sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Volta do Vilão

          
          Eu me lembro que, na década de 90, o ovo era o grande vilão da saúde da humanidade. Meu pai (médico) repetia sempre a ladainha “uma gema de ovo tem todo o colesterol que uma pessoa deveria ingerir durante um dia inteiro”. Não que eu estivesse preocupado com colesterol na época, mas ovos sempre foram meu alimento predileto e essa frase me preocupava. Eu gosto de ovo de qualquer jeito. Já pequenino, minha avó fazia “ovo mole” como chamávamos. Quebrava um pedaço da casca e eu comia com colher de sobremesa o “ovo mole”. Nos anos 2000 o ovo volta como o salvador da humanidade. Exatamente... agora pode. Agora a medicina diz que faz bem à saúde, que previne esclerose múltipla entre outras coisas. Ainda bem que eu nunca deixei de consumir. Comentei isso com meu pai que veio com uma revista intitulada “A volta do vilão”. Falei com o Dr. Lair “ainda bem que eu nunca te escutei...” e ele riu, é claro. Ele sempre diz que não há coisa mais perigosa que os médicos do século 20. Aqui vai um desses artigos.

Ovo pode...
          Eu percebo uma fascinação dos americanos por ovos, principalmente no café da manhã. O café da manhã brasileiro é, na maioria, café com leite e pão com manteiga. Indiscutivelmente, é bom e ninguém enjoa. No entanto, hoje em hotéis brasileiros servem-se ovos no café da manhã. Será por causa de turistas americanos? Não sei dizer. Mas aqui não pode faltar. Todos os restaurantes, fast food ou não, têm cardápio de ovos para o café da manhã. Eu demorei um pouco para me acostumar com um café da manhã com ovos. Geralmente, após um café da manhã desses, os americanos só jantam às 5:30 da tarde (pelo menos os que eu conheço), pulando o almoço. É o que acontece aqui com a família nos finais de semana. Toma-se um café reforçado por volta das 9:30-10:00 da manhã e depois janta-se às 5:30 da tarde. Confesso que foi difícil acostumar jantar tão cedo.

Menu do Banana's American Dinner 

          No último domingo o canal Life transmitiu o filme Julie & Julia e eu, é claro, assisti novamente pela terceira vez. Eu ainda compro o livro da Julia Child “Mastering the Art of French Cooking” e farei as 536 receitas menos uma. Lagosta viva na panela eu não faço nem morto. Meu instinto com certeza será de salvar as lagostas e devolvê-las ao mar. Mas o resto faria sem problemas. Após ver o filme fiquei com vontade de comer ovo “poached” e "beef bourguinon". Entrei no Youtube e achei um vídeo muito interessante da verdadeira Julia Child ensinando como fazer um perfeito omelete de café da manhã. Demorou um pouco para ficar igual ao do vídeo. Exige um pouco de prática, mas deu certo após o terceiro ou quarto. Fiz para a Louise no jantar para comer com cachorro quente. Ela perguntou “Cachorro quente com omelete??” e eu respondi “ué?? E porque não? Vocês americanos comem cachorro quente com feijão ou macarrão, por que não com omelete?” Ela disse que tudo bem depois que eu expliquei que era Julia Child’s Omelette (omelete da Julia Child). Depois “babou” na perícia do garoto. Perguntou como eu fiz o omelete e disse que estava delicioso. O segredo é não deixar o ovo cozinhar totalmente. Assim o interior fica macio e saboroso, a textura perfeita, sem gosto de queimado. O processo de sacudir a frigideira demora um pouco para aprender, mas com persistência chega-se ao resultado.


          Obcecado com a história da vida da Julia Child, comecei a pesquisar muito sobre ela e assisti a muitos vídeos. Descobri até que a casa onde ela viveu em Cambridge foi vendida recentemente por quase 5 milhões de dólares. No entanto, a famosa cozinha dela, foi doada “em vida” para o Museu Semithsonian, em Washington DC, que já está na minha lista de lugares que desejo visitar. Julia foi quem ensinou os americanos a cozinhar. Sua personalidade marcante fazia sucesso. O jeito diferente de falar, voz aguda, quase em falsete, conquistou o público e a crítica americanos. Mesmo os acidentes durante o programa não fizeram com que Julia deixasse de ser amada. Quem nunca tentou virar um omelete no ar e não fez a maior sujeira? Como ela mesma dizia “tem que ter coragem e ser destemido para virar o omelete no ar”.

Cozinha de Julia Child no Museu Semithsonian em Washington DC
           A Louise ganhou do filho Jimmy o livro autografado da Giada De Laurentiis e escondeu no quarto dela, mardita. Mas tudo bem, quem disse que eu quero aprender algo com essa magricela e antipática da Giada? Deixa eu comprar o meu “Mastering the Art of French Cooking” que eu me vingo da Louise. Já tenho tudo planejado. Nos dias em que ela recebe familiares em casa, ela geralmente faz questão de cozinhar a sua deliciosa comida sem sal e sem temperos. Em uma dessas ocasiões eu vou aparecer com um prato tão delicioso que vai fazer a comida dela parecer que está em preto e branco e com legendas. Aí ela vai entender que nunca deve-se provocar um virginiano, porque o bicho é tinhoso, engole o sapo, absorve o veneno e o transforma em um plano maligno.

        Pesquisando um pouco mais sobre os ovos, achei outro vídeo da Julia Child somente sobre ovos. Esse vídeo é de quase trinta minutos.

Muitos dos ovos abaixo Julia ensina neste vídeo

Poached eggs é cozido na água. Não pense que é fácil...


Scrambled eggs (ovos mexidos)

Já experimentou a "French Toast" americana? hehehe
É uma delícia...mas é o equivalente a 24 horas de
esteira :-(
Eggs Benedict é um prato comum de café da manhã nos restaurantes.
Trata-se do Poached egg com presunto sobre English Muffins
e um molho especial...eu experimentei, mas foi no jantar :P
Eggs on toast
Egg on toast a gente faz aqui em casa depois que eu recebi
um número da Food Network Magazine. 

Egg Cup - o "ovo mole" que minha avó
fazia pra mim quando eu tinha 4 anos...

Para terminar um vídeo show que mostra todo o talento de Meryl Streep...Coragem
na hora de virar o omelete!!


Bon Appetit!!


21 comentários:

  1. hahahaha, minha avó também fazia quando éramos pequenas. Mas a gente comia com a colherinha de café, aquela bem pequenininha. Daí ela colocava o ovo dentro da xícara, tirava a "tampinha", colocava um pouco de sal e nos deliciávamos.
    Ela dizia que o tempo certo de cozimento é 3 minutos contados no relógio a partir da fervura da água.

    Aqui no Nordeste eu aprendi a comer Inhame com ovo no café da manhã, ou um cuzcuz de milho ou uma tapioca com manteiga de garrafa e confesso que estou adorando. É um alimento bem forte, sustenta e demora a dar fome novamente.

    Quando vou para são paulo mato a saudade do bom e velho pãozinho francês, ou filão como a gente chama no interior e um copo de leite com chocolate batido no liquidificador...hummmm.

    Nâo me lembro qual das meninas dos blogs que trabalhava no IHOP que fez um post com o cardápio e os 28 tipos de ovos que eles servem lá. Bem legal. Acho que foi a Elaine do Moments and Thoughts... dá uma olhada lá.

    BEijos

    Carol Satyro

    ResponderExcluir
  2. Nossa Carol, nunca encontrei alguém que tivesse esperimentado o "ovo mole" HEHEHE
    Vou procurar sim os tipos de ovos. Nessa receita que eu coloquei a foto tem 50 receitas, mas é muita coisa não?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Tenho pavor de ovo mole! PAVOR! Não como nem quandoa gema está molenga e escorrendo. Eca, "mor" nojo! Mas olha, na Bahia é muito comum comer ovo no café da manhã, seja com pão, com cuscuz, com farofa (no interior eles comem farofa de carne com ovo logo cedo). Eu gosto de ovo na salada, no bacalhau e no pão e óbvio: ovo frito no caldo do feijão, feijão e arroz é uma maravilha! Água na boca!

    A medicina é uma área cheia de incertezas, cada médico acha uma coisa, cada estudo diz outra, um samba! Eu acho que a regra da moderação é a que vale (embora não a siga no que diz respeito a chocolate). Fiquei com uma pergunta: como que o ovo previne esclerose múltipla se até o momento não se sabe a causa exata da doença?

    ResponderExcluir
  4. Oi Lorna
    Ao contrário de você, quanto mais mole a gema mais que eu gosto. Bom, pelo que eu li nas minhas pesquisas eles dizem que consumo regular de ovos aumenta atividade cerebral que pode prevenir a esclerose multipla. Vai saber
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Re, a minha avó chamava de "ovo esquentado".

    Lorna, eu adoro um ovo molinho e fico morrendo de raiva quando vou fritar ovo e a gema estoura... nossa que ódio. Com pão então é uma delícia.

    Eu como ovo praticamente todos os dias. Nunca me importei com colesterol ou não...hehehehehe.

    Carol Satyro

    ResponderExcluir
  6. olá Renato.
    Cresci comendo ovo mole e Poached eggs, aqui no nordeste. Mas aqui em casa ( no Ceará) nós substituimos o pão do paulista, pela tapioca. Fica uma maravilha.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, eu comia ovo mole quando ia na casa de uma Tia. comia do jeitinho que voce descreveu. Eu amo ovos benedict. Alias amo ovos de qualquer maneira, menos cru, eca. Abcs e viva eggs!

    ResponderExcluir
  8. Tem tambem o "brunch" (breakfast + lunch = brunch), uma refeicao grande geralmente as 10 ou 11 horas que tem elementos de cafe de manha e almoco (sanduiches, etc). Eh muito utilizado por grupos sociais, igrejas, etc. como uma confraternizacao nos finais de semana.

    Adoro ovos, mas a coisa que eu nunca conseguia aceitar era o "egg substitute" - uma especie de ovo artificial, um liquido amarelo que tem sabor de ovo, mas com menos colesterol etc. Voce ja viu? Nao me acostumo a derramar meus "ovos" de uma caixa parecendo uma caixa de leite!

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse post Renato. Eu trabalhei num restaurante de cafe da manha tipico Americano em Tucson, no Arizona quando morei lah, por 5 anos!!! Acredite, tinha tudo isso e mais um pouco. Ateh fiz um post falando dos 37 (se nao me engano) tipos de ovos diferentes (tipos de cozimento se eh assim que fala) que o restaurante oferece. Adoro french toast, ovos, sausage, bacon, tudo isso. Mas eh muito raro comer tudo isso no cafe da manha. Uma vez a cada 2 meses ou 3 meses e olhe lah. Na epoca que trabalhei no restaurante eu comia quase sempre no comeco, mas enjoei. De tanto servir a comida e sentir o cheiro TODOS OS DIAS eu acabei enjoando. Mas agora que nao trabalho mais lah morro de saudade da comida hahahaahaha. Me deu agua na boca lendo este post. ADORO Eggs Benedict! Adoro o molho hollandaise (molho amarelo feito de gemas de ovo que eles poe por cima.. hummmmm. Ai que saudade do Ihop!!! haha

    Ah, quanto a ovo no Brasil. La em casa minha mae sempre fritava ovo pra comer com pao frances. E muita gente que eu conhecia fazia isso tb. Era uma delicia. Ovo no Brasil eh comum sim, mas mais comum em pratos de almoco e jantar.
    Aqui os Americanos nao "pulam" o almoco, eles apenas nao cozinham pro almoco, comem um sanduiche ou algo pratico no servico. Ou eles fazem e levam de casa ou eles saem na hora do almoco pra comer em alguma lanchonete, restaurante, fast food...

    ResponderExcluir
  10. Regina, Callseven, Brasilicana e Nani

    Sim, ovo é demais não? Aqui em casa é assim como a Nani disse, eles não cozinham para o almoço, só mesmo um sanduichezinho e olhe lá. Às vezes não comem nada mesmo até o jantar, quando têm um baita café da manhã.
    Eu adoro comer todas essas coisas que vocês falaram mas tenho que ficar de olho no peso que já aumentou 5kg desde que cheguei
    kkkk
    Bjs a todas!

    ResponderExcluir
  11. Depois da onda das dietas das proteínas os ovos passaram de vilão a heróis, mas eu ainda evito a gema por questão de gosto!

    beijooooo

    ResponderExcluir

  12. A gema é a minha preferida, mas segundo meu pai, a clara é que contém a proteína que necessitamos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Seu blog é uma ótima leitura! Você é uma pessoa muito esclarecida...

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Glaudo
    Seus textos também são muito informativos e agradáveis de ler!
    Abs

    ResponderExcluir
  15. Ah Renato, você acaba de conhecer mais uma pessoa que passou a infância comendo no café da manhã "ovos quentes", extamente como a amiga aí falou, uns 3 min na água fervente e comia de colherzinha bem quentinho com sal. Naquela época não se falava em salmonela,rsrs e havia galinhas no meu quintal, vinha direto da fonte, pela manhã meu pai trazia os ovos pra cozinha. Até que um dia eu queria ver a mágica de como um ovo virava pintinho, e roubei-o de uma galinha chocadeira e o abri, pronto!! vi que a gema era a barriguinha do pintinho...e sabe que até hoje, só como a gema se for em ovos mexidos e passei anos que não comia ovos de jeito nenhum dps que matei a curiosidade. Quer dizer q seu pai é médico, que privilégio, heim?? Naquela época médico era quase Deus, hoje porém, nem tanto, está mais para o que seu pai disse, um perigo quando se utiliza dessas máquinas super videntes. Ver até o que não existe, aff!!

    ResponderExcluir
  16. Li seu post ontem e hoje voltando da faculdade lembrei da receita da Julia Child (que eu assisti e fiquei encantado, obviamente) passei num Seven Eleven e comprei uma cartela de ovos! Menino não é que ficou muito parecido com o dela?? Juro! Tenho uma frigideira ótima também, acho que ajuda... Mas o segredo, como voce deve saber, é mexer com o pulso firme e sempre em contato com a chama, é pra fazer barulho mesmo arrastando a frigideira no fogão. Fiquei com muita vontade de comprar o livro dela e tentar as receitas! Aliás, voce já me parece ser um ótimo cozinheiro mas vou te dar uma dica mesmo assim. Quando eu ainda estava no Brasil eu comprei um livro da Martha Stewart chamado "Martha Stewart's cooking school". Não sou muito fã da Martha Stweart, mas que ela sabe o que faz, isso sabe. O livro é uma escola mesmo! É ótimo! Não tem receitas elaboradíssimas, ela ensina o básico: todos os tipos de assadeiras, todos os tipos de ervas, tempeiros, pimenta, é tipo uma enciclopédia. Mas o legal mesmo é que depois ela ensina a fazer todos os tipos de receitas básicas que qualquer pessoa tem que dominar antes de passar pra coisas mais difíceis. E olha que algumas nem são tão simples assim, mas tem arroz branco (igualzinho o jeito brasileiro), omelete, frango assado, torta (ela ensina a fazer a pate brisee), sorvete cazeiro, pudim, carne assada... até sopa de galinha ela ensina, claro que é uma sopa de galinha que voce compra a galinha crua, desossa, ferve, é muito legal. Ela fala no começo do livro que pra voce saber se um chef é bom ou não é só analizar duas coisas: seu frango assado e seu omelete! Dá uma olhada, pelo menos, dá proxima vez que voce for numa livraria! É uma ótima ferramenta na cozinha!

    ResponderExcluir
  17. Guilherme, que legal seu comentário!
    O meu omelete ficou também muito parecido. O segredo é não deixar cozinhar totalmente. NO vídeo mais longo ela ainda coloca uma colher de sopa de água no omelete. Vou tentar da próxima vez. O legal foi que a minha família americana ficou comentando a respeito do omelete assim:

    Louise - "Did Renato make Julia Child's omelette for you?"
    Robert - "Yes! It's so yummy!!"
    Louise - "Isn't good??"

    Eu achei uma delícia, tenro, macio...eu ainda coloquei um pouco de parmesão ralado na hora em cima do omelete junto com a salsa picada. Ficou muito bom!
    Guilherme, eu comprei a autobiografia da Julia Child na Amazon, paguei 8 dólares + 3 de shipment. Não vejo a hora de chegar.
    Eu sou um bom cozinheiro sim, em casa todos cozinhamos e tenho um irmão que é chefe. Mas sempre temos para aprender! Vou comprar o livro da Martha Stewart sim! Por um tempo eu recebi a revista dela e um livrinho de culinária pelo correio. Tenho um monte de receitas que pretendo tentar...mas este de coisas básicas me interessou. Eu sempre digo Guilherme, fazer uma comida sofisticada nem é tão difícil porque segue-se a receita e quem experimenta não sabe se está bom ou não, só se está gostoso. Mas um bom arroz, um bom omelete, um bom feijão, ah isso qualquer um sabe dizer se está bom ou não e só quem sabe conzinhar bem faz esse básico com perfeição...
    Abração

    ResponderExcluir
  18. Renato, nada a ver com o assunto de ovos...rs... mas estou organizando meus documentos para estudar design em orlando (full sail) no ano que vem. Vc sabe me dizer como fica a questão de emprego/estágio? Só pode no campus mesmo?

    Seu blog é nota 10 mesmo, ótimas dicas... principalmente da carteira de motorista!rs

    Beijos e boa sorte =D

    ResponderExcluir
  19. Nine
    Estágio somente após a conclusão de um certo número de créditos (geralmente no final do curso). Existe estágio remunerado e não, mas tem bastante lugar para estagiar.
    Emprego só no campus mas existem outras maneiras de trabalhar que você só vai saber quando estiver aqui e conversar com outros brasileiros.
    Abração!

    ResponderExcluir
  20. Renato, eu também fiquei com vontade de comer ovo pouche ao assistir Julie&Julia e fui fazer,hahaha, não ficou igual mas que eu matei minha vontade, ah se matei. Achei o fim do filme meio 'let-down' mas com certeza uma história interessante.Fiquei pensando outro dia, quando fui á minha cidade de Ceres-Go se aí você ja viu nossa pamonha de milho ou o nosso piqui? Tapioca ou cuzcuz deve ser mais fácil, será?Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  21. Vana
    No supermercado brasileiro tem tudo, pamonha, pastel, coxinha, tapioca, acarajé, etc! kkkkk
    Abração!

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...