quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A Diabólica Comédia Americana Roast

Eu sempre achei que algumas pessoas não sabem a diferença entre “rir comigo” e “rir de mim”. Nossos amigos riem conosco, nossos inimigos riem de nós; é o que sempre acreditei. Quantas vezes eu não fui alvo de comentários maldosos e “brincadeiras” de mau gosto por parte de invejosos ou inseguros? A psicologia explica muito bem o que há por trás dessas brincadeiras. Até que toda essa minha teoria, aprendida em anos de terapia, foi posta à prova na primeira vez em que assisti a “comédia” (se é que se pode chamar assim) Roast. Roast é para quem consegue sabe levar na esportiva.

Alguns comparariam Roast com o Pânico brasileiro, mas eu vejo uma semelhança e uma diferença crucial. A semelhança é que ambas são de extremo mau gosto. A diferença é que no Roast, os “agredidos” estão ali de livre e espontânea vontade e não são pegos em portas de bares e festas pela equipe ridícula do Pânico. As únicas vezes que assisti a este infeliz programa foi pra ver o repórter Vesgo apanhar das celebridades. Aí sim é muito engraçado.


No Roast uma celebridade é convidada a sentar-se no "trono" enquanto outra celebridade tem de 5-10 minutos com o microfone livre e sem censura para dizer O QUE QUISER do convidado e das outras celebridades - vale tudo. As coisas que são ditas realmente poderiam causar uma terceira guerra mundial se esses insultos fossem trocados entre governantes. Brincadeira perigosa. O mais interessante é que ninguém liga, nem mesmo o agredido e todos riem. Em meio aos insultos, algumas palavras carinhosas de reconhecimento (geralmente no começo e no final) são ditas ao convidado, principalmente por este ser, como eles dizem, um bom esportista.

Reação de celebridade aos ataques...
o importante é saber rir de si mesmo

Celebridades sendo atacadas no Roast de Donald Trump
O convidado senta-se no meio do palco em uma bela cadeira. Do lado esquerdo, celebridades são apresentadas pelo anfitrião do programa e já de cara recebem um insulto. Uma a uma, essas celebridades vêm ao microfone e despejam insultos, verdades, mentiras, boatos e outras coisas a respeito das outras celebridades e por fim dirigidas ao convidado. "Vale tudo"...e a ordem é rir e não se ofender (se é que isso é possível). No final, o microfone é do convidado, daí é a vez dele insultar o anfitrião e os convidados – a melhor parte.
Roast de Pamela Anderson
No final é a vez do convidado descer a língua nos outros
Acredite, é considerado uma honra ser convidado para ser malhado no Roast. Quem aceita tem que entrar na brincadeira. E eles entram...se matam de rir, no entanto, alguns abrem um sorriso meio sem graça, porque o que é dito ali é forte. É a loucura americana levada ao limite e nesse ponto eu tenho que concordar que o americano sabe rir de si mesmo, reconhece suas loucuras, seus devaneios, estravagâncias e ri do próprio ridículo e em rede nacional.
Eu estava dormindo contente e feliz quando comecei a ouvir gargalhadas vindas da sala à meia noite e meia. Era o Robert se matando de rir assistindo Donald Trump ser malhado no Roast. Fui lá assistir um pouco e fiquei em estado de choque. Achei que estava sonhando...Primeiro por causa dos insultos, depois por ver Trump morrendo de rir com as piadas e por fim por ver como um amricano (Robert) se divertia com show.
Donald Trump chegando ao Roast
Para você ter uma idéia, vou escrever algumas das coisas que me lembro. Nem todas porque algumas dá vergonha de escrever...

Uma das atrizes de Greys Anatomy diz a Charlie Sheen:
“Após anos de abuso do estômago, rins e fígado eu fico impressionada que a única coisa removida de você foram seus filhos” (referindo-se à perda da custódia dos filhos) e a platéia “ahhhhhhhhhhhhh”
Atriz de Grey's Anatomy atacando Charlie Sheen

Charlie Sheen em Roast
Ela disse também “Espero que o Mike Tyson coma sua orelha!”. Mike Tyson fazia parte das celebridades esta noite e riu também. Inclusive quando ela começou a imitá-lo falando com a língua presa e em um inglês gramaticamente incorreto.

O anfitrião falando com Donald Trump “Quem no mundo tem um sorriso de lábios fechados que mais parece com a cara que fazemos quando alguém peida?” E o pior é que a camera focalizou Donald e ele tem mesmo... Aff
O anfitrião Seth MacFarlan

Trump com cara de quem cheirou e não gostou
Uma das celebridades falando com Donald Trump “Donald ganhou tanto dinheiro, dormiu com todas as mulheres americanas. Mas como é muito rico foi comprar prostitutas do leste europeu” referindo-se à esposa de Donald que ESTAVA NA PLATÉIA! Ela riu também!?

Marlee Martin (a atriz de “Quem somos nós?”) que é surda disse a respeito de si mesma “Eu vou me comunicar com ajuda de um intérprete em língua de sinais porque me disseram que quando eu falo, o som que sai da minha boca parece o da mulher do Charlie Sheen com o pau na boca” (desculpe essa eu tinha que contar...)
Marlee Martin em reação à piada feita
sobre sua deficiência auditiva.
E por aí vão os insultos, todos riem e ninguém se ofende. Você pode assistir o último episódeo com Charlie Sheen no youtube dividido em 13 partes.

Eu sei que gente civilizada rompe muitas barreiras, como por exemplo a do orgulho. Eu me orgulho muito de dizer que minha mãe e a mulher do meu pai são amigas.  Eu acho o máximo, porque diz que guardar ressentimento dá câncer sabe? Se é assim, então os americanos são definitivamente evoluídos, principalmente os que participam do Roast.


Roast Charlie Sheen parte 3 onde Kate Walsh ataca outras celebridades e Charlie Sheen. Já no começo ela diz ao anfitrião que a única diferença entre ele e a prostituta presa no armário é que, eventualmente, a prostituta "saiu do armário" (referindo-se a ele como gay que não saiu do armário). Como ela faz o papel de médica no seriado, ela dá o diagnóstico de cada celebridade...funny.
:-0

23 comentários:

  1. Talvez voce ja sabe, mas eh uma tradicao fazer uma festa "roast" para um colega que vai se aposentar. So que em geral, as piadas sao mais leves - as pessoas falam da idade avancada do colega, dos pequenos habitos chatos, etc. Se voce procurar "Retirement Roast" no Google, pode ver alguns exemplos. E eh mais equilibrado com carinho tambem.

    Os comentarios deste programa realmente sao muito fortes... se nao fossem, nao seria boa televisao, ne?

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia! Vou pesquisar...
    Você tem razão, acho muito interessante ter um programa sem censura nenhuma onde a gente pode ver até onde o ser humano vai. Principalmente se tudo for levado na brincadeira e combinado que ninguém tem direito de se ofender. Eu achei engraçadíssimo. Acho muito legal isso de o americano saber rir de si mesmo e levar na esportiva. Vou assistir os próximos episódeos!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Eu queria ver isso no Brasil.
    Alguém ousaria destroçar o insuportável do Faustão ? A frívola Adriane Galisteu ? O canastrão do Roberto Carlos ? A Hebe ? O Eike Batista ? NÃÃÃÃÃOOOO minha gente. Pobre é flórida, endeusa esses famosos e não teria coragem de dizer um "ai".
    (Anita, do blog "GreetingsfromHolland")

    ResponderExcluir
  4. Ana
    Acho que essas "celebridades" nem iriam a um Roast brasileiro...kkkkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  5. E não iriam mesmo: se já mandam olhares assassinos para o pessoal do CQC, que dirá participarem de um "Roast"... Se bem eu adoraria ver alguém detonando o Silvio Santos, o Lula e os outros manés que a Anita citou.

    Só pra constar: O Seth MacFarlane já participou do programa (sendo malhado ou não.)?

    ResponderExcluir
  6. Fábio
    Concordo com vc. O Seth é o Roast, ele é malhado toda vez pelas outras celebridades mas acredito que nunca participou do Roast sendo o convidado principal.
    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Renato,
    Brasilicana tem razao, alias, ate um tempo atraz, os "Roasts" eram um evento fechado so para comediantes profissionais, e geralmente quem era "Roasted" "Assado", era alguem se aposentando ou sendo homenageado pelos colegas de trabalho por atingirem tantos anos na carreira.
    Mais recentemente tiveram a ideia de explorar o evento comercialmente e passaram a transmitir na televisao. O objetivo dos "Roasts" e fazer piadas maliciosas mas inteligentes, ha uma regra que todos seguem que "nunca fazem" piada maliciosa de alguem que esta por baixo, so por profissionais que estao por cima e fazendo muito sucesso, por isso dizem que e uma honra participarem do programa e serem "malhados" pelos amigos.
    Depois que o evento caiu na boca do povao sendo exibido na TV, foi transformado levemente e sofreu mudancas, tudo com o objetivo de se alcancar maiores indices de aldiencia.
    O convidado a ser "Roasted" ganha UMA NOTA PRETA, e nao aceita ser malhado so porque e bonzinho ou bom esportista, mas porque leva em media de 3 a 5 milhoes de presente, para comparecer e suportar ser humilhado de uma forma inteligente, por profissionair da area.
    Alias, as poucas vezes que eles convidaram celebridades de fora da area de comedia para "Roast" outra celebridade, nao deu certo, pois se a pessoa nao sabe fazer o "Roast" nao tem graca e via insulto gratuito, o que nao e o objetivo do programa. Um exemplo classico do que estou dizendo foi quando o "Situation", o cara da serie de Reality TV Jersey shores tentou "Roast" o Donald Trump e falhou miseravelmente, a coisa ficou feia, as piadas foram de muito mal gosto e fora de hora, conclusao, o tal do "Situation" foi muito criticado e vaiado durante o programa. Nao e qualquer um que sabe "Roast" um colega com inteligencia, e ser engracado ao mesmo tempo.
    Otimo Post!
    Abraco
    Ray

    ResponderExcluir
  8. Ray
    Eu sabia que eles recebiam dinheiro mas não imaginei que fosse 3-5 milhões. Por esse dinheiro podem dizer o que quiser, eu topava hehehehe
    Eu assiti ao Situation e fiquei "embarassado" kkk Que "situation" que aquele cara se colocou, foi ruim mesmo de assistir, acho que ele nem volta mais. Até mesmo o Mike Tyson (que confessou ser uneducated por que fugiu da escola) foi mais engraçado e inteligente que ele.
    Bom, quem será o próximo não?
    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Essa "moda" começou aqui no Brasil também. Com a galera da nova onda do Stand Up já trazendo esses modelos. O mais "clássico" foi com a Rita Cadillac:

    http://www.youtube.com/watch?v=M38xJ2BHJjw

    Claro, não passou na TV, só na internet!

    ResponderExcluir
  10. Aiiii caraca, sei lá, assisti e achei meio ofensivo e ainda não me convenci de que eles estavam mesmo se divertindo ou rindo de nervoso ...hahahaha

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkk
    É pesadíssimo! Tem coisas que eu não entendo porque é um pouco cultural. Eu já ví gente ficar meio ofendido sim. O Mike tyson nesse episódeo começou a discutir com o anfitrião...
    O ambiente fica pesado mas acho que é exatamente isso que eles querem.
    Também se ganha milhões para participar eheheh

    ResponderExcluir
  12. Seu blog é ótimo, porém queria fazer algumas sugestões se não for pedir muito... sugestão de 2 possíveis posts que seriam interessantes:
    - Como a família que vive com você faz o "intercambio" com a nossa cultura? Digo, eu imagino que a experiência de alguém viver em outro país num lar de uma familia nativa enriquece a cultura de ambos os lados, mas só encontrei posts relacionados a sua experiência... Seria legal saber se eles tentam falar algo em português, se falam bem, se eles interessam com algumas coisas em questão...

    - Sobre como está os EUA com a crise, porque muito se diz dela, mas ai as pessoas realmente comentam algo? Estão preocupadas? Ou tudo continua a mesma coisa? Desculpe tanta coisa =/
    muito obrigado ;)

    PS: estava com dificuldades em postar comentários aqui no blog, desculpe caso tenha enviado comentários repetidos, foi sem querer... estava esperando alguma confirmação de "comentário enviado" e não aparecia, ai continuei tentando...

    ResponderExcluir
  13. Oi Lukas
    Obrigado! Escreverei sobre isso que você falou sim.
    Algumas pessoas estão reclamando com respeito aos comentários, pra falar a verdade nem sei o que fazer sobre isso. :(
    Vou falar sobre a crise também que, pra quem vive aqui, parece que nem existe
    Abs!

    ResponderExcluir
  14. Não acompanho nenhum programa na TV e nunca vi esse Roast, mas fiquei curiosa. Seu texto me fez lembrar do britânico Ricky Gervais, do humor ácido que detonou tudo e todos na apresentação da cerimônia do Oscar em 2010. Vejo que ele seguiu a tradição do roast. É como se o feitiço tivesse virado contra o feiticeiro.

    ResponderExcluir
  15. Lilian
    Eu acompanho uma série de programas de TV. Não fico sentado na frente da TV como o Robert e a Louise ficam...eu marco os horários, mas acompanho um MONTE deles ehhehe
    Eu lembro do Oscar 2010!
    Abs!

    ResponderExcluir
  16. Renato, estou aguardando o próximo post, porque deste eu não entendi nada, na verdade ultimamente pouco ligo a TV, só mesmo no Jornal da Noite, nem Ana M Braga que era meu vício pela manhã, heheheheh, aqui ficou tudo muito repetitivo e chato,sem falar que tirei da minha vida TV a Cabo, ARG!!!

    ResponderExcluir
  17. Renato, vim agradecer pela força!
    Acho que é por isso que eu estou estressada, depressiva e preocupada. Pois já tomei uma decisão errada exatamente com 17 anos quando comecei a faculdade no Brasil. Terminei e até hoje não usei meu diploma pra nada pois me dei conta de que não era o que eu queria. Então além da pressão exterior, família e marido, eu acabo me pressionando tb pelo medo de novamente tomar uma decisão errada (sendo ela continuar ou desistir). Na verdade, verdade mesmo, eu queria era ser mae e poder trabalhar part time em algo que eu gostasse de fazer como por exemplo ser uma Medical Interpreter. Mas infelizmente essa profissão não é muito segura, nao tem beneficios (a nao ser que eu trabalhe pra uma empresa, no call center deles como uma que apliquei em Tucson mas que soh me chamaram quando eu ja tinha mudado pra ca sacanagem) entao eu penso no futuro. Se um dia acontecer algo com meu marido (bate na madeira) e eu tiver dois filhos pra criar e não tiver um emprego seguro que me de beneficios como vou fazer? Infelizmente hoje em dia a gente não pode escolher uma profissão APENAS baseada no que gostamos ou não, tem outros quesitos envolvidos. Complicado. Fiquei feliz de saber que você tomou coragem e lutou pelo que queria fazer. Nem todos tem essa coragem. Parabéns! Obrigada pela força!

    ResponderExcluir
  18. Eu já sabia que os americanos não batiam bem da cabeça, mas com essa, tive certeza! Que gente sem noção de ridículo!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo
    Não generalize...no Brasil tem um programa igualzinho. Leia nos comentários. E nós brasileiros temos uma vergonha ainda muito pior que essa comédia, que é o Ratinho, Datena, e esses por aí. O que na minha opinião é infinitamente maior em mau gosto.
    Abração pra vc

    ResponderExcluir
  20. esse programa é um maximo, eles riem dos proprios defeitos, atacam os outros por diversão e na verdade é tudo uma grande brincadeira, o Charlie Sheen é incrivel, vcs tem que assistir o que ele diz na hora dele ... pouts o cara é um henio, foi melhor que todos os outros participantes, e no brasil ngm faz isso pq é um pais Hipocrita e sinico que vive de aparencias e do que os outros vao falar, Todos os artistas que vao a esse programa sao seguros de si e sabem que sao fodas no que fazem, estao no auge de suas carreiras e se orgulham (ou nao) de seu passado mais sabe que é algo inevitavel, nada melhor do que dar a volta por cima como diz o Saldozo Charlie Sheen ..

    ResponderExcluir
  21. Eu assisti a esse programa com o Charlie Sheen, fiquei curiosa ao ver a propaganda do programa, adoro Two and a Half Man e sempre achei o CS o menos engracado deles, queria saber o que ele falaria sobre o fato de ter saido do seriado. Quando o programa comecou, nossa, alguem jah sentiu vergonha alheia?!! Aquele desconforto e a vontade de sair daquela situacao? "Piadas" sem graca, sorrisos amarelos, ridiculo!! Achei tao estranho, uma celebridade, uma pessoa publica, se colocar numa posicao tao dificil?Pensei, Cultura diferente, eles devem achar engracado... Alias, alguem pode me explicar a piado do ....., NOT???Bom, resumindo, percebi o conteudo do programa e aguentei firme ate os comerciais! Concordo contigo Renato, foi pior que Panico na TV!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliz
      Talvez o fato de receberem milhoes de dólares pra participar do programa????
      Até eu ia!
      Abs

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...