terça-feira, 30 de agosto de 2011

Furacão Irene

Há uns quinze dias aproximadamente a população dos EUA começou a ser informada a respeito de uma pequena tempestade tropical que se formava no oceano Atlântico, que começava a se organizar (girar) e que possivelmente se tornaria a primeira tempestade perigosa da estação de furacões do ano.  Oficialmente a estação de furacões este ano começou em 1º de Junho e vai até 30 de Novembro.
À medida que a tempestade se organizava e aumentava de tamanho mais e mais estações de TV explicavam a tempestade à população. Praticamente em quase todos os comerciais “up-dates” da tempestade eram passadas à população. Fiquei pensando em como o sistema meteorológico desse país é avançado.  Lembrei também de uns anos atrás que, na cidade da minha mãe, um ciclone destruiu muitas casas e comércio sem nenhum aviso por parte das autoridades.
Datas e horários da passagem de Irene
Os dias foram passando e cada vez mais sabíamos a respeito da tempestade que, agora era oficialmente chamada de furacão Irene categoria 1, que continuava a crescer. Os meteorologistas explicaram que as altas temperaturas das águas no oceano, que podem chegar a 32 graus Celsius, alimentam a tempestade e esta passa a crescer.
Tempestade monstruosa a caminho da costa leste dos EUA
No dia 22 de agosto, segunda feira, Irene já estava sobre Porto Rico e já era de categoria 2. Felizmente a rota da tempestade se desviava um pouco da Flórida e provavelmente Irene, na sua intensidade, passaria há alguns km da costa da Flórida. A TV anunciou a chegada de Irene a Orlando para o dia 25 de Agosto às 8 horas da noite. Somente as bordas de Irene atingiriam a costa, mas ventos fortes e chuva seriam esperados. Fomos orientados a tirar do quintal e varandas quaisquer mobília, mesas, cadeiras, guarda-sóis que poderiam se tornar perigosos se saíssem voando. Neste ponto, a Carolina do Norte, já tinha evacuamento obrigatório para uma ilha e as pessoas começaram a se preparar com seriedade, pois o estado estava na rota de Irene que atingiria a costa no sábado 27 com intensidade/categoria 3.
Categorias dos furacões. Se o Katrina que matou mais de 1800
pessoas foi de categoria 3 imagine o que um furacão categoria 5
é capaz de fazer...
E o que eu vi as pessoas fazendo para se preparar? Colocam folhas de madeirite nas janelas, compram muita água e mantimentos, geradores, velas, lanternas, lamparinas, podam as árvores, amarram outras e seja o que Deus quiser. Muitas se danam pra estrada e vão para casa de parentes em outros estados. Melhor não arriscar. Eu sairia correndo!

Todos que possuem piscinas foram orientados a jogar cadeiras
e guarda-sóis na água.

Muitos foram orientados a ir para abrigos
Preparativos para tentar impedir a entrada de água nas casas e
estabelecimentos comerciais
Como neste mundo tem louco pra tudo não foi surpresa ouvir os surfistas na TV dizendo que, não importa o que ocorresse, eles estariam na praia esperando pelas ondas de 12 metros de altura que Irene traria. O que as pessoas não fazem por uma adrenalina? Se eu precisar de adrenalina, acho que vou à farmácia (como se adrenalina vendesse na farmácia).
Muita gente fica imaginando de onde vêm esses nomes para os furacões. Talvez o mais famosos que conhecemos foi o Katrina que arrasou New Orleans em 2006 e até hoje a cidade ainda não foi totalmente reconstruída. Os nomes dos próximos furacões já estão em uma lista pronta para até o ano de 2016. Abaixo você vê a lista com os nomes.
Irene atingiu quase todos os estados da costa leste americana começando pela Carolina do Norte até Vermont. Embora Irene chegasse a Nova Iorque com categoria 1, mesmo assim causou muito estrago. Foram registradas 45 mortes causadas pela passagem do furacão. A maioria delas pessoas que se colocaram em posições de risco e ignoraram o aviso das autoridades. Eu vi pela televisão uma pessoa que estava na praia e foi arrastada pela correnteza (pode?), uma senhora que estava dirigindo e teve o carro levado por uma enxurrada e afogou-se no rio e assim por diante. A grande maioria dos que morreram não estavam dentro de casa como alertaram as autoridades ou mesmo em abrigos. Ouvi dizer na TV que a população de Nova Iorque estava decepcionada que o furacão chegou por lá já bem fraco e dissipou-se depois de algumas horas e pude entender. Há mais de um século um furacão chegou a Nova Iorque. Eu sou vidrado em tempestades e realmente queria ver um. Mas pelo jeito não vai faltar oportunidade porque outro furacão já está se formando no oceano e recebeu o nome de Kátia Flávia Louraça Beusebú (brincadeira... é só Kátia mesmo).
Fala se ele não tá pedindo pra algo de ruim acontecer?
Desde sábado as pessoas estão curiosas pelas ruas, muitas sorrindo, brincando e pensei que no fundo, o que importa mesmo é saber lidar com as tragédias e desastres da vida. Muitos americanos mesmo durante a preparação, a passagem e por final a limpeza, exibem um sorriso no rosto e pensei porque será? Talvez, como nós brasileiros, em muitas situações preferimos rir pra não chorar, só pode ser isso!
Nunca mais outro furacão receberá o nome de Irene. Quando um furacão tem um impacto muito grande sobre a população, seu nome é tirado da lista assim como aconteceu com o Katrina.
Veja algumas fotos impressionantes

















Se você quer ter uma idéia do que é um furacão assista o vídeo...



20 comentários:

  1. A cada email que recebia perguntando se a tal Irene iria chegar aqui, eu lembrava de você! Só para esclarecer, eu moro no centro do Alabama, para chegar na praia mais próxima são 4 horas de carro...
    Mas de fato, a Irene já estava sendo divulgada e todos os cuidados que as pessoas deveriam tomar também, não sei como tem gente que morre por bobagem. Se quer adrenalina, vai ver filme de terror, né não?

    ResponderExcluir
  2. ok. bom dia para você.
    É acredito que é preferivel rir a chorar, e vc realmente não vai chorar e sim ter muito trabalho para reconstruir muitas coisas, se vc seguir todas as recomendações da metereologia, que aí nos USA são bem mais PRECISAS que aqui no Brasil.
    Vc e a familia estão bem né?
    ps: nada a ver mas quando veremos mais fotos da Anabelle, vulgo "animal perigossisimo" que nada como louca na piscina.

    ResponderExcluir
  3. Lorna
    Todas as pessoas que morreram estava desrespeitaram qualquer aviso. Estavam nas ruas com o carro, estavam na praia, nos piers, muito sem noção!!

    Jolie
    Estamos todos bem. Aguarde, vai ter um post só sobre esse animal perigosíssimo! :)

    ResponderExcluir
  4. Renato, a fúria dá natureza aqui é cruel. Não sei o que é pior tornado que só tem aviso com algumas horas de antecedência ou furacão com vento e chuva q mesmo anunciado com antecedência causa muita destruição... Fico feliz por você estar bem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Todos estamos muito bem com muita saúde e comendo bastante porcaria ehhehe :(
    Mas o Kátia tá vindo aí! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Renato você não se contenta em ver um furacão pelo vídeo?rsrsrs Eu não quero ver ao vivo nunquinha, deve ser um terror, só o barulho já assusta, é uma manifestação da natureza muito violenta, cruzes.

    ResponderExcluir
  7. Ah eu queria ver, mas só se tivesse certeza que não ia mooooorrrer heheh Bjs

    ResponderExcluir
  8. adorei aqueles homens correndo !!!!

    Renata

    ResponderExcluir
  9. Renata
    Só coloquei porque eles tem escrito o nome de Irene sobre o corpo e mostra como muitos encaram essa força da natureza com um pouco de humor
    ABS

    ResponderExcluir
  10. Kátia Flávia Louraça Beusebú (brincadeira... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Esteja bem,Renato!
    Olhe o seu post e aqui deixo um meu interessante .Grato!

    http://verdadeiraitalia.blogspot.com/2011/03/os-brasileiros-na-italiaporque-o-brasil.html

    ResponderExcluir
  12. Qeu cidade é essa da 3ª foto, Renato?
    mto bonita, as casas belissímas, mesmo com a destruiçao e a passagem do furacão, parece que felizmente resistiu a tempestade.

    ResponderExcluir
  13. Sunset
    São casas da costa da Virginia, não sei qual cidade
    Abs!

    ResponderExcluir
  14. oie Renato.
    Lembrei de vc hoje. Minha irmã ganhou um coker spaniel. Creme. Mas é um macho.

    ResponderExcluir
  15. Ai que legal!
    Parabéns pra ela. O Cocker é bem agitado no primeiro ano. Depois sossega e vira um anginho. Levei a Anabelle em um Dog Park hoje. Vou fazer um post essa semana sobre isso
    Abs

    ResponderExcluir
  16. eu errei , o combo mac donalds custa 15,50 reais e nao 17.16,50 reais e com batata e refrigerante grandes, o equivalente a us8,90 dolares.no burguer king o combo e 14,90 e 15,90 com batata e refri grandes bye o dolar ta 1,84

    ResponderExcluir
  17. Oi Renato, olha eu aqui de novo!! rsrsrs Ninguem mandou ser bom ushuhsuha
    Lendo esse teu texto, voltou a minha cabeca uma duvida que nao consegui esclarecer em minhas pesquisas. Eh muito provavel que eu me mude pra New Orleans e, eh obvio, que jah procurei me informar sobre os furacoes!! Tenho uma cachorrinha e vou leva-la comigo, tu tambem tens uma neh? Pois bem, certamente, enquanto vc assistia aos noticiarios sobre o Irene, vc deve ter se perguntado sobre o que fazer com ela. Li em alguns blogs que, ao menos em NW, os abrigos pra furacoes nao aceitam animais. Isso me assustou, pois nao seria capaz de deixar minha nega sozinha em casa, sabendo que logo ela teria que encarar um furacao!!! Como eh o sistema ai em Orlando? Sera que esta politica de proibir os animais em abrigos, ainda existe?!!
    Grande abraco!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliz
      Eu não sei como é mas não pode mesmo levar animais. Eu viajaria pra outro estado, sei lá. Hotéis aceitam cachorros ou quando vc tiver amigos, pode ir pra uma casa mais adaptada ou para um prédio de um amigo com seu cachorro heheh
      Abs

      Excluir
    2. Que horror isso!!! Pobre dos bichinhos, e das pessoas que nao tem muitas condicoes pra sair do estado!! Triste!! Mas, obrigada pelo retorno!!

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...