sábado, 5 de janeiro de 2013

Celebration – a cidade da Disney



            Meu irmão o Chefe André Meana virou fã dos EUA. Sempre que está de férias do programa de TV da Band vem me visitar em Orlando. Infelizmente as férias dele coincidem com as férias escolares do Brasil, assim ele sempre paga mais caro por voos SP-Orlando. A vontade dele é pegar o voo da TAM SP-Orlando sem escalas. No entanto, dificilmente conseguimos essas passagens por menos de 4.500-7000 reais. Ele acaba vindo mesmo por outras Cias com passagens mais acessíveis. A GOL recentemente abriu uma linha SP-Orlando com escala em Santo Domingo, na República Dominicana e desta vez foi o seu voo escolhido. Segundo ele, foi a pior de suas passagens pela imigração americana. 

Só por curiosidade fui no site do Submarino pra ver o preço e ó com o que me deparo?
8270,00 + taxas voo direto CLASSE ECONÔMICA
Me fala, não é imoral isso?
:(
            Não há muita coisa para se fazer com o irmão além de descansar, andar de bicicleta, frequentar os restaurantes e parques da cidade. Parque temático NEM PENSAR! No entanto, essa semana eu tive a ideia de ir a Celebration com ele. Afinal, eu mesmo nunca fui à “Cidade da Disney” e todo mundo diz que é muito bonita. Para saber mais detalhes sobre Celebration, um bom começo é o artigo publicado na Wikipédia em português, tem a história e tal. Fazendo umas pesquisas e lendo algumas coisas interessantes sobre Celebration, descobri que brasileiros famosos têm casas em Celebration.

            A palavra que eu acho que melhor descreve a cidade é “charme”. Não pense que somente ricos e famosos podem viver em Celebration. A cidade tem complexos de apartamentos com preços entre 150-200 mil dólares. Mas é longe... Aproximadamente 40 km daqui do centro. O meio principal e mais rápido para se chegar a Celebration daqui é pegar a I-4 que tem congestionamento em horas de rush. Por isso morar em Celebration e trabalhar em Orlando é querer passar bastante tempo em congestionamentos da I-4 (not an option pra quem já não pega trânsito há 3 anos).

o centrinho de Celebration



Lojas caras. Vi uma polo Lacoast po 80 dólares e achei um absurdo. Ao que o Andre
me disse que no Brasil custa 380 reais...o quê????

            Celebration foi projetada, desenvolvida e construída pelas empresas Disney em 1994. Alguns aspectos da visão que Walt Disney tinha para uma cidade do futuro foram incorporados na cidade como uma intranet só para moradores (que eu duvido que Disney tenha pensado nisso, naquela época) e outras coisas mais. No entanto, decidiu-se que os estilos das casas não seriam futuristas, como queria Walt Disney, mas seriam clássicos da arquitetura americana e europeia. Hoje Celebration tem uma população de 9000 habitantes e, ao contrário do que li em sites brasileiros, não é um “condomínio fechado” não, é uma cidade que qualquer pessoa pode visitar, andar, se hospedar, comprar e até mesmo viver, se esse for o desejo.

            As empresas Disney não controlam mais a cidade e há um projeto para que a cidade passe inteiramente ao controle governamental como qualquer outra cidade. Uma coisa interessante que eu aprendi estudando sobre a cidade é que, qualquer pessoa que decida comprar um imóvel no local, tem que assinar um contrato com inúmeras cláusulas que controlam aspectos externos do edifício como as cores das propriedades, altura, arquitetura, estacionamento (não se pode, por exemplo, estacionar um carro sobre o gramado da própria casa), decoração para feriados e até a altura que o gramado pode atingir. O contrato ainda rege horário de festas, propósito da compra (por exemplo, jamais pode-se alugar a casa para turistas). Quebra no contrato resulta em avisos e depois pesadas multas. Eu concordo com isso sabe? Se deixar, vai ter gente que vai desmontar o carro na frente da casa, sujar a calçada com óleo, fazer festa até de madrugada incomodando os vizinhos, alugar a casa pra gente estranha e “coisa pior”.

Brasileiros em Celebration

            Existem brasileiros famosos em Celebration. Talvez os mais famosos sejam o apresentador e milionário Silvio Santos e o cantor e compositor Jorge Bem Jor. Outros brasileiros não tão famosos, mas com certeza com capacidade financeira igual ou talvez melhor, também residem em Celebration. Nos sites por aí "a boca pequena" fala que se você começar a frequentar o Publix de Celebration, vai esbarrar com Silvio Santos, seus filhos e parentes ou até mesmo com a Domingas (quem??), esposa do Jorge Bem Jor, cujos filhos cursam a Universidade na Flórida. Mas quer um conselho? Visite a cidade porque é realmente algo que vale a pena pela sua beleza, limpeza e organização. Mas deixe os VIPs em paz, porque eles já vêm pra cá em busca do anonimato e a coisa mais desagradável deve ser você finalmente conseguir dar uma de “anônimo” (um paradoxo porque se trabalha tanto pela fama e depois se almeja tanto o anonimato) e ser assediado por tietes e macacas de auditório. Faça como os Novaiorquinos, finja que não reconheceu, que não tem ideia de quem seja...

Deixa o homem em paz gente!

Casa do Silvio Santos em Celebration. Nem é das melhores da cidade, mas tem
6 dormitórios. Eu sei onde fica mas não falo tá! :P
O engraçado é que tiramos fotos de muitas casas, depois na internet que vi
que essa era a casa do Silvio. E a bandeira americana é pra despistar
???

A casa do Jorge Ben Jor, separada da casa do Silvio Santos por apenas 1 vizinho.

            Eu, que sou apaixonado por arquitetura e design residencial, leitor diário do Hoocked on Houses, não pude deixar de fotografar as belas casas de Celebration. E dentre as 180 fotos que eu tirei, deixo aqui pra você, que com certeza tem o que fazer, mas que decidiu usar seu tempo precioso pra ler as besteiras que eu escrevo, algumas das melhores fotos.


A todo momento o André dizia pra si mesmo
Meu Deus e não é condomínnio fechado!?!?






















          A próxima casa eu acabei por encontrar à venda em um site de uma imobiliária. A casa está no mercado por 2.999.900,00. Mas saiba que se quiser comprar, uns 200 mil serão só de imposto e ainda tem as comissões dos corretores. A casa por fora é realmente linda. Tem a fachada e o telhado em estilo europeu. No entanto, olhando as fotos do interior no site, o design interior da casa é uma decepção só. Nessas horas eu fico pensando que isso só pode ter se dado pelos seguintes motivos:
      - O proprietário contratou um interior designer ou decorador com um péssimo gosto e sem conhecimento teórico e deixou que o designer fizesse o que bem quisesse.
          - O proprietário não contratou um designer, achou que tinha muito bom gosto e que saberia muito bem decorar a sua própria casa (acredite, muita gente pensa assim e eu também pensava, mas a verdade é que são raros os casos que isso é verdade. Depois dos 4 anos de curso é que eu me dei conta de que eu não sabia NADA. Por trás de um design maravilhoso estão os princípios do design, os elementos do design, teoria das cores, e muito mais. A gente só vê o resultado final e acha que é tudo fruto de bom gosto).
          -  O proprietário contratou um designer, no entanto não deixaram que o designer fizesse seu trabalho, decidiram o estilo e fizeram que o designer projetasse o que eles quisessem sem abrir a mente para novas possibilidades. 
              O resultado disso são as fotos que você vê no site. Se você olhar outras casas de Celebration é a mesma coisa. Infelizmente não vi nenhuma em que pensei, "nossa essa sim hein!" . Tem casas sendo vendidas por 2 milhões que tem balcões e pia da cozinha de fórmica marrom imitando granito. Pode??? Sabe o que parece? Que a quantidade de dinheiro que a pessoa tem é diretamente proporcial ao mal gosto. Estou falando dos americanos...



Foto da sala que eu peguei no site. Olha só o "filme de terror":
Aberturas na parede (chamadas de niches) cobertas com
cortinas inclusive "por dentro" e "sobre" a cortina de dentro, um espelho e
na frente do espelho um vaso enorme. Concorda comigo?









             Se eu não estivesse "por aqui" de escola, fazia Arquitetura, mas outra faculdade não dá...senão acabo me aposentando de estudar, já viu?

58 comentários:

  1. oie Renato
    Adorei o post mais uma vez.
    Cara, no dia que eu virar milionária (leia-se ganhar na LOTERIA) já que sou professora, eu me mudo pra CELEBRATION.
    Ô lugar lindo! Meu pai, eu ADORO arquitetura, e estaria no paraiso.
    Mas como vc mesmo disse, ter dinheiro não significa bom gosto e daí o "terror" nas decorações.

    ps: sim a POLO LACOSTE custa 300 reais no brasil. E por aí vai... por isso se vai gastar as suadas DILMAS (REAIS) nos EUA. E manda-se a economia brasileira catar coquinho.

    ResponderExcluir
  2. Olá Renato
    Ainda não fechei a boca depois das fotos dessas casas, que lindas!!! Agora aquela sala pode ter sido bonita "quisá" nos anos 80.
    Um grande abraço
    Alessandra Haak

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pensar que a cidade foi construída nos anos 90 então já estava "ultrapassada" hahaha
      Bjs

      Excluir
    2. Renato, pelo seu jeito de escrever vejo que é viado.

      Excluir
    3. Sou sim e não me envergonho. Sou também talentoso, bem sucedido, tenho uma centena de bons amigos que "me conhecem" e me amam, moro aqui, você "aí" não tenho inveja de ninguém e não envio comentários "anonimamente" como seu a ninguém também. O que eu precisar falar eu falo e mostro a minha cara. Ah sou também uma pessoa educada, você não!

      Excluir
  3. Renato,

    Que lugar lindo!!

    Semana passada eu ouvi no podcast do site JovemNerd (para quem se interessar: http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-344-o-mundo-de-walt-disney/) que, na verdade, o Walt Disney tinha projetado/idealizado o Epcot com moradia, mas aí ele morreu e o parque veio bem depois, sem a parte residencial. Celebration teria sido inspirada nas ideias do Disney, como você bem disse. Não sei se é verdade, morro de vontade de ler aquela biografia de mil páginas do homem.

    Você sabe quem administra a cidade? Ou ela é distrito de alguma outra?

    Bem que o seu irmão poderia virar o Amaury Jr. da Band e arrumar uns patrocinadores para quando ele quiser ir para a Florida, hein! Voo direto e de primeira classe! hahahahahaha

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais
      Na wikipédia fala que faz parte de Kissimmee, mas é uma "uncorporated city" então não sei direito. Podia mesmo
      ABs

      Excluir
  4. Ola Renato,
    Gosto mto do seu blog...mais aqui olha na decolar que vc axa passagem ida e volta por 2500 eu ja estou de planos ir ai em 2014...rsrs
    att
    Priscila

    ResponderExcluir
  5. Ola Renato, gosto mto do seu blog.
    Inclusive estou em contato com Diogo da realtor.
    Agora se vc olha na decolar consegue passagem de 2500 ida e volta.
    Eu e meu marido temos planos de ir morar ai porem vms esperar nosso bebe crescer mais rs
    Att
    Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu sei que acha. Já achamos até de 1800! Mas com escala. Direto mesmo são poucos e custa uma fortuna.

      Excluir
  6. Oi Renato tudo bem? É a Estefânia

    Poxa, fiquei preocupada... Vou para Orlando neste voo da Gol que seu irmão não gostou... quais foram os motivos? Obrigada, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles fazem mais perguntas e demora mais as entrevistas, só isso! Brasileiros estão na boa porque estao gastando horrores nos EUA.

      Excluir
  7. Mais um post bom!

    Renato, ja que é pra dar dicas, para o pessoal do sul do Brasil a situacao so vai melhorar. A poucos dias foi firmado o contrato de locação para o consulado em Porto Alegre. A previsao é que no fim do ano ou começo de 14 esteja aberto.

    Tambem a American Airlines vai disponibilizar daqui alguns meses um voos direto de POA pra Miami. Ou com no maximo uma escala em Curitiba

    Abs e bom ano novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Burros os americanos não são. Os brasileiros estão gastando HORRORES nos EUA!!!
      Abs pra vc tambem

      Excluir
  8. Olá renato, parabéns pelo seu blog, leitor assíduo.. bom, nesse ano farei uma viagem de intercambio pelos eua e resolvi criar um blog pre,durante e pós intercambio e gostaria q desse essa ajuda ai divulgando se puder ok http://jaffeviaja.blogspot.com.br/

    divulgarei seu blog ! valeu abrços

    ResponderExcluir
  9. Amei as casas...
    tudo tão organizado e limpo, lindo.

    ResponderExcluir
  10. Querido amigo, vc levantou meu astral q hoje estava down... obrigado!
    Depois me perguntam pq amo tanto os EEUU. E eu respondo: difícil seria não gostar! bjssssssss

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Renato,
    Tudo bem??
    Me chamo Felipe e acho que posso te ajudar com as passagens pro teu irmão;
    se tiver interesse entra em contato comigo pelo e-mail:
    felipe_shp@hotmail.com
    ai te explico certinho como funciona, mas posso te garantir que o preço baixa e muito o que ele paga!

    abrço e até mais

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Renato,
    tudo bem?
    me chamo Felipe e acho que posso ajudar teu irmão com as passagens,
    consigo elas pela tam por um preço bem menor do que ele paga e com voos diretos sp/orlando;
    se tiver interesse entra em contato comigo pelo e-mail: felipe_shp@hotmail.com
    ai te explico certinho como funciona
    abraço e até breve

    ResponderExcluir
  13. Vi que vc falou de passagem pela imigração, tai algo que eu queria saber. suas passasgens por ela sempre foram tranquilas ou nao?

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Renato, E S P E T A C U L A R, na ultima viagem a Orlando, deixei Celebration por ultimo e, advinha? Acertou! Nao deu tempo...Visitei Dr. Phillips e Baldwin Park(lindos),mas podia ter descartado algum outlet(KKKK).
    Abs
    Marcio
    Ah, peguei esse voo da Gol,terrivel, pessoas com mais de 1,75m sofrem muito e agora que vc falou, realmente, os agentes da imigracao pegam mais pesado, com perguntas sobre dinheiro e tal... Ate parece que nao sabem que estamos quebrando a banca!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio Marcio
      Passou a viagem no outlet huh? kkk Brincadeira
      Deixe para a próxima, que vale a pena
      Abs

      Excluir
  15. Olá, eu sou a Cláudia e sempre leio os posts novos e amei o post sobre Celebration. Esse lugar é lindo mesmo!!! Um sonho!!!

    ResponderExcluir
  16. renato,

    vc manda muito bem nas finanças pessoais nos eua. paga parte do aluguel limpando e cozinhando, compra na ross etc.

    vc não usa cupons? com certeza não é um extreme couponer q gasta várias horas cortando cupons, mas no comércio dos eua tem algumas promoções de verdade, onde vc consegue economizar um bom dinheiro, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita promoção que passa na TV e na internet. Eu ainda não entrei nessa de cupon, quem sabe um dia eu tenho. Mas passo nas lojas 2x por mes pra olhar. É quando eu acho as verdadeiras promoções. Quando a gente precisa de algo nunca encontra, certo? Por exemplo a Gap tem uma arara Clearance. EU passo lá sempre. De vez em quando cai uma jóia nessa arara como um paleto de veludo preto que custava originalmente 250 dólares e eu paguei 50...
      Abs

      Excluir
  17. Celebration me traz, pelas fotos, lembranças da Europa. Mas parece, como tantas cidades e subúrbios, ter sido projetada para carros. Seria ótima se fosse mais car-free. Infelizmente, os EUA sofrem dessa dependência do carro e perigam pagar caro por isso no futuro... Ou já estão pagando. Já imaginou ficar umas duas horinhas do seu dia preso num engarrafamento monstruoso numa FREEWAY de 6 PISTAS? Eu fiquei, em Los Angeles... Em compensação, adorei Santa Monica, uma cidade ali perto onde as pessoas andam mais a pé, onde o principal comércio fica numa rua sem carros, etc... Nunca vi nada parecido na Flórida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Fórida foi projetada para acomodar muitos carros. Transporte público aqui é quase inexistente, uma pena. Gosto mais da vida car free que pode-se ter em algumas cidades daqui dos EUA ou mesmo na Europa
      Abs

      Excluir
  18. Olá!! Que lugar!Adorei e me divirto ao ler seus comentários pois você como sempre espirituoso dá a pitada de alegria em tudo o que diz!
    Um beijo grande! Saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janine!!
      EU nunca imaginei que você um dia leria o blog e me mandaria uma mensagem. Adorei, muitas muitas saudades...Bjs
      Re

      Excluir
    2. Re,
      Ainda bem que inventaram a internet( até pq eu morreria sem tecnologia) pq a gente acha as pessoas que fizeram valer a pena nossa vida! Imagine, eu que adorei! E seu blog é muitooo bom, você dá dicas ótimas, e eu conheço vários lugares pelos seus olhos!!!kkkkkkk
      Quem sabe não nos vemos em julho?? Prometo não ir pela Gol! bjao!

      Excluir
    3. Você que venha pra cá e não me avise que eu faço um mandinga malígna pra você kkkk
      Espero que você venha!!
      Eu tenho muitas saudades de você e sua família, da gente (eu, vc, anne, carlinhos e vitor) dentro do fusca ouvindo Priscila a rainha do deserto!!!!! kkkkkkkkk
      Bjsss

      Excluir
  19. kkkkkkkkkkkkkkkk gente isso era tuuuuuudo de bom!!! Re, entra no msn, ou skipe e me adiciona? Muita coisa pra falar! Eu te encontrei procurando na verdade artigos de decoração, e olha só!
    Um bjão!
    OBS: Você foi o responsável pelo desenvolvimento cultural na familia nas escolhas pelas musicas populares brasileiras de bom gosto! (pq existe o trash tb) Não posso deixar de ouvir, Marisa Monte, e não lembrar de vc!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :)
      Janine eu preciso do seu email pra te adicionar no msn. Skype quase não uso
      Me adiciona lá no msn
      rs_alves@hotmail.com
      bjsss

      Ps. Eu lembro de vcs quando "ouvo" o CD da priscila a rainha do deserto kkk

      Excluir
    2. Renato, passei ferias nos USA este ano e tive a oportunidade de conhecer esta cidade, o que posso falar ... que e REALMENTE linda mais sorte ainda, havia exposição de carros na cidade (ferrari's) muita gente bonita. Vale muito a pena, parabéns pelo blog Carla

      Excluir
  20. Tive que habilitar a caixa de verificação de palavras, tem um programa mandando comentário com virus todos os dias!
    Abs

    ResponderExcluir
  21. Fotos lindas. Eu trabalho na Florida Hospital Celebration e nunca entrei para ver as casas... estou planejando...

    ResponderExcluir
  22. Nossa Renato, estive ontem em Celebration, por indicação de um amigo e quando cheguei estava tendo uma comemoração local na rua, com direito a feirinha de artesanato e música ao vivo. Pensei que estava dentro de um filme, tamanha era a perfeição de tudo !! Estou sonhando com aquele lugar ... Já decidi é lá que quero viver daqui a algum tempo ....paz, tranqüilidade e beleza ...é realmente uma maravilha!!!

    ResponderExcluir
  23. Ola amigo, meu nome é Leandro, simplesmente não retiro nada do que vc fala, simplesmente fiquei boca aberta uma vez que passei na cidade faz 5 dias, pois estamos de férias e agora em Miami. Tive o contato do seu blog porque simplesmente procuro uma casa la para compra, pois de São Paulo não quero mais nada.
    Parabéns pela dica, continuarei vendo suas postagens por serem 110% real.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  24. Oi Renato, procurando dicas de lugares para visitar em Orlando e região para o final do ano, encontrei seu blog. Já estive em Orlando diversas vezes e gosto muuuuito de sair do roteiro parques e compras. Ano passado conheci Winter Park e este ano não posso deixar de ir a Celebration. Até pq vou no final do ano para passar o Reveillon. Sei bem que esta época é lotada, então mais um motivo para fugir dos parques. Adorei as fotos das casas de Celebration. Sonhamos em morar na Florida, mas ainda é um sonho a longo prazo.
    Parabéns pelo blog!

    Ah! Se não me falha a memória seu irmão foi aluno do Senac e eu trabalhava na coordenação nesta época.

    ResponderExcluir
  25. Oi Renato, procurando dicas de lugares para visitar em Orlando e região para o final do ano, encontrei seu blog. Já estive em Orlando diversas vezes e gosto muuuuito de sair do roteiro parques e compras. Ano passado conheci Winter Park e este ano não posso deixar de ir a Celebration. Até pq vou no final do ano para passar o Reveillon. Sei bem que esta época é lotada, então mais um motivo para fugir dos parques. Adorei as fotos das casas de Celebration. Sonhamos em morar na Florida, mas ainda é um sonho a longo prazo.
    Parabéns pelo blog!

    Ah! Se não me falha a memória seu irmão foi aluno do Senac e eu trabalhava na coordenação nesta época.

    ResponderExcluir
  26. Meu Sonho Conhecer Este Lugar Maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  27. Oi Renato! Ando olhando casas de temporada para alugar, e eles colocam Celebration como localidade! É da mesma Celebration que estamos falando?? Queria muito alugar uma casa nesse lugar lindo!
    Parabéns pelo blog!
    Carla Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla
      Celebration não permite aluguel de temporada, só de longo termo.
      Para ficar de temporada precisa ser em Kissimmee, ou Davenport.
      Kissimmee é ao lado de Celebration
      abs!

      Excluir
  28. Nao sei se o cara q fez a materia sabe, mas a cidade ainda eh da Disney. Se a pessoa compra uma casa la, so eh dono por cem anos. Depois a casa volta para a Disney. então amigos se pensa em comprar casa no Celebration não vai deixar a casa para o bisneto. Mas cem anos ja esta em bom tamanho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arlete
      Não é mais assim desde que Celebration passou para o condado de Osceola.

      Excluir
  29. Estamos comprando uma casa la, no valor de 400 mil dolares. Tem um montão de regras sim... mas ainda não fechamos o negocio porque a meu genro precisa ser aprovado pelo banco. Aqui funciona assim. Tem um leilão de venda. O comprador interessado diz quanto quer pagar, e outros podem bater este valor e ficar com a casa.. Cada um não sabe do outro, e então não sabe o valor que o outro ofereceu. pode ser mais pessoas oferecendo um valor e o que der mais fica com a casa. Vc pode oferecer menos também, se der sorte de que seu valor foi o maior sorte para vc.. OU seja vai ser sorte para meu genro.

    ResponderExcluir
  30. Renato, onde fica a casa do silvio? Rodei celebration e muitas casas iguais da foto. Como encontrou? Pode me passar por email? raulfilho2016@gmail.com . Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  31. Renato, passei ferias nos USA este ano e tive a oportunidade de conhecer esta cidade, o que posso falar ... que e REALMENTE linda mais sorte ainda, havia exposição de carros na cidade (ferrari's) muita gente bonita. Vale muito a pena, parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  32. OLÁ RENATO. JÁ É A SEGUNDA VEZ QUE LEIO O SEU POST RSS UMA VEZ A UNS 2 ANOS E AGORA QDO BUSQUEI NOVAMENTE NO GOOGLE SOBRE INFORMAÇÕES DE CELEBRATION!! AINDA ME LEMBRO ATÉ HJ DESSA SALA DE HORROR. RSS MEDONHA. PARABÉNS PELO SEUS POST. SOU PROFESSORA E BACHAREL EM DREITO. POR ENQUANTO AINDA NÃO DÁ PRA IR VISITAR CELEBRATION RSSS

    ResponderExcluir
  33. Olá, Renato!. Me chamo Aleksandra e estava fazendo uma pesquisa sobre brasileiros em Celebration e me deparei com seu blog. Adorei as fotos das casas. A arquitetura é muito bonita!
    Parabéns pelo seu blog!

    Abs.,

    Aleksandra

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...