quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dirigir nos EUA – Dirigir na Flórida - Dirigir em Orlando

Depois do post Viagem a Las Vegas este post sobre dirigir nos EUA é o mais visitado. Muita gente tem dúvidas e curiosidades à respeito do assunto. Muitos desejam viver aqui, outros vêm para estudar e a maioria que procura o post, vêm mesmo a turismo.

Procurando pela internet, estudando muito sobre o assunto e fazendo 1000 perguntas para quem quer que eu tenha a oportunidade, consegui reunir informações importantes sobre o tema. É difícil encontrar alguém que saiba realmente o que está falando ou um site que dê informações corretas. Tem muita informação contraditoria então eu tive que garimpar as informações corretas. Se você quiser saber do não tão prazeirozo processo de tirar a carteira de habilitação da Flórida veja o post Carteira de habilitação da Flórida.

Resolvi redigir esse texto em forma de perguntas e respostas. As perguntas aqui foram retiradas do que os internautas têm digitado no Google.

Perguntas:

1- O que eu preciso para dirigir nos EUA, especialmente na Flórida?

A melhor resposta do mundo: “Depende” hehehe. Mas é verdade, depende da sua situação.

Situação 1: Turista. Se você vier como turista, vai precisar da sua habilitação brasileira válida com foto. Você pode dirigir pelo mesmo período que seu visto permite a estadia no país, ou seja, 3 meses. Algumas locadoras exigem a habilitação Internacional, algumas nao.

Situação 2: Vivendo nos EUA. Se você pretende morar nos EUA, pode dirigir com a carteira brasileira por um tempo até conseguir tirar sua habilitação. O período vai depender de cada estado. Cada estado americano tem leis próprias então o melhor a fazer é pesquisar na página do órgão responsável. Na Flórida, qualquer pessoa, pode dirigir com carteira de outro país ou estado americano por 60 dias.

2- Se eu estiver vivendo nos EUA e for pego dirigindo com carteira de habilitação que não é americana após 60 dias o que acontece?

Depende :-) Depende do motivo pelo qual você foi “pego”. Ser pego dirigindo pode incluir várias situações. Infringir uma lei de trânsito, se envolver num acidente de trânsito, uma batida policial, etc. Para a polícia da Flórida, dirigir após 60 dias sem a habilitação do estado, é a mesma coisa que dirigir sem habilitação e a punição é a cadeia. Não importa se você é americano ou estrangeiro. Recentemente eu estive em um acidente de carro e nem estava dirigindo. Um dos motoristas era americano, estava na Flórida por 6 meses e tinha habilitação de Ohio. Fiquei abismado quando colocaram as algemas nele. Ele nem era o culpado pelo acidente!? Mas não tinha a habilitação válida para o estado.

Se estiver ilegalmente no país provavelmente será deportado. Se for pego dirigindo além do limite de velocidade permitido aí a situação se complica...é considerado uma infração gravíssima dirigir acima do limite de velocidade nos EUA.

Se você for pego em uma batida policial, ou seja, você não fez nada de errado, só estava sem a habilitação americana porém “está vivendo legalmente no país” vai depender muito do seu comportamente perante os policiais. Eles farão muitas perguntas, dependendo da conversa você receberá no mínimo uma multa e no máximo o encarceramento. Por quanto tempo? Até que você pague a multa e escute todos os sermões...Pode ser algumas horas ou um ou dois dias. Nem pense em oferecer dinheiro aos policiais. É crime gravíssimo e daí você se complica. Nos EUA não tem o “jeitinho” brasileiro de resolver as coisas.

3- Se eu tiver habilitação internacional(PID), preciso da habilitação americana?

Vamos primeiro falar sobre o que é habilitação internacional. A PID (Permissao Internacional para Dirigir), habilitação internacional nada mais é que uma tradução da sua carteira de habilitação para o inglês e é reconhecida mundialmente. Só tem validade se apresentado junto com a habilitação original.

As informações não são muito precisas. Nos site da Embaixada Americana do Brasil em Recife diz que precisa da habilitação internacional. Em todas as locadoras que eu fui aqui nos EUA eles disseram que não precisa. Eu mesmo aluguei um carro em Miami com a minha habilitação brasileira. Geralmente ninguém diz absolutamente nada, mas é claro, se você se envolver num acidente, a habilitação internacional vai facilitar a leitura pelas autoridades.
De qualquer maneira mande um email para a locadora pendindo informação. Por telefone no 1-800 a atendente da "Dollar" me garantiu que só alugaria com a habilitação Internacional. Achei esquisitissimo e fui até a loja. No guichê o funcionario me disse que não precisava da habilitação internacional, pode? hrrrrrrrrrrrr

4- Eu posso viver nos EUA e dirigir com uma carteira de habilitação internacional?

Somente por um tempo determinado. Na Flórida somente por 60 dias. Depois vai ter que tirar a carteira de habilitação da Flórida. Cada estado muda, tem que consultar o órgão responsável.

Lembre-se que, mesmo americanos com habilitação de outros estados precisam tirar a habilitação do estado para o qual estão se mudando num período máximo de 60 dias. Isso porque nos EUA a carteira de habilitação é considerado o principal documento de identificação. Tem não somente sua foto, data de nascimento, mas também o seu endereço. O governo quer saber onde você mora. É uma questão de segurança nacional.

Ao contrário do que dizem as empresas que vendem a carteira internacional no Brasil, ela não é um documento obrigatório para poder se dirigir nos EUA pelo período de férias. Você pode dirigir com a habilitação brasileira mesmo. Em uma locadora de carros por exemplo, você apresenta a carteira de habilitação brasileira e ninguém questiona. No Brasil pra variar, ganha-se muito dinheiro com isso. Nos EUA pra tirar uma habilitação internacional (que é simplesmente uma tradução da sua habilitação) custa 15 dólares. No Brasil, em Sao Paulo de 150-399 reais.

Veja o video da picaretagem da PID no Brasil...

5- Qual é a vantagem então da carteira de habilitação internacional?

Você vai precisar dela se for dirigir em um país em que o alfabeto é muito diferente do nosso. Como os exemplos que eu já citei, Japão, Grécia, etc. Outra vantagem é que em alguns países turistas só podem dirigir com habilitação internacional. Em abril de 2000 estive na Itália e resolvi alugar um carro inesperadamente. Eu me informei no consulado italiano e a minha habilitação brasileira não me permitia dirigir no país. Tive que pagar uma autorização para dirigir. Paguei 200 euros mas a autorização durou 10 anos. Sinceramente não sei se ainda é assim.

6- Se um guarda me parar, que documentos eu precisarei apresentar?

Se for turista: Passaporte, carteira de habilitação válida e os documentos do carro.

Se for residente: Só a carteira de habilitação. Algumas vezes os documentos do carro. Isso porque os carros de polícia americanos tem um computador onde o oficial checa sua placa na hora.

Nos dois casos se for um acidente, os documentos acima serao exigidos mais o cartão da cia de seguro em casos de acidentes que causem um prejuízo superior 500 dólares.

7- Como faço para tirar a carteira de habilitação americana?

Bom, deu pra entender não é? Você so pode fazer isso se estiver legalmente no país.
Você vai ter que prestar os exames teórico, de vista e de direção (prático). Mesmo que tenha habilitação de outro país.

a- Primeiramente vá ao órgão responsável (procure no google) e pegue o folheto das leis de trânsito para estudar para o exame teórico. E gratis. Agende pela internet o dia e hora em que pretende fazer o exame. Agende para uma hora depois o exame prático.

b- Estude! Estude bem o folheto porque no teste caem detalhes pequenos como por exemplo tempo de encarceramento se for pego DUI (driving under influence – alcoolizado), o valor da multa, a que distância do carro que vem na contra mão tem-se abaixar o farol, limites de velocidade, procedimentos perante um onibus escolar, etc.

c- Compareça pra fazer o exame com 15 minutos de antecedência com todos os documentos (você pode imprimir a lista no site do órgão responsável).

d- Faça os exames e espere a habilitação chegar pelo correio. Eles te darão um documento provisório que você poderá apresentar se for parado pela polícia.
Manual do transito - estude!

8- Como é o exame teórico e prático?

O exame teórico é composto de duas baterias de 20 questões. As primeiras 20 são sobre leis(dificil!), as seguintes, as placas de trânsito (bem fácil). O exame é feito num computador e é de múltipla escolha. Você só pode errar 5 questões em cada.

O exame teórico é feito com seu próprio carro. Se não tiver carro, alguém tem que te emprestar um carro. O órgão não tem carros disponíveis para o exame prático. Mais uma coisa, se o carro não tiver seguro você não faz o exame. As seguradoras enviam um cartão com os dados do carro e a data de validade do seguro. Tem que apresentar esse cartão antes do exame prático. Não tem jeitinho nenhum ouviu?

9- O que acontece se eu não passar no exame teórico?

Você pode fazer outro em seguida. Pode fazer quantas vezes quiser, mas se tiver muita gente eles sugerirão que você estude mais e volte outro dia. Leia no meu post Carteira de habilitação da Flórida como foi minha experiência nesse dia.
letras miudas e muito conteudo

10- O que acontece se eu não passar no exame prático?

Tem que agendar um novo e fazer de novo. Não é preciso fazer o teórico novamente. Não tem exame psicotécnico e o exame de vista é feito la na hora em uma pequena máquina que você coloca seu rosto e lê uma das pequenas linhas da borda. É feito pelo atendente mesmo, nada de médico oftalmologista.

11- Quais os documentos necessários para eu tirar a habilitação na Flórida?

Tem que consultar o órgao para casos mais específicos. Mas para residente tem que levar a habilitação atual válida (brasileira pode ser), o número de seguro social, 2 contas em seu nome(celular, luz, etc), passaporte com visto e cartão do seguro do carro. As fotos são tiradas lá mesmo.

No caso de estudante é preciso o passaporte com visto, habilitação brasileira válida, o I-20 (documento que a escola/faculdade te forneceu – é como um atestado de matrícula porém bem mais detralhado), 2 contas como a acima e cartão do seguro do carro. Estudande não tem SSN (social security number).

Turista nao pode tirar carteira de habilitacao da Florida.

12- Por quanto tempo é válida essa habilitação?

Ela é válida pelo mesmo tempo do seu visto. Porém vem escrito “temporary” na habilitação. Uma vez por ano tem que voltar lá e renovar. Não é preciso fazer os exames novamente.

12- Que carros os brasileiros podem dirigir nos EUA?


Os brasileiros podem dirigir qualquer carro de passeio, caminhonete, SUVs e Vans de até 15 passageiros com a habilitação brasileira comum. Nada de categorias especiais... Se o condutor for menor de 25 anos o seguro sai mais caro, mas pode dirigir assim mesmo. Não convem ter mais que um motorista por carro. Paga-se por volta de 16 dolares por dia pelo segundo condutor.

14- É difícil dirigir nos EUA?

Não, mas é preciso tomar alguns cuidados. Para alguém que viveu a maior parte da vida em São Paulo como eu, é preciso tomar “muito” cuidado. A diferença principal que eu vejo entre o modo de dirigir do brasileiro e do americano é a seguinte: O americano toma muito cuidado. O carro é considerado uma arma. Por exemplo, no Brasil as pessoas páram para os carros, nos EUA os carros páram para as pessoas. Precisa tomar muito cuidado porque a pessoa abaixa a cabeça e atravessa. Se você atropelar alguém é cadeia certamente. Brasileiro ou americano, não importa.

O limite de velocidade nas ruas entre casas é de 30 milhas por hora. 90% respeita e eu também. No princípio parece muito devagar. Depois acostuma-se.
Perto das escolas existe uma placa com luzes no topo. Quando as luzes estiverem piscando(horario de entrada e saida das escolas) tem-se que reduzir a velocidade para 20 milhas por hora. Nestes pontos existe fiscalização pesada para seguranca das crianças.


Reduza a velocidade se a luz estiver piscando



Tem que se parar em TODOS os sinais de STOP. Mesmo que não tenha carro algum ou mesmo se o carro a sua frente parou e você também. Quando ele sai você não pode sair atrás dele sem parar. Avança um pouco até a faixa e pára novamente. O carro de trás faz a mesma coisa.

Num cruzamento sem farol com sinais de STOP sai primeiro quem parou primeiro. Depois um a um os carros vão saindo. É impressionante a organização.

Outra coisa é que existe faixas específicas para virar à direita ou à esquerda. Uma vez nelas, não se pode trocar de faixa. A lei é rigorosa. Tambem nao se pode trocar de faixa em meio a um cruzamento. Troque de faixa antes ou depois do cruzamento, nunca no meio dele.

Ao mudar de faixa precisa-se ligar o pisca. Uma amiga minha brasileira foi parada por um policial porque trocou de faixa sem sinalizar. Meu primo teve que chorar pra não ser preso pois estava muito acima do limite de velocidade permitido, coisa que muitos brasileiros e paulistanos parecem que tem orgulho em fazer.

Em todos os farois é permitido virar à direita no sinal vermelho, exceto aqueles que tem o sinal de proibido virar à direita "On Red". Eu sempre esqueco e fico parado, até alguem me lembrar com uma businada que eu posso virar à direita no farol vermelho. Mas tem que se parar por um momento e olhar pra esquerda pra ver se nao tem carros. Se estiver livre voce pode virar.

Tomando cuidado e dirigindo sem pressa qualquer brasileiro vai se dar bem no trânsito americano.



Espero ter respondido as perguntas dos que têm visitado o blog. Qualquer dúvida, por favor deixe um comentário que eu adiciono a resposta no post.

Abs!












200 comentários:

  1. Boa tarde Renato.
    Vou à Florida como turista e pretendo alugar uma van com 15 lugares, pois a família vai completa. Minha Habilitação no Brasil é categoria "B", o que me permite dirigir veículos com até 12 lugares. Você sabe se posso dirigir uma van de 15 lugares com a minha habilitação brasileira???
    Grato.
    Finotti

    ResponderExcluir
  2. Ola Finotti
    Eu nao sabia responder a sua pergunta, mas fiquei curioso com a pergunta. Liguei para uma locadora aqui de Orlando. Eles me explicaram que nos EUA a habilitacao so muda para veiculos pesados (onibus e caminhoes), ou seja, voce podera sim alugar a van de 15 passageiros com a sua habilitacao brasileira sem nenhum problema, ele me garantiu.
    No entanto, motoristas internacionais precisam fazer um seguro especial que inclui acidentes pessoais. Isso porque americanos ja possuem seguro saude. Quando alugam fazem seguro so do carro.

    Uma dica: Ao fazer uma viagem internacional convem fazer seguro pessoal para a familia em caso de acidentes. Se voce assim o fizer, na hora da contratacao da Van pode pedir somente para o seguro do carro, visto que voce ja tem o de acidentes pessoais. Fica um pouco mais barato.
    Pesquise antes, mas o site que eu visitei eh este:
    http://www.carlsvanrentals.com/?gclid=CLSuy6CvwaMCFZZM5Qod4gz2bg
    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  3. Cara, cheguei no seu post na hora certa.
    Vou passar 1 semana em Miami em Outubro, e alugar um carro. Corri atrás da informação da PID (Permissão Internacional para Dirigir) e muitos dos artigos falam que eu preciso dela pra dirigir nos EUA.
    Mas lendo este seu artigo, e por ele ser bem recente, só queria confirmar: basta eu andar com a minha habilitação brasileira e meu passaporte que não tem problema mesmo?
    Desculpa perguntar coisa óbvia, mas como é somente 1 semana, creio que não tenho necessidade de tirar a PID. Correto?

    ResponderExcluir
  4. Tércio
    A PID é simplesmente uma tradução para o ingles da sua carteira. Só pode ser usada junto com a habilitação original. Alguns países exigem a PID junto com a carteira original. Esse NÃO é o caso dos EUA. Você não precisa dela para dirigir aqui. Semana passada mesmo, liguei para uma locadora só para confirmar o que um policial do trânsito já havia me dito: Você pode dirigir com sua habilitação brasileira junto com passaporte ‘com visto’ se estiver aqui a turismo.
    Os americanos seguem a risca regras e leis. Muito por medo de processo. Se a PDI fosse exigida por lei, as locadoras nao alugariam carros a brasileiros que nao a tem. Fique tranquilo...eu mesmo ja aluguei um com carteira brasileira e passaporte.
    Abs e boa viagem!!

    Ps. Veja a dica do seguro na resposta do outro post ok!

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite!
    Gostaria de tirar uma dúvida:
    Estou indo para os EUA semana que vem e será a primeira vez que alugo carro. Vamos eu e um primo. Eu tenho 20 anos e ele 33. Ele será o locatário principal do carro, por causa da idade. Minhas dúvidas são: Mesmo eu tendo 20 anos, poderei dirigir como "motorista adicional" ? Nem eu nem ele temos a PID. Ela realmente NÃO é necessária ?

    Obrigado e parabéns pelo blog. É muito útil.
    Ramon

    ResponderExcluir
  6. Oi Ramon. Obg!
    Vamos a sua pergunta. Vc podera dirigir sim mesmo tendo somente 20 anos. Lembre-se que nos EUA pode-se dirigir a partir dos 15 anos. 20 anos ja eh considerado bem grandinho hehe. O unico inconveniente que eu vejo eh que se vc quiser dirigir tambem tem que pagar mais um seguro. O seguro eh feito por pessoa. Converse na hora com o atendente.
    2 pessoas dirigindo fica caro. Eu faria o seguro no nome do seu primo. E dirigiria de vez enquando so pra matar a vontade. Nao precisa da carteira internacional, fique tranquilo.
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Renato, amei as suas dicas... estava discutindo com um amigo e ele jurava de pé junto que eu não poderia dirigir o carro de 12 lugares que aluguei para o próximo mês... obrigada ... continue com suas "valiosas" dicas!

    Maria Juliana Uberlândia MG

    ResponderExcluir
  8. Pode dirigir ate de 15 Juju!!
    Mas se for menor de 25 anos precisa pagar um adicional de seguro...quem manda o povo jovem correr nao eh?
    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, vejam este link. Eh um link do terra que mostra uma brasileira que foi presa por dirigir com a habilitacao do Brasil.

    http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4682753-EI8141,00.html

    Neste caso foi bem o que eu falei no post. Nao pode dirigir com habilitacao brasileira quando vc esta residindo no pais. So por 30 dias. Ela estava ha mais de trinta dias morando nos EUA. A policia prende mesmo, nao so brasileiros, seja quem for, ate americanos.

    ResponderExcluir
  10. Caro Renato, estive na Florida neste mês e confesso que fiquei meio confuso com a estória de virar à direita no sinal vermelho. Creio que não cometi infrações, mas, dada minha ignorância, isso pode ter acontecido. Eu dirigia um carro alugado. Como fico sabendo se fui multado e se corro algum risco de, havendo multas em aberto, ter dificuldades em uma próxima viagem aos EUA?

    Marcelo

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcelo!
    A lei é fácil! Pode-se virar à direita em todos os sinais vermelhos esceto àqueles que tem o sinal: "Don't turn on red"
    Eu diria que provavelmente você não recebeu uma multa. Primeiro porque câmaras como no Brasil são raras e as multas você tem que assinar.
    Mesmo assim, se você tiver sido multado, a locadora entrará em contato com você. Eles tem todos seus dados não é mesmo?
    Se assim acontecer não pague nada até que a locadora mande a cópia da multa.
    O sistema de multas e arrecadação de multas não tem nada a ver com a imigração. Quando você vier outras vezes eles não tem como saber se você comprou algo aqui e deixou de pagar e nem é problema deles, não se preocupe.
    Abs

    ResponderExcluir
  12. Boa noite! Estou indo para Florida em fevereiro e queria saber qual a idade minima para dirigir. Tenho 19 anos e sei que a AVIS não permite que menores de 25 aluguem automoveis. Posso matar minha vontade de dirigir em Orlando?

    Gabriel Machado

    ResponderExcluir
  13. Gabriel
    A idade mínima é 18 anos, mas algumas locadoras não alugam. Outras alugam, mas tem-se que pagar um seguro especial para menores de 25 anos. Tem que checar com cada locadora. Se você estiver acompanhado de alguém maior de 25 anos pode alugar o carro no nome da pessoa e colocá-lo como motorista adicional. É mais fácil...
    Abs

    ResponderExcluir
  14. Para dirigir scooter em miami (45cc) precisa de carteira de motorista de moto? E precisa de capactete? É seguro ou é como no Brasil que ninguém respeita moto e moto não respeita ninguém?

    ResponderExcluir
  15. Luciana
    Perguntando por aí me disseram que precisa de habilitação sim mas qualquer uma e ser maior de 18 anos. Precisa entrar em contato com a locadora ok?
    Vou ver se descubro isso pra você.
    Abs!

    ResponderExcluir
  16. Renato, parabéns pelo blog. Só podia ser meu chara mesmo!!! (rs). Gostaria de saber quais são os seguros obrigatórios e os opcionais para 15 dias de carro na Flórida. E quais são suas recomendações com relação aos seguros.
    Abraços, Renato Daher.

    ResponderExcluir
  17. Renato
    Sinceramente eu não sei quais são todos os seguros disponíveis que dá para contratar. Eu diria que se você já está vindo com seguro saúde e de acidentes pessoais, para o carro faça só contra acidentes materiais.
    No seguro saúde não faça o básico de 10 mil, uma pessoa amiga minha teve o marido enfartado na Disney e a conta do hospital ficou 164 mil dólares e o seguro era de 10 mil.
    Para estrangeiros, geralmente as locadoras tem um seguro especial com tudo já incluso. Não sai muito caro e eu acho que realmente vale a pena. Tem que consultar uma por uma
    Boa sorte!
    hehhe brincadeira
    Abração!
    R

    ResponderExcluir
  18. Renato,

    Excelente seu blog.
    Por favor, diga-me: Posso dirigir o carro do meu namorado americano, residente na Flórida, com a habilitação internacional, ou esse tipo de habilitação apenas me permite dirigir carro alugado?
    Obrigada.
    MR

    ResponderExcluir
  19. MR
    Seu namorado precisa ligar para a seguradora e perguntar. Quando se aluga um carro o seguro é feito no nome de quem está alugando. Porém quando se dirige um carro de outra pessoa que tem seguro, mesmo no Brasil, ninguém sabe direito, geralmente tem que colocar a segunda pessoa como motorista adicional.
    A carteira internacional é só uma tradução. Com a certeira brasileira mesmo você pode dirigir se a seguradora disser que não tem problema.
    Mas somente pelo tempo da visita e tome cuidado porque, com visto vencido, qualquer estrangeiro que é pego dirigindo nos EUA vai preso e a fiança é de aproximadamente 800 dólares.
    Abs

    ResponderExcluir
  20. Renato, simplesmente amei seu blog!!
    Minha irmã tem uma dúvida e se vc pudesse ajuda-la ficaria grata. Ela quer mt aprender a dirijir mas so tem 16 anos então so podera com 18, mas teria como ela ir p/ os EUA aprender a dirijir e dps voltar p/ cá s/ ter q esperar esses dois anos??

    ResponderExcluir
  21. Olá
    Olha não é tão simples quanto parece deixar um adolescente dirigir nos EUA. Em primeiro lugar o adolescente tem que ter SSN (Social Security Number) o que só têm cidadãos americanos. Mesmo que sua filha viesse aos EUA como estudante precisaria tirar a habilitação com os documentos fornecidos pela escola. Além do mais teria que dirigir acompanhada dos responsáveis até completar 18 anos. Os pais também deveriam ter uma carteira de habilitação americana. Pra você ver, é bem difícil. Sem falar no seguro do carro para adolescentes que é caríssimo visto ter muitos acidentes fatais envolvendo adolescentes na direção.
    Eu aprendi dirigir com 12 anos, minha mãe nos ensinou no interior de SP em uma cidade pequena onde morávamos. Depois com 16 anos já tínhamos nosso carro e aprontamos horrores eu e meu irmão. Só não morremos ou matamos alguém porque Deus deve ter-nos protegido. Se eu tivesse um filho não o deixaria dirigir antes de os 18 anos ou até que ele tivesse maturidade suficiente para entender a responsabilidade que é estar atrás de um volante. Podíamos ter causado muito mal a nós mesmos e a outras pessoas. Meu conselho: Espere... Dois anos passam rápido. Nesse meio tempo, em uma estrada de terra, no Norte do país, no Acre de preferência, ensine sua filha dirigir e comece a dormir com as chaves do carro debaixo do travesseiro!
    Abs!

    ResponderExcluir
  22. Olá Renato!

    Estava fazendo uma pesquisa sobre o Toefl no google e acabei caindo no seu blog (já que v fez o post especificamente sobre os tipos de buscas que as pessoas fazem pra achar vc hehe).

    Achei incrível!

    Sou geógrafo e adoro relatos de viagens e da vivência no exterior! Li o seu site numa madrugada inteira de tão entretido que estava com essas imagens que vc colocou do que você está passando por aí!

    Estou desde o meio do ano passado montando minha ida pros EUA, já fiz o Toefl e o GRE, agora fazer a tradução dos históricos e aquele monte de documentos que as universidades pedem. Mas uma coisa me interessou bastante na sua experiência, a questão da moradia. Não achei nenhum post que você mostra como se "virou" por aí. Pude perceber que está numa casa de família, e não num aluguel ou república. Mas como você achou esse lugar? Algum site especifico? Se puder mostrar seus passos nesse caminho difícil do viver de aluguel nos EUA (li o post sobre a compra de casa, mas ainda não tenho esse interesse! hehe) seria muito legal!

    Obrigado!

    Abraços!

    Luiz Barros

    ResponderExcluir
  23. Olá, Renato

    Obrigada pela atenção e resposta rápida. Seu blog é um "achado" de grande valor. Já havia pesquisado em diversos lugares até que encontrei sua orientação para várias dúvidas. Boa sorte, sempre.

    MR

    ResponderExcluir
  24. Oi Renato, muito bom o seu blog!!!

    Cara, quanto aestacionar o carro em uma via pública em Orlando, como saberei onde posso parar so ppor placas, existe algum tipo de cor na guia que idetifique um local permitido???

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  25. Lugar para estacionar o carro aqui em Orlando é o que não falta. Somente no centro mesmo você vai encontrar carros estacionados e dificuldade pra achar uma vaga, mas só no centro mesmo. No contador ao lado dos carros você coloca moedas, só não aceitam as moedas de 1 centavo. Cada 25 dá pra 10 minutos, mas só no centro. No resto da cidade tem vaga à vontade e todos os estabelecimentos tem estacionamento próprio e gigantes...não se preocupe!
    Abs

    ResponderExcluir
  26. Olá, tenho a carteira PID, porem fui assaltado ontém e meu embarque é na sexta-feira, falaram que não é possivel tirar a segunda via tão rapido, gostaria de saber se posso alugar um carro apenas com a PID e cópia da carteira do Brasil.

    ResponderExcluir
  27. LUCAS
    A PID só vale com a apresentação da habilitação original, mesmo no Brasil é assim. Não sei dizer se a locadora vai te alugar com a cópia.
    Abs

    ResponderExcluir
  28. Oi Renato, parabéns pelo seu blog e também por sua paciência, de responder com carinho as nossas várias perguntas muitas vezes repetidas!! Minha dúvida é sobre o assento para carro, a partir de quantos anos a criança pode andar apenas com o cinto de segurança do próprio carro?

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    A nova lei diz que a criança tem que ter mais que 8 anos ou mais que 1,40m de altura. Um ou outro ok? Por exemplo, seu filho pode ter 7 anos e um medir 1,50m aí já pode usar o cinto. Ou pode ser que tenha 9 mas ainda mede 1,35 daí tem que usar.
    Parece muito não? Tem que sentar naquela cadeirinha com 8 anos mas o "booster seat" para as crianças maiores são diferentes.
    Veja aqui neste link
    http://acessa.me/bsdj
    Na locadora eles te orientarão qual a melhor opção pra voce. Espero ter respondido
    Abs!

    ResponderExcluir
  30. Obrigada Renato, sua resposta foi realmente esclarecedora, muito obrigada!!! Abs!!

    ResponderExcluir
  31. Ola Renato cheguei faz 2 meses aqui em Miami meu esposo esta trabalhando aqui. Ñ tenho carteira de habilitaçao do Brasil iria tirar pela primeira vez o processo é o mesmo...como encontrar um instrutor aqui.
    Abs

    ResponderExcluir
  32. Renata
    Digite no google "driving schools in Miami" vai aparecer um monte daí você escolhe a melhor perto da sua casa
    Abração!

    ResponderExcluir
  33. Boa noite, Renato!

    Estou indo para Miami/Orlando em outubro e gostaria de saber se o booster seat da infanti que tenho aqui no Brasil pode ser levado para os EUA e ser usado no carro alugado.

    Obrigada!
    Jaína

    ResponderExcluir
  34. Jaína
    Pode sim! É obrigatório o uso, não importa se alugado ou se próprio. As locadoras nem alugam se você não quiser, portanto você pode colocar o seu sim.
    Abs!

    ResponderExcluir
  35. se o motorista nao sabe ingles porem alguem do carro sabe ferra?

    ResponderExcluir
  36. Boa Noite,
    eu vou viajar para Orlando
    e minha carteira é provisória, mas tenho a Pid tb, eu posso alugar carro? eu tenho 26 anos.
    e meu amigo também vai dirigir comigo ele tem 20 anos ele pode ser o motorista adicional?
    ou tem que pagar aqueles u$25 por dia?
    obrigada

    ResponderExcluir
  37. Monique
    Você pode dirigir sem problemas mas para ter seu amigo como adicional voces terao de que desenbolsar uma grana. Primeiro o valor do adicional que é cobrado por dia. O preço depende da locadora. Alem disso vcs terao que fazer um seguro especial porque pessoas com menos de 25 anos sao consideradas motoristas de alto risco e o seguro é bem caro.
    Talvez valha a pena so vc dirigir
    Abs

    ResponderExcluir
  38. fala ai Renato! mt bom o blog hein..
    meu nome é Bruno..
    ano que vem vou para new jersey
    queria saber o que eu tenho que fazer
    para trabalhar dirigindo caminhão lá..
    quais são os passos que tenho que seguir?
    vlw, abraço!

    ResponderExcluir
  39. Oi Renato!!
    Super esclarecedor o seu blog. Entendi tudo,inclusive a questão de que as leis mudam de acordo com os estados.
    A questão é que estou indo à Califórnia.Pretendo ir A Los Angeles,ver suas praias, Sta Monica e Sta Barbara,Hollywood,depois São Francisco e terminar em Nevada para ir à Las Vegas.
    Como vc poderia me ajudar?
    Gostaria de fazer isso de carro e ainda alugar por um fim de semana uma casinha de veraneio numa praia bucólica da região.
    Reservei 20 dias para minha estada.
    Então, como farei para dirigir na califórnia e em Nevada?
    Abraços,
    Ana.

    ResponderExcluir
  40. Ana
    Você pode dirigir sem problemas com a sua carteira mesmo. Turista não encontra nenhuma dificuldade, mesmo dirigindo de um estado para o outro. Vai sossegada.
    Para alugar o carro olhe no www.hotwire.com que tem os preços mais baratos que já ví. Para alugar uma casa procure na internet que está CHEIO de anúncios. Procure no google.com e não google.com.br
    Abs

    ResponderExcluir
  41. Bruno
    Você vem como turista? A trabalho? Precisa deixar mais detalhes. Só a informação que você deixou é muito vaga. Aliás, o próprio post fala tudo o que é preciso para dirigir nos EUA. Você entendeu o post?
    abs

    ResponderExcluir
  42. Renato,

    Ainda estou repleto de duvidas.
    Na verdade eu tenho parentes em New Jersey, que me convidaram para ir trabalhar, entretanto acho meio difícil conseguir o visto pra trabalho, então estava pensando em tentar o de turista e depois ver no que vai dar. O que você sugere?
    E se caso eu consiga o de trabalho, só com o visto e minha carteira de caminhão aqui do Brasil, eu já posso exercer ai?

    Mto obrigado, Bruno.

    ResponderExcluir
  43. Bruno
    Pesquise bem. Para conseguir um visto de trabalho você precisa ter uma carta da empresa americana declarando que deseja te contratar e tem que ser para profissões que não se encontra americanos para desempenhar. Depois ao chegar nos EUA precisa tirar a carteira de motorista de New Jersey. Fazer prova teórica, prática, etc. A carteira brasileira não vale nada. E como turista você jamais pode trabalhar e jamais consegue uma carteira de motorista. Dirigir na neve é coisa séria e muito difícil. Pesquise bastante porque pelo que percebo você sabe pouco sobre o assunto. Nem parece que você leu o post que eu escrevi. Alí eu falo que após 60 dias é prisão para quem não tem a carteira de motorista americana e só consegue quem é estudante ou tem visto de trabalho, jamais turista.
    Pesquise muito, mudar de país envolve muito conhecimento e muito planejamento.
    Abs e boa sorte

    ResponderExcluir
  44. Ola Renato li seu blog em boa hora,eu e meu marido pretendemos ir morar um tempo nos EUA pois tentarei visto de estudante e ele de acompanhente, pelo que eu entendi podemos fazer os testes e prova pratica e tentar tirar a carteira que tera validade pelo mesmo periodo que me for concedido no visto? Obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
  45. Flávia
    Eu vou publicar um post sobre isso mas respondo sua pergunta agora.
    A carteira de hab. tem validade de um ano para estudantes internacionais. Todo ano tem que renovar mas a renovação é só apresentar os documentos da escola e o Dep de Trânsito checa seu status na imigração. Isso se deve porque muitos vem como estudantes, pegam a carteira depois abandonam a escola.
    Eu renovei minha carteira na semana passada e levei 10 minutos no processo todo. A carteira virá pelo correio e ando com um papel "permit" que posso dirigir até a chegada da nova carteira. Prova prática e teórica só se faz uma vez. Só o exame de vista tive que fazer novamente.
    Abs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  46. OlA Renato,estou indo para Orlando,e gostaria de saber se Menores de 21 anos não podem dirigir por lá,poiso pacote que comprei vem com um carro já alugado,mais eu fui em uma agencia de viagens,eles me disseram que apenas maiores de 21,eu tenho 18 e minha namorada 20,outra pergunta é se podemos fazer boas compras em Orlando como em New York,e aonde? e outra eh se em 7 dias podemos visitar todo conjunto de parques da Disney e Sea World

    ResponderExcluir
  47. Olá
    Deixe seu nome pelo menos na próxima vez. Obrigado
    Sobre parques leia meu post "Os melhores parques de Orland"
    Sobre compras leia a página "compras" no topo do blog
    E não, turistas menores de 21 anos não podem dirigir nos EUA e de 21-25 até pode mas o seguro do carro é caríssimo.

    ResponderExcluir
  48. Olá Renato, meu nome é Rony e estou indo para Orlando no próximo mês.
    Verdade que nos EUA não se pode estacionar de costas, igual estacionamos aqui no Brasil?
    E a questão de "dar a preferência" é igual aqui no Brasil? Quando ocorrer esta situação vai ter aquele tradicional "triangulo" de cabeço pra baixo?
    E por último, os "retornos" são parecidos como no Brasil (geralmente se vira à direita, esquerda e esquerda novamente), e quando for perto de um viaduto, é sempre depois do viaduto?
    Acredito que seja muito sinalizadas as ruas, correto?

    ResponderExcluir
  49. É verdade mas tem gente que para. Conselho: Faz o correto mesmo que outros façam errado.
    Tem o triângulo sim. Na ausência dele a preferência é de quem chegou primeiro. Se dois chegam ao mesmo tempo a pref é de quem está à direita do cruzamento.
    Algumas avenidas tem uma faixa central. Você pode mergir para a faixa central e voltar 180º, pode virar à esquerda também. Nos farois, quase 95% tem farol para virar a esquerda.
    Alguns viadutos são antes outros depois. Tem que olhar as placas
    Abs!

    ResponderExcluir
  50. Pretendo ficar 6 meses na Flórida, com visto de turista.Vou para estudar inglês e conhecer o país. Eu pretendo comprar uma moto usada de baixa cilindrada (até 150cc) em Miami (na faixa dos 2.000 dólares). Minha intenção é vender a moto alguns dias antes de retornar ao Brasil. Esse plano é viável?

    ResponderExcluir
  51. Se perguntar com educação eu respondo.
    http://acessa.me/fkqb

    ResponderExcluir
  52. Tudo bem Renato. Mereci a reprimenda. Educação e bons modos são importantes em qualquer situação.
    Agora, voltando ao assunto. Quero comprar uma moto, porque, pelo período que pretendo ficar na Flórida, fica mais barato que alugar (mesmo vendendo depois a moto pela metade do preço!). Tenho carteira de habilitação categoria AD.
    Por favor, responda esta outra questão: nos EUA moto pode trafegar naqueles corredores entre os carros, assim como acontece no Brasil?

    ResponderExcluir
  53. Oi José
    A idéia da moto é interessante. Custa barato e pode-se vender depois pelo mesmo preço que comprou. No entanto, você vai precisar tirar a carteira de habilitação da Flórida. Você só pode dirigir por 60 dias sem ela. Se for pego após os 60 dias vai preso daí fica caro pra sair da cadeia. Por volta de 1000 dólares de fiança.
    Tente comprar a moto de particulares pois é bem mais barata depois consegue-se vender sem perder muito dinheiro. Porém, cuidado com os hispânicos! Eles te levam no bico. Pensando nisso talvez seria melhor comprar de uma loja. Scutters são bem baratas aqui.
    As motos são proibidas de dirigir nos corredores. Tem que conduzir como se fosse um carro mesmo. Não pode ultrapassar quando a faixa é contínua, etc. Aliás, nunca vi um motoqueiro ultrapassando, mesmo porque, aqui todo mundo respeita o limite de velocidade das vias. Ultrapassar exige, no mínimo, ir alem do limite entao eles ficam entre os carros mesmo.
    Todas as regras para automóveis você terá que cumprir. Capacetes não são obrigatórios por lei acredita? Vê-se muita gente sem capacetes. No entanto nunca vi um acidente de moto. Além do fato de existirem poucos motociclistas, eles dirigem devagar assim como os carros.
    Não faça nada fora da lei ok? Aqui o bicho pega.
    Por um lado é ótimo. Em SP aqueles motoqueiros tornaram a vida dos motoristas e pedestres um inferno!
    Espero ter ajudado
    Boa viagem e boa sorte!

    ResponderExcluir
  54. Olá, Renato. Obrigado pelos esclarecimentos.
    Apenas não entendi por que teria que ter habilitação para dirigir da Flórida. Minha carteira de habilitação brasileira me permite dirigir automóveis e motos (categoria AD).
    Outras questões: as taxas para transferência de veículos são caras? Há muita demora ou burocracia nesse procedimento.
    Onde podemos pesquisar se um veículo tem multas pendentes e infrações cometidas?

    ResponderExcluir
  55. Jose
    Primeiramente porque eh a lei. E lei nao se discute, obedece... (kkk)
    No Brasil tambem eh assim. Estrangeiros que nao estao como turistas so podem dirigir com a carteira do pais de origem por um tempo determinado.
    Em segundo lugar nos EUA carteira de motorista eh documento de identificacao. Contem endereco e tudo o amis, entao as autoridades obrigam os cidadaos a manter todos os dados atualizados ou - cadeia
    Se voce vem com visto de estudante nao se enquadra mais como turista mesmo que tenha o visto de turista. Se a policia te pegar depois de 60 dias com carteira que nao eh da Florida vc vai preso. No jornal outro dia apareceu uma brasileira estudante que foi presa.
    Se vc tirar a carteira vc economiza muito dinheiro. Nao vai ter mais que andar com passaporte e sera considerado "Florida Resident". Seguros, taxas, tudo fica 50% do valor do que para estrangeiros.
    O seguro do meu carro era 150 USD ao mes. Quando tirei a habilitacao da florida e enviei a copia para seguradora caiu para 70/mes.
    Florida residentes tem descontos em muitas coisas principalmente os parques de Orlando, teatros, etc. Eh soh mostrar a habilitacao da Florida.
    As taxas totais ficam em torno de 500 dolares para a transferencia. Burocracia nenhuma. Faz tudo sozinho e a placa chega pele correio. Vc mesmo parafusa na moto.
    Multas nao sao vinculadas a veiculos e sim a pessoas (que no Brasil eh RIDICULO!!)
    entao os veiculos nao teem multas e sim a habilitacao da pessoa. Depois de 3 multas sem pagar - mandado de prisao!
    A unica coisa que se pesquisa aqui sobre veiculos eh o historico de batidas. Cada vez que bate eh obrigatorio registrar e fica em um banco de dados. Peca na loja para ver o CARFAX
    Aparece todo o historico do veiculo
    http://www.carfax.com/
    abs

    ResponderExcluir
  56. Olá Renato! Muito legal seu blog, informações utéis para nós turistas, parabéns. Agora em Setembro pretendo fazer algumas cidades da Costa Oeste de carro. Vou chegar em Los Angeles, alugar um carro e levar meu GPS daqui. Você acha que mesmo eu não falando inglês fluente, dá para me virar? Como funciona os pedágios? Se puder me ajudar ficarei muito grata!! Mariana

    ResponderExcluir
  57. Você se vira sem nenhum problema!
    Olha a maioria das estradas aqui não tem pedágio mas, ande com dinheiro no bolso porque se pegar uma que tem, tem que jogar as moedas em um buraco e se nao tiver moedas a cancela nao abre e vc fica alí presa no meio do nada ehehhe
    De resto tudo de boa, vai tranquila
    Abs!

    ResponderExcluir
  58. Oi Renato, parabéns belo ótimo Blog!

    Pode me tirar umas dúvidas?

    Sábado estou indo para Vancouver (Canadá), mas pretendo ir para Seattle fazer compras e assitir os Seahawks, acha que terei algum problema para alugar ou na alfândega entre Canadá e EUA?

    Gostaria de alugar um Muscle Car, coisa de sonho mesmo... acha possível?


    MUITO Obrigado!

    ResponderExcluir
  59. Eduardo
    Se for menor de 21 não
    De 21 -25 pode mas o seguro é caro
    Mais de 25 sem problemas! Com carteira brasileira mesmo!
    Abs

    ResponderExcluir
  60. Obrigado pela rápida resposta!

    Quanto ao lance de alugar o carro no Canadá e ir até Seattle, algum problema? Alguma recomendação? Terei problemas pra cruzar a fronteira?


    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  61. OLá Renato, tudo bem. Primeira mente obrigado, sanei algumas dúvidas pelo seu blog. Estarei indo para Florida em outubro, Disney/orlando, só que voi via Miami, alugarei um carro no aeroporto e partiremos de carro para Orlando. Já pesquisei sobre seguros e taxas, fiz uma reserva na Alamo mas estou procurando ver se acho um preço melhor. Reservei uma Minivan Dodge 7 lugares por indicação em função de levar malas de comprar e a do meu uso, estarei em familia 4 pessoas. você sabe se é necessário mesmo uma minivan vamos supor se en for estar com cerca de 5 ou 6 malas mais 4 pessoas de um sedan ou um Suv caberia acomodando todos e as mslas dentro da lei Amaricana? A suv seria uma Ford Sacape ou um sedan Chevrolet Imnpala. você saberia me indicar também uma locadora que eu conseguise um preço melhor que a Alamo ou isto seria difícil?

    ResponderExcluir
  62. OI
    Olha depende muito das compras viu. Uma vez alugamos uma minivan e nao deu conta das malas depois das compras. Sedan acho pequeno.Depois voce compra coisas e as malas aumentam. Depende também do tamanho das malas. Fui buscar meus amigos no aeroporto com meu sedan e porta malas gigante e nao coube as 3 malas que eles trouxeram. Eles estavam com 9 malas para voltar que coube apertadíssimo na Hilux do meu amigo.
    No mínimo a SUV
    Dá uma olhada na www.budget.com e na www.paylesscar.com já vi preços ótimos por lá
    Abs!

    ResponderExcluir
  63. Caro Renato, seu blog é muito interessante mesmo! E você é uma pessoa sensacional. Responde com paciência às perguntas e tem um excelente humor. Vi seus desenhos, seus trabalhos e o esforço para chegar onde chegou: um exemplo digno de nota para os brasileiros. Nosso país sofre de 'Coitadice' e nosso povo está se tornando cada vez mais prático na 'arte' da inveja. Ao contarmos nossos planos aos vizinhos surge uma fila de pessoas aptas a discursar sobre seu próximo tombo, sua próxima falência, seu próximo azar. Portanto, não leve em conta os comentários sobre sua (suposta) traição ao Brasil. Infelizmente, nosso país, falido moral e psicologicamente, é que nos trai dia a dia, fazendo o que não queremos, esbulhando-nos com impostos sem retorno e tirando nosso sossego com leis que só dão valor aos que menos têm. Você fez o que era certo. Se eu puder, farei o mesmo, apesar dos meus 52 verões, 5 enfartes, 2 filhos, uma nora chegando e esposa. Gosto do lugar, da nossa língua que é fantástica, do clima, enfim, coisas materiais, mas nosso povo está longe de construir um país melhor para si mesmo. Parece estar satisfeito com o muito que lhe roubam e aprecia o engano dizendo que não engana ninguém. O 'mundo melhor' que tanto queriam está sendo construído, mas em outro lugar que não aqui. O povo americano é cordato, honesto sabe o país que construiu a duras penas por isso dá imenso valor a tudo que tem. Desejo-lhe toda sorte de bençãos e que sua vida seja plena de sucesso interior, que o exterior vem a reboque. Se eu resolver o que preciso e decidir mudar mesmo, vou procurá-lo para conversarmos melhor. Conheço os EUA, Orlando inclusive, e sei que é um país fantástico e, ao contrário do que os brasileiros, desconhecedores de tudo e enganados como ninguém, pensam é um país acolhedor a todos quantos pretendem levar uma vida digna. Aí a palavra de um homem tem valor e se você tem algum mérito, é reconhecido sem demora. Abraços sinceros e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  64. Nossa Euclides
    Obrigado pelo comentário. Sabe, outro dia eu fiquei pensando. Se o Brasil declarou independência de Portugal e todos aplaudem, porque é que eu não posso declarar independência do Brasil que alguns brasileiros se sentem ofendidos? Eu amo o país em que nasci e as minhas memórias sempre serão do Brasil. No entanto o mundo é tão grande não é mesmo? Porque temos que nascer e morrer no mesmo lugar?
    Muito obrigado pelo seu "muito bem escrito" comentário.
    Você disse uma coisa que me chamou a atenção. "Aí a palavra de um homem tem valor". Vê-se isso em pequenas coisas como a placa do carro que vem pelo correio e você mesmo parafusa no veículo. E ninguém faz maracutaia...

    Vou ler alguns artigos do seu blog também, quem sabe eu fico mais inteligente e aprendo a escrever um pouco melhor kkk
    Um abraço meu amigo
    R

    ResponderExcluir
  65. OLá Renato. Mais uma vez peço sua ajuda se puder. Estou ainda na saga de reservar um automóvel para se locomover de MIami - Orlando, Orlando Maiami em mina estada de visita na realidade em Orlando. Estou tentado baixar o preço de aluguel na Agencia Alamo. Pesquisando na Internet, descobri que tem codigos de tarifas que incluem Taxas, Impostos, CDW, EP, motorista adicional, basta entrar no site da Alamo e no campo Taxas e tarifas colocar o plano MF1, só não vem GPS neste plano. Bem o custo de uma Grand Caravan de 7 lugares fica por $612,00 pelo periodo que vou ficar de 04/10/2011 a 13/10/2011. Lendo pela internet achei algo diferenciado, em vez de colocar o codigo MF1 no site da alamo, voi no campo ID- ID Corp e coloco o codigo R1, bem tudo que eu havia cotato e mais ainda tanque cheio pelo preço de $490,00,, vi depoimentos que pessoas que já fizeram sem problema algum porque simplesmente local o carro e devolvem. Bem mas o receio inclusive deles é que pro exemplo aconteça algum problema e a Alamo não queira ressarcir os seguros inclusos porque este código R1 por exemplo é de uma empresa/associação que quem locou não faz parte, é este o receio, minha solicitação a voc}e é somente ver se consegue descobrir o que é este código R1. Exemplo se o codigo R1 for somente um desconto que poucas pessoas conhecem melhor, todos podem usar. Bem nem sei se é possível que descubra isto.
    Abraços e muito obrigado

    ResponderExcluir
  66. Será que da próxima vez você pode deixar o nome. Falar com alguém sem rosto já é ruim, sem nome então...

    Liguei na Alamo e eles não quiseram me dizer o que o R1 significa em detalhes. Só me disseram que é um código de descontos especiais para empresas cadastradas.
    Sinceramente, mesmo que alguém tenha se dado bem nessa eu não faria sabe? Depois se acontece alguma coisa eles provam direitinho que você agiu de má fé e você pode se dar bem mal, inclusive acabar com uma dívida em dólar difícil de pagar.
    Sabe, me desculpe, eu não te conheço e talvez o que eu diga seja, de longe, o seu caso. Aqui nos EUA muitas coias são assim como você falou. Um website dá descontos especiais para membros de uma cominidade e é só colocar um código que ninguém checa se é verdade. Ou como eu disse, a placa que vem pelo correio e vc parafusa no veículo. E porque ninguém tira vantagem dessas coisas?? Bom, eis a grande diferença entre Brasil e EUA. A palavra da pessoa vale aqui e algumas vezes, como você disse, eles nem checam pra ver se é verdade ou não porque, na grande maioria das vezes é.
    No entanto, se algo acontece eles só desconfiam, eles têm os meios para identificar se o seu fio de cabelo estava mentindo e a coisa pega. Believe me, você não vai querer ser pego fazendo algo errado por aqui porque não tem jeitinho brasileiro que remedie. O barato pode acabar saindo muito caro.
    Eu sei que desconto sempre é bom mas eu tomo cuidado para esquecer a lei do levar vantagem que impera no Brasil.
    Desculpe, estou sendo sincero, como sou com todos os leitores
    Abs

    ResponderExcluir
  67. Ok Renato, era isto mesmo que eu queria houvir. Com certeza as coisas não são iguais, e temos que tomar cuidado com o jeitinho. Obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
  68. Que bom que você entendeu
    Deixa eu te contar uma história. Uma pessoa que eu conheço fez algo assim para conseguir descontos em um seguro saúde para a família. Acabou que a pessoa sofreu um acindente aqui e quando a seguradora pesquisou, descobriu a maracutaia. Essa família acabou com uma dívida de 100 mil dólares com hospital e advogados americanos estão fazendo de tudo para que paguem até o último tostão. Fora que não podem mais voltar aos EUA porque a fraude foi constatada e o pai está com mandado de prisão.
    Que situação não é?
    Abs

    ResponderExcluir
  69. Olá Renato!

    Parabéns pelo seu blog é muito interessante mesmo, aprendi muitas coisas com ele. Realmente é fantástico, que pena não o vi antes de me mudar para os EUA, não teria tirado a PID como me recomendaram várias pessoas. Só que agora eu preciso encontrar as leis específicas do estado do Colorado para tirar uma habilitação. Me disseram que aqui em Boulder, CO não se pode dirigir um carro por muito tempo com a PID, mas não souberam me informar quanto tempo. Onde será que posso encontrar esta informação? Além disso, você sabe qual o procedimento para comprar um carro nos EUA?

    Alguns comentários com relação ao que você falou de não querer levar vantagem em tudo, isso é muito verdade as pessoas aqui respeitam muito a palavra e realmente são honestas, pelo menos foi o que percebi até o momento, cheguei faz duas semanas. Só como exemplo: foi almoçar outro dia e alguém deixou dinheiro em cima da mesa e acho que esqueceu se e foi embora, fiquei no lugar acho que por uma hora e todos passavam viam o dinheiro e não pegavam, inclusive o garçom do local não mexeu, limpou a mesa e ali deixou, acho que esperando que a pessoa voltasse buscar. Se isso acontecesse no Brasil, quando retornássemos encontraríamos o dinheiro com juros, rsrsrsrsrs

    Um forte abraço e mais uma vez parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  70. Fábio
    Encontre na internet o escritório do Dep de trânsito da sua cidade. Lá eles te informam tudo direitinho. Acho que você pode dirigir com a PID por 60 dias. Lá no escritório você pega o livro, marca os exames e já vai estudando bastante. Leia meus posts sobre a carteira de habilitação.
    Comprar um carro é facil à vista. Páre em uma loja e pergunte. Cuidado que você pode sair 2 horas depois já com o carro hein? Isso porque não tem quase burocracia. Depois tem que registrar o carro, mas eles te orientam tudo na loja.
    Deixe para comprar o carro depois que tiver a habilitação. Tudo fica BEM mais fácil. Inclusive o seguro (que é obrigatório) fica 50% do valor.
    Você vai precisar levar um carro para o exame prático. Tente emprestar de alguém. Senao vai ter que comprar o carro (fazer seguro caro) porque sem seguro o examinador nem entra no seu carro
    Boa sorte!
    Abs

    ResponderExcluir
  71. Parabéns pelo blog, o conteúdo é de fácil compreensão e super útil. Estou atualmente morando em Tallahassee para cursar um MA. :)
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  72. Ana Paula , Rio de Janeiro11 de agosto de 2011 às 06:31

    Olá Renato, meu marido está na California estudando com bolsa do governo americano e pretendo me encontrar com ele lá e ficar cinco meses. Terei tb o mesmo visto dele de estudante. Não tenho carteira de motorista no Brasil, posso tirar a minha lá? E ela valerá depois aqui?
    Aguardo sua resposta, grata.
    Ana.

    ResponderExcluir
  73. Ana Paula
    Depende do que você quer fazer no futuro. Se deseja ficar no Brasil, tire a carteira de motorista do Brasil. A carteira americana para estudantes só vale por um ano e só pode ser usada no Brasil por turistas americanos o que não será o seu caso.
    Se quiser tirar aqui, vai ter que passar por todo o processo de aulas de direção e exames(demora uns 3 meses até receber).
    Para ficar 5 meses você não precisa de visto de estudante. O de turista mesmo serviria. Aí você poderia usar a carteira brasileira. Tirar a carteira aqui só pra ficar 5 meses nao acho que vale a pena. Se pretende ficar no Brasil, tire a carteira do Brasil
    Abs

    ResponderExcluir
  74. Prezado Renato. Muito bom o blog. Agradeço todas as informações. Gostaria de tirar um dúvida. Existe algum site de confiança (Ex. Consulado ou do Estado da Flórida, etc...) que eu possa obter informações sobre a liberação da habilitação nacional (brasileira) para turistas na florida? Estou planejando viajar de Miami até Orlando de carro. Gostaria de obter um print destes detalhes caso algum policial me pare.Obrigado
    Francisco

    ResponderExcluir
  75. Renato

    Estou escrevendo para elogiar seu blog que é muito legal e está me ajudando muito pois pretendo ir pra Orlando em janeiro e suas dicas são muiiiiiiiiiiito boas!!!!!
    Obrigada e Parabéns!!!!!!!!!!

    Ana Luiza

    ResponderExcluir
  76. Francisco
    Desculpe pela demora. Seu comentário não tinha sido publicado e eu nem sei o motivo. Bom vamos lá.
    A única coisa que me recordo que existe a este respeito é no consulado do Brasil onde fala que a carteira de habilitação brasileira basta. No entantos eles dizem que a PID (tradução para o inglês) é sempre bom. Não diz "obrigatória". Já conversei com um policial aqui e ele me disse só precisa da tradução se for uma língua muito diferente como Japonês ou chines.
    Mesmo na página do Dep de Trânsito daqui da Flórida não fala nada sobre isso.
    Se a locadora aluga o carro com carteira brasileira pode ter certeza que pode então. Porque aqui todo mundo MORRE de medo de fazer coisa errada. E uma seguradora jamais pagaria qualquer sinistro se a locadora tivesse feito algo errado
    Abs!

    ResponderExcluir
  77. Oi Renato,

    Estou chegando em Mia dia 11/09(juro q esqueci o q significa esta data aí). Será nossa 1ª viagem aos EUA. Vamos de carro para Orlando. Vc poderia me dizer se é mt complicado pegar o carro na locadora e conseguir chegar a Orlando sem mt transtorno??? Arranho no inglês e espanhol.
    Abç,

    Shirley

    ResponderExcluir
  78. Shirley
    Fica tranquila. A estrada é bem sinalizada. O povo anda um pouco depressa pro meu gosto mas é tranquilo. 11/9 só tem comemorações em NY e passa na TV.
    Quanto ao ingles sem problemas. Tá difícil encontrar americanos nos Parques ou mesmo nas Lojas
    Abs!

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde Renato, tudo bem?
    Estava procurando algumas dicas na internet de viajens para os EUA e acabei encontrando seu blog. Gostei muito mesmo, parabens!

    Entao,meu nome é Gustavo e sou estudante.
    Estou indo para os EUA em Novembro fazer um em business em New York, e voltarei para o Brasil no final de Dezembro. Após a conclusao do curso quero ficar 7 dias em Orlando e 7 dias em Miami.
    Estou com muitas duvidas ainda a respeito da viagem, mas a principal é a respeito de ''poder'' dirigir nos EUA.
    Tenho 20 anos e gostaria de alugar um carro tanto em NY quanto na Florida.
    Como que funciona? Voce tem ideia do preço do aluguel de um carro economico?
    Tambem vai minha namorada, ela tem 23 anos. Caso eu nao possa alugar o carro e ela possa, poderei dirigir o carro? Porque ela certamente nao ira dirigir pois ja morre de medo de dirigir aqui no Brasil mesmo.

    Obrigado!

    Abraços,
    Gustavo.

    ResponderExcluir
  80. Gustavo
    Todas as suas perguntas estão respondidas aqui mesmo no post, nos outros comentários e na página Perguntas Frequentes do blog. Só uma dica:
    Ninguém aluga carro em NY. Vai perder horas no trânsito e estacionamento lá é um absurdo.
    De 21-25 pode alugar mas o seguro do carro é o dobro. Se alugar no nome da namorada vai ter que pagar por motorista extra que é por volta de 20 dolares/dia.
    Para saber o preço visite os websites das locadoras
    Abs!

    ResponderExcluir
  81. Olá Renato, primeiramente PARABÉNS pelo Blog. Excelente. Tenho as seguintes dúvidas:
    1) Tirei a carteira a menos de 01 ano (maio/2011), tenho 32 anos, posso alugar carro em Orlando, Flórida ?
    2) Não tenho muita experiência em dirigir, portanto quero ser o mais conservador possível. Tenho percorrido as ruas de Orlando pelo GoogleMaps e vi que não é muito díficil. Minha dúvida é quanto aos cruzamentos. Tem alguma dica conservadora para passar pelos cruzamentos com faróis e sem faróis porque ficarei com receio de usar a regra do virar a direita no sinal vermelho. Quando tiver dúvida vou esperar alguém me dar uma buzinada. O que vc acha?

    ResponderExcluir
  82. OI Wagner
    Maior de 21 pode, como dito no texto.'
    As dicas escrevi todas no texto. O melhor que eu acho é observar o que os outros motoristas fazem. Em poucas horas já se aprende tudo. No farol vermelho, veja que à sua frente as pessoas virarão à direita, com cuidado, sempre parando para olhar para a esquerda.
    A placa de não virar é visível. Quando não tiver, só virar. Não se preocupe.
    Abs!

    ResponderExcluir
  83. Oi Renato,

    estou indo pela primeira vez e sozinho para Orlando em dezembro. Você acha que locar um carro é essencial?/ Bom, vou p Disney, Sea World e Universal e devo fazer algumas compras em oulets (poucas), pretendo ficar na Int. Drive. Você acha que é loucura fazer os parques de ônibus e só usar táxi para a volta dos outlets?

    Obrigado desde já,

    João Paulo Oliveira
    P.S: seu blog tem me ajuda muito na organização dessa viagem. Abraços

    ResponderExcluir
  84. João Paulo
    Alugar um carro só pra uma pessoa usar sai mais caro que andar de taxi 2x ao dia. Tem também que pagar estacionamento nos parques. :(
    # 15.00
    Mas é confortável e vale pela experiência!
    Abs!!

    ResponderExcluir
  85. Oi Renato, tudo bem?!
    Comprei uma casa em Orlando e meu visto e de turista e negócios. Há possibilidade de tirar a carteira de habitação da Florida? Como faço?
    Obrigada
    Adriana

    ResponderExcluir
  86. Adriana
    Você só vai ficar pelo tempo que seu visto de turista/negócios permitir certo? Então não há necessidade de tirar a habilitação da Flórida (segundo a visão das autoridades) visto que você não é residente e nem estudante. Não estou 100% certo mas quando eu fui tirar a carteira tinha que ter ou o SSN (número de seguro social - residentes tem), visto de trabalho ou de estudante. Não existia a possibilidade de "turista/negócios". Leia meus posts sobre carteira de habilitação da Flórida. Tem que ir até o órgão e perguntar, visto que você tem uma residência aqui, Mesmo assim, teria que renovar todo ano.
    Abs

    ResponderExcluir
  87. Aqui você encontra 3 endereços
    Abs
    http://www.flhsmv.gov/offices/osceola.html

    ResponderExcluir
  88. Ola Renato meu nome e Sílvio, achei seu blog muito bom, fiquei com duvida sobre dirigir na Florida com a permissão internacional para dirigir(PID) em que no blog entendi que não serve basicamente para nada, contudo dei uma olhada no site do departamento de transito da Florida e la consta que pode sim dirigir com a PID, sera que você saberia me responder se pode ou não dirigir com a PID, se puder de uma olhada no site www.flhsmv.gov/ddl/idp.html esse site e do Department of Highway Safety and Motor Vehicles, outra coisa posso dirigir carro somente alugado ou posso dirigir um carro de um amigo? desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  89. Silvio
    A questão não é poder dirigir com a PID. A questão é que os interessados fazem parecer que é algo necessário e cobram bem caro por esse serviço. Como eu expliquei no texto, pode-se dirigir somente com a habilitação brasileira sem nenhum problema.
    Você tem que perguntar para seu amigo se o seguro dele permite que você dirija o carro. O problema é que se algo de ruim acontecer e vc não tiver seguro, ou se a seguradora não cobrir terceiros dirigindo (especialmente estrangeiro) seu amigo terá que desembolsar todas as despesas médicas, consertos, etc inclusive processo por parte da vítima (que aqui é bem comum). Eu não arriscaria
    Abs

    ResponderExcluir
  90. Olá Renato meu nome e Angélica, tenho um amigo que foi preso ai, flórida, boca raton, acho que é isso se envolveu em acidente de trânsito parece que estava bêbado, acho que está preso , como isso funciona ai?Como faço pra falar com ele..Gostaria de informações. Grata Angélica

    ResponderExcluir
  91. Angélica
    Funciona assim:
    Dirigiu bêbado vai para a cadeia por pouco tempo
    Causou acidente sem ninguém se machucar, vai pra cadeia por alguns anos(se tiver seguro ou dinheiro para pagar "todos" os gastos).
    Alguém se machucou, morreu ou teve sequélas vai preso por muito tempo(pode pegar até 20 anos).
    Não sei qual é o caso do seu amigo mas muitos brasileiros acham que podem fazer aqui o que fazem no Brasil e que dá-se um jeito. Aqui não tem jeito nem dinheiro que tire de lá. Principalmente se for imigrante. Se for ilegal, pior ainda.
    Ele deve ter direito a alguns telefonemas por mes. Para falar com ele só vindo aqui e marcando hora para visita ou se "ele" telefonar para você.
    Sabe Angélica, muitos brasileiros fazem horrores por aqui. Muitos estão presos já por muitos anos...Após cumprir-se a pena, o indivíduo é deportado, sai da prisão com escolta para o aeroporto e nunca mais poderá entrar novamente nos EUA...
    Precisa pensar bem antes de pegar um carro por aqui...
    Abs

    ResponderExcluir
  92. Ola Renato

    gostaria de saber como é a lei de cadeirinhas de crianças para carro.

    Estarei indo conhecer orlando em janeiro 2012,minha filha tem 8 anos aqui no Brasil, é necessário um cadeira para elevar a criança.

    Para a idade dela o que é necessário ai.
    as locadoras já metem a mão no dinheiro alugando uma cadeira que nem sei se é necessário.

    pode me ajudar a entender

    abraços

    Roberto
    rhnascimento@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  93. Roberto
    As informações são confusas. Cada estado tem uma lei diferente.
    Nesse site mostra a Lei na Flórida. Até 12 anos precisa

    http://www.flhsmv.gov/safetytips/CPS.htm

    O que eu acho mais importante não é a lei mas a segurança da criança. Se ela for pequena demais para usar o cinto de segurança a cadeira é uma boa opção...
    Abs

    ResponderExcluir
  94. Hahahaha... eu deveria ter visto seu post antes..... eu tomei cada buzinada aqui na California porque ficava parado e não virava pra direita no sinal vermelho.... seu blog é demais! Parabéns e abraço!

    ResponderExcluir
  95. Olá boa noite,
    Chamo Gustavo, 18, depois da faculdade pretendo morar uns 2 ou 3 anos nos EUA, um amigo me disse que para estrangeiros a idade mínima é de 21 ou 23 anos. É verdade isso? ou eu sendo maior de idade aqui no Brasil eu posso tirar minha carteira ai?

    ResponderExcluir
  96. Sua pergunta já foi respondida nos comentários
    ABs

    ResponderExcluir
  97. Ola Renato, boa noite.
    Estou indo para Orlando agora em Dezembro/11, eu estava pensando em alugar um carro, mas pelo que li acima, ja estou desistindo. Sou um bom motorista aqui no Brasil, tomo os devidos cuidados, ja tenho mais de 20 anos de carteira, mas sempre um belo dia aparece uma multa que voce toma por uma bobeira qualquer. Entao, pelo que li, acho melhor nao alugar carro para pelo menos ficar com a consciencia tranquila. Assim pergunto, da para se virar em Orlando sem carro, tipo, tem algum transporte alternativo como vans? Fiquei sabendo que onibus sao demorados e taxis muito caros. Um abraço.
    Nelson

    ResponderExcluir
  98. Nelson
    Fique tranquilo, é muito melhor dirigir aqui do que em qualquer capital do Brasil. Só precisa tomar cuidado e sempre parar nos sinais de stop. Lembre-se que no Brasil as pessoas param para os carros, aqui os carros param para as pessoas. De resto, é até mais fácil e organizado.
    Todo hotel tem transporte para os parques. Se não tiver, com certeza conhecem quem faça o transporte. Eu mesmo também faço mas meu carro é pequeno.
    Abs
    Abs

    ResponderExcluir
  99. Ola Renato,
    Voce só conhece informacoes da Florida?
    Vou para Nova York e gostaria de ir e voltar de carro para Washington, voce sabe se os estados que vou cortar de carro, minha habilitacao brasileira serve ou terei que tirar aquela carteira internacional?
    Obrigado,
    Ricardo

    ResponderExcluir
  100. Ricardo
    Sua habilitação brasileira é o suficiente. A PID é só uma tradução e os americanos não fazem caso porque o português é facil de entender as informações principais
    Abs

    ResponderExcluir
  101. Olá,
    Tem como eu tirar a carteira internacional no próprio USA pagando só os USD:15,00 e não o preço aqui do Brasil?

    Parabéns pelo blog, realmente muito útil.

    ResponderExcluir
  102. Acredito que não
    Mas mesmo que pudesse, quem faria depois de ler o post e saber que não precisa?

    ResponderExcluir
  103. Oi,

    eu estava fazendo intercambio em NY, e agora apos terminar o intercambio, vim passar uma semana na florida antes de voltar para o BR, voce sabe dizer se nesse caso a carteira brasileira serveria para dirigir aki com carro alugado.

    Obrigado

    Rafael

    ResponderExcluir
  104. Rafael, você leu o post?
    Deixei bem claro alí que pode sim dirigir com carteira do Brasil
    Abs

    ResponderExcluir
  105. oi,

    eu vi, mas durante 3 meses, estou a 4 meses, como estudante mas nao no estado da florida, acabou o intercambio, e estou na florida como turista antes de retornar ao Brasil (mas com o visto de estudante q permite ficar 30 dias apos o fim do intercambio).

    Obrigado.

    Rafael

    ResponderExcluir
  106. Agora você explicou Rafael. Boa pergunta...
    Agora você está fazendo turismo certo?
    Pode então dirigir sim, especialmente se tem previsão de volta para o Brasil e está em um hotel. Se um guarda parar (meio difícil se dirigir direitinho) mostra a carteira brasileira e fala que está fazendo turismo. Se pedirem o passaporte mostra e fala que o programa de estudo acabou e que você está fazendo turismo e que volta ao Brasil tal dia...
    Não dá problema não
    Abs!

    ResponderExcluir
  107. Oi Renato, olha eu aqui novamente!!! Meu nome é Ana e eu já consultei você sobre algumas dúvidas, mas tenho mais uma. Sobre carros para alugar. Descobri uma empresa chamada Happy Tour, que informa que é brasileira e faz intermedio entre as empresas de locação e consegue descontos. Realmente um dos melhores preços que consultei. E informa que tem tudo incluso, até 2° condutor. Você conhece essa empresa?? Indica alguma para locação? Obrigada.

    ResponderExcluir
  108. Não conheço mas parece ser boa.
    Tem umas no próprio aeroporto mas é melhor vir com algo já arrumado mesmo né?
    Boa sorte e depois conta como foi
    ABs

    ResponderExcluir
  109. Oi Renato,

    Encontrei seu blog navegando na internet, procurando por informações. Entendo que posso estar sendo um pouco intrometido mas gostaria de tirar um dúvida quanto a dirigir nos Estado Unidos. Para começo de conversa vou estudar um ano em uma universidade americana, tenho CNH aqui no Brasil e gostaria de saber se no meu caso, de ficar um ano por lá, só a CNH ou PID basta pra talvez alugar um carro e "passear" em algum feriado, ou preciso tirar um habilitação temporária no estado americano.

    Não pretendo adquirir um veículo, apenas a possibilidade de um aluguel talvez, não estava pensando em investir na habilitação lá.


    Já consultei outros sites e o site do governo responsável nos Estados Unidos mas fiquei na dúvida porque não serei turista mas também serei um residente fixo, queria saber em que caso me aplico. Só pra constar estou indo para a Tennessee Tech University.


    Muito obrigado

    Guilherme Henrique

    ResponderExcluir
  110. Guilherme
    Sua msg foi para a caixa de lixo e por um acaso encontrei. A melhor maneira de falar comigo é comentando no blog, assim outros que têm a mesma dúvida que vc se beneficiam.
    Você leu o post? Suas dúvidas estão escritas alí.
    Vc pode dirigir 60 dias coma a habilitação brasileira. Mesmo se tiver visto de turista, o de estudante anula o de turista e vc não é considerado turista mais. É considerado residente fixo e pra vc todas as leis para os outros americanos se aplicam. 60 dias só, depois é crime dirigir com carteira que não é do estado. Se for pego a fiança é de 700 dólares, vc deixa de ser primário e fica na cadeia até pagar a fiança, depois tem que comparecer perante o juiz em data marcada para ver a “pena”. Pode até perder o visto.
    Sai mais barato tirar a carteira – menos que 100 dólares
    Abs
    Renato

    ResponderExcluir
  111. Oi Renato,

    Feliz 2012! Tenho dúvida qto o retorno pela faixa central, parece tão perigoso...tem farol ou preferência? Por favor, esclareça minha dúvida, como fazer isso sem causar um acidente. Obrigada, Marina

    ResponderExcluir
  112. É perigoso mesmo. Se fosse no Brasil teria morte a cada 2 hs. Mas aqui dirige-se com cuidado, a moiria. Quem discorda, vai dirigir em SP depois dirija aqui e me diga.
    Vc entra na faixa central nos pontos onde a faixa amarela central não é contínua. Para o carro e fica alí esperando a oportunidade para virar à esquerda.
    Observando os outros carros vc pega em um instante
    Abs

    ResponderExcluir
  113. Olá,
    Estarei viajando com minha família em março e pretendo alugar um carro, mas preciso de GPS. Você sabe se é melhor usar o GPS que as locadoras adicionam no pacote (e sai caro!)ou comprar um mais barato para a viagem. Os carros americanos não vem com GPS embutido? Desde já agradeço por todas as informaçoes obtidas neste site. Abraço, Otavio

    ResponderExcluir
  114. Otávio
    Depende do carro. Mas as locadoras tem geralmente nos carros de base, o GPS opcional porque daí podem dar liberdade ao cliente de comprar o pacote ou não. Você pode inclusive pedir um GPS em português que é bem comum. Comprar um também é uma boa idéia, ainda mais se der depois pra você usar no Brasil.
    Abs

    ResponderExcluir
  115. Olá Renato,
    Meu nome é José Carlos.Só para complementar sua informação, locadoras como a Álamo estão recusando alugar carros para menores de 25 anos, mesmo que paguem o seguro adicional. Além disso, para alugar a VAN para 15 passageiros (Chevrolet Express ou similar) eles exigem carteira profissional de motorista (Tipo D no Brasil) Abraços e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  116. Otimo post!! Ola Renato, meu nome e Eduardq, vou com meu namorado passar 6 meses estudando na florida. E ainda estou com umas duvidas. A licenca paa dirigir internacional so vale por 60 dias, ne? Sendo assim, nao rwsolve no meu caso? vou mesmo precisar tirar a licenca para dirigir da florida? E muito complicado e demorado p tirar? Voce aconselha nos dois a tirarmos a licenca? muito obrigada pleas dicas!

    ResponderExcluir
  117. José Carlos
    Obrigado pela informação!

    Eduarda
    Eu expliquei tudo bo post.
    Nao precisa de carteira internacional e depois de 60 dias, sim tem que tirar a da Flórida
    Leia o post que eu escrevi
    "Carteira de habilitação da Flórida" Lá explica o processo
    E aqui vc lê o que precisa para tirar
    Abs

    ResponderExcluir
  118. Oi Renato, otimo blog. Tenho algumas duvidas.É proibido levar mala no banco de passageiros ( só no portamala)? No aeroporto de orlando eu consigo comprar um gps? o aluguel na locadora fica mais caro que um gps no brasil.

    ResponderExcluir
  119. Joao
    Nunca ouvi falar que é proibido levar malas no banco de trás. Já teriam me dito isso. Talvez você encontre um GPS no aeroporto. Tente no aeroporto no Brasil, no free shopping. Depois tente aqui...não sei. Mesmo assim, vc pode pegar um mapa só pela primeira vez e comprar um GPS em qq shopping ou lojas de eletrônicos.
    Abs

    ResponderExcluir
  120. Oi Renato quero te parabenizar pelo seu Blog.Atualmente estou residindo na Georgia,e estou me preparando para tirar minha carteira de motorista,agradeco pelas dicas,Obrigado.

    ResponderExcluir
  121. oi renato tudo joinha...sou o rodrigo do rio de janeiro e sou um americano no país errado(brasil)rs fui a primeira vez pra orlando com excursão e foi um saco pq tinha hora pra tudo e quando vc tava num local legal já era hora de ir embora....bom resolvi ir "alone" minha dúvida é que aqui no brasil eu praticamente eu não dirijo e tenho pouca pratica e sei que os carros dos eua são todos automaticos(fácil de dirigir) meu medo é bater em alguém.pra variar encontrei uma promoção no site hotwire.com maravilhosa com hotel e carro....te pergunto vc acha melhor eu fazer mais alguns treinos na auto-escola ou posso ir confiante que nada acontecera...meu medo não são os americanos e sim os imigrantes rs....e indico as siglas dos seguros e pra que serve vale a pena conferir...

    CDW (collision damage waiver)
    ldw (loss damage waiver)
    Pagando por esse benefício, quem está alugando o carro está isento de cobranças caso o carro seja danificado ou roubado. Este seguro só cobre o carro alugado. Na verdade não é bem um seguro, mas um contrato no qual a locadora isenta financeiramente dos danos quem está alugando o carro.
    SLI (Supplemental Liability Insurance)
    EP (Extended Pretection)
    ou LP (Liability Protection)
    Cobre danos em veículo ou propriedade de terceiros e também danos pessoais.

    indico só aceitar o ldw e o sli...isso quem disse foi o guia que me levou a ultima vez.

    renato me ajuda dirigir ou não dirigir thats the question!...ahh eu conheço bem orlando e acho que não ficaria perdido fazendo uso do i-trolley(problema é a demora e o horario que acaba)
    vlw renato...quem sabe a gente nao se esbarra por ae....so não pode ser em batida...fui fom fom>...desculpas por anonimo...

    ResponderExcluir
  122. Olá Renado, meu nome é Marcelo e estive em Orlando no final de 2011. Antes de viajar eu havia lido algumas coisas no seu blog.
    Tenho uma curiosidade que trouxe para o Brasil, ai os carros não precisam de documento?, não há um documento de porte obrigatório como o licenciamento (CRLV)?
    No carro alugado que usei, o único caisa que tinha era o contrato.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  123. Marcelo
    Os carros de polícia aqui tem computador no ligar do passageiro. O guarda checa a placa e a documentação em instantes, por isso não precisa do documento. Mas eu ando com ele.
    O que vale mesmo aqui é a carteira de motorista que é o documento de identificação oficial - não existe o RG. Só o SSN que é aconselhado deixar em casa
    Abs!

    ResponderExcluir
  124. Olá! Vou para Orlando em outubro e já estou procurando me informar sobre como dirigir lá. Já estive lá, mas esta é a primeira vez como motorista. Vamos em 5 pessoas. Estou um pouco preocupada. O que fazer em uma batida? Ligo para a locadora? Meu ingles é péssimo. É muito caro depender de taxi? Grata. Ana.

    ResponderExcluir
  125. Sim, liga pra locadora e eles resolvem tudo. Se não souber falar, o motorista do outro carro pode te ajudar. As pessoas são muito amáveis aqui. Não se preocupe, é dificil ocorrer batidas aqui, principalmente pra quem respeita o limite de velocidade
    Abs!!

    ResponderExcluir
  126. Oi Renato, vou ter que locar um carro pra 8 passageiros( sendo 4 criança ate 8 anos), fico com poucas opçoes (toyota sienna, chevrolet suburban ou van pra 12 pax) nao tenho costume de dirigir carros grandes , porem quanto maior melhor para levar as malas. qual seu conselho? é facil e barato um transfer para as malas( aeroporto/hotel)? é facil dirigir ( e estacionar)uma van em orlando ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João
      O transfer não deve ser tão caro mas 8 pessoas terão que alugar dois carros pequenos + transfer no final. É super fácil dirigir os carros grandes e as ruas aqui são muito largas e tem lugar pra para À VONTADE...em 2 anos nunca precisei fazer uma baliza sequer!
      Alugue a Van
      Abs
      Renato

      Excluir
  127. Olá Renato!
    Seu blog é ótimo. Esse post está me ajudando a me preparar para tirar a habilitação na FL. Estou morando em Aventura.
    Parabéns pela dedicação e caridade,rs... Com certeza está ajudando muitas pessoas.
    Seu blog já está nos meus "Favoritos".
    Abraços...
    Aneliza

    ResponderExcluir
  128. Boa noite Renato,

    Meu nome eh Debora e eu tenho 22 anos. Estou nos estados unidos desde 13 de dezembro com um visto de turista e estava estudando em NYC (em um curso com menos de 20 horas semanais). Agora quero ir para Orlando e alugar um carro. Gostaria de saber se eu posso dirigir por lah durante uma semana apesar de estar aqui mais de 60 dias.
    Estou precisando saber disso com certa urgência pois minha viagem eh na próxima semana.
    Agradeço imensamente!
    p.s._ Adorei o site. Meus parabéns por orientar pessoas desorientadas como eu.

    abraços

    ResponderExcluir
  129. Boa noite Renato,

    Meu nome eh Debora e eu tenho 22 anos. Estou nos EUA desde 13 de Dezembro com um visto de turista (B-2) e vou deixar o pais em 19 de marco. Estava estudando em NYC e agora quero ir para Orlando e alugar um carro para dirigir durante 1 semana. Eu posso fazer isso?
    Apesar de ter mais de 60 dias aqui eu não dirigi nenhuma vez.
    O prazo para dirigir com carteira Brasileira começa quando entramos nos EUA ou quando alugamos um carro pela primeira vez?
    Estou precisando saber disso com alguma urgencia pois embarcarei para Orlando daqui a 5 dias.
    Agradeço imensamente a ajuda.
    p.s._ Adorei o blog. Parabéns.
    abraços

    ResponderExcluir
  130. Oi Débora
    Achava que tinha deixado claro no post.
    "Se" turista, você pode dirigir pelo tempo de permanência que a imigração carimbou seu passaporte (max 6 meses)
    22 anos pode dirigir mas o seguro é mais caro
    Abs

    ResponderExcluir
  131. Ola aki eh maicon
    Estou indo cidade de Boston Ma
    Gostaris de tirar minha carteira de motista .. Meu visto eh de turista o q devo fazer... Agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira coisa que você deve fazer é tomar tempo para ler o post acima.

      Excluir
  132. Entao Renata li mais nau entendi bem...
    Posso dirigir com q carteira do Brasil 1 mes..
    e se eu fikr por lah exemplo.. O visto pode ser carimbado ate 6 meses... Posso tira carteira internacional sendu turista.. Ou impossivel!!!

    ResponderExcluir
  133. Meu nome é Renato não Renata
    Carteira internacional não é carteira de habilitação é somente uma tradução. Pode tirar do Brasil mas não precisa.
    Turista pode dirigir o tempo que o a permanência (o carimbo no passaporte permitir)
    Turistas não podem tirar a carteira de habilitação americana, somente residentes e estudantes.

    ResponderExcluir
  134. Boa tarde, gostaria de saber se os meus filhos (7 e 9 anos) precisam usar cadeiras em carro, pois irei alugar um e não sei desta regra de trânsito em Orlando.
    Aguardo sua ajuda e agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a lei diz que precisam...A locadora informará quais cadeiras para cada filho.

      Excluir
    2. Bom dia, existe uma duvida quanto a cadeiras para crianças.As locadoras sempre querem “empurrar” este acentos(cobrando aluguel).a informaçao que tenho é que a lei do estado da Florida obriga o uso de aparelhos adicionais de segurança para crianças com até 5 anos de idade:bebê conforto para crianças com até 1 ano de idade, cadeirinhas para 1 a 4 anos e assentos para crianças acima de 4 anos. Procede?

      Excluir
  135. Posso comprar um carro e dirigir com habilitação brasileira com visto de turista em Orlando???
    Vou passar uns meses de férias....
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode
      No entanto faça as contas porque o seguro para turistas é o dobro que para residentes

      Excluir
  136. Renato me de uma ajuda,

    Eu tenho 16 anos, estou morando nos EUA como estudante, visto F1. no segundo semestre desse ano, minha mae brasileira ira vir trabalhar aqui com o H1-B e eu tirarei o mesmo só que pra familiares. Como fica a minha situacao com carteira de motorista, se a gente tirar o SSN que eu sei que da pra nao americanos, eu mesmo tendo 16, posso tirar a carteira ou teria que tirar o permit antes. Se sim, onde e como eu poderia tirar?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei responder. Vá com sua família no departamento de trânsito e se informe ok?
      Abs

      Excluir
  137. Olá Renato!
    Seu blog é simplesmente perfeito, muitas dicas que eu nem me passava pela cabeça de como é importante.
    E não consegui ler apenas um post, acaba um já quero ver o próximo e assim vai ;)
    Só tenho a te agradecer pel paciência em responder tantas perguntas e dar ótimas dicas!!
    Obrigada!!
    Bjs Vivi Schultze

    ResponderExcluir
  138. Olá Renato, tudo bem?
    Meu nome é Silvana e necessito de um esclarecimento.
    Vou te fazer uma pergunta diferente das demais, porém, como nestes post você menciona sobre como dirigir nos EUA ai vai minha pergunta: Você sabe se há por ai um sensor de segurança para motocicletas? Não aqueles para evitar roubos ou furtos, mas sim para evitar colisões, já que este sensor avisa sobre a distância de outros automóveis.
    Obrigada.
    Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se todo mundo fosse como você Silvana...
      Leu as perguntas e as respostas e veio com uma pergunta diferente, ótima por sinal.
      Olha, depende do carro. Alguns carros têm esse sensor como por exemplo, audis, mercedez e outros. Se o carro tiver de fábrica, vai ter à disposição. Mas carros que não têm não terão o equipamento disponível.
      Informe-se com a locadora ok?
      Abs

      Excluir
  139. Renato,

    em 2008 levei uma multa porque não parei no stop sign dentro do aeroporto, estava distraído e não parei mesmo. Levei uma multa mas não paguei e voltei. Quero saber se terei problemas para entrar novamente nos EUA e como eu faço para pagar essa multa. Minha multa foi na cidade de Madison - WI.

    Desde já agradeço.

    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      Não existe problema nenhum de entrar novamente nos EUA. A locadora deveria ter enviado a multa pra você. Tem certeza que não foi debitada no seu cartão de crédito? Se vc não assinou a multa, não tem endereço nos EUA, ela foi para a locadora que já pagou evidentemente. Entre em contato com a locadora para ver o que eles falam, mas eu acho que já era
      Abs

      Excluir
  140. Renato,

    meu problema é que a multa foi num carro de um amigo meu, a policia me parou dentro do aeroporto de Madison e eu assinei a multa. O policial me disse que ela nõ seria enviada para meu endereço pois já tava assinando e levando a 2 via comigo para pagamento. Ele me disse também que seu EU QUISESSE poderia comparecer a corte, que não era obrigado, para contestar a multa. Então queria saber se isso trará problemas para mim. Outra coisa, quando fui parado eu entreguei minha Driver's License, pois eu tinha, e não dei nem meu passaporte nem minha CNH brasileira. Então só queria saber como é o sistema la de registro desse tipo de multa se a imigração tem informações sobre esses casos.

    Obrigado mais uma vez pela atenção

    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deletei o segundo comentário. Eles não são publicados automaticamente, e nem sempre estou "online".
      Já que você está usufruindo da minha consultoria de graça, sinto-me no direito de puxar a sua orelha. Porque não pagou a multa hein??
      Não sei se a imigração tem alguma coisa a ver com o departamento de trânsito. No entanto, o departamento de trânsito tem sim a cópia do seu passaporte e carteira brasileiros vinculados à sua antiga drive license. O não pagamento de multas de trânsito aqui nos EUA resultam em mandado de prisão após 6 meses da infração. É coisa séria.
      Portanto ao chegar aqui, pague a multa (vc vai ter que descobrir como, porque eu não sei) antes de sair dirigindo por aí. E se dirigir tome muito cuidado para não cometer nenhuma infração enquanto não tiver pago a multa e assim que pagar, ande com ela no bolso!
      Viu, pagar teria dado menos dor de cabeça
      Abs

      Excluir
  141. Obrigado pela ajuda e realmente mereço o puxão de orelha, não paguei porque esqueci mesmo, levei a multa e 2 dias depois viajei e logo em seguida voltei para o Brasil e por desídia mesmo acabei deixando pra la. Com certeza deveria ter pago. Mas agora tenho q me virar mesmo, quando for eu dou um jeito.

    Valeu mais uma vez

    ResponderExcluir
  142. Boa Noite Renato,

    Meu nome é Felipe e estou indo para Miami semana que vem á um festival de musica eletronica. Queria saber se terei que andar para lá com meu passaporte original todo o tempo do passeio.. A cópia do passaporte é válida ? A carteira de motorista minha do brasil vale nos EUA como documento original ? Estou com essa grande dúvida. Agradeceria se me ajudasse.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua carteira de motorista (não vencida) e uma cópia colorida do passaporte, especialmente a página do visto, foto e assinatura (com n.) é suficiente
      Abs

      Excluir
  143. Bom dia Renato, vou para a Florida dia 10/04/2012 e minha habilitação vence dia 13/04/2012. Tentei renovar mas so consigo depois que vence. Será que terei problemas, pois no Brasil depois que vence eu ainda tenho 30 dias para usar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, aqui é bem diferente do Brasil. 2 meses antes de sua carteira vencer você já recebe uma carta dizendo para renovar. Não pode dirigir carro com carteira vencida.
      Abs

      Excluir
  144. Renato, boa noite, como vai??? espero que bem. Sou eu novamente, o Domingos... Minha pergunta pode ocasionar risos, mas você tem crédito comigo e suportarei suas risadas... hehehe. Sobre a velocidade, nos carros daí, o velocímetro marca a velocidade em milhas, assim como no Brasil é em Km? Me sinto um caipira perguntando isso (me senti "Um caipira navegando no Blog de Um Brasileiro na ...) risos, mas olhando com cuidado todos os posts não vi nada a respeito e um dia destes li em algum lugar sobre a conversão de valores, então, fiquei nesta dúvida e se terei que dirigir e ao mesmo tempo olhar o velocímetro e ficar calculando. Grande abraço e mais uma vez, agradeço sua atenção e dedicação.

    ResponderExcluir
  145. Renato, boa noite, tudo bem com você? espero que sim. É o Domingos novamente. Mandei um posto e não sei se foi, acho que fiz besteira na hora de enviar. Talvez minha pergunta seja motivo de riso, mas, vai lá... Nos carros daí, o velocímetro aponta velocidade em milhas, assim como no no Brasil, aponta em Km? ão sei se isso é universal, pois nunca saí daqui do Brasil. Se quiser rir, fique a vontade, você tem crédito comigo... Grande abraço e mais uma vez, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Domingos, que rir o quê!
      Essa pergunta é super pertinente! Olha, não se preocupe, a velocidade tem os dois marcadores no painel. Maior em milhas e menorzinho em cor mais apagadinha em Km. Dá pra ver a velocidade nos dois. Mas uma vez aqui, as placas te indicarão em milhas o limite e vc se orienta pelo velocímetro...super fácil!
      Geralmente se vc passar 5 milhas além do limite não dá nada. 10 já pega. Entao em uma rua de 25 vá até no máximo 30 e PARE EM TODOS OS SINAIS DE STOP!!!
      abração

      Excluir
    2. Renato, valeu... não sei se uma mensagem como esta, tira espaço de outros posts, mas depois de tanta presteza da sua parte, fica até desagradável não manifestar um agradecimento sincero. Se um dia precisar de algo daqui e eu puder ajudá-lo estarei a disposição. Conte comigo. Moro em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, mas sou da capital e tenho amigos e parentes lá. Mais uma vez, obrigado.

      Excluir
    3. Sem problemas Domingos. Perguntas pertinentes como a sua só fazem o blog enriquecer, eu é que tenho que agradecer. Muito obrigado pela oferta, se precisar entrarei em contato ok?
      Abração

      Excluir
  146. Olá, Renato.
    Amei seu blog! Ótimas dicas para quem é marinheiro de primeira viagem...
    Vamos à dúvida: Eu tenho 23 anos mas a minha CNH é provisória. É possível alugar carro em Orlando/Miami com a CNH provisória e o passaporte?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acredito que os americanos saibam dizer se uma carteira é provisória ou não. No entanto um seguro para qualquer pessoa (cidadão ou estrangeiro) entre 21 e 25 anos é bem mais caro para alguém com mais de 25 anos porque as estatísticas mostram que a maioria dos acidentes de trânsito são causados por pessoas nessa faixa etária.
      Abs

      Excluir
  147. Ótima matéria, Renato! De fato parece um lugar fantástico para se dirigir. Em São Paulo tenho muita dor de cabeça com motoristas imbecis, irresponsáveis, folgados, etc. Pelo que vi até agora, este país é um dos melhores tanto para se ter um carro quanto para se viver. Bom, estou pensando em morar por lá por 2 ou 3 anos para ver o que rola, mas vamos ver no que dá! Eu só não me daria bem em cidades de litoral ou muito quentes, prefiro mesmo um friozinho (nevando eventualmente, melhor ainda). Trabalhar não me assusta, estou sempre disposta, então acredito que eu me daria bem na terra do tio Sam.

    ResponderExcluir
  148. Olá Renato ! em primeiro lugar , queria dizer que o blog é otimo ... Mas vamos a minha duvida, pretendo fazer o 3 ano do 2 grau em Miami (vou ter 18 anos).Mas antes vou primeiro tirar a habilitação no Brasil e depois irei para lá fazer o intercâmbio, e pretendo ficar durante 6 meses ou mais... devo tirar a habilitação de lá ? como devo fazer ? Vou poder andar tranquilamente na cidade, ou quem ta fazendo intercâmbio e sendo estudante brasileiro tem alguma diferença ? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus
      Não sei como fica porque você terá 18 anos. Tem leis específicas para quem é menor de 21 e você tem que se informar no Dep de Trânsito de Miami.
      Miami pode ser perigoso dependendo do lugar. Pesquise bem sobre os bairros. Se seu objetivo é aprender inglês saiba que a língua oficial de Miami é o espanhol e pouca gente fala inglês. Seria melhor outra cidade
      Abs

      Excluir
    2. bem pessoal estou aproveitando pra dar uns pitacos nos comentarios, pois aqui me ajudou bastante espero retribuir,

      De todas as formas, chegar la com carteira do brasil eh super importante para que vc nao precise fazer auto escola em ingles ou espanhol, tudo diferente do brasil.

      - Menores de um ano, no cartaz que vi no DMV dizia que podem dirigir ate as 22horas. mais tarde apenas se estiver vindo do trabalho, parece que ela nao vale a partir de certa hora, contanto que vc possa provar ao guarda que estava vindo de uma aula noturna, ou trabalho

      Excluir
  149. Então renato , qual outra cidade que é otima em questão de trânsito e que o intercâmbio seje otimo , ja ouviu falar de alguem que foi pra alguma outra cidade e te falou essas informações? obrigado por exclarecer a pergunta anterior..
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que eu conheço Miami bem, jamais iria estudar nessa cidade. É só bom pra visitar.
      Qualquer cidade do norte da califórina, São Francisco, etc
      Ou Boston (onde eu fui e foi maravilhoso, se pudesse moraria lá), conecticuit, vermont, etc
      abs

      Excluir
  150. Otimo blog o seu! :)
    Vou ir pra la no fim do ano com minha namorada e com o pai dela, ela tem 2 tios que moram em Miami. Mas nao queriamos ficar só ai, entao pensamos se nao teria como alugar um carro para atravesar toda a costa oeste, aproveitar pra passar por orlando, DC, NY até Boston (onde mora outro tio).
    Ai eu queria saber se é possivel alguma locadora permitir sair do estado de origem e se teria como devolver o carro em outra filial, se existir, eu teria q devolver em Miami?
    pq se pudesse, comprariamos a volta nessa cidade. Vlww Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim, é só fazer a simulação no site da locadora. Você nunca tentou??

      Excluir
    2. Ainda não, estamos planejando agora a viagem. Ainda nem possuo o visto, ele está agendado pra semana que vem :)
      De qualquer forma comecei a pesquisar e descobri o seu blog, e estou aqui até agora lendo artigos.. otimas dicas que vc oferece aqui, enfim.. parabens e obrigado pela ajuda ;)

      Excluir
    3. Pedro,

      Desculpe-ma a intromissão, mas a grande maioria das locadoras vão te cobrar uma taxa de retorno (no mínimo U$300,00. Se você devolver no mesmo estado não tem essa taxa.

      Marcelo

      Excluir
  151. Boa noite Renato, tenho 19 anos e vou estagiar em Vegas por 1 ano, nunca tirei carta no Brasil, queria saber se eu posso tirar a carta por lá... Se puder, você tem noção de preço, só pra ter uma idéia?

    Obrigado :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menor de 21 anos as leis são diferentes, menor de 18 também então eu não sei. Mas saiba que as locadoras não alugam para menores de 21. Se encontrar alguma que alugue o seguro vai ser exorbitante, a mesma coisa se vc comprar um carro.
      Toda a informação que você quer você acha na internet, mas para procurar pra você eu cobro serviço de consultoria.
      COnselho: Tire carta no Brasil e faça uma aqui nos EUA
      Abs

      Excluir
  152. Tudo bem Renato? por favor me tira uma duvida, meu visto de turista vai ate junho de 2012, ja estou aqui desde dezembro, enfim, 6 meses de visto, posso continuar dirigindo com minha carteira de motorista do Brasil ate junho? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta pergunta está respondida no texto e nos comentários, por favor leia.
      Abs

      Excluir
    2. Amigo estava em situacao parecida, revirei a net e descobri ser super serio, com chance de ser preso, mesmo sem ter feito nada. O melhor eh fazer a carteria (tudo em uma manha) , precisa 2 comprovantes de residencia, uma pode ser do banco, faz uma conta na hora no citi , 2 conta de luz, ou vc pode usar o endereco de alguem que assine um papel la pra vc. vc faz tudo e sai habilitado em 2 horas

      Excluir
  153. Olá renato, estou indo morar em Portland OR, sera que eu posso dirigir com a minha carteira de motorista temporaria, aquela de 1 ano?

    ResponderExcluir
  154. Só pelo tempo que está escrito no post

    ResponderExcluir
  155. Olá Renato,

    Parabéns pelas dicas. Estou há muito tempo procurando e não encontrava nada. Vou sair da Carolina do Norte, passar lá perto de Chicago, depois por Niagara Falls, NYC e descer até a Carolina do Norte de novo...

    Nem vou perguntar nada porque sanei muitas dúvidas ao ler. Só queria deixar meu "muito obrigado"!

    Marcelo

    ResponderExcluir
  156. Boa noite, Renato!
    Estive na Florida com meus irmãos no mês passado e acabei sendo multado por excesso de velocidade.
    O problema está sendo na hora de pagar a bendita multa. Entrei no site indicado na CITATION (www.browardclerk.org) e na hora de efetuar o pagamento ele pede um US Valid Zip Code!
    O problema é que estou no Brasil e não tenho zip code...

    Admito que estou meio preocupado. O que você recomendaria?

    Muitíssimo obrigado. Parabéns pelo blog.

    Abraços

    Obs: mandei essa mensagem para o seu email com um print da tela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago
      Coloque o endereço completo do hotel com Zip Code. Se não souber, veja no google Maps
      Abs

      Excluir
    2. Obrigado! Vou tentar fazer isso e se der certo eu aviso... rsrrss

      Abs

      Excluir
  157. Não acredito.. rsrsrsrs Encontrei seu blog sem querer Renato. Estava procurando informações sobre o PID e vi sua foto do perfil comecei a rir sozinho. Como o mundo e pequeno. Devo ir para Orlando com minha namorada em agosto.

    Quem está postando sou eu (Robson)Carioca de Santiago do chile rsrsr.. Aquela viagem foi incrivel..

    Meu email de contato (robboard2@gmail.com). Quero dicas de Orlando rsrsrsrs

    Abraço e foi muito bom encontrar seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson, leia o post que eu fiz sobre Parques e O que fazer em Orlando. Coloque o título no mecanismo de busca que aparece rapidinho
      ABs

      Excluir
  158. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  159. Gostaria de agradecer, o blog foi muito util para fazer a carteira na Florida. Devolvo a gentileza, com alguns detalhes que percebi.

    1 - Esta super preocupado tentando contratar um motorista para me levar no depto de transito, pois vc tem que ir acompanhado de alguem habilitado, mas fui assim mesmo, ninguem da bola, todo mundo chega la "desabilitado"

    2- Nao estudei nem li a apostila, escolhi o teste em ingles pois o espanhol confunde muito. Fui pela logica. Errei 5 da primeira parte, contei nos dedos suando frio e passei. Na segunda das placas, eh muito facil, errei 1 acho.

    3 - Custou 48 dolares, se vc nao passar tem uma chance, se nao passar de novo paga 10 dolares.

    4 - o teste de direcao nao tem BALIZA, mas voce soh pode estacionar em alguma vaga para o lado esquerdo. em estacionamento individual. pra trocar de faixa tem que dar uma olhada pra tras tambem pro lado que quer virar. Parar mesmo na placa de stop. e pra finalizar dar uma re, chutei olhando pra tras um pouco, deu certo.

    e o mais importante. O QUE ME FALARAM NO BALCAO DO DEPARTAMENTO, FOI APENAS 30 DIAS COM A CARTEIRA DE OUTRO PAIS. DEPOIS DISSO, DEPENDE DO HUMOR DO POLICIAL. POIS LI EM FORUNS EM INGLES, DE EUROPEUS PRESOS APENAS POR TER CARTERIA DE FORA MAIS DE 2 MESES, E GENTE QUE GANHOU MULTA... FOI DITO PELA FUNCIONARIA (APESAR DE TANTA INFORMACAO ERRADA NA NET)

    abraco espero ter ajudado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários e informações interessantes e precisas!
      Abraços!!

      Excluir
  160. Caro Renato, parabéns pelo blog. Vai uma pergunta que parece banal, mas nos deixa preocupados no nosso planejamento da viagem. Em ruas menores, transversais, de mão dupla, se voce vai em um sentido e precisa entrar à esquerda, é possível? É bem sinalizado? Ou tenho de procurar um retorno para enfim entrar na à direita, na mão correta?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laerte
      Tinha respondido à sua pergunta no mesmo dia, e hoje me surpreendi voltando aqui e nao vendo meu comentário kkkk
      Sim pode. preste atenção à faixa no chão. Se for contínua, tem que esperar ficar descontínua.
      Às vezes tem uma faixa central só para conversões...super fácil
      Abs

      Excluir
  161. No embalo da pergunta anterior: os postos funcionam 24 horas? Há alguma dica para os casos de encher o tanque?

    ResponderExcluir
  162. Olá, tudo bem? Tenho uma dúvida. Meu namorado está fazendo faculdade nos EUA desde janeiro deste ano, no Estado de Montana. Em julho, irei visitar ele, mas vamos para Flórida. Ele pode dirigir com a carteira brasileira ou, por estar no País desde janeiro, ainda que em outro Estado, tem que fazer outro tipo de habilitação? Nesse caso, qual habilitação ele deve fazer? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laerte, depende do posto. Nem todos ficam abertos. Se a loja de conveniência ficar o posto também fica. Mas com o cartão de crédito, vc abastece a hora que quiser, até de madrugada

      Paula
      Você leu os comentários? Uma pessoa comentou 5 comentários atrás que perguntou no departamento e disseram pra ele que só pode se dirigir com carteira do Brasil por 30 dias. Se vocês forem parados pela polícia, ele pode ir preso e ter que pagar 800 dólares para sair.
      Ele precisa fazer a carteira (a mesma que eu fiz e que está descrita no post acima), se informar e respeitar as leis americanas porque aqui o negócio é MUITO SÉRIO

      A todos os que lerão este post no futuro e desejam comentar.
      O Post chegou ao limite de comentários que são 200.
      Se tem uma dúvida, leia os comentários. É quase certeza que alguém já perguntou o que vc quer saber. Abs
      Abs

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...