quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Renovar a Carteira de Motorista nos EUA

No princípio não entendi o motivo de a minha carteira de habilitação ser válida apenas por um ano. Meu visto de estudante me permite residir nos EUA até 2014, porque então minha habilitação vale somente por um ano? Por causa do número de maracutaias fraudes que estudantes internacionais estavam fazendo com a habilitação. Como assim? Fiquei com raiva...


Uma das maiores dificuldades que um imigrante ilegal nos EUA encontra é o de locomover-se. Cidades como Orlando têm um sistema de transporte público muito ruim. Para ir de Altamonte Springs até Kissimmee leva-se 4 horas de ônibus embora o percurso seja somente de 30km. E não se deve ao fato do tráfego ser ruim, como no caso de São Paulo. O problema é que para fazer um percurso desses tem que se usar 4 ônibus. Ir e voltar demoraria um dia inteiro. Por esse motivo é que a maioria das pessoas têm carro. O preço dos mesmos também pode ser considerado um outro motivo. E o que isso tem a ver com os estudantes internacionais?

Orlando - Transporte público ineficiente e "cor de rosa"
O que acontece é que muitos que economizaram, matricularam-se em uma faculdade ou mesmo uma escola de inglês, conseguiram um visto de estudante e após conseguirem a carteira de motorista, abandonaram o curso e ficaram com suas carteiras por muito tempo. Para impedir que isso aconteça novamente, o governo criou essa exigência e todos agora têm que renovar a carteira a cada 12 meses. A cada semestre concluído nas faculdades e universidades, estas enviam ao escritório da imigração, relatórios que comprovam que você ainda freqüenta o curso e que o status do seu visto está OK. Abandonar o curso, mesmo que por 1 mês implica no cancelamento do visto. Se um dia a polícia resolver checar seu passaporte e o status do seu visto, vai saber que este foi cancelado e só Deus sabe o que pode acontecer.

Com minha carteira vencida gelava quando via um carro
de polícia...
Tendo entendido perfeitamente o propósito dessa estupidez, comecei a criar coragem para ir ao escritório do Dep de trânsito onde tirei a minha carteira da primeira vez. Quem leu este post sabe que não é tarefa fácil. É como ir ao Perde Poupa Tempo do Largo 13 de Maio em São Paulo. Naquele post eu chamei o escritório de “o país da falta de educação”, e meus comentários encerram-se por aqui porque, do contrário serei acusado de racista e preconceituoso. Mas quer saber? Eu tenho muito preconceito daquele povo do Largo 13 de Maio! Meu preconceito é com a falta de educação, falta de consideração e a cara de pau de certos indivíduos. Após todas as considerações marquei, com testa franzida, o dia para ir ao escritório do Dep. de Trânsito.

Neste dia, uma tempestade caiu sobre Orlando. Pensei ser melhor adiar o compromisso. Mas pensei: “Duvido que aquela gente preguiçosa vai sair nessa chuva para ir ao DT!” Me danei para o escritório de guarda chuvas e chinelos. Se você não sabe os estacionamentos alagam por aqui e usar tênis ou sapato é uma má idéia. Pelo menos, de chinelos, você seca seu pé com o ar quente do carro.

Chegando lá? Não deu outra, o lugar estava completamente vazio. Mesmo sem hora marcada fui atendido em 5 minutos. Precisei levar o passaporte, 2 comprovante de endereço em nome da família, uma carta da família dizendo que eu resido com eles (o modelo tem no site do escritório), e meu formulário I-20 (que recebi da faculdade aprovando minha matrícula). Se eu tivesse dois comprovantes de endereço em meu nome não precisaria da carta da família.
Em 3 minutos fui atendido pelo mesmo senhor gordinho e barbudo da última vez. Grosseiramente ele me disse com sotaque sulino “Coloque os olhos na máquina e leia a linha número 5”. Esse é o exame de vista, acredita? O senhor escaneou meus documentos (por isso não é preciso fazer cópias), recebeu das minhas mãos os 68 dólares da renovação e tudo pronto! Saí do escritório em menos de 15 minutos sem a carteira e com uma carta de autorização provisória para dirigir. Minha carteira chegou uma semana depois pelo correio.
Quando você encosta sua testa no aparelho as letras aparecem
dentro do visor


Dos 68 dólares que paguei, 15 foram a “taxa de delinqüente”, acredita? Sim, eu, delinqüente e tive que pagar uma multa por isso. O “causo” é que da primeira vez que recebi o comunicado que minha carteira venceria estava escrito 06/07/2011 e na minha mente doentia eu registrei “JULHO” esquecendo-me porém, que na Terra do Tio Sam o mês vem primeiro então a data correta seria 7 de Junho de 2011. Quando entrei no site do DT e coloquei o número da minha habilitação um “SUA CARTEIRA ESTÁ VENCIDA” em letras garrafais apareceram. Como dirigir com carteira vencida aqui dá cadeia fui correndinho para o escritório. Tudo resolvido depois que eu paguei a "taxa de delinquente"... pelo menos até o ano que vem.


Essa não é verdadeira. Nos EUA, a habilitação é doc
de identidade e contém endereço. Se a pessoa muda de endereço
é obrigado a renovar a carteira em, no máximo 60 dias.

21 comentários:

  1. Taxa de deliquente foi f....! Mas, ainda bem que vc só precisou pagar a taxa né? Bj

    ResponderExcluir
  2. Renato,

    So um detalhe, todos os estados tem procedimentos e regras completamente diferentes uns dos outros, ao contrario do Brasil, Departamentos de Transito sao orgaos estaduais. E cada estado aprova leis diferentes de transito e documentacao.
    Os exames, regras de transito e leis de transito em geral sao completamente diferentes em cada um dos 50 estados Americanos.
    Esta historia de renovar a carteira todos os anos e uma criacao da Florida, que esta quebrada e desesperada por dinheiro, entao a "desculpa" oficial e que estava ocorrendo abusos, mas a realidade e que eles estao desesperados por dinheiro.
    A California que tambem esta falida aumentou todas as multas em 150% para aumentar a arrecadacao.
    Em alguns estados imigrantes ilegais tiram carteiras de motoristas sem precisar mostrar documento algum. Tem grupos de Brazucas e outros imigrantes que cobram e fazem verdadeiras excursoes para estes estados para ajudar o povo desesperado tirar carteiras de motorista.
    A Florida alias e o paraiso das "armadilhas" de velocidades, conhecidas como "speed traps", sao estradas vicinais entre cidades pequenas aonde eles colocam varias placas, bem discretamente, com uma velocidade limite diferente em cada placa, entao voce ve uma placa de velocidade maxima de 55 milhas por hora, depois de 2 milhas ve outra de 35, depois outra de 45, e assim vai mudando para confundir os motoristas. Dai esconde-se um carro de policia espertinho atras de uma das placas, dai e so esperar o festival de arrecadacao de multas que ajuda a tirar muita cidadezinha do desespero economico.
    No Brasil nao da pra praticar este tipo de maracutaia pois o governo federal regulamenta regras de transito.


    Ray

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou "boqueaberta"!!!
      Falidos???
      Como assim???
      Perguntas retóricas...
      Fiquei pasma.

      Viky

      Excluir
  3. Ray
    Eu sabia que cada estado tem uma lei diferente mas não em detalhes como você explicou. Obrigado! Aqui, os "americanos" renovam a cada 5 anos e dá pra fazer tudo "online", uma beleza. Mas para os estudantes internacionais tem que renovar a cada ano mesmo. Quanto às multas eu nunca levei uma multa em dois anos aqui, mesmo porque sou muito cuidadoso e dirijo devagar. Em SP onde tem a "industria das multas", mesmo dirigindo com todo cuidado tive 4 no último ano. Uma delas inclusive em um rua que eu nunca estive! Mas para recorrer dá tanto trabalho que acabei pagando :(
    Com o sistema de pontos, agora muita gente está perdendo a habilitação no Brasil.
    Vou ficar de olho na estrada aqui pra não levar multa se bem que, na I-4 que o limite é 55 mph todo mundo anda a 70! Nem dá pra andar devagar!
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Renato. Esperamos que esteja tudo bem com você. Estamos sempre acompanhando o seu blog e ele tem sido muito útil para nós. Mas, temos uma notícia pra você, conseguimos nos inscrever no ESL da UCF e acabamos de obter o visto. Em breve estaremos aí, pra ser mais exato, estaremos chegando no dia 22/08, pela manhã. Fizemos a reserva em um hotel próximo a International Drive. Estamos pensando em alugar um carro para o dia da nossa chegada. Gostaríamos de perguntar a você se haveria algum grande problema em já sair do aeroporto dirijindo sem nunca ter estado nos EUA ou se com o GPS dá pra gente se virar e chegar no hotel com tranquilidade. Por favor, não se acanhe, toda ajuda agora é bem vinda, hehehe. Rumo aos EUA!

    ResponderExcluir
  5. Jeferson
    Que notícia boa! Olha, não tem problema em sair do aeroporto dirigindo não. Com GPS então...Leia meu post sobre dirigir nos EUA, tem boas dicas. Se é que você já não o leu.
    A international Drive fica perto do aeroporto e dos parques temáticos mas um pouco longe da UCF. Depois, quando estiver por aqui, seria melhor arrumar um lugar por lá mesmo.
    Escreva um email pra mim ok? Aí conversamos detalhes e eu vejo se posso ajudar em algo mais específico.
    rs_alves@hotmail.com
    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho pavor desses policias que trabalham no departamento de trânsito aqui. Jesus me salve! ô gente mal humorada! Aqui no Alabama só fazemos 1 teste teórico e se você não passar, tem de voltar no outro dia. Aqui a validade da carteira de motorista está vinculada a validade do visto (pelo menos era assim, agora que o Alabama "adotou"aquela mesma lei de imigração do Arizona, não sei se vai mudar algo). Aqui, praticamente só trabalha negro no departamento de trânsito e eu entendo que é quando eles tem poder e realmente dificultam tudo (lembre que o Alabama é considerado o estado mais preconceituoso e B'ham a cidade mais preconceituosa dos EUA). Uma coisa é que ninguém respeita a velocidade máxima, eles semprem dirigem correndo e são muito barbeiros, muito mesmo. Passo cada susto!

    ResponderExcluir
  7. Lorna
    Coragem sua dizer o que disse. Talvez alguém diga que seu comentário é preconceituoso e não é politicamente correto. Mas como dizer uma coisa dessas que é fato? O que acontece aqui é que os funcionários do DT que eu vou são 90% portoriquenhos. Não sei se eles tem raiva dos americanos ou o que acontece. Só sei que eu virei farinha do mesmo saco e alvo da grosseria. Já vieram falando espanhol comigo e eu disse que não falava espanhol. Perguntei "vc não fala inglês?" Aí que ele se enfezou mais ainda. Sem falar nas crianças deles que são mal educadas, gritam, correm, derrubam as coisas, incomodam outras pessoas e eles não fazem absolutamente nada. Ainda bem que nesse dia estava vazio...completamente vazio.
    Acho que a minha professora disse uma coisa muito correta. Ela me disse que não importa a raça, a cor, etc. Dependendo da educação, a pessoa pode virar o que quiser. Ela veio do norte e disse que está cansada com a falta de educação (secular) da maioria aqui que faz com que estas sejam grosseiras, incomodem os outros etc... Tem alguns bairros aqui que você vê muitas pessoas vagando pelas ruas, desocupadas, vivendo às custas do governo. "Ela" disse que no norte acontece menos...sei lá

    ResponderExcluir
  8. Bom, eu não quis ser preconceituosa, na verdade foi justamente o contrário. Aqui no Alabama o preconceito é algo terrível, terrível mesmo! Eu tenho vergonha, muita vergonha! Chegou num ponto que branco nem cita mais negro para não parecer preconceituoso, um nojo, sabe? Aqui tem muito preconceito do tipo: não se pode demitir negro que trabalhe para o estado, nem se ele estiver trabalhando mal para não parecer preconceituoso (notícia que sai no jornal). O preconceito aqui é terrível e eu ouso dizer que é pior que em Salvador-Ba. Mas aí, quando o negro está no poder aqui, eles botam "bocando" (se fosse eu, faria o mesmo, talvez), não estão nem aí mesmo. E esse comportamento é facilmente explicado pelas teorias sociais da Psicologia. Eu sofro muito aqui com isso, pois não me encaixo em grupo nenhum. Preciso urgente começar uma faculdade ou ficar grávida para me encaixar em algum lugar :). E olha que faço inglês, jazzercise, participo do grupo de mulheres de residentes mas até agora nenhuma amizade... talvez eu seja só chata mesmo, sei lá :)

    ResponderExcluir
  9. Aqui também. Ninguém fala nem pode falar nada que é taxado de preconceituoso e dá até cadeia. Por ex, se eu falar para os negros da minha classe que eles são muito folgados vao dizer que eu sou preconceituoso. O professor também não pode fazer nada que é taxado de preconceituoso. Que coisa, eu fico chateado porque os preguiçosos e folgados tiram vantagem disso pra continuar sendo folgados e preguiçosos...
    Você fará amizades, calma...Eu demorei muito mas tenho amigos. Também tem que escolher né? No primeiro ano fiquei quase sozinho o tempo todo dentro de casa. Agora está bem melhor
    Bjao

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Renato. Não pudemos responder antes pois estamos bastante atarefados com os preparativos para a viagem. Mais uma vez temos que agradece-lo pela forma educada e tão prestativa de nos ajudar. A nossa maior dificuldade deve ser o nosso inglês, que não está nem perto do necessário para viver nos EUA, mas a gente vai ter que usar o famoso "jeitinho brasileiro". Espero que possamos conversar pessoalmente em breve com você, que tem sido uma grande referência para nós. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. eu nao tenho carteira de motorista. vc me aconselharia a fazer ai, ou fazer aqui no brasil?

    aqui no brasil esta quase 2000, tem um preço medio ai?

    Obrigado

    marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc pretende morar no Brasil, faça do Brasil, se vai vir e não voltar mais faça a americana.
      abs

      Excluir
  12. Boa tarde Renato , sei que na Florida tira carteira de motorista com visto de turista, mas
    Quais os outros estados que tiram carteira de motorista com visto de turista?
    Quais os estados que tiram carteira de motorista ja estando com visto vencido, ou seja ilegal?

    Grata,
    Sara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Florida não tira carteira de motorista com visto de turista. Onde você obteve essa informação?
      QUanto a outra pergunta eu não sei, vc tem que pesquisar na internet
      Abs

      Excluir
  13. Renato boa noite ! Estou indo a florida e a minha situação é a seguinte : aluguei um carro do dia 15 a 26 de dezembro e minha carta vence dia 23 ou seja 03 dias faltando pra terminar a locação . Neste caso o que fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem tempo de sobra pra renovar aí no Brasil antes da viagem. Eu "acho" que eles não vão liberar o carro pra você se virem que sua carta vence dentro do período de locação. Mas eu "acho", entende?
      É melhor previnir, ou dar a direção para outra pessoa

      Excluir
  14. olá tudo bem estou aqui no Brasil pretendo ir mas preciso de um lugar só para me estabelecer sou de São Paulo do grande ABC .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guarde dinheiro e alugue um quarto quando chegar em Orlando. No supermercado brasileiro da International Drive tem anúncios de quarto.
      Não espere que alguém vá te hospedar de graça sem te conhecer
      abs e boa sorte

      Excluir
  15. olá, minha filha mora na Carolina do Sul, está aguardando o Green Card, e sua carteira de motorista feita no Brasil está para vencer,vc pode me dizerse existe uma forma de ela renovar lá? obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Oie...Boa noite.. Me chamo Carla, tudo bem? Entao, Eu casei a 1 ano com americano e moro no Texas. Hoje vi que minha habilitacao brasileira perdeu a validade, Vc sabe me informar se consigo renovar morando aqui no Texas/?
    Pela atencao muito obrigada.

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...