terça-feira, 26 de julho de 2011

Anfitrião ou Hóspede – A Arte de Conviver



“O hóspede ideal é aquele que é esperado quando chega e deixa saudades quando parte” – Danuza Leão



Recentemente recebi aqui em casa, amigos do Brasil, por 15 dias. Por se tratarem de pessoas extremamente educadas, tudo correu muito bem. Assim como disse a Danuza, eu fiquei ansioso com a chegada deles e quando partiram, deixaram saudades. Durante o tempo em que eles ficaram aqui fiquei pensando em quantas vezes já fui hóspede ou anfitrião. Lembrei dos hóspedes mau educados que tive. Ô derrota! E também dos anfitriões mau educados, pode acreditar. Um dia hospedado na casa de um casal a dona da casa me explicando as regras da casa e me mostrando o banheiro disse: “E tu sente pra fazer xixi entendeu?” Quase fiz xixi ali em pé mesmo de vontade de rir...Até hoje quando vou fazer xixi me lembro disso. J

Hóspede não tem direito algum, só deveres (acredite, é melhor pensar assim). Principalmente se não está pagando ou dividindo nenhuma despesa. Uma certa vez um amigo pediu para morar em minha casa por um tempo até conseguir um emprego e poder alugar um outro apartamento. Claro que eu concordei. Ouvi de um amigo em comum que ele disse que estava tentando ser invisível”, ou seja, não dar nenhum trabalho e incomodar o mínimo possível. Achei legal da parte dele querer ser o homem invisível. Porém quando ele começou a deixar de ser invisível a coisa ficou bem ruim. Pouco tempo depois de mudar-se para minha casa ele conseguiu um emprego, passou a fazer algumas das compras da casa, comprou um carro novo melhor que o meu, roupas novas, etc. Aqui podemos ver já o primeiro erro e lição. Deve-se cumprir com o que promete.

Se ele disse que mudaria assim que arrumasse um emprego devia ter feito isso e não comprar um carro novo. Após um ano ele já deixava a louça suja na pia, usava 90% do telefone, da luz, água e pagava 50% (até os centavos se pudesse), entrava com os pés sujos, convidava seus amigos à minha casa e mandava nos meus cachorros! Educadamente falei com ele que ele precisava cair fora se mudar. Três meses se passaram e nada de mudança até que eu fiz algo realmente intencional pra ver se ele se tocava. A única coisa que ele trouxe da antiga casa foi a máquina de lavar roupas. Estávamos usando a máquina de lavar dele, inclusive para lavar os panos sujos de xixi dos cachorros. Um certo dia comprei uma máquina de lavar nova em folha e deixei na caixa ao lado da máquina dele. Assim que ele chegava eu passava com os panos sujos de xixi na frente dele e colocava na máquina de lavar “dele”. Ele me perguntou: “Quando você vai abrir a sua máquina de lavar?” e eu respondi “Quando você for embora” Ele foi embora dois dias depois. Engraçado como as pessoas que exploram não admitem ser exploradas.

A foto do meu "amigo"

“Se você não quer perder um amigo não convide ele para morar na sua casa” eu ouvi o Fred Flintstone falar em um dos episódeos quando eu tinha 8 anos. Na época eu não entendi essa frase e fiquei pensando nisso por muito tempo. Claro que hoje eu sei muito bem o que isso quer dizer. No entanto, acredito que, aqueles que precisam conviver com alguém que não é da sua família ou seu cônjuge, se der sorte encontra uma boa pessoa. Uma vez morei também com um amigo em necessidade e foi muito bom. Nenhum de nós esperava o outro fazer  e não pesava pra ninguém. Jamais recusou ajudar na limpeza e tentar agradar sempre que podia. Foi uma ótima experiência meu amigo Altieres!

Fred e Barney

“O que é combinado não é caro” já dizia minha avó e é verdade mesmo. Uma vez minha mãe foi convidada por amigos para uma viagem ao Nordeste na casa de praia deles. Chegando lá o dono da casa comprou itens de limpeza, vassoura, rodo, pano de chão, balde, esponjas, etc e já deu a conta para os hóspedes pagaram. Como assim?(com cara de retardado) Conversando com ele depois ele ainda me disse: “Ué não sairia mais caro ficar em um hotel?” Sim claro, no entanto essas coisas têm que ser combinadas. Precisa-se dizer ao hóspede, de antemão, todas as despesas que ele terá ou não e todas as coisas que você espera que ele faça. E se você for hóspede, mesmo se parecer que seu anfitrião tem dinheiro em pencas, oferecer-se para dividir despesas é muito educado e mostra consideração. Ajudar na limpeza é digno e não mata ninguém. Já tive também hospedado em minha casa por 4 meses uma amido estrangeiro que não lavava um copo sequer. Enquanto eu fazia faxina ele navegava na internet. Claro que pouco durou...

E voltando ao assunto do dinheiro, se somos anfitriões não existe coisa mais brega deselegante que comentar valores com o hóspede que, a nosso convite, não está pagando nada. Podemos resumir em um princípio. Se convidar esteja preparado para pagar. Se foi convidado, esteja preparado para rachar. Se não tiver dinheiro, fique em casa! Se for convidado e não tiver dinheiro, faz o seguinte: Engula seco e faz o fino, fala que precisa estudar, que tem prova ou um casamento. Vai por mim. Uma vez um casal me convidou para um fim de semana na praia e eu não tinha um centavo sequer. Depois de explicada a situação eles insistiram que eu não gastaria absolutamente nada. Certa noite o casal brigou e perdeu a fome. Não saímos para jantar e eu passei a noite inteira com fome. Na geladeira só tinha água e pilhas. Depois dessa nunca mais ninguém me pega nessa situação. Como diz a dona Lira (adoro ela!), mãe de um amigo meu que é Nordestina: “Vê se não é as trevas?”

"Vê se não é as trevas?"
Uma certa vez eu recebi em casa uma família francesa. Já no primeiro jantar que preparei para eles com diversos pratos brasileiros, lavei a louça e limpei a cozinha toda sozinho. A mãe nem a filha jamais ofereceram-se para ajudar em absolutamente nada. Ai ai ai boas maneiras e consideração cabem em qualquer lugar ou país.
Eu nem vou mencionar certas coisas porque eu acho que a grande maioria das pessoas que lêm o blog têm bom senso. Coisas como, separar uma toalha para o hóspede, um sabonete “novo” nem precisa dizer, não é mesmo? Mas algumas coisas são mais sutis. Por exemplo, pedir  é um dos atos mais educados que existe na minha opinião. É bem melhor pedir do que ter depois que pedir desculpas. Quando se está hospedado na casa dos outros, na maioria das vezes, os anfitriões dizem que pode-se abrir a geladeira e comer o que quiser. Mesmo assim, é sempre bom e educado pedir. E se você vai e parte o bolo que era surpresa para um dos membros da família? E se você vai tomar banho no momento em que o forno elétrico está ligado e o bolo da dona da casa murcha? Já aconteceu comigo!! Por isso é sempre bom pedir.
Pedir pra usar é melhor que pedir desculpas
Acidentes acontecem e se o hóspede quebra alguma coisa tem que, no mínimo, oferecer-se para repor o objeto ou pagar o conserto. Um amigo meu hospedado em casa quebrou 3 das 6 canecas coloridas que eu tinha. Repôs as canecas por imitações inferiores. Ô derrota!
Meus amigos comentaram sobre hospedar a sogra. Eu só tenho uma coisa a dizer sobre esse assunto. Sogra tem que morar não tão perto que venha de pijamas nem tão longe que venha com as malas...

Alguém disse que conviver é uma arte. Eu acho que às vezes, é um quadro bem feio. Uma dessas artes modernas que a gente olha e não entende. De qualquer maneira, seja hóspede ou anfitrião, aqueles que desejam passar um tempo juntos vão ter que abrir mão de alguma coisa. Anfitriões, da sua privacidade. Hóspedes, da sua cama e seu travesseiro. Mas quando tudo dá certo, quando tudo foi bem combinado, quando existe respeito entre pessoas amigas, bons momentos poderão ficar na memória para sempre. Afinal amigos são os parentes que a gente escolheu.
E você? Tem alguma história para contar?

37 comentários:

  1. Olá Renato como vai?
    Acabo de ler seu post que, por assim dizer, me cai como uma luva...
    Dia 06 de agosto estarei chegando aí na terra do tio Sam também.
    Vou ficar hospedada na casa da minha prima, em princípio, pelos 6 meses do meu curso e (desabafo) estou bem apreensiva pq apesar de nos darmos muito bem ela é casada, tem dois filhos e sua rotina >> também quero ser (de verdade) invisível...
    Agora, por favor, preciso muito de sua orientação: ela não quer me cobrar nada, mas quero mto oferecer um 'aluguel' mas não tenho idéia alguma de valor, não quero ofertar um valor baixo e vexatório e nem alto que não dê conta de pagar, sabe? Por favor será que pode me passar uma idéia de um valor razoável?
    Muito obrigada!
    Um grande abraço,
    Denise.

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise
    Um complicado hein? Uma pessoa aqui paga em uma casa de família 700 dólares mensais com café da manhã. Para alugar um apto studio (tudo no mesmo quarto) sai por uns 450 depois tem todas as despesas. Eu faria o seguinte no seu caso. Como ela não quer aceitar aluguel, porque você não separa uma grana por mês e gasta no supermercado (com coisas que você percebe que a família vai consumir), compra coisas para as crianças, ajuda na limpeza e fica de babá das crianças de vez enquando? Ela vai achar que você foi uma "mão na roda"! O objetivo é não dar trabalho e se possível até aliviar a rotina deles. Uma mão lava outra não é?
    De vez enquando vá ao mercado, faça o jantar, limpe a cozinha. Essas são as coisas que eu faço aqui. Eu só paguei aluguel aqui no primeiro semestre depois eles nunca mais aceitaram. No entanto eu cozinho todo dia e limpo a casa toda. Eles adoram...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Denise, queria ter uma hóspede como você! As vezes quando minha família viajava de férias pelo Brasil e ficava hospedada na casa de amigos e parentes, o que a gente fazia para não ofender o anfitrião (que não queria aluguel nenhum) era pagar a conta do mercado, do restaurante, telefone, ser babá das crianças... Eu acho que uma coisa legal é primeiro você chegar na casa da sua prima e depois propor algo, falar que vc acha justo pagar algum valor e tal. Mas eu iria detestar receber um primo e ele ficar oferecendo aluguel, sabe?
    Renato, eu acho que quando a gente fica hospedado na casa de alguém é sempre bom levar um presentinho ou deixar algo quando vc for, eu acho meigo e mostra que o convidade passou um tempo pensando no anfitrião. Eu sempre ofereço para cozinhar algo diferente, lavar os pratos, ajudar com as coisas. Eu não faria tudo isso em casa? Porque seria diferente na casa dos outros? Até hoje só recebi visita boa na minha casa e espero que continue assim, final do ano minha irmã e meus cunhados chegam, mas aí não tem "estresse" porque com tanta intimidade a gente chega a ser too honest.

    ResponderExcluir
  4. Lorna
    Eu penso como você. Sempre levo presentes e sempre deixo algo também. Não tem coisa melhor que passar um tempo com gente legal não é?
    Um beijão

    ResponderExcluir
  5. Oieee... Esse post foi bom pra mim tb.
    Viajo dia 17/08, também serei hóspede na casa de uns amigos até arrumar um lugar pra morar.
    Mas graças a Deus, fui bem educada, inclusive em como ser uma boa hóspede, pq é muito desagradável passar pela situação que vc descreveu.
    Já estou planejando os presentinhos que levarei, vou ligar pra mãe do meu anfitrião, que é brasileira, pra verificar se ela quer mandar alguma coisa pro filho...
    São pequenos detalhes, mas essenciais e vou tentar ao máximo ser invisível.

    ResponderExcluir
  6. Renato, adorei seu post. Ja venho acompanhando seu blog/site a algum tempo. Tenho o sonho de morar legalmente ai nos EUA. Mas enquanto isso nao se realiza vou acompanhando quem ja esta ai.

    Quanto ao seu post, essa situaçao me fez lembrar um conselho que meu pai me dá. Que serve pra situaçoes da vida. Dizia (diz)ele:"A melhor coisa que tem numa comunidade de familia ou amigos é o dialogo. Uma boa conversa." Se vc nao esta satisfeito com algo ou alguem, converse com essa pessoa, relate seu sentimento. Afinal é melhor "corrigir" um amigo do que perde-lo. Meu pai me diz isso desde de pequeno e agora mais velho eu vi q ele tem razao, e que se encaixa na vida.

    Muitas pessoas quando tem um problema com alguem nao dizem o que se passa. E com isso vai criando uma raiva/odio daquela pessoa. Quando as vezes a pessoa odiada nem sabe que esta fazendo algo errado.

    Bom, essa é minha opiniao e tbm ate conselho que eu dou a meus amigos. Pois é muito simples: so basta conversar.

    ResponderExcluir
  7. Hospedar amigos já é difícil, imagina quem você nem conhece?
    Aconteceu comigo! Após sete meses no meu 1º emprego meu supervisor (que era e ainda é meu amigo), comentou que a enteada dele estava a três meses morando com uma tia aqui na cidade e infelizmente a solicitou para arrumar outro lugar e foi ai que eu tive a brilhante idéia de sugerir a minha casa por um mês como solução temporária.
    Consegui uma cama emprestada, separei lugar um bom lugar para ela guardar as coisas dela. Enfim a recebemos com todo carinho. No inicio tudo foi flores: Ela ajuda em casa, sempre deixava tudo organizado e nós tratávamos como irmã.
    Depois ela começou a mentir, a dar "apelidos" para membros da minha família, parou de ajudar e usava as minhas coisas sem pedir.
    Por fim... Após dez meses morando na minha casa e meus pais detestando aquela situação eu conversei com meu supervisor para arrumar outro local para ela morar.
    Para minha sorte e sobrevivência do meu emprego ele entendeu bem a situação e em uma semana eu tive meu quarto só pra mim novamente.

    ResponderExcluir
  8. Cara, aonde você arruma esses temas??? Hehe, no começo achei que seria meio superficial, mas tá muito bom... Rachei de rir, principalmente nesta parte: "Certa noite o casal brigou e perdeu a fome. Não saímos para jantar e eu passei a noite inteira com fome." Isso me é familiar... hehehe!
    Muito bom... E o pior, 100% verdade!!!
    Abração,
    André

    ResponderExcluir
  9. Fernanda
    Tente ser o homem invizível, se não conseguir, vire a mulher maravilha e ajude seu anfitrião ok? Boa viagem e boa sorte!
    Bjs

    Harry
    Eu sou do seus. Sempre converso, converso muito. Aquele amigo que mencinei no princípio tivemos longas e longas conversas mas não adiantou. Era algo de criação entende? E se eu não desse um empurrão acho que ele estaria morando em minha casa até hoje. Já com o Altieres uma simples conversa resolvia tudo...
    Abração pra vc!

    Giulia
    Que roubada! Ô derrota! Sabe eu aprendi que essas coisas não se misturam. Chefe, casa, emprego etc. Meu chefe estava precisando de uma pessoa para cuidar da mãe dele. Eu mencionei a minha mãe. Depois de 6 meses minha mãe não aguentava mais a mãe dele e a situação da casa. Meu chefe mandou ela embora sem pagar nenhum tostão e minha mãe entrou na justiça contra ele. Imagina a situação? Ainda bem que logo depois que ela começou a trabalhar pra ele eu mudei de empresa. Porém hoje ele me odeia e eu nem fiz nada de errado?? Já tentei conversar com ele, mandar emails etc mas desisti.
    Como você disse no começo tudo são flores. As pessoas são educadíssimas mas depois, mostram a verdadeira personalidade.
    Mas tem gente que é uma bênção morar junto como por ex eu kkkkkkkkkkk
    Bjs

    André
    Então eu tenho uma lista dos assuntos que desejo escrever e assim que tenho uma idéia ela vai pra essa lista. No entanto, só escrevo 1 vez por semana porque 1- detesto blog que posta todo dia (é impossível de acompanhar) 2- não tenho tempo, estou abarrotado de trabalhos...
    Você mas quem passou fome fui eu né?
    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Oi Renato e Lorna,
    Super obrigada pelas dicas valiosas!! Vcs são uns fofos, tá?
    Vou seguir direitinho... ;o)
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Renato , eu sou o Lucas, tá difícil comentar no blog .

    Eu tô passando por isso tbm , no meu caso é meu irmão que separou da mulher e voltou pra casa , acontece que ele é muito folgado, além de nao trabalhar nao ajuda em nada em casa , as vz tenho que aturar a ex mulher dele levando a filha pra ele olhar , imagina a bagunça que vira casa , pq ele nao olha , a casa fica de cabeça pra baixo , ele só fica na tv ou no pc , quem paga a pensao dele é minha mae .

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas
    Não sei o que acontece com esse blogger viu. O melhor é comentar como anônimo mesmo e deixar o nome no final.
    Eu sei muito bem do que você está falando. já tive também irmão morando em casa sem trabalhar e só gastando...e quem bancava não era minha mãe não era eu mesmo heheheh
    Abs!

    ResponderExcluir
  13. OI, sou o Lucas .

    Tenho primos que sempre que vem passar um tempo em minha casa levam alguma coisa , geralmente levam minhas roupas . Minha prima uma vez levou vários dvd's meu , meu primo levou uma calça jeans que eu nem havia usado . Uma vz voltando do trabalho e pego meu primo com meu mp3 ouvindo música no meio da rua , outra vez chego e pego ele no meu pc . Pense numa pessoa que fica sem dormir só de pensar que meus primos vao passar uns dias em minha casa !!! Eles já sabem que eu nao gosto , já ouvi dizer que lá eles sabem que eu nao gosto deles kkkkk.

    ResponderExcluir
  14. Se fosse um irmão "invisível " que nao desse trabalho , mas esse ainda tem filhos que passam a semana em casa gritando, quebrando as coisas .Minha casa era tão tranquila , hoje tá uma baderna. Quando o irmão é folgado e preguiçoso é pior que visita .
    Quando chegar em casa vou encontrá-lo deitado no sofá , com a posse do controle remoto e a filha destruindo tudo e chorando . Essa é a minha vida kkkkkk

    Lucas

    ResponderExcluir
  15. Lucas
    Você precisa por urgentemente um fim a tudo isso. Porque você deixa eles aproveitarem assim de você? Simplesmente diga não e fale os motivos. Eu precisei de terapia para aprender a dizer NÃO bem grandão na cara dos folgados e aproveitadores. Hoje nunca mais ninguém aproveita de mim não que eu armo o barraco. Depois quando saem, ainda falam mal de você. Da próxima vez diga não e explique os motivos. Se eles se chatearem e não gostarem mais de você o problema é deles. Tem muita gente boa no mundo para fazer amizade.
    Abraço forte!

    ResponderExcluir
  16. Você disse a coisa certa , aprender a dizer não .

    Só pra vc ver como ele é folgado, ele pegou meu cartão e gastou mais de 1000 reais sem minha autorização, achando que eu nao ia saber . Não sei o que me deu que senti falta do cartão e liguei pra operadora pedindo pra cancelar quando a telefonista disse que alguém já havia gastado mais de 1000 reais com ele . Fiquei louco naquele dia e nesse dia parti pra cima dele , minha que intermediou tudo , pq eu já quase ia a polícia.

    Lucas

    ResponderExcluir
  17. Só pra você ter uma idéia , dificilmente eu uso um presente, pq meu irmão sempre usa primeiro, e pega pra ele como se fosse dele.

    Outro dia cheguei em casa e cadê o mouse do pc? meu irmão já tinha levado pra colocar no pc dele .

    Quando ele era casado, ele vinha aqui em casa e fazia as compras , levando roupas minhas , tênis como se fosse tudo dele, comprado por ele , engraçado que a mulher dele nao falava nada , era cumplice.

    Muitas coisas eu fui pegar na casa dele, e já mandei ele tirar camisa que eu nunca havia usado na rua , já fiz até barraco mas com o passar do tempo a gente desanima .Eu tenho realmente aprender a dizer não e um Não bem grandão.

    ResponderExcluir
  18. Chega de coisa séria .

    vou falar dos meus primos que geralmente sempre quem vem a Brasília passa uns tempos aqui em casa .

    Tenho um primo invisível , uma pessoa legal, nao encomoda , educado , quando quer ir a cozinha sempre pede , ou se vai fazer alguma coisa sempre pede os dono da casa com educaçao.

    Minha tia é legal e bem inocente ,dessas que tem medo de andar na rua , uma vez ela peidou na sala na hora que estávamos assistindo, peidava como se fosse algo normal, até que minha mãe mandou ela parar . ELa ajuda a lavar loucas , faz o almoço , aliás já amanhece escorrendo arroz e pensando no almoço.

    Já os filhos dela sao horríveis , desses que ligam o som , entre e sai da cozinha , abre geladeira direto e quando vai embora e ainda leva minhas coisas .

    Lucas

    ResponderExcluir
  19. Desculpa pelos erros e muitos.

    ando nervoso ultimamente.

    vou tentar me corrigir .

    Lucas

    ResponderExcluir
  20. No problem Lucas
    Eu entendo sua frustração. Acredito porém, que os limites teem de ser dados por nós mesmos. Nós temos que decidir concientemente não aceitar ser explorado por ninguém. Se houver uma brecha os aproveitadores tomam conta. Hope you do it man!
    Abs!

    ResponderExcluir
  21. Oii!Achei seu blog muito interessante!!Ja seguindo ta!Amei a materia do jugamento da moça!Ate logo.
    http://decorehouse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Obrigado Tais!
    Vou checar os seu tambem!
    Abs

    ResponderExcluir
  23. Cara, seu blog eh muito bom! Voce nao tem nocao de como me divirto lendo o que voce escreve. Esse post entao? Hilario! A foto do seu amigo da onca e Claro que com uma pitada de drama tbm pq o tema merece.

    P.S.: Li os comentarios e fiquei achando que o Andre ai de cima foi quem te fez passar fome pq brigou com a mulher. hahaha

    Michelle Depenbrock

    ResponderExcluir
  24. hehehe não, o nome dele era Waldemar kkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Reeeeeee que saudades!!!!
    Meu Deus! Comecei rindo muito e terminei chorando rs....
    Incrivel! Parecia estar na quela casa maravilhosa com vc e o (na verdade é o seguinte) hospede, ao som do bar do lado q n deixava a gente dormir rsss... Ai, ai, ai como eu ri agora, lembrei de tudinho hahahahahaha....
    Puxa Reeeee, como fiquei feliz de ver meu nome em seu blog, ainda mais como uma experiencia boa!!!!
    Sem palavras!!!
    Obrigado amiguinho =))
    Abraços e bjos!

    ResponderExcluir
  26. Huuuummmm, nem te conto que uma vez "hospedei" uma "amiga", marido e filha aqui em casa pq estavam DESEMPREGADOS e conclusao: mais parecia que eles estavam de ferias num hotel.... vivia com copos em cima da mesa, ocupavam todo o espaco com suas bagagens, toalhas; saiam pra passear e apesar de "nao terem dinheiro" pra ajudar em casa, tinham pra comer fora, comprar besteiras, farofar na piscina com as coisas que tinha na minha geladeira, fazendo comida ate pros amigos que iam juntos.... se mudaram pro bairro vizinho e passaram aqui uma vezinha, bem rapidinho, nem sentaram. Depois se mudaram sem um tchau!
    Isso que foi uma bela terapia pra eu largar a mao de ser besta, viu... aprendi e revi muita coisa... bjnhos

    ResponderExcluir
  27. EEEEeee Altieres
    Só assim mesmo pra você ler as minhas peripécias não? Eu também tenho muita saudades daquele tempo. Sabe, parece que a gente era feliz e não sabia não é?
    Sabe, morar com você foi melhor que morar com meus irmãos. A casa estava sempre arrumada e limpa sem muito sacrifício por parte de ninguém.
    Pena que a mentalidade retrógrada e a vizinha gentalha puseram um fim em tudo :(
    Saudades....
    OLha que eu te lasco a mão hein?
    kkkkkkkkkkk
    Bjs

    Rose
    Agora a gente ri mas na hora o nervoso e o stress acabam com a gente não é mesmo?
    Como tem gente que se dá a esse papel. Gente folgada e aproveitadora. Eu ainda me impressiono com essas coisas, como quando lí sua história. Também tive um "amigo" que saiu de casa sem nem mesmo dar tchau. Deixou o quarto sujo e cheio de penas de pombo kkkkk
    Outro casal com filha que tentamos ajudar em tempos de dificuldade nos pediu para fazermos uma compra pra eles no supermercado. Pedimos a lista. Ai...
    Bom, tinha chocolates, bolachas, nesquick, danone, lazanha pronta e uma porção de ítens "de primeira necessidade"...Pensa que tinha arroz, feijão, batata, etc? Nada...
    GENTE CARA DE PAU!!
    kkkkkkkk
    Obrigado por contar sua história!
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Ouhhh, piscina publica (da cidade), viu, que aqui casa com piscina e' pra muuuito rico mesmo, kakakaka. bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  29. Oi, Renato
    Morri de rir com seus "causos". Adoro receber e hospedar, mas já me vi também em mais de uma situação de trevas. Principalmente quando o hóspede é high maintenance, do tipo que espera que a gente faça todos os planos de entretenimento.
    O ritmo normal é interrompido e, até por mais prazeroso que seja, sempre tem um esforçozinho do anfitrião para acomodar a visita. Respeito, bom senso e atenção para evitar dar trabalho são muito bem-vindos, sim.

    ResponderExcluir
  30. Olá Renato,

    Sempre passo por aqui adoro ler tudo o que você escreve, rsrsrsrsrs!!!!!
    Comigo não é diferente mas no meu caso é o meu cunhado, não sei o que acontece, pois sempre que o meu marido fala que ele vem em casa me dá um frio na espinha, rs.
    Então, toda vez que ele vem ele traz a Linda(jeito carinhoso de chamar a namorada, urgh)não move um dedo a linda, até aí tudo bem, o que me deixa realmente chateada é eu deixar no quarto em que eles vão se acomodar lençois super limpos e cheirosos e as toalhas para eles usarem em sua estadia, limpo bem a casa, faço jantar para recepcioná-los mas na manhã seguinte, já começam os aborrecimentos, não sei pq cargas d'água ele acha que tem que usar a minha toalha, odeioo com todas as minhas forças me enxugar com toalhas usadas por outra pessoa, e uma vez ele perguntou ao meu marido assim ó: ela acha que eu tenho alguma doença, caraca será que ele não percebe que é o mínimo de civilidade.
    Se eu entrego toalhas assim que eles chegam, eu quero que eles usem, estou certa.
    Outro dia entreguei as toalhas e a Linda falou nem precisa, trouxemos as nossas e foi e pendurou uma toalha enorme do CORINTHIANS no meu banheiro, ninguem merece uma toalha enorme do timão no banheiro e vc sabe que nem assim, quando fui tomar meu banho no dia seguinte para trabalhar eis que pego a minha toalha e adivinha, molhada, nossa passei a mão no telefone na mesma hora e comecei a falar no ouvido do meu marido, ai cruzes viu.
    Caraca é muita coisa, se for escrever cada coisa que ele já fez ia passar o dia inteiro aqui, rsrsrsrsrs!!!!!
    Beijos
    Carla Bueno

    ResponderExcluir
  31. Carla
    Que "linda" essa sua cunhada hein? Graça de pessoa. Eu detesto que usem a minha toalha. Ô gente folgada hein??
    Toalha do Corinthians foi ótima hahahahha
    E ainda falaram como se tivessem te feito um favor hein? Coitado do seu marido que fica no meio dessa confusão. Por isso que alguém falou um dia que a gente casa com a família não é
    Beijão pra vc. Dei risada com esse seu excelente comentário
    Tchau!

    ResponderExcluir
  32. Quase morro de rir com essa fotinha do boneco mijando em pé e sentado(copiei inclusive!É por que aqui em casa já tive briga por causa disso, inclusive com meu marido,rsrsrs, eu também acho que qdo o cara mija sentado, o banheiro fica cheiroso por mais tempo e em casa que só se faxina uma vez por semana, sabe como é, né, nem aqui no Brasil tá dando pra pagar se quer uma diarista mais! Quando ficava só as mulheres o banheiro ficava em condições a semana toda, era só chegar homem na casa e o banheiro já ficava fedendo xixi! Aí já viu né?@prontofalei, rsrs

    ResponderExcluir
  33. Ta valendo linkar esse post como Guia para Hospedes no face... Rsrsrsr...

    Sempre digo que pra conhecer de fato alguem, viaje ou more com ela... Morei sozinha um tempo e varias vzs se ofereceram pra dividir ap comigo. Recusei todas as vzs, pq sei que pessoas espaçosas nao teriam sobrevida na minha casa... Nao gosto de limpar, lavar e tals, na minha casa tenho uma pessoa que faz isso, mas se estou na casa alheia, a historia muda! Levando ja dobrando e esticando lencois, catando os cabelos do chao quando penteio, fazendo o maximo de silencio possivel... Estou de favor na casa da pessoa, acho que eh o minimo dos minimos que posso fazer.vou ao supermercado e compro coisas p casa, se meus anfritrioes me levarem pra passear, pago ingressos, ponho combustivel no carro. Afinal, ja estao saindo da rotina deles pra me agradar... E por essas coisinhas, quando hospedo alguem, espero que tenham o minimo de respeito e consideracao.

    Presentinhos sao de praxe. Uma vez na casa de uma amiga que tinha acabado de se mudar, e nos recebeu(eu e um grupo de mais 4 amigas) na sua casa, fiquei percebendo o que faltava, do que ela ainda precisava pra casa. No ultimo dia comprei um jogo de copos, um vaso bonito e ainda um porta retratos com uma foto do grupo num dos passeios que fizemos(somos de belem, e ela estava morando em recife. Fomos ate maragogi e porto de galinhas, e a foto era de la). Sei que por ela nao precisaria, mas achei que seria uma forma de agradecer e assim manter sempre a porta aberta, pois nunca sabemos se no futuro vamos precisar nao eh?

    O hospede nem precisa ser tao invisivel, mas respeitoso e agradavel eh primordial!!

    Bjo

    Renata

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...