sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Porque o Americano gosta de Carpetes?



           Algumas pessoas quando ouvem essa palavra já torcem o nariz. Principalmente no Brasil, o carpete tem má fama. Há um tempo atrás eu descobri que essa fama toda não faz juz ao pobre coitado do carpete. Os brasileiros, quando pensam em carpete, pensam em sujeira, alergias, micróbios, ácaros, bactérias e outras coisas repugnantes. Mas será que isso tudo é verdade? Sim e não e vou explicar os motivos.
            Meu pai é um adepto da incineração de todos os carpetes no mundo. Por ser médico, ele sabe dos riscos e defende veemente sua posição (como faz também com qualquer outro ponto de vista, né pai?). O fato é que, no Brasil, carpete é um problema na maioria das vezes. País tropical e carpete não parece uma coisa que combine. Mas a Flórida também é tropical e encontra-se carpete em todo lugar. Onde os americanos estão com a cabeça?

Carpete do Aeroporto Internacional de Orlando
            Já por três anos na escola de design eu aprendi muitas coisas que me deixaram espantado e entendi bem esse gosto por carpetes que os americanos têm. E quais são os motivos? Vou compartilhar com os leitores os benefícios do carpete que são comprovados cientificamente. Mas para isso é preciso ter a mente aberta, livre de conceitos pré-concebidos.
            Em primeiro lugar o carpete traz conforto e segurança. O carpete protege do frio, é comprovado que reduz o risco de acidentes (principalmente com crianças e idosos) e faz bem à saúde dos pés e da coluna. Vamos ao primeiro ponto. Em estados frios, onde neva, o carpete serve como isolante térmico, protegendo as pessoas do frio que vem dos pisos frios como concreto, azuleijo e pedras naturais. A maioria das pessoas concorda que no frio, carpete no quarto é bom, pode se andar descalço enquanto as fibras massageiam os pés. Em atividades onde as pessoas passam muito tempo em pé, o carpete ajuda a diminuir o impacto do calcanhar com o solo (principalmente mulheres que usam sapatos de salto ou sandálias). Esse impacto que também é transmitido à coluna vertebral é absorvido pelo carpet. Por esse motivos vemos carpetes em aeroportos, shoppings, cassinos, hospitais, escolas, escritórios (principalmente os com muitos computadores, o carpete serve ainda de isolante estático/elétrico), universidades e restaurantes. Foi constatado que 85% das pessoas que trabalham em pé em pisos de madeira e pisos frios, sofrem diariamente de dores nas costas, pernas e pés, ao contrário dos menos de 30% que trabalham em pé sobre carpetes. O carpete, em estados do norte dos EUA, também reduz a conta de luz com aquecimento das casas no fim do mês...sabia? Mas, restaurantes? Sim, quando eu ouvi a primeira vez fiquei com um ponto de interrogação na testa, dentro da sala de aula.  
Mais seguro para as crianças

Aeroportos

Hotéis

Fotos que eu tirei em janeiro no Hotel Peabody em Orlando



            Onde há comida e bebida nossa cabeça experiência brasileira não admite nada que não seja piso frio. No entanto, pensamos assim, porque no Brasil, não temos os equipamentos necessários para limpeza e manutenção do carpete como os americanos têm. Você talvez esteja pensando "Mas mesmo que se limpe um carpete nunca ficará completamente limpo..." Não é verdade.
            Várias experiências foram feitas neste sentido e mostraram que o carpete pode ser limpo até mais do que um piso frio. Uma me chamou muita atenção. Fiquei passado, engomado e no cabide. Cientistas pegaram amostras de vários carpetes e de vários pisos de madeira e pisos frios. Passaram cultura de bactérias em todos eles e depois limparam ao máximo que poderam. Cada um com o melhor método de limpeza que o mercado possui. Após a limpeza, puseram em contato com as superfícies mãos e pés de mentira mas que imitam a textura das nossas mãos e pés. O que constataram? Que as mãos e pés que entraram em contato com os pisos frios apresentaram mais que o triplo de bactérias que aquelas que entraram em contato com os carpetes. As fibras do carpet liberam as bactérias com facilidade, enquanto os poros dos pisos de madeira e pisos frios retém as bactérias e é quase impossível  de retirar uma boa parte delas. Principalmente em pisos com rejunte largo.



            Mas não são somente os brasileiros que têm preconceito com carpete. Muitas americanos também têm. Aqui mesmo, Robert e Louise fazem careta. Mas eu sei porque. Em uma casa em que se passa meses sem limpar, logicamente o carpete vai contar a todos o porquinho que você é. Ao contrário, com os devidos aspiradores e limpadores de carpetes (residenciais e comerciais), uma vez por semana é suficiente para o carpete parecer novo em folha, mesmo depois de 5 anos. Como no Brasil não temos esses aparelhos, os carpetes ficam sujos e com aparência ruim mesmo antes de um ano.

Aparelho residencial -  preço: 199 dólares


            Mas, e como fazer com manchas? Hoje existem várias soluções para isso. Existem os 'carpet tiles', carpete vendidos em recortes como azulejo que quando colocados juntos ninguém fala onde estão as juntas. Manchou um, é só arrancar e colocar outro novo. Mas o mais interessante não é isso. Os carpetes de hoje, principalmente os de nylon e fibras sintéticas são feito de fibras tingidas durante a fabricação e não tingidos depois para fazer os desenhos. Esses pode-se se jogar cândida que ele nunca perde a cor. Por isso minha professora de "healthcare design" (design da área de saúde) nos disse que no próximo projeto temos que colocar carpetes nas áreas onde as pessoas ficam muito tempo em pé, em hospitais e clínicas. Claro, nunca em salas de cirurgia, centros cirúrgicos e outros, que inclusive aqui, é proibido por lei. Mas em quartos, enfermarias, salas de espera e estações das enfermeiras.
            Na TV, vi recentemente um aspirador/limpador de carpete que limpa o pipi e o cocô mole do cachorro que trocou de ração do carpete deixando novo após somente uma passagem.


 


            Ainda estou em dúvida sobre o carpete na minha futura casa. Nos quartos, com certeza haverá, pois aqui fica limpo e seguro. Além da beleza e do conforto. Aprendi na faculdade que há mais ácaros em cobertores, lençóis e edredons que em um carpete que é limpo toda semana. Fico imaginando uma noite, nevando lá fora, eu deitado na cama, em um quarto acarpetado, luzes só dos abajoures, tomando café com leite e assistindo minha série favorita. Não precisa ser uma mansão, não preciso ser rico. Graças a Deus e à terapia, consigo ser feliz com poucas coisas. Entendeu porque os americanos gostam de carpete?

Varios ambientes com carpete




Solo da lua estampad em carpete.

86 comentários:

  1. Puxa ! Vivendo e aprendendo ! Com certeza esse post além de esclarecer algumas das minhas dúvidas , também enriqueceu meu conhecimento . Que bom né ? Bj Lana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lana, eu também fiquei boaqueaberto de saber que carpete não é ruim como eu pensava
      Bkjs

      Excluir
  2. Oi Renato
    Quem diria, né? Mas vc tocou no ponto fundamental: equipamento adequado para limpeza, que não temos aqui. Por isso estranhamos essa preferencia deles por carpete, assim como estranhamos eles não lavarem cozinha e banheiro jogando água, como fazemos aqui. Tem gente que fica boquiaberta qdo digo que cozinha e banheiros não tem ralo, exceto no box e/ou banheira. Já torcem o nariz e fazem cara de nojo...rsrsrs
    bjs
    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Leila, infelizmente porque que é bonito e confortável é, fala aí
      Beijão

      Excluir
  3. Eu costumava detestar carpete. Até ir para a Holanda, onde a família que eu morava tinha uns de boa qualidade e com produtos ótimos para limpar. Até as escadas era forradas com carpete.
    Na minha casa tem carpete no Brasil e é horrível... é velho, o aspirador só ajuda a estragá-lo e os pelos dos meus gatos grudam nele todo. Neste caso eu preferiria ter um carpete de madeira... que seria mais fácil para limpar e me tomaria menos tempo...

    Mas se eu pudesse teria pelo menos um comodo com carpete clorido... todo bonito e confortavel!

    ResponderExcluir
  4. oie Renato.

    Interessante.
    No fundo no fundo, tudo resume-se a limpeza. (E viva a limpeza!! Grita regina que tem TOC de limpeza.)!

    ResponderExcluir
  5. Thaise, 10 anos, quer ser veterinaria24 de agosto de 2012 às 14:55

    Olá Renato!!!!!

    amigão,

    irei a orlando nesse final de ano ,
    estou com uma duvida e quero a sua opiniao:

    o que é melhor,mais vantajoso:

    comprar ingressos para os parques aqui (previamente, atraves de agencias de turismo), ou diretamente nas bilheterias dos parques?

    vi uma vez um comentario seu sobre isso, vc dizia que era mais vantagem comprar lá por causa dos preços e etc,

    eu tentei achar o comentario para mostrar para os meus pais, procurei procurei
    mas nao encontrei!!!!

    agradeço imensamente a colaboração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os preços são quase os mesmos. No Brasil pode parcelar, aqui é à vista, então depende de vc. Mas se tiver algum desconto de temporada, comprando no Brasil vc perde né?
      Abração

      Excluir
    2. Se você deixar para comprar no parque, além do que o Renato falou, ainda tem que pagar IOF no cartão de crédito.

      Excluir
  6. Olá Renato, tudo bem? Estava sumido do seu espaço por conta de falta de tempo nos últimos dias.
    Muito legal esse seu post sobre o carpete. Muito esclarecedor.
    Mas você disse bem, eles gostam de carpetes porque possuem materiais e equipamentos apropriados para limpeza do mesmo.
    Não adianta aqui no Brasil a gente querer copiar um costume e não ter as mesmas ferramentas à disposição. Por isso que todo mundo odeia carpete no Brasil. Carpete no Brasil é sinônimo de sujeira.
    Aliás, coisas que adoro comprar nos EUA, mesmo sabendo que é proibido trazê-los para o Brasil, são itens de limpeza e higiene nos supermercados. É imbatível a qualidade dos produtos que tem ai em comparação com o que temos no Brasil. No Brasil pagamos muito caro pela falta de qualidade e opção de bons produtos.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alberto
      Sim, os produtos de limpeza aqui são o paraíso dos TOC por limpeza (como eu) hehehe
      Eu gosto de ir ao supermercado e passar horas lendo os rótulos e ver para o que serve. No entanto ainda não achei algo que substitua o rodo, que por sinal não encontro em nenhum lugar por aqui.
      Abração!

      Excluir
    2. Olá Renato, não me dei conta até hoje que não existe rodo ai nos EUA.
      E olha que um dos meus passeios favoritos quando tenho tempo de sobra é gastar até um dia inteiro revirando os Walmarts da vida (meu recorde foi de 6 horas dentro de um Walmart da Turkey Lake ai em Orlando com a minha esposa).
      É verdade que já vi vários daquelas vassouras tipo esfregão que até parecem rodo, mas nunca prestei atenção que não existem rodos.
      E olha que fuço mesmo. Cheguei até a comprar um par de galochas nos EUA que nunca teve utilidade alguma para mim aqui no Brasil...kkk
      Também gosto muito dos corredores de material de limpeza. Aliás, o Lysol dos EUA, apesar de ter suas versões ao redor do mundo, não tem igual. Por sinal, a versão de bolso só é encontrada por ai.
      Não sei se eu já posso me enquadrar no TOC, mas qualquer banheiro de hotel ou público que preciso utilizar tem que passar por uma sessão de Lysol primeiro, kkkk.

      Excluir
    3. Alberto
      Quando fui a Miami assisti pela televisão um Mop (esfregão) fantástico que limpava mesmo. As fibras agarravam na sujeira e o balde tinha um sistema de centrífuga que deixava o Mop limpo como na primeira vez. Mas não achei por aqui. Vou procurar!!!
      Abs

      Excluir
  7. Mas ó, dá um trabalhão limpar o carpete. Essa máquina é pesada que é uma beleza. Na minha casa eu vou querer que a sala seja de madeira, mas os quartos de carpete. Acho lindo a madeira na sala :).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! A avó do Robert tem carpete e eu já limpei usando o aspirador dela, ficou ótimo, mas mesmo assim acho que só no quarto tá bom né?

      Excluir
  8. Olá faz tempo q não consigo escrever mais não deixei de ler um só post viu rsrsr...Vc achou sua cera?
    O meu ap aí tem piso de madeira na sala e nos quartos carpete ...vc acredita q qdo vi pensei arrancar tudo...pois é ...ai fui ao mercado e achei até cheirinho p carpete e o aspirador ,menino aquilo suga tudo rsrs..Obrigado pelo post me esclareceu muito..achava meio estranho mais é tudo uma questão de costume e de limpeza,rsrsr Abç

    ResponderExcluir
  9. Oi novamente.....esqueci de mencionar vc está procurando rodo...então eu encontrei na Kirkman (acho q é assim , se não for desculpe)num mercado brasileiro um pouco antes da entrada de Metrowest,junto do mercado tem o Chase,subway vc vai encontrar facíl.. lá tem do grande e pequeno achei um pouco caro mais ....precisava jogar uma aguuinha no chão do banheiro, tudo é questão de costume mesmo rsrs abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata
      Que legal. Eu vou tentar achar o rodo, mas antes vou tentar achar um Mop que vi em um comercial quando estava em um hotel em Miami. Aquele parece que funciona. O Robert comprou um aparelho de limpar piso por 150 dólares, mas foi dinheiro jogado no lixo, infelizmente..
      Obrigado pela dica
      Abração!

      Excluir
  10. Olá Renato, boa noite!
    Eu já vi que você fez vários posts a respeito do assunto, mas ainda assim tenho curiosidades sobre os hábitos alimentares dos americanos.
    Quais foram as diferenças mais marcantes para você?
    No que você mais sofreu ou continua sofrendo?
    Eu costumo viajar relativamente bastante para os EUA e até hoje não me acostumei com a 'pepper' deles em tudo quanto é alimento (já cheguei a ter 'crises' inconvenientes por conta da pimenta). E a minha frustração de nunca ter conseguido comer um omelete no almoço?
    Sei que para a maioria dos brasileiros existe o trauma da quase ausência do feijão por ai (vc já chegou até a comentar a respeito), mas isso é inevitável, pois esse alimento na forma e qualidade que conhecemos só existe mesmo no Brasil (eu cheguei uma vez a comer um prato arroz e feijão em New Orleans, mas era algo que parecia com tudo, menos o famoso prato brasileiro).
    Gostaria, claro que quando você tiver tempo para fazer, de ler mais relatos seus sobre o assunto.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto
      Estranho porque todos os restaurantes que frequento, pode-se pedir omelete a qualquer hora. O Banana's tem uns ótimos.
      Arroz e feijão como no Brasil, só fazendo em casa mesmo ou indo no Camilas ou Vitorios (que por sinal sao péssimos). Eu não tenho muito problema com comida aqui porque cozinho em casa todos os dias a comida que estou acostumado a comer. E quando vamos nos restaurantes, a
      i eu quero comer comida americana mesmo. Os hamburgueres do Houllihan's não tem igual ou semelhante em nenhum lugar do Brasil e eu não perco a oportunidade cada vez que lá vamos.
      Você já leu este post?
      http://brasileirovivendonoseua.blogspot.com/2011/01/o-que-o-americano-come.html
      Abração
      R

      Excluir
    2. Olá Renato, desta última vez em Orlando, eu nem me arrisquei a pedir omeletes nos restaurantes em que eu fui. No restaurante do hotel, nos cardápios do almoço e jantar, ele sumia.
      Uma vez fiquei dois meses em Washington e cheguei a pedir em vários restaurantes omelete no almoço e isso sempre me foi negado. Numa restaurante um garçom brasileiro uma vez educadamente me explicou que eles não faziam omelete no almoço para não passar o cheiro e sabor de ovo aos alimentos do almoço, já que alguns alimentos dividem a mesma chapa. Não sei se isso tinha fundamento, mas foi uma explicação.
      Entretanto, em NY além de ninguém nunca ter me explicado, quando eu arriscava pedir um omelete no almoço (eu sou teimoso...rs), parecia que eu estava cometendo algum crime inafiançável...kkk
      Em Orlando, uma vez um amigo me levou para comer arroz e feijão numa restaurante brasileiro (não me lembro o nome e nem onde era, mas ficava perto de uma loja careira de eletrônicos cheia de atendentes brasileiros). Uma comida horrível.
      Ele não me deu uma dica como a sua sobre o Houllihan's. Pelo site deles já deu para ficar com água na boca.

      Excluir
    3. Alberto, você foi no Camila's e a loja de brasileiros é a Yes Brasil. O restaurante é um por quilo, que no Brasil seria considerado de muito mal gosto, para a população pobre. A comida é feia, feia mesmo...
      Ontem fomos no Season's 52. 3 pessoas a conta saiu 170 dólares. É só para algo especial mesmo como o meu aniversário. A comida é boa, todos os pratos tem menos que 475 calorias. O restaurante é luxuoso e só dá seniors americanos que agora têm que comer mais saudável. Gostei mas não voltaria lá. Um que é fantástico é o Brio winter park. Qualquer prato, qualquer prato é delicioso, e o crème brulee é a minha sobremesa preferida. Você viu o vídeo do Mop que coloquei lá embaixo nos comentários?
      Abs

      Excluir
    4. Oi Renato, antes de qualquer coisa, os meus parabéns atrasados.
      É, foi mesmo nessa Camila's que eu fui. Confirmei pelo Google Street View. Um lixão. Aliás, eu penso o seguinte: "Uma vez em Roma, faça como os romanos”. Ou seja, se estou nos EUA melhor procurar restaurantes bons deles. Deixo para comer comida brasileira no Brasil.
      Quanto à loja parceira deles é uma fria. Antigamente, os brasileiros com medo do idioma inglês frequentavam muito essa loja, mas depois que começaram a perceber que seus preços eram muito, mas muito mais caros que Best Buy, Walmart, entre outros, deixaram ela de lado.
      Quanto aos 170 dólares despendidos ontem, não seriam tão caros assim se o restaurante fosse muito bom. Está muito perto do que você irá gastar aqui no Brasil, num restaurante de médio para bom. Se bem que acredito que aqui no Brasil as pessoas estejam um pouco fora da realidade dos preços.
      Mas penso como você, não dá para gastar sempre, em média, 60 dólares por cabeça num jantar.
      Anotei suas dicas, que vão ficar arquivadas para a próxima jornada em Orlando. Só uma dúvida, esse Brio que você citou é um de especialidade Italiana, certo?
      Um abraço,

      Excluir
    5. Sim Alberto o Brio é um restaurante italiano.
      É bem melhor que o Seasons 52. A comida é muito mais saborosa!
      Abs

      Excluir
    6. Cuidado com o Camila's: na última vez que meus pais foram a este restaurante, receberam uma nota falsa de US$50 de troco. Entrou para a minha coleção de notas falsas adquiridas em viagens, infelizmente.

      Excluir
    7. A minha foi uma única vez, mas faz muito tempo e posso considerar que foi tão ruim que não valeu por "uma". Juro que minha intenção quando vi o buffet com as comidas e a 'opção' de guaraná Dolly, como guaraná brasileiro, era sair e ir embora.

      Excluir
  11. Segue o endereço correto, se vc for comprar o rodo,

    3120 S. Kirkman Rd., Ste S
    Abç

    ResponderExcluir
  12. Alberto e Renata
    Aqui vai o vídeo do Mop que eu achei fantástico. Acho que esse funciona! Tem pra vender na Amazon por menos de 40 dólares. Chama-se Perfect Mop 360
    http://www.youtube.com/watch?v=zDcYPtthm4k
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa parece ser bom mesmo, será q cabe na mala rsrsrs, acho q vou comprar um p ficar ai..abç

      Excluir
    2. Olá Renato, eu tinha visto o vídeo, mas esperei para responder depois que achasse em algum lugar para vender aqui no Brasil, pois o produto parece muito bom mesmo(pelo menos no vídeo de divulgação). E aqui tem o Mop, mas na faixa de R$ 160 à 180,00. Um 'roubo' considerando que na Amazon custa 40 dólares. Por mais que tenhamos impostos e frete, o produto não pode chegar aqui custando 4 vezes mais.
      Entretanto, é tentador comprar o produto mesmo pagando caro, pois aquele sistema de secagem rápida do "esfregão" é fantástico.
      Uma curiosidade: a mulher que aparece na embalagem da caixa, seria a Padma Lakshmi, a apresentadora do programa "Top Chefe" da Bravo TV?

      Excluir
    3. Olha, pelo que tinha visto no comercial em Miami tipo Polyshop a sujeira toda sai das fibras e as fibras limpas agarram mais sujeira. Se comprar e usar não deixe de comentar com a gente ok?
      Abs!!

      Excluir
    4. Renato, boa noite!
      Só corrigindo minha informação: fiz um cálculo errado. O preço que você citou é em dólares, portanto o preço brasileiro está 'apenas' o dobro e não quatro vezes mais caro como eu citei. Neste caso, considerando o imposto de importação, mais o absurdo ICMS e burocrático desembaraço aduaneiro, o preço brasileiro não está tão fora da realidade para produtos importados. Retiro a expressão 'roubo' que eu usei.
      Um abraço,

      Excluir
    5. ok Alberto
      Eu estou pensando seriamente em comprar este Mop
      Preciso antes ver a opinião de quem comprou na Amazon. Vc viu??
      Eu ia comprar um ferro que desamassa a roupa. Quando fui ler os reviews, todo mundo dizendo NAO COMPRE é uma porcaria, mancha todas as roupas e não desamassa como no comercial
      hehehe

      Excluir
  13. Querido Renato,


    Preciso radicalmente, e respeitosamente discordar de sua opiniao, carpete e UMA PRAGA! Ja tive carpete nos anos 80 e tambem tive esta maquina de limpar carpete com vapor, a agua NUNCA saia limpa, era simplesmente impossivel limpar o carpete como limpamos um piso de madeira ou piso frio.
    Eu simplesmente nao consigo acreditar neste experimento cientifico que voce descreveu, tenho minhas desconfiancas em relacao ao experimento, tem certeza que nao foi feito por uma empresa que vende carpetes...?? :)
    Na minha opiniao, carpetes sao mais comuns por aqui, pelo simples fato de seram mais barato e mais facil de instalar.
    Aqui em Boston por exemplo e rarissimo encontrar azuleijistas Americanos, todos por aqui que instalam marmore, granito ou azulejo sao Brasileiros, ou Italianos.
    Casas com piso de madeira custam muito mais do que casas com carpete, pisos frios ou de madeira valorizam muito uma propriedade quando carpete nao valoriza nada.
    So pra voce ter uma ideia, nossa casa em Tampa, quando construimos, tivemos a opcao de carpete ou piso de madeira, para instalar piso de madeira na casa inteira o preco era de U$10,000 dolares, e para instalar o carpete da mais alta qualidade, U$2,000 na casa inteira.
    Penso que tambem exista o fator comforto e clima, em areas frias o carpete e mais comfortavel e mantem o ambiente mais bem aquecido.
    Mas para a saude, nao ha duvidas nenhuma que carpete nao e a melhor escolha, qualquer Americano com problemas pulmonares, a primeira coisa que os medicos recomendam e a remocao do carpete para a pessoa respirar um ar mais limpo.
    Entao, resumindo, a maior razao que os Americanos adoram carpete, primeiro, esconde a sujeira, o po afunda nas fibras do carpete e voce nao ve, o povo aqui e mais preguicoso que qualquer outro que ja tenha visto na minha vida, entao carpete nao da trabalho, se o neguinho nao quer passar o aspirador uma semana, nao aparece muito, pode ficar ate uns bons meses que ninguem percebe. Segundo, e barato e facil de instalar.
    Desculpe, mas prefiro um bom piso de madeira se morar numa area que faz frio como aqui em Boston e um bom piso frio se morasse em algum lugar super quente como a Florida.
    Having said that: Mais uma vez, great post!!

    Forte abraco

    Ray :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray
      Que bom ver você por aqui. :)
      E que bom que alguém que mora nos EUA comentou. Então, esses experiemtos foram citados pelos professores da escola de design. Você tem razão, se for pelo preço o carpete é muito mais barato do que qualquer outra opção de piso de qualidade. É claro que aquele vinyl tile que é uma b*...
      Agora sobre a coluna e calcanhar eu seu que é verdade ehehe
      Eu tinha carpete no meu quarto no Brasil e um elemento fundamental para quem quer carpet por lá - empregada. Ela limpava todos os dias.
      Aqui, eu quero ter no meu quarto, adoro andar descalço no carpete, mas como tenho cachorro, no resto da casa será madeira ou mesmo piso frio, travertino ou porcelana.
      Mas olha, acho que hoje os aparelhos são melhores que nos anos 80 não? E um bom carpete (isso eu sei porque já coloquei em alguns projetos que consegui aqui em Orlando) sai 2 mil por quarto ou cômodo.
      Mas vc tem toda razão!! Aqui na casa eles queriam colocar um carpet preto porque some com a sujeira!! Acertou na mosca!
      Abração
      R

      Excluir
    2. Ray, eu dei muita risada:
      "Deixa eu discordar respeitosamente da sua opinião...carpete é uma PRAGA!!" hahahaha
      Abs

      Excluir
  14. Renato, o post é ótimo mas, fiquei bege com os fatos/benefícios mas, meus motivos contra o carpete estão acima de qualquer benefício apresentado.
    Nossa casa tinha carpete no andar de cima, antes da minha chegada o marido tirou tudo e meu santo sogrinho nos deu de presente o piso de madeira.
    Por mais bonito e confortável que seja eu não quero carpete nem de graça. Só de pensar que nos mudaremos em alguns anos e muito provavelmente vamos encontrar casas com carpete, me dá vontade de levar nossa casa junto.
    A casa dos meus sogros só não tem carpete na cozinha e no banheiro, o resto é carpete. No inverno a casa é super aquecida e no verão um forno.
    Temos cachorro e planos de adotar outro e não vejo nenhuma maneira (nem mesmo com o Dyson) de deixar o carpete limpo.
    Comprei um steam mop e em uma hora a casa toda está limpa, os pisos incrivelmente limpos. Não acredito que seria assim com o carpete.
    Então caro colega, do meu ponto de vista brasileiro e do ponto de vista do marido americano carpete aqui em casa é um big no no!

    Beijos e boa semana,
    Pipa

    PS.: Concordo com a Ray, carpete é colocado nas casas para baratear os custos. Palavra de quem está pesquisando compra de imóvel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ouvir a opinião de uma dona de casa brasileira ex-patriada americana. É, talvez eu morda a língua com meu carpete no quarto né? kkkk
      Hey, fala aí o nome do Mop pos colega!!
      Bjs

      Excluir
  15. Estranha coincidência mas pensei nisso ontem a noite, no Brasil não se usa mais carpetes, e, me lembro da época que usávamos em casa e eu gostava muito! Pena não termos esses recursos e adquirimos essa fama ruim ao carpete!
    Parabéns pela publicação.

    ResponderExcluir
  16. Renato,

    Eh, eh, eh, a gente precisa ter cuidado pra nao ofender aqueles que respeitamos, e voce sabe que na escrita e facil voce ser mal interpretado, e te respeito muito.
    Entao, temos amigos Americanos que odeiam azuleijos e marmores no piso da cozinha, pois dizem que o "Borrachao Vagabundo" que eles chamam de Linoleum e melhor pois quando as criancas derrubam copos ou pratos no chao, o vidro nao se espatifa pra todo o lado, pois o borrachao absorve parte do impacto. Eu desprezo esta ideia ridicula, nao vou construir uma casa pensando no momento que alguem vai derrubar vidro no chao, este povo folgado que tome cuidado, pois aqui em casa e tudo de granito e azuleijo
    Alias, nos reformamos o banheiro alguns anos atraz e instalamos aquecimento em baixo do marmore travertino do Banheiro, a must in Boston if you ask me. Mas acho que mesmo na Florida voce ia curtir, e super barato, o kit completo nos custou menos de 200 dolares, e ajuda o a manter o banheiro mais seco e muito mais confortavel, e o gasto com energia nos aumentou a conta em miseros 12 dolares por mes no inverno, sinceramente vale a pena.

    Abraco
    Ray

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray, seu sortudo.
      Se existe uma cidade que eu gostaria de morar é Boston. Mas, me agrada muito Des Moines e Salt Lake City também. Aliás, Utah é um lugar que eu iria amanhã. Quando cheguei aqui achava Orlando e a Flórida, maravilhosos...sabe como é né, o deslumbre? Hoje já vejo muitos problemas, embora em menor escala que eu vivia antes.
      Não vejo a hora de me formar (em 10 meses) e mudar. Tenho vontade de conhecer outros lugares, outras cidades, quem sabe outro país?
      Eu estudei na faculdade sobre o aquecimento de pisos. Realmente não fica caro e deve proporcionar muito conforto. Choque térmico nos pés no inverno é uma sensação terrível. Mas só se a casa for da gente não é? Ainda vai demorar...
      Abração

      Excluir
  17. Por quê você não faz um post sobre os casos de massacres promovidos por atiradores aí nos EUA, como o cara que entrou atirando num cinema, o cara que entrou atirando num templo indiano ( mostrando que existe preconceito contra estrangeiros nos EUA sim ), o cara que abriu fogo contra pessoas em Nova York em frente ao Empire States ? Eu fico imaginando o que as pessoas diriam se fosse aqui em São Paulo, na avenida Paulista que acontecesse isso, ´´ que absurdo, e querem fazer Copa do Mundo aqui `` . Não quero te acusar de ser tendencioso a favor dos EUA, Só acho estranho isso. Édson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Édson
      Pelo simples fato que não faço um também falando das atrocidades que acontecem no Brasil. Se quiser saber sobre tragédias, ligue a TV. Em SP teve sim uma pessoa que entrou dentro do cine Morumbi e atirou e matou várias pessoas. No Rio de Janeiro teve, recentemente o rapaz que entrou armado em uma escola e matou vários alunos. E sim, eu acho um absurdo fazer a Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil. Esse dinheiro que o governo "não tinha" podia muito bem ser usado na educação e saúde. Mas é uma ótima oportunidade para meter a mão no dinheiro do povo.
      Uma última coisa. Se um dos prédios da Paulista tivesse sido derrubado por terroristas e 2.500 pessoas tivessem morrido e se isso fosse atribuído a um povo do Islã. Você iria ver sim ataques e preconceito contra essas pessoas. No Brasil também tem racismo, preconceito contra homessexuais, contra nordestinos, baianos, etc.
      Não vou falar mal do país que me acolheu e que tem me dado oportunidades...

      Excluir
    2. Eu não disse que não existe preconceito no Brasil, eu sei que existe, só acho errado usar dois pesos e duas medidas, se o preconceito é um absurdo no Brasil tem que ser um absurdo nos EUA tam bém e em qualquer lugar do mundo. Você vai me desculpar, mas querer justificar a xenofobia dos americanos com o 11 de setembro é uma demonstração de alienação, não se esqueça das crueldades que os EUA cometeram e ainda cometem no mundo. Édson.

      Excluir
    3. Edson
      Eu nao sou alienado, sei muito bem o que acontece a minha volta. Mas sabe, eu prefiro falar de outras coisas, coisas positivas. Nao vou falar mal do brasil nem dos eua. Minha mae me ensinou que antes de criticar o outro a gente tem que olhar o proprio r... ou espelho. Entao porque vc nao faz isso? Gaste sua energia olhando para os problemas do brasil e tentando resolve-los. Vc eh como muitos brasileiros que so consegue ver o que o seu binoculo te mostra dai de longe. A realidade aqui eh muito diferente. Xenofobia existe tambem no brasil, inclusive regional ( o que nao se ve por aqui, sabia? Acho que nao), no entanto, na sua maioria, a populacao eh bondosa, e imigrantes aqui tem, muitas vezes, mais direitos do que os proprios americanos, por isso a meu ver, em alguns lugares eles estao tomando realmente conta de tudo, como em Miami. Nos brasileiros jamais deixariamos Chilenos virem e tomarem uma de nossas cidades, fariamos leis mais duras que a do Arizona e assim por diante. E eu nao vou falar mais dessas coisas, porque da cancer, sabia?
      Abs calorosos...

      Excluir
    4. Renato eu sei que você não quer falar sobre o assunto, mas é difícil ver um comentário deste e não se indignar né?! tenho uma filha de 13 anos e um garoto de 10, moramos a 500m do colégio onde estudam e não tenho coragem de deixá-los ir e voltar sozinhos. Depois do massacre de Realengo aqui no colégio tem um segurança em cada corredor, nos portões, os muros tem grade agora até o céu, os carros só entram com identificação, com exceção dos alunos, os visitantes deixam bolsas ou mochilas em armários que foram adaptados antes do portão de entrada.
      Meu carro foi roubado na minha porta e já tentaram assaltar minha casa 3 vezes.
      Quem dera pudesse morar num país onde as casas não tem muros nem portões.....
      Depois a pessoa vem falar de violência.... em que quadrado essa pessoa vive, fala sério!!!!
      Tania

      Excluir
    5. Tania
      Eu não gosto de lavagem cerebral. Na escola onde trabalhava o professor de Geografia e o de História faziam os alunos ODIAR EUA, americano e qualquer coisa relacionada. Mas levavam seus filhos ao McDonald's, andavam de Nike e assim por diante. Quando vc chega aqui a história é outra. Não estou defendendo, mas também não sou hipócrita para achar que nós brasileiros, se tivéssemos o poder, faríamos igual ou talvez pior e a população, com certeza, seria ensinada a se "justificar".
      Que bom ver alguém como você vir aqui e falar a realidade do seu dia a dia porque já teve carioca que veio aqui e disse que tudo é "invenção da mídea", acredita?
      Abração e obrigado

      Excluir
  18. Renato,

    É muito bom eu entrar aqui no site e ver dois posts atrasados para ler! :)

    Se o carpete é bom ou ruim, se é fácil de limpar ou não, sinceramente não sei, porque moro no Brasil e a minha experiência nos EUA foi muito curta para poder avaliar esse tipo de coisa. Fato é que aqui em casa há carpetes nos quartos e, mesmo passando aspirador de pó, eles estão sujinhos. Mas o que eu queria perguntar é o seguinte: com o tempo, o carpete, pelo menos o do Brasil, fica "amassado" de tanto ser pisado e não há o que faça deixá-lo "em pé", com cara de novo. Esses equipamentos que você mostrou no post tem o poder de restaurá-los?

    Abraços

    Obs: fiquei um tempão sem comentar aqui por causa daquele problema com as postagens (é, ainda).


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema com as postagens?

      Não thais, se o carpete tiver a fibra muita alta, vai ficar mesmo a marca onde se passa. Os aparelhos que limpam à vapor ajudam a levantar mais o carpete, mas é bom evitar carpetes em áreas de tráfego intenso. A não ser que você use um curto como os que eles usam em aeroportos que parecem sempre novos
      Abração

      Excluir
  19. Oi Renato!
    Eu tambem era contra o carpete, mas desde que iniciei uma
    campanha{um ano atras} para colocar madeira na sala e living,
    que meu marido me convenceu o contrario. Otimo texto, como
    sempre. Bjo

    ResponderExcluir
  20. oiiii Renato,tudo bem?
    adoro todos os post que você escreve,todas as dicas,quando estive ai em janeiro me ajudou muiiiito viu.
    abração
    claudinha

    ResponderExcluir
  21. Oi, Renato!

    Estava procurando no google informações sobre carteira de motorista nos EUA e acabei chegando aqui no seu blog. Li a postagem de 2010 sobre habilitação e foi muito esclarecedor. Queria ter feito a pergunta lá, mas infelizmente parece que não é mais possível.
    Daí tive que fazer aqui mesmo, quero saber em média quanto fica pra tirar uma carteira de motorista nos EUA, se vc sabe me dizer qual o estado mais barato e qual o mais caro.

    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Oi, Renato!

    Estava procurando no google informações sobre carteira de motorista nos EUA e acabei chegando aqui no seu blog. Li a postagem de 2010 sobre habilitação e foi muito esclarecedor. Queria ter feito a pergunta lá, mas infelizmente parece que não é mais possível.
    Daí tive que fazer aqui mesmo, quero saber em média quanto fica pra tirar uma carteira de motorista nos EUA, se vc sabe me dizer qual o estado mais barato e qual o mais caro.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laila
      Aqui em Orlando fica uns 80 dólares
      Não sobre outros estados, mas só sendo cidadão ou estudante. Turista não pode, tem que dirigir com a do Brasil mesmo
      Abs

      Excluir
  23. Olá, Renato! Amo quando você detalha coisas do cotidiano dos americanos para seus leitores curiosos dessa cultura. Gostei muito mesmo da explicação sobre a preferência de muitos americanos por carpete, mas dessa vez você não conseguiu me convencer (risos). Continuo achando carpete muito mais difícil de limpar do que um piso laminado, por exemplo, e pouco higiênico, porque na minha cabecinha brasileira limpeza lembra água, e ainda acho deve ser difícil deixar algo realmente limpo sem molhar. Talvez um dia, quando nossos produtos de limpeza tiverem a qualidade dos produtos americanos, eu mude de ideia. Se um dia você estiver menos ocupado, por favor, nos explique também porque os americanos gostam tanto de velas perfumadas, e porque não é hábito comprá-las com tanta frequência assim no Brasil. Um super abraço, boa semana e muito obrigada por esse blog divertidíssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone
      Entendo, no Brasil também tem uma poeira que aqui não tem e também não existe os produtos de limpeza que temos.
      É verdade muitos gostam destas velas, mas sabe que preciso pesquisar o porque disso, não tenho a menor idéia!!
      Super abraço pra vc também!!

      Excluir
  24. Querido Renato, eu achei muito esclarecedor esse seu post sobre carpetes. Tenho procurado casa/apt para alugar por aí e já tinha percebido nas fotos essa mania de usar carpetes, um tanto curiosa! Agora, como sempre, vc 'iluminou' minhas ideias! Tenho que te confessar que estou mesmo preocupada com essa questão pois me mudarei com a família e 2 gatos (vc já conhece a minha história por e-mail) e eu estou receosa dos meus bichanos fazerem pipi onde não devem durante a adaptação ao novo ambiente. Mas,com esses produtos exitentes que vc comentou neste post, eu fiquei menos preocupada. Um beijo grande, que Deus continue abençoando sua vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui na casa tinha carpetes e os gatos nunca fizeram pipi nele, só na caixa de areia mesmo. O irmão do Robert tem 2 gatos na casa com carpetes e as caixas dentro do banheiro de visitas (que são transferidas para cozinha quando eles têm hóspedes)
      Não vai ter problema não!
      Abração!

      Excluir
  25. eu gosto de carpete, mas se é mesmo é tão fácil eliminar bactérias, pq não usar tb na sala de cirugia, onde os cirurgiões e equipe ficam várias horas em pé? sei lá, parece q o tal estudo foi financiado pelas empresas q produzem e vendem carpete.

    carpete preto aparece MUITA sujeira. qquer coisinha q cai, salta aos olhos.

    ResponderExcluir
  26. Muito legal! graças a seu post, colocarei carpete na sala, já que tb é ótima opção para acustica do Home Theather.
    Bem, irei aos EUA e comprarei uma dessas maquinas "carpet cleaner". O problema é que a variedade de fabricantes, marcas e modelos é imensa. Vi no site da Hoover que tem os aspiradores (vaccum) e lavadores. Minha duvida é se tenho que comprar os dois ou esses lavadores já fazer função de aspiração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano
      Tem dos dois tipos. Só os aspiradores e aspiradores e limpadores. Na TV o que faz uma boa propaganda é esse hoover mesmo.
      Abs!

      Excluir
  27. Aqui na Austrália TODO lugar tem carpete, acho pavoroso! Concordo que em casa é gostoso, fácil de limpar, e melhor no inverno. Mas já vi casa com carpete no banheiro! Aí é demais... Fora carpete nos pubs que fedem a cerveja, idem para os de shopping. Já trabalhei em restaurante e nunca vi limpando mais detalhadamente o carpete, tudo que caía no chão era limpo só com aspirador mesmo.
    Tudo bem que talvez a diferença se deva ao fato de que os australianos são bem porcos, todo brasileiro sofre um choque quando vem pra cá. Eu nunca tive TOC de limpeza, mas como todo bom brasileiro a casa vivia sendo limpa. Aqui aprendi a relaxar, até porque sem faxineira não dá pra ficar limpando, lavando, passando roupa todo dia. A rotina lá em casa é: sujar o menos possível, tirar os sapatos na entrada, passar o aspirador 1 vez por semana (as vezes de 15 em 15 dias quando estamos preguiçosos), limpar a pia/fogão sempre que usamos, passar só roupa social (camisa de algodão meu marido veste sem passar mesmo, costumo dizer que ele está sempre com aparência de quem foi mastigado e cuspido...haha) e limpar banheiro 1 vez por mês (no resto do mês só manutenção básica).
    Mas realmente, os produtos de limpeza são mais eficientes, dishwasher e secadora de roupa são de uma ajuda inestimável, tem menos poeira, e por aí vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise
      Vc faz mais ou menos como os americanos. Aqui eu limpo quando está sujo. Depende da semana. Se chove muito, os cachorros vão no quintal e ao voltarem sujam o piso, daí tenho que limpar mais vezes. Uma boa faxina eu faço 1 vez a cada 3 semanas. Eu costumava fazer toda semana mas vi que não há necessidade
      Abs!

      Excluir
  28. Porque os carpetes americanos sao mais fofos, parece que tem alguma manta embaixo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, chama-se "padding" e há opções de várias espessuras.

      Excluir
  29. estou doido pra por carpete em parte da minha casa onde possui o piso de madeira, somente na cozinha não por motivos óbvios, mas nos quartos e na sala provavelmente terá, e uma estranha coincidência, é que quem falou mal dos carpetes são as pessoas mais porcas q conheço, coincidência será? sem falar q o acesso principal da casa é pela lavanderia, ou seja, se vc vem da rua seus calçados ficarão na lavanderia, e la ja temos o hábito de manter um par de chinelos para usar dentro de casa, e como eu adoro andar descalço pela casa, acho q o carpete será uma boa pedida, sem falar q moro no sul, e eu acho q sou a pessoa mais "friolenta" desse mundo, muito obrigado pelas dicas. add no face lá, Rodrigo Herpich.

    ResponderExcluir
  30. Concordo com o que o Renato disse, há algum tempo mudei o chao da minha casa, q antes era de madeira e dava muito trab alho e arranhava quando se arrastava qq movel, e optei por um carpete, eu moro no rio de Janeiro, aqui não faz muito frio, mas fiz a opçao certa com o carpete, ja tem quase 5 anos e ainda esta novinho, e olha q arrasto a cadeira do computador p la e p ca, outro ponto positivo e vc sai do banho e mesmo se ainda ta um pouco molhado nao faz lama na casa. Final de semana uma boa aspiraçao e o carpete ta limpinho, claro q evito comer e beber nas areas de carpete, ams se cai algo e vc limpa na hora esta resolvido o problema. Claro q nada dura para sempre,mas daqui ha uns 5, 8 anos, se precisar trocar o piso, outro carpete, eh facil, sem quebra quebra, em um dia o serviço esta pronto. Brasileiro tem q abrir mais a cabeça com relação a isso. E claro, um cara porco, q nunca aspira a acsa e derreama comifda e bebida no chao nao pode ter carpete, mas p uma pessoa sensatacarpete e amlehor opçao de chao sem duvida, sem falar no conforto e sofisticacao q traz ao ambiente.

    ResponderExcluir
  31. Olha repeito muito a opiniao de todos ,mas sinceramente não achoo carpete muito adequado em ciades quentes ,aqui no Rio uma tia minha colocou carpete no quarto porque achava que a limpesa era só passar o aspirador,mas fcou arrependida porque alem de ser dificil de tirar sujeiras que não sejam só poeira,o quarto no verão deve ter ficado uns 10 graus mas quete que o normal,porque carpete esqunta horrores.Aqui no brasil carpete só é usado principalmente em escritorios porque não faz barulho ao caminhar.

    ResponderExcluir
  32. Puxa! Eu nao fazia ideia disso tudo! Muito bom o seu post!

    ResponderExcluir
  33. Muito bom o seu post! Obrigado por nos fazer entender mais dos habitos americanos!

    ResponderExcluir
  34. Eu tenho carpet nos quartos em uma casa em frente a uma represa. Muitas pessoas achavam estranho isso, mas minha familia sempre adorou . Sempre foi gostoso assistir TV deitado no carpet ou brincar com jogos sobre ele. Os quartos (relativamente grandes) ou melhor o chão era ponto de encontro da família. Já os tenho ha 15 anos, troquei uma vez . Pretendo trocá-lo por outro (carpet, é claro) pois o da última vez não é tão macio como foi da primeira.. Sou fã de carpet. Minha casa tem muita madeira , a região é relativamente quente mas no inverno podemos ter o "luxo" de acender uma lareira, coisa que também adoro.Tenho outra "excentricidade" meus banheiros não tem azulejos assim posso trocar de cor sempre que pinto a casa , também adoro isso ! Mas resumindo aprovo carpet.

    ResponderExcluir
  35. Tenho carpet nos quartos em uma casa em frente a uma represa. Muitas pessoas estranhavam isto, porém os quartos relativamente grandes se tornavam o lugar ideal para ver filmes, brincar, jogar, bagunçar, rir, apesar de ter sala grande, porém nunca entramos neles com sapatos. Já os tenho há 16 anos, troquei uma vez mas pretendo trocar novamente pois este último não é tão macio como foi o primeiro, Minha casa tem muita madeira, apesar da região ser relativamente quente, a temperatura interna sempre é agradável e no inverno chegamos a acender lareira algumas vezes. Tenho outra "excentricidade" meus banheiros não tem azulejo(minha cozinha também não), tem pintura acrílica e mudo sempre que pinto a casa toda. Enfim, sobre carpet sou fã dele e vou continuar usando..

    ResponderExcluir
  36. Renato, você sabe dizer de onde vem essa informação dos 85% vs 30% ?
    Fiquei curiosa agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI June
      Foi passado pra gente na faculdade. Já faz tanto tempo que não lembro mais
      Abs

      Excluir
  37. Muito bom este post, parabéns!
    E 5 anos depois deste post, você continua endossando o uso do carpete?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, sim claro! Principalmente em ambientes de trabalho onde se fica em pé ou se anda muito.
      Em casa eu teria se não tivesse cachorros
      Abs

      Excluir
  38. Respostas
    1. Oi Vi. Pode ir no meu instagram ou na Fan Page do blog no facebook. Os links estão na barra lateral
      Abs!

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...