domingo, 28 de agosto de 2011

Lavar e Passar Roupas nos EUA

Se existe uma coisa que eu gosto de fazer é lavar roupa. Pode acreditar. Você conhece alguém que tem vontade de trabalhar em uma lavanderia? Ou alguém que fica olhando a máquina de lavar funcionar? Muito prazer. Eu gostaria de dar um beijo e um abraço (e só!) em quem inventou a máquina de lavar. Pergunte a alguém de mais idade que lava ou lavou roupas à mão o bem que faz uma máquina de lavar. Estima-se que uma máquina de lavar economiza 5 mil horas de trabalho manual por ano! Coisa que alguns nem dão aquele valor. Eu me lembro de quando era pequeno e via minha mãe lavar roupas à mão no tanque. Toalhas, lençóis, cobertores e tudo o mais ficava de molho na bacia e era lavado no tanque. Depois nós, os filhos, quando mais crescidos estendíamos no varal, engatávamos o bambu nele e levávamos a corda até o alto. Secadora? Nem sabíamos que existia. Quando começava chover, era aquela correria.
Queria saber se algum ambientalista lava roupas
a mão
Para mim sempre a pior parte era “dipindurar” a roupa no varal. Tinha verdadeiro ódio. Parecia que as roupas na bacia não tinham fim! Depois de secas vinha a “passança”. Minha mãe armava a tábua na frente da TV e passava as roupas a tarde inteira. A sogra da minha mãe tinha ainda um ferro de passar (de ferro), que pesava o equivalente a um caminhão e em que se colocava água fervente ou carvão em brasa para passar a roupa. Antes de falecer esse ferro era só um item de decoração da sala de estar. Nossa geração já tinha ferro elétrico e Passebem.
Observe o bambu segurando o varal...
No Brasil, no meu apartamento eu possuía uma ótima máquina de lavar Eletrolux que eu comprei em 12x no submarino. O sistema de lavagem era por tombamento e é o meu preferido. Lava melhor e não rasga as roupas. Mas para secar ia mesmo para o varal e depois para a enorme pilha de roupas para passar que eu sempre enrolava pra começar. Homem solteiro morando sozinho com salário de professor “no Brasil” tem que lavar, passar, cozinhar e limpar. O que mais me irritava era o fato de as roupas demorarem quase 3 dias para secarem no inverno. Nunca pude comprar e muito menos “sustentar” uma secadora no Brasil, que custa caro e onde o preço da energia elétrica é uma piada.
O Robert por exemplo, mesmo sendo classe média baixa quando pequeno, nunca viu uma pessoa lavando roupas à mão e desde bebê sua mãe já tinha lavadora e secadora de roupas em New Jersey onde moravam. Outra realidade. Já com 23 anos morava sozinho e tinha lavadora e secadora de roupas. Ô injeva...do bem é claro. Mas não se engane, ainda existem pessoas que não têm máquina de lavar ou secar nos EUA.
Nos EUA a vida da dona (e dono) de casa é mais fácil definitivamente e não é somente uma questão de dinheiro. Aqui em casa temos uma lavadora e secadora de roupas gigantes. O sistema de lavagem é giratório, mas a lavadora pode receber até 12kg de roupas. A máquina pode ser abastecida com água quente, morna ou fria. A secadora também é enorme. É muito cômodo poder lavar, secar e colocar as roupas no closet em poucas horas. E passar? Dificilmente passamos alguma coisa. O Robert e a Louise me ensinaram que se você tirar a roupa na hora certa da secadora, esta não precisa ser passada à ferro. E não é que é verdade? As bermudas, camisetas, jeans, moletons e blusas somente esticamos na cama e depois de meia hora penduramos no closet. Sim, não guardamos em gavetas, assim não amassam. A única coisa que, em minha opinião, é preciso passar são as camisas. Estas eu gosto de usar bem passadas, mas o Robert, muitos rapazes e moças da minha faculdade vêm com elas sem passar mesmo. Claro que não é aquela amarrotação de quando vem do varal, mas dá pra perceber que não foram passadas.
Ao retirar da secadora esticamos na cama. Não parecem
que foram passadas a ferro elétrico?
Outra diferença é o tempo de secagem. Podem dizer o que quiser, no Brasil as secadoras não são como as dos EUA. No Brasil meu pai pagou 2.500 reais em uma secadora Brastemp Top de linha que demora 3 horas ou mais para secar 5kg de roupas. Os preços por aqui são bem mais justos; o Robert comprou uma nova por 280 dólares. Os 12kg que eu lavo na máquina secam em 40 minutos na secadora. 5kg não demoram 25 minutos para secar. Assim que comprou a máquina, meu pai orientou a Maria para secar todas as roupas nela. A conta de luz veio 735 reais! Voltaram a usar o varal e a máquina é usada esporadicamente.



2.300 reais no Submarino.com e 650 dólares no Home Depot
Eu acredito que a qualidade dos produtos para lavagem de roupas aqui também faz muita diferença. Por exemplo, o detergente é líquido, não faz muita espuma, mas realmente deixa a roupa limpa. Lavei uma blusa branca de coton para uma amiga brasileira que estava hospedada aqui e ela disse que foi a primeira vez que a marca amarelada das axilas saiu completamente. No começo usávamos uma folha de papel que se coloca na secadora como amaciante e para perfumar. Mas depois de usar o amaciante daqui resolvi abolir a tal folhinha. O amaciante não é grosso como o do Brasil, é apenas um líquido verde. Uma pequena tampinha deixa 10 kg de roupas macias e perfumadas como eu nunca vi. Talvez por isso que a maioria das roupas não precisam ser passadas. Manchas e marcas de gordura são facilmente removidas com o spray SHOUT. O algodão das roupas americanas também é diferente e não sei o por quê. Qualquer roupa de algodão que eu trouxe do Brasil encolhe terrivelmente na secadora. Uma blusa de moleton que eu paguei caro no Brasil agora serve na Annabelle.
A máquina de lavar é antiga. A secadora é nova...

Detergente, amaciante e removedor de manchas.

O amaciante é um líquido verde.

Pode-se usar também as folhas glicerinadas e com perfumes.
Amacia e perfuma, mas não como o amaciante líquido. As
folhas são ótimas pra deixar nas gavetas e closets!
O clorox (água sanitária ou cândida como conhecemos) deixa as roupas brancas, até mesmo os panos de chão que saem pretos do piso. No Brasil não sei porque mas nunca consegui deixar os panos de chão completamente brancos. Todos com o tempo ficavam cinza.
E depois de todo esse uso de energia qual o valor da conta de luz do mês passado? Pagamos 276 dólares. Fiz a conta baseado no preço do KWH do Brasil e o mesmo uso daria, em São Paulo, 955 reais. Ô Presidenta Dilma, alivia a vida do povo aí, por favor! Só uma coisa aqui é que eu acho o fim da picada. A completa inexistência de um tanque! Imagine a sua vida sem um tanque...é a minha!

Se joga...

Front load

Convencional e mais barata!

Essa é a secadora que a família comprou 6 meses atrás

Esta tem Steam Treat que joga vapor na roupa para tirar rougas
e evitar ter passar a ferro.
Quando eu tiver a minha casa...ai ai ai
 
Opções mais em conta

Acessório para secagem de tênis e outros que não podem
girar

Sensores que detectam a humidade da roupa e ajustam o tempo de
secagem...

Em alguns condomínios existem lavanderias com wi-fi, TV,
bebidas e snacks...

102 comentários:

  1. Boa tarde, Renato. Ao ler esse post acreditamos no quanto é difícil para uma pessoa que mora no Brasil enxergar tamanha diferença. Infelizmente tudo que foi dito por você é a mais pura verdade. Quando morávamos no Brasil sabiamos que existiam diferenças, mas pra dizer a verdade, só agora que estamos aqui é que podemos constatar o tamanho da mesma. Não acredito que essa diferença seja um dia retirada ou sequer diminuída pelo Brasil, infelizmente. Porém, tenho certeza que posts como os seus servem de alerta para que os brasileiros saibam que pode haver vida com qualidade e preço justo. Parabéns por mais um belíssimo post. Abs.

    Jeferson e Andreza

    ResponderExcluir
  2. Pois é amigos. É de cortar o coração. Mas aqui também tem gente bem pobre que não tem nada disso. Mas não parece ser tanta gente como é no Brasil. Incrível pensar que o Brasil é a sétima economia mundial e número de pobres é muito superior aos que estão abaixo do Brasil na mesma escala. Parece que o dinheiro fica mesmo só com uma parte pequena da população.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 7a economia mundial somente em GDP Nominal, pois temos 200 milhões de habitantes.

      Quando dividimos a economia brasileira pelo número de habitantes, (ou seja, a produção média por habitante), chamado de PIB Per Capita ou GDP Per Capita, o Brasil cai lá para 50o no ranking de países... ou mais abaixo ainda. O verdadeiro indicador da riqueza de um país é o per capita, não o nominal.

      Excluir
  3. Olá Renato. Tudo bem? Você disse no seu texto que o Robert e a Louise te ensinaram o momento exato de tirar a roupa para não precisar passar. Qual momento seria esse?
    O amaciante que você usa e que o elogiou é o da foto (Downy)? Obrigada.
    Gabi

    ResponderExcluir
  4. Gabi
    A máquina deles tem as opções
    Very dry
    Wrinkle free (sem rugas)
    e outras
    Quando eu lavo toalhas, lençois e cobertores, coloco no very dry. Pra as demais coloco no wrinkle free. Se você não tiver essa opção é facil. Veja o tempo que leva pra sua máquina deixar a roupa 90% seca. Você toca na roupa, ela está seca no meio mas nas golas e mangas vc ainda percebe um pouquinho de humidade. Neste ponto ela está bem macia e é só esticar. O resto seca nos cabides visto que com o ar condicionado e aquecimento, as casas aqui não têm humidade.
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Renato, esse texto é perfeito!
    A maioria dos brasileiros já passaram por isso. Lembro bem de sair correndo para tirar roupa do varal por causa da chuva ou de por o ventilador na lavanderia do apartamento em que morava porque levava uma eternidade para secar a roupa.
    Aqui mesmo que não se tenha maquina de lavar e secar em casa é só ir na laundromat. Eu nunca fui em uma, mas, tem uma bem pertinho da minha casa e todas as vezes que eu passo por lá o proprietário está limpando as maquinas, meu marido que o conhece diz que ele limpa as maquinas o dia todo.
    Eu também odeio passar roupas, eu também só passo as camisas. Adoro essa história de pendurar as camisetas no closet, evita aquela trabalheira de passar...
    Os produtos para lavanderia aqui são de fato muito melhores, minha irmã fez o mesmo comentário que sua amiga. Outra coisa que percebi é que o sabão não desbota as roupas coloridas tão rápido quanto os similares no Brasil. Eu adoro o sabão liquido daqui e olho que não uso a marca mais cara do mercado. Eu também não uso o amaciante liquido ou o lenço, eu uso a barra da bounce que você coloca na secadora e fica lá por meses. Para roupa branca eu uso oxi clean pak e nossa quanta diferença. Até usava um produto similar ao oxi clean no Brasil, mas, custava na época cerca de R$21,00 o pote enquanto aqui saí por R$10,00. Como disse a minha irmã é sem comparação...
    Eu escrevi um post sobre os materiais de limpeza daqui http://thebrazilianhousewifeintheusa.blogspot.com/2011/04/dica-de-amelia.html Como é fácil limpar uma casa aqui, lembro do post que você escreveu sobre limpar a casa. Acredito que com a quantidade de produtos e ferramentas que se encontra aqui o tempo que dedicamos a limpeza de uma casa é reduzido pela metade.
    Nós pagamos o mesmo que você em energia elétrica, mas, esse valor é pago somente no verão por conta do ar condicionado. No inverno mesmo usando lavadora e secadora a conta não passa dos $70,00.
    Depois que vim morar aqui ficou ainda mais claro o quanto somos roubados no Brasil...
    Beijos meu querido!!!

    ResponderExcluir
  6. Pipa
    Que legal! Vou ler seu post e recomendar na página do blog no facebook. Eu uso o Down porque as roupas saem como manteiga da lavadora kkkk e muito perfumadas. O sabão líquido meu preferido é o Arm%Hammer Emerald Mist - o perfume é demais! Custa em torno de 9 dólares garrafa grande. Tem o mais caro, mas custa 21! Nunca comprei.
    Agora queria saber porque os panos de chão não ficam cinza. Será por causa do detergente/oxi clean ou é a máquina e a secadora? Vai saber
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  7. Renato, eu não sei qual é o mistério do pano de chão... O pano de louça é a mesma coisa. Eu nunca consegui fazer um pano de louça ficar branco como aqui não importava o produto nunca consegui remover as manchas de molho de tomate por completo do pano de louça e aqui mesmo depois de um ano os panos parecem que comprei ontem... Eu acho que é o oxi clean... kkk
    Beijos e boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava lendo sobre máquinas de lavar e secar importadas vim parar aqui.
      Moro no Brasil uso secadora a gás é muito econômica, não consigo me imaginar sem uma secadora.
      Eu acredito que a segredo das manchas em panos de pratos toalhas brancas lençóis é a lavagem das roupas com máquina que lava com água quente.
      Como a minha máquina não lava com água quente, sempre fervo água e coloco nas peças manchadas de molho com sabão antes de bater.

      Funciona muito
      Tenho essa impressão de que estão sempre novos

      Suely
      Brasil

      Excluir
  8. Realmente Renato eu agradeço sempre a quem inventou a máquina de lavar, nem sei como era lavar calça jeans na mão, nem acredito que um dia fiz isso. Como vc lembro também na infância desses varais com bambu,muito engraçado, hoje me nego a pendurar roupa uso secador de chão e não de teto. E sabia que tem uma espécia de dor nos pulsos e braços causado por esse movimento de elevar o secador de teto? Minha tia está fazendo fisioterapia e o "dôto" disse que é isso, há uns 50anos nesse movimento diário, rsrsrs Secadora também não tenho, são poucos dias de frio, até procurei uma a gás de botijão,mas é tão difícil, então desenvolvi uma técnica quando morava em Maricá, muito úmida, ligo o forno, coloco o varal de chão na porta e faço uma cabaninha com um lençol e as roupas secam que é uma beleza e ainda aquece o ambiente, afinal, o gás é menos caro que a energia elétrica. E não sei porque eles não incentivam a secadora a gás, e depois temos que fazer racionamento de energia. Na Tijuca onde morei e no Rio Zona Sul, não faltam lugares pra secar e lavar roupas, geralmente nos supermercados, mas não é muito confortável, né? uso coletivo geral e irrestrito, rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. otimo voce fala da secadora a gas trabalho com a secadora a gas a trinta anos vendo nova e usadas semi nova e uma maravilha quem conhece nunca mais fica sem pois ela faz rapida a secagem com muita economia um botijao de gas chega a durar mais de 2 meses vendo para uso residencial e comercial envio e entrego todo o brasil jrgualberto@ig.com.br tenho a gas varios modelos

      Excluir
  9. Já tinha ouvido falar que ai nos States não precisava passar roupa. Mas será que o tecido também não colabora? Olha, faz anos que não toco num ferro. ODEIO passar roupa e aqui em casa, como também não temos ajuda externa, o negócio é aderir a moda do amassadinho. Às vezes tenho pena do meu marido, com as camisas todas amarrotadas...mas quer saber, se ele se importasse, passaria ele mesmo, não é?

    ResponderExcluir
  10. Sabe a melhor parte? Eu posso escolher a roupa que vou usar num evento com menos de 2 horas de antecedência. Por exemplo, sabe quando voc6e compra uma roupa nova e sai um dia, mas vai ter um evento 3 dias depois e voc6e quer usa-la outra vez? No Brasil, eu ficava tensa para não sujar a roupa, vai que não dá tempo de secar! Aqui não tem isso, coloca na máquina e pronto, roupa linda e cheirosa!

    Eu gosto de passar roupa, minha terapia, mas ninguém merece passar as mil camisas sociais do meu marido. O que faço para facilitar minha vida é tirar da máquina de secar assim que ela desliga e já coloco nos cabides, facilita em 100%. Outra coisa fantástica é poder lavar as roupas com a temperatura da água diferente. Gente, isso faz muita diferença na "brancura" das roupas.

    ResponderExcluir
  11. Wilma
    Nunca tinha ouvido falar desse negócio de lavagem coletiva! Vivendo e aprendendo né? Gostei do seu método de secar as roupas no inverno. Na itália, todos os apartamentos tem varal de chão. Ótima ideia!
    Bjs

    Glenda
    kkkkkkkk
    Eu acho que os tecidos são diferentes também. Por exemplo, as roupas do Brasil não estão se adaptando muito bem à secadora hehehe
    Mas as camisas eu passo!
    Bjs

    Lorna
    Nem me fale! Quantas vezes eu tive que mudar o plano da roupa porque não secou? Ou tive que passar a roupa molhada no ferro? Ou a roupa que eu ia usar percebi que tinha uma manchinha? Realmente, poder lavar e usar a roupa em menos de 2 horas é uma maravilha mesmo!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Uma dica sobre um assunto que você poderia falar é o respeito ao consumidor. Afinal, quem aqui no Brasil com internet, telefone, TV a cabo, ou qualquer outro "contrato" com alguma empresa não passou por problemas? Aqui que nos EUA a coisa deve ser BEM diferente.

    Excelente post como sempre.

    ResponderExcluir
  13. Neo
    Com essa moda americana de processar o atendimento ao consumidor deve ser muito eficiente. Eu digo deve ser porque nunca precisei usar acredita? Nada que comprei quebrou ou não funcionou então nem tenho experiência para escrever sobre esse assunto. Mas se um dia tiver, com certeza escreverei. Ótima idéia!
    Obrigado!
    Abs

    ResponderExcluir
  14. Ai Renato, vendo todos vcs comentarem sobre a vida nos States me dá uma deprê de morar aqui no Brasil. Tudo tão caro, inacessível. A gente precisa parcelar tudo porque à vista consome muito do salário. ô vida!!!!
    Um beijão à todos
    Simone

    ResponderExcluir
  15. E eu não sei...Simone, quando era adolescente queria comprar um tênis de "ultima" pra acompanhar os colegas de escola e custava tão caro. Acredite, eu financiei em 24 vezes pra pagar com a mesada...Não é uma dó?? Quando eu penso tenho uma raiva do governo brasileiro
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Viva a praticidade!
    Vou aproveitar a sua dica de espalhar as folhas perfumadas nas gavetas.
    Abs!

    ResponderExcluir
  17. Vou falar como "Jack, o estripador" e vou por partes:
    1) Lavar e secar aqui na NL é igual ao que vc narrou nos EUA. Beleza, poder e glória.
    2) A minha lavadora não distribui mais o amaciante então não compramos mais. Quer saber ? Continua tudo certo.
    2) Eu passo tudo. Acho puro glamour.

    ResponderExcluir
  18. lilian
    As roupas ficam muito cheirosas!

    Anita
    Você é muito chique. Sem amaciante eu não vivo!!
    kkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. oie Renato.
    Menino, nunca tive preguiça de lavar roupas, mas passar, já é outra história, se vc me vir com o ferro de passar na mão, pode chamar o médico e me internar, que eu enlouqueci.
    Aqui em casa, (fortaleza-ce) não usamos secadoras, tb com uma temperatura média de 30*C, não precisamos mesmo. Mas no ano de 1994 fomos apresentadas a primeira máquina de lavar, foi amor a primeira vista e NUNCA mais eu me separo.
    Dos amaciantes, chegou agora no Brasil o DOWNY, vou experimentar, já que vc recomedou. É isso.

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Nossa, 1994! Vc passou bastante tempo sem lavadora. Eu não posso imaginar uma casa sem, o trabalho que dá pra lavar à mão ninguém merece.
    Espero que o Downy que vende aí seja igual ao daqui porque deixa Confort no chinelo. A roupa sai da máquina como manteiga
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. O Renato,

    PelamordeDEUS, secadora eletrica nao da mesmo, nem no Brasil nem nos EUA, gastam uma fortuna. Tem que ser secadora a GAS, minha mae no Brasil tem uma secadora BRASTEMP A GAS, comprada em 1971, ano em que nasci, meus pais sempre moraram em apartamento e varal nunca foi opcao, sem contar que com a garoa de Sao Paulo a roupa fica cheirando mofo antes de secar, tem que ter secadora mesmo, e a GAS, a nao ser que voce tenha acoes da ELETROPAULO e quer dar uma forcinha para o valor das suas acoes subirem, dai nao esta mais aqui quem falou.
    Vale dizer que o apartamento dos meus pais tambem sempre teve gas de rua encanado, o que facilita muito a vida de quem tem secadora a gas. Mas da pra comprar o velho butijao de gas tambem, e nao fica o olho da cara.
    Minha avo ja tinha uma secadora a gas que comprou em 1954, tambem morava em um apartamento pequeno no bairro do Ipiranga, e tambem nao tinha opcao de secar roupa em varal. E antes que voce pense que minha familia e rica, nao, minha avo trabalhava numa fabrica de tecidos e comprou a secadora GE dela na antiga loja da Sears, aonde hoje fica o Shopping Paulista, pagou em varias prestacoes.
    Paulistanos sempre tiveram secadoras, a GAS, pois eletrica ninguem aguenta pagar a conta de luz mesmo.
    Detalhe, a secadora da minha mae, BRASTEMP de 1971, ainda funciona perfeitamente :)


    Ray

    ResponderExcluir
  22. Renato, adoro esse amaciante Downy, aqui no japao tambem vende e e' um perfume bom demais, cheirinho de roupa limpa! Pena que por aqui as secadoras ainda sejam muito caras, apesar de que adoro o cheirinho de roupa secada no sol tambem, mas no inverno, nada melhor que o cheirinho e a maciez do efeito secadora! no inverno sempre levo pra secar nas,por aqui chamadas coin laundry. Agora achei o cumulo do absurdo a secadora do Br levar quase 3 horas pra secar!! que falta de potencia e bom senso da marca.
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Ray
    Eu nem sabia que existia secadora à gas no Brasil em 1971! Que coisa hein? Eu teria comprado em 60 vezes se eu soubesse o bem que faz ter a roupa lavada e seca rapidamente de volta na gaveta. E a secadora de 1071 ainda funciona??? Inacreditável...Vou até comentar com meu pai à respeito porque a secadora que ele comprou está nova em folha e semi-aposentada heheh
    Ray me diga uma coisa. Você sabe dizer porque algumas roupas do Brasil encolhem muito mais do que as que eu comprei por aqui?
    Que bom que você voltou
    Abração

    Rose
    3 horas ou mais! Eu estava ainda no Brasil quando a secadora chegou e eu quem instalei. Algumas vezes, no final do ciclo de 3 horas abrimos a porta e as roupas ainda estão húmidas então tem que deixar mais uma ou duas horas...é interminável!
    Secar a roupa ao ar livre é um risco. Se chove vc tem que lavar de novo, se alguém faz fumaça, tem que lavar de novo. Além do fato que ao sol a roupa fica tão seca que depois é duro de passar. Eu to achando isso aqui uma maravilha!
    bjs Rose

    ResponderExcluir
  24. oie Renato.
    Eu me sinto obrigada a responder de novo. Quando vc fala do nivel de pobreza do Brasil eu penso, que estou fora desse perfil há pouquissimo tempo. Sim só conseguimos comprar lavadora em 1994, porque foi o ano de nossa ascensão economica familiar, quando minha irmã mais velha pode fazer a compra. A Atual lavadora foi comprada este ano, com meu salário de professora (R$2.500 mensais) e isso porque fiz pos-graduação senão receberia apenas (R$1.500). Meu pai tinha poses, mas como um cara nascido e criado no interior e semi-analfabeto, nunca deixou faltar o essencial, moro em casa própria, construida por ele, mas lava-louças, lavadora de roupas, ar condicionado, para ele, e para o nível financeiro dele, isso era LUXO.
    É isso, espero ter esclarecido. Assim que experimentar o DOWNY eu te aviso.

    ResponderExcluir
  25. Ah eu sei bem o que é isso. Já fui rico no Brasil, depois ficamos pobres, depois classe média, etc.
    Já comprei geladeira em 36 vezes e conheço gente que já comprou em 60 vezes. Dura realidade não é?
    Mas graças a Deus você ganha bem e vive em casa própria! Jogue suas mãos para o céu!!
    Abs!!

    ResponderExcluir
  26. Lavagem e Secagem coletiva mas assim, vc compra fichas e usa a máquina só com suas roupas, porém às vezes eu via cada roupa encardida, feiosa saindo da máquina e tinha que usar a mesma máquina, aí ficava meio ressabiada...muitomelhor ter uma máquina exclusiva, nÉ?

    ResponderExcluir
  27. Eu também ficaria meio assim. Mas preferiria a ter que lavar à mão!!!!! Nossa senhora da máquina de lavar!!

    ResponderExcluir
  28. Renato,


    Sim, secadoras de roupa ja existem no Brasil ha muitos anos, porem nos anos 50, a Sears e outras lojas tipo Mappin e Mesbla vendiam secadoras importadas dos EUA e Argentina.
    Nos anos 70 ja se fabricavam secadoras a gas no Brasil, mais de uma marca, a dos meus pais foi manufaturada na fabrica da Brastemp, em Sao Bernardo do Campo, Sao Paulo. A Brastemp de Sao Bernardo foi praticamente fechada, operam apenas 40% da fabrica original. A outra parte foi vendida e hoje e ocupada por uma loja gigante do Walmart.
    As roupas de algodao daqui dos EUA sao fabricadas com algodao "pre-lavado" e "pre-seco" em secadoras de altas temperaturas, assim, sao "pre-encolhidos", chamados aqui de "pre-shrunk", entao quando compramos as roupas, elas ja foram lavadas e encolhidas um pouco, por consequencia encolhem menos quando a secamos na secadora.
    Uma dica para evitar encolhimento de roupas e sempre comprar "pre-shrunk" cotton ou procurar roupas que tenham pelo menos um pouco de polyester na mistura do algodao, pois nao altera a qualidade e estas roupas nunca encolhem quando secas na maquina. Pode ser ate 5% ou 10% por cento polyester, que ja faz toda a diferenca para evitar o encolhimento.
    As roupas no Brasil nao sao feitas com algodao "pre-shrunk" e o Brasileiro tem preconceito com tecidos "misturados", principalmente com polyester.
    Mas no fundo ninguem se importa, pois a maioria conta com empregadas para lavar suas roupas a mao, pendurar no varal cuidadosamente e passarem a ferro, entao nao ha uma demanda por tecidos "low maintanance", como aqui nos EUA, onde o sistema de lavar roupas e cada um por se e Deus por todos. :)

    Ray

    ResponderExcluir
  29. Pára tudo. Quando estava em Orlando, uns brasileiros, tão jecas quanto eu, me falaram pra comprar esses paninhos, dizendo que as roupas ficavam macias e cheirosas. No entanto, fui informada de que eles eram pra ser colocados na secadora. Agora entendi porque não percebia diferença, hahahaahahahahah.

    No dia em que cheguei em Orlando, com o meu inglês marromeno, fui com uma brasileira, vizinha minha, ao Wal Mart. Fui morar em um apartamento mobiliado, mas precisava comprar travesseiro, cobertor, produtos de limpeza etc. A menina já tinha feito intercâmbio no Canadá, e eu supunha que ela falasse um inglês impecável, por conta disso. Aí ela me chega e me lembra de comprar sabão para o lava-louças, e eu, na minha santa ignorância, imaginava que o sabão era em pó. E a menina pega e me aponta um sabão líquido, dizendo que aquilo era pra colocar na máquina (preste atenção nessa informação). Enfim, comprei o sabão.

    Dias depois, coloquei um monte de louça suja e o tal do sabão na máquina. Pense em uma cozinha inundada de espuma. Eu, na minha jequice, imaginei que tinha colocado muito sabão na máquina e por isso que ficou aquela zona na cozinha. Limpei a bagunça e saí. No mesmo dia, a americana que morava comigo, sujou um monte de louça enquanto estava sozinha e colocou tudo na máquina pra lavar, e usou o sabão dela.

    Aí eu chego em casa, com a cozinha inundada de espuma e a gringalimpando o chão. Aí ela fala que a máquina quebrou e que tinha avisado a administração do condomínio, para mandar alguém dar uma olhada.

    Comentei com ela que naquele dia já tinha usado o lava-louças e que tinha feito aquela zona também. Aí ela chega e pergunta: o que que vc colocou na máquina? Aí eu mostrei e disse: coloquei isso. Só dá ela gritando: THIS IS FOR THE SINK!!!!!!!!! A única coisa que eu consegui fazer foi chorar de rir, de tão patética a situação. O que eu comprei, na verdade, foi detergente!

    Final da história: ela ligou na portaria, avisando que não precisava mais de técnico e depois ligou para a mãe dela, no Texas, para perguntar como fazer para a máquina parar de fazer espuma, hahahahahahhahahahahhaa.

    ResponderExcluir
  30. Ray
    Nada como falar com que sabe não é mesmo? Eu particularmente não gosto de roupas de polyester porque aprendi na faculdade aqui todos os problemas de saúde vinculados à tecidos feitos de fibra industrial que por sua vez, muitos vêm do petróleo. Mas tenho muitas roupas de tecido híbrido! Que coisa esse negócio do algodão hein!! Obrigado por explicar!
    Vou falar pro meu pai comprar uma secadora a gas mas vai ter que ter bujão porque a rua dele não tem gas encanado
    Abração

    Thais
    Rachei de rir com essa história...A gente passa por cada uma em um país que não é o nosso kkkkkkkkkkk Mas tudo a gente tem que levar como você, com bom humor
    Abração!!

    ResponderExcluir
  31. Zaiden
    Que esquisito. Você é a primeira pessoa que eu escuto isso. Esquisito mesmo. Só um comentário. No Brasil eu comprava o amaciante mais caro, colocava o dobro do indicado e minha roupa cheirava mal e as toalhas me arranhavam. Aqui, nossa, nem se fala...
    Eu quero comer esse hamburguer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Desde que cheguei fiquei louco pelos verdadeiros hamburguers. No Brasil a gente só conhece MC B King e Sadia, não sabe o que é um bom hamburguer
    Abs!

    ResponderExcluir
  32. Agora já sabe, né, nunca use detergente na lava-louças! A americana ficou muito brava comigo, e a única coisa que eu conseguia fazer era rir compulsivamente.

    Hoje, quase 6 anos depois do episódio, melhorei significativamente meu inglês. Consigo até ler rótulos com desenvoltura! Pensando bem, não sei com a Disney teve coragem de me contratar com o inglês meia boca que eu tinha, viu... hehehehe

    Abraços

    ResponderExcluir
  33. Antes de casar, meu noivo sempre perguntava para mim se eu realmente estava disposta a viver no Brasil sem alguns dos confortos que disfrutava nos EUA - e um exemplo que ele sempre citava era esse de lavar roupa a mao.

    Eu falava que sim... nos casamos... e agora que estamos morando juntos - e ele tambem participa na lavagem das roupas - ele ta doido pra comprar uma maquina de lavar! :-p

    ResponderExcluir
  34. Então você trocou a secadora e a lavadora por um amor...heheh que bonito!
    Depois vou visitar o seu blog e ver a opinião de quem está exatamento ao contrário.
    Abração e felicidades!!

    ResponderExcluir
  35. brasileiro da jeito para tudo e descobri que ha maquinas de lavar modernissimas a gas de cozinha.inclusive Brastemp,isso mesmo ,para a conta nao vir salgada,risoss ha maquinas no mercado que sao a gas e elas sao mais economicas mesmo ,beeemm mais.sao mais caras ,mas vale a pena por causa da economia de energia.vc sabia disso?

    ResponderExcluir
  36. outra coisa aqui no brasil abriu a rede de hamburgues the fifths ,dos anos 50, e muito bom ,vc nao tem nocao,comi no ribeirao shopping ,esse negocio de so burger king e mac e coisa do passado, risoss bye

    ResponderExcluir
  37. Olá Anônimo
    Vi sim na internet secadora Brastemp a gás mas é caríssima! Claro que usa energia elétrica também. Mas é uma opção.
    Quanto ao 50' eu frequentava em SP desde 2002. No começo era ótimo, depois ficou ruin não sei porque. Mesmo sendo melhor que o Mc e King ainda é diferente dos hamburguers americanos. Só provando mesmo pra vc se convencer kkk
    Se um dia vier, coma um no Houllihan's ou Jonny Rocket's
    Abs

    ResponderExcluir
  38. HAHAHAHA...
    ´´o tanque´´... não sei como conseguem viver sem isso, já disse pro me marido (americano e mora ai), que se um dia eu for morar aí eu vou precisar mt de um tanque, claro que consegui viver sem um..mas ter um tanque faz toda a difernça...hahahaha

    Abraços,
    Luiza

    ResponderExcluir
  39. Estou trabalhando em um projeto de uma casa para a faculdade e desenhei uma lavanderia COM TANQUE. Por que, vamos combinar, lavar o sapato sujo de coco de cachorro na pia da cozinha NÃO TEM CABIMENTO AMERICANOS!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  40. PELO QUE PESQUISEI ,HA SECADORAS COM O SELO A DA PROCEL EM CONSUMO DE ENERGIA.UM AR CONDICIONADO COM SELO A DE 7500 BTUS LIGADO 8 HORAS POR DIA NA POTENCIA MAXIMA AUMENTA A CONTA DE ENERGIA EM 60 REAIS AO FINAL DO MES.JA UMA SECADORA ,NAO SEI ,VAI DEPENDER DO QUANTO SE USA.HA TAMBEM A GAS DA SAMSUMG QUE E MAIS BARATA QUE A DA BRASTEMP BYE

    ResponderExcluir
  41. 60 reais por mês?!
    Se eu fosse você comprava um!
    Bye

    ResponderExcluir
  42. Nossa Renato, sem ralo entendo, sem rodo entendo mas sem tanque é demais!
    Não tem uma torneira aí na garagem ou no quintal que dá pra lavar os sapato sujo de 'dog poops' não hein? hui!
    rsrs

    ResponderExcluir
  43. Vana, tem sim. Mas não consigo explicar por que, mesmo depois de 2 anos, nenhum dos meus tênis ficaram sujos, nem mesmo os brancos. Acho que é coisa feita
    kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  44. Ah, desse jeito, pra que tanque, né? Isso não te pertence maaais! hahaha

    ResponderExcluir
  45. Oi Renato, tudo bem?
    Achei seu bog super legal.
    Estou indo para Fort Laudedale e redondezas em Dezembro para passar uns dias e gostaria de saber onde posso encontrar folhas perfumadas para gavetas, em que tipo de loja. Como se fala o nome dessas folhas em ingles?
    Muitissimo obrigada pela atencao.
    Silvana

    ResponderExcluir
  46. Silvana
    As folhas se chamam "dryer sheets". Ficam ao lado dos detergentes e amaciantes em umas caixinhas de papelão. A melhor de todas é a Bounce Sheets. Tem em qualquer supermercado...

    Aqui vai a foto
    http://theuncontainabletruth.com/2011/05/14-interesting-uses-for-dryer-sheets/

    Abração!

    ResponderExcluir
  47. Minha mae tem maquina de lavar, tanquinho e tanque e ainda teima em lavar roupa a mao (aff!) e no nosso quintal ela n aceita subir uma coluna pra dar apoio ao varal, insiste em deixar aquele bamboo (sim, aki em casa ainda se utiliza isso) e fala pra ela comprar secadora, humpf, ela diz q ate gostaria da praticidade, mas q n se acostumaria... Ela caba ca minha vida...

    ResponderExcluir
  48. Ola amigo, gostaria de saber se vc sabe como transformar pes cubicos em kg, pois trouxe uma secadora dos EUA e nao encontrei na internet como converter,obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Claudia,
      Como vc fez para trazer a secadora dos EUA?

      Excluir
    2. Boa tarde Claudia,
      Como vc fez para trazer a secadora dos EUA?

      Excluir
  49. Tem uma barra lateral aqui mesmo no blog chamado Conversor de medidas
    Nossa, na internet tem zilhoes de sites sobre isso?

    ResponderExcluir
  50. É claro q a qualidade e potência das secadoras americanas não se comparam com as brasileiras. Mas tem um fator que talvez você desconheça: umidade relativa do ar. Ela é muito maior nos trópicos, o que torna a evaporação mais lenta. Você já reparou que os jatos de ar quente para secar as mãos nos EUA realmente secam as mãos? No Brasil você se cança e sai do banheiro com a mão úmida ainda. É o mesmo princípio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo
      Orlando é mais umida que SP, estamos também nos trópicos!
      A diferença é a potência. Aqui eu seco 13 toalhas em 45 min, na casa do meu pai em SP 3 kg de roupa demoram 3 horas!
      Abs

      Excluir
  51. Olá.Sou brasileiro e só estive nos EUA de passagem. Fiquei umas férias no Canadá, mas percebi uma coisa que pode ser o diferencial na limpeza, também, é claro. Não se esqueçam que a maior parte da água usada nos EUA é proveniente das montanhas, ou seja, lá usam água com um teor alcalino muito maior. No Brasil, temos água proveniente de rios ou reservatórios, com ph muito mais ácido. Já li que há diferença na limpeza entre esses tipos de água. Sei também que nos EUA os produtos já apresentam condicionantes para essas diferenças na água. Talvez seja um dos segredos da limpeza não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez! Mas uma coisa eu notei. Com apenas uma tampinha do detergente HE (high efficient) liquido aqui lava-se 10kg de roupa e sai limpa, limpa limpa. Outra coisa que eu notei eh que agora misturo as roupas coloridas com as brancas e as brancas saem brancas e as coloridas, coloridas. No Brasil lembro que foi uma vez so que fiz isso e perdi minha camisa branca :(
      Abs

      Excluir
  52. Renato, tudo bem? Estou de mudanca para os EUA e uma coisa que me deixou encafifado foi como lavar peças que costumamos lavar no tanque no Brasil. Ex. Roupas intimas, meia, pano de prato, pano de chao, etc. O apartamento que alugamos nao tem tanque ou um espaço para lavar algo ou colocar um balde com coisas de molho. E aí como faz? Tudo na lavadora?

    Abraco e parabens pelo blog, esta nos ajudando muito nessa mudanca :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A eficiência dos produtos e detergentes aqui dispensa o "deixar de molho" vai tudo pra máquina. Mas olha mesmo, no Brasil a única coisa que eu lavava no tanque era meus tenis. Sério que vcs lavam essas coisas no tanque? Aff!
      Abs

      Excluir
  53. Alguém sabe dizer onde se compra uma camiseta polo que não encolhe no Brasil? A malha aqui que é vagabunda ou isso é normal?
    Sério, comprei uma lavadora/secadora excelente, mas todas as camisetas polo que compro (da mais barata à mais cara) encolhem na lavagem, e encolhem muito! Queria me livrar do estendedor de roupas porque moro em apartamento, mas tá difícil!

    ResponderExcluir
  54. Vão gostar de lavar roupa assim, lá na casa do chapéukkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto de lavar roupas!
      EU ADOROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
      KKK

      Excluir
  55. Comprei uma secadora da Speed Queen num representante em SP, é americana e à gás. Rápida e eficiente. Estou satisfeitíssima!!!!

    ResponderExcluir
  56. Comprei uma secadora da marca Speed Queen num representante em São Paulo. Funciona a gás e custa bem caro, mas sua eficiência já foi comprovada!!!É rápida e seca mesmo. Quase ñ passo mais roupas. O mais caro que paguei, economizo em energia elétrica!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOssa que ótimo!
      Dá pra passar o tel do representante?
      Abs e obg!!

      Excluir
  57. Oi. Bom dia!
    Por favor me arruma o telefone desse representante em Sao Paulo.
    Obrigada por voce compartilhar com todos essas informaçoes maravilhosas. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza esse post é muito antigo, duvido que a pessoa que escreveu este comentário voltará aqui e verá sua pergunta

      Excluir
  58. OI Renato,
    Estou indo pra USA agora em julho e vou ficar dois meses. PReciso de uma ajuda. O que fazer para minhas roupas brasileiras não encolherem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente elas não encolhem se você não deixar muito tempo na secadora. Tire uns 10 minutos antes do programa acabar e deixe que elas secam sem problemas dentro do closet. Por causa do ar condicionado, em poucas horas, roupas molhadas secam. Por exemplo, biquine no banheiro seca sozinho em 1/2 dia!
      Abs e boa viagem!

      Excluir
  59. Oi! Bom dia! Renato.

    Obrigada pela sua atenção, valeu! Boa semana para você.

    ResponderExcluir
  60. Renato eu consigo comprar tds esses produtos ai EUA principalmente a maquina ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As máquinas vc compra no Brasil. Não tem como comprar aqui e levar no avião.
      Ache um representante no Brasil das maquinas, ou compre brastemp a gás.
      Alguém aí em cima disse que comprou
      Abs

      Excluir
  61. Renato desculpa eu q perguntei sobre comprar maquina e produtos para lavar,meu nome é Alessandra,compro no um site da ebay e eles mandam muitas coisas só estou com medo sobre concertos e garantia e energia pq ak tbem pode ser 220v?

    ResponderExcluir
  62. RENATO NÃO FUI MAL EDUCADA E NEM QUIS TE EXPLORAR,SÓ ACHEI Q VC AI SERIA MAIS FACIL ,NÃO É A TOA Q COMENTEI PELO SITE MAS DE QUALQUER FORMA DESCULPA PORQ AQUI NO BRASIL NIMGUÉM GOSTA DE DAR INFORMAÇÕES ,MAS POR FAVOR MINHA INTENÇÃO NÃO FOI FAZER VC DE EMPREGADO .
    ALESSANDRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra
      Não achei que vc foi mal educada.
      Acho que coisas grandes não podem ser mandadas pra outro país por causa dos impostos de impportação. Alguém nos comentários disse que encontrou um representante e comprou uma máquina importada
      Abs!

      Excluir
  63. Oi Renato!
    Adorei o post!
    Vc pode recomendar algumas marcas de lavadoras e secadoras?
    Pretendo fazer uma pesquisa e tentar adquirir alguma coisa rs
    Agradeço

    ResponderExcluir
  64. The dust cap of electric hammer should be replaced regularly.
    Another way to find out the best wholesale supplier handling wholesale fashion clothing is to ask
    around and get information from other retailers and merchants.

    However the baby shower as a custom popular in the US, is a
    recently imported phenomenon in Europe.

    Feel free to visit my weblog: comprar roupas importadas ()

    ResponderExcluir
  65. Olá Renato! Sou a Priscilla, estou lendo seu blog em ordem cronológica e ainda estou neste post! rsrs. Já comentei em outro post e de vez quando comentarei mais, ok?
    Já estive nos EUA e vi um "passador de roupa" de mão que vende na Best Buy. Não sei se vc sabe do q estou falando, mas é um passador de roupa semelhante àqueles das lojas que vendem roupa, onde as roupas são passadas no próprio cabide para serem colocadas na vitrine.
    Vc já teve experiência com ela ou sabe de alguém q tenha e goste?
    Me falaram q era uma porcaria e q não funcionava, aí não comprei :( Me arrependi de não ter comprado, pois passo camisas sociais do meu marido, além de roupas de casa... se e esse passador for bom, será o fim do meu martírio, rsrsrs, pois odeioooo passar roupa! rs
    Bjos e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscilla
      Eu comprei um para uma casa que fiz o design e funciona, mas tem que passar em cada centímetro da roupa e demooooooooooooora
      Não é o que é anunciado não
      bjs

      Excluir
  66. Amei seu blog!!!
    Eu amo os Eua..vou ai todo ano passear,comprar com meu marido e a negócios também....temos amigos americanos!!!Quando vou e fico de 7 a 15...quando volto da uma depressão...fico revoltada,chatiada,sem saida...me sinto angustiada com esse pais aqui...não temos valor algum!
    Tudo ai parece sim ser muito melhor,tem os pos e contra,mas o governo pensa na populçao,as coisas são pra frente para todos...e a praticidade de se viver ai não existe,adoro os americanos,pessoas educadas e prestativas sim...muito pelo contrario dos que dizem que são frios....muito!!Gostaria de ter um imovel ai...q7uem sabe...torce porque pediria sua ajuda!!enquanto isso fico a qui acompanhado suas noticias!!
    Abç!!
    Boa Sorte!!!!

    ResponderExcluir
  67. Eu era como você. Trabalhei pelo meu sonho e hoje estou aqui
    Você também pode conseguir!
    Bjs

    ResponderExcluir
  68. Oi, Renato, tudo bem?
    Este ano criei coragem e comprei uma secadora Brastemp elétrica mesmo, estou gostando tanto que acho que vou fazer uma tatuagem declarando meu amor (brincadeira).
    Uso todos os dias, demora horrores, mas a conta de luz subiu míseros 25 reais. Não perdi nada por encolhimento a não ser um par de meias e, claro, não coloco roupas de lycra porque arrebenta as fibras elásticas. Acredito que a "lerdeza" da secagem seja para não encolher.
    Namorei uma Speed Queen um tempão, mas o preço aqui é inviável.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juba
      O fato de ela demorar é porque ela é ventless. Não tem o duto que joga o ar quente para fora da residência. Ela esfria o ar antes de jogar fora o que atrasa o processo. Aqui também tem essa que geralmente é para apartamentos que não tem os dutos de saída. Quando a máquina tem o duto, é rapidinho!
      Parabéns, é melhor do que estender roupa né?
      Abs

      Excluir
  69. Nossa, será mesmo? A lavanderia fica bem quente e cheia de pelinhos que escaparam do filtro...
    Muito melhor que estender roupa! Em apartamento e com crianças pequenas, são aqueles milhões de peças pequeninas para estender (imagina duas dúzias de pares de meinhas) e o sobe e desce que acaba com as costas e as mãos...

    Abraços e muito obrigada pelo blog tão bacana e pela simpatia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juba

      Seria bom ter uma sáida para o ar quente, como falei no comentário anterior. Posso imaginar a vida de quem mora em apartamento e com crianças. Não é fácil!

      Obrigada pelos elogios.

      Abs

      Excluir
  70. Cara voce disse tudo o algodao dai realmente e diferente. Meu pai trouxe umas camisas dos EUA nos anos 80 e elas estao como novas nunca encolheram. As daqui viram baby-look na primeira lavada!

    ResponderExcluir
  71. Pois é Renato, estive nos EUA no mês passado e a inexistência de um tanque para mim foi terrível. Não dispenso um tanque de jeito nenhum. Se eu for morar nos EUA, vou dar um jeito de providenciar um. Não quero mais lavar panos de chão na mão enquanto limpo a casa.

    ResponderExcluir
  72. Ainda bem que vocês tão bem longe do Brasil e o Brasil ta se livrando de gente como vocês, como se diz os incomodados que se retirem e tem que ser assim mesmo, gente como vocês tem que ir embora do Brasil pra nunca mais volta porque se o Brasil tem problemas é por causa de gente como vocês e que pensam como vocês, e já que vocês IDOLATRAM tando os estados unidos e outros países então que fiquem por ai e nunca mais voltem pra cá e os que tão aqui e não gostam que vão embora, gente mentirosa egoísta e hipócrita o Brasil não que mais e já não é mais bem vindo aqui, vão embora mais não voltem NUNCA mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto despeito. Não, o Brasil está assim por causa da corrupção, de gente que aceita ser roubado, da população que vota nessa gente. Seus bisavós também saíram do país deles e ainda bem que eles não tinham internet pois se pouparam de comentários e opiniões como a sua.

      Excluir
    2. Despeito meu? Despeito é esse de fica falando mal do brasil e dizendo q outros países como os estados unidos é melhor q aqui, parem de se comparar, essa técnica de lavar roupa deles sem tanque é a forma prática deles de sobrevivência pq la não tem nem como estender uma roupa, imagina estender roupa com neve, nem dentro de casa elas jamais secariam, aqui nós moramos num país quente, da pra estender roupa tranquilamente, e quanto as máquinas de lavar e secar e produtos de limpeza q nós mais usamos aqui no brasil q eu saiba a maioria nem são marcas brasileiras, tudo q nós usamos aqui no brasil não é de marca daqui, por exemplo o omo tem até na australia e nova zelândia e em mais um monte de outros país, se nós quisermos ter as máquinas deles e produtos de limpeza maravilhos deles é só trazerem essas marcas pra cá assim como tudo q nós temos aqui q é deles, simples.
      E NENHUM brasileiro aceita ser roubado, por isso todo.mundo ta revoltado.
      Mas q eu saiba o políticos também são " cidadãos" brasileiros, não são extraterrestres, a maioria q se envolve com política só se candidata pra poder ganhar dinheiro fácil, é minoria os que se candidatam para fazerem alguma coisa, e esses dificilmente conseguem se eleger pq " o povo" só gosta de eleger gente estudada lambida q nasce em berço de ouro q tem muita labia, pq sim eles não bem inteligentes no q falar, e mesmo q quem queira fazer alguma coisa não consegue pq os outros não deixam.
      Eu moro numa cidade de 40 mil habitante aqui no rio grande do sul, minha irmã trabalhou na prefeitura por um bom tempo no pim (primeira infância melhor), na eleição anterior a essa o povo aqui quis votar num rapaz q era desses lambidinhos q eu falei antes, só pq era lambido ele ganho, ai ele não fez absolutamente nada e garanto q passou a mão em muito dinheiro, beeem feito pra quem votou nele, se arrependeram amargamente e esse ano votaram consciente, tinha q ver, a cidade inteira praticamente votou em quem realmente deveria. Tem outra, pq eu digo q os brasileiros são egoístas mentirosos e hipócritas? eu ja conto o pq... conheço pessoas q tem loja de roupa q compram roupas por um preço barato e vendem elas por um preço absurdamente muito mais caro do q deveriam ser, e não tem nada a ver com inflação é pq são sem vergonha mesmo, conheço pessoas q naquela vez q os preços andaram subindo se aproveitaram e subiram o preço absurdamente mais alto de propósito só pra ganhas dinheiro, e mentia para as pessoas q era a inflação, sabe a campanha do agasalho q nós damos as melhores roupas e acha q vai chegar para alguém q preciosa? pois então aqui na minha cidade todas as vezes q tem as funcionárias públicas passam a mão em todas as roupas boas escondido e levam pra casa, só sobra trapo para as pessoas, as q realmente precisam, conheço empresário q queriam tirar o pt pq não queriam pagar os direitos dos trabalhadores, conheço gente q queria tirar o pt pq odiou ter q pagar as empregadas domésticas e ter q assinar a carteira delas, conheço gente q o sus não funcionou para ele e hoje q tirar o sus não se importando q da certo para outra pessoas, tive professoras q tem inveja dos alunos pq os jovens de hoje tem oportunidades q elas não tiveram e uma delas me prejudicou de propósito e vi q outras prejudicaram outros também, eu deveria ter reclamado e até ter processado ela mais fiquei quiet, vejo muito pelo brasil a fora os prefeitos e vereadores e governadores dos estados passarem a mão nas verbas q deveriam ser para a educação saúde e tudo mais, muitas vezes com conscientização das pessoas, sim a gente paga imposto para termos as coisas e as pessoas dizem q é "de graça", nos eua não tem muito imposto mas dai tem pagar por tudo particularmente, até a saúde, e é muito mas muito mas muito caro, as únicas coisas q eu acho realmente maravilhoso nos eua e outros países é as escolas e univerdades e a preocupação dos médicos e profissionais da saúde com as pessoas, isso sim eu digo q la é maravilhoso, coisa q aqui por causa das pessoas mentirosas egoístas e hipócritas não acontece.

      Excluir
    3. ... em continuação ao meu comentário anterior eu esqueci de falar também do tal do desemprego q ta rolando aqui no brasil, todos ja devem te percebido q os brasileiros gostam de se reproduzir q nem rato, e sem nem se importarem se não tem nem aonde cair morto, pois então, muitos desses ratinhos ja cresceram e as cidades e empresas não tão dando conta de tanta gente, aqui na minha cidade muita piazada cresceu e tão tudo indo embora pra poder trabalhar, e ainda tem outra, muita gente só da emprego se vai com a cara da pessoa, ja aconteceu muito comigo, não tinha vaga pra mim mas pra uma pessoa conhecida minha tinha, e não para por ai, tudo esses ratinho q cresceram tão se reproduzindo de monte e não tão nem ai se não tem casa própria nem emprego fixo nem nada na vida, tão continuando a se reproduzir q nem rato, e assim a história vai continua...
      Também quero esclarecer aqui q não to falando mal do brasil e sim dos brasileiros.

      Excluir
  73. Despeito meu? Despeito é esse de fica falando mal do brasil e dizendo q outros países como os estados unidos é melhor q aqui, parem de se comparar, essa técnica de lavar roupa deles sem tanque é a forma prática deles de sobrevivência pq la não tem nem como estender uma roupa, imagina estender roupa com neve, nem dentro de casa elas jamais secariam, aqui nós moramos num país quente, da pra estender roupa tranquilamente, e quanto as máquinas de lavar e secar e produtos de limpeza q nós mais usamos aqui no brasil q eu saiba a maioria nem são marcas brasileiras, tudo q nós usamos aqui no brasil não é de marca daqui, por exemplo o omo tem até na australia e nova zelândia e em mais um monte de outros país, se nós quisermos ter as máquinas deles e produtos de limpeza maravilhos deles é só trazerem essas marcas pra cá assim como tudo q nós temos aqui q é deles, simples.
    E NENHUM brasileiro aceita ser roubado, por isso todo.mundo ta revoltado.
    Mas q eu saiba o políticos também são " cidadãos" brasileiros, não são extraterrestres, a maioria q se envolve com política só se candidata pra poder ganhar dinheiro fácil, é minoria os que se candidatam para fazerem alguma coisa, e esses dificilmente conseguem se eleger pq " o povo" só gosta de eleger gente estudada lambida q nasce em berço de ouro q tem muita labia, pq sim eles não bem inteligentes no q falar, e mesmo q quem queira fazer alguma coisa não consegue pq os outros não deixam.
    Eu moro numa cidade de 40 mil habitante aqui no rio grande do sul, minha irmã trabalhou na prefeitura por um bom tempo no pim (primeira infância melhor), na eleição anterior a essa o povo aqui quis votar num rapaz q era desses lambidinhos q eu falei antes, só pq era lambido ele ganho, ai ele não fez absolutamente nada e garanto q passou a mão em muito dinheiro, beeem feito pra quem votou nele, se arrependeram amargamente e esse ano votaram consciente, tinha q ver, a cidade inteira praticamente votou em quem realmente deveria. Tem outra, pq eu digo q os brasileiros são egoístas mentirosos e hipócritas? eu ja conto o pq... conheço pessoas q tem loja de roupa q compram roupas por um preço barato e vendem elas por um preço absurdamente muito mais caro do q deveriam ser, e não tem nada a ver com inflação é pq são sem vergonha mesmo, conheço pessoas q naquela vez q os preços andaram subindo se aproveitaram e subiram o preço absurdamente mais alto de propósito só pra ganhas dinheiro, e mentia para as pessoas q era a inflação, sabe a campanha do agasalho q nós damos as melhores roupas e acha q vai chegar para alguém q preciosa? pois então aqui na minha cidade todas as vezes q tem as funcionárias públicas passam a mão em todas as roupas boas escondido e levam pra casa, só sobra trapo para as pessoas, as q realmente precisam, conheço empresário q queriam tirar o pt pq não queriam pagar os direitos dos trabalhadores, conheço gente q queria tirar o pt pq odiou ter q pagar as empregadas domésticas e ter q assinar a carteira delas, conheço gente q o sus não funcionou para ele e hoje q tirar o sus não se importando q da certo para outra pessoas, tive professoras q tem inveja dos alunos pq os jovens de hoje tem oportunidades q elas não tiveram e uma delas me prejudicou de propósito e vi q outras prejudicaram outros também, eu deveria ter reclamado e até ter processado ela mais fiquei quiet, vejo muito pelo brasil a fora os prefeitos e vereadores e governadores dos estados passarem a mão nas verbas q deveriam ser para a educação saúde e tudo mais, muitas vezes com conscientização das pessoas, sim a gente paga imposto para termos as coisas e as pessoas dizem q é "de graça", nos eua não tem muito imposto mas dai tem pagar por tudo particularmente, até a saúde, e é muito mas muito mas muito caro, as únicas coisas q eu acho realmente maravilhoso nos eua e outros países é as escolas e univerdades e a preocupação dos médicos e profissionais da saúde com as pessoas, isso sim eu digo q la é maravilhoso, coisa q aqui por causa das pessoas mentirosas egoístas e hipócritas não acontece.

    ResponderExcluir
  74. Sabe que eu tb sinto um prazer de ficar olhando a maquina trabalhar kkk muito legal o post

    ResponderExcluir
  75. Oi Renato, super legal o seu post... adoro ler como se vive aí nos EUA. Tenho muita vontade de mora aí um dia.. onde se tem qualidade de vida. Infelizmente, aqui no Brasil, a carga tributária nos mata cada dia mais :(
    Sobre secar as roupas na secadora... as secadoras aqui do Brasil devem encolher as roupas né? Tenho vontade de comprar uma, mas tenho medo do escolhimento e medo da conta de energia no fim do mês.
    Abração!

    ResponderExcluir
  76. o brasil qual joja verde as maquinas de lavar en outro pais

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...