terça-feira, 22 de novembro de 2011

Black Friday


         
           Tudo o que se deseja saber sobre esse dia está disponível na internet. O Black Friday, para mim, é o dia que pretendo ficar em casa descansando, aproveitando os últimos dias de calor da Flórida ou talvez passeando com a Annabelle no parque de cachorros. Meu Black Friday será um Happy Sunny Friday. Não me leve a mal, não é que eu não tenha uma lista de desejos assim como todas as pessoas têm ou mesmo não goste de descontos e promoções. Talvez a minha lista seja um pouco menor, mas o caso é que eu não suporto filas e multidão. Quer me ver irritado é só me colocar dentro da IKEA em um domingo onde as pessoas estão passeando com carrinhos de bebê, andando à velocidade de 0,3 m/s e crianças mal educadas estão correndo e gritando pela loja. Grupos de “clientes” param em frente a um produto bloqueando a passagem do resto. É capaz de eu sair de lá com dores no estômago.


Multidão a espera da abertura das portas da loja

          Black Friday é o dia de comprar barato se você já tem o dinheiro das compras de Natal. Pode ser que suas compras de Natal sejam reduzidas até 1/3 do preço que se pagará nas semanas antecedentes ao feriado. No entanto, como nada nesse mundo é de graça, terá que enfrentar uma multidão com os mesmos objetivos. Essa multidão fará de tudo para conseguir o que deseja, acordando às 3 da manhã ou mesmo acampando em frente à loja na véspera do Black Friday. Uma vez dentro da loja, é melhor levar joelheiras, cotoveleiras, capacete e colete à prova de balas, cartão com informações sobre o tipo sanguíneo e alergias, porque o negócio é intenso.



     
          Muito bom seria ter dinheiro sobrando e jamais precisar enfrentar este tipo de “aventura” para economizar algumas centenas de dólares. Existem pessoas, que mesmo não precisando dos descontos praticados, ainda assim gostam de se juntar à ralé na busca frenética pelos produtos; patologia à parte, que não pretendo discutir. Sim, a maioria que enfrentará o arrastão é composta pela ralé (me refiro a pessoas sem educação nem limites) que realmente precisa aprecia os descontos. Mas obviamente, em toda amostra de indivíduos, existem aqueles não pertencem ao grupo e que, por diversos motivos, resolveram juntar-se a ele. Alguns não têm escolha. Veja eu, por exemplo, que me considero uma pessoa educada. Freqüento um curso em uma escola onde 80% dos indivíduos são da ralé internacional. Outro dia mesmo, o professor teve que pedir para que a aluna fosse comer seu frango frito com batatas fritas fora da sala de aula. Espantado fiquei, quando vi a garota chinesa, grávida, que se rendeu aos hábitos do junk food, levantar com sua modesta bandeja de gordura saturada e retirar-se da sala de aula reclamando. Partindo desse pressuposto (o da ralé), haverá confusão. Não é à toa que, carros de polícia já estarão estacionados em frente às lojas durante a madrugada.


Nos estados do norte as pessoas ainda enfrentam o frio intenso
        No Youtube, pode-se encontrar vídeos do “estouro da boiada” que acontece quando as portas das lojas são abertas, às vezes, às 5 horas da manhã ou mesmo antes. Um funcionário do Walmart foi morto em uma Black Friday pisoteado pela massa avassaladora de consumidores determinados. Os mais espertos, esperam até 11 horas da manhã para dirigirem-se às lojas. No entanto, alguns produtos estarão esgotados. Em um desses vídeos, a senhora negra cai e sua peruca sai-lhe da cabeça. Embora o Robert riu, eu achei a cena triste e patética.

           Conversando com a família aqui sobre o assunto  e tentando obter mais informações, eles disseram que a Black Friday não é o que costumava ser no passado. Perguntei o porquê e eles disseram que os descontos eram melhores. Na minha opinião os descontos são muito bons e tem-se a opção de adquirir alguns produtos pela internet o que é bem interessante. 


Filas gigantescas...
              Evidentemente, se eu tivesse uma grande lista de Natal e um orçamento apertado, talvez me aventurasse após as 10hs ou 11 horas da manhã na busca dos meus presentes. Como não tenho lista nenhuma de Natal e atualmente não preciso comprar coisa alguma, estou dispensado da tarefa. Mas como diz o ditado, nunca se deve dizer “desta água não beberei” porque, quem “cospe pra cima cai na testa”. É possível que no futuro, se um dia estiver de mudança para minha casa nova e isso ocorra perto da quarta quinta feira de novembro, eu serei obrigado a engolir tudo que disse neste post, acordar de madrugada, agüentar o empurra-empurra das filas e tentar sobreviver ao estouro da boiada para conseguir descontos de até 75%. Mas pode ter certeza de uma coisa: peruca, eu não uso!!


          Se você quiser saber mais detalhes sobre a Black Friday como, lojas, compras, trocas e outras coisas mais, leia o post no blog MauOscar que é um dos mais completos que já lí sobre o assunto. Os meninos explicam em detalhes, como se preparar para essa guerra pelos preços baixos!

32 comentários:

  1. Poxa, e eu aqui super empolgada pro black friday! Já peguei os mapas das lojas, já fiz minha lista e estarei de madrugada acampando nas portas das lojas. Imaginou a cena? Euzinha, 1,60 m (ou quase isso), frio gostoso do outono, numa fila/multidão para comprar uma TV, já pensou a emoção? Esse ano vai ter TV de 42' por $200, fala sério! A verdade é que eu não tenho estrutura física nem psicológica para sofrer tanto por coisa nenhuma (muito menos uma TV) e com certeza não participarei de um sofrimento desses.

    No ano passado, fomos para o walmart umas 14hs e conseguimos comprar umas coisas legais e a loja estava super vazia. Esse ano estou de olho numa máquina fotográfica, mas só compro se achar mais tarde, não sou doida de enfrentar essa loucura. Ainda por cima, eu me acho muito pequena para enfrentar tanta gente ensadecida.

    ResponderExcluir
  2. Precisar, precisar eu também não preciso não, mas talvez se eu estivesse aí me juntaria ao povão também, pq economizar é meu hobby favorito! hahahahahaha
    Pena que aqui na Irlanda não tenha um dia especifico assim....
    beijooo

    ResponderExcluir
  3. Renato, seu blog é um dos poucos que eu ainda me animo a ler. Olha, na Holanda tem o "3 dias loucos" da loja de departamentos Bijenkorf. Também é estouro da boiada, rola baixaria, ambulância, um horrore. Mas como é uma loja metida a besta (muuuito melhor que as Galerias Lafayette in my humble opinion), não dá para achar aquele basicão com super desconto. Sei lá, nunca tentei.
    Talvez, se vc um dia precisar ir a um Wal Mart durante um black Friday eu aconselharia a usar uma peruca - para não ser reconhecido por algum membro da ralé da facul. Americano com comida é phodas não ? Acha que pode comer em QUALQUER lugar a QUALQUER hora. Pelamor...

    ResponderExcluir
  4. Lorna
    Quando eu era "jovem" e com saúde, cheguei a enfrentar essas multidões em shows no Brasil como Tina Turner, Erasure e Madonna. Uma vez quase fui esmagado pela multidão. Hoje estou como você, cauteloso medindo bem o custo/benefício. Mas TV 42" por 200 eu também quero!! kkkk Mas antes precisarei do treinamento de Rocky Balboa para enfrentar a multidão hahahah bjs


    Meu Hobby favorito é vasculhar as promoções, mas eu vou quando o povo todo já voltou ehehhe. Mesmo assim encontro coisa boa. Mas tenho tido tantas aulas depressivas sobre ambientalismo que agora, só compro o que preciso MESMO.
    Nem comprar agora a gente pode de consciência limpa! heheh
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Anita
    Que idéia ótima! Sim, melhor usar uma peruca, porque vai que alguém faz um vídeo e depois toda a minha reputação de pessoa fina vai pelo ralo no Youtube...
    Já pensou? Acho que eu pego um guarda chuvas e faço o doido que nem a Britney com os Paparatziz...kkkkkkkk
    Comédia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu só me meteria numa muvuca dessas se realmente estivesse precisando comprar algo (e esse algo fosse caro, claro, que valesse realmente a pena o desconto). Esse consumir por consumir só pq está mais barato não é comigo.

    ResponderExcluir
  7. Glenda, o povo enlouquece, parece que nunca viu...eu também, se tivesse dinheiro pra comprar uma TV 50", me disfarçava e ia kkkk

    ResponderExcluir
  8. Entao somos dois. Eu nao suporto multidao, e nao tenho paciencia pra ralé. Nao vale a pena me matar pra poder comprar algo que poderia ser comprado em outro dia de promocao, pois realmente, os precos do Black Friday costumavam ser bem melhores antigamente. Hoje em dia nao vale a pena. Os produtos com preços que vao "la embaixo" sao limitados (por exmplo, haha como a Lorna falou, uma tv de 47 polegads por 200 dolares, soh vai ter no maximo 5) por isso muita gente começa a acampar nas portas das lojas desde cedo, e soh os primeirissimos que conseguem os tais descontos otimos. O resto fica com os descontos que sao praticamente os mesmos nos outros feriados e dias de promocao que fazem de vez enquando. Entao sinceramente, black friday nao eh pra mim.

    ResponderExcluir
  9. Puxa Nani
    Se é assim então eu comprarei a minha TV em suaves prestações. Não vou passar a noite na fila pra depois correr como louco dentro da loja, não tem cabimento. Obrigado pelas extra-informações!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Hahaha... Nem morto eu entro em uma coisa dessas! Não pelo fato de não precisar e sim por preferir juntar a quantia necessária para adquirir determinado produto e ter a comodidade de não ser pisoteado, espancado e sabe se lá mais o que!
    Também venhamos e convenhamos nós brasileiros raramente gostaríamos de participar de tal evento, pois fomos criados e obrigados a conviver com os preços praticados em nosso país, por esse motivo por mais caro que um produto se apresente a nós ai pelos Estados Unidos ainda assim acharemos que esta uma bagatela. Mesmo já tendo adquirido o ritmo de vida America (Essa é pra você Renato, pois sei que hoje um calça jeans de 50 dólares é cara na sua nova visão) e passando a achar muitas coisas um desperdício ainda assim não teremos total vontade de ir em um evento como esse, porque por ai um salário de 1500 dólares consegue dar uma vida que não teríamos no Brasil.
    Parabéns pela matéria Renato, acho muito digno de sua parte mostrar o como é grande e forte sua experiência por ai, pois esse post realmente mostra o quanto você é determinado a viver o ritmo americano e seus hábitos culturais e manias (Estranhas, porém proveitosas), vindo assim fazer de você realmente um brasileiro apto a permanecer por ai, porque nunca se esqueceu que ai é a terra dos outros e assim temos por dever aprender, vivenciar e respeitar a cultura e o cotidiano Norte Americano.

    ResponderExcluir
  11. oie Renato
    Destesto multidões. E não eu acredito que se aventurar em tais expedições, só se vc realmente precisar e não puder economizar e juntar antes.

    ResponderExcluir
  12. Em suma: todas as lojas dos EUA em esquema de "liquidação do Magazine Luisa".

    ResponderExcluir
  13. Max
    Obrigado pelo comentário! Você tem razão, vindo do Brasil já achamos tudo muito barato, mas depois de viver aqui por uns tempos achamos 50 dólares em uma calça um pouco salgado.
    Abs

    Regina
    Estou com você! Economizar e comprar em promoções mas sem correria e multidões!
    Abs

    ResponderExcluir
  14. Thais
    Magazine Luiza com o povo todo do piscinão de ramos kkkk
    abs

    ResponderExcluir
  15. Ja fiz minha primeira compra do BF, na amazon, pen drive de 59 por 29, ahh se tivesse BF aqui no brasil...O jeito foi mandar esse pen drive pra um amigo, depois ele encaminha pro Brasil

    ResponderExcluir
  16. Renato

    Eu estava pensando que pior do que essa multidão em novembro seria em julho, com o calor que faz na Florida imagina que alegria...rssss
    Será que você saberia dizer se já há comentários de como será o inverno esse ano (severo ou ameno) estarei aí dia 9 de dezembro e não consigo me decidir pelas roupas.
    Obrigada
    Alessandra

    ResponderExcluir
  17. Alessandra
    Assim, como no Brasil nao existe uma predicao de como o inverno sera. Pelo menos eu nunca vi nem aqui nem no Brasil. Nunca se sabe entao venha preparada. pode estar -2 ou 18
    Abs!!

    ResponderExcluir
  18. Renato, saudades menino! Adoro uma pechincha, descontos e ofertas, por isso minha Black Friday vai ser diante da tela do computador! Não curto a aventura de levar cotovelada, ser empurrada, ganhar hematomas e disputar algo no braço com alguém...
    Minha lista nem é grande. Na verdade só quero itens de cozinha.
    Certo vc q vai levar a Anabelle pra curtir o dia!
    Happy Thanksgiving!

    ResponderExcluir
  19. Renato, eu também se aí estivesse não iria me aventurar, sei que no final muito menos da metade sai ganhando nessa brincadeira arriscada, mas o povo aqui, aí e em qualquer lugar é assim, adora acreditar em PapaiNoel.Morri de rir com vc dizendo que "...nem comprar de consciência limpa"...é isso mesmo, você já leu o blog "umanosemcompras",é por aí q caminho. Um abraço, vc é muito divertido.

    ResponderExcluir
  20. Pipa
    Me inclui fora dessa correria...a minha lista dá pra comprar depois com calma e em poucas horas. Mesmo sem desconto, nem fica caro eheheh
    bjs

    Wilma
    Fiquei tentado pela TV de 42" por 199. Mas a best buy só vai disponibilizar umas 5 unidades e vai pegar quem passar a noite na fila. Depois eu compro uma na linha carnê, que pagarei confortavelmente, da minha casa, pelo computador
    Rá!

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Eu detesto o "Black Friday," acho este fenomeno cultural uma verdadeira vergonha para o meu país.

    Tudo bem buscar desconto... e pode ser ate divertido acampar na fila... mas as pessoas praticamente se tornam animais, atropelam os outros, ate chega a agredir os "adversarios" com spray de pimenta tudo para satisfazer o insaciavel desejo consumerista - acho isso horrivel. O fato de pessoas ja terem morrido de atropelamento no Black Friday eh ridiculo.

    Muito ironico que o Black Friday cai um dia depois do Dia de Acao de Gracas... se mais pessoas praticassem a gratidao como estilo de vida, nao teria essa locura toda!

    ResponderExcluir
  22. Você viu que este ano pessoas espirraram spray de pimenta umas nas outras dentro do Walmart? Como você disse uma vergonha, mesmo depois do dia de Ação de Graças...
    Abs

    ResponderExcluir
  23. oI Renato?!!!

    Aqui no Brasil tem lojas tentando imitar a BF como Casas Bahia e Ricardo Eletro,mas quando a gente chega lá nunca encontra o produto, me lembro de um ferro de passar que anunciaram por 9,99 e quando cheguei lá pela manhã nao tinha nenhum , eles só colocaram cinco em oferta .
    Também nao sou chegado em multidão, acho que é coisa da idade (35) , nao gosto de barulho de criança , vizinho com som alto etc .

    Me lembro uma vz em 92 que fui no show da Daniela mercury quando ela estourou por aqui, quase fui espremido , minhas tripas quase saem pela boca . Multidao tô fora.

    abraços
    Lucas

    ResponderExcluir
  24. Oi Lucas!
    Eu quase fui esmagado no show do Erasure e...nunca mais. Agora só com conforto, sentado, com ar condicionado e olhe lá! hehehe
    Aqui também eles só colocam alguns produtos nos preços incríveis que se esgotam 5 minutos depois que as portas são abertas à meia noite da quinta feira
    ABS!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Renato! Acabei de achar este video, um pouco de humor neste mes que as pessoas enloquecem fazendo compras.

    Dois homens vao para as lojas em busca de itens ridiculos (ou que nao existem), por exemplo, "veneno para peixes" ou "uma bola de disco para Mormons" - e testam a paciencia dos funcionarios das lojas!

    Black Friday Shopping Prank

    ResponderExcluir
  26. Muito engraçado! Obrigado pelo vídeo!
    Abs

    ResponderExcluir
  27. Olá Renato, conheci seu blog, pesquisando sobre cursos de interiores nos USA. Você tem razão sobre o desconforto desnecessário (ou não) de se acotovelar num Black Friday, mas se um dia precisar, vou me lembrar de não usar peruca...

    ResponderExcluir
  28. Olá, Renato. Sou seu xará de Sorocaba. No início do seu texto você descreveu toda e qualquer ida a qualquer supermercado aqui no Brasil ou qualquer shopping no final de semana...ri, mas com tristeza...
    "Quer me ver irritado é só me colocar dentro da IKEA em um domingo onde as pessoas estão passeando com carrinhos de bebê, andando à velocidade de 0,3 m/s e crianças mal educadas estão correndo e gritando pela loja. Grupos de “clientes” param em frente a um produto bloqueando a passagem do resto."

    ResponderExcluir
  29. Nossa, eu sabia que era lotado, mas não essa LOUCURA toda.... agora, me chamem de doida mas eu adoraria ir!! queria comprar coisas pra casa, brinquedos pros meus irmãos, e muitas roupas e maquiagens pra mim, que tb sou filha de Deus kkkkkk. A multidão eu nem ligo, tenho 18 anos então to no pique (vi alguém nos comentários dizendo que era coisa da idade), aliás até curto kkkkk mas acho que seria perigoso pq tenho 1.54m e 42 kg, capaz de quebrarem meu braço, eu voltar com olho roxo e hematomas... kkkkkkk pq pelo jeito não respeitam ninguém (no sentido de tomar cuidado para não machucar). Um beijo

    ResponderExcluir
  30. Concordo totalmente com a sua opinião. Pra mim, Black Friday é dia de ficar em casa.

    Ano passado eu me aventurei pelos EUA e quis comprar um computador no dia do Black Friday.

    Sinceramente quase morri de tão cheio que os lugares estavam. Insuportável!

    De qualquer forma, adorei o post e achei interessante. Opinião bem válida!

    Abraços,
    Vicente.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...