domingo, 21 de julho de 2013

Café da Manhã Americano - Hummmm ou Ecaaaaa!?



            Eu sei que para muitos, só o título deste post causa náusea. Em abril de 1997 eu fiquei chocado na Califórnia quando vi os americanos comerem linguiça de porco às 8 horas da manhã. Em 2003 também fiquei enjoado ao ver arroz com feijão servido em um hotel de Londres. Embora vamos adimitir que a maior parte destas reações físicas são totalmente culturais (ou mesmo preconceito), algumas coisas fazem mal, não porque são servidas no café da manhã. Elas fazem mal mesmo, em qualquer hora do dia. E porque eu disse preconceito? Por exemplo, muita gente come feijoada com joelho de porco, orelha de porco (cabeluda ainda por cima), língua de porco, mocotó, dobradinha com jiló, ensopadinho de língua, miolo à milanesa e não vê problema algum nisso, mas torce o nariz para um sanduíche de peito de frango do McDonald's. Assim como as comidas brasileiras acima causam mudança na expressão facial dos americanos (experimento meu), comer ovos com bacon no café da manhã causa a mesma reação nos brasileiros 'churrasqueiros'. E tente argumentar a favor de um ou de outro? Perda de tempo...

Essa é a reação de um americano quando você diz a ele o que vai
em uma feijoada...
            Eu desisti de falar sobre comida com qualquer pessoa que seja. Cada um fala uma coisa, cada um tem uma receita mágica, cada um sabe uma dieta, cada um tem suas próprias crenças sobre o que é bom e o que não é e não percebe que essas crenças foram totalmente "ajustadas" ao próprio paladar da pessoa. No português indolto dirímaos que "cada um puxa a sardinha pro seu lado". Para aqueles que gostam de comer, a idéia de que é preciso comer de 3 em 3 horas caiu como uma luva! Afinal é o que os "nutricionistas" dizem e quem sou eu pra discutir?? Pesquisas recentes que eu tenho lido dizem que o jejum é o melhor amigo do homem e quanto mais tempo o estômago passar vazio, mais benéfico é (pesquise pra você ver...). Pesquisadores e Nutricionistas, por favor se entendam? O ovo (meu ídolo) que foi o vilão dos anos 80 e 90, agora é o salvador da pátria. Comer depois das 6 da tarde faz mal e não comer também faz mal! Beber junto com as refeições faz mal, mas se você tomar um copo de água antes da refeição (para emagrecer) aí não faz! Os italianos dizem que a salada tem que ser comida por último pois empurra o alimento pelos intestinos. Os brasileiros dizem que a salada deve ser comida primeiro, pois estimula o funcionamento dos mesmos. Tudo que é integral é maravilhoso, mas você tem que tirar o glúten de dentro deles senão você tá ferrado! Correr é ótimo, só que acaba com seus joelhos...e por aí vai. Segundo meu pai, Dr Lair, "a única certeza que se tem é que quem come menos vive mais", mas o menor índice de mortalidade pertence aos com sobrepeso (e é??). Chega!!

            A mais nova descoberta da Louise é o restaurante First Watch. Eles servem o típico café da manhã americano e também almoço. E lá encontra-se de tudo, desde o "café manhã ataque do coração" ao vegetariano e politicamente correto. O combinado é esse: "vamos ao Houllihan's ou Tibby's toda sexta à noite, mas se pularmos a sexta, vamos no café da manhã no First Watch. Com um menu carregado como estes, a gente imagina que vai encontrar a maioria obesa neste local (já que 1/3 dos americanos são obesos). No entanto, ontem por exemplo, só havia uma jovem mulher acima do peso, com um bebê recém nascido no colo. A grande maioria (90%) era de gente magra ou normal (nem magra, nem gorda).


            Minha professora de psicologia da faculdade a Doutora Amy disse que é provado que o cérebro precisa de proteína logo nas primeiras horas da manhã. Se for verdade, convenhamos que o nosso café com leite e pão com manteiga, não é a melhor das opções. Faz tempo que pergunto aos americanos o motivo de comer desse jeito logo pela manhã e a maioria responde que é melhor comer assim de manhã do que na hora do almoço. Talvez a origem do forte café da manhã tenha vindo dos ancestrais ingleses, irlandeses e outros povos vindos de lugares frios. Mas eu tenho constatado que durante a semana, a maioria dos americanos se vira mesmo com um café preto e um pedaço de pão. Aqueles que comem pesado no café da manhã almoçam quase nada e teem o jantar lá pelas 5 horas da tarde. E como é aqui em casa? Nos dias de "First Watch" ninguém aqui almoça e lá pelas 5 ou 5:30 jantamos e esta é a última refeição do dia. Ainda bem que é sempre aos sábados e depois do café caprichado, é hora de cortar a grama, fazer manutenção na piscina, cuidar do jardim, podar as árvores, lavar a garagem e talvez os carros. Infelizmente pra Louise é comer e sentar no sofá para ler...e é assim que ela está estragando a sua saúde com seus atuais 1,58m e 130kg. Eu estou com 1,61m e 61kg e recentes exames mostraram que eu não tenho colesterol alto e minha pressão arterial está normal. Acho que alguma coisa estou fazendo direito, certo?

O First Watch também tem opções 'saudáveis'

wafles and berries

            De qualquer maneira, hoje, depois de 4 anos nos EUA consigo comer qualquer que seja o "café da manhã americano". Provando um pouquinho aqui e alí acabei apreciando muitas dessas comidas. Minhas favoritas são as "blueberry pancakes" (que ao pé da letra é "bolo de panela com mirtilos"), os "eggs benedict" servidos com meu favorito "english muffins" ou o "french toast Monte Cristo" que no First Watch só é servido no verão.

Eggs Benedict

French Toast Monte Cristo

Bacon and Onion servido com batatas

Omeletes


            Na TV aqui após qualquer propaganda de bebida vem a frase "drink responsably" (beba com responsabilidade). Eu acredito que depois de toda propaganda de comida, deveria também vir a frase "eat responsably" ou "coma com responsabilidade", não acha?

First Watch endereços
Winter Park (o que frequentamos):

2215 Aloma Avenue, Suite K1
Winter Park, FL 32792
407-331-3447

Perto da Disney tem um em Dr. Phillips

7500 W. Sand Lake Road, #a101
Orlando, FL 32819
407-363-5622

38 comentários:

  1. Tudo na vida é questão de costume, sabe? Quando cheguei aqui não gostava do café da manhã, simplesmente porque não consigo comer tanto logo cedo. Hoje quando vamos tomar café da manhã fora, deixamos para um dia que acordamos mais tarde e fico "alucinada"de fome. Como vocês, tomamos o café da manhã e só vamos jantar no finzinho da tarde. No meio tempo, fazemos mercado, arrumamos a casa, normalmente damos uma andada de leve por algum parque. Engraçado que quando falo do café da manhã típico no Brasil, sempre me perguntam "vocês não comem proteína?", não sabia dessa importância toda que eles davam as proteínas. E como você bem observou, no dia a dia, não vejo os americanos comendo tanto assim, porque ninguém tem todo esse tempo durante a semana.

    Lá no hospital, o almoço servido sempre é algo "pesado", não é sanduiche. Sempre tem salada, um pão e o prato principal que pode ser macarrão alfredo, lasanha, feijão e barbecue etc. Agora lá no trabalho, a única americana leva sanduiche ou aspargos com pasta de amendoim para almoçar. Como ela chega no trabalho perto das 10, talvez o café da manhã seja desses pesados mesmo :).

    Quanto ao tipo de dieta, cada um fala uma coisa diferente. Eu tento usar o que se encaixa mais no meu perfil: comer a cada 3 horas (morro de fome e minha barriga ronca super alto, morro de vergonha, então obedeço), como tenho refluxo, evito água no almoço, tento comer até 1500/dia, porque quase não me movimento aqui e tento comer o mais saudável possível.

    Ps: Já te bastante tempo que como sanduiche ou sopa no almoço. Estou bem adaptada a isso.

    Ps2: Você já viu a cara dos americanos quando você fala de coração de galinha?! Como eu não gosto de coração de galinha, eu entendo.

    Ps3:Odeio orelha de porco, língua e tudo o mais, então também entendo nojo com esses "produtos"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso que eu tentei descrever Lorna. Eu faço o que se adapta melhor pra mim. Por exemplo, eu só sinto fome 5 horas depois que eu comi. Então cafezinho básico pra mim e jantar é o suficiente. E tento comer o menos possível e o mais variado possível. Acredito que se a pessoa está se mantendo em um peso saudável (sem colesterol ou pressão altos), é porque está fazendo algo direito.
      Bjin

      Excluir
    2. Lorna, fizeram a mesma cara com o coração de galinha!!!!!
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Oi Renato, sou Gaúcha de Porto Alegre sou leitora do seu blog e vou dizer que simplesmente amo ele! Gostaria apenas de agradecer pelo seu tempo que dedica ao blog, que dedica a todos as pessoas que leem o mesmo. Descobri o blog mais ou menos ha uns 3 meses e no mesmo dia li vários do seus posts antigos, você escreve muito bem, é divertido ler seus comentários, observações, Lógico que com a leitura do blog me empolguei em fazer um plano para também viver experiencias na Terra do Tio Sam! Você é o exemplo que todos nos devemos lutar por nossos sonhos! o meu por exemplo é viajar para NY sonho este que ficava só em sonho mesmo. Até começar a ler seu blog e realmente me focar em realizar este sonho. Estou guardando dinheiro, procurando hotéis, passagens, e espero que por volta de Julho/ Agosto 2014 esteja realizando este sonho, então por isso obrigada! E futuramente, pois, estou terminando minha faculdade de Direito, planejo estudar, algo ai.
    Espero que as coisas deem certo para você, que consiga um emprego muito bom que te valorize e possibilite crescer como profissional na sua área. Boa sorte com tudo!
    Abraço!
    Noh Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!!! Mais um pra eu colocar no caderninho!!! Obrigado pela dica, super beijo...você anda muito sumido, não gosto! rsrsrsr
    Simone

    ResponderExcluir
  4. Renato,
    Sabe que fiquei uns dias no interior de SP e um pessoal lá almoçava às 7h00 da manhã?! Digo almoço porque era almoço mesmo, eles esquentavam arroz, feijão, fritavam uma carninha e comiam de café da manhã... rs
    E o povo lá é super saúdavel, são fortes, nunca pegam uma gripezinha...
    Cada um na sua, não é? rs
    Eliane N.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau!
      Essa eu nunca tinha ouvido falar!
      Eu adorava almoçar na casa do meu amigo de infância às 10:30 da manhã!
      rs

      Excluir
    2. Lah na Bahia eh muito comum. Um cafe da manha sertanejo, tem cuscuz, farofa de carne, ovo, linguica etc. Alem disso, em dia de feira, muita gente acorda cedo pra bater o pratao de mocoto e todas as possibilidades de comidas com os orgaos dos animais possiveis. Sei que na epoca no carnaval, eh comum a galera acordar e bater um prato de feijoada tambem. O cafe sertanejo eu ate gosto, de resto, gosto nao.

      Excluir
  5. Aqui na Australia o normal também é um café da manha caprichado, uma salada ou sanduíche no almoço e o jantar cedo. A diferença aqui é que o povo passa o dia tomando vários cafés, o que pra eles significa um cappuccino, latte, moccha, ou afins, onde no fundo o que eles bebem é quase 1 litro de leite por dia. Talvez por isso agüentem passar o dia só com um sanduíche no almoço...

    Eu ainda sigo os padrões brasileiros de almoçar feijão com arroz porque cozinho em casa e sinto muita fome por volta de meio-dia, mas no fim de semana meu marido e eu também adotamos esse brunch tardio e depois pulamos direto pro jantar.

    Abs,
    Denise

    ResponderExcluir
  6. Olá Renato,
    É exatamente como vc disse, as pessoas sempre "puxam a sardinha pro seu lado". Minha mãe morou no japão durante anos e disse que lá se come até insetos (criados pra isso), e grande parte das pessoas que ela contou isso fez cara de nojo. Acho que que os hábitos alimentares dependem não só da cultura, mas também, da pessoa. Sou brasileira e não gosto de feijoada, mocotó, ensopadinho... mas tenho bastante curiosidade quanto a comida americana, não me atreveria a fazer em casa, mas quem sabe nos EUA algum dia ;)
    abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente, morrer não vai :)
      As receitas são simples também. no site da CINARA'S PLACE é só de receita americana
      abs

      Excluir
  7. Meu nome é Vanda e gosto muito do seu blog. Vc poderia me tirar uma dúvida? Já ví alguns Americanos comendo um mingau no café da manhã. Vc poderia me dizer que mingau é esse: doce ou salgado? Do que é feito? Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanda
      Pode ser muitas coisas. Pode ser cereal com leite e frutas ou só leite
      Ou pode ser um creme salgado que eles fazem com carne moída pra comer com pão
      abs

      Excluir
    2. Renato, pode ser oatmeal ou um mingau salgado de milho que eles comem por aqui.

      Excluir
  8. Boa noite, rapaz sou fã do seu blog! Li em um comentário supra citado que alguém almoçava no café da manhã! rsrsrs... Meu amigo o meu falecido avô era a mesma coisa! Ele era fuzileiro, depois foi trabalhar no STM (superior tribunal militar), somos cariocas e sei que no RJ não se tem esse costume, não sei se ele aprendeu na marinha, ou quem sabe em algum exercício de guerra com os americanos na segunda guerra em Natal. Infelizmente a minha rotina é de café com pão pela manhã, almoço e depois só faço um lanche que pode variar das 18:oo até as 23:00 hs. Mas eu não teriam problema nenhum em me adaptar as regras americanas. Abs

    ResponderExcluir
  9. hahaha, verdade, deveria mesmo!!!

    Renato, este post me deixou com fome. Olha eu tb no comeco achava estranho esse cafe da manha americano. Mas com o tempo fui acostumando, claro que nao como isso todo dia. Eh muito de vez enquando, geralmente num final de semana por mes mas optamos por opcoes mais saudaveis: ovos (fritos sem oleo, apenas com spray pam, turkey sausage ao inves da de porco, whole wheat pancakes, etc e tal.

    Eu trabalhei num restaurante tipico de cafa da manha americano, o IHOP por 5 anos. Também, se nao tivesse acostumado a ver as pessoas comendo esse tipo de comida, nao me acostumaria mais. haha

    Realmente, quem come proteina no cafe da manha tende a comer menos durante o dia. Marido passou a fazer isso (com opcoes saudaveis, veja bem) e emagreceu bastante, tem muito mais energia, e eh outra pessoa. Eu, no contrario, nao consigo sempre, soh de vez enquando. No dia-a-dia como oat meal (aveia) ou um cereal (o mais saudavel possivel), ou um english muffin com geleia, algo assim.

    Um dos meus pratos de cafe da manha Americanos preferidos sao os "egg benedict"! Amo!!!

    O problema de muitos Americanos eh que eles escutam: "comer proteina no cafe da manha faz com que voce coma menos durante o dia" e interpretam:
    "vou comer uma tonelada de bacon com ovos, linguica, tudo cheio de oleo porque disseram que faz bem".

    Por isso ta cheio de gente com problema no coracao, pressao alta, e os caramba a quatro por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nani
      Aqui em casa se deixar...
      Mas só no domingo comemos um café pesado. Quando eu não estou a fim, eles só que comem, eu como um pedaço de pão.
      Eu vi até um estudo que mostra que mulheres que comem café da manhã com proteínas são mas magras...interessante
      Bj amiga!

      Excluir
  10. Olha Renato, eu gostaria muito mesmo de experimentar esse cafezinho Americano, aqui dá até pra fazer. O problema é a vontade, mas eu quero comer em terras gringas.Uma versão mais light ou soft , e por causa dos States que adoro Brownie, em minha cidade tinha em um só lugar , nem no mais caro da city se encontrava , e olha que eles tem uma mão pra torts e salgado , de comer rezando pra pechinchar,por que o preço é pra menores de 60 anos. E será que existe Yankee que come Hotdog logo pela manha só pra " Ter protéinas" rs ?

    ResponderExcluir
  11. Olá Renato, me chamo Alexandre e estou indo com a família em setembro para Orlando, estava procurando dicas de café da manhã, tanto o "ataque cardíaco padrão" quanto o saudável e com certeza irei no First Watch (ja marquei no GPS). Quem sabe nos encontramos no café da manhã. Abraço. Parabéns pelo excelente blog, já anotei várias dicas.

    ResponderExcluir
  12. Oi Renato,
    Esse negócio de isso ou aquilo faz mal é um pé no sac* mesmo! Outro dia saiu na Veja uma matéria falando que gordura saturada faz bem. Concordo com a questão de que cada um come/bebe o que lhe convêm e pronto. "Cada cabeça uma sentença". Mas falando do cafézinho americano, eu e o marido adoramos, vez ou outra faço panquecas, bacon e ovos no café. Você deve conhecer o Dennys, fomos nele uma vez e fiquei enjoada com a quantidade de peru do sanduíche. "

    Acho que o ser humano tem o paladar totalmente mutável e se adapta a qualquer alimento, basta ter a cabeça aberta para experimentar sem pré-conceito.

    Abração!

    ResponderExcluir
  13. como se chama o pão francês ai nos eua?????

    ResponderExcluir
  14. Olá, meu nome é Marlene e em Dezembro estarei em Orlando com minha baby e marido! Adoro o blog e esse post me deixou com fome!!! Curiosidade.. Quais os preços do First Watch? tipo o eggs benedict, French toast monte cristo e as omeletes? Estou fazendo uma seleção de restaurantes e lanchonetes mais econômicas!!! Sugestões?!?!?!?! bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene
      Todos os pratos de café da manhã são menos que 10 dólares
      Abs!

      Excluir
  15. Olá, meu nome é Aleks e gostaria de parabenizá-lo pelo Blog, cheio de informações relevantes e sinceras. Vou a Orlando no fim de agosto e tenha certeza que você terá ajudado muito no sucesso da viagem. Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  16. Mas o que nenhum americano vive sem no café da manhã é Peanut Butter...E é uma delícia. hehehe.

    ResponderExcluir
  17. Se você está numa restaurante diferente, num lugar diferente, tem que estar aberto. Tudo mudo e vc não vai encontrar o tradicional arroz com feijão em todo lugar. Mente aberto para novas experiências. estar aberto a provar coisas novas.

    ResponderExcluir
  18. Oi Renato, meu nome é Fernanda e adorei o seu blog...aqui em casa somos loucos para ir ao Estados Unidos, espero ir qualquer dia e com as suas dicas será muito mais ..Um abraço fique com Deus

    ResponderExcluir
  19. Oi Fernanda,

    Obrigado por ler o blog, nãao desista de vir ao Eua.

    Sucessos!

    Abs,

    ResponderExcluir
  20. Renato, com tanta comida você está engordando as pessoas... lol

    ResponderExcluir
  21. Eu chegava no Dunkin Donuts e só falava "a small regular, please". Pronto, fechava meu café.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...