como no caso dos mal educados portoriquenhose até mesmo alguns brasileiros.
    Sabe quando foi a primeira vez que pensei em sair do Brasil?
    Lembra do apagão? Lembra como tivemos que mudar nosso estilo de vida? Aposentar o microondas, apagar as luzes, tomar banho gelado ou de 5 minutos, etc por causa da má administração do governo? Todos tínhamos uma cota máxima de energia elétrica para usar caso contrário éramos multados. Pois bem o povo respondeu manso como sempre e "economizou" muita energia elétrica o que causou prejuízo para as empresas de energia. No ano seguinte, em letras minúsculas, nossas contas de luz vinham com um novo imposto que foi criado pelo governo Fernando Henrique para "cobrir" o prejuízo das empresas de energia elétrica no período. Quem pagou todo esse pato? Nós...uma palhaçada!
    Você viu alguma passeata, protesto ou alguém reclamando na televisão ou nas rádios? Ninguém!
    Agora fazer um piquete por causa da visita do Obama e jogar uma bomba no segurança do presidente que não tem nada a ver com isso algumas pessoas foram capazes de fazer. E ainda recebi um email para assinar uma lista para libertar os 6 estudantes que fizeram isso! Eu?? Não assinei porcaria nenhuma e ainda respondi dizendo que achava que eles tinham é que ser condenados e cumprir pena na prisão.
    Como você disse poderia ficar aqui lembrando de um monte de coisas.
    Eu escrevo para um outro blog e semana passada fiz uma comparação de algumas coisas nos EUA x Brasil e expliquei porque não voltaria ao Brasil. Fui totalmente castigado nos comentários :) Adorei
    Eu tive a oportunidade de sair do Brasil quando eu tinha 22 anos mas eu achava que o país ia melhorar e que eu também teria outro tipo de vida após a faculdade. Aos 40 percebi que não muda. Jeferson, não muda e não vai mudar...
    Agora fala isso no Brasil. Você apanha no meio da rua com ajuda da polícia.
    Um grande abraço Jeferson e boa semana!
    R

    ResponderExcluir
  13. Olá Renato! Como foi seu feriado???
    Adoro seu blog!

    Ligia

    ResponderExcluir
  14. Oi Ligia
    Obrigado!
    Bom o feriado pra mim foi mais um dia de fazer trabalhos da faculdade ehehe. Mas eu gosto, detesto multidão engarrafamento, etc. Por esse motivo preferi ver os fogos pela TV.
    Abração

    ResponderExcluir
  15. Plenamente oportuno, ao menos para mim, os comentários feitos por vocês, Jeferson e Renato. Tenho 36 anos, mulher e filho pequeno. Muitas vezes, por conta do meu incorrígivel otimismo, me vejo acreditanto que as necessárias mudanças para o nosso FANTÁSTICO Brasil vão realmente acontecer... Desatino meu!
    Mas continuo crendo, que não devemos abandonar a busca por oportunidades em nosso país, e aproveitá-las se elas surgirem. Tendo mente em criar algo que possa ser gerenciado a distância e com presença esporádica. Nada de fixar raízes por estas bandas. Mas manter o vínculo, e se possível, aproveitar a onda para gerar riqueza pra si e para aqueles que não possuem igual oportunidade.
    Abraços fraternais aos dois. Sucesso sempre!
    Alexandre

    ResponderExcluir
  16. Oi Renato gostei dos comentários acima, fez-me relembrar desses acontecimentos, é tanta coisa, tantos escândalos que mal se processa um lá vem mais. Sabe que nada assisti aqui sobre 4 de julho, não sei se não foi comentado nos jornais televisivos ou eu que perdi, fato que não vi um comentário, estranhei.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, Renato. Tínhamos falados para você sobre a satisfação de ver as suas matérias. E essas matérias acabaram nos motivando a montar o nosso blog. Como eu havia lhe dito, o seu talento é naturalmente motivador e gostariamos, se possível, da sua ilustre visita no blog conexãobrasileua.blogspot.com. Fique a vontade para tecer quaisquer comentários, hehehe. Abs.
    Jeferson e Andreza

    ResponderExcluir
  18. Jeferson e Andreza
    Que ótima notícia. Com certeza serei visitante assíduo do blog de vocês. Depois mande o endereço ok?
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  19. Boa noite, Renato. O endereço é conexaobrasileua.blogspot.com. Aguardamos sua visita e seus comentários,rsrs. Abs.

    Jeferson e Andreza

    ResponderExcluir
  20. Issa é mais uma característica que adimiro nos Americanos:Eles são patriotas de verdade, amam mesmo seu país.Aqui no Brasil em nosso 7 de Setembro não se vê uma só demonstração de amor a pátria mas espere só chegar essa NOJEIRA de copa do mundo...
    É todo mundo de verde-amarelo mostrando seu amor pela seleção...
    Êta povinho besta!!!

    ResponderExcluir
  21. Rick
    Você está 100% correto. Evidentemente tem todo o comércio tirando vantagem do patriotismo dos americanos mas mesmo assim, eu acho bonito o que eles sentem pela sua Pátria. E nesse dia fala-se muito sobre a "independência", sobre a "liberdade", "liberdade de expressão" etc...
    Abs

    ResponderExcluir
  22. Na foto do edifício em Miami, Valeu a intenção, mas ficou igualzinho a bandeira da...Holanda...

    ResponderExcluir
  23. Uma coisa interessante e curiosa que você disse: "(..)não sou americano."

    Na verdade você é americano sim, pois seu país de origem (Brasil) fica localizado em um continente chamando América, portanto você também é americano. Americano e brasileiro, eles, americanos e estadunidenses.

    Eles já foram perguntados sobre isso? De se declararem "os únicos americanos do mundo"?

    Parabéns pelo blog, é ótimo.
    Se puder, um dia irei declarar independência do Brasil também.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom Shadow
    Sim eu sou americano da América do Sul! hehhee
    Detesto esse nome estadunidense. E quando os americanos dizem God Bless America eu agradeço kkk
    O costume veio dos ingleses que chamavam os EUA de América ou "foram para a América" se referindo aos EUA. Depois pegou esse nome americano. Acredito que eles nem se dão conta do que você disse. Mas pra falar a verdade nem é algo que me incomode...
    Abração pra você!

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...