terça-feira, 7 de julho de 2015

Design de uma Residência no Reunion, FL

 


          Como a grande maioria sabe, além de corretor de imóveis em Orlando eu também sou formado em Aquitetura de Interiores por uma faculdade americana. Junto ao trabalho de corretor, eu também faço "design" e "decoração". Mas há diferença? Sim, existe diferença entre as duas coisas. Chamar um designer de decorador, é como chamar um estilista de moda, de costureiro. Não desmerecendo os decoradores, mas o curso de 4 anos em Design, é muito mais do que jogar almofadas em um sofá ou escolher cores para as paredes. São 4 longos anos estudando história, formas, plantas, normas, estilos, e se matando para entregar os 35 projetos ao longo do curso. Desde residências, restaurantes, spas, hospitais, escolas, barcos, traillers, aviões e outros. E quem deseja contratar um designer, tem que saber que, assim como todas as profissões, custa dinheiro, mas não precisa ser necessariamente caro. Em primeiro lugar é muito trabalho, envolve uma equipe de profissionais especializados, muito cuidado com as compras e a escala dos móveis, mas o resultado vale a pena.

          Há muito trabalho envolvido em pegar uma residência recém entregue, crua, sem vida nenhuma e depois transformá-la em um "lar" confortável, seguro, funcional e que dá orgulho de possuir. É preciso ter conhecimento de circulação, dimensão, escala, teoria das cores, estilos de design, arquitetura das construções, etc. A residência tem que ser em primeiro lugar "segura", depois tem que ser "funcional" e por último, "estéticamente atraente". Cada família e cliente tem um gosto e objetivo. Meu trabalho é orientar na escolha dos móveis e dar sugestões sobre disposições, cores, acessórios, tema, etc. Mas nem sempre o cliente concorda :-)

           No final do ano passado, o casal Marcelo e Mônica me procuraram para fazer o design da casa deles que ainda estava em construção no Reunion, um condomínio perto dos parques da Disney. Eles são amigos dos meus outros clientes Henrique e Patrícia, que reformamos e decoramos o apartamento deles também no Reunion que você pode ver aqui neste post. A princípio, visto estar muito atarefado eu neguei a proposta, mas por insistência e também simpatia do casal, eu aceitei o trabalho. A casa, embora tenha custado caro, não veio totalmente acabada e para deixar no nível de espectativa do casal, foram necessárias 5 semanas de trabalho intenso e 10 pessoas envolvidas do começo ao fim. Aqui vão algumas fotos da casa na época da entrega.

O loft comprido e estreito foi um desafio...

O Master antes de qualquer trabalho

Um canto "esquisito" no canto do loft que eu sugeri fazer uma pequena
estação de trabalho.

A casa foi entregue em uma cor que tem amarelo na composição.
Não necessariamento o que o casal tinha em mente quando
pensou em "estilo"

A sala de estar tinha boa iluminação, mas as janelas vem sem
molduras, etc.


            Para dar mais beleza às formas da casa, foi preciso criar designs de molduras para algumas janelas e também para paredes que são muito longas e altas, difíceis de preencher. Janelas altas e pequenas ficam estranhas com cortinas ou persianas, então decidimos por outras opções.

Foto de 4 pequenas janelas no
vão da escada

Após a troca da cor e as molduras, as janelas
são o foco da parede agora. 

A casa foi entregue com uma cor pouco agradável para decoração
Ainda mais, se reparar, poderá ver manchas na pintura
original da construtora. 

Começa o trabalho de carpintaria

Aqui o corredor já com as molduras pintadas e nova cor
Como o pé direito era muito alto, decidimos dividir as
paredes com muldura para dar mais beleza. 

As molduras foram colocadas em pontos estratégicos
pois o casal levou um susto com o valor da mão de obra nos EUA.


 


            Alguns desenhos feitos por computador, bem como rápidos rascunhos enviados por Whats App ajudaram a definir aspectos do projeto.

quartos de hóspedes

Suite Master

Suite da princesa Júlia, a única filha do casal.

Loft
Planta em CAD com dimensões.

           Agora as fotos da casa terminada. 


A entrada

O corredor de entrada
O lavabo

A sala de estar. Nas janelas altas, colocamos persianas de madeira embutidas, chamadas
"Plantation Shutters".

A sala de jantar tem quadros com receitas antigas escritas à mão por senhoras
americanas.

Móveis da Restoration Hardware e sofás da Pottery Barn




O loft onde criamos um pequeno escritório em um canto difícil.




A suite master repintada, com molduras (que nos EUA chamam-se Wainscotting), quadros e
cortinas. 

O quarto da princesa Jujú. A única exigência da Jujú era que o quarto fosse "Purple"
Os pais pediram "light purple" :-)
O pavão verde é o toque pessoal da Jujú 
 
Os três outros quartos de hóspedes ficaram com as cores originais da casa com
exceção das paredes accent atrás das camas. Móveis de madeira maciça da
Haverty's



   Mais fotos da propriedade






O casal ficou muito contente com resultado final e sempre que podem, deixam a loucura caótica de São Paulo para passar dias de descanso na maravilhosa casa de férias.

Se desejar adquirir uma propriedade como esta em um condomínio nos EUA, envie um email para renato@drimproperties.com

Se desejar contratar a minha empresa de Design e Decoração Studio R Interior Design Inc, envie um email para rs_alves@hotmail.com



            

27 comentários:

  1. Parabéns Renato!!!
    Excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Renato vc arrasouuuuuuu .... sucesso!!

    ResponderExcluir
  3. Uau Renato!!
    Que bom gosto! Parabéns e sucesso!!

    ResponderExcluir
  4. Lindo trabalho!
    Renato, acabei de ver sua entrevista no canal do Paulo no youtube! -Adorei!!!

    Abraços da sua fã aqui do Brasil (que por enquanto ainda está por aqui) hehe.

    ResponderExcluir
  5. Oi Renato, acabei de conhecer vc la no canal do Paulo, e amei a tua historia, parabens pela determinaçao e coragem. Me identifiquei muito com vc, pois estou me formando em Administraçao, mas amo decoraçao...rs, vou vasculhar o teu blog agora que te encontrei. Bjus e muito sucesso pra vc!

    ResponderExcluir
  6. Renato ficou muito bonita a decoração da casa,mas eu tenho uma duvida:Porque as casas americanas ,mesmo as mais novas como essa tem decoração com cara de casa de avó que foi reformada, estilo retrõ?Dificilmente no Brasil uma casa nova teria uma decoraçaõ nesse estilo,seria tudo moderno,até hoje eu só vi estilo moderno ai nos EUA em NY !Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre
      O estilo dessa decoração é Traditional Contemporary. Tradicional contemporâneo.
      O Brasil é que está passando por um período modernista, mas nem todos gostam. Eu por exemplo, acho as casas modernas frias e não aconchegantes. Meus clientes pediram este tipo de estilo, mesmo porque, o modernismo aqui já ficou no passado.
      Veja esta loja
      https://www.restorationhardware.com/
      Abs

      Excluir
  7. Renato, tenho lido o seu blog a algum tempo, ainda não li tudo, mas estou quase terminando. Acho fantástica a maneira como você escreve e gosto muitíssimo dos assuntos que você compartilha conosco, também vi sua entrevista no canal do Paulo, sou seu fã, parabéns e obrigado por dividir sua vida com a gente. Um grande abraço e que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  8. Renato, vi o vídeo onde você fala um pouco da sua história.
    Muito legal ouvir você falando, porque a gente está tão acostumado a apenas ler os posts, te vendo e ouvindo dá a impressão que a gente te conhece um pouco mais agora.
    Já falei outras vezes aqui nos comentários, embora eu não tenha a pretensão de sair do Brasil, sua história me inspira e me motivou a lutar DE VERDADE para viver meus sonhos, trabalhar com o que amo.
    Você um dia decidiu o que queria da sua vida e pensou o que era necessário para isso e correu em busca de realizar, que foi economizar, trabalhar bastante ou seja, o que foi necessário de olho no objetivo. Isso me motiva muito.
    E quando leio sobre suas realizações aqui no blog, eu fico muito feliz por você, de verdade, é interessante isso né?! Rs, porque a gente nem se conhece, mas vibro com suas conquistas.
    Que Deus abençoe ainda mais você, e que daqui a 10 anos você esteja ainda mais bem sucedido, dando entrevistas na TV kkkk e motivando ainda mais gente. Mesmo que você nunca venha a saber, com certeza muita gente vai realizar objetivos por sua causa ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Izabel!
      O mundo precisa de mais pessoas como você!
      Bjs querida!

      Excluir
  9. Renato, se eu estiver morando nos EUA com Green Card mas ganhar todo meu dinheiro no Brasil, alem de pagar o imposto de renda brasileiro, tenho que pagar o americano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você for cidadã americana sim. Quanto ao Green Card não sei, você precisa consultar um advogado de imigração
      abs

      Excluir
  10. Olá Renato, parabéns pelo belo trabalho, você tem muito talento. Merecia estar numa revista essa transformação !! Bjks

    ResponderExcluir
  11. Ola Renato;
    Eu o vi contando sua história no canal perguntas e achei muito interessante, Torna-se um incentivo para qualquer pessoa que pensa em recomeçar, principalmente uma carreira. Como sabemos que para tudo precisamos de planejamento, estou me preparando para virada em minha vida.
    Parabéns pelas excelentes postagens,
    Luciana

    ResponderExcluir
  12. Oi Renato, adoro seu blog, gosto muito da maneira como VC se coloca e confio muito na sua opinião, por isso gostaria de seu parecer sobre um lugar: Oviedo. Estamos indo pra ficar e vi que lá tem excelentes escolas, como tenho 2 filhos ( 11 e 14 anos) isso está pesando muito na hora de decidirmos o local de alugarmos uma casa. Parabéns!!! Abs.

    ResponderExcluir
  13. Perfeito e lindo!!!!!

    Parabens pelo trabalho Renato.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo excelente trabalho, muito bem elaborado em tudo !! As fotografias são excelentes !! Você tem pessoal para as imagens ou você mesmo faz a produção ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos
      Eu tenho um fotógrafo profissional e minha equipe ajeita o local
      Abs

      Excluir
  15. Que casa perfeita! Parabéns! Um sonho.
    Abraços

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...