domingo, 2 de dezembro de 2012

Trabalho de Conclusão de Curso…já?

Tá chegando o dia...

            Eu nem acredito que na próxima sexta-feira apresentarei meu trabalho de conclusão de curso. Este foi o mais desafiador e trabalhoso de todos os projetos que eu já fiz para a faculdade e quero postar aqui primeiro. Foram 6 meses de trabalho. Um mês só de pesquisa sobre a Bélgica e Bruxelas e intermináveis horas trabalhando em Revit Architecture e Photoshop. Nas duas últimas semanas trabalhei 130 horas o que não me sobrou tempo nem para ir ao banheiro 3 vezes ao dia. Aliado a isso tenho outras matérias, estágio, viagem a Tampa, etc...

            A matéria Senior Project I e II geralmente são cursadas no último semestre da faculdade. Por que eu moro em Orlando e preciso que as matérias se encaixem no mesmo dia (ou eu tenho que viajar para Tampa mais que 2 vezes por semana) acabei adiantando Senior I e II. Depois disso faltam só 4 matérias genéricas (assim são chamadas psicologia, inglês, matemática, economia global e outras) que posso fazer pela internet sem precisar ir a Tampa e duas de Studio, a saber, Portfolio e Design Sustentável, que terei como professor, o exigentíssimo arquiteto Alex Bothos.

            Eu fui sorteado para projetar uma residência com componente governamental na Bélgica (cada aluno tem um projeto diferente). Para ser mais exato, a casa do Primeiro Ministro da Bélgica. Exemplos dessas residências são as "Governor Mansion" (palácio dos governadores), a Casa Branca onde mora o Obama com sua família e outras. Estas servem como residência para políticos, no entanto pertencem ao governo.


Casa do Governador do Texas. Uma das residências que estudei para compor
meu projeto. 3 residências do tipo fizeram parte dos estudos preliminares.
Na foto, o "Parlor" é uma sala de estar/entretenimento de convidados.
            O projeto consiste em projetar os interiores. A "casca" ou o prédio foi fornecido pelos arquitetos. A única coisa que não podíamos mexer são as paredes externas, o resto vale tudo. Durante um mês tive que pesquisar tudo sobre a Bélgica, sua cultura, a demografia, clima, geografia, a história do Primeiro Ministro, e outros tipos de residências como esta. Foi muito difícil porque plantas dessas casas e outros detalhes não estão disponíveis na internet por se tratar de um assunto "top secret". Então eu trabalhei com o que tinha. Toda semana, apresentações de Power Point eram feitas para a classe com todas as nossas descobertas. Tive também que achar um lote à venda em Bruxelas onde a casa seria construída e um bairro digno do Primeiro Ministro. No final de Senior I, apresentamos os projetos para um comitê de arquitetos. Eles elogiaram muito o planejamento e pesquisa que eu fiz e apontaram coisas que poderiam ser melhoradas na disposição dos cômodos que eu havia feito. Para Senior II, estas mudanças já foram feitas, embora algumas coisas não mudei pois acredito no meu projeto e sei bem defender meu ponto de vista. Quer um exemplo?

Essa planta (4500 square feet aprox 450 m² só o primeiro andar) foi somente o que eu recebi
3 semanas depois de iniciado o curso. Deste ponto até o final do
projeto foram mais de 300 horas de trabalho.
            Eles disseram que a casa tinha muitos vidros e terraços e que em questão de segurança isso seria um problema. No entanto, pela minha pesquisa, pessoas em cargos políticos na Europa, principalmente em países mais civilizados não têm a preocupação com segurança e a paranóia dos americanos. O Primeiro Ministro Inglês por exemplo, vive em uma casa que a porta da frente dá diretamente para a rua. Outros políticos dirigem seus próprios carros, moram nas casas que já possuíam mesmo antes de serem nomeados. Então o meu projeto em um lote gigantesco rodeado de árvores serve perfeitamente ao propósito e não pretendo mudar. Lembrando que nós designers, só fazemos os interiores. A arquitetura externa, telhados, muros, etc ficam a encargo dos arquitetos. Mesmo assim, ainda projetei algumas áreas externas. É claro que se esse projeto fosse realmente acontecer, muito mais trabalho seria envolvido. Para um projeto escolar, meus professores dizem que fazemos 60% do trabalho. Por exemplo, nem todos os cômodos são mostrados, só 3 por andar. Em um projeto real, todos teriam que ser mostrados e projetados. Desde os batentes, fechaduras, molduras, etc.

            Mas vamos ao projeto, né??

Primeira prancha de apresentação (60x90 cm) mostra o conceito do projeto, pesquisa
localização, cultura, gráficos de estudo e primeiros "sketches" da visão que tinha
dos aposentos.

            A segunda prancha vem com as plantas do primeiro e segundo andar. O primeiro andar é a parte governamental e o segundo andar é a residência do primeiro ministro. Foram 7 horas só para ilustrar o primeiro andar, sem contar o tempo gasto no layout das pranchas.

A parte vazia embaixo é reservada para amostra dos pisos e carpetes escolhidos que têm que
ser reais e colados nas pranchas

Parlor, Office, Banheiros públicos, Sala de Jantar, Escritório da Segurança, Cozinha Comercial
Sala de visitas para hóspedes, quartos de hóspedes, quartos de empregados, lavanderia e
quarto de máquinas e ferramentas. Picina e área externa. Recebi nota 99 pela planta. :)
Os cômodos tem nomes. Meu closet aqui em casa não tem o tamanho da ilha
dentro do imenso closet da Master Suite... O master ainda tem lareira e sofás.

            A terceira prancha é o projeto dos tetos e iluminação. Tinha que ser especial, não podia ser uma coisa plana, achatada com luzes embutidas.

Os componentes em destaque são na maioria da Restoration Hardware,
loja de estilo Bélgico nos EUA.
            A quarta prancha mostra alguns espaços da parte governamental.

Sala de Jantar, Hall, Corredores e o Parlor (sala de estar) O espaço vazio
está reservado para os pisos, tecidos e outras coisas.
             A quinta prancha mostra alguns espaços da residência do Primeiro Ministro.

A residência tinha que ter uma quitenete (cozinha minúscula) pois a família raramente
cozinharia. Preferi fazer algo maior e mais elegante.

             A sexta prancha mostra duas seções do projeto. Levou horas e horas e horas e horas para ilustrar, sem contar o tempo gasto em tutorials do Youtube para aprender.

Algumas vistas externas da casa mas não são requisitos do projeto.

             Eu estou muito satisfeito com o projeto. Sei que na vida real isso seria trabalho para uma equipe e não uma pessoa somente. Estou ansioso para ver o trabalho dos outros alunos da faculdade. Tive a felicidade de cair em uma turma de gente muito talentosa e pelo que vi até agora, coisa boa vem por aí. E sabe o quê? Eu fico muito feliz por isso porque não é meu objetivo ser o primeiro aluno da classe ou da escola. Se fosse assim, teria ficado em Orlando. Eu quero mais é ver coisas melhores que as minhas assim eu tenho chances de aprender e melhorar ainda mais.

            Desde já quero agradecer o leitor/amigo virtual Serginho Mancini que me indicou o caminho de aprender photoshop em um momento de puro desespero. Estou ficando bom de Photoshop, mesmo tendo ainda muito o que aprender. A dona da empresa no estágio me chamou de "Rei do Photoshop"...quem me dera...mal sabe ela que eu só sei 50% das funções do programa hehehe

            Estou ansioso pelas próximas semanas. Chegada do irmão, apresentações finais, férias e acima de tudo viagem. Aguarde um novo post porque Nova Iorque aí vou eu!!

90 comentários:

  1. Oi Renato, apesar de eu não ser designer de interiores, sou formada em desenho industrial e trabalho como designer há 15 anos, posso lhe granatir que seu trabalho final está maravilhoso! Você é uma pessoa muito dedicada e esforçada, procuro sempre me espelhar em pessoas assim! Desejo-lhe muita sorte em sua apresentação, que certamente estará entre as melhores do grupo. Um forte abraço,da família carioca que sua fã e futura vizinha de Orlando (é, estamos chegando no próximo dia 21/01/2013), Fabiana e família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fabiana!
      E depois que se instalar, vamos combinar um café na casa nova hein?
      Abração!!

      Excluir
    2. Ok, tá marcado com certeza! beijos, Fabiana

      Excluir
  2. Renato
    Parabéns, seu trabalho está super profissional, bem merecidas as suas férias.
    Um abraço
    Alessandra Haak

    ResponderExcluir
  3. Oi Renato
    Estou impressionada!! Valeu o esforço! Está excelente !
    Imagino a trabalheira que deu. Com certeza é trabalho para A.
    Não deixe de postar sobre a apresentação final, estou ansiosa pra saber...rsrsr
    bjs
    Leila

    ResponderExcluir
  4. Cara, eu acompanho o seu blog ja faz um tempo, e adoro todos os posts que vc coloca!Gostei muito do post sobre o preço dos carros nos Estados Unidos, e ano que vem vou para Orlando nas minhas ferias para visita e tbm umas compras né. Continue assim e boa sorte na sua apresentação final! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Orgulho. Só isso que eu digo. Parabéns pelo esforço. Quero saber tuuuuudo de NY hein. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Orgulho imensoooo. Parabéns pela garra, esforço e dedicação. E na volta quero saber tudo NY hein. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Parabens, mas nao esperava nada diferente vindo de voce.Tenho certeza que este sera apenas o primeiro de muitos outros grandes projetos.
    Nao nos conhecemos a muito tempo mas voce ja mpassou varios ensinamentos : dedicacao, foco, seriedade e trabalho duro ,obrigadoooo
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rita
      São muitos desafios, muito trabalho, espero compensar no futuro!
      Abração!!

      Excluir
  8. Olá, Renato!
    Parabéns pela conclusão do trabalho. Sei o alívio que isso nos causa! rsrs
    E que venham as merecidas férias!
    Beijcoas

    ResponderExcluir
  9. nossa quanto trabalho! admiro muito a sua dedicação!
    Parabéns de novo.

    ResponderExcluir
  10. Oi Renato! A única coisa que tenho prá dizer é: Seu projeto está excelente! Eu sei, eu sei, opinião de uma pessoa leiga não conta muito, nesse caso, só posso desejar que tudo corra bem e que você seja bem sucedido em seus projetos, você merece! Bj Lana

    ResponderExcluir
  11. Ei Renato,tudo bem?
    Te acompanho há muito tempo....adoro seu blog!
    Queria te parabenizar pela conclusão do seu trabalho,voce merece com certeza.
    abraços
    Claudinha

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Rê por mais esta conquista!!!! Seu trabalho ficou um arraso....bjos

    ResponderExcluir
  13. Sinta-se abraçado e parabenizado Renato! Voc^merece todos os luros da vitória!
    Engraçado como não te conheco, mas sinto orgulho do seu projeto euheuheue!!
    Continie sendo essa inspiração pra todos nós!
    Abraços!
    Ana Luíza Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Olá Renato...Meus Parabéns novamente, não poderia deixar de comentar novamente aqui no blog, tendo em vista que fui citado no post.
    Pra quem acompanha o blog praticamente desde os primórdios, é incrível notar a sua evolução desde os primeiros trabalhos.
    Seu trabalho ficou exelente e pude ver que usou muito bem os tutoriais..fico feliz.
    Voce n tem nada do que me agradecer, neste mundo, sozinhos não vamos a lugar algum, conte comigo sempre que precisar, assim como pude contar com vc quando muitas dúvidas me afligiam.
    Boa sorte na apresentação final e muito sucesso nesta nova fase como "profissional".
    Grande abraço.
    PS- TENTE FILMAR UM PEDACINHO DA APRESENTAÇAO FINAL PRA GENTE PODER VER... RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sim Serginho. Sabe, lancei aquela mensagem no Facebook num momento de tensão e vc foi o único que respondeu (mesmo porque a maioria não tem seu conhecimento) e me indicou o caminho. O resto eu fiz é claro, mas vc me mostrou onde encontrar o que eu procurava.
      Sim, eu mesmo fico espantado com a diferença, principalmente desde que eu mudei de Orlando para a escola de Tampa.
      Sucesso pra vc também!
      Abs

      Excluir
  15. Oi Renato, concordo c/ a Rita, vc ñ me surpreendeu. Acompanho seu trabalho e ñ esperava nada diferente do seu profissionalismo e perfeccionismo. Achei o detalhe da cozinha ampliada mto bom. Fica mesmo mais elegante. Parabéns por tudo. Tb gosto de janelões envidraçados! Tenha um excelente fim de ano amigo! Bjs... judy

    ResponderExcluir
  16. Excelente meu caro. Parabéns por seu trabalho, fruto de um perfeccionismo instigante. Abs!

    ResponderExcluir
  17. Show!!! Parabéns!!
    Simone.

    ResponderExcluir
  18. Arrasou no trabalho, o que não me surpreendeu em se tratando de uma pessoa detalhista como você. Parabéns, muito sucesso, você merece. Tenho orgulho em ser leitora do seu blog (só os "tops" hehehe...) Mil beijinhos.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Renato, tudo bem?
    Parabéns pelo seu trabalho! Que sua apresentação sexta-feira seja coroada pela dedicação e competência que você tem demonstrado... como já manifestado por todo mundo aqui, havia a certeza de um trabalho primoroso, pois você sempre se mostrou muito esforçado e determinado (que considero a palavra mais importante para qualquer profissional).
    Boa sorte e grande abraço!

    ResponderExcluir
  20. Prezado Renato,
    Olám, me chamo Aurélio satisfação lhe escrever este.

    Sou um "consumidor" de seu Blog, me surpreendeu sua dedicação ao auxílio aos outros, mesmo os que não têm muita educação.

    Nunca postei nada de dúvidas, pois sempre tem a resposta em algum post, e isso me auxiliou muito.

    Mas desta vez preciso lhe parabenizar pelo seu trabalho final, digno de um grande profissional.

    Rezo a Deus que você seja recompensado onde quer que vá ou qual rumo quer que tome, pois pessoas prontas a ajudar o próximo estão cada vez mais raras.

    Parabéns novamente pelo seu brilhantismo do projeto e seu propósito de vida.

    Aurelio

    ResponderExcluir
  21. Prezado Renato,
    Olám, me chamo Aurélio satisfação lhe escrever este.

    Sou um "consumidor" de seu Blog, me surpreendeu sua dedicação ao auxílio aos outros, mesmo os que não têm muita educação.

    Nunca postei nada de dúvidas, pois sempre tem a resposta em algum post, e isso me auxiliou muito.

    Mas desta vez preciso lhe parabenizar pelo seu trabalho final, digno de um grande profissional.

    Rezo a Deus que você seja recompensado onde quer que vá ou qual rumo quer que tome, pois pessoas prontas a ajudar o próximo estão cada vez mais raras.

    Parabéns novamente pelo seu brilhantismo do projeto e seu propósito de vida.

    Aurelio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Aurélio
      É bom saber que ainda existem pessoas educadas nesse mundo, que tomam tempo para agradecer. Pessoas como vc são o motivo deste blog.
      Quanto aos mal educados, eu tento ensinar, mas a vida ensinará mais. Mas não tenho obrigação de responder educadamente também kkkk
      Abs

      Excluir
  22. Oi Renato!
    Voce sempre mostrou esforco, e vontade em realizar o American Dream. Parabens e sucesso sempre
    Abraco grande
    cinara

    ResponderExcluir
  23. Ah então está sendo HOJE!!! Parabéns Renato!! muito bom vê você feliz por está vencendo mais essa etapa, que bacana. Muito bom mesmo ver seu empenho e esse com certeza sera muito bem reconhecido. Torço por você sempre!! Agora que venham as merecidas férias, Nova York está a sua espera pra inspirar você mais e mais. Tudo de Bom Renato, Sucesso, Saúde Sempre!! Mais tarde vou olhar nos detalhes as plantas, apesar de não entender muito... gostei do seu plano de estudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilma, foi ontem e foi o maior sucesso. Fiquei muito contente e satisfeito com o trabalho final.
      Bj!

      Excluir
  24. Caro Renato. Aqui é o Fábio, que está tirando o green card, lembra ? Atleta de artes marciais.. Expliquei a você o processo há uns dois meses. Bom, um update? a entrevista aqui no Rio de Janeiro deve ser em março e se tudo der certo, em abril vamos viver aí..
    Parabenizo você por mais esta conquista..
    Foi difícil, como tudo na vida, mas valeu...
    Mais um brasileiro que mostra que para vencer, para querer....

    Grande abraço e boa sorte...

    Assim que sair o visto aviso ....

    Obrigado

    Fábio

    ResponderExcluir
  25. Caro Renato. Aqui é o Fábio, que está tirando o green card, lembra ? Atleta de artes marciais.. Expliquei a você o processo há uns dois meses. Bom, um update? a entrevista aqui no Rio de Janeiro deve ser em março e se tudo der certo, em abril vamos viver aí..
    Parabenizo você por mais esta conquista..
    Foi difícil, como tudo na vida, mas valeu...
    Mais um brasileiro que mostra que para vencer, para querer....

    Grande abraço e boa sorte...

    Assim que sair o visto aviso ....

    Obrigado

    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio
      Que bom que você escreveu. Gostaria de te pedir o nome do seu advogado porque uma pessoa famosa no Brasil pediu pra mim. Vc pode me enviar por email por favor? rs_alves@hotmail.com
      Parabéns, tenho certeza que a entrevista vai dar certo e vcs virão morar aqui com certeza? Vc vem para Orlando? Quem sabe podemos tomar um café
      Abração!

      Excluir
  26. Ola Renato!
    Hoje,eu estava olhando desde seu primeiro post e fiquei curioso de uma coisa.Desde que vc foi para o EUA vc engordou quantos kg?
    Eu estava vendo em uma materia que os Estados Unidos e o lugar mais facil para se engordar.
    Parabens pelo Blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu engordei 6 kg controlando! O problema é que aqui na casa, eles compram muita besteira e eu acabei entrando na dança. Nos dias que eu cozinho faço tudo saudável. Nos dias em que eu não posso cozinhar o jantar é McDonald's, KFC, Burguer King e outros :(
      Mas fiz um regime e perdi 4 kg, agora gostaria de perder mais 4 se possível, mas está bem difícil viu :)
      Abração

      Excluir
  27. Eai renato

    por favor, me responde uma coisa, voce veio ao brasil nas ferias da sua facul ou preferiu nao vir?

    abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dudu
      Eu não tirei férias nenhuma pra terminar o curso mais rápido. Se tivesse usado as férias faria mais de 4 anos, como só tirei os "breaks" de uma semana que todo mundo tira, vou me formar em 3,5 anos.
      Mas vou ao Brasil em Março provavelmente
      Abs

      Excluir
    2. serio? que bacana

      mas e o seu visto continua sendo de 4 anos, mais os 6 meses pra estagio, ou agora é 3,5 anos e os 6 meses do estagio?

      toda sorte pra voce. seu blog é de uma ajuda muito boa, saiba disso

      abs

      Excluir
    3. Dudu
      O estágio tem que ser feito durante o período de aulas. É considerado uma das matérias que você tem que cursar e dura somente 10 semanas. Pode ser estendido mas, vc tem que fazer durante o curso e antes da formatura.
      Assim que eu me formar a escola mudará o status do meu I-20 de ativo para inativo, mesmo meu visto valendo até para Dez 2013, eu teria que sair em 60 dias.
      Mas tem o OPT (Optional Pratice Training) que eu posso trabalhar por um ano.
      Abs

      Excluir
  28. Renato... já foi para o email.. qualquer dúvida é só escrever.... aí manda direto pelo e-mail....

    ResponderExcluir
  29. Oi Renato!
    Já estou sabendo que a apresentação foi um sucesso!! Parabéns!!
    Mas....é claro que quero saber mais!
    Qdo vc pretende contar os detalhes???
    hehehe...desculpe a cobrança, mas a curiosidade é maior!
    bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila!
      Olha vou contar os detalhes da apresentação depois da semana 10 quando tudo termina e eu irei fazer a apresentação do Estágio, daí junto tudo em um post só. Duas semanas ok?
      Bjsss

      Excluir
  30. Renato, so passando pra desejar sorte pra voce sempre. Tenho certeza pelo que tu batalhou, e pela tua coragem, tu vai ser muito bem recompensado.

    E muito obrigado por compartilhar as tuas experiencias aqui. Confesso que antes de ler varios dos seus posts, achava algo meio impossivel estudar ai. Depois de ver tudo, vi que nao é aquele terrorrismo todo que alguns espalham por ai, principalmente se tu tiver o dinheiro, e ter a pontuacao exigida no toefl. É algo acessivel, so precisamos ir atras e nao cair na primeira conversa dizendo que é dificil que nao vai dar.

    Muito obrigado mesmo, e de novo muita sorte pra você.


    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David
      Acho que desde os primeiros posts eu escrevi "que se alguns conseguem eu também consigo". É um pensamento que eu guardo comigo com respeito à capacidade intelectual, não estou falando de atividades esportivas ou de dinheiro. Aí é diferente.
      Tirando alguns obstáculos como "dinheiro" todo o resto é possível. Ainda mais quando vc entra em contato com os alunos americanos e vê que eles são como os brasileiros, têm as mesmas dificuldades e dramas.
      Abs!
      Renato

      Excluir
  31. Só um apartezinho...rs
    Acho que não os mesmos dramas, como por exemplo professores universitários (e não universitários) em greve por melhores salários.
    Vc soube que vários alunos da UERJ e UFRJ, já com passagens compradas para os EUA para estágio tiveram seus vistos negados pelo Consulado por causa das greves nas faculdades?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse ponto é verdade, tinha me esquecido disso. Eu também fiquei meu segundo semestre no Brasil sem aulas por 70 dias depois tivemos aula durante as férias todinha, fora o povo que atrasou formatura e outras coisas. E o PT que sempre brigou com as greves agora luta contra elas, não é uma contradição?
      Bjs

      Excluir
  32. para conhecer a fundo alguém, basta dar-lhe poder....nada mais verdadeiro

    ResponderExcluir
  33. renato, tirando o toefl, as faculdades estao exigindo que as pessoas façam mais testes, tipo GRE e coisas do tipo, ou esta mais "aliviado" agora pra estudantes internacionais, e fica so no toefl mesmo??

    obrigdo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirando Harvard e essas outras desse nivel, que se pedem mil coisas alem do toefl, o "resto" pede só o toefl mesmo, ou tu fazer um curso de ingles. isso pra undergraduate

      agora pra fazer para graduate o buraco é mais em baixo. e se nao me engano era isso que o autor do blog ia fazer no começo, nao? ainda mais em matematica, ai teria que fazer outro teste tambem.

      me corrija se eu estiver errado renato, mas acho que é mais ou menos assim que funciona

      Abraço aos dois renato's

      Excluir
    2. Andre
      Dois Renato's? Não entendi...
      Foi sim, eu tentei a UCF com mestrado em matemática e exigiam o GRE também. Na IADT somente o TOEFL. Graças a Deus não me aceitaram na UCF porque eu acabei por fazer aquilo para que realmente tenho o dom. Algumas escolas ainda pedem outras coisas, mas como disse depende da escola. Algumas com problemas financeiros e precisando de alunos vão retirar as barreiras ou até mesmo abaixar a pontuação exigida nos testes..
      Abs!

      Excluir
    3. Putz
      Agora entendi. O leitor que fez o primeiro comentário também é Renato kkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Abraços

      Excluir
    4. André
      Obrigado por responder para o Renato!!!

      Excluir
    5. hahahaha, nada.

      como voce mesmo disse, agora é a hora de ir estudar. acrescento que tambem 2013, 2014, 2015. fazendo um exercicio de imaginação, talvez em 2018 volte a ser como era antes de 2008, nao? ou sera que antes?

      o brasil ainda tem a vantagem de estar numa crescente, entao alunos daqui sao vistos com bons olho$.

      esses dias eu entrei em um site de uma faculdade, e ela na cara dura dava conselhos de como se comportar na entrevista do consulado. nada de especial, parecia ate uma tradução do que o consulado diz, mas eles tinham esse preocupação que eu nao imaginava. uma outra ou a mesma ja dizia que caso o visto fosse negado, era pra ligar imediatamente pra eles

      Excluir
    6. Olha só!! Eles não querem que o consulado tire os $$$ deles kkkk

      Excluir
  34. Renato,Parabens pelo blog!!!!estou treinando aqui no brasil para tentar ser um lutador de Wrestling ai no EUA.Gostaria de saber como faço para tentar arrumar um emprego ai.Eu preciso de algum visto especial?
    Desde ja,Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz
      Vc precisa consultar um advogado de imigração. Eles é quem sabem qual a melhor maneira que cada um pode vir morar nos EUA. Vir com visto de turista e trabalhar ilegal é fria.
      Pesquise e estude tudo o que puder sobre o visto EB-1 Talvez você se encaixe
      Abs

      Excluir
  35. renato, as empresas querem sempre os com melhores notas na faculdade, independente da nacionalidade, ou privelegiam americanos, e o que sobra fica para os estrangeiros, mesmo que esses por ventura tiveram notas mais antes durante a faculdade?

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis Paulo
      Para contratar um estrangeiro a empresa tem que passar por um processo chato e gastar por volta de 10 mil dólares. A empresa só fará isso se o estrangeiro valer a pena, então para nós estrangeiros, se quisermos ficar por aqui, não basta ser mediano, tem que ser o melhor ou estar entre os melhores pra ter alguma chance...
      Abs

      Excluir
    2. Desculpe me intrometer, e para os americanos. desde que se estude, sao grandes as chances de eles sairem empregados apos o termino da facul? eles tem essa perspectiva, ou só os melhores dos melhores conseguem?

      thanks

      Edson

      Excluir
    3. Edson
      É como no Brasil, tem bons alunos e péssimos alunos. Os bons alunos provavelmente arrumarão emprego, os péssimos alunos não e talvez tenham que trabalhar em outras coisas. Por exemplo, alguns alunos de anos anteriores que eu sei que eram abaixo da média na faculdade de design estão trabalhando com vendas, como representantes de tecidos, ou até mesmo como vendedores em lojas de móveis.
      Abs

      Excluir
    4. É isso ai Renato. Como vc mesmo e outros dizem, quem estuda e depois trabalha pra valer, vai ser recompensado ai. Agora se levar as coisas na brincadeira, nem mesmo na terra das oportunidades, vai conseguir algo

      Na torcida por vc

      Edson

      ps: decepcionante o comportamente de alguns porto riquenhos na faculdade. queria saber o que os americanos achavam desse tipo de comportamento

      Excluir
    5. Edson
      Não são todos. Carmen Perez e a Marie que apresentou o projeto final são "Suíças". Exemplos de indivíduos. A Marie inclusive me disse que saiu de Porto Rico porque não suporta o barulho que o povo faz por lá.
      O que os americanos pensam eles não falam porque se alguém dizer alguma coisa, os afetados vão fazer o papel das vítimas discriminadas. E dá um rolo só. Minha ex-professora Lisa comprou briga com uma classe inteira de Portoriquenhos que não faziam absolutamente nada. A faculdade achou que o índice de aprovação dela era muito baixo e encerrou o contrato com ela. Infelizmente essa raça de gente (de qualquer país que só pensa em festa e levar vantagem) se aproveita das leis americanas pra fazer o que quer. Mas emprego Edson, isso eles não tem...terminan na fila dos food stamps ou arrumando um jeito de fazer trambique. Terminam também com diploma trabalhando em caixa de supermercado ou mesmo loja de móveis porque não sabem sequer desenhar depois de 4 anos de faculdade. Não são só Portoriquenhos (e nem todos são assim, a maioria com certeza!), tem gente de toda raça de toda nação e inclusive "americanos". No entanto, são a maioria.
      Agora posso te falar uma coisa. 100% dos brasileiros que conheci na faculdade tem A do começo ao fim! Não boto minha mão no fogo no entanto para a galera do "ilegal"
      Abs

      Excluir
    6. correção: Americanos. No entanto são a minoria.

      Excluir
  36. Poxa, agora lembrei daquela sua amiga gata que parecia a sofia vergara, segundo voce.

    casou ja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não mas está noiva de um portoriquenho americano, parece gente boa...
      :)

      Excluir
  37. Renato, ai nos EUA tem isso de se formar na Florida e procurar emprego no Texas, ou normalmente a pessoa procura emprego no estado que se formou?

    Abs,
    Lucas Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas
      Procura emprego onde tiver!! Americano adora mudar, por isso procura emprego em outros estados
      abs

      Excluir
  38. Renato tudo bem?

    Bom, tire uma duvida.... Ter concluido o segundo grau em um supletivo pode ser uma barreira pra ser aceito em uma faculdade? Nao falo nem em questao de bolsa, mas em uma faculdade que eu bancaria financeiramente toda ela!!!

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio
      Desculpe a demora não vi seu comentário.
      Não, no entanto, dependendo da faculdade vc terá que fazer outros testes e provas (assim como qualquer aluno de um colegial normal)
      Abs

      Excluir
  39. Oi Renato,tudo bem?
    Gostei muito do seu projeto final, curso Design de Interiores aqui em Belo Horizonte e vou começar meu projeto esse semestre, gostaria de saber quais programas você usou para fazer o seu?Para renderizar,fazer as plantas tratadas, cortes, e para formatar a apresentação?
    Desde já agradeço.
    Abraços
    Danielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle
      Usei só Revit 2013 e Photoshop. Aprendi photoshop em tutorials da internet
      De uma olhada aqui:
      http://www.youtube.com/watch?v=t1xbGSBUECw
      Abração

      Excluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...